Ver Versão Completa : ajuda urgente!!!!!
robsonpsantos
19/05/2012, 17:27
Colegas estou instalando a suspensão de toyota na rural, mas quando fui colocar o braço pitmam ele esta pegando no parafuso do suporte da mola, como segue na foto gostaria de saber o q esta errado ?348461348462348463
Adaptação meu caro.
Ou vai ter que serrar um pedaço do braço (se ele estiver no fim de curso na foto1) ou usar um espaçador que afaste um pouco o eixo que liga o pitmam..... num sei eu começaria por aí.... não ví de perto o que voce fez!
robsonpsantos
19/05/2012, 17:48
Lucar, não esta no fim esta no inicio do esterço para a direita
Adaptação meu caro.
Ou vai ter que serrar um pedaço do braço (se ele estiver no fim de curso na foto1) ou usar um espaçador que afaste um pouco o eixo que liga o pitmam..... num sei eu começaria por aí.... não ví de perto o que voce fez!
Aí complicou um pouco, mas tudo tem solução.
tenta tirar mais fotos para os experts do forum avaliarem por todos angulos!!!
robsonpsantos
19/05/2012, 18:06
ok tenho mais!!!348468348469348470348471348472
antonio umino
19/05/2012, 18:19
Robson.. Quando vc tirou os originais. mediu a distancia das molas??
Outra no eixo tem os calços da mola. Largura dos feixes vc deixou o mesmo ??
No chassis, o suporte de mola original segue a linha do chassis (por ser a mola mais estreita).
No molejo da Toyota as molas são mais largas. Então a largura externa entre os feixes muda, mas o centro não.
Será que vc não colocou o suporte trazeiro mais largo que os feixes (na foto está o suporte por fora do chassis), como no original o molejo segue a lateral do chassis. acho que o suporte neste lado da caixa de direção tinha que ser um pouco mais para dentro do chassis. (pouca coisa mais para fora da linha do chassis). A colocação das molas toy estão centradas no eixo??? e no chassis???
Nas fotos não dá pra ver a parte do chassis (parte dianteira) vc emendou a ponta do chassis???
Bom acho que é isto , pois o suporte tinha que estar um pouco mais para dentro do chassis, e também este suporte mais para traz, pois a mola mestre da toyota é mais comprida do que o original. Mas já que está feito. tem uma solução ///// para o parafuso do olho da mola não pegar no braço pitiman.......(ou esmelhilha a cabeça do parafuso. e faz um conico no suporte e no parafuso... é um jeito mais fácil.
Um abraço..
robsonpsantos
19/05/2012, 18:35
Antonio não tirei as medidas, a largura dos calços tive q alterar coisa de 20mm pouca coisa so alterei do lado direito, antonio centrei o suporte no chassis pois ele é mais largo. As molas foram centradas no centro do eixo, acho q vou colocar um pouco mais pra dentro, sera q altera alguma coisa instabilidade etc?
antonio umino
19/05/2012, 21:30
Robson. A maioria quando coloca as molas da Toyota. colocam direção Hidraulica da S 10 ou do Opala. e alguns a do Santana.
Então esta parte de adptação das molas, pouco tenho visto aqui no fórum e pra dizer a verdade, não tinha visto a adaptação das molas da toyota com a direção original... Também estou pensando nas molas da Toyota, pois estou adaptando direção hidraulica da Blazer (S10). e acho que com as molas originais devem ficar a desejar..
Mas olhando pela foto. se vc esmerilhar um pouco a cabeça do parafuso, o pitiman passa raspando, e ainda sobra muita cabeça do parafuso... se vc fez a coisa certa . Mas pode também dar uma mexida no suporte. tira o suporte solda o furo e faz um novo furo de modo que o suporte fique um pouco pra dentro (1 cm) acho que deve ficar bom.. e não vai interferir na direção ou no amortecimento.
