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Ver Versão Completa : Entre Tracker, TR4, Eco SW4 e Suzuki jimny qual tem a suspensão mais robusta?



Lauro Michel
24/04/2012, 21:31
Boa noite a todos,
Gostaria de saber nesse comparativo entre a Chevrolet Tracker, Mitsubishi Pajero TR4, Ford Ecosport SW4 e Suzuki jimny qual tem a suspensão mais forte e se dá melhor nas trilhas?
Se possível gostaria de saber o comparativo sobre o desempenho, o consumo e o ponto fraco de cada uma dessas 4x4.

antoniogeo
24/04/2012, 22:06
Já sabendo que tópicos deste tipo criam mais polêmica do que ajudam... mas aí vai...

Imagino que esteja perguntando sobre veículos originais... eu tiraria dessa lista o Ecosport, que definitivamente, não se encaixa no que voce pretende... os outros tres citados creio que tem um desempenho muito parecido em trilhas leves/médias (lembrando que esse tal de "leves/médias" é bem relativo e subjetivo)... creio que original, o tracker tem um pouco de limitação devido à altura...

Entre Jimny e TR4, vou escrever o que já postei em outro tópico antes:
Jimny: angulos de entrada e saída de 37º e 46º, ângulo de rampa de 31º, altura solo 190mm e pneus 205/70/15 (ou 215/75/15?). TR4: ângulos de entrada e saída de 38º e 41º respectivamente, ângulo de rampa de 35º e altura solo de 215mm, pneus (originais) 225/70/16 onde cabem tranquilamente pneus 225/75/16 ou 235/70/16 sem alterações (lift).

Inconvenientes/defeitos do Jimny ou da Tracker não sei... O TR4 tem dois grandes problemas na minha opinião: apertado pra quem vai atrás e o consumo não ajuda muito... faço próximo de 6,5 na cidade, e na estrada, dependendo do trânsito e da via, algo em torno de 10 km/l.... muitos reclamam do câmbio burro, mas como optei pelo automático pra ficar livre desse negócio de embreagem e trocação de marcha (como dizem por aí, quem gosta de ficar balançando braço é bailarina de Axé), pra mim tá ótimo...

Donos de Tracker gostam do espaço interno... mas quando fui comprar meu 4x4, minhas opções/dúvidas eram entre tracker e TR4 (não cogitei o Jimny pelo fato de ter duas portas, já que tenho três filhos)... então fiz teste-drive numa TR4 e Tracker também... não achei muito diferente (ao menos que fizesse valer a pena) o espaço interno, e não gostei da posição de dirigir/volante da Tracker... acabei optando pela TR4, e não tenho do que reclamar.... uso o carro em trilhas leves (esporádicas), rallys, viagens e dia-a-dia e estou satisfeito... provavelmente se fosse pra off road puro, não seria minha escolha (talvez um Troller)... e provavelmente não vai ser meu carro no futuro, já que me interesso mais em viagens/expedições, com direito a uma terra e um pouco de barro de vez em quando... quando for trocar devo partir pra um carro maior, já que não posso me dar ao luxo de ter dois carros na garagem...

Creio que em termos de robustez, se equivalem, mas com toda suspeição pra falar, acho a suspensão da TR4 bem robusta, apesar de limitada em relação ao curso... o sistema de tração então... esse sim, se diferencia em relação aos outros citados...

Resumindo: creio que originais ou preparados, os três carros te atenderão bem em robustez ou trilhas leves/médias...

davidfarhat
25/04/2012, 00:27
Assino em baixo em tudo que Antonio disse...



Só complementando, no meu caso TR4 manual a gasolina, andando com certa tranquilidade na cidade obtenho média de 8,2km/l, todo domingo completo o tanque para obter média e nunca baixei de 7,5km/l, na estrada já fiz 3800km em uma viagem só (PR-RN) e cravou 12km/l a viagem inteira, toda feita pela BR101


Quando fui comprar também fiquei entre Tracker e TR4, a primeira encanta por ser maior, ter teto solar e ser um pouco mais potente, mas a TR4 além de ter melhor liquidez de venda, possui bom custo de manutenção preventiva, até mesmo nas concessionárias

dojao campeao
25/04/2012, 13:09
Lauro, a TR tem a suspa muito resistente e sem maiores preparações encara bem trilhas de até médias dificuldades!

Rodrigo Baratti
25/04/2012, 16:14
Desses o unico que tem chassi é o Jimny e é o mais voltado para o off-road, os demais são mais on que off.
Não que isso restrinja seu uso em off-road.

