Conectar

Ver Versão Completa : SW4 e seu propulsor kzt, a lenda...a lenda urbana

Marcelo BFr
22/05/2012, 15:22
Apenas gostaria de usar este espaço para relatar uma terrível experiência com esse propulsor toyota o tal do kzt ou kCt como queiram. Comprei o meu toy sw4 há sete meses atrás de um único dono, carro aparentemente em estado impecável, 143mil km apenas com uma folga na direção, identificada pelo mecânico, e que envolvia a necessidade de troca do acoplamento da coluna de direção, o restante estava ok, submeti o carro a uma revisão completa, de acordo com o manual, correias, elementos filtrantes, pastilhas etc. viajei com o carro, fui para bahia e voltei, tendo rodado até agora cerca de 12 mil km. Há três semanas atrás, ao sair de casa pela manhã, o motor arrebentou, casquilhos, biela, juntas e cabeçote e otras cositas mais, conta: 5 pilas. A minha pergunta é como um carro com 155 mil km, com todas as revisões feitas, andando sempre em rotações não prejudiciais, sem vazamento de óleo, queima de fumaça branca ou preta, aquecimento e perda de potência pode entrar em colapso dessa forma? repentinamente sem apresentar nenhum sintoma clássico? Seria mesmo o SW4 e seu propulsor uma lenda? uma lenda urbana?

Feld
22/05/2012, 16:17
Uau! Que medo. Essa sua citação é real? -- " com todas as revisões feitas, andando sempre em rotações não prejudiciais"

O carro deve ter 155mil km, vc tem ele ha 12mil km apenas. O dono anterior fazia as revisões em autorizada? Se não, conhecia o mecanico onde ele levava? Pois de fato é MUITO estranho acontecer algo desse tipo, e nem precisa ser KZT, afinal, nem carro popular antigo acontece coisa assim, a maioria dos carros demonstra algo antes de "explodir".

Tinha algo escondido nesse motor, ou foi simplesmente um acidente dos mais bizarros. Porque não há como o KZT ser uma lenda urbana com tantas unidades na rua ha tantos anos e nunca ter ouvido falar de algo do tipo. Quem é o seu mecanico que fez essas revisões? O que ele tem a dizer? (laudo?)

Marcelo BFr
22/05/2012, 17:56
Pois é Feld essas perguntas que eu me faço, o mecânico que fez o motor me disse que encontrou uma gambiarra programada para explodir, mas até que ponto uma gambiarra aguentaria rodar sem apresentar nenhum tipo de problema, zero, afinal estou com a viatura há sete meses e nesse período rodei 12 mil km. A não ser que fosse muito bem executada. Mas eu andei conferindo o histórico de manutenção do dono anterior e verifiquei que ele fez todas as revisões obrigatórias na autorizada. Eu achei tudo muito estranho, o motor dar essa pane assim, sem aviso prévio. Por mais que o dono anterior tenha sido negligente com a manutenção e o uso do carro, isso me deveria gerar algum indício, mas não o carro estava com o desempenho perfeito, potência, torque, velocidade, temperatura, sem nenhum sinal de fumaça e vazamento. O mecânico disse apenas isso, que havia um gatilho feito anteriormente. Enfim esse gatilho deve ter sido muto bem feito, para explodir na hora programada sem antes apresentar nenhum tipo de sinal, barullho, etc. Um verdadeiro MacGyver das SW4.

sandro_ventania
22/05/2012, 18:08
Uma coisa eu aprendi...kilometragem no odometro não significa quase nada...na verdade o que conta é como o dono anterior o tratou. Tem dono que nunca troca o óleo, só completa...filtros então, se bobear ainda são os originais de fabrica!
Os mais normais, trocam oleo de forma aleatória, com 10, 15, 20 ou outra kilometragem qualquer.
Chegam no posto e pedem o óleo mais barato...trocado na hora a vácuo.
Correia...o carro tinha que cortar o combustivel...só assim para alguns donos lembrarem.
Carro usado ou voce conhece o dono que o comprou 0km e sabe como o tratou, ou vira uma verdadeira loteria!
Eu comprei a minha Toy agora, com 212mil km, teoricamente do 2º dono...estou trocando todos os fluidos e correias...estou fazendo a minha parte para ter um carro confiavel e que dure muitos kms...mas preciso contar com a sorte pois não faço ideia de como os antigos donos o trataram.
Faça seu motor com calma e use peças boas...nisso tudo há uma vantagem...voce terá um carro confiavel e durará até 1 milhão km...só dependerá da forma como voce cuidará dele apartir de agora!
Boa sorte!

ps: esse gatilho, pode ter sido simplesmente o motor que foi feito a parte de cima e não fizeram a de baixo(fica bem mais barato), assim o motor fica perfeito como voce disse, só que pode explodir a qualquer momento...ou durar até a proxima retifica.

dorderf
22/05/2012, 18:21
5 mil de preju? Já gastei mais de 10 pila no meu carro e não mexi em nada de turbina ou cabeçote. Ficaria feliz se fosse vc em ter que gastar 5 mil e deixar o carro perfeito. A média de gasto pra fazer um motor desse é acima de 10 pila.

HERICK
22/05/2012, 18:40
5 mil de preju? Já gastei mais de 10 pila no meu carro e não mexi em nada de turbina ou cabeçote. Ficaria feliz se fosse vc em ter que gastar 5 mil e deixar o carro perfeito. A média de gasto pra fazer um motor desse é acima de 10 pila.
x2 concordo contigo, se o gasto for c peças originais então passa das 10 mil latinhas fácil, fácil, Marcelo se fosse vc procuraria urgentemente outro mecânico, abraço.

dorderf
22/05/2012, 19:00
O que acredito que possa ter sido: correia não original ou corria original sem trocar rolamento... Mesmo o antigo dono tendo feito só a parte de cima do motor, não é normal um motor bater assim, sem apresentar nada de fadiga. Isso, meu caro, é caso típico de correia problemática. A correia nesses nossos motores é o cérebro, morreu, já era o motor (que felizmente tem como ressuscitar).

