Ver Versão Completa : DISTANCIA
kiko ribeiro
29/07/2005, 14:49
BOAS GALERA O MEU AMARELO ESTA COM O MOTOR DO OPALA E ELE FICA BEM GRUDADO NA ESTRUTURA DA CORROCERIA CHEGOU A QUEIMAR UM POUCO COMO POSSO TRAZER O MOTOR UNS 13 CNTI.. P/FRENTE E QUAL MELHOR MANEIRA DE FASER ESTE TRAMPO VOU TER QUE COLOCAR UM ADAPTADOR OU CHAPA LA NO COXIM DO MOTOR SE A DISTANCIA MUDA COMO RETRABALHAR NO EIXO DE EMBREAGEM EXISTE ALGUM EIXO PRONTO QUE DE NO LUGAR? OU TEREI QUE SOLDAR ? OU PRA TODO ESSE TRABALHO EXISTE ALGUM ADAPTADOR QUE SEJA VENDIDO EM ALGUM LUGAR? HA :P LEMBRANDO QUE HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA :lol: SAUDE P/ TODOS
Ronaldo B.
29/07/2005, 15:11
Kiko,
O motor que você tá usando é 4cilindros ou 6 cilindros ???? E qual câmbio você tem instalado??
[]´s
kiko ribeiro
29/07/2005, 15:31
uso motor opala 4c e o cambio de 3 marchas original
Elmer_Jeep
29/07/2005, 15:36
Amigão, se tiver espaço suficiente entre a frente do motor e o radiador vc tem q trazer o conjunto inteiro: MOTOR/CAMBIO.
Para isso vc tem q remover os suportes que recebem o motor no chassi e ressoldar eles mais pra frente, também a travessa que sustenta o cambio de marchas vai ser afastada.
Depois é encurtar o cardâ dianteiro e alongar o trazeiro.
Acho q é só. :pensativo:
Ronaldo B.
29/07/2005, 15:56
Elmer,
No meu CJ estou com o GM151 e o câmbio Willys 4 marchas, que eu me lembre, não foi preciso mexer nos cardãs, o câmbio ficou na mesma posição, os suportes do motor é que foram posicionados de forma a não alterar a posição do câmbio e acho que a posição do motor ficou boa e com distância suficiente tanto para parede corta fogo quanto para o radiador. Dá uma olhada nas fotos abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/
[]´s
Elmer_Jeep
29/07/2005, 16:31
Elmer,
No meu CJ estou com o GM151 e o câmbio Willys 4 marchas, que eu me lembre, não foi preciso mexer nos cardãs, o câmbio ficou na mesma posição, os suportes do motor é que foram posicionados de forma a não alterar a posição do câmbio e acho que a posição do motor ficou boa e com distância suficiente tanto para parede corta fogo quanto para o radiador.
[]´s
No caso da sua adaptação, como foi respeitada a posição original da caixa de marchas os cardâns permanecem originais.
De acordo com as fotos o espaço ficou muito bom. :concordo:
Agora no caso do nosso amigo kiko tem que arrastar o conjunto inteiro visto que o motor está encostando na parede corta fogo. Então se mudar a posição da caixa logicamente os cardâns devem ser modificados.
Detalhe, essa é a minha opinião, prefiro fazer isso do que adaptar flange entre motor e caixa, modificar eixo piloto, etc :discordo:
[]'s :mrgreen:
cristiano
29/07/2005, 16:48
Tem que respeitar as alavancas de cambio e tração, senão tem que cortar o assoalho, verificar mangueiras, travessa, sistema do acelerador (original com certeza)...
INHO Ao invés de encurtar e alongar o cardã, talvez dê para inverter (tras->frente e frente->tras)... mas isso não tem fórmula certa, na hora que botar tudo no lugar, tem que medir...
Já passei por isso...
Ronaldo B.
29/07/2005, 17:03
..... prefiro fazer isso do que adaptar flange entre motor e caixa, modificar eixo piloto, etc :discordo:
[]'s :mrgreen:
Elmer,
Agora você me deixou na dúvida.... :pensativo: :pensativo:
Eu tenho certeza que foi utilizada um flange entre o câmbio e a capa seca e tenho "quase" certeza que não foi mexido no eixo piloto, tanto é que o disco de embreagem tem o diâmetro do disco do Opala, porém o encaixe no eixo é do câmbio Willys, justamente para evitar ter que cortar a ponta do eixo do câmbio willys e soldar a ponta do eixo do câmbio do Opala.