Nunca tive nenhum deles, mas um Jimny já me acompanhou em trilhas pesadas apenas com pneus mud e calços de 2" na suspensão.
Passou bem por todos os obstaculos e só ficou onde outros jipes bem mais preparados ficaram tb.

Em consumo e desempenho o Jimny não pode ser comparado aos outros modelos, pois o motor 1.3 é muito economico e encara bem as trilhas, já nos deslocamentos deixa a desejar em realção aos demais.

Na minha opinião, se quer um carro para deslocamentos maiores no asfalto e pegar umas trilhas leves/médias a TR4 seria uma boa escolha, mas se quer um carro para iniciar no off-road o Suzuki vai ser bem mais divertido.

[]'s

Bruno Machado
25/04/2012, 16:35
Desses o unico que tem chassi é o Jimny ...

[]'s

Rodrigo, a Tracker também tem chassis.

guilhermeabreu
25/04/2012, 22:21
Fiquei impresssionado com o relato do ANTONIOGEO , como que um cara com tão poucas palavras conseguiu descrever a resposta para o LAURO MICHEL com tamanha simplicidade e desenvoltura .

O que ele falou X1000 .

Só para ilustrar mais um pouquinho , os tres : TRACKER , TR4 e o JIMNY são resistentes em igualdade apenas o JIMNY é o menorzinho dos tres , nunca tive nehum deles , e qualquer um dos tres que vc optar ficará satisfeito , qdo vou comprar um 4x4 eu tb costumo fazer o TEST DRIVING o que bater mais forte em meu coração compro na hora , não deixo pra depois e nunca me arrependí disto .

Boa sorte na escolha .

Lauro Michel
26/04/2012, 19:43
Obrigado a todos pelas repostas até aqui. E para a gente comparar um item só, somente a suspensão, independente de ser em trilhas, mas a que resiste mais nas ruas esburacadas, seja na terra ou no asfalto, qual delas teria a suspensão mais resistente?

Jorgao
26/04/2012, 20:27
Obrigado a todos pelas repostas até aqui. E para a gente comparar um item só, somente a suspensão, independente de ser em trilhas, mas a que resiste mais nas ruas esburacadas, seja na terra ou no asfalto, qual delas teria a suspensão mais resistente?

Lauro, nesse quesito, o Jimny dá de 10 nos outros 2. É frente e trás com eixo rígido + molas helicoidais. Só vai faltar conforto!

Rodrigo Baratti
26/04/2012, 22:04
Rodrigo, a Tracker também tem chassis.

É verdade, li Tracker e pensei no novo Vitara.:-?

Lauro Michel
27/04/2012, 01:25
Lauro, nesse quesito, o Jimny dá de 10 nos outros 2. É frente e trás com eixo rígido + molas helicoidais. Só vai faltar conforto!Sim Jorgão, até pode ser, mas acho o Jimny pequeno demais e tenho minhas dúvidas da estabilidade dele nas curvas em asfalto numa velocidade mais alta. E a Eco é muito deficiente para terrenos acidentados. Mas se fosse para mim escolher um 4x4 para o uso misto ficaria entre a TR4 e a Tracker, acho que os dois são os que mais atendem ao propósito de uso na estrada e fora dela.

Rodrigo Baratti
27/04/2012, 10:40
mas acho o Jimny pequeno demais e tenho minhas dúvidas da estabilidade dele nas curvas em asfalto numa velocidade mais alta.

Exato, desses modelos o Jimny é um verdadeiro jipe, mantem praticamente o mesmo projeto do Samurai de 40 anos atras e portanto alta velocidade, curvas, espaço interno e conforto não são seus fortes.
É um carro mais bruto de concepção simples sem praticamente nenhuma eletronica embarcada. É para uso em terrenos acidentados e sem ter muita dó do conjunto, pode-se rodar 20 anos só na terra que ele vai gostar.

Para um uso misto eu ficaria com a TR4, alias é o carro que queria ter para usar no dia a dia.
Só tenho uma Ranger CD porque tenho 3 filhos e na TR não dá!!

[]'s

Jorgao
28/04/2012, 01:03
Sim Jorgão, até pode ser, mas acho o Jimny pequeno demais e tenho minhas dúvidas da estabilidade dele nas curvas em asfalto numa velocidade mais alta. E a Eco é muito deficiente para terrenos acidentados. Mas se fosse para mim escolher um 4x4 para o uso misto ficaria entre a TR4 e a Tracker, acho que os dois são os que mais atendem ao propósito de uso na estrada e fora dela.