O problema "crônico" desses motores é o cabeçote (coração do motor 1kzt). "Crônico" pq, venhamos e convenhamos, um carro com mais de 13 anos de uso, muitas vezes intenso, dar problema no cabeçote, geralmente por falta de manutenção correta, não é nada de se assustar não. Fora que por R$ 2.600,00 colocas um cabeçote de ótima qualidade que, segundo conhecimento meu, NÃO precisa ser original.

Relaxa, gastas aí os R$ 5.000,00 e SORRINDO! Pq vais ficar com uma máquina, agora, plenamente de seu conhecimento.
Quer apaixonar de vez pela criança, joga numa trilha!

Obs: nesses 12 k km que vc disse que rodou vc trocou o óleo, né?

jorge.duarte
22/05/2012, 19:35
O mecanico não disse qual era o gatilho? seria bom pergunta e postar aqui! De repente foi o que o pessoal comentou, arrebentou correia dentada e saiu danificando geral!
Abs

guilhermeabreu
22/05/2012, 22:25
MARCELO BRF

Nas concessionáris estão os piores mecanicos da cidade , os melhores estão nas suas oficinas que normalmente são as MELHORES OFICINAS DA CIDADE , sempre cheia de fregueses e normalmente estes bons mecanicos trabalharam em concessionárias , fizeram curso na fábrica e depois que pegaram experiencia nos carros como o seu qdo era do outro dono e assim sai da concassionária e monta sua própria oficina .

Tenho minha SW4 93 e comprei ha 10 anos com 143.000km na época não sabia de mecanico de confiança e troquei a FAMIGERADA CORREIA DENTADA NUMA CONCESSIONÁRIA da cidade de NOVA FRIBURGO-RJ e os caras SIMPLESMENTE NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA COM O SEU ROLAMENTO , resultado : após ter rodados 17.000km em 10 meses , voltando de Visconde de Mauá em plena BR 101 perto de Casemiro de Abreu as 22hs me ARREBENTRA A CORREIA DENTADA , e um prejuízo de exatos R$10.000,00 ha 8 anos atras .

CONCLUÍNDO :

CONCESSIONÁRIA NÃO QUER DIZER SINÔNIMO DE SERVIÇO PERFEITO .

NORMALMENTE SÓ TEM MECANICOS INEXPERIENTES . OS DONOS DAS CCS PEGAM A LAÇO MECANICOS NA CIDADE QDO MONTAM A CONCESSIONÁRIA NA CIDADE , MANDAM PARA A FÁBRICA E DEPOIS CONTRATAM E QDO ELES PEGAM EXPERIÊNCIA SAEM E MONTAM SUAS PRÓPRIAS OFICINAS QUE VIVEM CHEIAS .

Agora este seu mecanico te dizer que FIZERAM UM GATILHO NO MOTOR ???? É muito suspeito ele falar uma coisa desta , é sinal de mecanico picareta , pois se fosse honesto ele diria e te mostraria o tal GATILHO .

Sugiro a vc trocar de mecanico , pois ele fará o seu motor e JÁ ESTA TE PREPARANDO PARA DAR DEFEITO NOVAMENTE E CULPAR O GATILHO QUE FIZERAM NO SEU MOTOR , conheço este tipo de gente , e outra: fazer o motor por R$5.000,00 é sinal que não estragou quase nada .

Te digo ísto pq qdo fiz o meu motor pela 1ªvez ficou 100% e gastei R$10.000,00 ha 8 anos atras , e agora recente dei bobeira com o radiador furado e deixei faltar água por várias vezes e acabei batendo de novo , só que não estragou muito , troquei apenas os pistões , casquilhos , juntas e bruniu as camisas e ficou por R$5.000,00 , então esta estória que vc disse que ele falou que ARREREBENTOU CASQUILHOS BIELAS JUNTAS E CABEÇOTE ?????? Ísto é sinal de que ARREBENTOU A CORREIA DENTADA , como aconteceu com o meu da 1ªvez , LOGO : NÃO FICA POR APENAS R$5.000,00 , a não ser que ele usou ou vai usar peças de 5ª categoria . Hoje minha SW4 esta com 320.000 km .

SE VC AINDA NÃO FEZ O MOTOR , MUDA DE MECANICO RÁPIDO E COMPRA PEÇAS ORIGINAIS TOYOTA NA AMERICA OU FERRACO , NÃO DÊ VACILO NESTA HORA .

EXPERIENCIA DE QUEM JÁ PASSOU POR ÍSTO POR DUAS VEZES .

