Conectar

Ver Versão Completa : Coroa e Pinhão mais reduzidos para GM-Tracker/Grand Vitara II Geração

Gadu
27/05/2012, 09:58
Caros foristas,

Com os "lifts" feitos nos Trackers e GVs e a subsequente inserção de pneus maiores o carro perde um pouco de agilidade, principalmente se seu uso for no dia-a-dia das cidades e, no off road, a redução conseguida com o 4x4 também se atenua, não é mesmo?
Daí eu fuçando um forum da gringolândia, encontrei este site: http://www.4xfourart.com/, o qual, na área dos Grand Vitaras oferece, por módicos 350,00 euros :? novo conjunto de coroa e pinhão, totalmente plug and play, para GVs, e consequentemente Trackers, com redução de 5.72:1 o que, para mim que sou leigo pra chuchu, nada significa, mas diz o sítio que dá para rodas com pneus 31" como se o carro estivesse com a configuração original! :shock:

Agora vem as perguntinhas para os sábios amigos de fórum:

01 - tal aquisição compensaria mecanicamente, preveniria desgastes relevantes na parte mecânica, principalmente nos eixos evitando grandes prejuízos?
02 - existe solução nacional para o caso? alguém já viu jogos de coroa e pinhão mais reduzidos para vender aqui no Brasil e a preços mais baratos?
03 - Já ouvi falar que as coroas e pinhões do GVII 1.6 seriam um pouco mais reduzidas e "plug and play", é verdade? qual a redução efetivamente conseguida?
04 - seria possível se adaptar a T-Case do samurai até 95 na Tracker/GVII para aproveitar o kit X-Crawler daquele jipe e obter redução também em 4x2?

Obrigado aí rapaziada e desculpem pelo grande número de perguntas!

Abração!

danielventuri
19/10/2012, 15:19
Boa pergunta, tambem fiquei interessado!

Alexandre X
29/10/2012, 00:38
Respondendo suas questões:

Na realidade são 700 euros (+frete + impostos) pois são dois conjuntos.

01) Reduzir coroa e pinhão é a forma correta de corrigir a diferença dos pneus.

02) No passado foram clonadas por aqui as relações 5.83 que a Calmini fabricava. Como o pinhão tinha poucos dentes havia problemas de lubrificação e muitas tiveram problemas.

03) Seguem as relações em Suzuki Grand Vitara:

Suzuki Grand Vitara 1.6 i 96 cv 5.125:1
Suzuki Grand Vitara 2.0 i 128 cv 4.875:1
Suzuki Grand Vitara 2.5 i V6 144cv 4.30:1
Suzuki G Vitara 2.0TD Mazda 87cv 4.30:1
Suzuki G Vitara 2.0TD 8v 110cv 4.30:1

Então respondendo objetivamente se seu GV tem relação 4.875 e você trocasse por uma relação 5.125 você conseguiria uma relação de 5%

04) Possível é, mas sai caro. Além do custo de aquisição da tcase, vc tem que pensar na adaptação, pois no GV o cambio é casado com a tcase, então você teria que separa-los e adaptar um cardan para fazer a ligação com a tcase do samurai.

Caros foristas,

Com os "lifts" feitos nos Trackers e GVs e a subsequente inserção de pneus maiores o carro perde um pouco de agilidade, principalmente se seu uso for no dia-a-dia das cidades e, no off road, a redução conseguida com o 4x4 também se atenua, não é mesmo?
Daí eu fuçando um forum da gringolândia, encontrei este site: http://www.4xfourart.com/, o qual, na área dos Grand Vitaras oferece, por módicos 350,00 euros :? novo conjunto de coroa e pinhão, totalmente plug and play, para GVs, e consequentemente Trackers, com redução de 5.72:1 o que, para mim que sou leigo pra chuchu, nada significa, mas diz o sítio que dá para rodas com pneus 31" como se o carro estivesse com a configuração original! :shock:

Agora vem as perguntinhas para os sábios amigos de fórum:

01 - tal aquisição compensaria mecanicamente, preveniria desgastes relevantes na parte mecânica, principalmente nos eixos evitando grandes prejuízos?
02 - existe solução nacional para o caso? alguém já viu jogos de coroa e pinhão mais reduzidos para vender aqui no Brasil e a preços mais baratos?
03 - Já ouvi falar que as coroas e pinhões do GVII 1.6 seriam um pouco mais reduzidas e "plug and play", é verdade? qual a redução efetivamente conseguida?
04 - seria possível se adaptar a T-Case do samurai até 95 na Tracker/GVII para aproveitar o kit X-Crawler daquele jipe e obter redução também em 4x2?

