PDA

Ver Versão Completa : Distribuição de peso band

rbata
22/05/2012, 11:20
Pessoal, estou quase chegando a conclusão que a band tem uma distribuição de peso muito deslocada para o eixo dianteiro (devido ao motor/câmbio muito pesados). Ou seja, traseira muito leve.

Estes dias na trilha tinha uma curva de baixíssima velocidade (era muito fechada, tive que manobrar 2 vezes para fazer a curva) e em seguida já iniciava uma subidinha pouco inclinada e sem erosão mas com aquela lama superficial que empasta o pneu (VJ910 mud). Portanto tive que iniciar a subida com velocidade zero.

Tentei subir diversas vezes... em primeira reduzida pisando bem leve... pisando forte... depois tentei em segunda reduzida e até tentei passar terceira marcha também..... pegando embalo... tentei dar umas pisadinhas no freio pq de vez em quando um dos pneus parava e o oposto patinava. Não tinha maneira, os pneus ficavam girando e ela não saia do lugar. Só não tentei de ré pq não tinha espaço para manobrar direito....rs

E logo na minha frente tinham passado 2 jeeps com pneu fronteira sem o menor problema.

Já estava quase partindo para o guincho quando me lembrei de uma outra trilha que fiz perto de Osasco no início do ano. Nesta trilha de Osasco fui com o carro todo carregado com zequinha e com 2 pessoas "fortinhas" nos bancos traseiros, provavelmente uns 80kg cada um. E essa trilha fiz inteira sem o menor problema.... em subidas com muita erosão e molhada onde diversos carros sofriam eu passei sem muito esforço.

Aí com essa idéia de colocar peso na traseira pedi pro meu zequinha subir no parachoque traseiro. (nesse dia estava sem ninguém nos bancos traseiros). Na hora resolveu o problema.... os pneus patinavam muito ainda mas aos poucos ela ia subindo, fui dando uns toques no freio e ela foi subindo.

Alguém tem acesso fácil a uma balança para testar a distribuição de peso da band???? Primeiro sobe na balança só com os pneus dianteiros.... depois só com os pneus traseiros.... com isso dá pra ter uma idéia da distribuição para saber se essa idéia tem fundamento ou não.

To quase arrumando uns pesos pra colocar na band quando for fazer trilha.... estimo que pra ficar equilibrada precise uns 100~150kg na traseira.... lembrando que é uma band curta... alguém tem uma idéia??? Uns haltéres de academia.... um tanque de água.... sacos de areia.... o problema é qq coisa que se coloque ali atrás vai ocupar muito espaço. Talvez seja possível colocar algo por baixo da carroceria onde costumava vir o estepe das bands antigas.

Até mesmo em relação ao bloqueio de diferencial. Já que o eixo dianteiro é quem mais traciona, ele é que deveria receber um bloqueio de diferencial e não o traseiro.

Carlo Pecca
22/05/2012, 11:28
Acompanhando o tópico!

junior888
22/05/2012, 11:49
Se vc acha isso da sua que é um jipe curto, imagina eu que tenho uma picape, hehehehe.
Mas acho que nao é algo para preocupações maiores, a minha sendo picape, tem a traseira muito mais leve que a dianteira, mas mesmo assim, em trilha, nao tenho nenhuma reclamação. Mas claro que se botar algum peso atras, ela vai tracionar mais.

E T
22/05/2012, 12:08
Rbata

Bloqueio 100% na traseira e já era...fica um luxo!!!

Dimasi
22/05/2012, 12:23
Ponto p motor 14b hehehe, alguém já falou que ele é 150kg mais leve que o MB. Rafael, vc colocou o guinho mecânico, não foi ? Ele é bem pesadinho e fica lá na ponta. Agora tem que colocar outro atrás huahuahuahua.
Abs

Dimasi
22/05/2012, 12:25
Para pesar a traseira um cooler cheio de cerveja e gelo. O problema é que ele vai ficando mais leve durante o caminho...

dudu83
22/05/2012, 12:42
realmente o jipe curto tem a dianteira muito mais pesada, quando retirei a lataria da minha o jumelo esticou todo quase consegui levantar a traseira da band com os braços.. chutando acredito que a dianteira fique com 65% e a traseira uns 35% o tanque da band deveria ser acomodado embaixo do asoalho traseiro...

ja matou a charada e so levar uma camara de ar cheia de areia ou agua e colocar embaixo do banco traseiro

quanto ao bloqueio sou a favor de ser instalado na dianteira pois quando as rodas livres estao desligadas ele fica la quietinho, diminuindo o risco de quebra, mas tem que ter cuidado quando for manobrar traçado...

marciorank@gmail.com
22/05/2012, 12:44
Para pesar a traseira um cooler cheio de cerveja e gelo. O problema é que ele vai ficando mais leve durante o caminho...

ai que eu me refiro rsrsrsr....... essa é boa
porem quando a o cooler vai ficando mais leve o pé fica mais pesado rsrsrsrsr...........