Marcelo BFr
23/05/2012, 00:34
Dorderf, segundo o orçamento executado, os seguintes componentes foram trocados: 1jogo de casquilho e biela (440,00) 1 junta do carter (70,00) 1 filtro lubrificante (50,00) 7 litros de óleo do motor (140,00) 2 parafusos da biela (50,00) mão de obra (1000,00), além disso foi retificado o cabeçote (700,00), 4 guias de válvulas (160,00) 1 válvula de descarga (112,00), 1 válvula de admissão (115,00), 8 retentores de válvula (280,00), 1 junta do cabeçote (395,00), 1 junta do coletor de admissão (135,00), 1 junta do coletor de descarga (155,00), 1 junta da tampa do tucho(165,00), mão de obra (600,00), 2 velas aquecedoras (530,00). Enfim, o mecânico não especificou com precisão, talvez porque o estrago detonou todo o conjunto, aí eu creio só uma perícia mais cuidadosa. Não foi a correia não, eu já tinha trocado antes dos 150 mil como manda o manual e o esticador também. Mas carro usado é uma caixa de surpresa foi a primeira vez que um motor estourou na minha mão, já tive vários 4x4 usados (defender, suzuki e sportage) e fui premiado dessa vez. Só espero que o mecânico não tenha me deixado uma outra gambiarra. Apenas gostaria de entender como um motor desses estoura assim repentinamente, mesmo com uso de certa forma negligente, sem antes dar algum sinal, por menor que seja. E segundo o mecânico ele só utiliza peças originais toy.

dpab
23/05/2012, 08:47
Marcelo,
Torço para estar errado, mas acho que vc ainda não se livrará dos problemas depois desse serviço.
Digo isso pq cabeçote retificado não costuma dar certo nas nossas viaturas, tem que ser NOVO !
Agora tá explicado pq vc gastou só R$ 5.000,00...
E sinceramente, esse seu mecânico não inspira a menor confiança...
A propósito, vc disse que trocou a correia dentada sincronizadora antes dos 150.000 Km, mas usou ORIGINAL TOYOTA? E trocou tb o esticador e o rolamento? Se trocou, tb por ORIGINAIS?
A primeira coisa que aconselho fazer é arranjar um mecânico de confiança e não economizar em peças de trabalho crítico, essas devem ser ORIGINAIS TOYOTA !!!
Um abraço, Delfim.

dorderf
23/05/2012, 10:05
Dorderf, segundo o orçamento executado, os seguintes componentes foram trocados: 1jogo de casquilho e biela (440,00) 1 junta do carter (70,00) 1 filtro lubrificante (50,00) 7 litros de óleo do motor (140,00) 2 parafusos da biela (50,00) mão de obra (1000,00), além disso foi retificado o cabeçote (700,00), 4 guias de válvulas (160,00) 1 válvula de descarga (112,00), 1 válvula de admissão (115,00), 8 retentores de válvula (280,00), 1 junta do cabeçote (395,00), 1 junta do coletor de admissão (135,00), 1 junta do coletor de descarga (155,00), 1 junta da tampa do tucho(165,00), mão de obra (600,00), 2 velas aquecedoras (530,00). Enfim, o mecânico não especificou com precisão, talvez porque o estrago detonou todo o conjunto, aí eu creio só uma perícia mais cuidadosa. Não foi a correia não, eu já tinha trocado antes dos 150 mil como manda o manual e o esticador também. Mas carro usado é uma caixa de surpresa foi a primeira vez que um motor estourou na minha mão, já tive vários 4x4 usados (defender, suzuki e sportage) e fui premiado dessa vez. Só espero que o mecânico não tenha me deixado uma outra gambiarra. Apenas gostaria de entender como um motor desses estoura assim repentinamente, mesmo com uso de certa forma negligente, sem antes dar algum sinal, por menor que seja. E segundo o mecânico ele só utiliza peças originais toy.

Caro Marcelo, se fosse comum um motor desse estourar assim, a maioria teria relatado algo do gênero. Esse motor é super forte, mas não admite desleixo. Vc disse que o cara trocou a correia, mas vc viu a troca? Viu quais peças foram trocadas e marcas? É por isso que sou chato com meu carro. SEMPRE fico do lado vendo o serviço sendo executado. E olhe que confio no meu mecânico, mas erros acontecem.

Será que seu carro não superaqueceu sem vc ter percebido? Se isso não aconteceum sinto que acontecerá, haja vista que esse cabeçote é ruim de retífica. Ias gastar uns 2600, quase 4x mais, mas saberias que não ia pegar nenhum esquente pra ferrar o serviço realizado no motor. De cara esse mecânico não se mostrou muito de confiança em querer retificar esse cabeçote...

Se por algum motivo vc não puder estar do lado do carro na hora dos serviços, aconselho que vc exija ver as peças usadas e as embalagens das peças novas, pelo menos.

dorderf
23/05/2012, 10:47
Uma coisa que me lembrei... Quando comprei meu carro, vi no parabrisa que o óleo já estava no motor a mais de 1 ano. Coisa de se assustar (esse carro tava parado numa fazenda no interior do Estado. Pois bem, troquei imediatamente (coloquei Ursa), mas se eu não ficasse verificando o óleo o motor teria batido, como o seu. O óleo estava baixando 1500ml a cada 1000 km. Se eu não tivesse verificado, ia ficar sem óleo algum... Pois bem, completei e com 3 k km troquei pelo Castrol CRB (pra mim, um lixo!), que já diminuiu o consumo de óleo. Mas mesmo assim consumia. Sabe o que fiz, troquei pelo Top Turbo. Melhor óleo custo-benefício disparado. Até agora, nem 1 gota a menos. Embora, segundo meu mecânico, seja culpa do cabeçote. Mas, agora, sem chance nenhuma de trocar. Só ano que vem. Mas, se o óleo não baixar, não haverá problema algum. Por isso sempre ando com óleo extra no carro.

guilhermeabreu
23/05/2012, 11:26

MARCELO BFR

Qdo vc fala que trocou o jogo de casquilho e biela vc quis dizer que TROCOU O JOGO DE CASQUILHO DE BIELA E UMA BIELA ??? OU TROCOU SÓ O JOGO DE CASQUILHO DE BIELA .

