Conectar

Ver Versão Completa : Mais um Tracker para trilhas

Páginas : [1] 2 3

LFC
30/05/2012, 22:36
Resolvi apresentar a viatura para dar conta aos interessados sobre a preparação que, embora seja prazeroso fazer, dá muito trabalho, despesa e também trás aborrecimentos. Quando o leitor for comprar um carro preparado – se é seu interesse ter um carro preparado – reflita antes de achar caro e desvalorizar os acessórios, hehehehe.
Comprei o Tracker 2007 em dezembro do ano passado, +/- 41.000 km rodados, e só consegui montá-lo agora no final de maio. Agora ele está com pouco mais de 42.000, i.e., rodei muito pouco. Os motivos vcs vão ver adiante. Meu plano era montar tudo de uma vez para evitar idas e vindas à oficina. Mas como as peças chegaram em tempos diferentes, isso atrasou muito o projeto. Não adiantaria mesmo erguer a suspensão, sem o drop kit, os para-choques e os pneus, pois uma coisa condicionava a outra (especialmente os pneus e os para-choques, por causa do espaço limitado do Tracker).
O carro tem o seguinte:
Calços de 2” na dianteira (RC4x4);
Todas as proteções inferiores (RC 4x4);
Alongamento do furo dos amortecedores dianteiros para 18mm (ficou com cambagem de +0,25, i.e., não precisei alterar nada);
Calços na barra estabilizadora, para reposicionamento das bieletas;
Calços nas balanças com 3cm para aproximação dos batentes de borracha (preferi não retirar os batentes de borracha e colocar o calço na balança mesmo, sem furar);
Molas traseiras do Opala 4cc 69-79 (ECHE 07) e calços de borracha tb do Opala na base (formato de meio carretel) e no topo (parece uma capa);
Amortecedores traseiros GBL 1024 da Suprema;
Barra Panhard com regulagem para compensar o levantamento da suspensão;
Pneus 225/75 r 16 Kumho KL 71, (Pneusfácil, muito bom o atendimento); não precisou balancear o conjunto, i.e., não pediu adição de pesos;
Rodas de ferro do Grand Vitara (pintadas em PU na cor do carro);
Espaçadores AVM 32 mm;
Espaçador de cardã em alumínio 10 mm FTS 4x4 (Taiwan, muito bom o atendimento e a qualidade da peças);
Drop Kit FTS 4x4;
Focinho de ferro do GV diesel (comprei faz mais de um ano na Suzucar, ótimo atendimento);
Rocksliders Tecnotrilha (muito atencioso e rápido na entrega);
Snorkel Tecnotrilha;
Parachoques dianteiro de traseiro de ferro (RC4x4);
Guincho Tabor 9k com cabo sintético.
Aí vão as primeiras fotos.350475350471350472350473350474

LFC
30/05/2012, 23:21
Em dezembro de 2011, antes do Natal, comprei as proteções e os espaçadores AVM na RC 4x4. Tinha para pronta entrega e não demorou nada. Na ocasião pedi os parachoques de ferro, mas a empresa informou que os soldadores entrariam em férias coletivas, de modo que só no início de 2012. Em janeiro voltei a entrar em contato com a RC 4x4 para saber também sobre molas maiores para a frente. Houve algum problema lá e isso não rolou. Depois abandonei a idéia e passei a considerar o uso da parte dianteira do kit e as molas do Opala 69-79 (ECHE 07, loja NAFIL), com os calços de borracha também do Opala. Os parachoques, só para a semana antes do carnaval. Depois de muitas idas e vindas, consegui comprar os parachoques e o kit da suspensão em 16 de fevereiro, mas a atendente da RC mandou para o meu endereço na capital do RJ, enquanto o carro estava no interior, para onde eu havia pedido – e pago – a remessa. A transportadora não ajudou muito. O resultado é que somente recebi em 07/03. No dia 20, com a parte da suspensão traseira feita, o meca me ligou para dizer que o para-choque traseiro não cabia. Nota: a transportadora arranhou o parachoque dianteiro.
Seguem as fotos. O parachoque traseiro estava totalmente fora do gabarito (tenho outras fotos que adicionarei depois). Acho que agora a RC4x4 resolveu o problema.350500350501350502350503350504350505

LFC
30/05/2012, 23:44
350509350515350512350514350511350510350516350513Ma is fotos do para-choque.

LFC
30/05/2012, 23:47
Depois de enviar, como solicitado, fotos e esclarecimentos (p. ex., me foi perguntado se o carro era batido), a RC mandou retirar os para-choques lá em casa, o que ocorreu já no dia 2 de abril. Isso o carro desmontado, sem para-choque e sem placa, parado na oficina e ocupando espaço. Depois o levei para casa, para desocupar a oficina. Só recebi o para-choque traseiro em maio e algumas peças para montagem (luz da placa, parafusos, etc) chegaram depois, dia 12 de maio (perdi vários feriados sem usar o carro). Apesar dos transtornos, a RC arcou com todas as despesas de retorno e envio de um parachoque novo.

LFC
31/05/2012, 00:06
Eu tenho um Vitara (está à venda) e ano passado aproveitei uma oferta da Suzucar e comprei um focinho do diferencial de ferro, pensava usar nele. Comprei também um retentor para quando fosse usá-lo. Esta é uma peça importante para quem quer fazer trilhas, pois o original é de alumínio, bem fraco. Como faria a substituição do focinho, também faria o rebaixamento do diferencial, muito comentado aqui no Forum, com o tal drop kit. A SOB não tinha e estava sem previsão de entrega. Decidi pesquisar e acabei comprando da FTS 4x4, de Taiwan (Products - Futaishin Enterprise Co., Ltd (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=listing&sid=133). Foi preciso abrir uma conta no PayPal, muito simples. O atendimento lá é excelente e a peça chegou no Brasil bem rápido, pouco mais de uma semana, mas foi na época do carnaval e isso atrasou. O restreamento é igual ao do SEDEX, pela página dos Correios. Passou pela receita federal, atrasando mais um pouco, mas no total retirei as peças em uns 20 dias em uma agência perto de casa. Comprei também um espaçador de cardã, de 10mm (alumínio), para compensar o afastamento causado pela suspensão levantada (tributos de 60%, mas a receita ´n~´ao tributou todas as peças, vai entender!). Pouco antes de as peças chegarem a SOB me mandou um e-mail indicando que o seu kit havia chegado, mas como já havia comprado, a SOB disse que não haveria problema e gentilmente me deixou à vontade para não comprar outro (aliás, o modelo é um pouco diferente).
350528350527350526

LFC
31/05/2012, 00:18
Procurei um guicho compatível com o carro e também com o berço do para-choque dianteiro (furação Warn). Opções Warn ou Tabor. Fiz diversas cotações (deu trabalho) e acabei comprando na SOB o Tabor 9k (bom preço do frete), pois já não havia mais o Warn para pronta entrega na data em que eu estava fazendo a encomenda. Para reduzir o peso (já que não havia encontrado as molas do GV V6 ou do Tracker Diesel), comprei também o cabo sintético e a guia própria.
350533

LFC
31/05/2012, 00:34
Suspensão traseira:
Segui a fórmula mais em uso atualmente: molas do Opala 69-79 (ECHE 07) com amortecedores da Suprema. A barra Panhard (barra transversal na suspensão traseira) foi alongada e permite regulagem (fico devendo as fotos). Isso é feito para a carroceria não ficar desalinhada (a roda de uma lado ficaria mais para fora e a do outro lado mais para dentro). A FTS 4x4 tem uma peça, aliás um modelo parecido com aquele usado pelo Andre Sousa, para reposicionar essa barra.

Suspensão dianteira
Calços da RC 4x4 e amortecedores originais. O ajuste da cambagem foi feito com o alongamento do furo superior, de 12 para 18mm, como manda o manual da RC. Ficou com + 0,25, o que é correto para este carro, não precisando de ajuste. O cáster ficou com +1 se não me engano, mas não se sente a diferença (o volante retorna normalmente nas curvas). Seguindo a dica do André Sousa, coloquei um calço de 3 cm para o batente de borracha, mas não foi instalado na “maminha de borracha”, pois o meca ficou com medo de danificá-la. Funciona do mesmo jeito (assim espero). Se bem que medindo-se os elos da mola, aparentemente o amortecedor não fecha por completo e não quebra. A barra estabilizadora recebeu calços, modelo inspirado no kit da FTS 4x4, para reposicionamento das bieletas. Espero que resolva, mas sei que as bieletas do Tracker são frágeis (mesmo com a suspensão original – no meu antigo GV quebraram e o meca fez um par usando ponteiras da direção do Chevette, mais resistentes). Ficaram bem posicionadas.3505393505343505353505363505373505383 50540350541

LFC
31/05/2012, 01:00
Olha a foto da barra alongada.
350542

LFC
31/05/2012, 01:16
Rocksliders
Comprei na Tecnotrilha. Após a instalação, os para-lamas ficaram um pouco abaulados, pois a base deles tem um ressalto em relação à caixa de ar e o rockslider empurra tudo para cima. Foi preciso cortar a lata no sentido longitudinal do carro, ali na base (não tenho fotos). O encaixe ficou perfeito e o corte fica sob a peça. O Fabiano (Tecnotrilha) talvez altere o projeto, criando um ressalto no rockslider, mas acho que a solução que encontrei foi satisfatória. As duas primeiras fotos são do resulatado final (como é difícil editar os posts!).
350546350547

LFC
31/05/2012, 01:21
Depois de comprar o carro eu não sabia que pneus comprar. Alguns amigos sugeriram manter o jogo que veio no carro (com pneus 225/75 e rodas originais de liga; aliás o carro veio com calços de borracha de 1 pol, não gostei) e tentar fazer um jogo para trilhas. O Barão Vermelho anunciou um jogo de rodas do GV, de ferro, que comprei sem hesitação, apesar de, na época, não haver decido ainda o que fazer. A pesquisa de pneus foi longa. Estudei muito as medidas, pois o Tracker não oferece muito espaço. Eu tinha que ver o carro levantado para medir. Quase comprei um jogo de recapados VJ 900, mas pneu recapado você nunca tem a certeza do tamanho final e tem o problema do ronco. Como queria algo para lama (não queria AT, senão compraria o General AT2, bom preço na GBG por exemplo), mas também para viajar, a opção seria o BF KM2 (muito duráveis), mas os gomos são muito juntos (na minha opinião). O 235/70 é ligeiramente menor e mais largo. Acabei optando pelo Kumho KL 71, 225/75, que ficou no limite para pegar na ponta do rockslider. O pneu é bem silencioso no asfalto e parece eficiente na lama (se não for nada muito radical). Não sei sobre a durabilidade, mas li bons relatos sobre ele aqui mesmo no Forum, depois de muita pesquisa. As rodas o meu meca sugeriu pintar na cor do carro. Ficou melhor do que eu pensei (tinta PU com verniz, igual ao snorkel).
350548350549

LFC
31/05/2012, 01:44
Snokel. Comprei também na Tecnotrilha. O acabamento não é lá essas coisas, mas como mandei pintar na cor do carro, ficou legal. E o preço é bom. Eu achei importante colocar o snorkel porque a retirada do para-choque original expõe muito a tomada de ar. Verdade que o Tracker tem um sistema bastante seguro e também a caixa do filtro de ar aceita receber uma boa quantidade de água (se não estou errado, 4 litros), possuindo um dreno eficiente. Se o carro afundar até a altura da caixa do filtro o carro já estará boiando. O problema seria em uma descida de cabeceira de rio, onde a frente avança em direção do fundo. O snorkel ficou muito bem alinhado ao carro. Gostei da entrada de ar, que tem uma tela, melhor que o OZG que tenho no Vitara.

350550

LFC
31/05/2012, 02:04
Espero que o relato ajude. Se alguém, quiser esclarecimentos, avise. Vou sair de férias na semana que vem e não devo acessar o Forum com regularidade.
Agora falta a capa do step com o apelido do carro, Angolano, dado pelo meu amigo Parafina (me incentivou muito em relação às modificações, para desespero do supre-hiper atarefado mecânico). Depois posto outras fotos e impressões sobre o carro, pois andei muito pouco até agora. Vale a ressalva de que efetuar as alterações no veículo constitui uma escolha do dono. Não recomendo ou desaprovo. Cada um decida o que quer fazer e assuma a responsabilidade, especialmente em relação à segurança.
Abs,
LFC

Fil-JM-SC
31/05/2012, 02:08
LFC, PARABÉNS pela viatura, ficou ainda mais linda!!!
vc n preparou ela para trilhas pesadas? então por que a lama? só na diferença do pneu?
quanto ficou os ângulos de ataque e saída?
se acredita que o TK consiga acompanhar uma trilha realmente pesada? ainda tenho duvidas em modificar minha viatura(deixando ela p expedições e T.pesadas que é o mais comum aqui na área) ou comprar um jeep que chegue o mais próximo possível do Tk, rsrss!
o air-bag funciona? modificado assim?

valeu abrç
e mais uma vez parabéns!!!
ficou muito legal!

LFC
31/05/2012, 02:34
Trilha pesada? Bem, as trilhas que faço, com o pessoal de Valença (RJ), são médias, acho que posso acompamhá-los tranquilamente. Os pisos aqui tem uma característica interessante: a lama, em geral, não é tão funda e abaixo o piso abaixo é firme, derrapam muito; acho que os pneus vão dar conta do recado. Se complicar, tenho o guincho. No Vitara, que tem uma distância livre do solo quase igual, acompanho a turma normalmente. Trilha pesada, tipo Pinheirinho (SP) não é o meu objetivo. Acho que preparei um carro intermediário, compreende? Sobre os ângulos, melhoraram muito em relação ao original. Eu já li relatos de Trackers andando em trilhas como Serra de Bocaina, não são fáceis; bem, vamos ver. Sobre os air bags, acho que não há problemas, pode ser que um eventual impacto altere a reação do sistema, mas não estou pensando em bater de frente, hehehehe.
Abs,
LFC

lj.mota
31/05/2012, 07:15
LFC, Parabens Ficou linda sua tracker,a minha estava batendo os pneus na carroceria,ai descobri a Alternativa aqui em SP,o Leandro me colocou o lft 2,vendo suas fotos acho que agora descobri pq em menos de 6 meses tive que trocar as bieletas 3 vezes,acho que esse calço da barra equilibra o esforço,sera que esse seu mecanico nao faz mais um par de bieletas como a sua?
Lamento nao ter conhecido este forum antes.....

Elisson
31/05/2012, 09:21
Quanto tu pagou nessas rodas de ferro e onde tu axou?!!!

Ahhh...já ia esquecendo, tá show seu tracker!!!!

LFC
31/05/2012, 11:26
LFC, Parabens Ficou linda sua tracker,a minha estava batendo os pneus na carroceria,ai descobri a Alternativa aqui em SP,o Leandro me colocou o lft 2,vendo suas fotos acho que agora descobri pq em menos de 6 meses tive que trocar as bieletas 3 vezes,acho que esse calço da barra equilibra o esforço,sera que esse seu mecanico nao faz mais um par de bieletas como a sua?
Lamento nao ter conhecido este forum antes.....
O calço na barra serve para baixá-la e chegá-la um pouco para a frente, quando o carro tem a suspensão levantada. Vou perguntar ao mecânico se ele guardou o gabarito e ver como ele fez as bieletas mais fortes.
Abs,
LFC

LFC
31/05/2012, 11:32
Quanto tu pagou nessas rodas de ferro e onde tu axou?!!!

Ahhh...já ia esquecendo, tá show seu tracker!!!!

Acredite: paguei R$ 320 nas 4, até perguntei ao vendedor se era isso mesmo. Ele estava limpando a garagem,pois ia sair do RJ e anunciou aqui no Forum. Mandei pintar depois.
Tem na Suzucar, mas o preço é R$ 300 cada (informação do Edvaldo em email esta semana).
Valeu pelo elogio. Espero que o carro também tenha ficado eficiente.
Abs,
LFC

aleilario
31/05/2012, 14:30
Muito legal, depois vou ler com calma e tirar algumas idéias para o meu GV !!!

Elver
31/05/2012, 18:30
LFC, Parabéns pelo carro, ficou show!!

Para quem quer ver o que o Tracker é capaz de fazer, dê uma visitada no meu canal do you tube, se ordenar por data os videos vai ver onde eu começei (a config beeem parecida com a do LFC) e até onde eu cheguei (pneus 31.5" recapados, XCrawl 3.2, bloqueio e só trilha pesada).

Eddiehck - YouTube (http://www.youtube.com/eddiehck)

[]`s

Elver

LFC, PARABÉNS pela viatura, ficou ainda mais linda!!!
vc n preparou ela para trilhas pesadas? então por que a lama? só na diferença do pneu?
quanto ficou os ângulos de ataque e saída?
se acredita que o TK consiga acompanhar uma trilha realmente pesada? ainda tenho duvidas em modificar minha viatura(deixando ela p expedições e T.pesadas que é o mais comum aqui na área) ou comprar um jeep que chegue o mais próximo possível do Tk, rsrss!
o air-bag funciona? modificado assim?

valeu abrç
e mais uma vez parabéns!!!
ficou muito legal!

LFC
31/05/2012, 20:53
Olá Elver, grato pelo elogio.
Acho que vi todos os seus vídeos, inclusive aquele de Castelhanos/pneus AT. Suas dicas foram super importantes, especialmente aquela em que vc falou para eu experimentar o carro com essa configuração mais básica antes de partir para o lift 2+2. Do jeito que o carro ficou e para o uso que darei a ele, acho que não seria mesmo bom radicalizar logo. Até a patrôa gostou, pois o carro ficou muito confortável, mais até do que quando o comprei. De fato, o carro pulava muito e a estabilidade não era boa, mas no pouco que já andei deu para perceber que está bem firme.
Abs,
LFC

LFC
31/05/2012, 21:53
Acho que o para-choque traseiro deve, por justiça, ter um destaque aqui nete tópico. Como disse, apesar dos problemas iniciais, foi trocado sem cobranças adicionais e ficou perfeito. Acho que minhas críticas foram construtivas. Segue foto.
Abs,
LFC
350634

mas.marco
01/06/2012, 10:08
LFC, parabens pelo projeto e pela paciencia em divulgar cada detalhe.

Abs,

Elver
01/06/2012, 12:08
Exatamente, tudo depende do que vc pretente fazer com o carro e até onde vc quer ir. O carro do jeito que estava o meu era para TRILHA de verdade, ficar usando ele todo dia como único carro não era viável, ele tinha virado um jipe de trilha, tanto que eu tinha outro carro para rodar no dia a dia.

A config que você está usando deixa o Tracker como um verdadeiro "Todo Terreno". Pois da para encarar trilhas leves e médias sem mto problema (qqr coisa vc usa o guincho!) e ainda fica confortável para fazer uma expedição.

[]`s

Olá Elver, grato pelo elogio.
Acho que vi todos os seus vídeos, inclusive aquele de Castelhanos/pneus AT. Suas dicas foram super importantes, especialmente aquela em que vc falou para eu experimentar o carro com essa configuração mais básica antes de partir para o lift 2+2. Do jeito que o carro ficou e para o uso que darei a ele, acho que não seria mesmo bom radicalizar logo. Até a patrôa gostou, pois o carro ficou muito confortável, mais até do que quando o comprei. De fato, o carro pulava muito e a estabilidade não era boa, mas no pouco que já andei deu para perceber que está bem firme.
Abs,
LFC

Fil-JM-SC
01/06/2012, 13:09
valeu, e que Deus sempre proteja a todos.
abrç

Lauro Michel
01/06/2012, 15:55
Parabéns LFC, ficou lindassa!!!
Saberia me dizer o quanto ela aumentou de peso?

LFC
01/06/2012, 16:11
Pergunta muito difícil. Em relação aos para-choques, a diferença não deve ter sido assim tão grande, pois o original tem uma estrutura de ferro cujo peso não é desprezível. Não achei os para-choques muito pesados. O guincho deve ter ficado com uns 28 kg (estou chutando) por causa do cabo sintético. O que pesa bem é o conjunto de proteções (peitos de aço e do tanque) e, comparativamente, o focinho do diferencial, de ferro em relação ao de alumínio. As rodas não têm muita diferença. Andando com o carro (eu, minha mulher, 2 malas, 1 cadela Labrador, e um monte de outras coisas) não senti a mínima diferença.
Abs,
LFC

Lauro Michel
02/06/2012, 13:18
O que pesa bem é o conjunto de proteções (peitos de aço e do tanque) e, comparativamente, o focinho do diferencial, de ferro em relação ao de alumínio. Me despertou outra pergunta: comprei minha Tracker há um mês atrás e ela já veio com protetor de carter e protetor de tanque, a pergunta é a seguinte: Todas as Tracker já vem de fábrica com protetores de carter e de tanque? Ou será que foi adicionada depois pelo proprietário anterior? (sou o segundo dono)

Quanto ao peso da tua Tracker eu chutaria que deve ter aumentado de uns 80 a 100 kg, acho, calculando mais ou menos assim por cima.

Elver
03/06/2012, 03:07
Vc tem os protetores originais que podem vir, os da minha vieram (tanto do carter quanto do tanque). E eles são pretos.

As proteções mais comuns "não originais" são as da RC 4x4, que elas são pratas (sem pintura) e, sem dúvidas, bem mais resistentes.

Me despertou outra pergunta: comprei minha Tracker há um mês atrás e ela já veio com protetor de carter e protetor de tanque, a pergunta é a seguinte: Todas as Tracker já vem de fábrica com protetores de carter e de tanque? Ou será que foi adicionada depois pelo proprietário anterior? (sou o segundo dono)

Quanto ao peso da tua Tracker eu chutaria que deve ter aumentado de uns 80 a 100 kg, acho, calculando mais ou menos assim por cima.

CRISIVAN
03/06/2012, 21:02
LFC, vc divulgaria o orçamento total dessa tranformãção? Tenho um samurai e estou à procura de um GV ou uma TK. Gostaria de, ao menos, levantar o carro e por um pc de ferro com um guincho. Pra mim estaria de bom tamanho.

Varela
04/06/2012, 11:05
Tá linda a viatura, parabéns!!!

LFC
04/06/2012, 12:35
Me despertou outra pergunta: comprei minha Tracker há um mês atrás e ela já veio com protetor de carter e protetor de tanque, a pergunta é a seguinte: Todas as Tracker já vem de fábrica com protetores de carter e de tanque? Ou será que foi adicionada depois pelo proprietário anterior? (sou o segundo dono)

Do cárter eu não sei, mas há um protetor sob o tanque que, no entanto, amassa com muita facilidade, não presta. Há algumas empresas que comercializam, como a Newtrack e RC 4x4.
O peso não sei se aumentou tanto não, mas como disse, não notei deferença.
Abs,
LFC

LFC
04/06/2012, 12:38
LFC, vc divulgaria o orçamento total dessa tranformãção? Tenho um samurai e estou à procura de um GV ou uma TK. Gostaria de, ao menos, levantar o carro e por um pc de ferro com um guincho. Pra mim estaria de bom tamanho.
Ainda não fiz a conta enm o mecânico fechou a minha nota, mas talvez uns R$ 10 mil.
O parachoque dianteiro, mais guincho, mais o levantamento da suspensão vai ter custar entre 4 e 5 mil, mais a m.o. E vc não pode esquecer das proteções inferiores.
Abs,
LF

LFC
04/06/2012, 12:40
Tá linda a viatura, parabéns!!!
Obrigado Varela. Aí em BSB tem um monte de TKs e o Clube do Tracker é bem movimentado também na região.
Abs,
LFC

LFC
04/06/2012, 12:49
Seguem. Vejam bem: ainda não sei como isso vai se portar no futuro, apenas sei que as bieletas ficaram bem posicionadas.
Abs,
LFC351283351282351281351284351285351286

LFC
04/06/2012, 14:10
Fica bacana, mas eu acho que algumas coisas precisam ser comentadas.
Se vc pretende instalar um guincho, é bom rever os pontos de fixação. Meu mecânico e também o de um colega do Clube do Tracker entenderam que deveriam fazer reforços (mais pontos de fixação no chassis).
Outra coisa importante é fazer uma proteção para o motor que engata a tração, pois fica muito exposto. Eu ainda envolvi a fiação com uma borracha (não tenho foto disso). Quem decidir instalar a peça deve saber que a região dos discos e os locais onde ficam os sensores do ABS tb ficam um pouco desprotegidas.
Seguem as fotos.
Abs,
LFC
351293351294351291351292

Elver
04/06/2012, 17:25
LFC, apenas complementando, minha preparação nesses dois pontos foram um pouco diferentes:

1. Eu removi a barra estabilizadora. Você vai ver que quando você começar a andar com o carro e fazer a suspensão trabalhar no limite as bieletas são as primeiras a irem para o ralo. Ai você vai acabar tirando a barra estabilizadora também :)

2. Meu mecanico removeu esse motor de acionamento do 4x4 e fez o acionamento dele totalmente mecanico (não tenho a menor ideia de como ele fez isso), só sei que depois disso eu não tive mais que me preocupar com esse compressor ficando exposto e se entupindo de lama toda trilha.