junior888
22/05/2012, 12:56
Ponto p motor 14b hehehe, alguém já falou que ele é 150kg mais leve que o MB. Rafael, vc colocou o guinho mecânico, não foi ? Ele é bem pesadinho e fica lá na ponta. Agora tem que colocar outro atrás huahuahuahua.
Abs
Já vai quere começa compara os motores???
hahahahaha

rbata
23/05/2012, 10:30
Valeu, agradeço a todos pelas dicas, sugestões e piadas...rs

Se for colocar uns 150kg em cerveja a brincadeira vai ficar cara.
Precisaria de mais de 400 latinhas e uma caixa bem reforçada....kk

Se vc acha isso da sua que é um jipe curto, imagina eu que tenho uma picape, hehehehe.
Mas acho que nao é algo para preocupações maiores, a minha sendo picape, tem a traseira muito mais leve que a dianteira, mas mesmo assim, em trilha, nao tenho nenhuma reclamação. Mas claro que se botar algum peso atras, ela vai tracionar mais.

Pô Junior mas a picape é o mais fácil de se resolver....
Vc tem espaço de sobra na caçamba.... é só ir jogando as coisas nas traseira.

Verdade.... o guincho na frente atrapalha mais ainda... não tava me lembrando dele.... e só lá na ponta ele deve ter acrescentado uns 30kg... vou ver se a ekron faz uma saída traseira na PTO....rs

realmente o jipe curto tem a dianteira muito mais pesada, quando retirei a lataria da minha o jumelo esticou todo quase consegui levantar a traseira da band com os braços.. chutando acredito que a dianteira fique com 65% e a traseira uns 35% o tanque da band deveria ser acomodado embaixo do asoalho traseiro...

ja matou a charada e so levar uma camara de ar cheia de areia ou agua e colocar embaixo do banco traseiro

quanto ao bloqueio sou a favor de ser instalado na dianteira pois quando as rodas livres estao desligadas ele fica la quietinho, diminuindo o risco de quebra, mas tem que ter cuidado quando for manobrar traçado...

É.... acho que um tanque adicional de diesel na traseria seria a solução mais eficaz pois colocaria um peso útil no carro e não um peso morto.... na minha não dá muito certo colocar camara cheia de água.... não cabem debaixo dos bancos traseiros pois são adaptados.

Temporariamente acho que dá pra pendurar algo por baixo da carroceria.... fixado no chassis pra não forçar a carroceria. Vou pensar em alguma coisa.

Dimasi
23/05/2012, 21:01
Só 30kg ? Sei não, o meu elétrico 9.500 pesa isso com cabo sintético. Já enviei um Biselli por transportadora e pesou 70kg.

dudu83
23/05/2012, 22:30
Só 30kg ? Sei não, o meu elétrico 9.500 pesa isso com cabo sintético. Já enviei um Biselli por transportadora e pesou 70kg.

pelo menos uns 45 kg o bixo pesa...

junior888
23/05/2012, 22:49
Agora vcs me fizeram pensar, hehehe, minha band tem pneu Mud, na trilha com barro nao é grande coisa, tem que acelerar bastante pra passar... Entao eu tava pensando, se eu botar um saco de areia na caçamba da band, deve ajudar bastante, mas quantos quilos seria bom botar para sentir uma boa diferença?

rbata
23/05/2012, 23:28
Dimasi, eu chutei uns 30kg só do guincho (peça que vai lá na frente somado o cabo de aço)... fora PTO e cardã pois estão mais bem posicionados perto do centro do carro. Sem contar parachoque tb.... a ekron vende com parachoque junto... nesses 70kg que vc embarcou devia estar somado o parachoque tb.

Mas sei lá... foi só um chute... pode ser que seja mais mesmo.

Junior.... pra vc sentir alguma diferença terá que colocar no mínimo uns 150kg (como se fossem umas 2 pessoas subindo atrás do seu parachoque).... e de preferência bem na traseira da caçamba.... quanto mais pra trás melhor.

Se não perceber nenhuma diferença vai testando, pede pra algum zequinha subir na traseira e veja se melhora a tração.... se não funcionar, pede pra ele ficar balançando e pulando na caçamba....rs Se funcionar só depois dele começar a pular, aí provavelmente vc vai precisar de uns 300kg no total....rs

A vantagem da band é essa.... pode colocar o peso que for.... pq ela dá conta de carregar e não precisa sair queimando embreagem pq tem torque de sobra em baixa rpm.

mecamaniaco
24/05/2012, 09:09
Achei interessante essa ideia de colocar o bloqueio no diferencial dianteiro antes do traseiro! Faz sentido mesmo, ainda mais q podemos colocar um daqueles automáticos q são mais baratos na frente já q tem a roda livre mesmo....

Alguém usa ou já usou assim?

junior888
24/05/2012, 11:13
Dimasi, eu chutei uns 30kg só do guincho (peça que vai lá na frente somado o cabo de aço)... fora PTO e cardã pois estão mais bem posicionados perto do centro do carro. Sem contar parachoque tb.... a ekron vende com parachoque junto... nesses 70kg que vc embarcou devia estar somado o parachoque tb.