Pois se vc trocou uma biela , foi pq ela quebrou ou empenou e ísto só ocorre qdo arrebenta a correia dentada ou da calço hidráulico que não foi o seu caso .

No seu relato , o mecanico só fez a parte de cima , ou seja : apenas o CABEÇOTE . Por ísto é que ficou neste preço , mas como todos falaram acima , este motor NÃO DEVE RETIFICAR O CABEÇOTE , ÍSTO É FATO CONSUMADO POR TODOS DAQUI , caso vc já tenha feito o serviço , vc terá um carro que não te passará confiança e vc vai até acabar achando que TOYOTA não presta , o que na realidade não presta são mecanicos incompetentes .

Outra coisa e acho que é agonia de todos aqui , VC AINDA NÃO FALOU PRA GENTE QUAL FOI A GAMBIARRA QUE SEU MECANICO DISSE QUE TINHA EM SEU MOTOR . Peço encarecidamente que vc pergunte a ele e passae para nós que GAMBIARRA foi esta que ele encontrou , pois foi feita na CONCESSIONÁRIA TOYOTA correto ??? Pois o dono anterior só levava em CONCESSIONÁRIA . Não deixe a gente nesta de ficar só na curiosidade de saber o que foi esta GAMBIARRA .

Feld
23/05/2012, 12:02
Gente, lendo tudo vamos a alguns esclarecimentos:

1. O Marcelo disse que as revisões obrigatorias foram feitos na concessionária (provavelmente as primeiras), mas não disse que "todas"
2. Também foi dito que o problema NÃO foi a correia dentada, se ele disse isso provavelmente é porque a correia está lá, inteira, e não estourada, portanto não foi o "simples" caso da troca da correia sem trocar o esticador/rolamento
3. O motor pode sim estourar sem avisar, caso exista algum "gatilho"

pelo jeito uma explicação plausível que citaram é algo do tipo, esse motor já deu problema antes (possivelmente por conta da correia dentada estourada) o cara fez o mínimo de manutençao para o carro voltar a andar, fechou o motor, e passou para frente. E daí com isso você tinha uma porção de peças comprometidas dentro do motor.. muito provavelmente pode ter sido isso. Como dito, uma bomba relógio.

Cleberr
23/05/2012, 13:31
Marcelo, você é de onde ?

Marcelo BFr
23/05/2012, 21:25
Tentando responder as perguntas, eu não entendo nada de motor logo repasso o que estou repassando as informações que constam na nota fiscal do serviço, realmente foi trocado o jogo de casquilho de biela, até se fosse a biela teria trocado também a correia e esticador, o que nao foi o caso.

Com relação as revisões de autorizada, pude verificar que nem todas foram feitas na autorizada, apenas as obrigatórias. Isso claro que coloca um outro peso na análise do problema. Porém antes de acertar a compra levei o veículo em uma oficina especializada aqui no rio, onde costumava consertar meu antigo defender, e o mecânico deu um aval positivo, apenas chamou atenção para a necessidade de tirar a folga da suspensão, mas isso é uma outra estória. Enfim, segundo o mecânico que realizou o serviço, a retífica do cabeçote foi necessária, tendo em vista alguns pequenos sulcos que se formaram na superfície do cabeçote quando o motor estourou, talvez não fosse necessário a compra de um cabeçote novo, não sei...Com relação a gambiarra, eu não obtive uma resposta satisfatória do que havia sido feito, por isso não postei aqui, mas vou investigar isso com o próprio mecânico e voltarei aqui para informá-los.

fgonelli
23/05/2012, 21:31
A correia pode ter pulado alguns dentes por defeito no esticador e o motor foi pro espaço!
Mas agora é procurar a melhor solução.

Flugêncio
23/05/2012, 21:48
Dorderf, segundo o orçamento executado, os seguintes componentes foram trocados: 1 jogo de casquilho e biela (440,00) 1 junta do carter (70,00) 1 filtro lubrificante (50,00) 7 litros de óleo do motor (140,00) 2 parafusos da biela (50,00) mão de obra (1000,00), além disso foi retificado o cabeçote (700,00), 4 guias de válvulas (160,00) 1 válvula de descarga (112,00), 1 válvula de admissão (115,00), 8 retentores de válvula (280,00), 1 junta do cabeçote (395,00), 1 junta do coletor de admissão (135,00), 1 junta do coletor de descarga (155,00), 1 junta da tampa do tucho(165,00), mão de obra (600,00), 2 velas aquecedoras (530,00). Enfim, o mecânico não especificou com precisão, talvez porque o estrago detonou todo o conjunto, aí eu creio só uma perícia mais cuidadosa. Não foi a correia não, eu já tinha trocado antes dos 150 mil como manda o manual e o esticador também. Mas carro usado é uma caixa de surpresa foi a primeira vez que um motor estourou na minha mão, já tive vários 4x4 usados (defender, suzuki e sportage) e fui premiado dessa vez. Só espero que o mecânico não tenha me deixado uma outra gambiarra. Apenas gostaria de entender como um motor desses estoura assim repentinamente, mesmo com uso de certa forma negligente, sem antes dar algum sinal, por menor que seja. E segundo o mecânico ele só utiliza peças originais toy.