[]`s

Andre Sousa
04/06/2012, 21:59
Graaaaaande LFC,

Bem agressivo ficou o Tracker. O ajuste da suspensso ficou bem completo. Realmente nas trilhas o melhor eh siimplesmente nao usar a barra estabilizadora - voce ganha muito no curso da dianteira. Os pneu ficaram bem agressivos. Vale a pena comprar um igual pro estepe - ele cabe perfeitamente.

Parebens cara.

LFC
05/06/2012, 11:08
Eu realmente suspeito que as bieletas e a barra vão acabar saindo do meu carro também (as bieletas na configuração original já não são lá essas coisas), mas vou fazer a experiência, pois ainda não vi ninguém usando esse calço que rebaixa a barra para ver como vai se comportar.
Eu já li a respeito da retirada do acionamento da 4x4, para deixá-lo manual, o Nagata fez isso. Pode ser que acabe fazendo também. Achei que deveria fazer os alertas assim que vi os problemas, pois nunca havia lido a respeito e quando se compra o para-choque vc não recebe esse tipo de informação. Aliás, informações em geral sobre esse tipo de detalhe, com vários outros equipamentos também, as pessoas só tem mesmo se acessarem o forum.
André, por enquanto, passei o pneu que veio no carro - BFAT 225/75 - para o estepe e vou usar uma capa, pois não tenho uma quinta roda de ferro. Obrigado pelas dicas e elogios.
Abs,
LFC

LFC
05/06/2012, 11:25
Eu ainda tenho um detalhe que acho merecedor de destaque por aqui. Com o para-choque da RC a proteção interna da caixa de roda fica com uma aba sobrando na dianteira. Retirando a proteção, a parte interna do para-lama fica muito desprotegida, especialmente a tomada de ar/snorkel. Uma solução é dobrar essa aba para a frente e prendê-la com braçadeiras de plástico (também conhecido como "engasga gato" :-D). Fiz isso, mas aí o pneu passou a raspar na beirada da proteção (por meio centímetro), vai merecer um ajuste (= facão nele!) ou uma nova proteção de borracha colocada por dentro (talvez faça isso no futuro). O pneu pega não por ser muito grande, mas pelo fato de eu estar usando alargadores nas rodas e não usar calços na carroceria. Seguem as fotos.
Abs,
LFC
351419351418351417351416

Elver
05/06/2012, 23:45
A minha eu cortei mesmo. Andar sem essa proteção é pedir para as pedras arrebentarem sua lataria por dentro...

Com relação a parte que fica perto da porta (segunda foto) a solução é rebater a lataria, a minha eu devo ter rebatido quase 1" (ou 2,5 cm) para não raspar em absolutamente em nada com os 255/70 recapados.

Com os 225/75 precisa de espaçador? Só uma questão filosófica.

LFC
06/06/2012, 11:02
Necessariamente não precisa de espaçador. Se não usar, pega pouco na longarina. Mas o ganho em estabilidade é sensível. Além disso, afasta um pouco o carro dos barrancos e, porque não dizer, tem um ganho estético considerável.
Abs,
LFC

Maurício Vitara
06/06/2012, 16:02
LFC

Parabéns pelo Tracker, ficou muito bacana!!!

Só para contribuir, estou utilizando os mesmos pneus e ando sem a bendita barra estabilizadora.

Sinceramente, não vai sentir diferença nenhuma, retira logo rs. Sobre os pneus, excelente custo benefício!

Abs

mjps
08/06/2012, 12:57
Boa tarde a todos,

Primeiramente parabéns pelo tópico.

Mais um Tracker nas trilhas, acabo de sair de uma Pajero IO preparada e vou começar a preparar o Tracker, mas surgiram algumas dúvidas:
Colocando o calço de 2 pol. é necessário mesmo o alongador na barra traseira?
O plástico que protege a caixa de ar tem que ser cortado na parte que liga ao plastico do para-lama dianteiro? Não seria melhor retirar logo tudo?
Colocando Guincho deve se mudar as molas dianteiras?
Qual proteção inferior é a mais recomendada por vocês no quesito custo benefício?
A medida de pneus maior é mesmo a 235/70 r16, sem raspar?

Desculpem a enxurrada de perguntas.

Abs
Marcio Soares

LFC
12/06/2012, 11:16
Boa tarde a todos,

Primeiramente parabéns pelo tópico.

Mais um Tracker nas trilhas, acabo de sair de uma Pajero IO preparada e vou começar a preparar o Tracker, mas surgiram algumas dúvidas:
Colocando o calço de 2 pol. é necessário mesmo o alongador na barra traseira?
O plástico que protege a caixa de ar tem que ser cortado na parte que liga ao plastico do para-lama dianteiro? Não seria melhor retirar logo tudo?
Colocando Guincho deve se mudar as molas dianteiras?
Qual proteção inferior é a mais recomendada por vocês no quesito custo benefício?
A medida de pneus maior é mesmo a 235/70 r16, sem raspar?

Desculpem a enxurrada de perguntas.

Abs
Marcio Soares

Precisa alongar a barra o colocar um calço (veja em www.fts4x4.com.br).
Não sei dizer se corta o plástico. No meu caso, como coloquei a barra de proteção dacx de ar, tive sim que cortar aquela parte final do plástico, que fica no pé do pára-lama.
Não troquei, ao menos por enquanto, as molas dianteiras.
Proteção inferior eu uso da RC 4x4, mas tem Tecnotrilha, Newtrack e outras.
O pneu 235/70 r 16 não deve raspar. Pode raspar apenas nas longarinas (chassis), quando se vira o volante todo para os lados.
Abs,
LF

LFC
12/06/2012, 11:17
LFC

Parabéns pelo Tracker, ficou muito bacana!!!

Só para contribuir, estou utilizando os mesmos pneus e ando sem a bendita barra estabilizadora.

Sinceramente, não vai sentir diferença nenhuma, retira logo rs. Sobre os pneus, excelente custo benefício!

Abs

Vlw.
Pode ser que acabe retirando a barra sim.
Abs,
LFC

gtavalanche
12/06/2012, 15:46
LFC,

Parabéns pela viatura, aproveito para tivar umas dúvidas:

Os espaçadores de roda AVM são nas 4 rodas? Encontrei no ML por 250 duas peças, ou seja 500 para as 4 rodas, é este mesmo o preço?

Sobre o os espaçadores de cardâ e barra panhard, o lift de 2" na suspensão sem o uso destes o que pode ocasionar? Principalmente com o uso de molas de opala que dão uma altura ainda maior na trazeira conforme a foto que compara a mola original com calço e a mola de opala 4 cilindros.353036

Abraço

GT.

LFC
13/06/2012, 08:29
LFC,

Parabéns pela viatura, aproveito para tivar umas dúvidas:

Os espaçadores de roda AVM são nas 4 rodas? Encontrei no ML por 250 duas peças, ou seja 500 para as 4 rodas, é este mesmo o preço?

Sobre o os espaçadores de cardâ e barra panhard, o lift de 2" na suspensão sem o uso destes o que pode ocasionar? Principalmente com o uso de molas de opala que dão uma altura ainda maior na trazeira conforme a foto que compara a mola original com calço e a mola de opala 4 cilindros.353036

Abraço

GT.

Paguei R$ 320 no jogo dos espaçadores. Tem na SOB, Tecnotrilha. GARRA, RC e outras lojas.
O espaçador do cardã eu já li que não seria obrigatório, mas fica mais seguro e não fica só a ponta do estriado na coroa (acho que é isso). O da barra é para a carroceria não ficar desalinhada com as rodas apenas.
Abs

Rotta 57
13/06/2012, 21:34
Olá Pessoal, Desculpe postar esse assunto neste tópico, mas é que os demais Fóruns estão quase sem nenhum acesso.
Estou precisando trocar urgentemente os Pneus do meu Tracker. Até seria uma oportunidade de fazer um LIFT de suspensão de 2”, porque apesar de usar o veiculo no dia/dia e viagens longas, gosto de andar pela natureza e já percebi que o caro é um pouco baixo.
Li centenas de postagens quase o dia inteiro sobre fazer o LIFT suspensão 2”, mas confesso que fiquei em duvida para encontrar um mecânico apto aqui em Goiás.
Alternativa seria não fazer o LIFT e simplesmente colocar pneus 225/70/16, BFAT porque se não estou enganado li também que colocando esse pneu mesmo SEM erguer o Track, não raspa nada, nem nas curvas ou na traseira mesmo se transportando bastante peso. Estou certo?
Abraço
Elemar Rotta

aleilario
14/06/2012, 08:12
Elemar, acho que colocando estes pneus sem o lift ele raspa atrás quando esta com peso sim !!!

Um primo tinha colocado na tracker pneus semelhantes aos BF AT, porém agora fiquei na duvida se eram 225 ou 235, no caso dele raspava quando o carro estava com muito peso atras !

gtavalanche
14/06/2012, 13:26
Elemar, acho que colocando estes pneus sem o lift ele raspa atrás quando esta com peso sim !!!

Um primo tinha colocado na tracker pneus semelhantes aos BF AT, porém agora fiquei na duvida se eram 225 ou 235, no caso dele raspava quando o carro estava com muito peso atras !

A primeira coisa que fiz no meu tracker foi colocar bf at 235/70 sem mexer em nada, o carro ficou péssimo ainda mais por ter feito uma gambiarra com tecnyl para não bater os pneus na lata diminuindo o curso da suspensão. Depois de algumas semanas levantei o carro trocando os 4 amortecedores e as molas trazeiras ficou outro carro, muito, mais muito superior ao original como se tivesse trocado de carro.

aleilario
14/06/2012, 14:06
Realmente Gtavalanche, no meu GV tenho os 235 e estão ótimos, só que estou com lift de 2". Os dianteiros pegam no chassi apenas se esterçar todo o volante, mas fora isto ficou excelente !

Rotta 57
14/06/2012, 17:54
aleilario e gtavalanche, obrigado pelas informações. Descobri um tópico na 4x4Brasil sobre pneus - Qual Pneu Para Tracker Sem Modificação No Veículo - com 25 páginas e o aleilario tem razão, se colocar peso na tracker, o pneu 225/70/16, vai raspar em algumas circunstâncias, principalmente em depressões. Abraço. Elemar

DinoSaulo
23/06/2012, 15:45
Realmente Gtavalanche, no meu GV tenho os 235 e estão ótimos, só que estou com lift de 2". Os dianteiros pegam no chassi apenas se esterçar todo o volante, mas fora isto ficou excelente !

Aleilario,

Conseguiu resolver o problema das HOMOCINÉTICAS?

aleilario
24/06/2012, 14:48
Dino, eu comprei a homocinética pelo ebay, paguei 59 dolares na peça e 100 dolares de frete, porém a mesma não chega, já fazem quase 3 meses e nada da alfândega liberar. Ai conversei com o vendedor la nos EUA e ele me devolveu o dinheiro.

Agora estou tentando importar de outra maneira com a ajuda de um amigo, vai ser uma importação oficial, pagando todos os impostos devidos e com frete prioritário. A peça deve chegar em uns 10 dias, vamos ver se vai dar certo e quanto vai ficar a brincadeira, mas acredito que vai ficar bem mais barato que os quase mil reais que estão cobrando aqui no Brasil pela peça usada !

LFC
25/06/2012, 15:16
Passei uns dias fora e fiz alguns passeios no Tracker. O meio elogio vai para o conforto, muito melhor do que o do meu Vitara 3 portas. O carro é muito eficiente no barro, mas vou ter que fazer um ajuste no peito de aço, pois ficou baixo. Se o tivesse colocado na posição original, teria ficado muito reto e, como já falou uma vez o Elver, parecendo uma escavadeira (ou patrol). Pedi ao meca para dobrar um pouco a chapa, do meio para a frente, para melhorar isso. Quando estiver pronto, posto fotos.
Seguem fotos depois de um bom passeio.
Abs,
LFC
355426355425355424355427

Elver
25/06/2012, 16:09
Esse modelo novo de proteçào da RC4x4 não precisa dobrar, ela vem com o furo dianteiro da proteção regulável, então dá para você prender ela mais pra cima. A que eu tive que entortar era a versão antiga que, depois do BL e a troca do parachoque, deixou o carro parecendo realmente uma patrol, hehe

Seguem as fotos do "antes" e do "depois" de ter entortado a proteção.

Outra dica que eu dou é colocar uma borracha (pode ser câmera de caminhão mesmo) na proteçào do meio, bem na altura da barra que liga a estrutura do chassi ... Cedo ou tarde a proteção vai começar a "pegar" nessa barra e fazer um barulho que vai te deixar louco tentando descobrir de onde vem, hehee

355432355433

BRUNO SOUZA GV
25/06/2012, 16:58
cara vc ñ consegue mandar umas fotos mais nitidas do diferencial(suporte novo) q estou querendo fazer no meu gv

LFC
25/06/2012, 17:26
Esse modelo novo de proteçào da RC4x4 não precisa dobrar, ela vem com o furo dianteiro da proteção regulável, então dá para você prender ela mais pra cima. A que eu tive que entortar era a versão antiga que, depois do BL e a troca do parachoque, deixou o carro parecendo realmente uma patrol, hehe

Seguem as fotos do "antes" e do "depois" de ter entortado a proteção.

Outra dica que eu dou é colocar uma borracha (pode ser câmera de caminhão mesmo) na proteçào do meio, bem na altura da barra que liga a estrutura do chassi ... Cedo ou tarde a proteção vai começar a "pegar" nessa barra e fazer um barulho que vai te deixar louco tentando descobrir de onde vem, hehee

355432355433

Vou ver isso, mas é que eu rebaixei o diferencial tb, daí que se subir a parte da frente a parte do meio sobe junto e pega, compreende?
Abs,
LFC

LFC
25/06/2012, 17:29
cara vc ñ consegue mandar umas fotos mais nitidas do diferencial(suporte novo) q estou querendo fazer no meu gv

Olhe as fotos das peças (as instaladas, pq as outras são do Vitara) clicando aqui:
Products - Futaishin Enterprise Co., Ltd (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=81)
Eu comprei na FTS.
Abs,
LFC

Elver
25/06/2012, 21:35
Entendi, o meu eu não rebaixei.

Vou ver isso, mas é que eu rebaixei o diferencial tb, daí que se subir a parte da frente a parte do meio sobe junto e pega, compreende?
Abs,
LFC

DinoSaulo
27/06/2012, 23:43
Dino, eu comprei a homocinética pelo ebay, paguei 59 dolares na peça e 100 dolares de frete, porém a mesma não chega, já fazem quase 3 meses e nada da alfândega liberar. Ai conversei com o vendedor la nos EUA e ele me devolveu o dinheiro.

Agora estou tentando importar de outra maneira com a ajuda de um amigo, vai ser uma importação oficial, pagando todos os impostos devidos e com frete prioritário. A peça deve chegar em uns 10 dias, vamos ver se vai dar certo e quanto vai ficar a brincadeira, mas acredito que vai ficar bem mais barato que os quase mil reais que estão cobrando aqui no Brasil pela peça usada !

Aleilario,

O seu tem lift tb, correto?

Eu mandei recondicionar as minhas, gastei mais de R$300,00 e não adiantou nada. Continuou a mesma estraladeira. O jeito foi comprar as 2 novas. Peguei na Suzucar mesmo por R$380,00 e ja estão comigo.

Cuidado com as importações. Eu tb pesquisei no exterior e no final das contas dava quase o mesmo preço do que comprar aqui. Desisti pelo risco de não chegar ou chegar com defeito e não ter garantia.

Agora só faltam as bieletas que estão fazendo um rangido infernal. Vou avaliar a possibilidade de remover a barra estabilizadora.

Acho que esse FDS vou trocar tudo isso.

Abraço

aleilario
28/06/2012, 07:56
Dino, eu optei por importar pois na Suzukar eles me disseram que só tinham usada e só vendiam o conjunto (interna+externa) pela bagatela de R$ 980,00 !!!

Vou até ligar lá de novo e falar com o Edvaldo, pois estou na captura da homocinética desde Março !!!

Quanto a barra estabilizadora, tire ela e seja feliz !!! Eu tbm fiquei com receio de tirar a minha, mas um mecânico aqui de SP consagrado em suzuki garantiu que eu poderia tirar sem maiores problemas, tanto que a minha já faz quase 1 ano que esta guardada aqui na empresa !!!!

Ahh, tenho lift de 2" sim !!

mas.marco
28/06/2012, 09:39
Só lembrando que é a barra estabilizadora que 'segura' as rodas no lugar devido, no caso de um pequenino desastre....

Concordo que as buchas e bieletas fazem um barulho INFERNAL de deixar qualquer BUDA cuspindo fogo MAS....

Elver
28/06/2012, 11:35
Partindo do princípio que estamos falando de um JIPE e não de um super-esportivo, não tem problema tirar a barra estabilizadora. Quem conheceu meu Tracker viu a altura que ele estava e o nível de preparaçào que ele tinha. Andei sem a barra estabilizadora por mais de dois anos, fazendo tanto trilha quanto expedição, pegando MUITA estrada e serras cheias de curvas...

Se você se conscientiza que JIPE não é um carro para andar acima de 110km/h, não tem problema. Agora, se você quer um jipe para andar a 140-150 ... desculpe mas, você escolheu o carro errado.

Só lembrando que é a barra estabilizadora que 'segura' as rodas no lugar devido, no caso de um pequenino desastre....

Concordo que as buchas e bieletas fazem um barulho INFERNAL de deixar qualquer BUDA cuspindo fogo MAS....

LFC
28/06/2012, 13:02
Partindo do princípio que estamos falando de um JIPE e não de um super-esportivo, não tem problema tirar a barra estabilizadora. Quem conheceu meu Tracker viu a altura que ele estava e o nível de preparaçào que ele tinha. Andei sem a barra estabilizadora por mais de dois anos, fazendo tanto trilha quanto expedição, pegando MUITA estrada e serras cheias de curvas...

Se você se conscientiza que JIPE não é um carro para andar acima de 110km/h, não tem problema. Agora, se você quer um jipe para andar a 140-150 ... desculpe mas, você escolheu o carro errado.

Curiosidade: e nas inclinações laterais e erosões? Vc notou alguma alteração negativa? Sei que o carro melhorou sob o ponto de vista da articulação do eixo, mas não desequilibrou não?
A propósito do uso em estradas, o pneu Armadilo era muito barulhento?
Desde já agradeço pela sua atenção nas respostas.
Abs,
LF

Elver
28/06/2012, 17:56
Cara, nas inclinações laterais eu não senti diferença, claro que não é para abusar, afinal o Tracker é um carro "fino" comparado a um Wrangler ou um Troller (que são extremamente largos). Então se vc meter o carro em qualquer inclinação lateral acima de 30 graus está correndo risco.

Para andar na estrada com o carro (100km/h média) era de boa, o Armadillo é tão barulhento quanto um MUD convencional, da para fazer o balanceamento dele em lojas que fazem para caminhão (por conta dos pesos maiores) e fica 100%.

Mas assim, é você andar no limite da velocidade de um carro preparado que não tem erro...antes de preparar dava para andar a 130-140 com o Tracker e sentir ele firme, depois só na faixa dos 100-110 máximo mais por conta dos pneus do que por falta de firmeza do carro. Algumas vezes eu me distraía e estava a 140km/h no GPS em uma reta, mas 99% do tempo eu estava na faixa de 100km/h.

A maneira de dirigir tem que mudar, você tem que prestar mais atenção, não abusar das ginadas rápidas no volante em alta velocidade, por exemplo. Lembra que eu estou falando do meu Tracker, na configuração que ele tinha: 2"+2" e com pneus 31 recapados.

PS: Sinto uma falta animal dos meus Armadillos! Eu trocaria fácil meus 32" BF MUD pelos Armadillos 31" se pudesse, hahahah. Na estrada eles são compatíveis, mas na trilha ... não tem comparação.

Curiosidade: e nas inclinações laterais e erosões? Vc notou alguma alteração negativa? Sei que o carro melhorou sob o ponto de vista da articulação do eixo, mas não desequilibrou não?
A propósito do uso em estradas, o pneu Armadilo era muito barulhento?
Desde já agradeço pela sua atenção nas respostas.
Abs,
LF

Octavio
29/06/2012, 10:15
Aleilario / ELver,

Deixem-me aproveitar esse tópico e fazer uma pergunta : esse barulho das bieletas que vcs. comentaram é um ruído ( tum-tum)quando passa por algum buraco ou degrau na pista ? Meu carro está com esse barulho e pensei primeiramente que fosse o estribo solto , depois olhei os suportes do capô que já reportaram fazer esse barulho, mas minha dúvida é se podem ser as bieletas, pois fui fazer alinhamento e pedi para dar uma geral na suspensão e não tinha nada com folga, o que poderá ser?

Abs!!

aleilario
29/06/2012, 10:43
Bom, no meu caso quando as bieletas foram pro saco o barulho era animal, não era um tum tum não, parecia que a frente ia cair heheh......

Elver
29/06/2012, 11:28
Exatamente, quando a bieleta vai pro ralo o barulho é infernal, fica um som de metal batendo no metal.

Seja mais específico no "barulho", tipo ele faz só 2 tum tum e depois para? só quando pega alguma irregularidade na pista?

Tente sacudir o carro parado para ver se consegue reproduzir o barulho e depois ir à caça.

Bom, no meu caso quando as bieletas foram pro saco o barulho era animal, não era um tum tum não, parecia que a frente ia cair heheh......

mas.marco
29/06/2012, 11:36
Elver.

Seja menos agressivo. Estamos aqui pra somar e gerar novas percepções, fazendo com que as experiências se multipliquem.

Dizer pra mim que "se você quer um jipe para andar a 140-150 ... desculpe mas, você escolheu o carro errado. " e logo depois falar que andava a 130-140km/h é no mínimo incoerente. Além disso, fica o exemplo muito bem colocado do amigo LFC sobre as inclinações.

Cada um faz o que quiser com seu carro, ciente ou não dos riscos. Não concordo nem discordo de tirar ou de quem tira a barra estabilizadora.

mas.marco
29/06/2012, 11:38
Aleilario / ELver,

Deixem-me aproveitar esse tópico e fazer uma pergunta : esse barulho das bieletas que vcs. comentaram é um ruído ( tum-tum)quando passa por algum buraco ou degrau na pista ? Meu carro está com esse barulho e pensei primeiramente que fosse o estribo solto , depois olhei os suportes do capô que já reportaram fazer esse barulho, mas minha dúvida é se podem ser as bieletas, pois fui fazer alinhamento e pedi para dar uma geral na suspensão e não tinha nada com folga, o que poderá ser?