Mas sei lá... foi só um chute... pode ser que seja mais mesmo.

Junior.... pra vc sentir alguma diferença terá que colocar no mínimo uns 150kg (como se fossem umas 2 pessoas subindo atrás do seu parachoque).... e de preferência bem na traseira da caçamba.... quanto mais pra trás melhor.

Se não perceber nenhuma diferença vai testando, pede pra algum zequinha subir na traseira e veja se melhora a tração.... se não funcionar, pede pra ele ficar balançando e pulando na caçamba....rs Se funcionar só depois dele começar a pular, aí provavelmente vc vai precisar de uns 300kg no total....rs

A vantagem da band é essa.... pode colocar o peso que for.... pq ela dá conta de carregar e não precisa sair queimando embreagem pq tem torque de sobra em baixa rpm.
300kg?? hahaha... Uma vez em uma trilha noturna, a gente tava em 5 na band, 2 dentro e 3 atrás na caçamba, e digo que esses 3 atras fizeram uma grande diferença, passamos por um banhado, que no final ficou puro barro, tinha barro/agua até a porta, e a band lá passeando, hehehe... passei 3 vezes neste banhado, a ultima vez, passamos em 3 (2 dentro e 1 atras), e foi ai que a band quase atolou, entao gritei pro zéquinha atrás: PULA AI CARALHO, entao a band conseguiu sair, mas foi por pouco, hehehehe

rbata
24/05/2012, 13:12
Achei interessante essa ideia de colocar o bloqueio no diferencial dianteiro antes do traseiro! Faz sentido mesmo, ainda mais q podemos colocar um daqueles automáticos q são mais baratos na frente já q tem a roda livre mesmo....

O meca que fez o último serviço na minha band faz trilhas e usa dessa forma.... Kaiser na dianteira... diz que é muito eficiente. Da mesma forma que o Dudu sugeriu. Eu vinha pensando dessa forma tb, e depois de ver o mecânico usar assim, acho que é uma boa opção mesmo.

Sem contar que o bloqueio automático é muito mais fácil de instalar.... o falecido Macrotorque precisava fazer furo na carcaça do diferencial para instalar o cabo de acionamento. E o ARB a mesma coisa... além da traquitana de instalar compressor de ar, mangueirinhas, etc.

O automático só depende de substituição de peças internas do diferencial, acredito que seja 100% plug and play, não necessita adaptações. Se encaixa melhor no conceito de simplicidade da Band. Além do Kaiser acho que existe Ensimec tb, porém não sei qual é o preço deles e nem qual é melhor/pior.

Tem vários tópicos aqui no fórum falando sobre bloqueio.... uns dizem que o bloqueio automático não presta....etc. Mas acho que se referem mais ao bloqueio automático na traseira.

https://www.google.com.br/#hl=pt-BR&sclient=psy-ab&q=site:http%3A%2F%2Fwww.4x4brasil.com.br%2Fforum%2 Ftoyota-bandeirantes%2F+bloqueio&oq=site:http%3A%2F%2Fwww.4x4brasil.com.br%2Fforum% 2Ftoyota-bandeirantes%2F+bloqueio&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=hp.3...4086.8436.4.8750.2.2.0.0.0.0.202.401.0 j1j1.2.0...0.0.LqBjCnkso5s&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.,cf.osb&fp=ecdec5e81d3526c&biw=1220&bih=977

rbata
24/05/2012, 13:17
Kkkk.... então é isso aí mesmo... provavelmente vc vai precisar de uns 200~300kg na traseira pra distribuir melhor o peso nos dois eixos. Mas somente pesando a band numa balança para ter certeza do número.

Alguém aí consegue pesar a band da forma como eu comentei??? Primeiro subindo só a frente dela na balança.... e depois só a traseira???

maikpenner
24/05/2012, 17:08

Olá Bruno,

tem que levar em consideração que normalmente você usa o bloqueio em subidas e erosões. No caso de uma subida íngrime a Band vai estar inclinada, por estar inclinada a ação da gravidade vai fazer com que o maior peso esteja sobre as rodas de trás. Então, nessa situação faz mais sentido o bloqueio no diferencial traseiro.

Abraço
Maik

sergioband83
24/05/2012, 17:33
Olá Bruno,

tem que levar em consideração que normalmente você usa o bloqueio em subidas e erosões. No caso de uma subida íngrime a Band vai estar inclinada, por estar inclinada a ação da gravidade vai fazer com que o maior peso esteja sobre as rodas de trás. Então, nessa situação faz mais sentido o bloqueio no diferencial traseiro.

Abraço
Maik

Pessoal,
Eu instalei o macrotorque na traseira e Kaiser na dianteira, quem quizer instalar primeiro esse Kaiser inteligente, na dianteira, eu recomendo. É silencioso, faz curvas normalmente e é bem eficiente.
abs,
Sergio
Band Zen