PDA

Ver Versão Completa : Mais um Tracker para trilhas

Páginas : 1 2 [3]

Executor
13/02/2014, 19:04
oi Pessoal, tenho visto ai uma galera com pneus de 32" ou 265x75x16.
você podem me dar uma dica de como conseguem usar esses pneus? eu uso o 265x70x16 e fica no limite.
tentei usar um recapado da Genius Sem Limites com a carcaça 265x70x16 e o pneu bate na caixa de ar.
o meu carro está com 2"+2" e espaçador.
ja cortei a lata até chegar na caixa de ar. tem que cortar mais? da pra fazer isso?
me deem uma dica por favor.
Abraço!

450934450935

Fala pessoal!
bontelp, está pegando na dianteira ou na traseira? O diâmetro dos meus pneus é equivalente a 31,5" e deu um trabalhinho pra não pegar em nada, isso com a condição de não me preocupar muito com o acabamento, já que vou colocar um daqueles conjuntos de alargadores de paralamas modulares por cima de tudo. Na frente, além de cortar um pouco da lata (como vc pode ver no link que o Rubens postou), tb tive que rebater bastante a caixa de ar. Na traseira, tive que tirar as polainas e os alargadores de paralamas originais, além de dobrar uma beiradinha de metal safada para dentro. Posteriormente colocarei de volta as polainas, mas o alargador de paralamas original de cada polaina será cortado dela para dar lugar aos novos.
Mas tinham outras opções que evitariam modificações tão invasivas, pra saber o quanto elas seriam eficientes, só testando: na frente, poderia colocar o kit de 3" da RC4x4, visto que as bandejas desse kit deslocam a roda um pouco para frente, necessitando apenas (teóricamente) cortar o parachoque ou, no mínimo, necessitaria cortar menos a lata e rebater manos a caixa de ar. Na traseira, bastaria mandar fazer novos links aumentados em 1,5 a 2cm + ou - para afastar as rodas para trás.
No meu caso, optei pelas modificações invasivas porque não podia ficar com o carro parado muito tempo.

bontelp
14/02/2014, 10:02
Fala pessoal!
bontelp, está pegando na dianteira ou na traseira? O diâmetro dos meus pneus é equivalente a 31,5" e deu um trabalhinho pra não pegar em nada, isso com a condição de não me preocupar muito com o acabamento, já que vou colocar um daqueles conjuntos de alargadores de paralamas modulares por cima de tudo. Na frente, além de cortar um pouco da lata (como vc pode ver no link que o Rubens postou), tb tive que rebater bastante a caixa de ar. Na traseira, tive que tirar as polainas e os alargadores de paralamas originais, além de dobrar uma beiradinha de metal safada para dentro. Posteriormente colocarei de volta as polainas, mas o alargador de paralamas original de cada polaina será cortado dela para dar lugar aos novos.
Mas tinham outras opções que evitariam modificações tão invasivas, pra saber o quanto elas seriam eficientes, só testando: na frente, poderia colocar o kit de 3" da RC4x4, visto que as bandejas desse kit deslocam a roda um pouco para frente, necessitando apenas (teóricamente) cortar o parachoque ou, no mínimo, necessitaria cortar menos a lata e rebater manos a caixa de ar. Na traseira, bastaria mandar fazer novos links aumentados em 1,5 a 2cm + ou - para afastar as rodas para trás.
No meu caso, optei pelas modificações invasivas porque não podia ficar com o carro parado muito tempo.

OllllllK!!
Tá explicado então! Pegou na dianteira, porque testei antes na dianteira, que era mais crítico. Na traseira observei que o que poderia pegar muito era no plástico, e lata anida não tinha cortado nada, então estaria com folga.
Quais alargadores de paralamas que vc fala? é algum especifico da tracker?

Bom, de acordo com suas infromações, o meu bate porque a caixa de ar ainda está inteira hehehe, e outra coisa que poderia ajudar, mas não muito, seria o body lift 2,5" que é um pouco maior que o meu.

Esse pneu da Genius recapado no 265x70x16 deve dar 32", meia polegadas a mais que o seu. Do jeito que ta o seu agora, você acha que rola um 32" desses?

Esse esquema do kit da bandeja que leva um pouco pra frente é show! se na época que instalei o lift tivesse visto mais detalhes desse kit compraria o importado.
Pra levar pra frente o pneu poderíamos resolver reposicionando o pivô da bandeja, vc não acha que é possível? ou usar alguma do mercado.

Ah, já ia esquecendo, como você faz pra manter a calotinha da roda no local correto mesmo depois de usar o alargador?

tenho outras perguntas, mas pra não ficar muito grande essa msg, mando depois hehehe.

Obrigado pelas dicas.

abraço!

bontelp
14/02/2014, 10:16
Rubens,
eu ainda nao usei esse pneu.
mas so pra saber, eu tinha trocado o focinho pelo de aço, só o focinho. numa trilha mais pesada com muita pedra quebrou a outra carcaça!! ai troquei tudo pelo de aço, ainda nao tive a oportunidade de passar no mesmo lugar hehehe.
Eu também pensei no que pode acontecer usando esse pneu. Por isso ainda estou pesando em comprar um um pouco menor hehe

Rubens Linhalis
14/02/2014, 11:09
Rubens,
eu ainda nao usei esse pneu.
mas so pra saber, eu tinha trocado o focinho pelo de aço, só o focinho. numa trilha mais pesada com muita pedra quebrou a outra carcaça!! ai troquei tudo pelo de aço, ainda nao tive a oportunidade de passar no mesmo lugar hehehe.
Eu também pensei no que pode acontecer usando esse pneu. Por isso ainda estou pesando em comprar um um pouco menor hehe

Deixa um pneu menor e coloca bloqueio.. nao?rs

bontelp
14/02/2014, 16:55
pois é,quero fazer isso, mas queria manter a mesma largura. aí fica complicado achar um recapado com a mesma largura com diâmetro menor hehe.

Executor
15/02/2014, 19:34
bontel, respondendo...

Quais alargadores de paralamas que vc fala? é algum especifico da tracker?

Não são específicos, são gernéricos. Todos os 4 são iguais e vc corta/adapta da maneira que precisar. Como ainda não os coloquei definitivamente, não posso dizer se vão ficar bons. No meu tópico tem uma foto da viatura com eles, mas não estão fixados definitivamente.

Bom, de acordo com suas infromações, o meu bate porque a caixa de ar ainda está inteira hehehe, e outra coisa que poderia ajudar, mas não muito, seria o body lift 2,5" que é um pouco maior que o meu.

O meu BL inicial foi de 2" mas achei que estava raspando no topo do paralamas traseiro, daí aumentei e ficou com 6,5cm. Depois vi que na verdade estava raspando na parte da frente do paralamas traseiro, onde falei antes que precisou dobrar uma beirada de lata safada. Hj não está pegando em nada, não sei se voltando pra 2" continuaria não pegando em nada.

Esse pneu da Genius recapado no 265x70x16 deve dar 32", meia polegadas a mais que o seu. Do jeito que ta o seu agora, você acha que rola um 32" desses?

Eu partircularmente estou satisfeiro com o tamanho atual, consegui o efeito que eu queria, que, além da funcionalidade, foi dar um aspecto animal ao carro. E de fato o bicho ficou muito bruto!
Mas se eu precisasse colocar um 32", só faria se pusse realmente parar o carro para mexer direito. Nesse caso eu colocaria o kit de 3" com as bandejas novas e aumentaria o link traseiro como tinha dito. Do contrário acho que não teria como.

Esse esquema do kit da bandeja que leva um pouco pra frente é show! se na época que instalei o lift tivesse visto mais detalhes desse kit compraria o importado.
Pra levar pra frente o pneu poderíamos resolver reposicionando o pivô da bandeja, vc não acha que é possível? ou usar alguma do mercado.

Esse kit importado sai bem caro, acho que uns 10 contos!! O kit vendido na RC4x4 é uns 3,5 eu acho.
A questão de reposicionar o pivo na bandeja, na minha hulmilde opinião, é inviável. Não tem como mexer em nada na bandeja original, que é de ferro fundido. Mas poderia sim, com os materiais e equipamentos necessários, fazer um gabarito com a bandeja original e montar uma outra e aí colocar o pivô onde quiser. Mas espere um pouco, é exatamente isso que são os kits da calmini e etc, hehehe. Eu iria com o kit da RC que, inclusive, estou me programando pra comprar.

Ah, já ia esquecendo, como você faz pra manter a calotinha da roda no local correto mesmo depois de usar o alargador?

Do mesmo jeito como a calotinha fica originalmente prensada entre o tambor e a roda, está agora presada entre o tambor e o alargador, ou seja, ela está mais para dentro da roda. Estou pensando em um meio de conseguir colocar ela para fora e deixar como é originalmente.

tenho outras perguntas, mas pra não ficar muito grande essa msg, mando depois hehehe.

Vamos trocando uma ideia que eu ajudo como puder. Se achar melhor, posta as tuas dúvidas lá no meu tópico pra não bagunçar o do LFC:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/108182-ideias-para-lift-no-tracker.html

Um abraco!

LFC
01/04/2014, 18:47
Pneus Vj900.

Executor
01/04/2014, 19:16
Pneus Vj900.

LFC, parabéns, ficou muito bacana!
Me amarro nessa banda de rodagem! Tb quase fui de vj900 mas não consegui nenhum contato de recauchutadora confiável aqui na minha cidade e comprando pela net na medida que eu queria tava saindo muito caro.
Depois poste as suas impressões de como ficou o uso dele na TK!

LFC
02/04/2014, 11:34
Valeu, Executor.
Instalei e fiz o balanceamento na segunda, de modo que ainda não tenho maiores informações. O carro roda macio, i.e., não vibra, mas já deu para ouvir um certo zumbido da borracha no chão.
Comprei no Maneco Pneus, excelente atendimento e qualidade. Eu o acho muito confiável, embora isso tenha um preço. Vc pode dar uma olhada no site dele e ligar para lá para discutir suas dúvidas.
As medidas da carcaça são 225/70 r 16 e a banda é a VJ 900 de 190 mm. O pneu ficou pouca coisa maior do que os 225/75 r 16 Kumho KL 71 (que vão para as rodas de liga). Como uso espaçadores, foi preciso cortar a ponta do rockslider e rebater a parte interna ca cx de roda. O Tracker tem pouco espaço para pneus maiores.
Abs,
LFC

julianoaccioly
04/04/2014, 20:58
Você sentiu alguma diferença no desempenho/Consumo? Quando coloquei no meu samurai este VJ900 senti ele um pouco (bem pouco) mais fraco, pesado na verdade e o consumo aumentou, comparado com um Michelin LTX que tinha anteriormente.

O pneu é muito bom na trilha e acredito que não force tanto o diferencial dianteiro nosso de alumínio.

LFC
07/04/2014, 12:35
Você sentiu alguma diferença no desempenho/Consumo? Quando coloquei no meu samurai este VJ900 senti ele um pouco (bem pouco) mais fraco, pesado na verdade e o consumo aumentou, comparado com um Michelin LTX que tinha anteriormente.

O pneu é muito bom na trilha e acredito que não force tanto o diferencial dianteiro nosso de alumínio.

O que altera o consumo e o desempenho é o diâmetro mesmo. Inclusive não achei o pneu recapado muito pesado.
O focinho do diferencial do meu carro é de ferro.
Abs,
LFC

LFC
24/04/2014, 22:56
Fiquei um tempo sem postar pq fiz e refiz o balanceamento na GBG de Botafogo sem sucesso. Quase desisti doz pneus. O Marcelo Leitão, da Maneco Pneus, foi super atencioso. Garantiu o produto, ofereceu troca, dinheiro de volta e disse que na loja dele o serviço daria certo. Fui a Juiz de Fora e realmente funcionou. Estou super satisfeito, mas na GBG não dá para fazer o serviço. Deve haver outro lugar para fazer isso no Rio, mas eu estava perto de JF e fui para o tudo ou nada.
abs
LFC

LFC
11/05/2014, 23:28
VJ900 em ação.
Abs,
LFC

MarceloBlum
13/05/2014, 09:13
VJ900 em ação.
Abs,
LFC

E Aí LFC, os pneus ficaram show! deu um toque agressivo na tracker..