[]´s
PS. Hoje, por acaso, estava olhando o tópico no Frota4x4 do seu CJ, já terminou ??? Faz tempo que você não atualiza .... tá ficando show de bola.
kiko ribeiro
29/07/2005, 17:45
ESSE DO RONALDO FICOU 10 DO JEITO QUE QUERIA AGORA MECHER EM TUDO CX CAMBIO JA FICA BEM COMPLICADO O RONALDO VC SO ALTEROU O SUPORTE DE COXIM EU ACHO QUE NO EIXO DA EMBREAGEM ELE É PROFUNDA TANTO NO DISCO COMO NO CAMBIO POR ISSO NÃO TEVE ALTERAÇÃO
Ronaldo,
Isso mesmo, o mais adequado é isso, usar a flange, não mexer no eixo piloto e utilizar esse disco de embreagem especial, feita para essa adaptação. Na verdade, esse disco especial nada mais é que um disco do Opala com o centro do CJ, para casar com as estrias do eixo piloto. :wink: :wink:
IMHO, jogar o powertrain inteiro pra frente, é muito mais trabalhoso do que comprar a flange e o disco. :concordo: :concordo: O peso também fica melhor distribuido. :concordo:
[s] flangeados,
Pessoal,
eu acabei de fazer esta adaptação no meu veiculo, eu não usei flange nenhuma! e a distancia do motor com a parede corta fogo ficou parecido com a foto acima, pensei que iria ficar mais proximo!
Na minha opinião, se for mudar a posição, mude do conjuto todo (powertrain), não mexa com solda no eixo piloto, pois o mesmo requer um bom torneiro e soldador, já pensou se ele fazer KHda no seu eixo piloto!!!
Kinho,
Explica melhor essa sua adaptação. Você está usando a caixa de marchas do Willys, com a capa-seca do Opala, no motor do Opala, certo?? E a distância do exio-piloto, como ficou?! E a posição original do câmbio, ficou inalterada? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
[s] querendo mais explicações,
Kinho,
Explica melhor essa sua adaptação. Você está usando a caixa de marchas do Willys, com a capa-seca do Opala, no motor do Opala, certo?? E a distância do exio-piloto, como ficou?! E a posição original do câmbio, ficou inalterada? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
[s] querendo mais explicações,
Marcelo,
o meu motor é do opala 4cc, usei capa seca do opala, e cambio willys 3M e posição original do cambio.
Este kit adaptação (capa seca, moringa, rolamento da embreagem, garfo da embreag. e embreagem) eu comprei na Josewall, mas não gostei muito do serviço deles (peças), depois que chegou as peças, observei que não tem segredo nesta adaptação!! Muito facil de fazer.
Não foi preciso alterar em nada o eixo piloto, foi só colocar a capa seca no cambio e depois liga-la (unir), no motor! O suporte (cambio) eu manti na mesma posição original, depois foi só fazer o suporte do motor.
Tem uma bucha de bronze que vai no motor, nela vai encaixada a ponta do eixo piloto, nesta bucha vc tem que abrir o diametro, pois a ponta do eixo piloto do opala é menor (diametro) em relação a do jipe.
Kinho,
Eu acredito que essa capa-seca que o Josewall vende no kit já deve ter algum tipo de adaptação, pois além de casar a furação com o câmbio, tem o comprimento correto do eixo-piloto do Willys. :roll: :roll: :pensativo: É justamente por causa desse comprimento do eixo-piloto do câmbio Willys que, ou se usa a flange, ou encurta o eixo-piloto (e refaz a furação da capa-seca). :wink:
Por isso que na sua montagem a distância do motor contra a parede corta-fogo ficou igual ao do Ronaldo, ou seja, na medida certa. :concordo:
[s]
Kinho,
Na verdade, após ler novamente uns tópicos do fórum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6572&highlight=opala), acho que adivinhei uma coisinha, essa caixa-seca, provavelmente, é da C-20 com algumas modificações para utlilizar a embreagem do Opala. :wink: :wink: :concordo:
Numa das mensagens desse tópico, a Deep Tech menciona isso e não comenta sobre flange. O Josewal deve vender o kit já com isso pronto. :roll: :wink:
[s] pesquisados e esclarecidos,
Marcelo,
qdo recebi a capa seca, puder notar que ela foi plainada, não sei se foi apenas para plainar ou teve como objetivo de desgastar alguns milimetros! O furo onde a moringa encaixa na capa seca, foi aberto, no mesmo diametro da moringa do jipe. Na moringa teve um aumento do diametro para receber o rolamento da embreagem do opala. Mais nada só isso.
Com relação à capa seca ser da C20 eu lhe digo que não é pois qdo eu comprei o meu motor, ele veio com volante e capa seca da C20 (eu nem sabia), e tem diferença entre elas. Agora, eu acho que usar capa seca da C20 para adaptar em cambio willys é bobeira, sendo que dá para usar do opala que é mais barato, pois já ouvi falar que este conjunto da C20 é meio que mosca branca, e do opala é praga.
Se eu tivesse uma capa seca do opala (original), eu acho que desmontaria o motor e cambio só para ver o que foi feito de modificação!