Abs!!

Octávio, pode ir direto nas buchas da barra estabilizadora. Como seu carro são 4 portas, fica a dica de utilizar as buchas do CORSA PICKUP 95. Custa R$ 11,00.

É um barulho seco que parece vir de baixo (lateralmente). Parece que o carro vai desmontar de tão seco e alto.

Elver
29/06/2012, 14:11
Eu não fui agressivo, se você quer um carro para andar a 140km/h não compre um jipe, isso é meio óbivio, não acha?

E eu não falei que andava a 140-150, você realmente leu, prestou atenção e, principalmente, entendeu o que eu escrevi?

Eu falei que com o Tracker original DAVA para andar a 130-140 e sentir o carro firme na mão, isso não significa que eu andava assim, vez ou outra quando me distraía em uma reta mais longa em estradas eu chevaga a 130-140, mas sem dúvida nenhuma essa não é uma velocidade de segurança para nenhum jipe, tampouco uma velocidade autorizada do ponto de vista legal.

"Cada um faz o que quiser com seu carro, ciente ou não dos riscos."

Eu me desculpe, eu tenho sim algo contra quem gosta de socar o pé no acelerador dos carros, porque não está só colocando em risco a própria vida. Foi uma atitude dessas tirou a vida de uma prima minha, onde um palhaço tirando racha na Radial Leste (ZL de SP) furou um farol vermelho e arrebentou o carro da minha prima no meio, e o filho da puta sobreviveu por causa do air-bag.

Elver.

Seja menos agressivo. Estamos aqui pra somar e gerar novas percepções, fazendo com que as experiências se multipliquem.

Dizer pra mim que "se você quer um jipe para andar a 140-150 ... desculpe mas, você escolheu o carro errado. " e logo depois falar que andava a 130-140km/h é no mínimo incoerente. Além disso, fica o exemplo muito bem colocado do amigo LFC sobre as inclinações.

Cada um faz o que quiser com seu carro, ciente ou não dos riscos. Não concordo nem discordo de tirar ou de quem tira a barra estabilizadora.

LFC
29/06/2012, 14:50
Aleilario / ELver,

Abs!!

Otávio,
Descrito assim, fica difícl dizer. As bieletas podem ter, acho, 3 tipos de problemas: (i) as buchas de borracha, na parte superior, se desgastam, aí fica um pequeno barulho de metal com metal (tive esse problema no passado em um GV 3 portas); (ii) a parte inferior é como um pivô e ele pode ficar folgado, daí eu acho que o barulho poderia ser esse descrito por vc; (iii) se a bieleta quebrar, a barra estabilizadora vai ficar solta, daí é barulho do ferro batendo. Vale a pena uma inspeção visual e vc pode tentar balançar a barra para ver se as bieletas estão folgadas. As bieletas são um ponto fraco desse carro. Um bom teste seria tirar a barra e ver se o barulho some.
O barulho também pode ser de folga nos pivôs (na bandeja), mas isso é meio difícil de inspecionar (eu levaria em uma oficina). Torça para que não seja isso ($$$). Quantos quilômetros o seu carro rodou? Depende um pouco disso e do uso.
Tem também os coxins dos amortecedores. Seu carro está com a suspensão original?
Sugiro que faça uma pesquisa aqui no forum, pois acho que já li coisas mais específicas. Ou mesmo abra um tópico. Creio que seria mais eficiente para vc, com o benefício de também não alterar muito o rumo do tópico.
Bem, acho bom mesmo é vc levar em um mecânico de confiança. Se quiser mais dicas e estiver ao meu alcance, não hesite em me contatar.
Abs,
LF

LFC
29/06/2012, 15:03
Eu não fui agressivo, se você quer um carro para andar a 140km/h não compre um jipe, isso é meio óbivio, não acha?

E eu não falei que andava a 140-150, você realmente leu, prestou atenção e, principalmente, entendeu o que eu escrevi?

Eu falei que com o Tracker original DAVA para andar a 130-140 e sentir o carro firme na mão, isso não significa que eu andava assim, vez ou outra quando me distraía em uma reta mais longa em estradas eu chevaga a 130-140, mas sem dúvida nenhuma essa não é uma velocidade de segurança para nenhum jipe, tampouco uma velocidade autorizada do ponto de vista legal.

"Cada um faz o que quiser com seu carro, ciente ou não dos riscos."

Eu me desculpe, eu tenho sim algo contra quem gosta de socar o pé no acelerador dos carros, porque não está só colocando em risco a própria vida. Foi uma atitude dessas tirou a vida de uma prima minha, onde um palhaço tirando racha na Radial Leste (ZL de SP) furou um farol vermelho e arrebentou o carro da minha prima no meio, e o filho da puta sobreviveu por causa do air-bag.

Também não achei nada agressivo, mas é que a escrita, às vezes, gera isso. Deixa prá lá.
Voltando ao tópico: no meu GV 3 portas (vendido em 2007), cheguei a velocidade alta, mas estava original e com estrada vazia e reta (Dutra). O vento balança o carro bastante. Foi um momento excepcional; gostava e gosto mesmo é de andar a 100 km/h, bem confortável e bom para o bolso. Carro alto não é para correr.
Nas minhas férias recentes, rodei pela BR 393, ali perto de Vassouras, e achei o Tracker, com as modificações que fiz, muito seguro. A 110 km/h pode ir tranquilo, mas sempre lembrando que os freios não foram dimensionados para as modificações, especialmente por causa dos pneus. A estabilidade direcional até que ficou melhor, pois o carro não pula mais e os espaçadores dão conta da suspensão levantada. Mas não dá para tocar um Tracker como um Honda Fit.
Abs,
LFC

mas.marco
29/06/2012, 16:22
Elver, LFC, vamos em frente!

Dúvidas sanadas.

A proposito, em breve darei uma levantada no GV, com base em diversos relatos aqui.
Estou em duvida se rebaixo ou nao o diferencial.... to lendo a respeito.

Andre Sousa
29/06/2012, 22:21
Não sou a favor da retirada da barra estabilizadora pra quem faz uso do veículo em estrada, mesmo só andando a 100 km. A necessidade da barra será percebida em situações extremas, tipo "prova de alce", quando fazemos uma guinada brusca pra esquerda e outra pra direita. Próprio de quando estamos ne estrada e repentinamente surge um obstáculo. Ou quando entramos numa curva fechada com velocidade inadequada e o carro chega a cantar pneu, como se fosse desgarrar. Nesses momentos a barra estabilizadora faz com que a suspensão que não está sob pressão (direita ou esquerda) se comprima junto com a que está sendo pressionada, abaixando toda a frente do carro EVITANDO ASSIM O CAPOTAMENTO. E já que nossos carros, por conta dos calços, estão mais altos que o projeto original, esse risco aumenta consideravelmente.

A retirada da barra só faz sentido se o carro for pra trilhas, onde a suspensão precisa trabalhar de forma independente justamente pra superar obstáculos.

Pra não ouvir rangido na bieleta, aconselho fazer trocas periódicas. Eu mesmo, em casa, faço isso e é fácil demais. Sempre tenho um par sobressalente (R$ 30,00). Começou a fazer um barulhinho eu troco.

Até já andei sem barra no último G.Vitara que tive. Mas hoje deixo aqui minha opinião. Pra quem se imagina andando a 100 km, não vale a pena o risco de andar sem a barra estabilizadora - se precisar dela realmente e ela não estiver lá, o carro pode capotar.

Alex Style
30/06/2012, 00:09
Concordo com o André, não vale a pena correr o risco.
Por isso estou com mta dúvida sobre o lift, esse é um ponto negativo, fora o problema das homocinéticas e do eixo traseiro descentralizado.
Uso o carro no asfalto e tb para pequenas trilhas e passeios, por isso queria um lift que não altere mto a dirigibilidade do carro.
Somente para colocar os pneus 235/75/15 BF all terrain sem raspar.
Final do ano pretendo fazer uma viagem do Rio até Fortaleza coisa de 15 dias e pegar estradas com mtas modificações não é nada seguro, principalmente sem a barra.
Estou pensando em 1,5'' só para colocar os pneus, (minha GV é a 3 portas 2,0 sport (que não tem as carenagens plásticas)).
Gostaria da opnião dos amigos mais experientes, e que possuem o lift para saber se essa diferença vai agredir menos. ou é insignificante essa 0,5", ou parto logo para 2"?
É aquele negócio, 1" é pouco 1,5" é quase 2" !

Abs à todos.

DinoSaulo
30/06/2012, 00:55
Aleilario,

Olhe direto no site da suzucar que tem as homos. Eu comprei essa semana e já estão comigo. saiu as 2 por R$837,00 já com o Sedex. Aproveitei hoje e comprei ai bieletas do CIVIC por R$35,00 o par aqui em Salvador. Vou trocar desta vez e a depender do tempo q dure vou avaliar melhor a hipótese de retirada da BE. O barulho infernal que me referi é um rangido de ferro com ferro certamente por desgaste das borrachas.

A única coisa que falta a resolver agora é o problema da suspensão traseira. O carro tá muito bobão e mesmo sem peso algum dá fim de curso do amortecedor, sem falar nas "batidas secas" quando cai em algum buraco, que parece que o carro vai partir ao meio.

Conforme dicas do forum (Elver e LFC principalmente), já revirei tudo aqui em Salvador em busca das molas do Opala 4cc (ECHE 07), mas não achei. Só achei do 6CC (ECHE 41) mas fico com receio do carro ficar muito duro. Alguem já usou essas do 6cc???

Alex, eu peguei meu GV sem lift e com pneus 235/75r15 e não raspava em lugar nenhum. Apesar dos problemas ocasionados com o lift, penso que é indispensável para nossos zukis. Eles são muito baixos e numa trilha vc destroi os parachoques muito facilmente.

aleilario
30/06/2012, 08:38
Concordo com o André, eu disse para tirar a barra pensando nas trilhas, agora se vc usa só para passeios e trilhas leves, ai acho que não vale tanto a pena.

Quanto ao lift de 2'', quando eu fiz no meu, estava com pneus originais, parachoque original e com a barra, sinceramente não notei tanta diferença andando em estradas, mas tbm não corro muito não, ando sempre em 100km/h mais ou menos !

Dino, esta semana eu nao consegui ligar na suzukar, eu tinha visto no site porem quando ligo lá eles me informavam que este preço era da externa e eles só vendiam o conjunto interna + externa usada por 980 pilas.

As minhas que importei devem chegar agora depois do feriado, mas mesmo assim vou ligar la na suzukar e falar com o Edvaldo pois ja comprei muita coisa la e achei isto uma sacanagem, pois ele sabia que eu estava precisando das homocinéticas ! Mas valeu a dica !!!

Octavio
30/06/2012, 13:00
Aleilario / ELver / LFC e Mas.marco, vamos lá:
o barulho não é infernal como vcs. relataram, na verdade é um tum tum mesmo, não é barulho de ferro com ferro, mas é muito chato, sou um cara que odeia barulhos nos carros, e cada vez que passo em um degrauzinho e ouço esse barulho , fico p@#$%¨& da vida!!! Estou super corrido e não tenho tempo para passar no Daniel, mas vou me programar para ir logo. Já balancei o carro parado e não consegui reproduzir o barulho, só andando mesmo e nesses ruas nossas cheias de costelas de vaca, é que ele aparece com maior intensidade.Fui fazer alinhamento e balanceamento e o mecânico deu uma geral na suspensão dianteira e não encontrou nada anormal, nenhuma folga ou algo fora do lugar..........nessas horas, preferia que fosse , pois já saberia o que era!!
Minha Tracker está com 73000 km e comprei-a com 68000 km, sei que era 1 ª dona e ela está inteira original, com exceção dos estribos!!
Vou dar uma olhada melhor nas bieletas e volto para falar o que houve, através de um outro tópico para não desvirtuar esse aqui.
Obrigado aos amigos que opinaram !!

Abs!

Octavio

mas.marco
30/06/2012, 19:57
Octavio.

Pode ir nas buchas amigo. São elas. Buchas da barra estabilizadora. O barulho vai piorar pois a folga aumentará.

É um barulho seco, parecido com a ponta de uma garrafa pet batendo no chão.

NÃO são as bieletas senão o barulho era fino porém alto.

NÃO adianta balançar o carro parado pois o barulho só aparece quando a folga da bucha possibilita o batebate da barra, devido ao peso do carro.

Se fossem as bieletas o barulho apareceria ao balançar (com MUITA força) o carro lateralmente.

Lembre-se: buchas da pick-up corsa ano 95.

Estas buchas NÃO servem no GV 3portas pois a barra é ligeiramente diferente na espessura.

mas.marco
30/06/2012, 20:02
Por isso estou com mta dúvida sobre o lift, esse é um ponto negativo, fora o problema das homocinéticas e do eixo traseiro descentralizado.
Uso o carro no asfalto e tb para pequenas trilhas e passeios, por isso queria um lift que não altere mto a dirigibilidade do carro.
Final do ano pretendo fazer uma viagem do Rio até Fortaleza coisa de 15 dias e pegar estradas com mtas modificações não é nada seguro, principalmente sem a barra.
Estou pensando em 1,5'' só para colocar os pneus, (minha GV é a 3 portas 2,0 sport (que não tem as carenagens plásticas)).
Gostaria da opnião dos amigos mais experientes, e que possuem o lift para saber se essa diferença vai agredir menos. ou é insignificante essa 0,5", ou parto logo para 2"?

Abs à todos.

Alex, 1,5" não alterará praticamente nada por causa dos pneus que entrarão. Parte logo pra 2".
Isso, inclusive, já foi bem discutido com medidas em centimetros como exemplo, penus de varias alturas... etc.

Caso não venda meu GV, farei exatamente a mesma configuração que a sua. Lift + BL 2" + rebaixamento do diferencial + prolongadores disso e daquilo + pneus 235 BF AT.

Sobre as homocineticas, tem que reposicionar algo (não lembro agora) pra não forçar.

Tenho cada passo anotado, peguei tudo aqui no forum. Já sei até aonde levar o carro pra essas alterações futuras (caso não venda o GV).

Elisson
30/06/2012, 20:14
Alex, 1,5" não alterará praticamente nada por causa dos pneus que entrarão. Parte logo pra 2".Isso, inclusive, já foi bem discutido com medidas em centimetros como exemplo, penus de varias alturas... etc.Caso não venda meu GV, farei exatamente a mesma configuração que a sua. Lift + BL 2" + rebaixamento do diferencial + prolongadores disso e daquilo + pneus 235 BF AT.Sobre as homocineticas, tem que reposicionar algo (não lembro agora) pra não forçar. Tenho cada passo anotado, peguei tudo aqui no forum. Já sei até aonde levar o carro pra essas alterações futuras (caso não venda o GV).Caro amigo, Para o pneu 235/70R16 apenas o lift de suspensão serve. Mas se o caso é um pneu 245/70R16 ou superior aí sim o bodylift é necessário!!!! Abraço.

Alex Style
30/06/2012, 22:54
Alex, 1,5" não alterará praticamente nada por causa dos pneus que entrarão. Parte logo pra 2".
Isso, inclusive, já foi bem discutido com medidas em centimetros como exemplo, penus de varias alturas... etc.

Caso não venda meu GV, farei exatamente a mesma configuração que a sua. Lift + BL 2" + rebaixamento do diferencial + prolongadores disso e daquilo + pneus 235 BF AT.

Sobre as homocineticas, tem que reposicionar algo (não lembro agora) pra não forçar.

Tenho cada passo anotado, peguei tudo aqui no forum. Já sei até aonde levar o carro pra essas alterações futuras (caso não venda o GV).

Mas.Marco,

Obrigado pela dica, com o lift então será que cabe um 30x9.5x15 ? As rodas que vou usar são da scorro com off set 2, já ficam mais pra fora que as originais.
A propósito as barras estabilizadoras da 2 e 4 portas não são iguais? Qual a bucha que vc usou então?
No Rio onde vc faz as modificações da sua viatura, não conheço ninguem pra fazer as alterações com confiança.
Abs!

Alex Style
30/06/2012, 23:02
Aleilario,

Olhe direto no site da suzucar que tem as homos. Eu comprei essa semana e já estão comigo. saiu as 2 por R$837,00 já com o Sedex. Aproveitei hoje e comprei ai bieletas do CIVIC por R$35,00 o par aqui em Salvador. Vou trocar desta vez e a depender do tempo q dure vou avaliar melhor a hipótese de retirada da BE. O barulho infernal que me referi é um rangido de ferro com ferro certamente por desgaste das borrachas.

A única coisa que falta a resolver agora é o problema da suspensão traseira. O carro tá muito bobão e mesmo sem peso algum dá fim de curso do amortecedor, sem falar nas "batidas secas" quando cai em algum buraco, que parece que o carro vai partir ao meio.

Conforme dicas do forum (Elver e LFC principalmente), já revirei tudo aqui em Salvador em busca das molas do Opala 4cc (ECHE 07), mas não achei. Só achei do 6CC (ECHE 41) mas fico com receio do carro ficar muito duro. Alguem já usou essas do 6cc???

Alex, eu peguei meu GV sem lift e com pneus 235/75r15 e não raspava em lugar nenhum. Apesar dos problemas ocasionados com o lift, penso que é indispensável para nossos zukis. Eles são muito baixos e numa trilha vc destroi os parachoques muito facilmente.

Dino,
Eu montei com 235/75/15 na loja raspa no plástico por dentro mais é besteirinha, nada que um soprador termico não resolva.
Agora na trilha é outra coisa, eu não sei. Por isso é minha dúvida quanto levantar.

Abs!

DinoSaulo
30/06/2012, 23:19
Alex,

Faça o lift que vc não irá se arrepender. O carro fica outro. Com pneus 235 então, fica melhor ainda.

Aqui no forum ja tem a receita de bolo. Lift +2 da RC ou Alternativa + Amortecedor traseiro do Ômega Suprema (BL1024 ou GBL1024).

Os unicos grilos do lift são as bieletas e as homocinéticas, que com o desgaste normal de uso, após o lift não aguentam muito tempo, mas há solução pra tudo.

Se possível bote um 235 Mud. Como o GV é leve o desempenho fica muito bom na lama.

mas.marco
01/07/2012, 20:20
Mas.Marco,

Obrigado pela dica, com o lift então será que cabe um 30x9.5x15 ? As rodas que vou usar são da scorro com off set 2, já ficam mais pra fora que as originais.
A propósito as barras estabilizadoras da 2 e 4 portas não são iguais? Qual a bucha que vc usou então?
No Rio onde vc faz as modificações da sua viatura, não conheço ninguem pra fazer as alterações com confiança.
Abs!

As buchas são diferentes.
Fui na onda do povo que posta sem testar e me dei mal. Troquei pelas do corsa pickup 95 e 1 semana depois começou o inferno. Depois, vi que eram diferentes. Eu coloquei as originais suzuki mesmo. Já tem 2 semanas e apenas o banco do carona é que faz barulho (tinha parado mas voltou a loucura).

Pra modificações, sugiro o Ramiro, na Ilha do Governador. A saber: ele não é meu mecânico. Levo meu carro SEMPRE no Rubbo (Charitas).

Quando e se eu fizer, será no Ramiro. Salvo se o Rubbo fizer pra mim.

Sobre o pneu 9.5 ACHO que cabe sim, com o lift + bl. Não tenho certeza.

Em relação às homocineticas que falei la em cima, o rebaixamento do diferencial é justamente pra aliviar. E tem tbm uns reposicionamentos das bieletas, uso de calços e etc pra aliviar isso tudo e não ficar quebrando.

Alex Style
01/07/2012, 22:52
As buchas são diferentes.
Fui na onda do povo que posta sem testar e me dei mal. Troquei pelas do corsa pickup 95 e 1 semana depois começou o inferno. Depois, vi que eram diferentes. Eu coloquei as originais suzuki mesmo. Já tem 2 semanas e apenas o banco do carona é que faz barulho (tinha parado mas voltou a loucura).

Pra modificações, sugiro o Ramiro, na Ilha do Governador. A saber: ele não é meu mecânico. Levo meu carro SEMPRE no Rubbo (Charitas).

Quando e se eu fizer, será no Ramiro. Salvo se o Rubbo fizer pra mim.

Sobre o pneu 9.5 ACHO que cabe sim, com o lift + bl. Não tenho certeza.

Em relação às homocineticas que falei la em cima, o rebaixamento do diferencial é justamente pra aliviar. E tem tbm uns reposicionamentos das bieletas, uso de calços e etc pra aliviar isso tudo e não ficar quebrando.

Blz,vou procurar o contato.
Obrigado.

Postar sem propriedade é um problema, tem que ter responsabilidade, já que mta gente consulta para tentar resolver os problemas.
O que seria esse bl?
O barulho do banco do passageiro quando não tem ninguem é mto chato, eu colquei uma arruela embaixo do trilho, na transversal, tipo uma na ponta da frente e outra do outro lado na parte de tras.
Com isso o trilho dá uma torcida e tira a folga.
Abs.

mas.marco
02/07/2012, 11:17
Eu coloquei um calço ali mas estourou.... o barulho do banco mexe com meu cérebro a cada saída.
Body lift

Lift de suspensão e carroceria.

Octavio
02/07/2012, 11:24
Octavio.

Pode ir nas buchas amigo. São elas. Buchas da barra estabilizadora. O barulho vai piorar pois a folga aumentará.

É um barulho seco, parecido com a ponta de uma garrafa pet batendo no chão.

NÃO são as bieletas senão o barulho era fino porém alto.

NÃO adianta balançar o carro parado pois o barulho só aparece quando a folga da bucha possibilita o batebate da barra, devido ao peso do carro.

Se fossem as bieletas o barulho apareceria ao balançar (com MUITA força) o carro lateralmente.

Lembre-se: buchas da pick-up corsa ano 95.

Estas buchas NÃO servem no GV 3portas pois a barra é ligeiramente diferente na espessura.

Mas.marco,

Obrigado, irei ainda essa semana ver isso, esse barulho está me deixando maluco!!!

Obrigado!

abs!

LFC
02/07/2012, 14:54

Abs à todos.

Eu diria o seguinte: se é para modificar o carro, vá de kit de suspensão de 2 polegadas, pneus 235/75 r 15 (3 portas) ou 235/70 r 16 (2.0 e 4 portas), com amortecedor de Suprema gbl 1024. Se não vai tirar a barra, coloque o calço nela (veja nas fotos que coloquei lá no início) e para a barra Panhard (eixo traseiro) também há um calço para corrigir a altura (o Andre Sousa fez um tb e tem fotos lá no tópico dele). Olhe lá no site da FTS 4x4 que tem isso.
São modificações bem testadas e se revelaram eficientes em relação ao conforto também. Calço de 1,5 eu nem sei como é. Se for só nas molas, sinceramente não acho legal, pois tinha isso no Tracker quando comprei e achei o carro muito istável.
Sobre as homocinéticas, vc pode rebaixar o diferencial dianteiro (tem um kit na ..:: SOB ::.. Kits de Redução, engrenagens, lift, guinchos (http://www.sobperformance.com.br), do Alexandre X e na FTS) para melhorar o ângulo, mas tem gente que prepara o carro e não coloca isso.
Mas para fazer uma viagem até Fortaleza, se o seu carro é 1.6, acho até que vc deveria ir com ele original, pois o pneu maior vai deixar o carro meio fraco.
Abs,
LFC

Elisson
02/07/2012, 15:18
Eu diria o seguinte:a barra Panhard (eixo traseiro) também há um calço para corrigir a altura (o Andre Sousa fez um tb e tem fotos lá no tópico dele).
Abs,
LFC

Agora que você citou vamos lá. Essa barra Panhard, é uma que sai na diagonal no eixo traseiro de um lado para o outro carro???? Sem esse calço citado aí por você mostrado pelo André Sousa (que nem vi ainda) o que acarretaria??? Estalos na suspensão ou o quÊ?????