É, pode ser, Lauro. Mas, depende do que se entende pelo "fora dela". E cá pra nós, tem muito 4x4 no mercado. A TR4 é um dos "mais baratos". Se tem dinheiro pra investir e quer um veículo para o uso misto, o leque de opções é enorme! Se estender as opções a veículos 4x4 usados, terá uma infinidade de opções. Tem veículo mais Off-Road e outros mais On-Road e outros que ficam em cima do muro. Na minha opinião, se está na dúvida apenas sobre o conforto e o espaço interno, faça um teste drive, meça a mala, etc.

Lauro Michel
28/04/2012, 02:20
É, pode ser, Lauro. Mas, depende do que se entende pelo "fora dela". E cá pra nós, tem muito 4x4 no mercado. A TR4 é um dos "mais baratos". Se tem dinheiro pra investir e quer um veículo para o uso misto, o leque de opções é enorme! Se estender as opções a veículos 4x4 usados, terá uma infinidade de opções. Tem veículo mais Off-Road e outros mais On-Road e outros que ficam em cima do muro. Na minha opinião, se está na dúvida apenas sobre o conforto e o espaço interno, faça um teste drive, meça a mala, etc.Fora dela quero dizer na terra ou lama, off-road mesmo, ou seja, uso misto.
Mas me permite discordar da tua opinião quanto ao "leque de opções enorme". Acho até o contrário, bem reduzido se formos considerar tamanho e preço. É claro que se considerarmos jipes, picapes, SUVs, viaturas diesel e outros veículos maiores e mais caros vamos encontrar muitas opções, mas quais seriam outros 4x4 que se encaixariam no segmento da TR4 e da Tracker em termos de tamanho, preço, uso misto cidade/estrada/off-road e rendimento que esses dois oferecem?
Talvez o Renault Duster e... nem sei se tem mais algum.

Eduardo Velo
28/04/2012, 09:36
Desses só não andei no Eco SW4 , eco comum já andei e é bem confortável , mas pra mim a Eco e a TR4 são monobloco , por esse motivo já descarataria as 2 , opção minha , pessoal ... não acho que 4x4 combina com monobloco ...
Tracker , TR4 e Eco são carros que não foram feitos pensando em economia de combustível , mas não tem como fazer um carro desses pensando em bx consumo , o que pode fazer é tentar emlhorar a autonomia ... o Jimny acho que é o mais econômico , e mais off-road dos 4 com certeza , mas é um cabritinho , praticamente não tem porta malas e quem vai atras vai apertado ...
Como tb já fiquei nesse dilema e já andei em todos menos na Eco SW4 , optei por Tracker diesel , só que acabou a vinda deles em 2004 , tb cheguei a ver SW4 até 2002 , mas achei muito caro demais da conta ...
A Tracker diesel faz entre 13 e 14 km/l na estrada e 12 km/l na cidade , excelente autonomia , não é monobloco então se quiser pode erguer a carroceria e manter o trem de arraste pra colocar pneus maiores ...
Agora se vc andar numa SW4 , mesmo muito usada , vai esquecer esses outros SUVs rapidinho ... rs

abs ... Edu

Jorgao
28/04/2012, 14:04
É claro que se considerarmos jipes, picapes, SUVs, viaturas diesel e outros veículos maiores e mais caros vamos encontrar muitas opções, mas quais seriam outros 4x4 que se encaixariam no segmento da TR4 e da Tracker em termos de tamanho, preço, uso misto cidade/estrada/off-road e rendimento que esses dois oferecem?
Talvez o Renault Duster e... nem sei se tem mais algum.

Lauro, o Eduardo resumiu o que eu estava tentando dizer:



Agora se vc andar numa SW4 , mesmo muito usada , vai esquecer esses outros SUVs rapidinho ... rs

Nem sabia que tinha Tracker Diesel até 2004! Eu já li em algum lugar que Tracker Diesel 2001 era problema, mas não lembro onde e não lembro o por que.

Tem 4x4 0 km que custa o dobro de outro 4x4 com 10 anos de uso, mas o de 10 anos pode ser muito mais confortável, ter manutenção mais barata e ter um desempenho geral melhor. Mas, é ela aquela história. Veículos de 10 anos dão problemas que (normalmente! :D) não dão em veículos 0 km, e tem que ver minuciosamente o estado do veículo. Tem muita gente que por falta de conhecimento, paciência, disposição ou tempo prefere estar sempre dentro de um veículo novo.

