Conectar

Ver Versão Completa : " sistema vacuo rodas livre"

rota12
11/05/2012, 16:42
Boa tarde trilheiros...

Sou novo no forum e estou com uma duvida sobre minha ranger.......e conto com os vossos conhecimentos.....

Minha ranger: modelo 2000, 2.5 turbo diesel.......

Nesse modelo ate 2002 se nao me engano (nao vi nas mais novas no meu trabalho), o sistema 4x4 funciona a vacuo......explico melhor:

em baixo do para lamas do lado direito tem um reservatorio de vacuo, bolota como vcs chamam, o qual o meu estava com entrada de ar e tive que trocar.......mas encontrei num desmanche apenas da 2005 que é menor do que a da 2000, da minha é oval o dobro do tamanho.....

Nesse reservatorio de vacuo chega o "vacuo principal" e sai um para o controle do direcionador de ar no painel e outro vai para um tipo de chave (na regiao atras do farol direito) que quando vc vira a chave no painel pra 4x4, a ranger "engrena", ai essa chave "abre", e faz com que o caminho que o vacuo percorre passe para as rodas livres e elas travam fazendo com que tracione a dianteira......

Pois bem, com essa nova "bolota", quando eu conecto a mangueira de vacuo das rodas livres, elas nitidamente consomem com o vacuo todo e fico sem poder direcionar o ar no painel e tambem nao é suficiente para travar as rodas livres, fazendo com que eu fique sem tracao tbm......ate ai tranquilo........

Depois desse testamento a duvida é a seguinte:

Como nao encontrei o reservatorio de vacuo do mesmo modelo, eu optei por ligar o vacuo direto nas rodas livres........estou rodando com elas travadas o tempo todo......

Mesmo andando no 4x2 corro o risco de danificar as rodas livres? Troquei recentemente e nao quero entrar no prejuizo......

Valeu

Fotos estou editando para postar...

BRAVOECONOVEMBER
11/05/2012, 18:30
1. Não danifica nada.
2. Pelo que disseste, não dá volume de vácuo que chegue. Ligar direto provavelmente vai fazer com que o sistema simplesmente não funcione.
3. Ainda tens o reservatório velho? Por que não revestes ele com resina pra vedar e põe o mesmo de volta?

Não viste nas mais novas simplesmente porque elas não possuem roda livre. Deve ser a explicação de que o reservatório das mais novas ser menor.

LeoLeone
11/05/2012, 20:25
Ops......
O engate da roda livre não se dá pelo vácuo constante na roda, e sim pela abertura de uma válvula que libera o vácuo momentaneamente até o engate. Da mesma forma no desengate. O sistema é parecido com uma caneta esferográfica, aperta engata, aperta desengata.
Muito boa sorte....

BRAVOECONOVEMBER
11/05/2012, 20:39
Isso, bem lembrado. O reservatório maior deve dar conta do necessário durante o tempo que a válvula fica acionada.
Daí quye sem reservatório, ou se ele for menor, pode ser que não dê vácuo suficiente para o acionamento.

juliano muller
11/05/2012, 21:51
Rota 12, faz um PITUTO e seja feliz!!

Pesquise no google: (pituto roda livre ranger) , lá aparece como fazer, medidas, como funciona...é um topico criado aqui no Forum mesmo!
Abç...

Edintruder
11/05/2012, 23:27
Ou monta isso engatado e não te preocupa nunca mais com isso, pois o sistema dianteiro rolando ou parado na Ranger tanto faz. Não dá nada.

cruzxlt
12/05/2012, 05:22
Não querendo desviar o assunto, mas como passei por problemas com o engate da tração (o garfo principal da ct desgastou e não segurava),
no caso daqueles kits de engate manual (como o easy traction) o sistema para acionar a roda livre é o mesmo?

rota12
12/05/2012, 08:25
tenho o reservatorio velho sim, vou tentar pra ver no que vai dar..........

rota12
12/05/2012, 08:26
Ou monta isso engatado e não te preocupa nunca mais com isso, pois o sistema dianteiro rolando ou parado na Ranger tanto faz. Não dá nada.

a bom era minha unica preocupacao.......valeu

rota12
12/05/2012, 08:30
Rota 12, faz um PITUTO e seja feliz!!

Pesquise no google: (pituto roda livre ranger) , lá aparece como fazer, medidas, como funciona...é um topico criado aqui no Forum mesmo!
Abç...

é uma idéia, porem vou tentar recuperar o reservatorio original antes se nao der, tentarei esse pituto.................

BRAVOECONOVEMBER
12/05/2012, 10:22
é uma idéia, porem vou tentar recuperar o reservatorio original antes se nao der, tentarei esse pituto.................

Ou então o "deduto" : tira a telinha da capa da RL e aciona com o dedo. E pronto.
Mas pituto ou deduto não impedem de você arrumar o sistema original, o legal é que uma coisa não exclui a outra.

BRAVOECONOVEMBER
12/05/2012, 10:27
Não querendo desviar o assunto, mas como passei por problemas com o engate da tração (o garfo principal da ct desgastou e não segurava),
no caso daqueles kits de engate manual (como o easy traction) o sistema para acionar a roda livre é o mesmo?

O easy traction é ums substituição para o acionamento substituindo o atuador elétrico somente. Se não vais usar o sistema original mesmo e estas malintencionado a ponto de colocar um, coloca umas rodas livres avm manuais, ou deixa engatadas sempre, é mais negócio. Se deixar o original, vai ter que fazer funcionar, acionar o botão do painel e engatar a tração manualmente ainda.
Isso não vai te ajudar em caso de desgaste na ct.

rota12
12/05/2012, 12:06
Ou então o "deduto" : tira a telinha da capa da RL e aciona com o dedo. E pronto.
Mas pituto ou deduto não impedem de você arrumar o sistema original, o legal é que uma coisa não exclui a outra.

entao, a ideia minha é originalidade, sendo que tudo funciona......estou apenas amarrado no problema do reservatorio do vacuo.....

valeu

Gilson Gonçalves
16/01/2024, 11:31
Bom dia! Estou precisando da ajuda de vcs, minha ranger é ano 2000, deu problema em uma das roda livre, não estou encontrando, vcs poderiam me dizer onde encontro, lembrando que o sistema 4x4 da minha aciona no painel; desde já agradeço