PDA

Ver Versão Completa : Vibração cardan dianteiro

tstapazzoli
08/05/2012, 17:04
Boa tarde!

Quais as causas para vibração do cardan dianteiro? Parece ser no cardan dianteiro, visto que a vibração aparece com o 4x4 engatado...

Luva, espiga e cruzeta são novas, assim como, foi feito o balanceamento do cardan!

Obrigado,

Thiago

tstapazzoli
08/05/2012, 17:11
Esqueci de mencionar, mas essa vibração aparece apenas na desaceleração...

Abraços,

Thiago

georgevalle
08/05/2012, 18:39
Esquisito isso pois tudo que podia causar a vibração você ja trocou, no diferencial não tem folga nenhuma? (perguntei só por perguntar pois se ja trocou tudo isso claro que iria ver a folga), sugiro fazer um sistema com câmera de CFTV para poder ver como e quando aparece a vibração, você mencionou que é quando liga o 4x4 mas é quando liga as rodas livres ou quando engata a tração?

Jacimar
08/05/2012, 18:51
Boa noite prezados ! realmente intrigante a situação ! já verificou novamente o aperto do conjunto ? vai que o mecânico esqueceu alguma coisa ! tive problema parecido no CJ58 da minha exposa, mas os rolamentos das cruzetas já estavam em fim de vida, no seu caso se tudo é novo . . . georgevalle, muito hi-tech a sua sugestão ! eu colocaria o Zequinha no pára-choque . . . :twisted: um abraço !

antonio umino
08/05/2012, 18:52
Talves, com o cardan todo revisado.... Na hora de colocar a ponteira e a luva. Vc observou o alinhamento das cruzetas???
ATé mais.

M-Beltrame
08/05/2012, 19:30
O carda não esta amassado, torto ou algo do gênero?
Talvez uma batida na trilha...

T+

tuna
09/05/2012, 09:46
Bom dia,
Rolamento desgastado ou folga na luva da caixa de transferência, rolamento do pinhão... enfim a lista de possibilidades é grande experimenta levantar o carro e dar uma checada nos componentes, com a mão mesmo, para ver se não há folgas...

Systema
09/05/2012, 11:57
Eu também tenho este problema no "Villete" CJ-5 1961, se engatar a tração com com ou sem engatar a roda livre ele vibra feio nas desacelaraçoes, eu estava achando que era algo dentro do T Case

Systema
09/05/2012, 11:59
Curiosamente se estiver só a roda livre ligada, o cardan vira, não faz barulho algum

tuna
09/05/2012, 12:09
Curiosamente se estiver só a roda livre ligada, o cardan vira, não faz barulho algum

Então tá matada a charada!!! t-case!

chinelao4x4
09/05/2012, 12:13
folga coroa e pinhão ! se estiver com folga, na desaceleração a tal folga trabalha vibrando o cardã,
outra coisa interessante, é que as cruzetas tem que ser colocadas no cardã com os grampos do mesmo lado da outra que esta no jipe, ex: o grampo da cruzeta dianteira, tem que estar na mesma posição da trazeira, isso vale pra cardãns longos ! mais no jeep é curto, mesmo assim travo igual.

marciorank@gmail.com
09/05/2012, 12:32
folga coroa e pinhão ! se estiver com folga, na desaceleração a tal folga trabalha vibrando o cardã,
outra coisa interessante, é que as cruzetas tem que ser colocadas no cardã com os grampos do mesmo lado da outra que esta no jipe, ex: o grampo da cruzeta dianteira, tem que estar na mesma posição da trazeira, isso vale pra cardãns longos ! mais no jeep é curto, mesmo assim travo igual.

da uma verificada na posiçao que esta o garfo do cardã ( no lado do diferencial)
ele deve estar na mesma posição que o garfo da luva (no lado da caixa reduzida)
no momento que o torneiro monta o cardã ele deve alinhar os dois lados antes
de soldar para garantir que o cardã não ira vibrar

Gustavo de Olliveira
09/05/2012, 14:03
Aposto na T case. Além do rolamento existe uma bucha entre as duas partes que compõem esse eixo. Se ela estiver gasta ou as vezes até sem essa buchinha , a troca do rolamento não resolve.

Systema
23/05/2012, 12:35
eu tenho mesmo que desmontar T-Case para trocar o pino chorão por rolamentado que comprei a um ano, ai verifico essa bucha e enquanto não dá tempo vou verificar melhor os alinhamentos das cruzetas

BrunoLuiz
24/05/2012, 17:40
Boa tarde!

Quais as causas para vibração do cardan dianteiro? Parece ser no cardan dianteiro, visto que a vibração aparece com o 4x4 engatado...

Luva, espiga e cruzeta são novas, assim como, foi feito o balanceamento do cardan!

Obrigado,

Thiago

Eu tava com o mesmo problema. Era a minha roda livre que estava ruim. Eu ligava a 4x4 e a roda livre e um lado permanecia desligado e trepidava o cardan!