LFC
02/07/2012, 15:51
Agora que você citou vamos lá. Essa barra Panhard, é uma que sai na diagonal no eixo traseiro de um lado para o outro carro???? Sem esse calço citado aí por você mostrado pelo André Sousa (que nem vi ainda) o que acarretaria??? Estalos na suspensão ou o quÊ?????

Tá lá no post 7: "A barra Panhard (barra transversal na suspensão traseira) foi alongada e permite regulagem (fico devendo as fotos). Isso é feito para a carroceria não ficar desalinhada (a roda de uma lado ficaria mais para fora e a do outro lado mais para dentro). A FTS 4x4 tem uma peça, aliás um modelo parecido com aquele usado pelo Andre Sousa, para reposicionar essa barra."
Olhe o seu carro e veja se isso ocorreu. Eu fiz isso em um Niva que tive há uns anos. Antes, nas erosões, o pneu de um lado, mais para dentro, esbarrava na parte interna da caixa de rodas. Não notava nada na estabilidade.
Abs,
LFC

gtavalanche
02/07/2012, 17:01

Com calços de mola da RC e amortecedores suprema não era perceptível este desalinhamento causado pelo não prolongamento da barra panhard mas quando coloquei molas de opala a trazeira subiu muito ai passou a ser perceptível o desalinhamento do eixo, o que está acontecendo é que a mola da lado do motorista não assenta bem e fica raspando no chassi, a outra ficou boa não sei se isso é por conta do desalinhamento do eixo. Pode se perceber um ligeiro desnivelamento da carroceria. Quero instalar uma barra regulável ou um prolongador, mas para molas originais com calço pela minha experiência eu não considero necessário o reposicionamento da barra panhard.

LFC
03/07/2012, 15:11
Com calços de mola da RC e amortecedores suprema não era perceptível este desalinhamento causado pelo não prolongamento da barra panhard mas quando coloquei molas de opala a trazeira subiu muito ai passou a ser perceptível o desalinhamento do eixo, o que está acontecendo é que a mola da lado do motorista não assenta bem e fica raspando no chassi, a outra ficou boa não sei se isso é por conta do desalinhamento do eixo. Pode se perceber um ligeiro desnivelamento da carroceria. Quero instalar uma barra regulável ou um prolongador, mas para molas originais com calço pela minha experiência eu não considero necessário o reposicionamento da barra panhard.
Correto. Dá uma olhada neste link:
GV Panhard Bracket - Grand Vitara - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/grand-vitara/gv-panhard-bracket/prod_36.html)
Abs,
LFC

Alex Style
05/07/2012, 00:15
Eu diria o seguinte: se é para modificar o carro, vá de kit de suspensão de 2 polegadas, pneus 235/75 r 15 (3 portas) ou 235/70 r 16 (2.0 e 4 portas), com amortecedor de Suprema gbl 1024. Se não vai tirar a barra, coloque o calço nela (veja nas fotos que coloquei lá no início) e para a barra Panhard (eixo traseiro) também há um calço para corrigir a altura (o Andre Sousa fez um tb e tem fotos lá no tópico dele). Olhe lá no site da FTS 4x4 que tem isso.
São modificações bem testadas e se revelaram eficientes em relação ao conforto também. Calço de 1,5 eu nem sei como é. Se for só nas molas, sinceramente não acho legal, pois tinha isso no Tracker quando comprei e achei o carro muito istável.
Sobre as homocinéticas, vc pode rebaixar o diferencial dianteiro (tem um kit na ..:: SOB ::.. Kits de Redução, engrenagens, lift, guinchos (http://www.sobperformance.com.br), do Alexandre X e na FTS) para melhorar o ângulo, mas tem gente que prepara o carro e não coloca isso.
Mas para fazer uma viagem até Fortaleza, se o seu carro é 1.6, acho até que vc deveria ir com ele original, pois o pneu maior vai deixar o carro meio fraco.
Abs,
LFC

LFC,

Obrigado pelas dicas.
O de 1,5'' é o mesmo kit, é RC4x4, só que ia pedir pra tornear o calço das molas menores pra ficar com 1,5'' de lift o resto é igual entendeu?
Mais vou comprar mesmo o de 2'' e procurar todas essas soluções antes de instalar.
Na traseira é melhor colocar o calço já que minhas molas estão perfeitas e sem deformações, ou trocar por umas que a RC4x4 vende agora, especifica para o lift?
Alguem já viu e testou essas molas? Lembrando que não são as do Opala, o final é mais fechado como as originais e teem um acentamento perfeito.
O meu GV é 2.0 manual e pretendo fazer a viagem passeando pelo litoral sem pressa, sem muitas ultrapassagens, como não é 1,6 acredito que não será tão sofrido.
Abs,
Alex

LFC
05/07/2012, 11:57
LFC,

Obrigado pelas dicas.
O de 1,5'' é o mesmo kit, é RC4x4, só que ia pedir pra tornear o calço das molas menores pra ficar com 1,5'' de lift o resto é igual entendeu?
Mais vou comprar mesmo o de 2'' e procurar todas essas soluções antes de instalar.
Na traseira é melhor colocar o calço já que minhas molas estão perfeitas e sem deformações, ou trocar por umas que a RC4x4 vende agora, especifica para o lift?
Alguem já viu e testou essas molas? Lembrando que não são as do Opala, o final é mais fechado como as originais e teem um acentamento perfeito.
O meu GV é 2.0 manual e pretendo fazer a viagem passeando pelo litoral sem pressa, sem muitas ultrapassagens, como não é 1,6 acredito que não será tão sofrido.
Abs,
Alex

É melhor deixar o kit de 2 pol original mesmo. Sobre a suspensão traseira, eu pensei em utilizar essas molas, mas, na ocasião, a empresa que faria para o Rodrigo, segundo ele, fez errado (fez na medida original), daí que ele teve que devolver e como estava demorando muito e o forte da RC não é a comunicação (pelo menos no meu caso foi tudo muito difícil), desisti. Não conheço ninguém que use essas molas novas e não saberia dizer se valem a pena.
o GV 2.0 manual é um carro excelente, vc vai fazer uma viagem legal. A minha restrição seria acerca do conforto proporcionado pelos bancos, eu não achava bons, tive problemas na lombar e fiz até fisioterapia.
Abs,
LFC
Abs,
LFC

Alex Style
05/07/2012, 19:44
É melhor deixar o kit de 2 pol original mesmo. Sobre a suspensão traseira, eu pensei em utilizar essas molas, mas, na ocasião, a empresa que faria para o Rodrigo, segundo ele, fez errado (fez na medida original), daí que ele teve que devolver e como estava demorando muito e o forte da RC não é a comunicação (pelo menos no meu caso foi tudo muito difícil), desisti. Não conheço ninguém que use essas molas novas e não saberia dizer se valem a pena.
o GV 2.0 manual é um carro excelente, vc vai fazer uma viagem legal. A minha restrição seria acerca do conforto proporcionado pelos bancos, eu não achava bons, tive problemas na lombar e fiz até fisioterapia.
Abs,
LFC
Abs,
LFC

Pois é comprar essas molas no escuro sem opiniões de usuários é complicado.
Não se sabe nem qual é o fabricante, se a qualidade do aço é boa.
O problema é que dizem que a mola trazeira original com o calço o carro fica meio bobo, mas acho difícil já que quem controla isso é o amortecedor. O meu não acho não sei se é pq o amortecedor trazeiro é do Opala e pode ser que seja mais duro.
Quanto ao banco eu desmontei ele e já fiz uma modificação na espuma, fiz um enchimento com uma espuma mais dura 33 acho e ficou mto bom.
Agora vou fazer na lombar e aumentar a pressão das molas do encosto.

mauricioalan32
05/07/2012, 22:07
Aí povo... sábado instalei, eu mesmo, o Kit de Lift de Suspensão da Altenativa 4x4 na minha Tracker 2003 diesel, e hj coloquei os pneus modelo Dynapro AT/M RF-10 da Hankook na medida 235/70 R16 e fiquei admirado, ficou muito bom o aspecto e a altura da viatura, o carro continua firme os pneus não raspam em nada, achei muito bonito esse pneu, ele é mais aberto que os BF, pelo que entendi ele é um intermediario entre o All Terrain e o MUD... fiz tbm a geometria e no lado do carona não segura a regulagem em função de forçar mais ao fazer as rótulas e cai pra -1 grau, então encomendei hoje os parafusos especiais pra cambagem na SOB e chegam na semana que vem, ai fica zerada a geometria, instalei tbm o espaçador de cardã que veio junto no kit e na traseira usei o extensor de amortecedor mesmo, pois os amortecedores estão super firmes ainda, pretendo fazer neste sábado o calcinho da estabilizadora dianteira que vi que ficou forçando muito, mas ao meu ver é muito simples de fazer, o que vai dar uma certa dor de cabeça pra fazer vai ser o suporte de reposicionamento da barra panhard, mas vou bolar alguma coisa tbm, não que esteja ruim mas gosto de deixar tudo no gabarito mesmo!

Segue link do site com o modelo do pneu: Website Oficial de Hankook Pneus Brasil (http://hankook.com.br/Tires/0205_LightTruck_DynaproAT-M_RF10.aspx?mlev=3)

Abraços!

LFC
06/07/2012, 11:34
Aí povo... sábado instalei, eu mesmo, o Kit de Lift de Suspensão da Altenativa 4x4 na minha Tracker 2003 diesel, e hj coloquei os pneus modelo Dynapro AT/M RF-10 da Hankook na medida 235/70 R16 e fiquei admirado, ficou muito bom o aspecto e a altura da viatura, o carro continua firme os pneus não raspam em nada, achei muito bonito esse pneu, ele é mais aberto que os BF, pelo que entendi ele é um intermediario entre o All Terrain e o MUD... fiz tbm a geometria e no lado do carona não segura a regulagem em função de forçar mais ao fazer as rótulas e cai pra -1 grau, então encomendei hoje os parafusos especiais pra cambagem na SOB e chegam na semana que vem, ai fica zerada a geometria, instalei tbm o espaçador de cardã que veio junto no kit e na traseira usei o extensor de amortecedor mesmo, pois os amortecedores estão super firmes ainda, pretendo fazer neste sábado o calcinho da estabilizadora dianteira que vi que ficou forçando muito, mas ao meu ver é muito simples de fazer, o que vai dar uma certa dor de cabeça pra fazer vai ser o suporte de reposicionamento da barra panhard, mas vou bolar alguma coisa tbm, não que esteja ruim mas gosto de deixar tudo no gabarito mesmo!

Segue link do site com o modelo do pneu: Website Oficial de Hankook Pneus Brasil (http://hankook.com.br/Tires/0205_LightTruck_DynaproAT-M_RF10.aspx?mlev=3)

Abraços!
Ok, mas dá uma olhada aqui no forum, pois tem um cara que colocou esses espaçadores dos amortecedores (Kit da RC 4x4) e se deu mal, parece que não foram bem colocados e precisa de uma cola para travar a porca. O calço da estabilizadora é simples mesmo (ao menos o meu mecânico não reclamou, hehehe) e o suporte da barra Panhard também não parece difícil. Mas se vc não tiver pressa, acho até que compensa vc comprar da FTS ou mesmo da Bits4Vits.
Abs,
LFC

mauricioalan32
06/07/2012, 12:52
Isso LFC, eu li antes aqui no Forum, ja me precavi e comprei a cola trava rosca vermelha, que é a mais forte e deu um super torque neles, duvido que soltem... vou ver esse lance da estabilizadora e depois me apego com mais tempo pra fazer o novo suporte da Panhard. Tem que ficar bom, hehehehehe

Abs

Augusto Bernardes Sousa
13/07/2012, 12:15
Olá LFC,

Antes de qualquer coisa, parabéns pela viatura e pela disponibilidade de compartilhar esta riqueza de informações.

Venho acompanhando este forum desde seu lançamento, inclusive foi um dos que mais me estimulou a dar uma mexidazinha no meu Tracker 2008/2009.

Para finalizar as aquisições estou precisando dos seguintes itens, caso saiba de alguém ou algum lugar que tenha, agradeço a indicação:

USADO: Carcaça do diferencial dianteiro de aço do GV Diesel
USADO: bloqueio Kaiser dianteiro para o Tracker 2008/2009
USADO/NOVO: X-Crawler 3.2 para o Tracker 2008/2009

Seguem as alterações que vou fazer no meu Tracker:
- Trocar os pará-choques RC (comprado)
- Kit 2" da RC (comprado)
- Amortecedores da offshox já dimensionados para lift de 2" (comprado)
- bloqueio traseiro ARB + compressor compacto (comprado)
- proteções (câmbio, tanque e carter) RC (comprado)
- rádio amador PX e VHF (já possuia e outra viatura)
- DVD Pionner (comprado)
- drop kit SOB (comprado)
- guincho tabor 9.000 + kevler (comprado)
- espassadores AVM (comprado)
- snorkel OGZ (em negociação)
- focinho dianteiro de aço (PROCURANDO)
- x-crawler (PROCURANDO)
- bloqueio kaiser dianteiro USADO (PROCURANDO)
- rock slider (PESQUISANDO)
- pneus 235/70/16 (comprado / instalado)
- espassador da barra de direção (em pesquisa)
- adaptação da barra panhard (em pesquisa)
- bieletas (vendo alternativas de correção - em pesquisas)
- espassador do cardan (tentando importar da FTS)
- CAM 12 (comprado)
- roda livre AVM (para desligar o kaiser) (em análise da viabilidade - em pesquisa)
- velas iridium (comprado)
- filtro de ar k&n (comprado)
- reprogramação da central para aumento de potencia e torque (farei só em 2014 - pois raspei o fundo do cofre)

Caso tenha sugestões, informações, dicas para a montagem serão bem vindas. Montarei o carro no final do mês no Makoto aqui em Brasília.

Abraços.

LFC
13/07/2012, 12:54
Olá LFC,

Antes de qualquer coisa, parabéns pela viatura e pela disponibilidade de compartilhar esta riqueza de informações.

Venho acompanhando este forum desde seu lançamento, inclusive foi um dos que mais me estimulou a dar uma mexidazinha no meu Tracker 2008/2009.

Para finalizar as aquisições estou precisando dos seguintes itens, caso saiba de alguém ou algum lugar que tenha, agradeço a indicação:

USADO: Carcaça do diferencial dianteiro de aço do GV Diesel
USADO: bloqueio Kaiser dianteiro para o Tracker 2008/2009
USADO/NOVO: X-Crawler 3.2 para o Tracker 2008/2009

Seguem as alterações que vou fazer no meu Tracker:
- Trocar os pará-choques RC (comprado)
- Kit 2" da RC (comprado)
- Amortecedores da offshox já dimensionados para lift de 2" (comprado)
- bloqueio traseiro ARB + compressor compacto (comprado)
- proteções (câmbio, tanque e carter) RC (comprado)
- rádio amador PX e VHF (já possuia e outra viatura)
- DVD Pionner (comprado)
- drop kit SOB (comprado)
- guincho tabor 9.000 + kevler (comprado)
- espassadores AVM (comprado)
- snorkel OGZ (em negociação)
- focinho dianteiro de aço (PROCURANDO)
- x-crawler (PROCURANDO)
- bloqueio kaiser dianteiro USADO (PROCURANDO)
- rock slider (PESQUISANDO)
- pneus 235/70/16 (comprado / instalado)
- espassador da barra de direção (em pesquisa)
- adaptação da barra panhard (em pesquisa)
- bieletas (vendo alternativas de correção - em pesquisas)
- espassador do cardan (tentando importar da FTS)
- CAM 12 (comprado)
- roda livre AVM (para desligar o kaiser) (em análise da viabilidade - em pesquisa)
- velas iridium (comprado)
- filtro de ar k&n (comprado)
- reprogramação da central para aumento de potencia e torque (farei só em 2014 - pois raspei o fundo do cofre)

Caso tenha sugestões, informações, dicas para a montagem serão bem vindas. Montarei o carro no final do mês no Makoto aqui em Brasília.

Abraços.

Olá Augusto.
Acho que vai rolar mais um tópico, não é? Dou a maior força.
Isso que vc está precisando talvez seja legal vc perguntar na lista da Suzukinet no Yahoo, talvez ache. Inclusive o Edvaldo, da Suzucar, tem aparecido por lá.
O rockslider e o snorkel eu comprei na Tecnotrilha e gostei.
Não entendi a razão do espaçador para a barra de direção, não vi necessidade. Isso é preciso quando se levanta a carroceria.
Barra panhard, cardã e calço da barra estabilizadora para as bieletas, acho melhor vc aproveitar e resolver tudo logo com a FTS (Windsor Huang), não são peças que custam caro. Se bem que o calço do cardã vc encontra no Brasil, mas procure um de 10 mm.
Na semana que vem posto algumas modificações que fiz nas proteções inferiores do carro, para ganhar altura livre do solo. Acho que vc vai precisar.
Outra coisa: vc não pensa em pneus maiores? Eu acho que um 245/75 talvez caiba rebatendo bem a parte interna das caixas de roda. Eu não fiz isso, mas parece viável. Falo isso pq pelo que vejo, com 2 bloqueios, vc vai encarar trilhas pesadas, correto? O 235/70 não é muito grande e vai limitar um pouco o seu uso.
Se eu puder ajudar em mais algo, avise.
Abs,
LFC

TMorais
15/07/2012, 21:06
Parabens LFC pelo tópico.

Vou começar a ler e participar tambem.

Att

Alex Style
15/07/2012, 23:32
X 2 !!!!! :concordo:

Parabens LFC pelo tópico.

Vou começar a ler e participar tambem.

Att

LFC
16/07/2012, 00:10
Olá Augusto.
Acho que vai rolar mais um tópico, não é? Dou a maior força.
Isso que vc está precisando talvez seja legal vc perguntar na lista da Suzukinet no Yahoo, talvez ache. Inclusive o Edvaldo, da Suzucar, tem aparecido por lá.
O rockslider e o snorkel eu comprei na Tecnotrilha e gostei.
Não entendi a razão do espaçador para a barra de direção, não vi necessidade. Isso é preciso quando se levanta a carroceria.
Barra panhard, cardã e calço da barra estabilizadora para as bieletas, acho melhor vc aproveitar e resolver tudo logo com a FTS (Windsor Huang), não são peças que custam caro. Se bem que o calço do cardã vc encontra no Brasil, mas procure um de 10 mm.
Na semana que vem posto algumas modificações que fiz nas proteções inferiores do carro, para ganhar altura livre do solo. Acho que vc vai precisar.
Outra coisa: vc não pensa em pneus maiores? Eu acho que um 245/75 talvez caiba rebatendo bem a parte interna das caixas de roda. Eu não fiz isso, mas parece viável. Falo isso pq pelo que vejo, com 2 bloqueios, vc vai encarar trilhas pesadas, correto? O 235/70 não é muito grande e vai limitar um pouco o seu uso.
Se eu puder ajudar em mais algo, avise.
Abs,
LFC

Augusto,
Neste final de semana coloquei o carro em uma posição de torção total da suspensão traseira. Acho que o pneu 245/75 não vai caber com o lift de 2 polegadas, só levantando a carroceria. O 225/75 fica praticamente no limite da caixa de roda.
Abs,
LFC

LFC
16/07/2012, 00:14
Morais e Alex,
Bom vcs terem gostado. Espero que vcs façam bom uso das minhas experiências e não tenham muitos problemas.
Vejam a seguir as soluções para a barra estabilizadora.
Abs,
LFC

LFC
16/07/2012, 00:28
Como demostrado, fiz calços para a barra estabilizadora, que insisto em usar pois pretendo rodar em estradas (BR 40 principalmente) e acho que não devo abrir mão dela. O fato é que com os calços e também rebaixando o diferencial as proteções inferiores ficaram muito baixas, mais ou menos a 21,5 cm do chão, o que é muito pouco. Meu mecânico, que também lida muito bem com soldas, cortou a proteção e soldou uma chapa em V invertido para que a barra passasse dentro do vão. Com isso, a altura da proteção ao solo passou para quase 25 cm so chão. Gostei bastante do resultado. A barra fica muito pouco exposta e acho que não vou ter problemas com isso. Vejam as fotos dos ajustes.
Abs.
LFC
359122359123359124359125

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 10:37
LFC
Vou me cadastrar na Suzukinet para tentar a sorte lá também.
O snorkel fechei com o da OGZ.
Quanto ao espaçador da barra de direção, fiz confusão, era para ter feito referência a barra estabilizadora.
Quanto a FTS estou tendo dificuldades em fazer contato com eles. Vou tentar novamente esta semana, sabe de alguma loja aqui no Brasil que vende os produtos deles ou similares aos deles, quero o espaçador de cardã e o da barra estabilizadora.
Quanto aos pneus até dei uma pesquisada, só que a princípio vou evitar mexer na lataria do carro, quero ver também como responderá as modificações que vou fazer.
Receberei os amortecedores hoje, no final da semana receberei a maioria das peças, na quinta da próxima semana levo o carro para o estaleiro.
Só na ansiedade.... rsrsrsrs

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 10:38
E as bieletas, como estão respondendo a este esforço?

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 10:43
Como demostrado, fiz calços para a barra estabilizadora, que insisto em usar pois pretendo rodar em estradas (BR 40 principalmente) e acho que não devo abrir mão dela. O fato é que com os calços e também rebaixando o diferencial as proteções inferiores ficaram muito baixas, mais ou menos a 21,5 cm do chão, o que é muito pouco. Meu mecânico, que também lida muito bem com soldas, cortou a proteção e soldou uma chapa em V invertido para que a barra passasse dentro do vão. Com isso, a altura da proteção ao solo passou para quase 25 cm so chão. Gostei bastante do resultado. A barra fica muito pouco exposta e acho que não vou ter problemas com isso. Vejam as fotos dos ajustes.
Abs.
LFC
359122359123359124359125

Ficou muito bacana, na próxima semana vou levar esta ideia também para Makoto (mecânico) para ver o que ele pode fazer a respeito na minha também.

aleilario
16/07/2012, 10:53
Augusto, quanto ficou o snorkel com a OGZ ??? Mais pra frente vou colocar um no meu tbm...