Como ficou o balanceamento?
os pneus fazem muito ruido no asfalto?

abs,

LFC
13/05/2014, 11:19
E Aí LFC, os pneus ficaram show! deu um toque agressivo na tracker..

Como ficou o balanceamento?
os pneus fazem muito ruido no asfalto?

abs,
Os pneus são muito eficientes. Nessa trilha das fotos funcionou muito bem nas erosões.
O balanceamento ficou perfeito. Rodei bastante em estrada (asfalto) nessas férias e a direção não trepida. É posível sentir uma leve vibração do carro, por causa do formato dos pneus e dos gomos altos, mas não é do balanceamento. O ruído no asfalto não me incomodou muito. Com os vidros fechados e com o som ligado é tranquilo.
Abs,
LFC
TK Angolano

LFC
10/06/2014, 22:00
Xcrawler 3.2!

Chuva
12/06/2014, 16:04
LFC, quando for trocar, se puder, poste as fotos do original junto pra gente ver a diferença das engrenagens.. vlw []s

LFC
07/07/2014, 13:06
Neste final de semana peguei o carro já com as engrenagens instaladas. Esqueci de tirar as fotos pedidas pelo Chuva, mas fica para depois.
O efeito da xcrawler é muito interessante. Embora a força seja brutal, a arrancada em primeira reduzida é suave, pois é feita com o giro muito baixo. É possível subir ladeiras íngremes até em quinta. O que se perde é velocidade, mesmo em quinta, pois o giro sobre rápido.
As engrenagens são muito grandes e uma delas exigiu um pequeno desbaste na parte interior da caixa (nunca tinha lido nada a respeito, mas não foi problemático).
Semana que vem estarei em Barroso (MG) para uma trilha (evento) local. Aí o teste vai ser para valer.
Depois vou estudar melhor um bloqueio para o TK.
Abs,
LFC

aleilario
08/07/2014, 08:38
Muito legal, o meu GV vai para o mecanico na quinta feira para instalar o XCrawler. Vou ver se o mecânico fotografa para mim ai posto aqui !

Executor
13/07/2014, 19:03
LFC, desculpa invadir o tópico...

aleilario, to na espera do meu kit de 3" da RC chegar. Vc chegou a medir ou o Rodrigo chegou a comentar contigo o quanto as novas bandejas deslocam a roda dianteira para frente? Ou ainda, comparando com a sua TK, dá pra reparar nessa diferença? Deve ser coisa de 1 ou 2 cm somente...

Vlw!

Muito legal, o meu GV vai para o mecanico na quinta feira para instalar o XCrawler. Vou ver se o mecânico fotografa para mim ai posto aqui !

LFC
14/07/2014, 18:00
Este final de semana testei a xcrawler em uma trilha em Barroso, MG, no encontro de jipeiros de lá. Muito bom mesmo, aumenta muito o controle do carro. Subi um trecho de erosões com mais facilidade do que muita gente grande e nas descidas o controle também é total, por conta do freio motor.
Agora, para mim, i.e., para o meu uso do carro em viagens (p. ex., até Barroso do RJ foram 300 km) e o tipo de trilha que gosto de fazer só falta o bloqueio mesmo.
Abs,
LFC

LFC
18/07/2014, 12:20
Vou tentar postar um vídeo.
Abs,
LFC

LFC
18/07/2014, 17:26
TK ANGOLANO em Barroso - YouTube (http://youtu.be/VJZlY6mKuCM)

LFC
18/07/2014, 17:43
TK Angolano em Barroso: TK Angolano em Barroso - YouTube (http://youtu.be/_y7rgx9MyQw)

LFC
18/07/2014, 17:44
TK Angolano em Barroso: TK Angolano em Barroso - YouTube (http://youtu.be/jgl-ZmsW9Ao)

LFC
19/07/2014, 16:21
O mais interessante é que depois da trilha foram 300km de estrada para casa pela BR 40, andando normalmente.
Abs
LFC

MarceloBlum
19/08/2014, 19:25
O mais interessante é que depois da trilha foram 300km de estrada para casa pela BR 40, andando normalmente.
Abs
LFC

Show de Bola hein LFC...

e o balanceamento, não perdeu não?
como os pneus estão se comportando no asfalto?

LFC
20/08/2014, 11:48
Show de Bola hein LFC...

e o balanceamento, não perdeu não?
como os pneus estão se comportando no asfalto?

O balanceamento está ok. Os chumbos estão no lugar. Me adaptei bem aos pneus, mas percebi que gastam bem no asfalto, mais porque o uso dele tem sido na BR 40 e estradas com muitas curvas. A BR 40 é uma lixa.
Abs,
LFC

MarceloBlum
20/08/2014, 15:03
O balanceamento está ok. Os chumbos estão no lugar. Me adaptei bem aos pneus, mas percebi que gastam bem no asfalto, mais porque o uso dele tem sido na BR 40 e estradas com muitas curvas. A BR 40 é uma lixa.
Abs,
LFC

Bom saber!
aqui por gramado também temos muitas curvas.. com isso acredito que o pneu poderá ter desgastes prematuros também

Obrigado!

acsombra
06/11/2014, 00:25
Ajuda!!
Uso pneus 225/75/16 BF All Terrain com calços de 2". Estou tendo problemas so na dianteira, esta pegando quando da fim de curso na parte de cima da caixa de roda. Sera se eu colocando os espaçadores dos amortecedor e os espaçadores dos batentes da mola resolveriam? Ou existe outras maneiras ou sera que as molas ja estejam fadigadas?

Grand Vinicius
06/11/2014, 09:58
O calço de batente deve resolver, sim. Assim como pode ser as molas, também.
Isso é um terreno nebuloso onde ninguém pode afirmar nada com certeza. Cada carro é um carro e você só vai saber experimentando.
Eu uso Genius Sem Fronteira + recapado em cima de um 235/70R16, e todo mundo diz que não cabe. Mas no meu cabe! :safari-rig:
Comecei só com calços de mola de borracha. Hoje uso Offshox com 2" a mais e calços de tecnil de 1.3/8". Mas o Offshox já tá dando fim de curso. :?

LFC
11/11/2014, 15:42
O calço de batente deve resolver, sim. Assim como pode ser as molas, também.
Isso é um terreno nebuloso onde ninguém pode afirmar nada com certeza. Cada carro é um carro e você só vai saber experimentando.
Eu uso Genius Sem Fronteira + recapado em cima de um 235/70R16, e todo mundo diz que não cabe. Mas no meu cabe! :safari-rig:
Comecei só com calços de mola de borracha. Hoje uso Offshox com 2" a mais e calços de tecnil de 1.3/8". Mas o Offshox já tá dando fim de curso. :?

Um amigo colocou esses sem fronteira + recapado sobre um 225/75 e coube. O recape é estreito.
A mola vc pode calçar com 40 ou, como eu fiz, com 50 mm de altura. Imagino que não vá dar final de curso.
Abs,
LFC

LFC
11/11/2014, 16:21
Como faz tempo, seguem algumas fotos.
Abs,
LFC

acsombra
13/11/2014, 00:00
Um amigo colocou esses sem fronteira + recapado sobre um 225/75 e coube. O recape é estreito.
A mola vc pode calçar com 40 ou, como eu fiz, com 50 mm de altura. Imagino que não vá dar final de curso.
Abs,
LFC

Vou colocar os espaçadores e depois posto o resultado. Fora a RC 4x4 me indicaria outra loja pra comprar?

LFC
13/11/2014, 07:17
Vou colocar os espaçadores e depois posto o resultado. Fora a RC 4x4 me indicaria outra loja pra comprar?

Alternativa 4X4.
Acho que ter calços para as molas e para os batentes. Mas veja se não seria melhor partir para um kit completo de suspensão de 2 polegadas.
Abs,
LFC

Rotta 57
08/01/2015, 12:37
Olá pessoal, talvez este tópico não seja o mais adequado para o assunto, mas preciso de ajuda ou dica para um problema na minha Tracker. Já faz 01 mês que tem um “chiado” no motor. Fui até uma concessionária Chevrolet e o mecânico disse após colocar um “fone de ouvido” para escutar o barulho que o problema é o rolamento que toca a correia do alternador, bomba d’água e ar condicionado. Disse também que a correia esta resecada e precisa ser trocada. Falou da necessidade também da troca da correia da hélice. Custo da brincadeira: Correia $319,00 + Tensor da correia para o rolamento $2.156,00 + 01 rolamento $958,00 + correia da hélice $206,00 + mão de obra $... ou seja, quase $4,0 mil. Desde já agradeço se alguém já teve esta experiência para confirmar se é isso mesmo ou se parte disso é conversa de mecânico de concessionária. Obrigado.

LFC
08/01/2015, 14:35
Olá pessoal, talvez este tópico não seja o mais adequado para o assunto, mas preciso de ajuda ou dica para um problema na minha Tracker. Já faz 01 mês que tem um “chiado” no motor. Fui até uma concessionária Chevrolet e o mecânico disse após colocar um “fone de ouvido” para escutar o barulho que o problema é o rolamento que toca a correia do alternador, bomba d’água e ar condicionado. Disse também que a correia esta resecada e precisa ser trocada. Falou da necessidade também da troca da correia da hélice. Custo da brincadeira: Correia $319,00 + Tensor da correia para o rolamento $2.156,00 + 01 rolamento $958,00 + correia da hélice $206,00 + mão de obra $... ou seja, quase $4,0 mil. Desde já agradeço se alguém já teve esta experiência para confirmar se é isso mesmo ou se parte disso é conversa de mecânico de concessionária. Obrigado.

Provavelmente o problema é na polia tensora da correia poli-V, que é aquela maior. A peça é a do link abaixo:
POLIA DE APOIO G. VITARA 2.0(ORIGINAL) (http://suzucar.com.br/loja/polia-de-apoio-g-vitara-2-0-original.html)
Ela pode ser substituída pela polia de apoio do Palio 1.0 96 (motor FIASA).
De todo modo, se vc for comprar as peças, veja na Suzucar e na Alternativa 4x4 que o preço será mais baixo. As correias vc tb acha lá.
Abs,
LFC

LFC
08/01/2015, 14:40
Qualquer mecânico mais ou menos faz a troca. As correias estão custando uns R$120.
Abs,
LFC

Portug@
08/01/2015, 23:09
LFC uma dúvida por favor.

Esses calços de borracha para as molas de opala que vc cita são os batentes?

Segunda estarei levantando a minha e tb comprei as molas do opala mas não peguei o batente.

Aproveitando se me permite segue a configuração que estou adquirindo:

Traseira
GBL 1024
Molas do opala 4cc marca fabrini(não encontrei cofap)

Dianteira
KYB 334195 e 334196
Molas originais

Demais itens do kit RC4x4

Pneus BF 235/70 R16

Gostaria de opiniões e dicas que julguem necessárias

Abs

Rotta 57
09/01/2015, 09:41
Qualquer mecânico mais ou menos faz a troca. As correias estão custando uns R$120.
Abs,
LFC

Valeu LFC, muito obrigado pela tua atenção e ajuda!
Forte abraço
Rotta 57

LFC
09/01/2015, 12:19
LFC uma dúvida por favor.

Esses calços de borracha para as molas de opala que vc cita são os batentes?

Segunda estarei levantando a minha e tb comprei as molas do opala mas não peguei o batente.

Aproveitando se me permite segue a configuração que estou adquirindo:

Traseira
GBL 1024
Molas do opala 4cc marca fabrini(não encontrei cofap)

Dianteira
KYB 334195 e 334196
Molas originais

Demais itens do kit RC4x4

Pneus BF 235/70 R16

Gostaria de opiniões e dicas que julguem necessárias

Abs

Os calços de borracha são pq as molas do Opala são mais abertas e não casam com os berços originais. Duraram pouco e acabei optando por uma outra solução, que foi fazer um apoio para as molas. Dá uma olhada no post 239, no 439 e no 444 que vc vai entender.
A única diferença para o meu carro seria o uso do calço da RC normalmente usado no eixo traseiro na dianteira. Esses calços têm 50mm e sobre mais um pouco a dianteira. Eu fiz isso tb para compensar os calços que uso nas molas traseiras, que levantaram ainda mais o carro. Outra coisa que fiz foi usar espaçadores de 32mm nas rodas, mas isso aproxima muito o pneu da cx de roda e faz arrastar um pouco.
Abs,
LFC

Portug@
09/01/2015, 15:14
Vou olhar sim, obrigado

Abs

LFC
09/01/2015, 16:00
No post 541, onde se lê "sobre", leia-se "sobem".
Abs,
LFC

Portug@
09/01/2015, 19:04
Devidamente entendido, pena que acredito que não terei como fazer essa peça de alumínio, vamos ver o que o Rodrigo irá adaptar no caso.

