Conectar

Ver Versão Completa : Apresentação e Dúvidas - Pajero Sport AT 2.8 2005

Silva_1982
06/05/2012, 19:18
Caros Amigos, boa noite

Há algum tempo estava procurando uma Pajero Sport e acabei comprando uma a cerca de uma semana uma 2005 prata. A caminhoneta está muito bonita, é confortável e boa se viajar (em velocidade de cruzeiro).
Porém, hoje pela manhã lendo o manual e tentando decifrá-lo no veiculo, constatei que o reservatório de agua estava vazio e um pouco sujo (algo meio branco). Imediatamente tirei ele, limpei-o 100% e comprei um aditivo (líquido de arrefecimento) Petroplus Motores a Diesel e coloquei no recipiente. Outra coisa que constatei foi que o oleo da direção hidráulica estava um pouco baixo e completei com um pouco de oleo para direção hidráulica Lubrax ATF2(se não me engano).
Como na minha cidade não há concessionaria mitsubishi penso em nos proximos dias marcar um horario em uma cidade cerca de 150 kms e mandar substituir todos os oleos e fluidos da pajero, acho a direção dela um pouco pesada, no demais só elogios.
Todavia estou um pouco preocupado com essa história de estar sem agua no reservatorio, o que será que pode ser... bem como a questão da direção um pouco pesada é normal?

Abraços e grato pela vossa atenção e ajuda.

Silva_1982
06/05/2012, 19:19
Outra coisa o oleo do motor está com aparencia de oleo novo, não está preto... creio que deva ser normal né?

Silva_1982
06/05/2012, 21:54
Amigos, se alguem puder ajudar agradeço...

Silva_1982
07/05/2012, 12:20
Poh cadê a velha e boa camaradagem dos amigos rssss!!!!
Só visualização e nenhum comentário hehehe....

Imperador!
07/05/2012, 13:03
Primeiro passo é retirar toda a água do sistema de arrefecimento e dar uma limpeza geral. Não se pode misturar aditivos diferentes no sistema de arrefecimento pois causa corrosão galvânica.

Na compra de qualquer veículo é passo fundamental a troca de todos os fluidos e filtros (freio, água, combustível, óleo, diferenciais, câmbio e caixa de transferência) para evitar misturar óleos diferentes e para garantir a qualidade dos óleos que estão no carro.

Não é preciso ir em ccs pra fazer essas trocas, vá em postos especializados em troca de óleo e faça lá mesmo que fica muito mais barato. E só coloque óleos nas especificações recomendadas no manual do carro.

Silva_1982
07/05/2012, 13:40
Obrigado Cesar,
Coloquei o aditivo pois pelo que vi a minha estava somente com agua no radiador, ou algum aditivo incolor. O que preocupa-me era o fato do recipiente estar seco.
Vou providenciar a troca do oleo, mas o oleo do cambio da pajero não tem somente na autorizada?
Mais algum item tem que verificar na casa dos 100 kms que alguem recorde?

Abraço e obrigado.

Imperador!
07/05/2012, 13:50
Ele poderia estar seco simplesmente por estar com a água baixa... você tem que verificar com o passar dos dias se o carro tá perdendo água.

Óleo do câmbio tem em lojas especializadas em lubrificantes

100mil km é hora de dar uma olhada na suspensão (buchas, amortecedores, sapata, feixe de mola), nos bicos e na bomba injetora.

Silva_1982
10/05/2012, 21:13
Amigos, boa noite
Como aqui na minha cidade troca de oleo é somente em posto petrobras e claro não trocam oleo de cambio, liguei na mit-facada rsss
e eles me falaram que estão colocando um oleo castrol TQD no cambio ao inves do TQM SPIII. Pergunto isso é válido? Mais alguem já fez? Outra coisa o oleo do diferencial traseiro é R$ 400 (125 o litro) é isto mesmo o preço?
No aguardo dos vossos comentarios, abraço

Imperador!
10/05/2012, 22:23
O óleo sempre deve ter especificação igual ou superior ao recomendado. Confira se o TQD tem especificação superior ao SPIII. Se tiver, não tenha dúvida.