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 11:16
Augusto, quanto ficou o snorkel com a OGZ ??? Mais pra frente vou colocar um no meu tbm...
Comprei com o Nagata (de Salvador) - R$ 712,50 (a vista) + frete de R$ 70,00 = R$ 782,50

LFC
16/07/2012, 11:16
LFC
Vou me cadastrar na Suzukinet para tentar a sorte lá também.
O snorkel fechei com o da OGZ.
Quanto ao espaçador da barra de direção, fiz confusão, era para ter feito referência a barra estabilizadora.
Quanto a FTS estou tendo dificuldades em fazer contato com eles. Vou tentar novamente esta semana, sabe de alguma loja aqui no Brasil que vende os produtos deles ou similares aos deles, quero o espaçador de cardã e o da barra estabilizadora.
Quanto aos pneus até dei uma pesquisada, só que a princípio vou evitar mexer na lataria do carro, quero ver também como responderá as modificações que vou fazer.
Receberei os amortecedores hoje, no final da semana receberei a maioria das peças, na quinta da próxima semana levo o carro para o estaleiro.
Só na ansiedade.... rsrsrsrs
A FTS é em Taiwan, de modo que demora 1 dia para a resposta chegar, por causa do horário em que o email é recebido lá. Não conheço loja que venda o calço, esse o meu mecânico fez (mostra as fotos para o Makoto para ver se ele faz igual. O espaçador do cardã costuma ter na SOB e na RC 4x4.
Sobre as bieletas, andei muito pouco, mas como elas ficaram bem posicionadas, devem durar bastante.
Abs,
LFC

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 11:32
A FTS é em Taiwan, de modo que demora 1 dia para a resposta chegar, por causa do horário em que o email é recebido lá. Não conheço loja que venda o calço, esse o meu mecânico fez (mostra as fotos para o Makoto para ver se ele faz igual. O espaçador do cardã costuma ter na SOB e na RC 4x4.
Sobre as bieletas, andei muito pouco, mas como elas ficaram bem posicionadas, devem durar bastante.
Abs,
LFC
LFC,
Acabei de falar com o Rodrigo Portugal da RC, ele disse que tem, e que já me encaminhará o espaçador de cardã junto com as outras peças já compradas. Também falei com ele sobre o espaçador da barra estabilizadora, inclusive mandei o seu post, ele ficou de analisar e ver a possibilidade de fabricar. Mas de qualquer forma vou conversar com o Makoto também.
abs

LFC
16/07/2012, 11:56
LFC,
Acabei de falar com o Rodrigo Portugal da RC, ele disse que tem, e que já me encaminhará o espaçador de cardã junto com as outras peças já compradas. Também falei com ele sobre o espaçador da barra estabilizadora, inclusive mandei o seu post, ele ficou de analisar e ver a possibilidade de fabricar. Mas de qualquer forma vou conversar com o Makoto também.
abs
Veja se ele faz o espaçador do cardã com 10 mm. Troca uma idéia com ele sobre isso, se o de 15 mm (o da RC tem 15 mm) é bom mesmo para o Tracker com lift de susp. de 2 pol).
Abs,
LFC

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 12:05
Veja se ele faz o espaçador do cardã com 10 mm. Troca uma idéia com ele sobre isso, se o de 15 mm (o da RC tem 15 mm) é bom mesmo para o Tracker com lift de susp. de 2 pol).
Abs,
LFC
Falei com ele, disse que fará o de 10mm para mim

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 12:25
Rocksliders
Comprei na Tecnotrilha. Após a instalação, os para-lamas ficaram um pouco abaulados, pois a base deles tem um ressalto em relação à caixa de ar e o rockslider empurra tudo para cima. Foi preciso cortar a lata no sentido longitudinal do carro, ali na base (não tenho fotos). O encaixe ficou perfeito e o corte fica sob a peça. O Fabiano (Tecnotrilha) talvez altere o projeto, criando um ressalto no rockslider, mas acho que a solução que encontrei foi satisfatória. As duas primeiras fotos são do resulatado final (como é difícil editar os posts!).
350546350547

LFC,
Como esta percebendo estou sulgando as informações do seu fórum e te dando muito trabalho com minhas perguntas, mas em breve espero colaborar bastante com minha experiência na montagem e utilização da viatura.

Então vai lá mais uma dúvida... rsrsrsrs

Com relação ao rockslider será que você conseguiria postar mais algumas fotos, estou pensando nesta solução. Não entendi muito bem a respeito o corte no sentido longitudinal que você fez, foi no carro ou na peça da tecnotrilha? pode postar fotos desta parte também...

Mais uma vez muito obrigado.

abs

Augusto Bernardes Sousa
16/07/2012, 12:31
Fica bacana, mas eu acho que algumas coisas precisam ser comentadas.
Se vc pretende instalar um guincho, é bom rever os pontos de fixação. Meu mecânico e também o de um colega do Clube do Tracker entenderam que deveriam fazer reforços (mais pontos de fixação no chassis).
Outra coisa importante é fazer uma proteção para o motor que engata a tração, pois fica muito exposto. Eu ainda envolvi a fiação com uma borracha (não tenho foto disso). Quem decidir instalar a peça deve saber que a região dos discos e os locais onde ficam os sensores do ABS tb ficam um pouco desprotegidas.
Seguem as fotos.
Abs,
LFC
351293351294351291351292

LFC,

Você tem as medidas ou o gabarito desta proteção adicional que você mandou fazer para o motor que engata a tração? Ficou excelente esta ideia.

Esta solução também protege os sensores do ABS?

Como ficam os sensores do air bag?

Quantos pontos de fixação você colocou a mais para o para choque, utilizou alguma furação já existente no chassis?

abs

TMorais
16/07/2012, 19:50
LFC,
Tenho um peito de aço da RC (comprado recentemente) e ao instalar o drop kit (SOB) para rebaixar o diferencial dianteiro (o TK fiz o lift em 2" suspensão), tive problema ao colocar novamente o peito de aço. Como o diferencial dianteiro baixou, o peito de aço não dá para ser colocado pois as hastes ficaram mais curtas. Vou ter que levar em um serralheiro para fazermos novos braços do peito de aço para a fixação.

Qual solução vc fez?

P.S> Sobre as molas, gostei do conjunto dianteiro (mola do TK ou GV a diesel/V6 + amortecedores originais) - A mola por ser mais resistente a frente do TK ficou levemente mais alta e o conjunto deu mais firmeza na dianteira (não fica mais balançando como antes em lombadas, freadas, buracos, etc...), visto que estou usando parachoque de aço e guincho.

Na traseira do TK vou utilizar, conforme ajuda de vcs e do André Sousa, a mola dianteira do Opala 4cc ECHE 41. Essa escolha é para a traseira do TK ficar mais elevada que a dianteira. (se eu usar a ECHE 07 - vai ficar na altura do lift de 2" e ficará mais baixa que a dianteira).Poderia até usar a ECHE 07 e colocar um pequeno calço na mola mas eu já acho que fica meio gambiarra..
Oque vcs acham?:semideia

Att

LFC
16/07/2012, 21:58
LFC,
Como esta percebendo estou sulgando as informações do seu fórum e te dando muito trabalho com minhas perguntas, mas em breve espero colaborar bastante com minha experiência na montagem e utilização da viatura.

Então vai lá mais uma dúvida... rsrsrsrs

Com relação ao rockslider será que você conseguiria postar mais algumas fotos, estou pensando nesta solução. Não entendi muito bem a respeito o corte no sentido longitudinal que você fez, foi no carro ou na peça da tecnotrilha? pode postar fotos desta parte também...

Mais uma vez muito obrigado.

abs

Eu não tenho fotos dessa parte, pois o mecânico fez durante a semana e eu não estava lá. Mas acho possível explicar melhor.
O pára-lama do Tracker não tem ponto de fixação entre a base e a parte superior. Como o rockslider é reto e a base do pára-lama é saliente, pressiona a peça e a parte do meio do pára-lama fica abaulada. Foi preciso fazer um corte na lata, na horizontal, sentido roda-porta, ali na região que fica alinhada com a caixa de ar. Uma vez feito o corte, empurra-se a parte de baixo para dentro (na direção do motor), daí que fica sob a parte restante do pára-lama. Será que a explicação esclarece?
Abs,
LFC

LFC
16/07/2012, 22:08
LFC,

Você tem as medidas ou o gabarito desta proteção adicional que você mandou fazer para o motor que engata a tração? Ficou excelente esta ideia.

Esta solução também protege os sensores do ABS?

Como ficam os sensores do air bag?

Quantos pontos de fixação você colocou a mais para o para choque, utilizou alguma furação já existente no chassis?

abs

Não tenho o gabarito.
Os sensores ficam perto da roda e não há modo de protegê-los mais. Há vários tubos ali entre a cx de roda e a roda que ficam expostos mesmo. Ruim para quem entra no mato alto, se um galho prender ali. É preciso cuidado, mas em todo carro é assim.
Os sensores do air bag eu nem sei onde ficam.
O pára-choque da RC, se não me engano, só tem um furo por longarina e cada longarina só tem um furo também. Veja lá nas fotos que no meu carro o mecânico fez mais furos, tanto na longarina como nas hastes do pára-choque. Quem for instalar vai entender o que fazer para que o pára-choque tenha melhor apoio.
Espero haver respondido.
Abs,
LFC

LFC
16/07/2012, 23:06
LFC,
Tenho um peito de aço da RC (comprado recentemente) e ao instalar o drop kit (SOB) para rebaixar o diferencial dianteiro (o TK fiz o lift em 2" suspensão), tive problema ao colocar novamente o peito de aço. Como o diferencial dianteiro baixou, o peito de aço não dá para ser colocado pois as hastes ficaram mais curtas. Vou ter que levar em um serralheiro para fazermos novos braços do peito de aço para a fixação.

Qual solução vc fez?

P.S> Sobre as molas, gostei do conjunto dianteiro (mola do TK ou GV a diesel/V6 + amortecedores originais) - A mola por ser mais resistente a frente do TK ficou levemente mais alta e o conjunto deu mais firmeza na dianteira (não fica mais balançando como antes em lombadas, freadas, buracos, etc...), visto que estou usando parachoque de aço e guincho.

Na traseira do TK vou utilizar, conforme ajuda de vcs e do André Sousa, a mola dianteira do Opala 4cc ECHE 41. Essa escolha é para a traseira do TK ficar mais elevada que a dianteira. (se eu usar a ECHE 07 - vai ficar na altura do lift de 2" e ficará mais baixa que a dianteira).Poderia até usar a ECHE 07 e colocar um pequeno calço na mola mas eu já acho que fica meio gambiarra..
Oque vcs acham?:semideia

Att

O peito de aço que veio para mim tem uma regulagem para baixar a parte da frente dele e na junção com o protetor da caixa foram colocados uns tubinhos (não sei se o meca os fez) e deu certo. O problema é que o peito de aço ficou muito baixo. Além disso, a barra estabilizadora batia no protetor da caixa, daí que foi preciso cortar uma aba que fica nela, no lado direito do carro. O meca sofreu um bocado e reclamou muito porque as peças não casam com o conjunto, tem sempre que fazer alguma intervenção, dando muito trabalho.
As molas dianteiras eu mantive as originais. A traseira ficou mais alta mesmo, mas não achei ruim e não interferiu na estabilidade (o carro está excelente em curvas). Ainda sobre a dianteira, eu pensei em usar o calço de nylon 60mm (que é para a traseira), mas não usei pois não sabia que efeitos colaterais isso poderia ter (cambagem, p. ex.).
Essa mola ECHE 41, se eu usasse, acho que ficaria muito mais alta (a não ser que o meca as tenha usado sem eu saber, mas acho que não). Atenção deve ser dada para o conjunto traseiro. No meu caso, a mola do lado do motorista saiu do lugar 2 vezes (desalinhou). Essa semana o meca vai usar os dois calços do Opala, um por dentro do outro (calço em forma de meio carretel - na Nafil é o "adaptação", veja lá no site, e o outro é aquele em forma de prato). Isso acontece no lado do motorista porque, acho, a "casa" superior tem um ressalto que não encaixa bem com a mola do Opala. No final da demana eu vejo isso e posto aqui.
Abs,
LFC

Alex Style
17/07/2012, 00:16
LFC,
Acredito que essas molas eche 41 fiquem mto duras para o carro, foram projetadas para serem usadas na dianteira de um carro, cujo o motor é um 6 cilindros de ferro, um dos mais pesados.
Devem suportar 3 vezes ou mais o peso da traseira dos GVs e Tks.
Isso faz com que perca um pouco do molejo que é essencial para amortecer vibrações, devem forçar toda a parte da suspenção trazeira e não se sabe se a longo prazo gerem rachaduras no chassis e carroceria.
Até mesmo as eche 07 acredito serem super dimencionadas para isso, imaginem as eche 41!
O acentamento tb não fica bom pois as originais fecham um pouco em cima e os calços de borracha tb não acentam 100%.
Por isso por enquanto vou usar as originais até encontrar outra solução.
Acredito que a melhor solução é mandar fazer molas maiores no mesmo formato de acentamento das originais, podendo assim pedir até com uma carga maior, similar as usadas em carros com kit gás.
Aqui no Rio tem as molas Tigre ou Lobo que fazem molas personalizadas.
Na RC 4x4 já tem essas molas mais altas e com um pouco mais de rigidez, e com acentamento perfeito.
Quero deixar claro que é somente minha opinião, pois tento ao máximo fazer o mínimo de adaptações possíveis quando se envolve segurança.

Abs,
Alex,

Augusto Bernardes Sousa
17/07/2012, 09:01
Eu não tenho fotos dessa parte, pois o mecânico fez durante a semana e eu não estava lá. Mas acho possível explicar melhor.
O pára-lama do Tracker não tem ponto de fixação entre a base e a parte superior. Como o rockslider é reto e a base do pára-lama é saliente, pressiona a peça e a parte do meio do pára-lama fica abaulada. Foi preciso fazer um corte na lata, na horizontal, sentido roda-porta, ali na região que fica alinhada com a caixa de ar. Uma vez feito o corte, empurra-se a parte de baixo para dentro (na direção do motor), daí que fica sob a parte restante do pára-lama. Será que a explicação esclarece?
Abs,
LFC

Acho que consegui entender, de qualquer forma vou imprimir suas duas explicações e levar para o Makoto, em caso de dúvidas volto a te perturbar.... rsrsrsrsrs...

Mais uma vez obrigado.

Abs

LFC
17/07/2012, 12:53
LFC,
Acredito que essas molas eche 41 fiquem mto duras para o carro, foram projetadas para serem usadas na dianteira de um carro, cujo o motor é um 6 cilindros de ferro, um dos mais pesados.
Devem suportar 3 vezes ou mais o peso da traseira dos GVs e Tks.
Isso faz com que perca um pouco do molejo que é essencial para amortecer vibrações, devem forçar toda a parte da suspenção trazeira e não se sabe se a longo prazo gerem rachaduras no chassis e carroceria.
Até mesmo as eche 07 acredito serem super dimencionadas para isso, imaginem as eche 41!
O acentamento tb não fica bom pois as originais fecham um pouco em cima e os calços de borracha tb não acentam 100%.
Por isso por enquanto vou usar as originais até encontrar outra solução.
Acredito que a melhor solução é mandar fazer molas maiores no mesmo formato de acentamento das originais, podendo assim pedir até com uma carga maior, similar as usadas em carros com kit gás.
Aqui no Rio tem as molas Tigre ou Lobo que fazem molas personalizadas.
Na RC 4x4 já tem essas molas mais altas e com um pouco mais de rigidez, e com acentamento perfeito.
Quero deixar claro que é somente minha opinião, pois tento ao máximo fazer o mínimo de adaptações possíveis quando se envolve segurança.

Abs,
Alex,

Sobre a ECHE 41, tendo a concordar com vc até porque usando a ECHE 07 acho que a altura ficou boa e o carro está bem macio, inclusive fazendo curvas (inclina o suficiente). O ideal seria ter molas específicas, mas isso ainda não está bem testado. Mandar fazer molas é legal, mas qual seria carga?
Abs,
LFC

Alex Style
17/07/2012, 23:27
Pois é, o dificil é encontrar alguma empresa séria que entenda e saiba calcular isso.
A mtos anos atrás quando tinha um carro rebaixado fui nas molas Tigre e mandei fazer uma mola menor com uma bitola mais grossa e ficou bom.
Acredito que eles calculem a quantidade de voltas com a espessura do aço utilizado nas espiras.
Quando tiver um tempo vou lá ver isso e trocar algumas informações com eles, e tendo novidades posto aqui.
Abs,
Alex.

mjps
09/08/2012, 19:11
Pessoal, após dois meses com o Tracker, e muita leitura aqui no fórum, minha viatura finalmente ficou pronta como gostaria para as trilhas.
A descrição das alterações está na assinatura.
Segue fotos para quem gosta:
36349036349436349536349736350236349936350036350136 3503

LFC
10/08/2012, 11:17
Márcio,
Ficou super legal. O carro é ótimo, não? Super confortável para trilhas e viagens. É crescente o número de pessoas que optou pelo Tracker, inclusive aqui pelo RJ. Dê uma olhada no Clube do Tracker (lista do Yahoo).
Depois veja se não vale e pena para vc colocar o rockslider (proteção da caixa de ar) feito pela Tecnotrilha.
Abs,
LFC

Augusto Bernardes Sousa
10/08/2012, 11:42
Pessoal, após dois meses com o Tracker, e muita leitura aqui no fórum, minha viatura finalmente ficou pronta como gostaria para as trilhas.

Márcio,
Ficou muito bacana, em breve também colocarei as fotos da minha também aqui, para dividir a satisfação com os colaboradores.
Me tire uma dúvida, o que é NUV 760?
Abs
Augusto Bernardes

Executor
10/08/2012, 14:19

Márcio, parabéns pelas modificaçõe! :palmas: São inspiradoras para outros donos de trackers como eu! Até que esse parachoque da RC não fica nada mal! Quais são as medidas desse peneu que vc colocou?
Vlw!

Rotta 57
10/08/2012, 14:34

Olhei todas as fotos. Parabéns pelas mudanças realizadas no carro, realmente ficou muito bom, imagino a satisfação que deve ser olhar e sentir o carro agora depois de todo o trabalho.
Gostaria de saber quais alterações foram realizadas, mas como ainda não aprendi direito navegar no Fórum, não entendi teu comentário: A descrição das alterações está na assinatura. O que quer dizer esta na assinatura?
Abraço
Elemar

mjps
10/08/2012, 14:55
O carro realmente é mt bom. Estou com ele a pouco tempo, mas estou gostando bastante. Antes tinha uma Pajero IO, mas em função da idade dela resolvi pegar um mais novo, também gostava muito da IO, mas o consumo e a potencia da Tracker parece ser melhor. Veículos sempre tem pontos negativos e positivos mesmo.
Quanto ao NUVI, é apenas um GPS da Garmin.
Os pneus são BF MUD 235/70/16, na suspensão lift de 2'' amortecedores GBL da suprema, retirei a barra estabilizadora para não ter problemas com as bieletas e melhorar a suspensão nas trilhas, fiquei bem preocupado com isso, mas definitivamente não estão fazendo a mínima falta. Os pneus não raspam em nada e barra traseira não precisei mexer pois as rodas permaneceram alinhadas.
Sobre o rockslider, realmente penso em colocar. E quem sabe mais para frete o Lift da carroceria.
As mudanças na assinatura nada mais é do que a descrição dos itens instalados escritos abaixo do meu nome.

Abs

CRISIVAN
10/08/2012, 22:27
Márcio,
não vai dar saudades de andar de Zeca no meu samuca. hehehehe

gtavalanche
13/08/2012, 18:03
Ja ando a algum tempo sem barra estabailizadora e numca me fez falta, não sentia nenhuma diferença relevante em termos de estabilidade....

Até que um dia precisei dela, em um movimento brusco para desviar de uma situação no transito a ausência da barra prejudicou a monobra eu acabei catando a lateral trazeira de um carro...

Resumo, numa manobra brusca a barra vai fazer diferença sim, no meu caso acredito que com a barra não teria acontecido... Aprendi da pior maneira, então recomendo aos companheiros que não andem sem a barra.

Fiquei dois meses sem carro, a reparação foi feita em concessionária e ficou um bom serviço, capô, estrutura frontal, faróis, parachoque e alma tudo novo... (12K cobertos pelo seguro).

Tiagobel
13/08/2012, 23:03
Dizer que a barra estabilizadora não faz falta é tentar enganar a si mesmo. A menos que a pessoa só ande em trilhas e em baixíssima velocidade...

Elver
14/08/2012, 00:55
Tudo depende de como você anda com o carro. Rodei sem barra estabilizadora por quase 2 anos (até vender o Tracker), com o carro beeem preparado, o que incluia pneus 32" (deixando ele bem menos estável) entre outras modificações que mudaram completamente o carro original, incluindo +2" de calços na carroceria além do que o Gtavalanche usa.

Fiz dezenas de viagens longas com o carro, em estradas perigosas e sinuosas como a Raposo Tavarez e a Fernão Dias. Sempre rodei nos limites de velocidade e sempre prestando atenção ao tráfego... nunca tive sustos ou problemas. Rodava sempre entre 100-110km/h em estradas, que é o limite da maioria das estradas no Brasil e a velocidade recomendada por conta dos pneus que eu usava.

Lembrar que você está dentro de um JIPE é o que faz diferença quando se dirige um, ainda mais um com lift e pneus. O que aconteceu com o Gtavalanche, para mim, foi uma fatalidade. Dependendo da velocidade e do jeito que se vira o volante, você pode estar com barra, sem barra, do jeito que quiser, o carro vai rabear.

Qualquer jipe com lifts e pneus diferentes já está fora do limite estabelecido pelo fabricante como "seguro", portanto, mudar o modo de direção é obrigatório nesses casos.

Tem uma quantidade grande de gente aqui do fórum que anda sem e nunca teve problemas, o mecânico que preparou meu carro é um que roda sem a barra estabilizadora a MUITOS anos no GV v6 dele (com 2+2 e 32" também) e nunca teve problemas.

Dizer que a barra estabilizadora não faz falta é tentar enganar a si mesmo. A menos que a pessoa só ande em trilhas e em baixíssima velocidade...

Tiagobel
14/08/2012, 09:02
Na verdade estamos dizendo basicamente a mesma coisa, mas com abordagens diferentes...

Não disse que o carro não pode ser conduzido de forma segura sem a barra estabilizadora. Se o motorista for atencioso/habilidoso, pode compensar a falta da barra.

Agora não dá pra dizer que o carro mantém a mesma estabilidade que tem quando a barra estabilizadora está instalada. O tracker, apesar de ser um jipe, quando está original (com pneus 235/60 e suspensão normal) é até bem estável em altas velocidades (apesar dessa não ser a finalidade do carro).

LFC
14/08/2012, 11:33
Eu prefiro manter a barra, considerando o meu uso mais frequente. A barra serve para diminuir a rolagem e como o carro está alto isso ficou um pouco mais crítico. O uso dos alargadores nas rodas deu uma compensada legal, mas mesmo assim, ao menos por enquanto, ela fica lá. O ideal mesmo seria um meio de poder desligar a barra quando eu fosse fazer trilhas. Mas isso eu ainda não tive tempo de ver se é possível.
Abs,
LFC

mjps
14/08/2012, 12:16
Eu prefiro não recomendar nada a ninguém, apenas relatei as alterações da viatura.Quando se trata de 4x4 e pessoas apaixonadas pelo esporte, acho que cada um deve fazer o que faz se sentir melhor ao conduzir seu carro.Não reprovo ninguém aqui no fórum e tenho senso crítico de tudo que leio por aqui, mas quando não concordo guardo para mim.Tive um L200 a muitos anos atrás, uma vez em uma viagem o parafuso da barra estabilizadora quebrou e o carro ficou como uma barca, não dava para dirigir nem em linha reta. Cada carro tem sua suspensão e um comportamento distinto. Neste caso estou satisfeito com o comportamento do Tracker. Mas é apenas minha opinião, não acho que ninguém deva fazer isso apenas pelo que esta escrito aqui.Abs

Leandro Salgado
14/08/2012, 16:41
X2 !!!

Mudança de configuração demanda mudança de modo de dirigir !!

Tudo depende de como você anda com o carro. Rodei sem barra estabilizadora por quase 2 anos (até vender o Tracker), com o carro beeem preparado, o que incluia pneus 32" (deixando ele bem menos estável) entre outras modificações que mudaram completamente o carro original, incluindo +2" de calços na carroceria além do que o Gtavalanche usa.

Fiz dezenas de viagens longas com o carro, em estradas perigosas e sinuosas como a Raposo Tavarez e a Fernão Dias. Sempre rodei nos limites de velocidade e sempre prestando atenção ao tráfego... nunca tive sustos ou problemas. Rodava sempre entre 100-110km/h em estradas, que é o limite da maioria das estradas no Brasil e a velocidade recomendada por conta dos pneus que eu usava.

Lembrar que você está dentro de um JIPE é o que faz diferença quando se dirige um, ainda mais um com lift e pneus. O que aconteceu com o Gtavalanche, para mim, foi uma fatalidade. Dependendo da velocidade e do jeito que se vira o volante, você pode estar com barra, sem barra, do jeito que quiser, o carro vai rabear.

Qualquer jipe com lifts e pneus diferentes já está fora do limite estabelecido pelo fabricante como "seguro", portanto, mudar o modo de direção é obrigatório nesses casos.