Mas, realmente você tem razão, se o tamanho é importante, o leque fica bem menor, pois exclui ótimos SUVs usados que vieram na minha cabeça anteriormente (XTerra, Pajero GLS-B, GLX e Sport, SW4, Galloper, Freelander, Discovery, etc. só pra citar alguns)

Agora, Lauro, nem tenta comparar um Duster com TR4. Eco Sport também. Muito inferiores. Eles são veículos "cross" com opção de tração nas 4. Usado, no segmento da TR4, tem Sportage Diesel e GLS-B V6 2 portas também. Estou tentando lembrar de outros..

Lauro Michel
28/04/2012, 18:02
Nem sabia que tinha Tracker Diesel até 2004! Eu já li em algum lugar que Tracker Diesel 2001 era problema, mas não lembro onde e não lembro o por que.

Tem 4x4 0 km que custa o dobro de outro 4x4 com 10 anos de uso, mas o de 10 anos pode ser muito mais confortável, ter manutenção mais barata e ter um desempenho geral melhor. Mas, é ela aquela história. Veículos de 10 anos dão problemas que (normalmente! :D) não dão em veículos 0 km, e tem que ver minuciosamente o estado do veículo. Tem muita gente que por falta de conhecimento, paciência, disposição ou tempo prefere estar sempre dentro de um veículo novo.

Mas, realmente você tem razão, se o tamanho é importante, o leque fica bem menor, pois exclui ótimos SUVs usados que vieram na minha cabeça anteriormente (XTerra, Pajero GLS-B, GLX e Sport, SW4, Galloper, Freelander, Discovery, etc. só pra citar alguns)

Agora, Lauro, nem tenta comparar um Duster com TR4. Eco Sport também. Muito inferiores. Eles são veículos "cross" com opção de tração nas 4. Usado, no segmento da TR4, tem Sportage Diesel e GLS-B V6 2 portas também. Estou tentando lembrar de outros..
A Tracker a diesel foi fabricada até 2004 e fabricaram com dois motores diferentes, Mazda e Peugeot sendo que esse último se mostrou muito problemático aqui no Brasil. Creio que por isso tiraram de fabricação. Mas em 2006 a Tracker retornou com o bom motor Suzuki 2.0 a gasolina que foi o último a ser fabricado. Infelizmente saiu de linha em 2009. Para mim é uma das melhores opões de 4x4 para uso misto.

Concordo com você nas outras sugestões apresentadas, inclusive sou fã da XTerra também, mas pelo tamanho do veículo já fica mais pesado e passa para outra categoria e eu prefiro um 4x4 de uso misto que não passe de 1,5 toneladas e tenha uma certa agilidade no trânsito.

Jorgao
28/04/2012, 20:04
Concordo com você nas outras sugestões apresentadas, inclusive sou fã da XTerra também, mas pelo tamanho do veículo já fica mais pesado e passa para outra categoria e eu prefiro um 4x4 de uso misto que não passe de 1,5 toneladas e tenha uma certa agilidade no trânsito.

Lauro, a GLS-B V6 3500 é disparado o mais ágil dos citados. E consome mais também, obviamente. E em comparação com os citados, tem uma manutenção mais cara. Só pra ter uma ideia. Troquei corrente de comando da minha 2.8 diesel por R$ 1500,00 apenas por prevenção, agora perto dos 200 mil km, e depois da troca vi que dava pra rodar no mínimo mais 50 mil com ela. A correia dentada da 3500 eu encontrava antigamente por R$ 1800,00 a R$ 2000,00 e a troca era, no máximo com 80 mil, segundo o proprietário.

fernandotf
28/04/2012, 21:38
Boa noite a todos,
Gostaria de saber nesse comparativo entre a Chevrolet Tracker, Mitsubishi Pajero TR4, Ford Ecosport SW4 e Suzuki jimny qual tem a suspensão mais forte e se dá melhor nas trilhas?
Se possível gostaria de saber o comparativo sobre o desempenho, o consumo e o ponto fraco de cada uma dessas 4x4.

Vai de ECO!:chorandoderir: Brincadeira... mas tire definitivamente esta opção de sua lista! :concordo:

Concordo com o antoniogeo (segundo post)... particularmente, gosto da TR4, é o único entre estes que tem a opção de câmbio automático. Apesar do câmbio burro e de seus defeitos (ou "características") já citados, acho uma excelente viatura!

Boa sorte!

