Ver Versão Completa : Coroa e Pinhão mais reduzidos para GM-Tracker/Grand Vitara II Geração
Caros foristas,
Com os "lifts" feitos nos Trackers e GVs e a subsequente inserção de pneus maiores o carro perde um pouco de agilidade, principalmente se seu uso for no dia-a-dia das cidades e, no off road, a redução conseguida com o 4x4 também se atenua, não é mesmo?
Daí eu fuçando um forum da gringolândia, encontrei este site: http://www.4xfourart.com/, o qual, na área dos Grand Vitaras oferece, por módicos 350,00 euros :? novo conjunto de coroa e pinhão, totalmente plug and play, para GVs, e consequentemente Trackers, com redução de 5.72:1 o que, para mim que sou leigo pra chuchu, nada significa, mas diz o sítio que dá para rodas com pneus 31" como se o carro estivesse com a configuração original! :shock:
Agora vem as perguntinhas para os sábios amigos de fórum:
01 - tal aquisição compensaria mecanicamente, preveniria desgastes relevantes na parte mecânica, principalmente nos eixos evitando grandes prejuízos?
02 - existe solução nacional para o caso? alguém já viu jogos de coroa e pinhão mais reduzidos para vender aqui no Brasil e a preços mais baratos?
03 - Já ouvi falar que as coroas e pinhões do GVII 1.6 seriam um pouco mais reduzidas e "plug and play", é verdade? qual a redução efetivamente conseguida?
04 - seria possível se adaptar a T-Case do samurai até 95 na Tracker/GVII para aproveitar o kit X-Crawler daquele jipe e obter redução também em 4x2?
Obrigado aí rapaziada e desculpem pelo grande número de perguntas!
Abração!
danielventuri
19/10/2012, 15:19
Boa pergunta, tambem fiquei interessado!
Alexandre X
29/10/2012, 00:38
Respondendo suas questões:
Na realidade são 700 euros (+frete + impostos) pois são dois conjuntos.
01) Reduzir coroa e pinhão é a forma correta de corrigir a diferença dos pneus.
02) No passado foram clonadas por aqui as relações 5.83 que a Calmini fabricava. Como o pinhão tinha poucos dentes havia problemas de lubrificação e muitas tiveram problemas.
03) Seguem as relações em Suzuki Grand Vitara:
Suzuki Grand Vitara 1.6 i 96 cv 5.125:1
Suzuki Grand Vitara 2.0 i 128 cv 4.875:1
Suzuki Grand Vitara 2.5 i V6 144cv 4.30:1
Suzuki G Vitara 2.0TD Mazda 87cv 4.30:1
Suzuki G Vitara 2.0TD 8v 110cv 4.30:1
Então respondendo objetivamente se seu GV tem relação 4.875 e você trocasse por uma relação 5.125 você conseguiria uma relação de 5%
04) Possível é, mas sai caro. Além do custo de aquisição da tcase, vc tem que pensar na adaptação, pois no GV o cambio é casado com a tcase, então você teria que separa-los e adaptar um cardan para fazer a ligação com a tcase do samurai.
Caros foristas,
Com os "lifts" feitos nos Trackers e GVs e a subsequente inserção de pneus maiores o carro perde um pouco de agilidade, principalmente se seu uso for no dia-a-dia das cidades e, no off road, a redução conseguida com o 4x4 também se atenua, não é mesmo?
Daí eu fuçando um forum da gringolândia, encontrei este site: http://www.4xfourart.com/, o qual, na área dos Grand Vitaras oferece, por módicos 350,00 euros :? novo conjunto de coroa e pinhão, totalmente plug and play, para GVs, e consequentemente Trackers, com redução de 5.72:1 o que, para mim que sou leigo pra chuchu, nada significa, mas diz o sítio que dá para rodas com pneus 31" como se o carro estivesse com a configuração original! :shock:
Agora vem as perguntinhas para os sábios amigos de fórum:
01 - tal aquisição compensaria mecanicamente, preveniria desgastes relevantes na parte mecânica, principalmente nos eixos evitando grandes prejuízos?