Tem uma quantidade grande de gente aqui do fórum que anda sem e nunca teve problemas, o mecânico que preparou meu carro é um que roda sem a barra estabilizadora a MUITOS anos no GV v6 dele (com 2+2 e 32" também) e nunca teve problemas.

aleilario
14/08/2012, 19:37
Tbm rodo sem a barra faz quase 1 ano 3 meio. Já fiz diversas viagens, incluindo estradas bem ruins e nunca senti falta da barra.

Porém concordo com o comentário que, cada um cada um, respeito quem prefere a barra e respeito quem não prefere !!!

Meu carro é de uso no dia a dia e trilhas, ficou excelente sem a barra....

gtavalanche
15/08/2012, 18:11
364728
Como ficou a viatura depois do vacilo, eu ando na cidade como uma velha sempre na velocidade da via, sempre, mas fatalidade eu vinha numa via expressa de 80 derrepente o transito parou na minha faixa eu ia mudar pra outra uma moto atravessa a pista, pra não acertar em cheio as pernas do motoqueiro (ando de moto a 16 anos) tive que tirar pro outro lado na frenagem o carro meio que balançou demais o abs tremeu o pedal mas era tarde catei a quina de um corsa....

Se não tivesse balançado tanto, se tivesse barra, se tivesse....

Foi assim durante a frenagem eu tive que desviar a rota do carro nisso o abs funcionando permitindo ainda a dirigibilidade como o carro inclinou muito (rolagem) prejudicou o controle e por questão de centímetros eu colidi. Se não tivesse abs o motoqueiro estaria sem uma das pernas e se tivesse barra eu teria ganhado os 50cm que seriam suficientes para evitar o choque.

Foi uma situação muito específica, o carro ficou dois meses em autorizada para reparos foram trocadas todas as peças, deu até uma renovada no carro, as peças demoram a chegar e tudo foi trocado, inclusive o outro farol que tava intacto mas a concessionária troca tudo eles devem ganhar em cima claro....

R1C4rdo
15/08/2012, 21:26
Como ficou a viatura depois do vacilo, eu ando na cidade como uma velha sempre na velocidade da via, sempre, mas fatalidade eu vinha numa via expressa de 80 derrepente o transito parou na minha faixa eu ia mudar pra outra uma moto atravessa a pista, pra não acertar em cheio as pernas do motoqueiro (ando de moto a 16 anos) tive que tirar pro outro lado na frenagem o carro meio que balançou demais o abs tremeu o pedal mas era tarde catei a quina de um corsa....

Se não tivesse balançado tanto, se tivesse barra, se tivesse....

Foi assim durante a frenagem eu tive que desviar a rota do carro nisso o abs funcionando permitindo ainda a dirigibilidade como o carro inclinou muito (rolagem) prejudicou o controle e por questão de centímetros eu colidi. Se não tivesse abs o motoqueiro estaria sem uma das pernas e se tivesse barra eu teria ganhado os 50cm que seriam suficientes para evitar o choque.

Foi uma situação muito específica, o carro ficou dois meses em autorizada para reparos foram trocadas todas as peças, deu até uma renovada no carro, as peças demoram a chegar e tudo foi trocado, inclusive o outro farol que tava intacto mas a concessionária troca tudo eles devém ganhar em cima claro....

Caraaaca ciclista! Que história hein!
Ainda bem que vc não pegou o cara da moto...senão a coisa ia ficar feia mesmo.
Uma vez vi pelo retrovisor (acho que o Tracker do Elver) atrás de mim fazendo uma curva, e achei (ressalto que achei) que a carroceria inclinou mais que o normal.
Talvez esta "rolagem" não seja prejucial em situações normais, mas em casos um pouco mais extremos (que parece que foi o seu caso) tenha causado o efeito que vc sentiu, isto é, dificuldade no controle do carro.
No fim das contas foi apenas material e ninguém (além do seu bolso) sofreu.
Forte abraço

Tiagobel
15/08/2012, 21:51
Também ando de moto há muitos anos e já passei por alguns apuros no trânsito (tanto de carro quanto de moto) pra livrar a barra de outro motociclista que aparece do nada.

Pelo menos a batida não afetou em nada a estrutura do carro. Esses painéis, depois de trocados, ficam perfeitos como novos.

Antes do tracker tinha um peugeot 206 e posso dizer com toda a certeza: a barra estabilizadora e as bieletas não estão ali por acaso. Uma simples folga nas bieletas do peugeot transformam o carro numa besta descontrolada em curvas fechadas e mudanças bruscas de direção.
Sei que cada carro reage de maneira diferente às modificações e nada melhor que um fórum pra discutir o assunto com outras pessoas que têm o mesmo veículo e podem compartilhas suas experiências.

Valdão
15/08/2012, 22:10
Muito boas as dicas LFC. Hoje iniciei a caminhada para uma preparação parecida em meu GV 2001. Comprei algumas coisas na FTS que foram postadas hoje, diferencial de aço já tenho... agora é arrumar uns trocos pros pneus.

LFC
16/08/2012, 11:29
Muito boas as dicas LFC. Hoje iniciei a caminhada para uma preparação parecida em meu GV 2001. Comprei algumas coisas na FTS que foram postadas hoje, diferencial de aço já tenho... agora é arrumar uns trocos pros pneus.
Beleza, vai postando as modificações. Sobre a FTS, achei o atendimento e os produtos excelentes. Agora tenha um pouco de paciência pq provavelmente vai demorar um pouco na Receita Federal. Mas a remessa vc controla pelo rastreamento do SEDEX; se ficar parado mais de 5 dias, liga para os Correios e pede informações, isso ajuda.
Abs,
LFC

gtavalanche
16/08/2012, 11:37
Eu tirei a barra depois de ter várias bieletas estouradas, entorta a haste as borrachas acabam cortadas, tu vai colocando uma nova no lugar ela se acaba muito rápido. Certa vez tentei compensar o ângulo das bieletas com uma bucha em tecnyl feita de forma artesanal, não durou muito logo começa a bateção e a haste sempre entorta.

364869364870364871364872364873364874364875

Tentei calços nas braçadeiras de fixação da barra mas só pioravam a situação, a tentativa agora vai ser diminuir a distância entre as bieletas proporcionando um ângulo melhor de trabalho, talvez esquentar a barra e torcer sua curvatura...

Valdão
16/08/2012, 17:12
O atendimento realmente foi muito bom. Comprei calços da estabilizadora, panhard e dropped kit. Diferencial de aço tbém já tá na mão.

Agora é esperar...

Elver
17/08/2012, 11:07
Ricardo,

Eu posso te dizer que sempre senti meu carro "na mão", hehehe. Acho que sei onde você viu isso, deve ter sido em uma das vezes que a gente foi para o Puma e, quem já pegou a Fernão Dias, sabe que a estrada é beeeem sinuosa!

O meu carro estava com uma configuração muito específica, não era apenas a troca dos calços e amortecedores traseiros como acontece com quem instala o kit de 2".

Eu tinha trocado as molas dianteiras e traseiras por molas mais firmes e com curso um pouco maior, as bandejas tinham sido reposicionadas, deixando os amortecedores dianteiros um pouco mais inclinados para dentro ( / \ ) o que certamente contribuiu um pouco para a estabilidade, os pneus eram bem largos (255) e o carro estava com espaçador de rodas de 30mm que dá uma melhorada na estabilidade também. A soma de todo o conjunto estava bem estável e firme para digirir, o sistem de freio foi alterado, eu estava com disco nas 4 rodas, o que deixava a frenagem bem mais segura e firme também.

Outro ponto importante que definitivamente mudava a maneira que eu dirigia o carro era o bloqueio traseiro automático. Depois que você instala um bloqueio automático, para evitar trancos, você tem que aprender a fazer curvas de maneira mais "mansa", senão toda hora bloqueia e você vai comendo o pneu. Isso certamente também pesa na "dirigibilidade" do carro, não por uma questão de "engenharia", mas por forçar mais uma mudança no estilo de direção.

Tiagobel, eu tinha um Peugeot 207 para andar na cidade, e não tem como comparar. O Peugeot é um kart, com uma suspensão de kart. Se estourar uma bucha sequer do conjunto ele já fica bobo. Mas com a suspensão em ordem era um tesão andar com aquele carro, ele grudava no chão!

[]`s

Caraaaca ciclista! Que história hein!
Ainda bem que vc não pegou o cara da moto...senão a coisa ia ficar feia mesmo.
Uma vez vi pelo retrovisor (acho que o Tracker do Elver) atrás de mim fazendo uma curva, e achei (ressalto que achei) que a carroceria inclinou mais que o normal.
Talvez esta "rolagem" não seja prejucial em situações normais, mas em casos um pouco mais extremos (que parece que foi o seu caso) tenha causado o efeito que vc sentiu, isto é, dificuldade no controle do carro.
No fim das contas foi apenas material e ninguém (além do seu bolso) sofreu.
Forte abraço

R1C4rdo
17/08/2012, 13:25
Ricardo,

Eu posso te dizer que sempre senti meu carro "na mão", hehehe. Acho que sei onde você viu isso, deve ter sido em uma das vezes que a gente foi para o Puma e, quem já pegou a Fernão Dias, sabe que a estrada é beeeem sinuosa!

O meu carro estava com uma configuração muito específica, não era apenas a troca dos calços e amortecedores traseiros como acontece com quem instala o kit de 2".

Eu tinha trocado as molas dianteiras e traseiras por molas mais firmes e com curso um pouco maior, as bandejas tinham sido reposicionadas, deixando os amortecedores dianteiros um pouco mais inclinados para dentro ( / \ ) o que certamente contribuiu um pouco para a estabilidade, os pneus eram bem largos (255) e o carro estava com espaçador de rodas de 30mm que dá uma melhorada na estabilidade também. A soma de todo o conjunto estava bem estável e firme para digirir, o sistem de freio foi alterado, eu estava com disco nas 4 rodas, o que deixava a frenagem bem mais segura e firme também.

Outro ponto importante que definitivamente mudava a maneira que eu dirigia o carro era o bloqueio traseiro automático. Depois que você instala um bloqueio automático, para evitar trancos, você tem que aprender a fazer curvas de maneira mais "mansa", senão toda hora bloqueia e você vai comendo o pneu. Isso certamente também pesa na "dirigibilidade" do carro, não por uma questão de "engenharia", mas por forçar mais uma mudança no estilo de direção.

Tiagobel, eu tinha um Peugeot 207 para andar na cidade, e não tem como comparar. O Peugeot é um kart, com uma suspensão de kart. Se estourar uma bucha sequer do conjunto ele já fica bobo. Mas com a suspensão em ordem era um tesão andar com aquele carro, ele grudava no chão!

[]`s

Eaee Elver! É verdade!
Foi numa vez que fomos ao Puma.
Realmente com essa configuração que tinha no seu carro o comportamento vai ser diferente do que simplesmente ter a barra retirada na configuração original.
Mas enfim, como você disse, a forma de dirigir influencia muito. Afinal de contas, isso é um jipe!
Um forte abraço das terras tropicais

Valdão
28/08/2012, 11:10
LFC, sobre estes pneus que colocou, com a configuração de lift que fez eles pegam em alguma parte do carro? Com lift de 2" e parachoques originais será que dá certo?

LFC
28/08/2012, 11:57
LFC, sobre estes pneus que colocou, com a configuração de lift que fez eles pegam em alguma parte do carro? Com lift de 2" e parachoques originais será que dá certo?
Se vc não usar os alargadores das rodas, provavelmente (acho quase certo) não vão pegar em nada, exceto nas longarinas (chassis) quando vc virar o volante todo (pega muito pouco). Se vc usar os alargadores, os pneus vão pegar um pouco ali perto da cx de ar. Se vc for comprá-los, olhe na Pneus Free (Pneu Free - Compre online - Resultados da busca 225/75 aro 16 (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/225/75/16)), pois preço está muito bom.
Abs,
LFC

Valdão
28/08/2012, 23:29
Caramba, muito bom o preço. E a empresa é aqui de Curitiba ainda. Valeu mais esta dica!

zenom25
29/08/2012, 23:19
O carro realmente é mt bom. Estou com ele a pouco tempo, mas estou gostando bastante. Antes tinha uma Pajero IO, mas em função da idade dela resolvi pegar um mais novo, também gostava muito da IO, mas o consumo e a potencia da Tracker parece ser melhor. Veículos sempre tem pontos negativos e positivos mesmo.
Quanto ao NUVI, é apenas um GPS da Garmin.
Os pneus são BF MUD 235/70/16, na suspensão lift de 2'' amortecedores GBL da suprema, retirei a barra estabilizadora para não ter problemas com as bieletas e melhorar a suspensão nas trilhas, fiquei bem preocupado com isso, mas definitivamente não estão fazendo a mínima falta. Os pneus não raspam em nada e barra traseira não precisei mexer pois as rodas permaneceram alinhadas.
Sobre o rockslider, realmente penso em colocar. E quem sabe mais para frete o Lift da carroceria.
As mudanças na assinatura nada mais é do que a descrição dos itens instalados escritos abaixo do meu nome.

Abs

Boa noite MJPS,

Desculpe a pergunta, mas quanto você pagou nos pneu?

Abs!

zenom25
29/08/2012, 23:23
Se vc não usar os alargadores das rodas, provavelmente (acho quase certo) não vão pegar em nada, exceto nas longarinas (chassis) quando vc virar o volante todo (pega muito pouco). Se vc usar os alargadores, os pneus vão pegar um pouco ali perto da cx de ar. Se vc for comprá-los, olhe na Pneus Free (Pneu Free - Compre online - Resultados da busca 225/75 aro 16 (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/225/75/16)), pois preço está muito bom.
Abs,
LFC

Boa noite pessoal,

Gostaria de fazer uma perguntas aos amigos,em termos de potencia de motor vcs acham que o carro suportaria bem um
pneu 245/75 r16 ou vcs acham que o carro ficaria xoxo ou de algum forma prejudicado nas trilhas?

A opinião de todos e muito bem vinda.

Abs

LFC
30/08/2012, 11:46
Boa noite pessoal,

Gostaria de fazer uma perguntas aos amigos,em termos de potencia de motor vcs acham que o carro suportaria bem um
pneu 245/75 r16 ou vcs acham que o carro ficaria xoxo ou de algum forma prejudicado nas trilhas?

A opinião de todos e muito bem vinda.

Abs

Vou responder neste tópico e não no outro, ok?
O 245/75 tem aproximadamente 77,4 cm de diâmetro (é menor um pouco do que um 31") e o que está no seu carro, 245/70, 75 cm. Acho que a diferença é bem pequena e vc não vai sentir muita diferença.
Abs,
LFC

BRUNO SOUZA GV
31/08/2012, 13:35
cara olha só. é mto complicado para mandar vir alguma coisa da FTS?
perguntei pois vi q tu mandou vir os calços do diferencial.
Abraço

LFC
31/08/2012, 14:48
Abraço
Não, é muito simples. Manda um email para lá e cota o preço com o frete. Informa o endereço com o cep. Vc vai ter que abrir uma conta no Paypal (extremamente simples), informando o número do cartão de crédito. A empresa de correios de Taiwan manda por sedex (inclusive vc faz o rastreamento pelo site dos correios aqui do Brasil). Depois que chega no Brasil, vai para a receita para calcular o imposto (pode chegar a 60%). Depois de liberado, vc retira em uma agência dos correios perto de casa (vc fica sabendo pelo site). Compre logo tudo que vc vai usar para ter um frete só. Eu compraria junto o calço do cardã, de 10mm, o calço reposicionador da Panhard e o calço da barra estabilizadora (se vc for usar).
Em geral vc manda o email de dia e a resposta chega no dia seguinte pela manhã.
Abs,
LFC

zenom25
31/08/2012, 22:50
Vou responder neste tópico e não no outro, ok?
O 245/75 tem aproximadamente 77,4 cm de diâmetro (é menor um pouco do que um 31") e o que está no seu carro, 245/70, 75 cm. Acho que a diferença é bem pequena e vc não vai sentir muita diferença.
Abs,
LFC

Valeu mesmo LFC muito obrigado!

Valdão
04/09/2012, 16:22
Abraço

Pode comprar que atendem bem sim, depois que confirmei minha compra demorou 15 dias pra chegar.

Valdão
04/09/2012, 16:25
Se vc não usar os alargadores das rodas, provavelmente (acho quase certo) não vão pegar em nada, exceto nas longarinas (chassis) quando vc virar o volante todo (pega muito pouco). Se vc usar os alargadores, os pneus vão pegar um pouco ali perto da cx de ar.
Abs,
LFC

LFC, chegou a usar os 225/75 sem alargador no seu carro? Esteticamente fica muito "perna fina"?

Abraço!

LFC
04/09/2012, 18:08
LFC, chegou a usar os 225/75 sem alargador no seu carro? Esteticamente fica muito "perna fina"?

Abraço!

Usei sim, quando comprei o carro estava com os BFG AT e calços nas molas, 1".
Não é "perna" ou "canela" fina. A medida 225 correponde à largura de uma "barriga" (licença, vou usar o corpo humano com referência tb, hehehe) à outra do pneu, segundo a calibragem indicada pelo fabricante, mas a área em contato com o solo tem 20 cm. Se vc medir o pneu original 235/60, vai ver isso e tb (ele é mais gordo) e que a parte em contato com o solo é mais estreita, acho que tem 18 cm.
Vou ver se acho uma foto.
Abs,
LFC

LFC
04/09/2012, 19:00
Só tenho essa foto, do dia em que comprei o carro (BFG AT 225/75 r 16).
Abs,
LFC
368759

zenom25
05/09/2012, 00:12
Resolvi apresentar a viatura para dar conta aos interessados sobre a preparação que, embora seja prazeroso fazer, dá muito trabalho, despesa e também trás aborrecimentos. Quando o leitor for comprar um carro preparado – se é seu interesse ter um carro preparado – reflita antes de achar caro e desvalorizar os acessórios, hehehehe.
Comprei o Tracker 2007 em dezembro do ano passado, +/- 41.000 km rodados, e só consegui montá-lo agora no final de maio. Agora ele está com pouco mais de 42.000, i.e., rodei muito pouco. Os motivos vcs vão ver adiante. Meu plano era montar tudo de uma vez para evitar idas e vindas à oficina. Mas como as peças chegaram em tempos diferentes, isso atrasou muito o projeto. Não adiantaria mesmo erguer a suspensão, sem o drop kit, os para-choques e os pneus, pois uma coisa condicionava a outra (especialmente os pneus e os para-choques, por causa do espaço limitado do Tracker).
O carro tem o seguinte:
Alongamento do furo dos amortecedores dianteiros para 18mm (ficou com cambagem de +0,25, i.e., não precisei alterar nada);
Calços nas balanças com 3cm para aproximação dos batentes de borracha (preferi não retirar os batentes de borracha e colocar o calço na balança mesmo, sem furar);
Molas traseiras do Opala 4cc 69-79 (ECHE 07) e calços de borracha tb do Opala na base (formato de meio carretel) e no topo (parece uma capa);
Pneus 225/75 r 16 Kumho KL 71, (Pneusfácil, muito bom o atendimento); não precisou balancear o conjunto, i.e., não pediu adição de pesos;
Espaçadores AVM 32 mm;
Espaçador de cardã em alumínio 10 mm FTS 4x4 (Taiwan, muito bom o atendimento e a qualidade da peças);
Drop Kit FTS 4x4;
Focinho de ferro do GV diesel (comprei faz mais de um ano na Suzucar, ótimo atendimento);
Snorkel Tecnotrilha;

LFC Boa noite,

Gostaria de lhe fazer uma pergunta,
Vc alterou as molas da frente por conta do peso extra do para-choque de ferro e do guincho?

Abs

LFC
05/09/2012, 12:54
LFC Boa noite,

Gostaria de lhe fazer uma pergunta,
Vc alterou as molas da frente por conta do peso extra do para-choque de ferro e do guincho?

Abs
Não. Mas veja, eu substituí o cabo de aço pelo sintético e a guia roletada pela guia fixa de alumínio. A diferença é significativa. O parachoque de ferro não é tão mais pesado do que a alma de ferro e os plásticos originais.
Abs,
LFC

zenom25
05/09/2012, 13:06
Não. Mas veja, eu substituí o cabo de aço pelo sintético e a guia roletada pela guia fixa de alumínio. A diferença é significativa. O parachoque de ferro não é tão mais pesado do que a alma de ferro e os plásticos originais.
Abs,
LFC

Valeu LFC,

Penso em fazer o mesmo!

Abs

TMorais
12/09/2012, 21:05
Luiz,

É fácil conseguir essa roda de ferro aro 16 para o Tracker? Só tenho uma aqui.

Att
Morais

Valdão
14/09/2012, 09:50
Beleza, vai postando as modificações. Sobre a FTS, achei o atendimento e os produtos excelentes. Agora tenha um pouco de paciência pq provavelmente vai demorar um pouco na Receita Federal. Mas a remessa vc controla pelo rastreamento do SEDEX; se ficar parado mais de 5 dias, liga para os Correios e pede informações, isso ajuda.
Abs,
LFC

Falta pouco!!
370357

LFC
14/09/2012, 11:30
Falta pouco!!
370357

Acho que eu vou cobrar uma comissão da FTS, hehe.
Esses pneus são muito bonitos, né? Vc vai ver como são confortáveis, tanto no asfalto como na terra. Eu uso 26 lbs e o carro fica excelente. Só não sei como é o desempenho deles na lama, mas deve funcionar bem sim. A única coisa que eu achei estranha no Tracker, em comparação com o Vitara, é que talvez por ser 16v, mesmo andando com a reduzida o carro é meio fraco quando está com pouca velocidade, tem que encher o motor.
Qual a sua escolha para as molas? A RC parece que está vendendo molas maiores, para dispensar o calço. A vantagem seria o melhor assentamento, mas as molas do Opala que eu usei no meu carro são firmes sem serem duras e o carro ficou com ótima estabilidade.
Abs,
LFC

facca
14/09/2012, 13:22
Valdão,
Você poderia me ajudar me dizendo algumas medidas da barra panhard?

Estou fabricando ela e gostaria de ter alguns parametros.

?Obrigado
Facca

facca
14/09/2012, 13:23
Apenas me corrigindo, gostaria de dimensões do prolongador da barra panhard e não da barra e, si.

Abs

Valdão
14/09/2012, 13:59
LFC - A dica da FTS foi muito boa mesmo e a dos pneus também. Merece comissão sim hehehe. Peguei eles hoje cedo aqui na Pneufree, com preço muito bom.
Quanto a força do motor não tenho noção de como vai ficar, principalmente por meu GV ser automático. Tinha um vitara 3 portas 97 que usava só em trilhas pesadas, com bloqueio e tal mas este será meu carro do dia a dia e vou usar ele mais em passeios e trilhas leves.
As molas ECHE 07 não existem aqui em curitiba, nem a Cofap soube me dizer onde encontro. Achei só Fabrini do opala 4, acho que vou pegar estas mesmo. Os calços da dianteira meu mecânico mesmo vai produzir. Só trabalha com off road e já fez vários suzukis.

Facca, consegue me dizer exatamente que medidas precisa? Vou tentar passá-las em cima da foto mas não sou muito bom nisso.

Por enquanto obrigado pelas valiosas dicas!

LFC
14/09/2012, 14:26
LFC - A dica da FTS foi muito boa mesmo e a dos pneus também. Merece comissão sim hehehe. Peguei eles hoje cedo aqui na Pneufree, com preço muito bom.
Quanto a força do motor não tenho noção de como vai ficar, principalmente por meu GV ser automático. Tinha um vitara 3 portas 97 que usava só em trilhas pesadas, com bloqueio e tal mas este será meu carro do dia a dia e vou usar ele mais em passeios e trilhas leves.
As molas ECHE 07 não existem aqui em curitiba, nem a Cofap soube me dizer onde encontro. Achei só Fabrini do opala 4, acho que vou pegar estas mesmo. Os calços da dianteira meu mecânico mesmo vai produzir. Só trabalha com off road e já fez vários suzukis.