Obrigado aí rapaziada e desculpem pelo grande número de perguntas!

Abração!

mairo
29/10/2012, 10:50
deu uma pesquisada no site da calmini? pois eles vendem a relação 6x35 (5,83) por 329 dólares se nao estiver enganado, o que daria 13% d redução em relação a 5,12! a princípio coroa e pinhão do gran vitara é igual ao do vitara! eu uso a 6x35 no meu vitara a mais de ano, ja coloquei usada, tenho pneu 750x16 da um 33" de altura porém fino, e motor AP, até agora não deu problema!

Alexandre X
30/10/2012, 22:34
A Calmini nao vende mais essa relacao ha pelo menos 5 anos.

mairo
31/10/2012, 08:46
A Calmini nao vende mais essa relacao ha pelo menos 5 anos.
vixi, não sabia disso, pois entrei no site da calmini e está anunciado la, agora entrei novamente com tradutor e verifiquei que está temporariamente interrompido!

acho que fui até o momento o último sortudo que conseguiu uma relação dessas! e não incomodou, não vou nem elogiar pra não dar zica! rsrsrsrs

bontelp
28/03/2014, 15:00
vixi, não sabia disso, pois entrei no site da calmini e está anunciado la, agora entrei novamente com tradutor e verifiquei que está temporariamente interrompido!

acho que fui até o momento o último sortudo que conseguiu uma relação dessas! e não incomodou, não vou nem elogiar pra não dar zica! rsrsrsrs

ei pessoal, alguém aí já trocou esse conjunto, coro pinhao?
se sim, quantos furos tem o da tracker?
que lugar é esse que era 700 euros? me passa o link ai.
Qual é o ano do vitara 1,6 que podemos usa? 98, 99?

abraço

VictorSM
14/12/2015, 13:44
Olá X!

Meu carro é o tracker abaixo:

Suzuki G Vitara 2.0TD 8v 110cv 4.30:1

Consigo trocar coroa e pinhão pelo modelo abaixo?

Suzuki Grand Vitara 1.6 i 96 cv 5.125:1

Se sim, são necessárias muitas adaptações? Ou é meio que plug'n'play?

Agradeço muito a ajuda, pois pneus 31,6'' sem trocar a relação tá bem complicado! E pelo que pesquisei, xcrawler só trabalha na reduzida no caso da Tracker, confere?

Abraço!

Victor

LFC
14/12/2015, 14:04
Eu troquei no Tracker 2007 (gasol).
Na dianteira, creio que vc possa usar só o conjunto c&p do Vitara. Eu fiz isso e, aproveitando, travei para dispensar o uso da bombinha de ar, bem como instalei rodas livres manuais.
Para o diferencial traseiro, troquei o focinho inteiro pelo do Vitara (sem as planetárias), pois instalei um bloqueio ARB também. Além disso, não sabia se a corôa do Vitara casaria sem adaptações no focinho do Tracker.
Gostei muito do resultado.
Abs,
LFC

VictorSM
14/12/2015, 15:12
LFC,

Muito obrigado mesmo pela ajuda!!

O conjunto C&P dianteiro do Vitara seria esse abaixo?

http://suzucar.com.br/loja/coroa-e-pi-o-dianteira-suzuki-g-vitara-vitara-relac-o-41-8-original.html

Pra traseira, vc adquiriu o focinho sem as planetárias por conta do bloqueio ARB que iria instalar?

A coroa do Vitara casou sem adaptações no focinho? Vc falou que não sabia se daria certo, mas não entendi!

Deu certo ou não?

Obrigado novamente!

Abraço!

Victor

LFC
15/12/2015, 14:17
LFC,

Muito obrigado mesmo pela ajuda!!