Abs

Allesanndro
09/01/2015, 22:54
Amigo comprei uma tracker ela esta original e to muito afim de deixar assim me diz quanto mais ou menos irei gastar Parabens ficou top

LFC
12/01/2015, 10:29
Amigo comprei uma tracker ela esta original e to muito afim de deixar assim me diz quanto mais ou menos irei gastar Parabens ficou top

Não lembro o que gastei. Se vc colocar o básico, como kit de suspensão, molas do Opala e amortecedores da Suprema, proteções, mais os pneus, acho que uns R$ 5 mil.
Abs,
LFC

Portug@
12/01/2015, 20:35
LFC têm razão, estou fazendo e o cálculo é esse, amanhã o meu deve ficar pronto e posso informar mais detalhado caso alguém queira.

Aproveitando se alguém souber onde encontrar as molas dianteiras do V6 ou diesel estou a procura.

Abd

RafaelCandido
13/01/2015, 10:14
LFC têm razão, estou fazendo e o cálculo é esse, amanhã o meu deve ficar pronto e posso informar mais detalhado caso alguém queira.

Aproveitando se alguém souber onde encontrar as molas dianteiras do V6 ou diesel estou a procura.

Abd

Portug@, tentou no mercadocar? (se não tiver em estoque, fazem reserva da peça)

Sobre o valor, me interessa saber quanto custa. Assim que tiver uma estimativa mais aproximada do valor final...

Aliás, sabem me dizer a altura em cm que o carro ganha com os BF + Lift 2"?

Abs.

lucasschneider
13/01/2015, 10:58
no final das contas, essas molas dianteiras da V6/diesel sobem a dianteira em quanto?

LFC
13/01/2015, 11:39
Portug@, tentou no mercadocar? (se não tiver em estoque, fazem reserva da peça)

Sobre o valor, me interessa saber quanto custa. Assim que tiver uma estimativa mais aproximada do valor final...

Aliás, sabem me dizer a altura em cm que o carro ganha com os BF + Lift 2"?

Abs.

Tem neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114950-qual-altura-da-sua-tracker-grand-vitara-mostre-aqui-e-compare.html

Abs,
LFC

LFC
13/01/2015, 11:41
no final das contas, essas molas dianteiras da V6/diesel sobem a dianteira em quanto?

Essas molas devem subir no máximo uns 2 cm. Uma alternativa seria usar os calços das molas de 50 mm, que são os usados nesses kits de 2 polegadas nas molas traseiras.
Abs,
LFC

RafaelCandido
13/01/2015, 12:05
Tem neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/114950-qual-altura-da-sua-tracker-grand-vitara-mostre-aqui-e-compare.html

Abs,
LFC

LFC, obrigado.

Dei uma olhada e não resolveu, exatamente, a dúvida, já que a medida feita no tópico é apenas entre a parte superior da roda e a caixa de roda.

Veja, a garagem de casa (subsolo), passando com a TK, sobra um palmo (aprox. 20 cm) entre o rack e o portão.

Assim, considerando as especificações do carro (altura 1740 mm), acredito que a informação determinante para saber se é possível ou não fazer o lift sem ter que estacionar na rua, é a altura final da VTR.

De qualquer forma, vou procurar aqui nos outros tópicos, deve ter alguma coisa.

LFC
13/01/2015, 13:48
Rafael,
Se tem 20cm de folga, acho que vc pode ficar tranquilo. A diferença por conta dos pneus fica em uns 2,5cm (aumento do raio com 235/70), mais outros 5 ou 6cm dos calços/molas, não chega a 10cm. Se vc for fazer um body lift de 2 polegadas, adicione mais 5cm e, ainda assim, tem sobra.
Vamos ver se alguém mais se manifesta.
Abs,
LFC

Portug@
13/01/2015, 14:03
Mercadocar no tele preço me informaram não ter mas estou pensando como vou por as do opala 4cc se usar a do diesel na frente talvez a deixe mais alto.

Assim que tiver concluído coloco os gastos.

Abs

RafaelCandido
13/01/2015, 14:24
Agora sim, muito obrigado, LFC. Vai passar bem perto, mas se passa, está tudo certo.
Posso seguir juntando $$ para levantar a VTR, quando possível.

Portug@, tem o Koga, na zona leste, uma grande loja como o MercadoCar, é possível que tenham.
No mais, sigo no aguardo dos valores da brincadeira.

Abs

Portug@
13/01/2015, 17:57
Enquanto não ver montado não sei se coloca rei a do v6.

Ainda não tá pronto mas já da pra terem uma base.

Modificações do meu tracker:

Proteções inferiores colocadas a ano e meio +- R$ 700,00 as 3, RC4x4

Central multimedia + encostos dianteiros com tela R$ 1.800,00, Togo acessórios

Lift
Amortecedores traseiros GBL 1024 já embuchados R$ 310,00 o par, RC4x4

Molas dianteiras do Opala 4cc + calços pra traseira do tracker R$ 170,00 o par, Mercadocar

Amortecedores dianteiros KYB modelos 334196 e 334195 R$ 870,00 parcelado ou R$ 783,00 a vista, Feloni auto peças.
Observação: Eu não precisava trocar os amortecedores dianteiros mas já que estou mechendo...

Kit parcial da Alternativa 4x4 R$ 470,00 composto por:

2 prolongadores de amortecedor dianteiro.
2 calços das molas dianteiras.
4 prolongadores de batente.
1 prolongador de cardã.
1 extensão da mangueira do diferencial traseiro.

Acho que é isso, depois de pronto comento o que achei.

Pneus BF AT/KO 235/70 R 16, R$ 640,00 cada, Torrezan Pneus.

LFC desculpe alugar seu tópico.

Abs

RafaelCandido
14/01/2015, 11:34
Lift
Amortecedores traseiros GBL 1024 já embuchados R$ 310,00 o par, RC4x4

Molas dianteiras do Opala 4cc + calços pra traseira do tracker R$ 170,00 o par, Mercadocar

Amortecedores dianteiros KYB modelos 334196 e 334195 R$ 870,00 parcelado ou R$ 783,00 a vista, Feloni auto peças.
Observação: Eu não precisava trocar os amortecedores dianteiros mas já que estou mechendo...

Kit parcial da Alternativa 4x4 R$ 470,00 composto por:

2 prolongadores de amortecedor dianteiro.
2 calços das molas dianteiras.
4 prolongadores de batente.
1 prolongador de cardã.
1 extensão da mangueira do diferencial traseiro.

Acho que é isso, depois de pronto comento o que achei.

Pneus BF AT/KO 235/70 R 16, R$ 640,00 cada, Torrezan Pneus.

LFC desculpe alugar seu tópico.

Abs

Mola Dianteira do Opala 4CC. E a mola traseira, apenas calços?

O amortecedor dianteiro, chegou a ver o OffShox?

LFC, desculpe alugar seu tópico (2)

Abs.

LFC
14/01/2015, 11:40
Mola Dianteira do Opala 4CC. E a mola traseira, apenas calços?

O amortecedor dianteiro, chegou a ver o OffShox?

LFC, desculpe alugar seu tópico (2)

Abs.

O tópico serve para isso mesmo, discutir a preparação.
As molas dianteiras do Opala são para a traseira do Tracker.
Provavelmente o carro vai ficar bem mais alto na traseira. Daí que, ao invés das molas do TK diesel/V6, vc pode experimentar na dianteira os calços com 50mm.
Abs,
LFC

RafaelCandido
14/01/2015, 13:21
O tópico serve para isso mesmo, discutir a preparação.
As molas dianteiras do Opala são para a traseira do Tracker.
Provavelmente o carro vai ficar bem mais alto na traseira. Daí que, ao invés das molas do TK diesel/V6, vc pode experimentar na dianteira os calços com 50mm.
Abs,
LFC

Ok.
Então, traseira, é o que já li no fórum: Molas (dianteiras do Opala 4cc) e Amortecedor GBL 1024.
Dianteira: Apenas os calço? OffShox? Amortecedor Original e mantem as molas originais?

Abs

LFC
14/01/2015, 14:13
Ok.
Então, traseira, é o que já li no fórum: Molas (dianteiras do Opala 4cc) e Amortecedor GBL 1024.
Dianteira: Apenas os calço? OffShox? Amortecedor Original e mantem as molas originais?

Abs

Dianteira: amortecedor original (com os furos oblongados para poder alinhar), calços aço na torre (prolongador) e calços de nylon nas molas. Convém calçar o batente também (aquela "maminha" de borracha).
Abs,
LFC
LFC

RafaelCandido
14/01/2015, 15:24
Dianteira: amortecedor original (com os furos oblongados para poder alinhar), calços aço na torre (prolongador) e calços de nylon nas molas. Convém calçar o batente também (aquela "maminha" de borracha).
Abs,
LFC
LFC

LFC,

Muito obrigado, cara.

Finalmente consegui entender o que é feito no carro, e o que vou precisar comprar.

Agora dá pra definir prioridade e ir comprando aos poucos, ou ir juntando $$ para fazer tudo de uma vez.

Obrigado.

Abs

Portug@
14/01/2015, 18:41
Lift feito.

Antes de mais nada quero agradecer a todos que ajudaram a chegar nessa configuração registrando, explicando, enfim, dispondo seu tempo para informar outros como eu.

Andei pouco pós lift, cerca de 50 km mas segue minha impressão inicial, fantástico, se eu soubesse antes que o carro ficava tão parrudo, valente, confortável, bonito e etc teria feito logo que comprei.

A instalação foi feita na alternativa 4x4 e sem palavras, R$ 400,00 não é barato mas achei justo, ótimo atendimento de todos e o Pepe Mecânico responsável sabe tudo fora a paciência pra responder as dezenas de perguntas que fiz, recomendo 100%.

Assim como a Torrezan onde comprei os pneus e fiz alinhamento (grátis), montagem e balanceamento ( tb grátis) além da cambagem (R$ 70,00 os dois lados) se forem lá procurem o Evandro.

Considerações importantes.

Cambagem, após o lift ficou 0,75+ e 1,00+ na Torrezan o alinhador conseguiu deixar em 0,5+ ambos lados sem ablongar ou trocar o parafuso, sei que o ideal é 0 mas vou verificar o manual para descobrir até quanto é o recomendado e caso esteja fora rasgo os amortecedores Kyb.

Bieletas, é publico que após o lift as bieletas trabalham forçadas e o Pepe usou uma solução que eu ainda não havia visto, dobrou as pontas da barra estabilizadora deixando perto de 90° e assim as diletas estão quase no angulo original.

É isso, sei que é cedo mas estou muito satisfeito, pelo menos por enquanto.

Abs
http://i57.tinypic.com/zxo48l.jpg

Chuva
14/01/2015, 21:35
Show Portuga!!

Caro lindo hein!!

[ ]s

Portug@
14/01/2015, 22:02
Pow valeu Chuva, vindo de vc é uma honra pois assim como o LFC e outros dispos vosso tempo pra ajudar outrens, segundo do pq seu tracker é Lindão, referência de alterações.

PS. To procurando a seta lateral translúcida que vc pos.

Abs

roos
15/01/2015, 00:16
Abs,
LFC
LFC

Amigo qual a importância de calçar o batente (a tal "maminha" de borracha)? Quando fiz o lift (amortecedores e molas OME) eu não coloquei. Hoje estou usando os amortecedores originais, sem o prolongadores e sem esses calços do batente, por enquanto está td ok.

Obrigado.