Óleo de diferencial não costuma ser caro assim... mas não sei se o diferencial Mit exige alguma coisinha a mais ou óleo especial. Vamo ser se algum colega fala.

Silva_1982
11/05/2012, 08:22
Obrigado Cesar. Algum amigo mais pode opinar sobre este oleo TQD?

Imperador!
11/05/2012, 09:12
Obrigado Cesar. Algum amigo mais pode opinar sobre este oleo TQD?

Consultando o site da Castrol, você não pode usar o TQD nesse seu câmbio.
Veja na ficha técnica (links abaixo) que o TQD não pode substituir o os fluido ATF SP (SPM III).
Eu aconselho você consultar na sua região uma loja especializada em lubrificantes.

http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TQ_D_DT.pdf
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TQM_SP3_DT.pdf

Silva_1982
11/05/2012, 20:54
Pois é amigos e a concessionaria aqui no RS está vendendo e colocando este oleo, coisa estranha !!!
Vou tentar procurar algum outro lugar mas em cidade pequena é dose!!

Silva_1982
18/06/2012, 21:03
Caros Amigos, boa noite

Primeiramente quero pedir desculpas por não participar mais ativamente nos ultimos dias (mês) pois estou em fase de conclusão de MBA então a correria é grande.
Mas para informá-los, levei a Pajero na concessionaria, unico lugar que troca oleo de cambio da pajero por aqui e mandei trocar todos os fluidos, fiz uma revisão completa nela, segundo o mecanico a caminhoneta está muito boa.
Mas... quando falei para ele que ela estava baixando agua, ele informou que provavelmente era junta de cabeçote.
Como comprei a Pajero há pouco acionei a loja, e eles prontamente levaram o veículo para um mecânico o qual tirou o cabeçote fez teste de pressão e constatou que estava 100%, sendo assim só trocou a junta do cabeçote. Ocorre que quando me devolveram a caminhoneta ela estava do mesmo jeito, sem agua, completei o nivel andei mais uns dias e vi que baixou um pouco.
Tornei a acionar a loja que levou novamente para o mecânico o qual disse que não tinha nada é que era normal a Pajero baixar um pouco de agua.... pergunto isso procede? Alguem saberia me informar?

Abraço,

Nando Pires
19/06/2012, 09:16
Essa é a clássica resposta de quem não encontrou o problema...
Claro que não é normal baixar o nível de água... Tudo bem completar a água todo mês ou algo assim, mas não é para secar, a não ser que tenha esquentado muito o motor ou esteja escapando por algum lugar...
Acho que no cabeçote deveria ter sido o último lugar a procurar, após esgotar outras possibilidades mais simples, como em mangueiras e na bomba d'água...
Minha Pajero passa meses sem baixar água, mas às vezes começa a secar o reservatório... É bem estranho, porque depois volta ao normal... É o fenômeno da "autocura"!!! Mas acabei descobrindo um pequeno vazamento na bomba d'água que, de tão pequeno, às vezes para de vazar... Só descobri examinando o motor frio, pela manhã, e vendo um pouquinho de água embaixo da bomba... Outra observação que já fiz é que quando encho além do limite indicado, algumas vezes o excesso é jogado fora e acaba sendo jogado mais do que devia, baixando o nível...
Com o tempo e muita observação vamos conhecendo melhor nossas viaturas...
De qualquer maneira, segunda-feira vai para uma revisão completa, e espero eliminar este vazamentinho...
Manutenção preventiva é tudo!!!