Outra coisa importante que esqueci de dizer:
Qdo estava a procura desta adaptação sempre me perguntaram (os mecanicos) se o meu cambio era 3 ou 4 marchas, talvez pode existir diferença no comprimento do eixo piloto.
kiko ribeiro
30/07/2005, 11:15
bomdia galera ,,, ai seu kinho esse era o jeito que eu queria no meu amarelo semana que vem vou desmontar e tirar a carroceria p /ver melho oque posso fazer p/ resolver o pepino por enquanto é isso ai :)
fernandão
30/07/2005, 12:15
existe sim diferenças de tamanhho de eixo piloto se vc usar o eixo piloto Curto vc não precisa
colocar flange nenhuma nessa adaptação é só refurar a caixa seca do opala com
os furos do cambio Willys tornear a bucha sinterizada da ponta do piloto e juntar tudo que
tá pronto e a embreagem usa-se o disco do jeep ou o disco de centro trocado com plato opala
[]´s
kiko ribeiro
31/07/2005, 11:05
amigo fernandão no meu caso preciso de um eixo piloto + longo pois o problema é que o motor ta encostado no painel corta fogo
fernandão
31/07/2005, 13:30
sendo assim eu acho que fica mais barato vc puxar todo conjunto ( motor e cambio) e
mexer nos cardãs que comprar flange trocar piloto mexer no suporte de motor só pra
não mexer nos cardãs
[]´s economicos :mrgreen:
...existe sim diferenças de tamanhho de eixo piloto...
Sinceramente desconhecia essa diferença, tá tudo explicado agora! :palmas: :palmas:
Como o CJ do Ronaldo tem câmbio de 4m e o meu também - que em breve vai ganhar o motor do Opala 4 cilindros - acabei nem notando nesse detalho do CJ do Kinho. :parede:
No meu caso, vou optar pela falnge, já que o eixo piloto do meu câmbio é do longo. :concordo:
[s] esclarecidos,
fernandão
31/07/2005, 21:44
existem pilotos curtos e compridos e diferença tambem no numero de dentes existem
pilotos de 18 e 16 dentes agora quanto a flange pode ser torneada uma chapa entre
o cambio e a caixa seca isso resolve o problema do tamanho do piloto :pensativo:
num sei se me fiz entender :oops:
[]´s
Fernandão,
Sim!! Da flange e dos números de dentes eu sabia, o que eu desconhecia era que exite essa diferença entre o comprimento dos exios-piloto. :concordo: :concordo:
[s]
Bom, como tem diferença entre eixo piloto, eu acho que se puder colocar uma flange é melhor, pois o meu não tem flange, só que eu acho que vou ter que mexer no cardã, ele vai ficar muito proximo do motor de arranque!
fernandão
01/08/2005, 11:21
O cardã ??? então levanta um pouco mais o motor na altura do suporte ou do coxim se o suporte já estiver pronto !!!mas o melhor e no suporte d motor
[]´s
kiko ribeiro
01/08/2005, 15:17
boas galera ja resolvi o pipino é o seguinte eu tinha dito +- 12 centimetros é muito ,eu resovi o problema com 4 centimetros apenas vou adaptar fazendo o seguinte : mando recortar 2 chapas de aluminio de 20 ou 25 mm de espeçura entre a capa ceca e a caixa de cambio com isso acho que não vai dar muita diferença no eixo do cambio e la no coxim do motor é so recortar 2 chapas grossas e parafusar no lugar e refurar apenas a unica duvida sera no eixo piloto :pensativo:
O cardã ??? então levanta um pouco mais o motor na altura do suporte ou do coxim se o suporte já estiver pronto !!!mas o melhor e no suporte d motor
[]´s
Levantar o motor pode até ser, mas me falaram para fazer um novo cardã usando a barra de torção do fusca (acho que é isso), ele tem um diametro menor, e é maciça, o cara me disse que aguenta. Não coloquei ainda o cardã, a principio ele não vai pegar no arranque, mas tô como medo de ele pegar qdo o feixe demola estiver comprimido!
Kiko,
vc vai colocar 2 chapa entre a capa seca e o cambio, Ou seja será um acrescimo de 40mm, e o seu eixo piloto? vc vai alongar esses 40mm?
Ronaldo B.
01/08/2005, 19:04
...Como o CJ do Ronaldo tem câmbio de 4m e o meu também - que em breve vai ganhar o motor do Opala 4 cilindros ...
Marcelo,
Bem vindo ao clube dos adeptos do GM151 :concordo: :concordo: :concordo:
[]´s
kiko ribeiro
02/08/2005, 15:49
amigo kinho peguei um monte de informações aqui no forum ate estou meio perdido segunte vi que tem discos de embreagem com o centro + longo tem tambem uma bucha de bronze p/ adaptar ate o fim de semana vou tirar tudo e ver melhor a melhor maneira
kiko ribeiro,
Se o problema for so de aquecimento por que não tentar primeiro um isolamento com manta térmica?
valeu
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