Abs

Portug@
15/01/2015, 01:07
Amigo qual a importância de calçar o batente (a tal "maminha" de borracha)? Quando fiz o lift (amortecedores e molas OME) eu não coloquei. Hoje estou usando os amortecedores originais, sem o prolongadores e sem esses calços do batente, por enquanto está td ok.

Obrigado.

Abs

Como vc usou amortecedores e molas maiores no lugar de calços e prolongadores vc aumentou o curso da suspensão de uma forma mais eficiente e assim enquanto as molas não estiverem cansadas ou com excesso de peso na dianteira não dá fim de curso no amortecedor e por isso não necessitou dos calços nos batentes.

Abs

RafaelCandido
15/01/2015, 09:57
Ficou fera Portug@. Parabéns pela vtr.

Portug@
15/01/2015, 10:44
Ficou fera Portug@. Parabéns pela vtr.

Valeu amigo, aprendo um pouco todo dia com todos vcs.

Abs

LFC
15/01/2015, 11:56
Portug@,
O carro ficou super legal. A cambagem é +/-1º. Deixa com o +5 que está certo. Só controla o desgaste dos pneus.
Se possível, posta fotos da barra estabilizadora e das bieletas.
Abs,
LFC

Portug@
15/01/2015, 12:14
Portug@,
O carro ficou super legal. A cambagem é +/-1º. Deixa com o +5 que está certo. Só controla o desgaste dos pneus.
Abs,
LFC

Valeu LFC.

Então legal, tava preocupado com o +0,5, daqui umas duas semanas volto na Torrezan pra conferir a cambagem.

Tentarei lembrar do rodízio em x a cada 5 kkm.

Vou tirar sim e posto.

ABS

RafaelCandido
15/01/2015, 12:34
Valeu amigo, aprendo um pouco todo dia com todos vcs.

Abs

Fato, isso aqui é um aprendizado diário. hahahaha

Tem mais fotos da vtr? (se tiver um antes e depois para comparar...)

Abs.

Portug@
15/01/2015, 13:00
Pior que não tenho muita coisa.

Siriema
http://i57.tinypic.com/v4azk3.jpg

Com BF
http://i60.tinypic.com/2epjb4h.jpg

Portug@
15/01/2015, 13:07
Medindo na longarina, altura da coluna entre as portas, ganho de 10 cm
http://i60.tinypic.com/2ly2w4y.jpg

Portug@
15/01/2015, 13:10
http://i62.tinypic.com/imnnf6.jpg

Portug@
15/01/2015, 13:32
Sobre os pneus, eu esperava ficar mais barulhento com os BF em relação aos kumho mas na verdade é o contrário.

Portug@
15/01/2015, 17:54
Vejam a posição das bieletas com a barra estabilizadora trabalhada.

http://i59.tinypic.com/2w7nxjq.jpg

http://i60.tinypic.com/2rwuhy1.jpg

Abs

Mancha
16/01/2015, 17:50
Portug@, pensei que só as minhas fotos ficavam tremidas, mas vc ganhou :euforico:.

Sua viatura está muito loka!!! Me fala uma coisa, No manual diz para fazer o rodízio não em X mas sim, alternando simplesmente em círculo, inclusive o estepe. Fazer o rodízio em X é mais confiável?

Portug@
16/01/2015, 18:16
Portug@, pensei que só as minhas fotos ficavam tremidas, mas vc ganhou :euforico:.

Sua viatura está muito loka!!! Me fala uma coisa, No manual diz para fazer o rodízio não em X mas sim, alternando simplesmente em círculo, inclusive o estepe. Fazer o rodízio em X é mais confiável?

Kkkkkk, verdade.

Valeu.

Cara, pelo que li aqui da galera entendida é o ideal pra quem fez lift.

Portug@
26/01/2015, 17:53
Portug@,
Abs,
LFC

Após rodar cerca de 400km com o lift voltei hoje a Torrezan para conferir alinhamento e principalmente a cambagem e está zerada em ambos os lados, o conjunto assentou.

Abs

Ah, as fotos da barra estão algumas paginas pra trás.

Rotta 57
28/01/2015, 11:43
Abs,
LFC

Muitíssimo obrigado LFC pelas dicas. Minha Tracker funcionando beleza. Comprei as peças na Suzucar total de $912,00. Mão de obra mecânico para trocar Polia/Tensor da Correia, + Polia de Apoio e a Correia Maior R$70,00. Custo total R$982,00 contra os quase R$4,0mil que a concessionária GM queria cobrar.

LFC
28/01/2015, 12:56
Muitíssimo obrigado LFC pelas dicas. Minha Tracker funcionando beleza. Comprei as peças na Suzucar total de $912,00. Mão de obra mecânico para trocar Polia/Tensor da Correia, + Polia de Apoio e a Correia Maior R$70,00. Custo total R$982,00 contra os quase R$4,0mil que a concessionária GM queria cobrar.

Obrigado, não!
Manda o endereço para eu mandar a minha fatura da consultoria, hehehehehehe.
Nada não, se eu souber/puder ajudar será um prazer.
Abs,
LFC

Rotta 57
28/01/2015, 16:18
Obrigado, não!
Manda o endereço para eu mandar a minha fatura da consultoria, hehehehehehe.
Nada não, se eu souber/puder ajudar será um prazer.
Abs,
LFC

LFC
Com a economia que tu me ajudaste a fazer, vai dar para pagar o churrasco e a cerveja quando eu for para o Rio ou tu vieres para Goiânia. Mais uma vez obrigado. Grande abraço.

Alex Salles
07/05/2015, 20:28
Qual o melhor lugar hoje para comprar kit Lift 2" e Drop kit? Tenho procurado o drop kit mas não encontro.

Obrigado.

LFC
08/05/2015, 10:46
Qual o melhor lugar hoje para comprar kit Lift 2" e Drop kit? Tenho procurado o drop kit mas não encontro.

Obrigado.
Vc acha na RC 4x4 e na Tecnotrilha. O drop kit certamente vc acha na FTS4x4, de muito boa qualidade.
Abs,
LFC

LFC
22/05/2015, 14:49
Faz um tempo não posto nada aqui.
Bem, concluí um upgrade bem legal no carro.
Instalei um bloqueio ARB no eixo traseiro do carro, troquei a relação dos diferenciais (4.875) pela do Vitara (5.125), travei o diferencial dianteiro e instalei rodas livres. Bem, quem fez isso foi o meu mecânico, claro.
O bloqueio é o ARB RD 209, do Vitara. Para instalá-lo no Tracker há um problema que é o fato de o diâmetro interno da corôa ser menor e tb ser ela mais grossa, exigindo um desbaste que eu não quis fazer. Eu optei por instalar um focinho do Vitara, seguindo a receita da ARB, que manda usá-lo. Retira-se a cx de satélites e planetárias e coloca-se no lugar o bloqueio. A carcaça é plug and play. O uso da corôa e do pião do Vitara vale a pena, pois com o uso de pneus maiores o carro fica meio fraco e a nova relação é mais reduzida e compensa um pouco. Eu queria fazer isso pois uso o carro em estradas tb. Ainda não rodei muito para ver se o consumo tb vai melhorar, eis que o carro faz menos esforço para rodar, mas gostei do resultado no desempenho.
Para o eixo dianteiro, comprei um casal de C&P do Vitara. Eliminei o diafragma de acionamento da tração com a receita que está aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-115.html#post2101873
Rodas livres AVM 438 instaladas, com novos parafusos (allen)para melhor aperto, inclusive pq uso alargadores tb AVM.
Futuramente posto maiores comentários.

LFC
22/05/2015, 14:56
Imagem da primeira trilha com o bloqueio trabalhando.

zé dedão
22/05/2015, 17:45
:drool::drool:
tá ficando show.
Parabéns

Henrique de Aguiar
23/05/2015, 11:40
Ola LFC, Maravilha todo esse conteudo... Ainda estou estudando todo esse acervo!
Conte mais detalhes sobre o desempenho com o arb e onde vc instalou o compressor, como ficou os botoes de acionamento e tale coisa.
Gde abraço e sucesso!

balentec
23/05/2015, 21:47
LFC e demais, boa noite.

Pretendo fazer o lift de 2" + pneus 235/70 r15 (receita padrão pelo que pesquisei), porém tenho dúvidas quanto a vida útil das homocinéticas com esse aumento. Pretendo usar o carro no dia a dia e em passeios, não tem trilhas pesadas. Algum de vocês teve problemas de quebras das homocinéticas devido a elevação de 2" da suspensão?

LFC
25/05/2015, 12:38
Ola LFC, Maravilha todo esse conteudo... Ainda estou estudando todo esse acervo!
Conte mais detalhes sobre o desempenho com o arb e onde vc instalou o compressor, como ficou os botoes de acionamento e tale coisa.
Gde abraço e sucesso!

Eu ainda não usei muito o carro. Depois posto mais detalhes. O compressor ficou atrás do acabamento do porta malas, lado oposto ao do macaco. Os botões estão ali nos locais próprios à frente da alavanca de mudanças.
Abs,
LFC

LFC
25/05/2015, 12:39
LFC e demais, boa noite.

Pretendo fazer o lift de 2" + pneus 235/70 r15 (receita padrão pelo que pesquisei), porém tenho dúvidas quanto a vida útil das homocinéticas com esse aumento. Pretendo usar o carro no dia a dia e em passeios, não tem trilhas pesadas. Algum de vocês teve problemas de quebras das homocinéticas devido a elevação de 2" da suspensão?

Se for fazer trilhas, use o kit para baixar o diferencial (drop kit). Caso contrário, creio que seja desnecessário.
Abs,
LFC

WJSITTA
27/05/2015, 10:52
Olá a todos!

Primeiramente dou os parabéns ao LFC pelo fórum e pelo carro (lindo e fonte de inspiração).

Estou fazendo minha pesquisa antes de adquirir minha TK, assim evito surpresas desagradáveis no meio do caminho! Espero em breve estar em posse do meu e começar as modificações para o lift de 2". Seguirei a receita de vocês e provavelmente ainda retornarei com algumas dúvidas!

Hoje, queria tirar algumas dúvidas sobre o a TK com lift de 2":

1- Depois do Lift, preciso modificar o documento do carro (para citar o aumento da suspensão) ou não terei nenhum problema com polícia ou algo do tipo?

2- Com relação ao para-choque de aço, é permitido por lei ou terei problemas em fiscalizações? A pouco tempo me falaram que para-choque de aço ou aqueles tubulares são proibidos...

3- Alguém possui seguro na TK após o Lift? Que tipo de seguro? Qual a seguradora? Tenho medo de fazer o Lift e depois não conseguir uma seguradora que aceite.

Abs

Grand Vinicius
27/05/2015, 12:04
A rigor, toda modificação deve ser registrada, um tempo desse fizeram uma blitz em Natal e empombaram com o parachoque de aço. Vai depender do bom senso da fiscalização. O meu tem seguro BB. Foi feito antes do lift e renovado após o lift.

LFC
28/05/2015, 11:29
Idem. Mas nunca tive problemas. Inclusive emplaquei o carro aqui no RJ (interior) depois de comprá-lo com as modificações. Mas em vistoria de Detran tudo pode acontecer.
Abs,
LFC

suiciborges
21/11/2015, 18:48
Ola turma!!

Seguinte, após ler e reler sobre o assunto aqui no fórum, ainda fiquei com dúvidas, pois quando achava que estava esclarecida, surgia outra opinião e acabava por me confundir em alguns quesitos... então se alguém puder esclarecer vamos lá...

Minha Tracker, atualmente está com os calços de mola de 1" dianteira e traseira, pneus 235/70 BF/AT e proterores de cárter e transmissão (básico do básico).

Agora, pretendo fazer o tão receitado lift 2"... Pesquisei e o da RC está por 700 dilmas... achei o preço bom. Já adquiri os GBL1024 pra traseira.

Minha dúvida é, com o kit 2" da RC, mais os GBL1024 preciso mexer em mais alguma coisa (pro básico de 2")?

Digo, preciso trocar as molas traseiras ou dianteiras? Minha idéia é manter molas e amortecedores originais da dianteira e trocar apenas o amortecedor na traseira... mantendo as molas originais.

Sei que há diversas opções bem melhores que essa, mas o tempo$$$$ tá curto e é isso mais ou menos que to podendo fazer por enquanto...