Um detalhe: Olhando a lista de peças, talvez seja possível dizer que este motor já tenha sido mexido a parte de baixo, pois possivelmente, a quebra pode estar relacionado a um problema nos parafusos da biela.

jorge.duarte
23/05/2012, 23:11
Botando mais lenha na fogueira! O que leva um mecânico, com o motor aberto, trocar 4 guias de valvulas e 2 valvulas? Porque não troca as 8 guias e as 8 valvulas?!?!?? Tá pedindo para ter dor de cabeça! Outro detalhe cobrou R$ 700 de retifica de cabeçote, o que seria esse serviço? Quando vejo meu amigo mecanico, enviar o cabeçote para retifica, o valor vem descriminado, se for só uma geral, descarbonizar, esmerilhar valvulas, etc...é um valor! Se tiver 1 valvula, ruim, a retifica troca todas!!! Se fizer o serviço em apenas 1, com certeza as demais, já estão dando passagem de compressão e vai cagar todo o serviço!
Marcelo se liga nesses detalhes! Se quiser posso pedir a amigo mecanico, consultar a retifica de cabeçotes, para ter uma ideia de valor!

Abs

dpab
24/05/2012, 00:55
Marcelo,
Tá até parecendo orçamento de uma certa oficina "especializada" que funciona lá em Jacarepaguá...
Coisa do tipo: " Bota aí na fatura pq o cliente não entende nada mesmo e vai pagar"... ou... "Se escancarar colocando as 8 válvulas e 8 guias pode dar na vista"...
É triste dizer, mas acho que tal orçamento se trata de um grande engodo, uma grande falácia.
Oxalá eu esteja errado. Um abraço, Delfim.

Flugêncio
24/05/2012, 07:38
Botando mais lenha na fogueira! O que leva um mecânico, com o motor aberto, trocar 4 guias de valvulas e 2 valvulas? Porque não troca as 8 guias e as 8 valvulas?!?!?? Tá pedindo para ter dor de cabeça! Outro detalhe cobrou R$ 700 de retifica de cabeçote, o que seria esse serviço? Quando vejo meu amigo mecanico, enviar o cabeçote para retifica, o valor vem descriminado, se for só uma geral, descarbonizar, esmerilhar valvulas, etc...é um valor! Se tiver 1 valvula, ruim, a retifica troca todas!!! Se fizer o serviço em apenas 1, com certeza as demais, já estão dando passagem de compressão e vai cagar todo o serviço!
Marcelo se liga nesses detalhes! Se quiser posso pedir a amigo mecanico, consultar a retifica de cabeçotes, para ter uma ideia de valor!

Abs

Ou seja, tem tudo pra dar errado esse "seuviço".

Walter da Camper
24/05/2012, 08:26
Marcelo disse "...Há três semanas atrás, ao sair de casa pela manhã, o motor arrebentou, casquilhos, biela, juntas e cabeçote e otras cositas mais, conta: 5 pilas..."

Marcelo, primeiramente, desculpe pela insistência em ficar perguntando detalhes. É que o grande valor desse forum é a possibilide de debater as questões técnicas e somando com a exeriência de cada um, chegar a uma conclusão que seja útil para nós e para os próximos que necessitarem.
Na sua narrativa acima ficou faltando uma informação importante: Qual foi o sintoma que o carro apresentou? Barulho? Falhas? O motor parou e não pegou mais?

AndréAngra
24/05/2012, 10:11
Uma coisa que me lembrei... Quando comprei meu carro, vi no parabrisa que o óleo já estava no motor a mais de 1 ano. Coisa de se assustar...

Para um óleo já estar há 1 ano em um carro, sem trocar, então o ex propietário não era tão cuidadoso assim!

Infelizmente, eu aprendi a duras penas, que 90% dos Brasileiros compram carro para o vizinho ver.....essa história de que Brasileiro gosta de carro é pura histórinha para boi dormir, pois quem gosta de carro cuida!! É por isso que os carros de alta perfomance da Fiat não vingam aqui no Brasil...pois requerem manutenção mais rígida...e o Brasileiro não está acostumado a fazer isto! Quer tirar o carro da loja, rodar 90mil sem ver óleo e depois passar pro outro pelo mesmo preço que pagou!!!

E esse motor da Toyota explodir assim do nada é bem esquisito!!! Esse motor é espetacular....muito dificil de moer!!!

dorderf
24/05/2012, 10:58
Para um óleo já estar há 1 ano em um carro, sem trocar, então o ex propietário não era tão cuidadoso assim!

Infelizmente, eu aprendi a duras penas, que 90% dos Brasileiros compram carro para o vizinho ver.....essa história de que Brasileiro gosta de carro é pura histórinha para boi dormir, pois quem gosta de carro cuida!! É por isso que os carros de alta perfomance da Fiat não vingam aqui no Brasil...pois requerem manutenção mais rígida...e o Brasileiro não está acostumado a fazer isto! Quer tirar o carro da loja, rodar 90mil sem ver óleo e depois passar pro outro pelo mesmo preço que pagou!!!

E esse motor da Toyota explodir assim do nada é bem esquisito!!! Esse motor é espetacular....muito dificil de moer!!!

Na verdade o dono não andava com a Hilux. É um senhor do interior do estado. Deixava o carro parado... E isso termina sendo pior pro carro que rodar diariamente.

AndréAngra
24/05/2012, 11:14
Carro com óleo parado é que nem ar condicionado parado.......tem que usar quase todo dia!!!

Um amigo aqui do Trabalho perdeu o motor de um corsa 1.0 nessa brincadeira....ficava com o carro muito tempo parado....tracava óleo de 10 em 10 meses....resultado..o óleo velho entupiu as galerias....faltou lubrificação em determinadas partes...perdeu o virabrequim!!!....

dorderf
24/05/2012, 11:31
André, acho que p fato do óleo parado terminou por na troca que fiz consumir óleo excessivamente. Depois troquei de óleo e diminuiu consideravelmente. E agora, com top turbo, quase 1000 km rodado e não baixou 1 ml... Agora meu motor só não bateu pq eu sempre olho os níveis de óleo do possante!