Bom deve ser por aí. Ok. até mais.
robsonpsantos
20/05/2012, 13:12
Valeu Antonio vou seguir sua dica, pretendo colocar direção do santana hidráulica, mas agora não vai dar só final do ano por enquanto vou usar a original mesmo.
muito obgdo!!!!
Robson. A maioria quando coloca as molas da Toyota. colocam direção Hidraulica da S 10 ou do Opala. e alguns a do Santana.
Então esta parte de adptação das molas, pouco tenho visto aqui no fórum e pra dizer a verdade, não tinha visto a adaptação das molas da toyota com a direção original... Também estou pensando nas molas da Toyota, pois estou adaptando direção hidraulica da Blazer (S10). e acho que com as molas originais devem ficar a desejar..
Mas olhando pela foto. se vc esmerilhar um pouco a cabeça do parafuso, o pitiman passa raspando, e ainda sobra muita cabeça do parafuso... se vc fez a coisa certa . Mas pode também dar uma mexida no suporte. tira o suporte solda o furo e faz um novo furo de modo que o suporte fique um pouco pra dentro (1 cm) acho que deve ficar bom.. e não vai interferir na direção ou no amortecimento.
Bom deve ser por aí. Ok. até mais.
oliverasap
20/05/2012, 18:22
Colegas estou instalando a suspensão de toyota na rural, mas quando fui colocar o braço pitmam ele esta pegando no parafuso do suporte da mola, como segue na foto gostaria de saber o q esta errado ?348461348462348463robson..
se o seu problema for esse da primeira foto; e facil resolver...
substitui esse pitmam por um do cj(jeep) ele tem a angulaçao maior...
pelo oke parece vc vai deixar o sistema de direçao original..
entao aproveita e coloca a manga(direcao) mais curta do cj (jeep) ke e com pivor...
ate mais..
georgevalle
21/05/2012, 08:32
Robson como você falou que vai colocar a direção do santana mais para o final do ano faz com o Antonio falou (que é mais facil e mais barato não precisa comprar nada) muda o suporte da mola mais para dentro do chassi e pronto.
Davi Gonçalves
21/05/2012, 11:25
Solução mais pratica e melhor escolha seria DH de opala S10, Omega etc, as de santana não tem tem uma resistencia iguais a estas.....
Esse sistema original eu aboli da minha na primeira oportunidade....
Abs
robsonpsantos
21/05/2012, 20:19
pessoal vou deslocar um pouco não quero gastar com essa direção afinal já tenho em mente troca-la, so não troquei agora pq gastei muito na suspensão e vou deixar mais para o final do ano pra fazer esse serviço e tbm colocar freio a disco na dianteira de uma vez .
Agradeço a colaboração dos amigos sempre dispostos a ajudar!
Denilsom
22/05/2012, 10:15
Colega Robsom aproveitando deixa eu te perguntar quantos centimetros teve que aumentar no chassi para colocar mola de toyota? tenho vontade te colocar na minha Rural grato
robsonpsantos
22/05/2012, 18:58
Denilson eu não amentei nada fiquei na duvida, mas quando fui comprar o kit no josewal ele me falou que não precisava aumentar nada.
Colega Robsom aproveitando deixa eu te perguntar quantos centimetros teve que aumentar no chassi para colocar mola de toyota? tenho vontade te colocar na minha Rural grato
Marco-Maga
22/05/2012, 19:13
Denilson eu não amentei nada fiquei na duvida, mas quando fui comprar o kit no josewal ele me falou que não precisava aumentar nada.
Robson,
Que jumelo vc usou, o que veio com os feiches?
Acho que só precisa aumnentar se for colocar os jumelos do 1113 como fiz aqui, ai tem que aumentar na frente 10cm..
348985348986
robsonpsantos
22/05/2012, 19:26
Marco usei o o q veio no kit por sinal ele é mais alto!
Robson,
Que jumelo vc usou, o que veio com os feiches?
Acho que só precisa aumnentar se for colocar os jumelos do 1113 como fiz aqui, ai tem que aumentar na frente 10cm..
348985348986