Facca, consegue me dizer exatamente que medidas precisa? Vou tentar passá-las em cima da foto mas não sou muito bom nisso.

Por enquanto obrigado pelas valiosas dicas!

Sobre os calços da dianteira, a RC vende separado do kit. Se vc tem meios de desenvolver alguma peça, sugiro estudar um afastador para as rodas com 20mm. O da AVM tem 32 e o pneu acaba esbarrando um pouco. Bem, isso se vc for usar afastadores.
Abs,
LFC

Valdão
14/09/2012, 15:19
Então... sobre os afastadores, você está usando pela estética ou pq pegava por dentro? Vou montar o meu primeiro pra ver como fica.

LFC
14/09/2012, 16:02
Então... sobre os afastadores, você está usando pela estética ou pq pegava por dentro? Vou montar o meu primeiro pra ver como fica.
Primeiro pela estabilidade, depois para não pegar na longarina e, por último, fica muito bonito.
Abs,
LFC

aleilario
14/09/2012, 16:03
Se algué for fazer os afastadores e quiser vender um jogo...tenho interesse...

Sammy
16/09/2012, 19:44
Suspensão traseira:
Segui a fórmula mais em uso atualmente: molas do Opala 69-79 (ECHE 07) com amortecedores da Suprema. A barra Panhard (barra transversal na suspensão traseira) foi alongada e permite regulagem (fico devendo as fotos). Isso é feito para a carroceria não ficar desalinhada (a roda de uma lado ficaria mais para fora e a do outro lado mais para dentro). A FTS 4x4 tem uma peça, aliás um modelo parecido com aquele usado pelo Andre Sousa, para reposicionar essa barra.

Suspensão dianteira
Calços da RC 4x4 e amortecedores originais. O ajuste da cambagem foi feito com o alongamento do furo superior, de 12 para 18mm, como manda o manual da RC. Ficou com + 0,25, o que é correto para este carro, não precisando de ajuste. O cáster ficou com +1 se não me engano, mas não se sente a diferença (o volante retorna normalmente nas curvas). Seguindo a dica do André Sousa, coloquei um calço de 3 cm para o batente de borracha, mas não foi instalado na “maminha de borracha”, pois o meca ficou com medo de danificá-la. Funciona do mesmo jeito (assim espero). Se bem que medindo-se os elos da mola, aparentemente o amortecedor não fecha por completo e não quebra. A barra estabilizadora recebeu calços, modelo inspirado no kit da FTS 4x4, para reposicionamento das bieletas. Espero que resolva, mas sei que as bieletas do Tracker são frágeis (mesmo com a suspensão original – no meu antigo GV quebraram e o meca fez um par usando ponteiras da direção do Chevette, mais resistentes). Ficaram bem posicionadas.3505393505343505353505363505373505383 50540350541
Sou novo aqui no site também, tenho uma tracker 2008 a gasolina eu fiz uns calços de borracha de 3,5cm para as molas e uns de 2,5 cm para os amortecedores, mais esse para a bieletas não sei como fazer ou onde comprar, quais seriam as medidas exatas. Coloquei na traseira umas molas do Santana COM AR E REFORÇADA que é uns 4 cm maior que a original alem de ser da mesma espessura, essa semana estarei colocando os amortecedores do omega suprema, tem algo a mais para fazer na traseira, estou usando pneu kunho 235/70 ROAD ADVENTURE.

facca
16/09/2012, 22:49
Boa noite pessoal,
Valdão,
no anexo as dimensões que me são necessárias. Já fabriquei uma prévia da peça me baseando somente em fotos, mas não ficou legal.
Acho que com sua ajuda, consigo chegar o mais perto possível.

Obrigado
Abs
370677

LFC
17/09/2012, 11:13
Sou novo aqui no site também, tenho uma tracker 2008 a gasolina eu fiz uns calços de borracha de 3,5cm para as molas e uns de 2,5 cm para os amortecedores, mais esse para a bieletas não sei como fazer ou onde comprar, quais seriam as medidas exatas. Coloquei na traseira umas molas do Santana COM AR E REFORÇADA que é uns 4 cm maior que a original alem de ser da mesma espessura, essa semana estarei colocando os amortecedores do omega suprema, tem algo a mais para fazer na traseira, estou usando pneu kunho 235/70 ROAD ADVENTURE.

Sammy,
Os calços para a barra estabilizadora vc encontra na FTS, mas se vc olhas as minhas fotos tem as medidas. eu não tenho um gabarito com as medidas, mas é bem fácil fazer.
No eixo traseiro só falta alongar a barra estabilizadora, mas tem que ver como ficou, pois vc está usando um kit diferente do RC ou molas do Opala e aí eu não sei. Mas tb é fácil: vc solta um lado da barra e mede o quanto ela ficou afastada da posição original.
Abs,
LFC

Sammy
17/09/2012, 15:38
Sammy,
Os calços para a barra estabilizadora vc encontra na FTS, mas se vc olhas as minhas fotos tem as medidas. eu não tenho um gabarito com as medidas, mas é bem fácil fazer.
No eixo traseiro só falta alongar a barra estabilizadora, mas tem que ver como ficou, pois vc está usando um kit diferente do RC ou molas do Opala e aí eu não sei. Mas tb é fácil: vc solta um lado da barra e mede o quanto ela ficou afastada da posição original.
Abs,
LFC

onde eu encontro essa FTS

LFC
17/09/2012, 17:02
onde eu encontro essa FTS

Segue o link:
www.fts4x4.com/
Abs,
LFC

Sammy
17/09/2012, 20:14
Segue o link:
www.fts4x4.com/ (http://www.fts4x4.com/)
Abs,
LFC

Caro amigo, alguém sabe me dizer qual a altura dos calços de nylon da RC 4X4 TANTO O DIANTEIRO QUANTO O TRASEIRO, hoje coloquei os amortecedores traseiro do omega suprema o GBL 1024, agora quero saber o que mais preciso...

gustavopereiradacosta
17/09/2012, 22:46
'Verdade que o Tracker tem um sistema bastante seguro e também a caixa do filtro de ar aceita receber uma boa quantidade de água (se não estou errado, 4 litros), possuindo um dreno eficiente. Se o carro afundar até a altura da caixa do filtro o carro já estará boiando."

Estou pesquisando um Snorkel pra colocar no meu GV, e não sabia dessa história ... alguém pode me informar mais detalhes ?

aleilario
18/09/2012, 07:57
Gustavo, eu andei pesquisando snorkel para o meu Gv e achei o LEO, ele fabrica snorkel e tinha na época um preço bem interessante.

Acabei não comprando pois fiz outras coisas na viatura antes do snorkel, mas se quiser cotar com ele, segue o telefone:
11 98225-3109

[]´s

Valdão
18/09/2012, 10:37
Boa noite pessoal,
Valdão,
no anexo as dimensões que me são necessárias. Já fabriquei uma prévia da peça me baseando somente em fotos, mas não ficou legal.
Acho que com sua ajuda, consigo chegar o mais perto possível.

Obrigado
Abs
370677

Facca, como faço para escrever neste arquivo. Que tal numerar as medidas que precisa?

LFC
18/09/2012, 12:09
Caro amigo, alguém sabe me dizer qual a altura dos calços de nylon da RC 4X4 TANTO O DIANTEIRO QUANTO O TRASEIRO, hoje coloquei os amortecedores traseiro do omega suprema o GBL 1024, agora quero saber o que mais preciso...
O calço de nylon dianteiro tem 40mm e o traseiro 50mm. Se vc colocou os amortecedores sem os calços ou sem as molas do Opala, i.e., com a altura original, vão estourar logo pois vão dar final de curso ao fecharem. Por que vc não compra logo o kit da RC 4x4 (www.rc4x4.com.br).
Liga para lá e se informa sobre o que vc precisa. Soube que a RC está vendendo molas maiores para dispensar esses calços de nylon.
Abs,
LFC

LFC
18/09/2012, 12:13
'Verdade que o Tracker tem um sistema bastante seguro e também a caixa do filtro de ar aceita receber uma boa quantidade de água (se não estou errado, 4 litros), possuindo um dreno eficiente. Se o carro afundar até a altura da caixa do filtro o carro já estará boiando."

Estou pesquisando um Snorkel pra colocar no meu GV, e não sabia dessa história ... alguém pode me informar mais detalhes ?
Quando eu fui escolher o snorkel, comparei o da Tecnotrilha, que comprei, com o da OGZ, que tem um dreno externo. Como a cx do filtro do ar do Tracker tem um dreno abaixo do filtro e como o ar entra tb abaixo do filtro, se entrar um pouco de água por ali (basicamente chuva, ou se alguém de maldade colocar água na tomada do snorkel), a água não vai ser aspirada pelo motor, pois vai sair pelo dreno.
Abs,
LFC

Augusto Braga
18/09/2012, 16:19
O calço de nylon dianteiro tem 40mm e o traseiro 50mm. Se vc colocou os amortecedores sem os calços ou sem as molas do Opala, i.e., com a altura original, vão estourar logo pois vão dar final de curso ao fecharem. Por que vc não compra logo o kit da RC 4x4 (www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br)).
Liga para lá e se informa sobre o que vc precisa. Soube que a RC está vendendo molas maiores para dispensar esses calços de nylon.
Abs,
LFC
Coloquei no meu GV as molas traseiras maiores da RC , o Jipe ficou bem firme .

Abrs

facca
18/09/2012, 20:18
Valdão, vc esta certo!
Veja esse...
acho que vc pode medir e anotar na sua resposta mesmo.

A=
B=
etc.

Obrigado novamente.

gustavopereiradacosta
18/09/2012, 20:20
Quando eu fui escolher o snorkel, comparei o da Tecnotrilha, que comprei, com o da OGZ, que tem um dreno externo. Como a cx do filtro do ar do Tracker tem um dreno abaixo do filtro e como o ar entra tb abaixo do filtro, se entrar um pouco de água por ali (basicamente chuva, ou se alguém de maldade colocar água na tomada do snorkel), a água não vai ser aspirada pelo motor, pois vai sair pelo dreno.
Abs,
LFC

O Snorkel da Tecnotrilha é mais em conta... e vc acha que vale a pena então ? ... não é pra agora, pois estou terminando os parachoques, mas acredito que em Novembro eu agilize..

Bom saber tbm desse dreno original .. pra ficar mais tranquilo ..

Valdão
19/09/2012, 07:35
Valdão, vc esta certo!
Veja esse...
acho que vc pode medir e anotar na sua resposta mesmo.

A=
B=
etc.

Obrigado novamente.

Amigão, fiz o possível aqui mas deixo claro que elém de não ter um paquimetro em casa não sou do ramo.... portanto não aceito reclamações hehehe

A - 125
B - 120
C - 28
D - 62
E - 30,5
F - 50
G - 12
H - 4
I - 36
J - 4
K - 50
L - 49
M - 28
N - 20
O - 4
P - 30
Q - 38

LFC
19/09/2012, 11:28
O Snorkel da Tecnotrilha é mais em conta... e vc acha que vale a pena então ? ... não é pra agora, pois estou terminando os parachoques, mas acredito que em Novembro eu agilize..

Bom saber tbm desse dreno original .. pra ficar mais tranquilo ..
Tanto acho que o comprei. Apenas o acabamento dele não é muito bom, mas como mandei pintar na cor do carro, ficou excelente.
Abs,
LFC

zenom25
19/09/2012, 12:03
O carro tem o seguinte:
Espaçadores AVM 32 mm;
Drop Kit FTS 4x4;
Snorkel Tecnotrilha;

OI LFC,

Gostaria de lhe fazer uma pergunta,pois tb pretendo por o para-choque de ferro,
pude perceber que não e possível prender o para-barro da caixa de rodas, como fica a
área que deveria ser protegida por ele?

Outra pegunta que tenho e como vc resolveu a questão do mangote do freio da frente?

Agradeço desde já!

Abs
Marcelo

LFC
19/09/2012, 12:21
O pára-barro da cx de roda vc mantém, mas entorta ele para a frente. O TMorais usou um soprador de calor para deixá-lo mais maleável. Eu forcei ele para a frente, cortei uns pedaços onde a peça batia e prendi com braçadeiras de nylon (engasga gato). Seguem 2 fotos para vc ter uma idéia.
O mangote de freio está lá e ficou um pouco exposto mesmo. O pára-choque original, por ser mais baixo, protege mais, mas sempre haverá o risco de um galho prender ali em uma trilha.
Abs,
LFC
371232371233

zenom25
19/09/2012, 12:26
O pára-barro da cx de roda vc mantém, mas entorta ele para a frente. O TMorais usou um soprador de calor para deixá-lo mais maleável. Eu forcei ele para a frente, cortei uns pedaços onde a peça batia e prendi com braçadeiras de nylon (engasga gato). Seguem 2 fotos para vc ter uma idéia.
O mangote de freio está lá e ficou um pouco exposto mesmo. O pára-choque original, por ser mais baixo, protege mais, mas sempre haverá o risco de um galho prender ali em uma trilha.
Abs,
LFC
371232371233

Muito Obrigado LFC, sua ajuda foi de grande valia!

LFC
20/09/2012, 14:55
Eu hoje estava olhando a página da Suzucar e vi que há estoque para o focinho de ferro (consta lá entrega imediata). Foi em uma dessas oportunidades que eu comprei o meu.
Segue o link:
DIFERENCIAL/CARDANS - Coxim Motor/Cmbio - Carcaa do Diferencial- AO - Suzucar - Peças e acessórios Suzuki (http://www.suzucar.com.br/loja/produto.asp?p=p&c=389)
Abs,
LFC

Andersonslz
24/09/2012, 11:13
Pessoal,

Fiz o lift 2'' no meu Tracker com os calços e prolongadores da RC + molas originais + amortecedores Monroe novos na DIANTEIRA, molas do Opala + Cofap GBL 1024 na TRASEIRA, espaçadores de roda AVM 32mm nas quatro rodas e penus Kumho KL 78 235/70. O que aconteceu foi o seguinte: No primeiro dia após o Lift, ficou pegando um pouco a roda dianteira esquerda (motorista) naquele plastico mole do para-choque dianteiro quando eu estercava dando ré, ae eu cortei um pedaço e ficou legal. Após uma semana, voltou a pegar, mas no plástico do lado oposto, onde ficam duas presilhas. Cortei também e ficou bacana. Agora depois de mais de um mês, está pegando muito neste plástico novamente, mas apenas quando esterco o carro em marcha-ré. O interesante é que so estou tendo problemas com a roda dianteira do lado do motorista. Alguém passou por algo parecido? Eu acho que tem algo cedendo deste lado, ai o carro vai baixando e a roda pegando. Será que pode ser a mola já cansada cedendo?

Sds
Anderson.

gtavalanche
24/09/2012, 14:50
Pessoal, Fiz o lift 2'' no meu Tracker com os calços e prolongadores da RC + molas originais + amortecedores Monroe novos na DIANTEIRA, molas do Opala + Cofap GBL 1024 na TRASEIRA, espaçadores de roda AVM 32mm nas quatro rodas e penus Kumho KL 78 235/70. O que aconteceu foi o seguinte: No primeiro dia após o Lift, ficou pegando um pouco a roda dianteira esquerda (motorista) naquele plastico mole do para-choque dianteiro quando eu estercava dando ré, ae eu cortei um pedaço e ficou legal. Após uma semana, voltou a pegar, mas no plástico do lado oposto, onde ficam duas presilhas. Cortei também e ficou bacana. Agora depois de mais de um mês, está pegando muito neste plástico novamente, mas apenas quando esterco o carro em marcha-ré. O interesante é que so estou tendo problemas com a roda dianteira do lado do motorista. Alguém passou por algo parecido? Eu acho que tem algo cedendo deste lado, ai o carro vai baixando e a roda pegando. Será que pode ser a mola já cansada cedendo?SdsAnderson.Tem um detalhe da montagem das molas dianteirasElas devem ficar perfeitamente opostas o ultimo meio elo deve ficat na posicao contraria se comparados os dois lados como. Sr estivessem espelhados.

Andersonslz
25/09/2012, 10:12
Tem um detalhe da montagem das molas dianteirasElas devem ficar perfeitamente opostas o ultimo meio elo deve ficat na posicao contraria se comparados os dois lados como. Sr estivessem espelhados.

Dei uma olhada nas molas dianteiras e percebi que a do lado do motorista está na vertical e a do lado do passageiro está torta (formato de vírgula), que acho ser a posição correta, será que este é o problema? Não deu para olhar a posição dos meio elos.
Gtavalanche, então a ponta dos meio elos tem que ficar virada em direção a roda?

Santosr
25/09/2012, 13:59
Pessoal,

Fiz o lift no meu tracker e depois disso fiquei com um barulho chato de rangido na suspensão no lado do motorista bem forte, principalmente quando o carro desce a frente (ex. descida de quebra molas). Me parece que a cabeça do amortecedor está encostando em um dos lados do furo onde ele encaixa e com o movimento da suspensão o barulho aparece. Alguém teve experiência parecida?

O meu kit de 2" é da alternativa.

Abraços,

LFC
25/09/2012, 16:17
Pessoal,

Fiz o lift no meu tracker e depois disso fiquei com um barulho chato de rangido na suspensão no lado do motorista bem forte, principalmente quando o carro desce a frente (ex. descida de quebra molas). Me parece que a cabeça do amortecedor está encostando em um dos lados do furo onde ele encaixa e com o movimento da suspensão o barulho aparece. Alguém teve experiência parecida?

O meu kit de 2" é da alternativa.

Abraços,

Por dentro do cofre do motor, olhe a parte superior do amortecedor. Ali vc vai ver uma porca (do amortecedor) e uma arruela bem grande, com o cônico voltado para cima. Essa arruela tem o formato de um octógono (oito lados), se não me engano. Force o movimento do carro com o peso do corpo, fazendo a suspensão trabalhar. Meu palpite é que essa arrulela esteja esbarrando no calço de nylon que vem no kit da Alternativa. No kit da RC (que eu uso) são uns tubinhos com parafusos longos e não tem como isso acontecer. No Vitara usa-se limar os vértices dessa arruela para não encostar. Depois informe se resolveu.
Abs,
LFC

gtavalanche
26/09/2012, 16:17
Dei uma olhada nas molas dianteiras e percebi que a do lado do motorista está na vertical e a do lado do passageiro está torta (formato de vírgula), que acho ser a posição correta, será que este é o problema? Não deu para olhar a posição dos meio elos. Gtavalanche, então a ponta dos meio elos tem que ficar virada em direção a roda?Exatamente os meio elos finais inferiores devem ficar perto das rodas, perceba que nosso metodo tabajara de levantar a dianteira faz com que as molas fiquem torcidas dificultando um movimento no sentido de girar a mola para a posicao correta o certo seriam bandejas retrabalhadas ja vi tambem um assentamento que busca compensar a inclinacao da bandeja fazendo com que a mola trabalhe numa posicao mai adequada

LFC
26/09/2012, 17:45
Exatamente os meio elos finais inferiores devem ficar perto das rodas, perceba que nosso metodo tabajara de levantar a dianteira faz com que as molas fiquem torcidas dificultando um movimento no sentido de girar a mola para a posicao correta o certo seriam bandejas retrabalhadas ja vi tambem um assentamento que busca compensar a inclinacao da bandeja fazendo com que a mola trabalhe numa posicao mai adequada

O assentamento seria esse:
Products - Futaishin Enterprise Co., Ltd (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=686)
Abs,
LFC
(obs: não sou representante nem recebo comissão da empresa, ok? Não sei se funciona e tb não tenho isso no meu carro)

gtavalanche
27/09/2012, 23:42
O assentamento seria esse:Products - Futaishin Enterprise Co., Ltd (http://www.fts4x4.com/en/products/?method=detail&aid=686)Abs,LFC(obs: não sou representante nem recebo comissão da empresa, ok? Não sei se funciona e tb não tenho isso no meu carro)LFC, e exatamente esta peca tenho vontade de instalar mas de pensar o trabalho que da pra instalar, a proposito tem alguma dica de como tirar a mola dianteira sem precisar desmontar a manga de eixo?

LFC
28/09/2012, 11:20
LFC, e exatamente esta peca tenho vontade de instalar mas de pensar o trabalho que da pra instalar, a proposito tem alguma dica de como tirar a mola dianteira sem precisar desmontar a manga de eixo?
Talvez tirando a barra estabilizadora para o eixo baixar todo e com aquela ferramenta de fechar a mola (já vi em loja de troca de amortecedores). Mas não sei se é viável, não entendo disso não.
Abs,
LFC

Sammy
28/09/2012, 22:59
LFC, e exatamente esta peca tenho vontade de instalar mas de pensar o trabalho que da pra instalar, a proposito tem alguma dica de como tirar a mola dianteira sem precisar desmontar a manga de eixo?

Não precisa tirar a manga de eixo não, tem que desmontar os terminais, a barra estabilisadora, e os amortecedores só não precisa folgar as juntas homocineticas não. Agora para colocar o calço ou uma mola maior precisa usar umas garras nas molas para comprimilas.

Valdão
29/09/2012, 15:19
Segunda meu GV vai pra oficina fazer lift + carcaça do diferencial. Ainda estou com uma dúvida: Molas de opala 4cc ou calço? Alguém sabe dizer quais vantagens e desvantagens?

LFC
01/10/2012, 12:23
Segunda meu GV vai pra oficina fazer lift + carcaça do diferencial. Ainda estou com uma dúvida: Molas de opala 4cc ou calço? Alguém sabe dizer quais vantagens e desvantagens?
Eu fiquei muito satisfeito com as molas do Opala. Só é meio chato o assentamento superior (veja as dicas dos calços de borracha), mas fica legal. Uma outra coisa é que fica um pouco mais alto do que usando os calços, mas eu gostei tb. O carro fica muito firme sem ficar desconfortável ou instável. Imagino que com as molas originais fique mais mole.
Abs,
LFC

Valdão
01/10/2012, 14:28
Acabei de largar duas de opala lá na oficina, Fabrini a marca, foi a melhor que consegui, cofap nem a cofap soube me dizer onde tem por aqui...

Andersonslz
03/10/2012, 09:56

Obrigado pelas dicas Gtavalanche e LFC, esta peça é bem útil, pois além de corrigir a posição de trabalho da mola, creio que diminui um possível desgaste prematuro que elas sofrem por trabalharem tortas. Esta peça do site é a correta para o Tracker mesmo?
Comprei um par de molas dianteiras da marca Master, fabricadas aqui no Brasil, pois meu carro já está com 74 mil KM rodados e a mola ainda é original. Mas elas são menores que as originais (um elo a menos), falei com o fabricante e ele me garantiu que não vai dar diferença, pois eles corrigem a altura na resistência do aço. O que vocês acham? Estou com medo de colocar e ficar a frente mais baixa.

LFC
03/10/2012, 18:27
Obrigado pelas dicas Gtavalanche e LFC, esta peça é bem útil, pois além de corrigir a posição de trabalho da mola, creio que diminui um possível desgaste prematuro que elas sofrem por trabalharem tortas. Esta peça do site é a correta para o Tracker mesmo?
Comprei um par de molas dianteiras da marca Master, fabricadas aqui no Brasil, pois meu carro já está com 74 mil KM rodados e a mola ainda é original. Mas elas são menores que as originais (um elo a menos), falei com o fabricante e ele me garantiu que não vai dar diferença, pois eles corrigem a altura na resistência do aço. O que vocês acham? Estou com medo de colocar e ficar a frente mais baixa.
As fotos são da balança do Vitara (veja que os pivôs não estão lá), mas provevelmente servem no Grand Vitara 99/2005 e no Tracker.
O resto eu não sei responder e acho arriscado. Além disso, se forem mesmo tão mais firmes, podem prejudicar bastante o conforto e talvez a estabilidade.
Abs,
LFC

Andersonslz
03/10/2012, 19:38
As fotos são da balança do Vitara (veja que os pivôs não estão lá), mas provevelmente servem no Grand Vitara 99/2005 e no Tracker.
O resto eu não sei responder e acho arriscado. Além disso, se forem mesmo tão mais firmes, podem prejudicar bastante o conforto e talvez a estabilidade.
Abs,
LFC

Também acho que serve no Tracker. Ainda tenho esperança que as molas vieram erradas. Vou mandar fotos das mesmas para o fabricante. Se ele afirmar que são estas mesmo, não vou arriscar, pois a mão-de-obra é grande para trocar as molas.
LFC, você está usando as molas originais ainda?