02 - existe solução nacional para o caso? alguém já viu jogos de coroa e pinhão mais reduzidos para vender aqui no Brasil e a preços mais baratos?
03 - Já ouvi falar que as coroas e pinhões do GVII 1.6 seriam um pouco mais reduzidas e "plug and play", é verdade? qual a redução efetivamente conseguida?
04 - seria possível se adaptar a T-Case do samurai até 95 na Tracker/GVII para aproveitar o kit X-Crawler daquele jipe e obter redução também em 4x2?
Obrigado aí rapaziada e desculpem pelo grande número de perguntas!
Abração!
deu uma pesquisada no site da calmini? pois eles vendem a relação 6x35 (5,83) por 329 dólares se nao estiver enganado, o que daria 13% d redução em relação a 5,12! a princípio coroa e pinhão do gran vitara é igual ao do vitara! eu uso a 6x35 no meu vitara a mais de ano, ja coloquei usada, tenho pneu 750x16 da um 33" de altura porém fino, e motor AP, até agora não deu problema!
Alexandre X
30/10/2012, 22:34
A Calmini nao vende mais essa relacao ha pelo menos 5 anos.
A Calmini nao vende mais essa relacao ha pelo menos 5 anos.
vixi, não sabia disso, pois entrei no site da calmini e está anunciado la, agora entrei novamente com tradutor e verifiquei que está temporariamente interrompido!
acho que fui até o momento o último sortudo que conseguiu uma relação dessas! e não incomodou, não vou nem elogiar pra não dar zica! rsrsrsrs
vixi, não sabia disso, pois entrei no site da calmini e está anunciado la, agora entrei novamente com tradutor e verifiquei que está temporariamente interrompido!
acho que fui até o momento o último sortudo que conseguiu uma relação dessas! e não incomodou, não vou nem elogiar pra não dar zica! rsrsrsrs
ei pessoal, alguém aí já trocou esse conjunto, coro pinhao?
se sim, quantos furos tem o da tracker?
que lugar é esse que era 700 euros? me passa o link ai.
Qual é o ano do vitara 1,6 que podemos usa? 98, 99?
abraço
VictorSM
14/12/2015, 13:44
Olá X!
Meu carro é o tracker abaixo:
Suzuki G Vitara 2.0TD 8v 110cv 4.30:1
Consigo trocar coroa e pinhão pelo modelo abaixo?
Suzuki Grand Vitara 1.6 i 96 cv 5.125:1
Se sim, são necessárias muitas adaptações? Ou é meio que plug'n'play?
Agradeço muito a ajuda, pois pneus 31,6'' sem trocar a relação tá bem complicado! E pelo que pesquisei, xcrawler só trabalha na reduzida no caso da Tracker, confere?
Abraço!
Victor
Eu troquei no Tracker 2007 (gasol).
Na dianteira, creio que vc possa usar só o conjunto c&p do Vitara. Eu fiz isso e, aproveitando, travei para dispensar o uso da bombinha de ar, bem como instalei rodas livres manuais.
Para o diferencial traseiro, troquei o focinho inteiro pelo do Vitara (sem as planetárias), pois instalei um bloqueio ARB também. Além disso, não sabia se a corôa do Vitara casaria sem adaptações no focinho do Tracker.
Gostei muito do resultado.
Abs,
LFC
VictorSM
14/12/2015, 15:12
LFC,
Muito obrigado mesmo pela ajuda!!
O conjunto C&P dianteiro do Vitara seria esse abaixo?
http://suzucar.com.br/loja/coroa-e-pi-o-dianteira-suzuki-g-vitara-vitara-relac-o-41-8-original.html
Pra traseira, vc adquiriu o focinho sem as planetárias por conta do bloqueio ARB que iria instalar?
A coroa do Vitara casou sem adaptações no focinho? Vc falou que não sabia se daria certo, mas não entendi!
Deu certo ou não?
Obrigado novamente!
Abraço!
Victor
LFC,
Muito obrigado mesmo pela ajuda!!