AndréAngra
24/05/2012, 14:55
Vigiar o nível de óleo e esgotar o filtro de combustível de carro à Diesel é procedimento de praxe....
Toda semana tem que verificar...

A primeira troca do meu fiz com 5mil km....agora vou passar a fazer de 7 em 7mil....

Marcelo BFr
25/05/2012, 14:34
Marcelo disse "...Há três semanas atrás, ao sair de casa pela manhã, o motor arrebentou, casquilhos, biela, juntas e cabeçote e otras cositas mais, conta: 5 pilas..."

Marcelo, primeiramente, desculpe pela insistência em ficar perguntando detalhes. É que o grande valor desse forum é a possibilide de debater as questões técnicas e somando com a exeriência de cada um, chegar a uma conclusão que seja útil para nós e para os próximos que necessitarem.
Na sua narrativa acima ficou faltando uma informação importante: Qual foi o sintoma que o carro apresentou? Barulho? Falhas? O motor parou e não pegou mais?

Walter, a primeira coisa que deu para perceber, foi uma perda repentina de potência, juntamente com um barulho semelhante a um papelão quando toca a hélice de um ventilador, o som aumentava bastante quando eu acelerava, percebi na hora que era algo relativo ao motor e parei de acelerar, indo em 1a e com velocidade bem baixa à mecânica que ficava por sorte bem perto do local onde o carro estourou. O carro continuou funcionando, inclusive quando em marcha lenta, o barulho era imperceptível. Com relação aos sinais prévios, lhe digo com toda certeza, porque sou obsessivo com isso, não houve superaquecimento, perda de potência (até antes do estouro), vazamento e fumaça branca, também não houve rompimento de correia dentada, eram novas e tinha efetuada a troca, juntamente com o esticador, com 149 km. Enfim apenas gostaria de trocar idéias técnicas a respeito desse serviço que foi feito, porque não confio em quase nenhum mecânico, o qual inclusive peguei a referência aqui mesmo nesse blog.

jorge.duarte
25/05/2012, 21:50
Walter, a primeira coisa que deu para perceber, foi uma perda repentina de potência, juntamente com um barulho semelhante a um papelão quando toca a hélice de um ventilador, o som aumentava bastante quando eu acelerava, percebi na hora que era algo relativo ao motor e parei de acelerar, indo em 1a e com velocidade bem baixa à mecânica que ficava por sorte bem perto do local onde o carro estourou. O carro continuou funcionando, inclusive quando em marcha lenta, o barulho era imperceptível. Com relação aos sinais prévios, lhe digo com toda certeza, porque sou obsessivo com isso, não houve superaquecimento, perda de potência (até antes do estouro), vazamento e fumaça branca, também não houve rompimento de correia dentada, eram novas e tinha efetuada a troca, juntamente com o esticador, com 149 km. Enfim apenas gostaria de trocar idéias técnicas a respeito desse serviço que foi feito, porque não confio em quase nenhum mecânico, o qual inclusive peguei a referência aqui mesmo nesse blog.
Marcelo,
De qual cidade vc é?

Abs

Walter da Camper
25/05/2012, 22:44
O que eu estou achando estranho é que problemas desse tipo (biela, casquilhos...) costuma se manifestar gradativamente, aumentando o barulho, a fumação e diminuindo o rendimento ao longo do tempo, ao invés de estourar de uma vez (exceto quando há superaquecimento, falta de óleo, calço hidráulico, etc).
Minha suspeita é que ocorreu um problema menor e o mecânico inventou esse monte de coisas apenas para cobrar.
Uma simples mangueira de turbina quando escapa faz exatamente o sintoma que descreveu: perde potência, faz barulho e funciona quase normal em marcha lenta. Isso já aconteceu comigo na estrada, e a sensação é a de que o motor tinha explodido.

dorderf
25/05/2012, 23:27
Marcelo BFr, coloca aí qual tua cidade e qual tua viatura exatamente. Não deu pra saber com certeza qual ano da VTR.

Marcelo BFr
26/05/2012, 19:17
O que eu estou achando estranho é que problemas desse tipo (biela, casquilhos...) costuma se manifestar gradativamente, aumentando o barulho, a fumação e diminuindo o rendimento ao longo do tempo, ao invés de estourar de uma vez (exceto quando há superaquecimento, falta de óleo, calço hidráulico, etc).
Minha suspeita é que ocorreu um problema menor e o mecânico inventou esse monte de coisas apenas para cobrar.
Uma simples mangueira de turbina quando escapa faz exatamente o sintoma que descreveu: perde potência, faz barulho e funciona quase normal em marcha lenta. Isso já aconteceu comigo na estrada, e a sensação é a de que o motor tinha explodido.
Interessante essa tua análise, pois é exatamente isso que eu fico suspeitando, na verdade cheguei a levantar essa hipótese, mas o mecânico obviamente descartou na hora, mas também não sou mecânico, apenas procuro ler tudo relativo a motores a diesel, desde a época da facul, portanto fiquei com a pulga atrás da orelha, quando veio o diagnóstico, poderia pedir reboque e levar o carro em outro lugar, mas aqui no Rio a dificuldade de se encontrar um mecânico honesto E competente, não é nada fácil, inclusive essa mecânica é uma sugestão que peguei aqui no blog. Não sei se teria como fazer uma perícia para certificar o que foi feito é isso mesmo. Por enquanto ainda estou na fase de trocar umas idéias com a galera aqui do blog.