Abc.

LFC
04/10/2012, 12:29
Também acho que serve no Tracker. Ainda tenho esperança que as molas vieram erradas. Vou mandar fotos das mesmas para o fabricante. Se ele afirmar que são estas mesmo, não vou arriscar, pois a mão-de-obra é grande para trocar as molas.
LFC, você está usando as molas originais ainda?

Abc.

Sim, molas originais.
Abs,
LFC

Valdão
05/10/2012, 14:40
Tá pronta a viatura!! Incrível como uns 9 cm fazem diferença... Andei só uns 15 km no asfalto mas a impressão já foi boa. Amanhã vou dar um rolê off road pra ver como fica. Parte boa é que os pneus não pegaram em nadinha, só notei que o ruído deles aumentou, mas já era previsto.

O que foi feito?

Calço 40 mm dianteira (mola, amortecedor e batente)
Diferencial aço (focinho e panela)
Dropped Kit diferencial
Reposicionador barra estabilizadora
Mola dianteira opala 4cc na traseira
Cofap gbl 1024
Reposicionador panhard
Ajuste proteção de câmbio (por cima da barra)
Pneus Kumho 225/75 R16

Valdão
05/10/2012, 14:44
Antes e depois!

373934373937373938

LFC
05/10/2012, 15:25
Valdão, só falta alterar a assinatura.
Ficou muito bonito, mas acima de tudo vc vai ver que ficou ótimo para conduzir. Sugiro vc ter no porta-luvas um par de bieletas (que podem ser do Honda Civic 98, mais baratas) para as suas expedições.
Depois me passa a ficha desse bagageiro, ok?
Abs,
LFC

Valdão
05/10/2012, 15:50
Olá LFC, acha que mesmo com o reposicionador elas vão dar problema? As do seu carro já deram problema?
Quanto ao bagageiro, estou falando dele neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/110347-bagageiro-newtrack-do-jimny-na-tracker-gv.html

LFC
05/10/2012, 16:23
Não deram problema, mas essa peça é fraca mesmo no carro original.
Fiz uma passeio a Bananal recentemente e as estradas estavam péssimas lá em cima; andando com calma nada aconteceu. Mas seguro morreu de velho.
Abs,
LFC

Valdão
10/10/2012, 11:44
, mas acima de tudo vc vai ver que ficou ótimo para conduzir.
Abs,
LFC

Aprovadíssimo. Fiz um trajeto off road este fim de semana pra testar e ficou um show, é outro carro. Os pneus traseiros estão pegando bem de leve na parte traseira -superior da caixa de rodas quando o eixo tem torção máxima mas acho que não vai ser problema.

mas.marco
10/10/2012, 18:39
Aprovadíssimo. Fiz um trajeto off road este fim de semana pra testar e ficou um show, é outro carro. Os pneus traseiros estão pegando bem de leve na parte traseira -superior da caixa de rodas quando o eixo tem torção máxima mas acho que não vai ser problema.

Valdão, que GV bonito heim!

Valdão
10/10/2012, 19:58
Opa, obrigado! Esse carrinho tem uma história boa, comprei ele da dona da empresa em que trabalho há 13 anos. Quando ela comprou ele zero eu já trabalhava lá. É ano 2001 mas ele foi tirado da concessionária em 2003 zero km. No ano passado quando ela falou em vender já me candidatei a ser o dono. Peguei ele em Jun/2011 com 36.000 km.

Valdão
10/10/2012, 20:02
Quero fazer um elogio a parte para a ideia do LFC de passar a chapa de proteção do câmbio por cima da barra estabilizadora. Ganha-se preciosos cm nesta mudança.

LFC
10/10/2012, 23:34
Quero fazer um elogio a parte para a ideia do LFC de passar a chapa de proteção do câmbio por cima da barra estabilizadora. Ganha-se preciosos cm nesta mudança.

Vou passar o crédito para o meu meca. O cara é f. Depois que eu preparei o carro, com o rebaixamento do diferencial e da barra, fiquei desanimado pq perdi quase tudo que ganhei com o levantamento da suspensão.
Mas o cara é fera em soldagem e os irmãos dele são torneiros (especialistas em caminhões e tratores), daí que ele veio com a idéia e eu topei. Ele era contra retirar a barra, pois sabe que uso o carro na estrada (BR 40 principalmente), e haveria um risco. Além disso, a minha mulher tb dirige o carro e não tem tanta habilidade para entender as mudanças. Hoje ela usa o TK sem o menor medo. Acho até que ficou mais seguro do que o Vitara. A frente do carro ficou como o meu Vitara, com 24 a 25 cm de altura do solo, mais uns 3 cm do chão comparado ao que estava antes dessa mudança na proteção.
A minha idéia com o tópico foi oferecer a minha experiência na preparação de um carro não muito radical, mas que fosse equivalente ao Vitara com lift de 2" na suspensão. Acho que consegui isso.
O carro ficou extremamente confortável e seguro.
Espero que vc faça muito bom uso da viatura.
Abs,
LF

LFC
10/10/2012, 23:55
Mais uma novidade: GPS.
Eu já havia instalado faz um tempo, mas estava esperando uma oportunidade para mostrar aqui.
Eu coloquei o meu GPS Garmin 276C sobre o painel do TK. Os parafusos são auto-atarrachantes e foram só 3 furinhos sobre o painel, feito com o próprio aperto deles. Eu coloquei uma base de borracha fina para dar maior suporte. Agora está pronto para navegar.
O 276C não é um desses que os taxistas usam, mas tem alternativas de uso offroad pouco comuns. Caro, mas vale a pena (não sei se ainda se encontram por aí, pois o modelo é antigo). Ele faz o roteamento (vc coloca o endereço e ele faz a rota). Eu baixei o mapa do Brasil do Projeto Tracksource (grátis). Foi preciso comprar um data card de 512 mb, pechincha na ETRONICS, R$ 215. A empresa me atendeu muito bem. Fiz um depósito à tarde e eles postaram no mesmo dia. Fica a dica.
Abs,
LFC
374725

CRISIVAN
11/10/2012, 00:16
Valdão,

que nave!!! Parabéns!

Valdão
11/10/2012, 08:03
Beleza Crisivan, obrigado!

Sobre GPS, eu uso o Garmin 60csx com suporte RAM MOUNT, acho que está fora de linha também mas muito bom para trilhas. Uma dica para quem quer comprar acessórios é a Garmin GPS & Accessories, RAM Mounts, Lowrance GPS, TomTom GPS at GPS City (http://www.gpscity.com) , excelentes preços para suportes e acessórios. Entregam em 15 dias.

LFC
11/10/2012, 12:44
Beleza Crisivan, obrigado!

Sobre GPS, eu uso o Garmin 60csx com suporte RAM MOUNT, acho que está fora de linha também mas muito bom para trilhas. Uma dica para quem quer comprar acessórios é a Garmin GPS & Accessories, RAM Mounts, Lowrance GPS, TomTom GPS at GPS City (http://www.gpscity.com) , excelentes preços para suportes e acessórios. Entregam em 15 dias.

Excelente, já está anotado.
Abs,
LFC

gtavalanche
11/10/2012, 15:49
LFC,

Como ta o seu assentamento superior da mola de opala? O meu não consigo eliminar os ruidos vibrações e rangidos, a mola é muito cumprida ela vibra eu to usando o assentamento original do opala como na foto, esta mola que to usando é da alipert do opala 4 cil com ar. O primeiro elo foi revestido com uma mangueira.

374782374783

Valdão
11/10/2012, 17:21
Esse detalhe eu tava esquecendo, meu mecânico levou a mola em um outro que só mexe com molas e mandou aquecer e fechar um pouco a primeira volta. Usou a borracha original em cima e a do opala em baixo e não faz barulho nenhum, nem quando torce todo o eixo.

gtavalanche
11/10/2012, 18:30
Esse detalhe eu tava esquecendo, meu mecânico levou a mola em um outro que só mexe com molas e mandou aquecer e fechar um pouco a primeira volta. Usou a borracha original em cima e a do opala em baixo e não faz barulho nenhum, nem quando torce todo o eixo.

Valdão,

Boa dica vou tentar fazer isso.

LFC
11/10/2012, 19:04
LFC,

Como ta o seu assentamento superior da mola de opala? O meu não consigo eliminar os ruidos vibrações e rangidos, a mola é muito cumprida ela vibra eu to usando o assentamento original do opala como na foto, esta mola que to usando é da alipert do opala 4 cil com ar. O primeiro elo foi revestido com uma mangueira.

374782374783

Em alguma mensagem anterior eu disse que estava com alguma dificuldade no assentamento superior. Agora ambas estão na mesma posição, com 2 calços do Opala, sendo um em formato de meio carretel e outro de um prato. Eu ouço um barulho sim, bem baixo, não chega a incomodar. Parece um rangido. De modo modo, estão firmes no lugar.
Abs,
LFC

Sammy
13/10/2012, 14:55
O calço na barra serve para baixá-la e chegá-la um pouco para a frente, quando o carro tem a suspensão levantada. Vou perguntar ao mecânico se ele guardou o gabarito e ver como ele fez as bieletas mais fortes.
Abs,
LFC

LFC, tem como vc me passar o gabarito desse calço para a barra estabilizadora.

jhnrq
13/10/2012, 19:35
Olá Pessoal,

Sou novo por aqui e adquiri meu Tracker 2007 há 5 meses, já baseado neste forum em tópicos como este, do Andre e do Elver.
Estou partindo para o lift de 2" da RC + molas do GV V6 na dianteira e molas opala ECHE 41 + amortecedores GBL 1024 na traseira. Pneus Colossus MUD 245/70 R16 com espaçadores nas rodas originais. Finalmente todas as proteções inferiores. Ainda a definir sobre estribo ou rockslider. Na fase 2 (com o caixa recuperado) planejo a carcaça do diferencial em ferro + parachoque de ferro com guincho + snorkel.

Estou agora analisando mais uma vez este tópico e montando um check list com fotos para levar ao mecanico nas próximas semanas, (obrigado ao LFC por ser detalhista e assertivo na descrição das soluções) incluindo os itens barra estabilizadora e barra panhard. Tenho dúvida sobre a solução para reposicionamento da barra panhard, já que meu conhecimento com mecanica (especialmente suspensão) é a de um contabilista. kkkk.

LFC, no post #8 você postou uma foto da barra alongada, e depois mencionou a peça da FTS. Preciso das duas coisas? só a peça da FTS já corrige o posicionamento? Devo instalar a peça da FTS em apenas um lado ou deve-se instalar o par, uma de cada lado?

Obrigado! Abcs!
JH

LFC
16/10/2012, 17:29
LFC, tem como vc me passar o gabarito desse calço para a barra estabilizadora.

Eu não tenho, mas nas fotos há como ver as medidas.
Abs,
LFC

LFC
16/10/2012, 17:34
Olá Pessoal,

Sou novo por aqui e adquiri meu Tracker 2007 há 5 meses, já baseado neste forum em tópicos como este, do Andre e do Elver.
Estou partindo para o lift de 2" da RC + molas do GV V6 na dianteira e molas opala ECHE 41 + amortecedores GBL 1024 na traseira. Pneus Colossus MUD 245/70 R16 com espaçadores nas rodas originais. Finalmente todas as proteções inferiores. Ainda a definir sobre estribo ou rockslider. Na fase 2 (com o caixa recuperado) planejo a carcaça do diferencial em ferro + parachoque de ferro com guincho + snorkel.

Estou agora analisando mais uma vez este tópico e montando um check list com fotos para levar ao mecanico nas próximas semanas, (obrigado ao LFC por ser detalhista e assertivo na descrição das soluções) incluindo os itens barra estabilizadora e barra panhard. Tenho dúvida sobre a solução para reposicionamento da barra panhard, já que meu conhecimento com mecanica (especialmente suspensão) é a de um contabilista. kkkk.

LFC, no post #8 você postou uma foto da barra alongada, e depois mencionou a peça da FTS. Preciso das duas coisas? só a peça da FTS já corrige o posicionamento? Devo instalar a peça da FTS em apenas um lado ou deve-se instalar o par, uma de cada lado?

Obrigado! Abcs!
JH

Ou alongue a barra ou use a peça da FTS (uma só). A peça da FTS deve corrigir o posicionamento. Já vi algo assim no site Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.com) tb.
Pense bem nos pneus pq eu acho, aliás estou quase certo, que a medida que vc escolheu, ainda mais sendo recapado, só caberia com calços na carroceira também.
Abs,
LFC

LFC
16/10/2012, 17:35
Estou saindo de férias e devo acessar pouco o Forum. Volto em novembro.
Abs,
LFC

gtavalanche
20/10/2012, 13:14
Galera,

Fiz uma adaptação que resolveu o problema do mau assentamento das molas de opala na trazeira do tracker. Inicialmente instalei oas molas de opala mantendo o assentamento original do Tracker, por baixo dele o assentamento original do opala, e mola na sequencia
376319
Dessa forma ficava vibrando, escorregando dentro do apoio e encostando no chassis produzindo ruídos rangidos batidos, tava uma merda. O problema é que as molas originais os elos superiores tem diâmetro menor que as demais fazendo com que fiquem centralizadas no pino do batente repare o assentamento original
376320376321376322
Nas molas do opala todos os elos são iguais
376323
A ideia foi remover o assentamento original e substituindo por um de alumínio que consiga centralizar a mola no suporte do chassis, o primeiro elo foi encapado com mangueira
376324376325376326376327376328376329

Saí pra um rolê e ficou muito bom nada de barulhos vibrações rangidos, dei umas torções e uns pulos e nada de barulhos. ficou aprovada a solução

Executor
25/10/2012, 19:58
LFC e demais colegas que possuem tracker com calco de 2" na suspensão,

poderiam por favor me esclarecer se, após o lift de 2" na suspensão, os seus veículos passaram a apresentar este comportamento:

Com o carro alinhado em terreno plano a cambagem ficar praticamente zerada. Agora imaginem que estou executando uma curva em que se esterça toda a direção e pare o carro no meio da curva com a direção ainda toda esterçada. Ao olhar o carro de fora se observa que a cambagem ta toda errada, a parte de baixo das rodas ficam super pra dentro. Com o carro nesta posição é possível observar que os amortecedores não se moveram de sua posição, a pota do munão onde se fixam os dois parafusos do amortecedor continua encostada no amortecedor, ou seja, os amortecedores não se movem, e mesmo assim a cambagem parece ficar errada nas curvas (o meso não acontece ao esterçar a direção com o carro parado). Nesta situação, os pneus chegam a cantar quando uma curva fechada é executada em certa velocidade no asfalto. Muio estranho...
Sera que isso ocorre porque não foi feito o rebaixamento da caixa de direção?
Será que foi por esse motivo que o mecânico do Elver optou por reposicionar a fixação das bandejas no seu tracker?
Ou será isso normal?

Estou bastante preocupado com essa situação e agradeço desde já a ajuda dos colegas.

aleilario
26/10/2012, 07:50
Executor, tenho a mesma impressão no meu GV !!!!

Porém o mecânico disse que é normal !

Executor
26/10/2012, 18:23
Executor, tenho a mesma impressão no meu GV !!!!

Porém o mecânico disse que é normal !

aleilario,

estive hoje no mecânico e ele disse a mesma coisa, que é normal e que não irá afetar em nada a segurança.

O problema é que aqui na minha cidade não conheço nenhum outro mecânico que mexa com suzuki para pedir uma outra opinião.

Vamos ver se algum dos outros colegas tem alguma opinião ou informação.

Vlw! :concordo:

RicardoCosta
26/10/2012, 19:55
aleilario,

estive hoje no mecânico e ele disse a mesma coisa, que é normal e que não irá afetar em nada a segurança.

O problema é que aqui na minha cidade não conheço nenhum outro mecânico que mexa com suzuki para pedir uma outra opinião.

Vamos ver se algum dos outros colegas tem alguma opinião ou informação.

Vlw! :concordo:

Executor, boa noite!

Deixa ver se entendi!!! A roda fica com cambagem positiva? de qual lado?? de dentro ou de fora da curva????
É normal em qualquer veículo que a roda externa a curva fique negativa (parte superior para dentro) para que o veículo possa apoiar na curva. Consequentemente a roda externa ficará positiva.

Ricardo

Executor
26/10/2012, 20:23
Executor, boa noite!

Deixa ver se entendi!!! A roda fica com cambagem positiva? de qual lado?? de dentro ou de fora da curva????
É normal em qualquer veículo que a roda externa a curva fique negativa (parte superior para dentro) para que o veículo possa apoiar na curva. Consequentemente a roda externa ficará positiva.

Ricardo

RicardoCosta,

na situação que eu citei anteriormente, ou seja, durante a curva, as duas rodas ficam com a cambagem positiva (parte inferior para dentro)!!! :???:

RicardoCosta
27/10/2012, 10:59
RicardoCosta,

na situação que eu citei anteriormente, ou seja, durante a curva, as duas rodas ficam com a cambagem positiva (parte inferior para dentro)!!! :???:

Executor, bom dia!

Nunca reparei na minha. Mas irei reparar este fds.

Teoricamente está errado, pois em curva precisamos ter cambagem negativa para que possa ter apoio do pneu em curva. Com a cambagem positiva em curva e velocidade e tendência é de diminuir ainda mais o contato dos pneus com o solo. Fazendo com que a maior parte do peso do veículo se acumule no ombro do pneu. Veja se seus pneus estão marcados (desgastados) pela parte externa (ombro e lateral).

Ricardo

Executor
27/10/2012, 14:32
Executor, bom dia!

Nunca reparei na minha. Mas irei reparar este fds.

Teoricamente está errado, pois em curva precisamos ter cambagem negativa para que possa ter apoio do pneu em curva. Com a cambagem positiva em curva e velocidade e tendência é de diminuir ainda mais o contato dos pneus com o solo. Fazendo com que a maior parte do peso do veículo se acumule no ombro do pneu. Veja se seus pneus estão marcados (desgastados) pela parte externa (ombro e lateral).

Ricardo

Boa tarde RicardoCosta!

Isso mesmo! Além disso, imagine como o conjunto todo é forçado durante uma curva! A roda fica numa posição complicada para suportar o peso do carro durante a curva. Com uma cambagem negativa, a roda ficaria posicionada para suportar o peso do carro que está sendo projetado para fora durante a curva, já com a cambagem positiva, parece que a roda vai se dobrar sob o peso do carro!
O que vc falou sobre o desgaste no ombro do pneu faz sentido. Embora não seja exatamente um desgaste, consigo observar esse fenômeno na seguinte situação. Costumo deixar o carro parado de frente para o portão em cima da minha calçada (minha rua é pouquíssimo movimentada) e para deixá-lo nessa posição é sempre necessário executar um curva acentuada para a direita, como o chão no local é de calçamento novo, existe bastante poeira e areia por ali, o resultado é que no pneu dianteiro esquerdo é possível observar uma nítida e larga marca de 3 dedos de altura da poeira do chão!

Será que foi feito alguma coisa errada ou faltou fazer alguma coisa no meu lift de 2"? :pensativo:
E pior ainda, será que isso é uma condição comum e definitiva do lift? :cry:

Vlw!

RicardoCosta
28/10/2012, 09:03
Executor, bom dia!

Hoje reparei na minha Tracker (original), quando esterço a roda de fora fica com cambagem negativa. A variação da cambagem pode ser referente a alteração da altura combinada com a regularização da cambagem.

Em alguns posts é informado sobre a correção da cambagem após instalação do lift de 2", um caminho para corrigir esta anomalia seria o local por onde faz a cambagem, em alguns casos estão sendo utilizados amortecedores com regulagem de cambagem no parafuso (superior) de fixação a ponta (manga) de eixo. Não sei lhe dizer onde seria o correto de fazer, teremos que pensar e trocar idéia com os demais foristas.

Veja se no alinhamento o KPI está diferente do recomendado pelo fabricante.

Ricardo

Executor
28/10/2012, 18:29
Executor, bom dia!

Hoje reparei na minha Tracker (original), quando esterço a roda de fora fica com cambagem negativa. A variação da cambagem pode ser referente a alteração da altura combinada com a regularização da cambagem.

Em alguns posts é informado sobre a correção da cambagem após instalação do lift de 2", um caminho para corrigir esta anomalia seria o local por onde faz a cambagem, em alguns casos estão sendo utilizados amortecedores com regulagem de cambagem no parafuso (superior) de fixação a ponta (manga) de eixo. Não sei lhe dizer onde seria o correto de fazer, teremos que pensar e trocar idéia com os demais foristas.

Veja se no alinhamento o KPI está diferente do recomendado pelo fabricante.

Ricardo

RicardoCosta,

como havia informado em um post anterior, em superficie plana e com a direção alinhada o meu carro está com a cambagem zerada. Após fazer o lift de 2" na suspensão eu segui a receita para a correção da cambagem rasgando o furo superior de fixação do amortecedor. Observe que está regulagem tem um limite que é quando o ponto de fixação do amortecedor no munhão encosta no amortecedor. No meu caso, o meu está no limite e não seria possível tornar a cambagem mais negativa, por outro lado, aparentemente não seria necessário, pois como já disse, a cabagem está zerada.
Observe também que o problema da cambagem ficar positiva não acontece quando simplismente se esterça o volante todo com o carro parado, se fizer isso não há alteração na cambagem. O problema ocorre se o carro está em movimento, e durante uma curva em que se esterça toda a direção. É importante resaltar que o amortecedor não está se movendo de sua nova fixação.
Muito cabuloso!! Vamos ver se o resto do pessoal que possui calço de 2" tb observa isso.
Fico muito grato pela sua ajuda!

Executor
02/11/2012, 18:43
Assim que puder vou providenciar umas fotos pra ficar mais clara a situação.

jhnrq
03/11/2012, 21:00
Ou alongue a barra ou use a peça da FTS (uma só). A peça da FTS deve corrigir o posicionamento. Já vi algo assim no site Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.com/) tb.
Pense bem nos pneus pq eu acho, aliás estou quase certo, que a medida que vc escolheu, ainda mais sendo recapado, só caberia com calços na carroceira também.
Abs,
LFC

LFC, muito obrigado pelo suporte e dicas.

Insisti na minha teimosia e montei pneus 245/70 recapados. Couberam, mas claro que com ajustes, já esperados. Os pneus medem 75cm de diâmetro, ou 29,5”, exatamente o que se espera para a medida.
Ao montar eles cabem justos, mas para esterçar são necessários cortes nos plásticos como na figura anexa (já postado anteriormente no fórum) e rebater um pouco a parte posterior da caixa de roda dianteira.
378808
Lembrando que montei na traseira as molas do opala ECHE 41 (4cc c/ AR) e amortecedor GBL1024 e na dianteira mantive as molas e amortecedores originais com kit RC, pois ao montar com as molas do GV V6 a dianteira ficou mais alta que a traseira. Alargadores de rodas AVM de 32 mm completam a alteração.
Ainda não estou satisfeito com a dianteira, pois para mim está muito mole. Estou avaliando amortecedores mais firmes e voltar com a mola do GV V6 possivelmente com um elo a menos, ou aguardar um pouco mais até instalar um para-choque de aço e guincho, talvez o peso destes dois deixe a frente na altura adequada.
Segue algumas fotos.
Abcs, JH
378798378799378801378802