Quem puder ajudar, ficarei grato... Já agradecendo por tanta informação!! Parabéns galera!!

Grand Vinicius
23/11/2015, 10:30
Bom dia.
O kit já vem completo. Então você nem precisava dos amortecedores de Suprema. Mas já que você já tem, use. É melhor que o calço de amortecedor que vem no kit. E não sai caro você comprar molas dianteiras de Opala pra colocar na traseira. Pode ser de sucata mesmo.
Pra dianteira ainda não consegui uma solução alternativa ao kit que não seja muito cara. Então vá no kit mesmo.

LFC
23/11/2015, 10:41
Ola turma!!

Seguinte, após ler e reler sobre o assunto aqui no fórum, ainda fiquei com dúvidas, pois quando achava que estava esclarecida, surgia outra opinião e acabava por me confundir em alguns quesitos... então se alguém puder esclarecer vamos lá...

Minha Tracker, atualmente está com os calços de mola de 1" dianteira e traseira, pneus 235/70 BF/AT e proterores de cárter e transmissão (básico do básico).

Agora, pretendo fazer o tão receitado lift 2"... Pesquisei e o da RC está por 700 dilmas... achei o preço bom. Já adquiri os GBL1024 pra traseira.

Minha dúvida é, com o kit 2" da RC, mais os GBL1024 preciso mexer em mais alguma coisa (pro básico de 2")?

Digo, preciso trocar as molas traseiras ou dianteiras? Minha idéia é manter molas e amortecedores originais da dianteira e trocar apenas o amortecedor na traseira... mantendo as molas originais.

Sei que há diversas opções bem melhores que essa, mas o tempo$$$$ tá curto e é isso mais ou menos que to podendo fazer por enquanto...

Quem puder ajudar, ficarei grato... Já agradecendo por tanta informação!! Parabéns galera!!

Sobre as molas originais vão calços de nylon do kit da RC. Então não precisa trocá-las. Mas se vc quiser fazer algo diferente um pouco, use as molas do Opala no eixo traseiro e os calços de 50 mm que vem no kit sobre as molas dianteiras.
Abs,
LFC

LFC
23/11/2015, 10:43
Bom dia.
O kit já vem completo. Então você nem precisava dos amortecedores de Suprema. Mas já que você já tem, use. É melhor que o calço de amortecedor que vem no kit. E não sai caro você comprar molas dianteiras de Opala pra colocar na traseira. Pode ser de sucata mesmo.
Pra dianteira ainda não consegui uma solução alternativa ao kit que não seja muito cara. Então vá no kit mesmo.

Eu vi um cara no Facebook que usa molas da Besta GS 16 lugares na frente. As molas são mais parrudas e o carro fica mais alto. Só não sei se o cara usa só as molas ou as molas com os calços. Eu perguntei mas ele não respondeu mais.
Eu coloquei os calços de 50 mm do Kit da RC sobre as molas dianteiras. Ficou legal.
Abs,
LFC

Grand Vinicius
23/11/2015, 11:03
Legal. Tentei molas de Hilux cortadas, mas ficou muito duro. Ainda estou tentando. Com certeza alguma vai dar certo. Procuro uma maior e mais macia, pra ter mais curso. Por enquanto uso calços personalizados feitos no torneiro. Foi medindo e fazendo. Diminuindo o calço pra não ficar alto demais. Terminou com 15/8". E o Offshox +2" tá dando fim de curso.

LFC
23/11/2015, 11:59
Revendo os posts no Facebook, vi que o cara - Roberto Alves - usa as molas traseiras da Besta GS 16 lugares sem os calços na dianteira do Tracker. Ele afirmou que, com isso, estava usando pneus 245/75 r 16. Agora há pouco achei um post dele aqui:
http://www.mundooutdoor.com.br/2014/07/preparacao-off-road-para-tracker.html
onde afirmou que tem 2+2 de lift com pneus 235/70. Agora fiquei na dúvida.
Abs,
LFC

suiciborges
23/11/2015, 13:21
Obrigado pelas respostas Grand Vinicius e LFC!!

Dei uma olhada no post do Roberto Alves, mas acredito que a utilização dessas molas só serviria para 2+2, será que se não tiver lift na carroceria essas molas não deixariam a dianteira um pouco mais alta que a traseira??

Quanto ao meu caso, liguei para a RC4x4 e falei com o Rodrigo, gente boa, o kit normal deles (sem molas e amortecedores traseiros) tá com o preço muito bom. Expliquei pra ele que já estava com os gbl e ele me passou que então não precisaria nem dos prolongadores do amortecedor (já daria algumas dilmas a menos).

Enfim, a princípio ficará da seguinte forma, claro que sugestões são super bem vindas!!

- Kit 2" RC4x4 básico (sem molas e amortecedores)
- Dianteira: Kit + molas e amortecedores originais
- Traseira: Kit + molas originais e amortecedores GBL1024 (sem prolongador do amortecedor)
- Proteções inferiores (já possuo)
- Pneus BF 235/70 16 A/T

Acredito que o uso do amortecedor gbl, a utilização dos calços não se faz necessário, ou é utilizado o amortecedor + calços?

E caso não use os calços, posso trocar e colocar na dianteira o que seria usado na traseira? (Essa parte não entendi direito).

Desde já agradeço pessoal!! Vocês são feraa mesmo!!

LFC
23/11/2015, 14:03
Obrigado pelas respostas Grand Vinicius e LFC!!

Dei uma olhada no post do Roberto Alves, mas acredito que a utilização dessas molas só serviria para 2+2, será que se não tiver lift na carroceria essas molas não deixariam a dianteira um pouco mais alta que a traseira??

Quanto ao meu caso, liguei para a RC4x4 e falei com o Rodrigo, gente boa, o kit normal deles (sem molas e amortecedores traseiros) tá com o preço muito bom. Expliquei pra ele que já estava com os gbl e ele me passou que então não precisaria nem dos prolongadores do amortecedor (já daria algumas dilmas a menos).

Enfim, a princípio ficará da seguinte forma, claro que sugestões são super bem vindas!!

- Traseira: Kit + molas originais e amortecedores GBL1024 (sem prolongador do amortecedor)
- Pneus BF 235/70 16 A/T

Acredito que o uso do amortecedor gbl, a utilização dos calços não se faz necessário, ou é utilizado o amortecedor + calços?

E caso não use os calços, posso trocar e colocar na dianteira o que seria usado na traseira? (Essa parte não entendi direito).

Desde já agradeço pessoal!! Vocês são feraa mesmo!!

As molas da Besta não têm relação com o "+2" que seria o lift de carroceria. Acho que ficariam legais com as molas do Opala na traseira, pois elas levantam bem o carro, devem até nivelar melhor.
No seu caso, no eixo traseiro, use as molas originais+calço de nylon+amortecedor GBL da Suprema. Só se dispensa o calço de nylon se for usar as molas do Opala.
Na dianteira, use as molas originais+calços de nylon de 40mm+calços de metal que ficam no alto das torres dos amortecedores.
No meu carro, como eu uso as molas do Opala, coloquei os calços que seriam para as molas traseiras, os quais medem 50mm, sobre as molas dianteiras.
Peça ao Rodrigo o calço reposicionador da barra panhard tb.
Abs,
LF

Grand Vinicius
24/11/2015, 11:02

Esqueça lift de carroceria. Ou melhor, se quiser fazer, faça. Mas não tem nada a ver com o assunto.
O lift de carroceria serve, além da estética, pra colocar pneus maiores. Mas tem outras limitações no nosso carro que atrapalham um pneu muito grande.

- Pneus BF 235/70 16 A/T

Essa aí seria a solução mais barata como eu falei(porque você já tem os GBL1024. Acredito que os BL1024 são mais baratos).
De qualquer forma não recomendo os prolongadores de amortecedor. Já vi empenarem e já vi soltarem no meio da trilha.
Só sugiro você colocar as molas dianteiras de Opala na traseira, eliminando os calços do kit. Não fica muito mais caro e vale a pena. Ou você pode jogar os calços traseiros pra frente como sugeriu o LFC, se couber. No meu fica muito alto. Talvez pelo meu ser diesel e as molas serem mais duras. Na verdade vou medir meu calço dianteiro, pois nunca medi. Só ouvi do torneiro qual seria a medida.

Quando tiver uma folga no orçamento recomendo amortecedores dianteiros Offshox com +2". É impressionante o desempenho.

517221
Aí uma foto da mola original com o calço que eu usava e a mola de Opala que coloquei.

517223
Aí o que eu recomendo pra quem tem real. É meu sonho. Vem do Japão.

VictorSM
24/11/2015, 11:09
Pessoal,

Estou no processo de transformação da minha tracker Diesel 2002. Estou sofrendo com os parachoques após o lift de 2+2. Alguém passou por isso? Segue as fotos! Não consigo encaixar de volta de forma alinhada!
517224517225517226517227

Abraço!

Grand Vinicius
24/11/2015, 11:33
Revendo os posts no Facebook, vi que o cara - Roberto Alves - usa as molas traseiras da Besta GS 16 lugares sem os calços na dianteira do Tracker. Ele afirmou que, com isso, estava usando pneus 245/75 r 16. Agora há pouco achei um post dele aqui:
http://www.mundooutdoor.com.br/2014/07/preparacao-off-road-para-tracker.html
onde afirmou que tem 2+2 de lift com pneus 235/70. Agora fiquei na dúvida.
Abs,
LFC
Veja que ele colocou as molas da Besta devido ao peso extra do parachoque de ferro + guincho. Nesse caso talvez as molas de Hilux que eu tentei façam o mesmo efeito.

Grand Vinicius
24/11/2015, 11:36
Pessoal,
Estou no processo de transformação da minha tracker Diesel 2002. Estou sofrendo com os parachoques após o lift de 2+2. Alguém passou por isso? Segue as fotos! Não consigo encaixar de volta de forma alinhada!

Abraço!
Isso é normal. Já é esperado. Quem fez seu lift de carroceria?
Pergunto porque estou achando estranho o cara conseguir fazer um lift de carroceria e não conseguir elevar os parachoques.

suiciborges
24/11/2015, 11:46
Pqp!! Esse fórum é demais!! Vlw pelas dicas turma!!

Resolvi que vou pegar as molas do opala pra colocar na traseira e eliminar o calço... Já que foram unânimes as opiniões de quem entende do assunto aqui!! rs

Não farei o lift da carroceria por enquanto, até porquê minha nega é o carro que uso para o dia a dia até o momento. Quando tiver $$ pegarei um usadinho popular e aí sim... hehe

Já falei com o Rodrigo pra enviar as molas juntamente com o kit, o preço ficou elas por elas se for comprar em outro lugar, então já que lá eles tem a pronta entrega, já aproveitei...

Quando ela estiver prontinha vou postar as fotos pra mostrar como ficou... Nada demais né... mas sabem como é criança com brinquedo novo!! rs

Abraço turma!!

Grand Vinicius
24/11/2015, 12:25
Mande mesmo as fotos! Queremos ver. Pra mim esse carro nunca deveria ter saído de linha. Bonito. Design diferenciado(desde 1998 até 2009 sem mudanças e permanecendo atual), cheio de acessórios difíceis de encontrar em carros de linha por um preço incomparável.

O único defeito dele é a altura...

Outra coisa, quanto aos amortecedores dianteiros: Você instalar Offshox só pelo desempenho pode até ser considerado um investimento muito alto. Porém há de se pensar que amortecedores originais têm prazo de validade, e um dia você vai ter que comprar novos. Então se for considerar que um par de Cofap é 600, um par de Kayaba a gás é 980, e que o Offshox é pra vida inteira, não tenha nenhuma dúvida de que vale a pena.

suiciborges
24/11/2015, 13:34
Blz Grand Vinicius!! Com certeza os Offshox são excelentes, tinha entrado em contato com eles antes, mas ficou meio salgado por enquanto...

Uma coisa me deixou inquieto agora, falei com uma oficina especializada 4x4 aqui em Curitiba, inclusive indicada por um cliente da RC, e ele me falou que com esse kit ele arranca fora as bieletas, pois quebram muito fácil...