Marcelo BFr
26/05/2012, 19:19
Marcelo BFr, coloca aí qual tua cidade e qual tua viatura exatamente. Não deu pra saber com certeza qual ano da VTR.
Rio, SW4 2001. Adquiri em novembro de 2011, com 143 mil km. Rodei cerca de 12 mil km, inclusive viajei 5000 mil km para bahia, perfeito na estrada, sem apresentar nenhum problema.

jorge.duarte
26/05/2012, 20:35
Interessante essa tua análise, pois é exatamente isso que eu fico suspeitando, na verdade cheguei a levantar essa hipótese, mas o mecânico obviamente descartou na hora, mas também não sou mecânico, apenas procuro ler tudo relativo a motores a diesel, desde a época da facul, portanto fiquei com a pulga atrás da orelha, quando veio o diagnóstico, poderia pedir reboque e levar o carro em outro lugar, mas aqui no Rio a dificuldade de se encontrar um mecânico honesto E competente, não é nada fácil, inclusive essa mecânica é uma sugestão que peguei aqui no blog. Não sei se teria como fazer uma perícia para certificar o que foi feito é isso mesmo. Por enquanto ainda estou na fase de trocar umas idéias com a galera aqui do blog.
Marcelo,
Cuidado! Dependendo da oficina que você levou aqui no Rio, podes ser enganado novamente! Ultimamente estamos ficando sem opções de oficinas, algumas condenam o que não precisa e não trocam o que foi condenado, cobram por peças originais e colocam paralela, temos relatos de outras que enfiam a mão no teu bolso na peças, se compra as peças e leva na mão o pessoal torçe o nariz...enfim...só picareta! O pessoal tem falado bem da Toyomundi em SG.

Abs

guilhermeabreu
26/05/2012, 20:37
Rio, SW4 2001. Adquiri em novembro de 2011, com 143 mil km. Rodei cerca de 12 mil km, inclusive viajei 5000 mil km para bahia, perfeito na estrada, sem apresentar nenhum problema.

TEM DENTE DE COELHO NESTA HISTÓRIA , pode acreditar .

Eu sei que aí no Rio , qdo vc chega na oficina já vem os caras cheios de facas na mão para esfaqueá-lo , é muito difícil fazer manutenção em carros aí , concordo plenamente com vc , só que vc não tem saída , tem que morrer em um mesmo .

Flugêncio
26/05/2012, 21:05
TEM DENTE DE COELHO NESTA HISTÓRIA , pode acreditar .

Tb acredito nisto. Pois o que parece, foi um problema em um único cilindro, levando-se em conta a troca de duas válvulas, uma biela, dois parafusos. Pelo barulho descrito, a biela folgou no virabrequim. E daria pra saber avaliando as partes danificadas, ou sabendo qual "gatilho" tava lá, segundo o mecânico

guilhermeabreu
26/05/2012, 21:29
Tb acredito nisto. Pois o que parece, foi um problema em um único cilindro, levando-se em conta a troca de duas válvulas, uma biela, dois parafusos. Pelo barulho descrito, a biela folgou no virabrequim. E daria pra saber avaliando as partes danificadas, ou sabendo qual "gatilho" tava lá, segundo o mecânico

FLUGÊNCIO

Pelo relato dele , acho que entendí que ele não trocou biela , daí vejo com clareza de ter a oprtunidade de tr saído uma mangeuira do turbo e o carro VIRA CARRO 1.0 , aconteceu já várias vezes com meu ENGESA com motor MWM , qdo aconteceu da primeira vez achei que tinha perdido o motor , como ADORO MECANICA E SOU CURIOSO e ando com uma caixa/bolsa de ferramentas em todos os meus carros , ao abrir o capô logo ví a mangueira fora , só para vc ter uma noção ??? Qdo soltou a mangueira do tubo , o ENGESA não conseguia chegar a 60km/h .

Mas é ísto aí , no caso citado aqui , não tem muito mais o que fazer , só assumir o prejú e partir pra frente que a vida não para . Prejuízo pode acontecer com qualquer um o RUIM MESMO É QDO OCORRE ALGUMA COISA COM AS PESSOAS , dinheiro a gente corre atras , NÃO DESANIME .

PROCURE FAZER O CORRETO AGORA QUE TENHO CERTEZA QUE VC VAI CONTINUAR APAIXONADO PELA SUA TOYOTA . ESTA FALA É PARA O MARCELO BFR .

dpab
27/05/2012, 00:41
Marcelo,
Estou desconfiadíssimo dessa oficina que vc levou, vc pode nos dizer se é uma "especializada" em Toyota ?
Em que bairro do Rio ela fica? Para nós é de suma importância essa informação...
Um abraço, Delfim.

Flugêncio
27/05/2012, 09:40
Guilherme,

Veja

Postado originalmente por Marcelo BFr http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/105538-sw4-e-seu-propulsor-kzt-lenda-lenda-urbana.html#post1698385)
Dorderf, segundo o orçamento executado, os seguintes componentes foram trocados: 1jogo de casquilho e biela (440,00) 1 junta do carter (70,00) 1 filtro lubrificante (50,00) 7 litros de óleo do motor (140,00) 2 parafusos da biela (50,00) mão de obra (1000,00), além disso foi retificado o cabeçote (700,00), 4 guias de válvulas (160,00) 1 válvula de descarga (112,00), 1 válvula de admissão (115,00), 8 retentores de válvula (280,00), 1 junta do cabeçote (395,00), 1 junta do coletor de admissão (135,00), 1 junta do coletor de descarga (155,00), 1 junta da tampa do tucho(165,00), mão de obra (600,00), 2 velas aquecedoras (530,00). Enfim, o mecânico não especificou com precisão, talvez porque o estrago detonou todo o conjunto, aí eu creio só uma perícia mais cuidadosa.