O conjunto C&P dianteiro do Vitara seria esse abaixo?

http://suzucar.com.br/loja/coroa-e-pi-o-dianteira-suzuki-g-vitara-vitara-relac-o-41-8-original.html

Pra traseira, vc adquiriu o focinho sem as planetárias por conta do bloqueio ARB que iria instalar?

A coroa do Vitara casou sem adaptações no focinho? Vc falou que não sabia se daria certo, mas não entendi!

Deu certo ou não?

Obrigado novamente!

Abraço!

Victor

O conjunto C&P dianteiro do Vitara é o da Suzucar mesmo, 41/8, que resulta em 5,125, relação do Vitara 1.6.
Para o eixo traseiro, eu peguei um focinho completo do Vitara, retirei a caixa de satélites e planetárias e no lugar desta entrou o bloqueio ARB RD 209, do Vitara. Fiz o que se faz para instalar o ARB no Vitara. O compressor ficou escondido sob a lateral de plástico no porta-malas, do lado do carona. Ficou ótimo.
O que não sei dizer é se a corôa do Vitara, que tem mais dentes, cabe sem adaptações no focinho do Tracker. Suspeito que não. Mas essa peça, em particular, não é a mais cara, daí eu nem quis experimentar.
Abs,
LFC

VictorSM
15/12/2015, 15:26
O conjunto C&P dianteiro do Vitara é o da Suzucar mesmo, 41/8, que resulta em 5,125, relação do Vitara 1.6.
Para o eixo traseiro, eu peguei um focinho completo do Vitara, retirei a caixa de satélites e planetárias e no lugar desta entrou o bloqueio ARB RD 209, do Vitara. Fiz o que se faz para instalar o ARB no Vitara. O compressor ficou escondido sob a lateral de plástico no porta-malas, do lado do carona. Ficou ótimo.
O que não sei dizer é se a corôa do Vitara, que tem mais dentes, cabe sem adaptações no focinho do Tracker. Suspeito que não. Mas essa peça, em particular, não é a mais cara, daí eu nem quis experimentar.
Abs,
LFC

Beleza LFC! Imagino que tenha ficado show mesmo!

Nesse caso, se eu não quiser por o bloqueio ARB agora, posso usar no eixo traseiro o fucinho completo do vitara com a coroa do vitara, confere?

Seria esse abaixo?

http://www.tracado4x4.com.br/produtos_detalhes.php?codigo=265

Abraço!

Victor

LFC
15/12/2015, 15:32
Sim, tira o conjunto completo do Tracker e instala o do Vitara. Não há mais nada a adaptar. A não ser que seja diferente do Tracker 2007, mas acho que não é.
Abs,
LFC

ariju
13/01/2016, 17:24
Ola LFC, tenho uma tracker 07 tbm, estou querendo colocar um diferencial de vitara para posteriormente colocar um ARB selecionável, é preciso adaptar mais alguma coisa na tracker? ou só tirar o diferencial completo, coroa, pinhão e satélites, do vitara e colocar nela? traseiro e dianteiro no caso.

LFC
14/01/2016, 14:23
Ola LFC, tenho uma tracker 07 tbm, estou querendo colocar um diferencial de vitara para posteriormente colocar um ARB selecionável, é preciso adaptar mais alguma coisa na tracker? ou só tirar o diferencial completo, coroa, pinhão e satélites, do vitara e colocar nela? traseiro e dianteiro no caso.

Eixo traseiro: trocar o focinho completo pelo do Vitara, tirar só a caixa de satélites que vem no interior do focinho e instalar o ARB. Vc pode tentar colocar só a corôa e o pinhão do Vitara, mas não sei se o ARB cabe no focinho do Tracker ou se o rolamento do pinhão é o mesmo.
Eixo dianteiro: trocar o conjunto de corôa e pinhão; adicionalmente creio que seja preciso travar o diferencial dianteiro e usar rodas livres, abandonando o sistema de diafragma (fiz isso). Há algum material sobre isso aqui no Forum. Eu usei no lugar do diafragma um anel de nylon que o meu mecânico torneou, o qual tem o efeito se preencher o espaço que seria ocupado pelo diafragma creio de ar.
O compressor do ARB fica sob o acabamento da lateral do porta-malas.
Abs,
LFC