Fiquei meio receoso, pois isso não afetaria a segurança na estrada? Principalmente porque vou fazer uma viagem agora de 800km...

Poderiam me esclarecer a respeito da panhard, funcionamento, finalidade (na prática) e o que acontece se ficar sem elas??
E esse calço reposicionadorm mencionado pelo LFC... Já resolve o problema?

Help!!

LFC
24/11/2015, 14:19
Veja que ele colocou as molas da Besta devido ao peso extra do parachoque de ferro + guincho. Nesse caso talvez as molas de Hilux que eu tentei façam o mesmo efeito.

É o caso do meu carro. Talvez eu procure as molas do GV Diesel. Mas por enquanto está bom.
Abs,
LFC

LFC
24/11/2015, 14:29
Blz Grand Vinicius!! Com certeza os Offshox são excelentes, tinha entrado em contato com eles antes, mas ficou meio salgado por enquanto...

Uma coisa me deixou inquieto agora, falei com uma oficina especializada 4x4 aqui em Curitiba, inclusive indicada por um cliente da RC, e ele me falou que com esse kit ele arranca fora as bieletas, pois quebram muito fácil...

Fiquei meio receoso, pois isso não afetaria a segurança na estrada? Principalmente porque vou fazer uma viagem agora de 800km...

Poderiam me esclarecer a respeito da panhard, funcionamento, finalidade (na prática) e o que acontece se ficar sem elas??
E esse calço reposicionadorm mencionado pelo LFC... Já resolve o problema?

Help!!

Bieletas: não retire, mas faça os calços que eu fiz para baixar a barra, como está descrito no início do tópico.

Barra Panhard: simplificadamente, ela faz o trabalho de segurar a carroceria contra movimentos laterais, por isso ela é transversal em relação ao comprimento do carro. Quando se levanta a suspensão, a carroceria fica desalinhada; a roda traseira direita fica mais para fora do para-lama do que a esquerda. O reposicionador corrige isso. Não é um problema e tb não é um item dito obrigatório. Olha lá no início do tópico: eu mandei alongar a barra. Vc tb pode olhar uma foto no site abaixo:
http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=256

Molas: acho que a RC4x4 não tem as molas do Opala, que são as melhores. A RC vende molas maiores, sobre as quais li algumas críticas. Sobre a dianteira, usando as molas traseiras da RC, use o calço que a RC vende para a frente (40mm). Se for usar as do Opala, use o calço que a RC vende para a traseira (50mm) - fiz isso no meu carro.

Abs,
LFC

VictorSM
24/11/2015, 14:32
Isso é normal. Já é esperado. Quem fez seu lift de carroceria?
Pergunto porque estou achando estranho o cara conseguir fazer um lift de carroceria e não conseguir elevar os parachoques.

Vincius,

Estou fazendo em conjunto com meu mecânico! Como você citou que já é algo esperado, pode me falar onde encontro informações para a correção?

Abraço!

Victor

Grand Vinicius
24/11/2015, 18:28
Vincius,

Estou fazendo em conjunto com meu mecânico! Como você citou que já é algo esperado, pode me falar onde encontro informações para a correção?

Abraço!

Victor
Bem, eu ia dizer que o cara que fez o serviço deve saber. KkKkKkKkKkKkKkKkKkKk
Mas vou dar uma pesquisada aqui e falo depois.

Grand Vinicius
24/11/2015, 18:33
Bieletas: não retire, mas faça os calços que eu fiz para baixar a barra, como está descrito no início do tópico.

Minha barra estabilizadora eu tirei pra participar de uma competição "Extreme" e nunca mais voltou pro lugar. E ainda não fez falta. Quem sabe devido à firmeza dos Offshox.

lrgil16
24/11/2015, 18:39
Estou no mesmo processo de lift 2" comprei amortecedor GBL1024 e molas do opala Fabrini I-CH0074. Os calços na dianteira o mecânico vai fazer mas gostaria de confirmar as medidas das peças para a frente. Semana que vem pretendo instalar e mando fotos do resultado.

lrgil16
15/01/2016, 11:30
Seguem as fotos com o lift, as molas do opala e amortecedores da suprema deixam a Tracker muito mais firme em curvas e menos puladora.

520284 520285

RafaTR4
15/01/2016, 12:50
Boa tarde!,
Irgil, você colocou as molas traseiras do opala e amortecedores traseiros da suprema, correto? Teve que fazer também um suporte para as molas não escaparem? Tem fotos?
Obrigado!

lrgil16
16/01/2016, 09:46
RafaTR4, segundo meu mecânico não precisou, mas vou verificar e tirar uma foto.

Munhozlu
18/01/2016, 10:09
IRGIL, A frente ficou muito baixa referente a traseira?

Vou instalar meu lift essa semana, deveria ter lido certinho esse tópico antes, acabei pegando o calço da mola da dianteira mesmo 40mm, deveria ter pego o da traseira 50mm para colocar na dianteira.

Vou instalar o conjunto idêntico ao seu.

lrgil16
19/01/2016, 15:09
RafaTR4, confirmado não foi feito suporte para as molas traseiras.

Munhozlu, sim a frente da minha está bem mais baixa pois os calços devem ter 25 ou 30mm, isso para não colocar o dropped kit.
Estou pensando se vou trocá-los e instalar o dropped kit.
Manda as fotos da tua depois.

Riva Santos
02/06/2016, 21:22
Pessoal
Estourou o amortecedor da?tampa traseira da tracker e não encontro aqui na minha cidade.
Na loja esta em torno R$ 400,00, o que podemos usar para substituir?
Abraços

LFC
03/06/2016, 10:53
Pessoal
Estourou o amortecedor da?tampa traseira da tracker e não encontro aqui na minha cidade.
Na loja esta em torno R$ 400,00, o que podemos usar para substituir?
Abraços

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/93701-amortecedor-da-mala-grand-vitara-tracker.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-101.html

Eu li alguma coisa outro dia sobre isso, mas não achei. Boa pesquisa.
Abs,
LFC

Arildo MT
10/06/2016, 15:33
Com licença ai pessoal, alguém sabe qual a altura total e espessura do ''fio'' da mola dianteira cofap eche 07, usada na traseira da gv/tracker ?

LFC
11/06/2016, 09:54
Não sei Arildo. Estou sem o carro aqui comigo, está na minha casa no interior. Se pudesse faria a medição.
Abs
LFC

Arildo MT
07/07/2016, 16:09
Se quiserem ver as ultimas discussões e trocar ideia,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-57.html

LFC
06/04/2017, 14:49
Faz um tempo não posto nada aqui.
Segue link do youtube, com um vídeo mostrando o valor do ARB.
Abs,
LFC

Trilha Pentanha 2016 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=i2uElWQ6WuQ)

batistars
28/02/2018, 16:06
Boa tarde! aos amigos do forum, sou novo por aqui e então pesso desculpas por qualquer erro ou equívoco de minha parte, eu comprei minha Tk 2008/2009 a poucos meses e somente ontem, por inexperiência, notei que estava sem a barra estabilizadora dianteira, eu sei que alguns retiram porque dá barulho ou vão usar o carro pra Off Road,etc... mas não é o meu caso, pois pretendo usar mais no asfalto (irregular que temos no Brasil claro...rsrs ;( e um pouco em estrada de chão ou beiras de rios, pois gosto de pescaria de vez em quando.

Achei uma barra usada aqui na região, mas confesso que estou preocupado com esta questão da Bieleta estar sempre batendo, desgastando mais que o normal, o amigo GTAVALNCHE pelo que entendi fez algumas modificações para evitar isso, como ficou? poderia me dizer, e como que vc fez e o que colocou além do normal?... outra coisa, que marca de Bieleta seria mais indicada, mais resistente de repente? Existe da Axios ou Cofap, seriam as mais indicadas ou nem vou encontrar.

Desculpa tantas perguntas, sou leigo no assunto e conto com a ajuda dos amigos aqui do forum, mais entedidos... hehehe

Grande abraço a todos
Batista

batistars
28/02/2018, 16:10
Boa tarde! amigo GTAVALANCHE...

Blza amigão, eu comprei minha Tk 2008/2009 a poucos meses e somente ontem, por inexperiência, notei que estava sem a barra estabilizadora dianteira, eu sei que alguns retiram porque dá barulho ou vão usar o carro pra Off Road,etc... mas não é o meu caso, pois pretendo usar mais no asfalto (irregular que temos no Brasil claro...rsrs ;( e um pouco em estrada de chão ou beiras de rios, pois gosto de pescaria de vez em quando.

Achei uma barra usada aqui na região, mas confesso que estou preocupado com esta questão da Bieleta estar sempre batendo, desgastando mais que o normal, o amigo pelo que entendi fez algumas modificações para evitar isso, como ficou? poderia me dizer, e como que vc fez e o que colocou além do normal?... outra coisa, que marca de Bieleta seria mais indicada, mais resistente de repente? Existe da Axios ou Cofap, seriam as mais indicadas ou nem vou encontrar.

Desculpa tantas perguntas, sou leigo no assunto e conto com a ajuda dos amigos aqui do forum, mais entedidos... hehehe

LFC
01/03/2018, 11:46
Se o carro não tem suspensão levantada o problema fica minimizado. Vc pode comprar a bieleta original na Suzucar ou de outra marca. O pessoal tem usado a ponteira de direção do Gol, mas não sei precisar qual é. Vale dar uma pesquisada.
Abs,
LFC

serginholamp
13/03/2018, 07:40
Bom dia, alguém sabe se entra roda 15 na tracker/GV?
Digo isso pq com as 16 ja parece que fica bem pertinho da pinça de freio o aro.

Abraço.

LFC
13/03/2018, 15:24
Não cabe. Há quem faça um desbaste na pinça ou alguma adaptação, mas nunca soube de uma solução mais convencional.
Abs,
LFC

serginholamp
05/04/2018, 09:58
Alguem sabe qual a marca/ quem vende esse modelo exato de parachoque?

557184

eziquiel
07/04/2018, 15:56
Olá Pessoal. Acabei de ler todas as 53 pgs desse forum. Suas dicas são excelentes e preciosas para os novatos não terem dor de cabeça.
Pretendo fazer um Lift idêntico ao do Portuga. Configuração e Fotos pg 49 ou 50 se não me engano.
Tenho umas dúvidas: 1. Essa configuração altera muito a dirigibilidade do carro em estradas de alta velocidade?
2. O Tracker original é confortável no uso urbano e em estradas super seguro a 120/130 km/h. Essa alteração feita pelo Portuga mantem o conforto do original? E a segurança em velocidade de 120 km/h na estrada?
3. O Portuga não mencionou se fez alteração na barra Panhard. Com esse Lift, as rodas traseiras ficam desalinhadas em relação à caroceria, como o LFC tem nos explicado?
Parabéns a todos voces que não tem medido esforços para nos ajudar, doando seu tempo para esclarecer nossas dúvidas. Desde já, muito obrigado pela ajuda.
Eziquiel - Valinhos/SP

LFC
08/04/2018, 09:56
Alguem sabe qual a marca/ quem vende esse modelo exato de parachoque?