Imperador!
19/06/2012, 09:32
Essa é a clássica resposta de quem não encontrou o problema...
Claro que não é normal baixar o nível de água... Tudo bem completar a água todo mês ou algo assim, mas não é para secar, a não ser que tenha esquentado muito o motor ou esteja escapando por algum lugar...
Acho que no cabeçote deveria ter sido o último lugar a procurar, após esgotar outras possibilidades mais simples, como em mangueiras e na bomba d'água...
Minha Pajero passa meses sem baixar água, mas às vezes começa a secar o reservatório... É bem estranho, porque depois volta ao normal... É o fenômeno da "autocura"!!! Mas acabei descobrindo um pequeno vazamento na bomba d'água que, de tão pequeno, às vezes para de vazar... Só descobri examinando o motor frio, pela manhã, e vendo um pouquinho de água embaixo da bomba... Outra observação que já fiz é que quando encho além do limite indicado, algumas vezes o excesso é jogado fora e acaba sendo jogado mais do que devia, baixando o nível...
Com o tempo e muita observação vamos conhecendo melhor nossas viaturas...
De qualquer maneira, segunda-feira vai para uma revisão completa, e espero eliminar este vazamentinho...
Manutenção preventiva é tudo!!!

X2!
Para encontrar o vazamento, coloque um contraste no sistema de arrefecimento de aplique pressão. Depois, com uma luz negra, localize-o.
Como o colega disse acima, cabeçote, apesar de possível é a última coisa a se verificar.

Uma pergunta: o cara montou a mesma junta que estava no canto e com os mesmos parafusos?

D.Rabelo
19/06/2012, 17:34
Amigo sou novo no fórum entretanto antigo leitor assiduo......a pouscos meses comprei uma Sport SE 2003 muito nova, e antes dela eu tinha uma l 200.
Pelo que entendi amigo a agua so baixa do reservatorio de plastico, correto? a agua baixa do radiador?
pois a l 200 bem como a pajero tem aquele reservatório somente para armazenamento de água, não sendo um vaso de expansão como em muitos outros carros......pode inclusive arrancalo puxando para cima que verá que nao tem ligação nenhuma com o motor...
Na l200 e na pajero sempre baixa um pouco essa agua sim.......sem problema nenhum no motor......agora se baixar no radiador ai sim tem algum problema...
espero ter ajudado

Silva_1982
19/06/2012, 21:19
Caro Nando,

Este fato que citastes da sua Pajero me tranquilizou, amanhã recebo a minha de volta e veremos como ficou...

Caro César,

Segundo o vendedor (que levou no mecanico da loja que me vendeu) a junta foi trocada por uma nova...

Caro D. Rabelo,
Exatamente minha Pajero baixa a agua no reservatório plastico, todavia no radiador não notei que tenha baixado nada...

Prezados,
A partir de amanhã quando pegar ela poderei testar e lhes informar, espero dar-lhes noticias boas rsss...
Hoje falando com o vendedor ele informou que foi viajar com a minha Pajero e fez 250 kms... segundo ele quando parou com o motor quente ela estava com a agua um pouquinho acima do nivel (pouco acima da metade do reservatorio plastico, mas quando esfriou o motor no outro dia ela baixou cerca de 2mm se for isso creio ser normal agora, diferentemente de antes.
No demais a Pajero está 100% na concessionaria quando fiz a revisão o pessoal comentou que ela realmente está mto boa, veremos...
Quero agradecer vosso auxilio e colocar-me a disposição.
Se tiverem mais alguma informação, estamos ai.

Grande Abraço.

Silva_1982
24/06/2012, 20:49
Amigos, boa noite

Graças ao meu bom Deus creio que o problema está resolvido, peguei a Pajero na quarta e até agora agua intacta no nível. Quando ando ela "aumenta" um pouco no reservatorio chegando até o nível maximo permitido e quando o motor esfria baixa um pouco cerca de 5mm abaixo do máximo.
Maravilha, obrigado pelas dicas aqui obtidas.
Grande Abraço, e precisando estamos por aí....

Nando Pires
25/06/2012, 16:46
Boa, Silva_1982!
É como eu disse, com o tempo vamos conhecendo nossas viaturas!
A minha foi prá revisão hoje e dá até raiva a tal da Lei de Murphy, pois todos os probleminhas que eu queria relatar para o mecânico sumiram... Foi só eu decidir parar para a revisão que a viatura "sarou" tudo!!! Não baixou mais água, pararam os barulhinhos que me incomodavam, o desempenho está maravilhoso, o motor redondinho e até a fumaça está bonita!!!
Vai entender...