Do mesmo jeito, ADORO MECANICA E SOU CURIOSO.

guilhermeabreu
27/05/2012, 12:27
Guilherme,

Veja

Postado originalmente por Marcelo BFr http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/105538-sw4-e-seu-propulsor-kzt-lenda-lenda-urbana.html#post1698385)
Dorderf, segundo o orçamento executado, os seguintes componentes foram trocados: 1jogo de casquilho e biela (440,00) 1 junta do carter (70,00) 1 filtro lubrificante (50,00) 7 litros de óleo do motor (140,00) 2 parafusos da biela (50,00) mão de obra (1000,00), além disso foi retificado o cabeçote (700,00), 4 guias de válvulas (160,00) 1 válvula de descarga (112,00), 1 válvula de admissão (115,00), 8 retentores de válvula (280,00), 1 junta do cabeçote (395,00), 1 junta do coletor de admissão (135,00), 1 junta do coletor de descarga (155,00), 1 junta da tampa do tucho(165,00), mão de obra (600,00), 2 velas aquecedoras (530,00). Enfim, o mecânico não especificou com precisão, talvez porque o estrago detonou todo o conjunto, aí eu creio só uma perícia mais cuidadosa.

Do mesmo jeito, ADORO MECANICA E SOU CURIOSO.

FLUGÊNCIO

No início tb entendí assim , mas se vc ler todo o tópico , pedí informação desta minha dúvida e foi esclarecido ,logo onde vc lê : " 1 jogo de casquilho e biela (440,00) " , o correto seria : 1 jogo de casquilho DE biela R$440,00 .

Concluíndo : não foi comprado a BIELA e sim só o jogo de casquilho da biela .

Marcelo BFr
11/06/2012, 13:12
Marcelo,
Estou desconfiadíssimo dessa oficina que vc levou, vc pode nos dizer se é uma "especializada" em Toyota ?
Em que bairro do Rio ela fica? Para nós é de suma importância essa informação...
Um abraço, Delfim.
Dpab, fiz esse serviço numa oficina chamada toyonews em oswaldo cruz, numa indicação aqui do site. Você conhece?

Estradero
18/06/2012, 22:40
Marcelo essa oficina é a toyonews de um tal de Luis? pq se for, vc entrou numa furada, esse cara é o maior enganador, levei minha hilux lá uma vez só e nunca mais volto, fiz um serviço lá de troca de pivôs e suspensão que tive que refazer em outra oficina, parece que existem algumas dicas no fórum a respeito dessa mecânica, mas o lugar é horroroso, parece mais um ferro velho, com peças amontoadas pelos cantos, os mecânicos trabalham de chinelo e sem camisa, o atendimento é péssimo, o serviço deixa muito a desejar, ele diz que tem um fornecedor de peças muito misterioso de São Paulo, e diz que são peças originais, mas não apresenta nota fiscal de nada, a nota fiscal do serviço é feita a mão, os preços devem ser em função da cara do cliente, é tudo impreciso demais, provavelmente esse problema que vc teve no carro, foi alguma coisa mais simples, pela sua descrição, porque esse motor com essa rodagem é difícil mesmo apresentar essa pane, tudo muito estranho, se fosse vc levaria esse carro em outro mecânico e faria contra-prova, pq tá cheirando mal demais. Acho importante essas trocas de informações aqui no fórum para evitar mecânicos ruins e desonestos.

Daniel1971
15/07/2014, 16:44
Marcelo essa oficina é a toyonews de um tal de Luis? pq se for, vc entrou numa furada, esse cara é o maior enganador, levei minha hilux lá uma vez só e nunca mais volto, fiz um serviço lá de troca de pivôs e suspensão que tive que refazer em outra oficina, parece que existem algumas dicas no fórum a respeito dessa mecânica, mas o lugar é horroroso, parece mais um ferro velho, com peças amontoadas pelos cantos, os mecânicos trabalham de chinelo e sem camisa, o atendimento é péssimo, o serviço deixa muito a desejar, ele diz que tem um fornecedor de peças muito misterioso de São Paulo, e diz que são peças originais, mas não apresenta nota fiscal de nada, a nota fiscal do serviço é feita a mão, os preços devem ser em função da cara do cliente, é tudo impreciso demais, provavelmente esse problema que vc teve no carro, foi alguma coisa mais simples, pela sua descrição, porque esse motor com essa rodagem é difícil mesmo apresentar essa pane, tudo muito estranho, se fosse vc levaria esse carro em outro mecânico e faria contra-prova, pq tá cheirando mal demais. Acho importante essas trocas de informações aqui no fórum para evitar mecânicos ruins e desonestos.

Tive problemas na Toyonew e na Toyomec. A Toyonew cobrava preços de mão de obra caríssimos. Depois que fiz um conserto lá de R$ 4.500,00 e o carro me foi devolvido completamente instável e com diferença de altura na parte traseira, com a esquerda mais baixa do que a direita, resolvi procurar outro mecânico e descobri diversos problemas no carro que não haviam sido observados pela Toyonew.

Passei a levar o carro na Mitt Car. O nome do dono (e mecânico chefe) é Carlos: fica na Rua Indígena, 20, em Niterói, logo depois da saída da ponte, seguindo a Avenida Jansen de Melo. O telefone é 2613-3056. Muito honesto, apresenta as notas fiscais, é possível acompanhar o serviço, e está sempre lotado, algo que não ocorria nas oficinas anteriores. Diversos clientes acompanhando reparos, coisa que também não via ocorrer na Toyonew ou na Toyomec. Tudo muito transparente.

Site: Mittcar4x4 (http://mittcar4x4.com.br/)