557184

Para-choque feito pelo Daniel Simon, de SP.
Ele está no nordeste, mas deixou um sócio na oficina, no Brooklin.
Grupo publico Grand Vitara/ Tracker | Facebook (https://www.facebook.com/groups/625997314128764/permalink/1749921018403049/)
O e-mail dele é daniel.simon@uol.com.br
Abs

LFC
08/04/2018, 10:08
Olá Pessoal. Acabei de ler todas as 53 pgs desse forum. Suas dicas são excelentes e preciosas para os novatos não terem dor de cabeça.
Pretendo fazer um Lift idêntico ao do Portuga. Configuração e Fotos pg 49 ou 50 se não me engano.
Tenho umas dúvidas: 1. Essa configuração altera muito a dirigibilidade do carro em estradas de alta velocidade?
2. O Tracker original é confortável no uso urbano e em estradas super seguro a 120/130 km/h. Essa alteração feita pelo Portuga mantem o conforto do original? E a segurança em velocidade de 120 km/h na estrada?
3. O Portuga não mencionou se fez alteração na barra Panhard. Com esse Lift, as rodas traseiras ficam desalinhadas em relação à caroceria, como o LFC tem nos explicado?
Parabéns a todos voces que não tem medido esforços para nos ajudar, doando seu tempo para esclarecer nossas dúvidas. Desde já, muito obrigado pela ajuda.
Eziquiel - Valinhos/SP

1- Altera um pouco sim. Precisa ter mais cuidado, mas depois você acostuma. Não é para andar em alta velocidade, inclusive fica mais difícil por causa do alongamento da relação devido ao uso dos pneus maiores. Mas dá para andar a 120.
2- Eu acho que fica mais confortável. Pode ser que você ache mais seguro, mas a elevação do centro de gravidade altera a estabilidade. Não é um carro para correr.
3- O lift desalinha. Mas já há no mercado, acho que na RC 4x4, um posicionado da Barra.
Abs

eziquiel
08/04/2018, 13:22
Olá LFC. Muito obrigado pela ajuda.Entretanto, existem tantos pormenores que tenho mais algumas dúvidas. Se puder me responder, fico agradecido.
1 - Vou utilizar meu Tracker em via urbana e estradas rurais bem conservadas. estou inclinado a elevar 1" na dianteira e utilizar pneu 225/70/16 e elevar 2" na traseira e utilizar pneus maiores 235/70/16. Vc vê problemas nessa configuração?
2 - Peças que devo adquirir são: traseira - amortecedor 1024 da suprema, molas do opala, prolongador da barra Panhard?
Dianteira - calço 2'5 " apenas?

3 - O kit 2" para traseira vem uma mangueirimha de uns 15 cm por 1 cm. Eu não vou comprar o kit. Vou por as molas do opala e amortecedor da suprema. Tenho que instalar essa mangueira TB? Para que ela serve?
Mais uma vez, obrigado pela ajuda. Abraço
Eziquiel - Valinhos/sp

LFC
09/04/2018, 07:41
1- Não é possível usar pneus de medidas diferentes. Os eixos vão rodar em velocidades diferentes e isso vai quebrar a caixa de transferência quando em 4x4, isso se o carro não ficar travado na saída.
2- Sugiro que vc escolha uma das opções existentes: subir 2 polegadas com o kit próprio e os amortecedores da Suprema com as molas do Opala no eixo traseiro ou usar os calços de molas apenas, para 1 polegada. Receita de bolo.
3- A mangueira é para o respiro do diferencial. Não usei.
Abs

eziquiel
09/04/2018, 12:11
Ok. LFC, Obrigado pela dica. abs

eziquiel
22/04/2018, 16:25
Ok. LFC, Obrigado pela dica. abs

Olá LFC. Vc pode de me ajudar em mais uma questão?
Em relação ao Drop Kit. Sua função é para poupar as homocinéticas no lift de 2¨, correto?
O pessoal da RC 4x4 deixou uma dúvida pairar no ar. Me disse que: "Se as homocinéticas estivere boas dá para rodar mais um bom tempo sem instalar o Drop Kit".
Então a instalação do Drop Kit é questão te tempo, ou seja, uma hora terá que ser instalada? é isso mesmo que entendi?
Na sua opinião, a instalação do Drop Kit é totalmente desnecessária se não for utilizar o Tracker em trilhas pesadas? Ou mesmo para uso urbano, convém instalar como prevenção para poupar as homocinéticas? Te pergunto visto que, se for benéfico a instalação do Drop Kit, já faço tudo numa só vez.
E a última dúvida de hoje (hehe) é sobre os Espaçadores da roda. Pelos comentários, se não instalar o pneu raspa na longarina. Se instalar os de 32 mm irá raspar no plástico do para lama. Existe espaçador de 20 ou 25 mm para tracker? Essas medidas evitariam que os pneus raspem no plástico do para lama (ou vai raspar com qualquer medida)? Vou instalar os pneus 235 70 16.
Obrigado

LFC
23/04/2018, 12:40
Olá LFC. Vc pode de me ajudar em mais uma questão?
Em relação ao Drop Kit. Sua função é para poupar as homocinéticas no lift de 2¨, correto?
O pessoal da RC 4x4 deixou uma dúvida pairar no ar. Me disse que: "Se as homocinéticas estivere boas dá para rodar mais um bom tempo sem instalar o Drop Kit".
Então a instalação do Drop Kit é questão te tempo, ou seja, uma hora terá que ser instalada? é isso mesmo que entendi?
Na sua opinião, a instalação do Drop Kit é totalmente desnecessária se não for utilizar o Tracker em trilhas pesadas? Ou mesmo para uso urbano, convém instalar como prevenção para poupar as homocinéticas? Te pergunto visto que, se for benéfico a instalação do Drop Kit, já faço tudo numa só vez.
E a última dúvida de hoje (hehe) é sobre os Espaçadores da roda. Pelos comentários, se não instalar o pneu raspa na longarina. Se instalar os de 32 mm irá raspar no plástico do para lama. Existe espaçador de 20 ou 25 mm para tracker? Essas medidas evitariam que os pneus raspem no plástico do para lama (ou vai raspar com qualquer medida)? Vou instalar os pneus 235 70 16.
Obrigado
Ao levantar a suspensão as homocinéticas passam a trabalhar em outra posição a maior parte de tempo. Se estiverem com desgaste, especialmente nas gaiolas onde ficam as esferas provavelmente vc vai escutar um barulho como um chocalho ou algo assim. O ideal é instalar o Drop kit para que trabalhem no local adequado. A instalação não é obrigatória, especialmente para que não faz trilhas. Mas o que é uma questão tempo é as homocinéticas desgastarem, o que acho que ocorre mais rapidamente sem o drop kit.
Sobre os espaçadores, é possível mandar fazer de 20, mas a minha dúvida é se pelo fato de os parafusos serem menores isso torna o conjunto mais frágil. Talvez seja bobagem, mas nunca li nada esclarecedor a respeito. No mercado não se acha com essa espessura.
Abs

eziquiel
23/04/2018, 13:00
Olá LFC, Valeu mesmo pela sua ajuda. Decidi instalar o Drop Kit. Estou fechando a compra esta semana, aí é questão de tempo até chegarem as peças e os pneus e concluir o Lift. Depois vem o melhor. Curtir a nova TRacker.
Abraços e muito obrigado por compartilhar sua experiência.

eziquiel
06/05/2018, 16:15
Este tópico é SENSACIONAL!!! Não tem nome mais apropriado (Mais um Tracker para Trilhas) - Hoje Finalizei o Lift em minha Tracker.Fiquei muito satisfeito com o resultado. E resolvi postar minha experiência para incentivar demais Trackeiros que desejam seguir o mesmo caminho. Todas as dicas relatadas nas pgs. anteriores são precisas. Eu segui as orientações dos colegas e deu 100% certo. Ficou Sensacional minha Tracker! Ítens instalados: Kit completo da RC 4x4 para 2¨ e pneus 235 70 16 KUMHO AT 51<br>
L.F.C. e Chuva estou muito agradecido por suas ajudas respondendo todas minhas perguntas. Também agradeço a todos os demais colegas que postaram nesse tópico. Vcs. são sem dúvida pessoas desprovidas de interesse pessoal, compartilhando suas experiências com o único objetivo de ajudar o próximo. <br>
Assim que eu conseguir, pretendo postar as fotos da Tracker.<br>
Obrigado a todos. É hora de curtir a nova Tracker. Abraços

eziquiel
06/05/2018, 16:34
Antes e Depois:
558163 Original
558165 Com lift e pneus originais
558167Molas e Amortecedor da RC 4x4 espaçador de rodas 32 mm AVM
558170
558169Tracker Pronta !!!

LFC
07/05/2018, 06:54
Parabéns! Depois passe as suas impressões.
Abs

eziquiel
21/08/2018, 11:57
Olá LFC e demais colegas off road... Após 3 meses de uso depois do lift na Tracker, compartilho com vocês minhas considerações sobre o resultado.
Na primeira aventura, numa estrada rural muito bem conservada, quebrou a bieleta direita da barra estabilizadora. Tinha rodado apenas 20 km. Fiquei muito decepcionado com a fragilidade dessa peça, principalmente por não ter forçado em estradas precárias. No asfalto, nada a reclamar, está tudo perfeito. Apenas confirmei o que os demais colegas já haviam postado. A Tracker fica realmente mais lenta nos arranques. Em rodovias, gostei muito da performance do carro. Super seguro em relação a estabilidade. Obviamente que respeitando sempre o manual do bom senso e de uma condução responsável. Não passei dos 120 km/HR, este sempre foi meu limite com ela mesmo antes do lift. Quanto à bieleta, O mecânico sugeriu uma torção nas extremidades da barra estabilizadora de fora ajustar o ângulo de conexão com a bieleta. Talvez não force tanto e resolva esse problema. Outras pessoas sugeriram a retirada da barra. Eu pretendo adaptar a barra conforme sugestão do mecânico.
Depois do conserto, não usei mais o Tracker em estradas rurais, portanto, não tenho uma conclusão final se esse problema ainda persiste. Até uma próxima. Abraços.

LFC
22/08/2018, 07:05
Sugiro alterar a posição de montagem da bieleta, como na foto.
Abs
LFC

eziquiel
24/08/2018, 08:10
Sugiro alterar a posição de montagem da bieleta, como na foto.
Abs
LFC

Olá LFC, td bem com você? Há um comentário aqui no 4 x 4 que mesmo instalando a bieleta conforme vc sugeriu, ainda assim elas quebram. Vc já testou ou conhece alguém que instalou dessa forma com sucesso? Abraços

LFC
25/08/2018, 06:53
A foto que postei é do meu carro. Nunca quebrou. Já fiz várias trilhas sem problemas.
Uma dica é usar a ponteira do Gol, não sei o ano, mas é só pesquisar no Google.
Lembro que uso calços na barra estabilizadora e isso ajuda também.
Abs

LesantosRS
30/09/2019, 12:01
Bom dia, gostaria de saber de algumas informações se alguém já fabricou os calços para molas dianteiro qual a altura do calço para levantar 1,5" a dianteira e nos calços para batente de suspensão dianteiros e traseiros qual o diamentro externo do batente e a rosca que prende estes calços.

Vou usar os amortecedores GBL1024 na traseira e as molas do Opala 4cil, ajustando o numero de espiras para dar 2" na traseira e pretendo fazer 1,5" na frente.
Já tenho pneus 235/70 com lift de 1" mas batem no fundo na traseira pois minhas molas estão "cansadas".
Quero deixar a traseira 1/2" mais alta pois sempre tenho um caroneiro (filho) e normalmente vai carga no porta malas, então vai baixar e quero deixar nivelado com carga.
Tenho a facilidade de fabricar estas peças então preciso destas dimensões pois senão terei que desmontar para medir, se alquem tiver ajuda muito, posteriormente vou colocar os desenhos deles no site.

Abraços!

Grand Vinicius
30/09/2019, 12:30
568853
Eu tenho esse desenho aí, mas nunca testei pra saber se funciona.
No meu o torneiro foi fazendo e ajustando a medida na hora. Se não me engano, a medida está aí na minha assinatura, mas cada caso é um caso e cada mola é uma mola. Isso pra 2" na frente.
Recomendo deixar a mesma altura na traseira e na dianteira.
E não precisa tirar espiras da mola do opala pra dar 2".

weco
01/10/2019, 15:12
nos calços para batente de suspensão dianteiros e traseiros qual o diamentro externo do batente e a rosca que prende estes calços...

Boa tarde, eu tenho anotado aqui as medidas do calço do batente da suspensão traseira, que peguei em algum tópico do fórum mesmo, inclusive com fotos:

Diâmetro: 60 mm
Altura: 30 mm
Tarugo: 25 mm
Furo: 22 mm
A rosca do prolongador é mais larga.
Medidas de rosca: 8 mm com passo de 1,25 mm

De qualquer forma, eu acabei comprando os da RC4x4, pois mão de obra de torneiro na minha região é cara.
SGV-05-02: Espacador do batente suspensao traseira (https://www.rc4x4.com.br/linha-tracker-ate-2008/sgv-05-02-espacador-do-batente-suspensao-traseira-2-polegadas-cada?limit=100)

Grand Vinicius
01/10/2019, 17:15
Eu não uso isso na traseira. Pois os amortecedores de suprema tem maior curso.

weco
03/10/2019, 14:40
Eu não uso isso na traseira. Pois os amortecedores de suprema tem maior curso.