Silva_1982
25/06/2012, 22:09
hahaha.... amigo Nando, a sua deixou bem mais explícito o ditado que "carro tem sentimentos" rsss

abraço...

Silva_1982
28/06/2012, 21:25
Meus amigos.... qual foi minha expressão no ultimo post?!?! "Carro tem sentimentos" rsss
E é realmente isto... minha querida Pajero que por aproximadamente uma semana não baixou uma gota d'agua, adivinha agora em um dia secou o reservatorio..
Deitei embaixo da caminhoneta e vi uma poça d'agua pelo que vi é algo que desce por trás do motor, imediações da junção do motor com a caixa.... então segunda-feira ela volta para o "doutor".... é dose rsssss !!!!

Nando Pires
29/06/2012, 10:28
Pois é, foi só eu dar um trato na Jardineira, mandar lavar e pulverizar, que ela ficou "bala", toda linda!...

Parece até que gostou...

Carlos A. C. Azevedo
29/06/2012, 12:18
Tem que ver se não é o selo do bloco que enferrujou e começou a vazar..

Silva_1982
30/06/2012, 16:36
Boa dica Carlos, solicitarei a verificação... abraço

Silva_1982
01/07/2012, 22:07
Amigos, a pajero voltou para o mecanico hoje ainda, o cara passou aqui na minha cidade e levou ela ..... enquanto isso vamos andando de Airtrek.... qdo tiver novidades posto aqui...
abraço..

Nando Pires
02/07/2012, 10:17
Andando de Airtrek você está bem servido!...

A minha Jardineira voltou da revisão na sexta à tarde. Depois de quatro anos com ela resolvi mandar abrir a bomba injetora (era a ÚNICA coisa que ainda não havia mexido...). Estava uma lástima! Agora parece um carro 0Km, nem fumaça faz mais!!!

:cool:

Silva_1982
16/09/2012, 21:38
Estimados, boa noite (em época de campanha eleitoral soa como apelo político rsrsrs)Mas com prazer lhes informo que estou andando com a pajero a mais de mês e não baixou mais água, o defeito uma mangueira trincada atrás do motor (parece que vai para a turbina ou vem da turbina, sei lá naum entendo rss) mas graças a Deus problema resolvido.Todavia, porém, portanto nesta semana a "safada" começou a às vezes demorar para pegar, parece que o motor de arranque gira pesado e pega no ultimo, notei tbm que as vezes se toco arranque e em seguida desligo ela faz um chiado, como se fosse de rolamento.... ia levar ela a um eletricista mas por uns dias ela parou e agora voltou, tenho que levar logo para uma ora não ficar na estrada com ela.Alguem tem ideia do que possa ser, já vivenciou algo do genero ?Abraço a todos,

Leo Maluf
17/09/2012, 22:47
Silva,
Tenho uma 2006 AT 2.8
- Se não resolveu ainda o problema da agua, experimente uma solução barata: Compre uma tampa original nova para seu radiador e acompanhe para ver se agua continua baixando; no meu caso deu 100% certo.
- Oleo do cambio AT uso o Castrol TQ recomendado pela Mit , é a boa, acredite.Não deixe de fazer a retrolavagem.
- Oleo dos diferenciais: Troque , use o especificado pelo fabricante, não é caro.
Abs !

Silva_1982
19/09/2012, 21:25
Caro Leo e demais Amigos,

Quanto ao problema de vazamento d'agua, descobri e solucionei era uma mangueira que passa por trás do motor (turbina) que estava trincada.
Hoje ela veio da oficina pois estava com problemas de arranque e tbm fiz a troca de oleo.
Porém veio com um orcamento salgado de quase 3 conto o que eu achei mais pesado foram os pivos os quatro foi orçado o valor de R$ 1.100,00 carinho hein... disco de freio e pastilhas R$ 400,00 conto e sensor 4x4 (tá piscando a luz no 4x2 e acendendo a do ABS) R$ 400,00.
Alguem ai que já trocou essas peças tem ideia se tá no preço, ou consigo por valores inferiores.

Abraço