O conjunto C&P dianteiro do Vitara seria esse abaixo?
http://suzucar.com.br/loja/coroa-e-pi-o-dianteira-suzuki-g-vitara-vitara-relac-o-41-8-original.html
Pra traseira, vc adquiriu o focinho sem as planetárias por conta do bloqueio ARB que iria instalar?
A coroa do Vitara casou sem adaptações no focinho? Vc falou que não sabia se daria certo, mas não entendi!
Deu certo ou não?
Obrigado novamente!
Abraço!
Victor
O conjunto C&P dianteiro do Vitara é o da Suzucar mesmo, 41/8, que resulta em 5,125, relação do Vitara 1.6.
Para o eixo traseiro, eu peguei um focinho completo do Vitara, retirei a caixa de satélites e planetárias e no lugar desta entrou o bloqueio ARB RD 209, do Vitara. Fiz o que se faz para instalar o ARB no Vitara. O compressor ficou escondido sob a lateral de plástico no porta-malas, do lado do carona. Ficou ótimo.
O que não sei dizer é se a corôa do Vitara, que tem mais dentes, cabe sem adaptações no focinho do Tracker. Suspeito que não. Mas essa peça, em particular, não é a mais cara, daí eu nem quis experimentar.
Abs,
LFC
VictorSM
15/12/2015, 15:26
O conjunto C&P dianteiro do Vitara é o da Suzucar mesmo, 41/8, que resulta em 5,125, relação do Vitara 1.6.
Para o eixo traseiro, eu peguei um focinho completo do Vitara, retirei a caixa de satélites e planetárias e no lugar desta entrou o bloqueio ARB RD 209, do Vitara. Fiz o que se faz para instalar o ARB no Vitara. O compressor ficou escondido sob a lateral de plástico no porta-malas, do lado do carona. Ficou ótimo.
O que não sei dizer é se a corôa do Vitara, que tem mais dentes, cabe sem adaptações no focinho do Tracker. Suspeito que não. Mas essa peça, em particular, não é a mais cara, daí eu nem quis experimentar.
Abs,
LFC
Beleza LFC! Imagino que tenha ficado show mesmo!
Nesse caso, se eu não quiser por o bloqueio ARB agora, posso usar no eixo traseiro o fucinho completo do vitara com a coroa do vitara, confere?
Seria esse abaixo?
http://www.tracado4x4.com.br/produtos_detalhes.php?codigo=265
Abraço!
Victor
Sim, tira o conjunto completo do Tracker e instala o do Vitara. Não há mais nada a adaptar. A não ser que seja diferente do Tracker 2007, mas acho que não é.
Abs,
LFC
Ola LFC, tenho uma tracker 07 tbm, estou querendo colocar um diferencial de vitara para posteriormente colocar um ARB selecionável, é preciso adaptar mais alguma coisa na tracker? ou só tirar o diferencial completo, coroa, pinhão e satélites, do vitara e colocar nela? traseiro e dianteiro no caso.
Ola LFC, tenho uma tracker 07 tbm, estou querendo colocar um diferencial de vitara para posteriormente colocar um ARB selecionável, é preciso adaptar mais alguma coisa na tracker? ou só tirar o diferencial completo, coroa, pinhão e satélites, do vitara e colocar nela? traseiro e dianteiro no caso.
Eixo traseiro: trocar o focinho completo pelo do Vitara, tirar só a caixa de satélites que vem no interior do focinho e instalar o ARB. Vc pode tentar colocar só a corôa e o pinhão do Vitara, mas não sei se o ARB cabe no focinho do Tracker ou se o rolamento do pinhão é o mesmo.
Eixo dianteiro: trocar o conjunto de corôa e pinhão; adicionalmente creio que seja preciso travar o diferencial dianteiro e usar rodas livres, abandonando o sistema de diafragma (fiz isso). Há algum material sobre isso aqui no Forum. Eu usei no lugar do diafragma um anel de nylon que o meu mecânico torneou, o qual tem o efeito se preencher o espaço que seria ocupado pelo diafragma creio de ar.
O compressor do ARB fica sob o acabamento da lateral do porta-malas.
Abs,
LFC