Cara, essa discussão é antiga.

Mas eu optei para usar devido o amortecedor do suprema ser aproximadamente 50mm maior quando fechado em relação ao amortecedor original, logo fiquei com receio de que, caso comprima a mola, dê fim de curso fechado no amortecedor antes do batente encostar.

Grand Vinicius
07/10/2019, 17:05
Fala, Weco.
Segundo minhas informações aqui, são apenas 23mm. Não cheguei a medir, só achei a informação dos fabricantes. Talvez a mola mais dura já resolva. Mas, de todo modo, faz sentido sua idéia.
Abraço.

LesantosRS
21/10/2019, 08:42
Pessoal, obrigado pelas informações, já fabriquei as peças com base nas informações aqui do forum e algumas pesquisar
no exterior, vou montar esta semana e ver o resultado, assim que ajustar tudo coloco o resultado final aqui.

Vou manter o objetivo de deixar a traseira 1/2" mais alta pois como tenho caroneiro atras e uso mais para acampar sempre ando carregado, então quero manter o maximo possivel a traseira alta.

Abraço e grato por enquanto

LesantosRS
24/10/2019, 13:38
Pessoal, tá ai com o lift 2", gostei do resultado, realmente ficou aprox. 1/2" na traseira mais alta, barra estabilizadora no lugar sem forçar (vamos ver como se comporta com o tempo senão já fiz tb o calço com o deslocamento para baixar ela).

Agora é colocar pra funcionar :euforico:.

569288

LesantosRS
11/11/2019, 11:07
Atualizando o resultado do meu lift achei muito bom, com as molas novas notei que as estabilidade melhorou, não sei se as minhas originais já estavam muito "cansadas"...
Quanto as bieletas rodei bastante em estradas de terra e com alguns desníveis e estão normais, sem aparente curvamento ou borracha deformada.
Uma observação importante foram os flexíveis do freio traseiro que ficaram muito esticados com o fim de curso do amortecedor, em desníveis cruzados na estrada acontece fácil com um lado dar fim de curso, já encomendei os flexíveis da L200 pois não quero arriscar o freio em uma situação ruim..
Aconselho quem fizer o lifth de 2" ou mais já considerar isso pois é um risco muito grande para um investimento pequeno, paguei aprox. R$50 nos flexíveis, vou trocar e sangrar os freios em casa mesmo.

pequijeep
05/05/2020, 23:36
Eu não entendi perfeitamente...
Você colocou tanto as molas traseiras quanto as dianteiras do Opala?

Atualizando o resultado do meu lift achei muito bom, com as molas novas notei que as estabilidade melhorou, não sei se as minhas originais já estavam muito "cansadas"...

LesantosRS
06/05/2020, 08:22
Bom dia!!

Não eu coloquei as molas traseiras do Opala e calcei as dianteiras, esta na realidade agora com 2" na frente e 2.5" na traseira pois usei as molas do opala com ar ou direção, agora não lembro.
As dieletas estavam durando sem problemas, mas neste final de semana rompeu uma borracha de uma delas e acabei tirando a barra para testar ficar sem um tempo, vou fazer umas borrachas de PU Shore 60 e shore 90 para testar quando recoloca-la.

pequijeep
06/05/2020, 21:12
Ah, sim, jóia. Obrigada por esclarecer.
Eu estou atrás de molas reforçadas. Fui fazer as contas de quanto vão pesar os penduricalhos que planejo colocar no carrinho e dá facinho facinho perto de 100kg....
continuo na dúvida porém de mandar fazer molas um tiquinho mais altas (tiquinho mesmo, lembra que primeiro farei só um cheirinho de lift - 1") ou somente fazê-las mais parrudas.
Enfim, penduricalhos + marido... e pronto, os carrinho com suspensão já com 20 anos de uso prancheou!

Da receita que eu "bolei" depois de fazer "revisão bibliográfica" aqui já consegui comprar os KYB dianteiros. Não consegui encontrar infos sobre o Doetsch Tech (tem esse nome alemão mas parece que são americanos) pra comparar. Essa quarentena tá péssima... se eu que sou cliente tô achando ruim não conseguir comprar, nem consigo imaginar os comerciantes precisando e sem poder vender! Os traseiros serão os da GM Suprema mesmo.
Tenho mais umas outras dúvidas mas vou ler mais aqui porque acho que tá tudo aqui, é só futricar pra encontrar...

LesantosRS
07/05/2020, 07:57
Bom dia,

Eu usei na traseira em cima da mola o calço de borracha original da mola do opala 79 que tem uns 8-10mm
para dar mais uma levantada alem da mola, tb ajuda a guiar a mola na parte superior que é sempre um problema:
O encaixe é perfeito, porem tem que observar quando coloca a mola para o elo não ficar sobre a aba da borracha
pois fica no limite do copo metálico do alojamento da mola.
572300

laubahia
15/12/2020, 14:47
Você pode mim informar de que carro são os farois de milha, quero colocar na minha Tracker.

LFC
30/03/2021, 18:00
Nesse tempo de pandemia, carro parado e lavadinho na garagem, acabei gastando algum tempo e tirei os cromados da grade.
Abs,
LFC

mlopesteixeira
31/03/2021, 21:29
Boa noite LFC e a todos os amigos do fórum.
LFC: por acaso você teria um desenho com medidas para o dropkit da barra estabilizadora?
Agradeço a todos pela ajuda aos iniciantes.
Abraço,
Mlopesteixeira/Viamão/RS

LFC
02/04/2021, 19:16
LFC: por acaso você teria um desenho com medidas para o dropkit da barra estabilizadora?
Abraço,
Mlopesteixeira/Viamão/RS

Olá MLopesteixeira
Não tenho as medidas. Acho que será mais fácil procurar na RC4X4, Tecnotrilha, ou Sob.
O kit do meu carro eu comprei na FTS4x4, mas acho que não tem mais quase nada lá .
Abs

mlopesteixeira
06/04/2021, 19:49
Olá MLopesteixeira
Não tenho as medidas. Acho que será mais fácil procurar na RC4X4, Tecnotrilha, ou Sob.
O kit do meu carro eu comprei na FTS4x4, mas acho que não tem mais quase nada lá .
Abs

Boa noite LFC.
Obrigado e abraço.

Alexasf
20/04/2021, 14:15
Abraço,
Mlopesteixeira/Viamão/RS

Boa tarde, desculpe me intrometer... se é o que estou pensando... mandei fazer hoje com um esboço que eu peguei aqui no site (gostaria muito de dar o crédito mas faz algum tempo e não lembro mais). O torneiro cobrou R$300,00. Acabei de colocar o lift 2" da Iron, mão de obra da Delmag. Ficou MUITO melhor, nem sei porque não saíram de fábrica assim... hehehe. LFC quando tiver passeios pelo RJ me avise por favor, já li bastante coisa por aqui e estou "montando" o Tracker com os bizus de vcs, principalmente seu e do Chuva, obrigado pelas dicas preciosas.

Alexasf
21/04/2021, 14:44
Corrigindo, o lift foi TADSSON + RC4x4, instalado na Delmag, os parachoques (estão a caminho) são Iron. Nos próximos dias vou postar fotos das instalação do snorkel (Leo Fibras de MG) e farol de milha (Jimny) utilizando fiação original do carro.

Alexasf
21/04/2021, 18:09
Boa tarde, desculpe me intrometer... se é o que estou pensando... mandei fazer hoje com um esboço que eu peguei aqui no site (gostaria muito de dar o crédito mas faz algum tempo e não lembro mais). O torneiro cobrou R$300,00. Acabei de colocar o lift 2" da Iron, mão de obra da Delmag. Ficou MUITO melhor, nem sei porque não saíram de fábrica assim... hehehe. LFC quando tiver passeios pelo RJ me avise por favor, já li bastante coisa por aqui e estou "montando" o Tracker com os bizus de vcs, principalmente seu e do Chuva, obrigado pelas dicas preciosas.

Ficou pronto, amanhã será a instalação.

LFC
22/04/2021, 14:40
Alexasf,
Quando eu coloquei o espaçador da barra eu tirei fotos com as medidas e coloquei aqui. Realmente não tem mistério. Quando for montar a barra de volta, atento ao posicionamento das bieletas. Já vi colocarem a parte da coifa por dentro e aí a bieleta fica em x.
Passeios para mim só quando a pandemia acabar.
Abs,
LFC

Alexasf
22/04/2021, 16:17
Ficou pronto, amanhã será a instalação.

Espaçadores instalados, realmente " aparentemente resolve" o problema das bieletas, entretanto, agora a proteção da caixa não entra. fatalmente perderei vão livre. vou pesquisar alguma foram de resolver. sugestões??

mlopesteixeira
23/04/2021, 20:15
Grande Alexasf!
Obrigado pelo projeto. Ficou uma barbada para fazer agora.
Abraço.

Alexasf
23/04/2021, 20:57
Grande Alexasf!
Obrigado pelo projeto. Ficou uma barbada para fazer agora.
Abraço.

Valeu! Mas o projeto nao é meu. É de alguém do site. Hoje instalei o snorkel, depois posto fotos. Não é tão facil quanto parece mas nada impossível.

Ainda estou com problema com a proteçao da caixa, não vou optar pelo V invertido do LFC, apesar de achar brilhante, mas tenho medo fo caso de uma oorrada bem dada o conjunto ir de encontro ao cardã, estou pensando e cortar a chapa e instalar uma barra de aço chata ou em L e fazer um T, conectando nos parafusos das bucha da barra estabilizadora.

Alexasf
23/04/2021, 20:58
Parachoqies a caminho.

Alexasf
23/04/2021, 21:52

Créditos: Rogergeo

Alexasf
24/04/2021, 17:23
Mas algumas referências:

Проставки стабилизатора поперечной устойчивости SE2 (tuning4wd.ru) (https://tuning4wd.ru/suzuki/escudo_11_1997_04_2005/spacer_stabilizer_bar_SE2/)
Стабилизатор вернись) — Suzuki Grand Vitara XL7, 2.7 л., 2002 года на DRIVE2 (https://www.drive2.ru/l/482482196016267882/)

alsafe
27/04/2021, 11:55
Muito bom. Parabéns!

alsafe
07/05/2021, 10:57
Resolvi o problema das bieletas colocando calços na barra estabilizadora e colocando parafusos maiores e calços de 1" de nylon (como se fosse uma arruela em cada parafuso) entre a chapa protetora e o carro. Tentei postar fotos, mas o site diz que as imagens são grandes demais.

LFC
05/11/2022, 15:16
Olá Pessoal!
Faz tempo que não aparece nada aqui né?
Hoje vou mostrar os pneus novos (nem tanto!) e o som.
Troquei os pneus antigos (KL 71) pelo tempo (10 anos), estavam com sinais de que estavam esfarelando. Mantive a medida 225/75 r 16.
Abs,
LFC

LFC
05/11/2022, 15:33
Eu já tinha um cd Alpine 133 BT, muito bom, tem microfone inclusive. Tinha tb trocado os falantes da frente por um kit 2 vias da Nar Audio de 5 polegadas e triaxiais Pioneer de 6 pol no teto (acima do porta-malas). Os auto falantes traseiros vibravam dependendo do volume (a acústica não é boa).
Instalei um módulo Taramps 400x4 sob o painel (onde acessa a caixa de fusíveis) e como fica perto do player, usei 2 cabos RCA Y, 1 metro, com pontas macho nas 3 extremidades (Tiaflex, Mercado Livre). Instalei tb uma caixa sob o banco com um Sub de 8 Bomber Slim em bridge. A caixa eu mesmo fiz, 35x35x8, coube certo.
O som ficou ótimo, bastante grave, mas as freqüências sub nem tanto, devido às limitações do sub e da caixa. Problema de vibração dos falantes traseiros resolvido tb.
Achei o resultado excelente. Som bom para ouvir dentro do carro.
Abs,
LFC

LFC
01/12/2022, 10:07
Trilha da Arruaça 2022 TK Angolano - YouTube (https://youtu.be/WRNB9GuBOfE)