JJVET
29/04/2012, 00:14
Cara pode parecer bairrismo. Mas tu já considerou uma suv mahindra?

Lauro Michel
29/04/2012, 00:25
Cara pode parecer bairrismo. Mas tu já considerou uma suv mahindra?Sim JJVET, no ano passado.
Um dia recebi um email de um revendedor Mahindra me oferecendo a SUV de 7 lugares, achei interessante a opção, mas não considerei comprar a vtr por duas razões: marca ainda é pouco conhecida e porque a única revenda Mahindra em Santa Catarina fica em Chapecó (no extremo oeste de SC), mais de 600 km de distância de onde eu moro e seria praticamente impossível eu fazer um teste drive.
Até hoje ainda não entendo porque a Mahindra escolheu essa cidade como única revenda do estado de Santa Catarina, creio que eles já perderam muitas oportunidades de vendas com isso.

Mas aproveita o tópico e conta pra gente como é o desempenho, consumo e manutenção da tua Mahindra.

fernandommn
08/01/2014, 15:42
Pessoal,

Acompanho o forum desde que decidi comprar um 4x4, e tambem estou na duvida entre TR4 , Troller e Jimny.

Nao tenho familia, entao espaço interno não é fator de decisão.
O que avalio mesmo é a segurança ( abs e airbag) , pq os "jeeps" nao tem estes itens? Eles atrapalham nas trilhas?
Pego muito transito, então a questão do automático também pesa muito, somente a TR4 que tem esta opção.
Apesar de estar pendendo para a compra de uma TR4 aut 2013, adorei o test drive que fiz no jimny.

Penso em manter meu carro e ter um "jeep" como segunda opção, mas o ideal seria manter apenas um carro.
Para uso misto, mais cidade e iniciar em trilhas leves medias, qual seria o mais indicado?

obrigado

guimajc
08/01/2014, 18:43
Pessoal,

Acompanho o forum desde que decidi comprar um 4x4, e tambem estou na duvida entre TR4 , Troller e Jimny.

Nao tenho familia, entao espaço interno não é fator de decisão.
O que avalio mesmo é a segurança ( abs e airbag) , pq os "jeeps" nao tem estes itens? Eles atrapalham nas trilhas?
Pego muito transito, então a questão do automático também pesa muito, somente a TR4 que tem esta opção.
Apesar de estar pendendo para a compra de uma TR4 aut 2013, adorei o test drive que fiz no jimny.

Penso em manter meu carro e ter um "jeep" como segunda opção, mas o ideal seria manter apenas um carro.
Para uso misto, mais cidade e iniciar em trilhas leves medias, qual seria o mais indicado?

obrigado

Fernando, pra você que é sozinho o jimny é ótimo. Tenho dois carros, mas o outro fica praticamente o tempo todo com minha esposa, e eu ando quase sempre de jimny. Inclusive a cada duas semanas viajo 700 km (ida e volta), e te digo que numa boa.

Se o camarada não é pé de chumbo, e se contenta em andar na velocidade da rodovia o jimny é ótimo.

Pelo que falam, compensa em relação à TR4 quanto ao valor de seguro, IPVA, manutenção e gasto com combustível.

Os modelos 4ALL 2014 já vem com Air Bag e ABS.

Att.

Tom
08/01/2014, 22:44
Olá pessoal, achei bem interessante esse link, já tive niva, samurai, vitara, engesa, mes passado (Dezembro/2013) como trabalho em uma revenda em Floripa, andei no Jimny 2011 R$ 40.000,00, Troller 2001 R$ 40.000.00 e 2008 R$ 62.000,00 e TR4 2004 R$ 27.800,00 e 2005 R$ 29.900,00, Tracker 2009 R$ 34.900,00 já fiz trilhas leves e pesadas, e agora estou voltando para o mundo 4x4, então assim, o que me pesou foi os valores, acabei optando pela TR4 2005 Automático com 101.000 km carro muito novo e bem inteiro sem nada para fazer,e de todos acima foi o que eu achei mais confortável apesar de todos que tive anterior, rsrsr, devo fazer umas modificações na TR4 como pneus MUD, guincho e Lift 2´e curtir ao maximo a viatura, grande abraços a todos

fernandommn
08/01/2014, 23:21
Fernando, pra você que é sozinho o jimny é ótimo. Tenho dois carros, mas o outro fica praticamente o tempo todo com minha esposa, e eu ando quase sempre de jimny. Inclusive a cada duas semanas viajo 700 km (ida e volta), e te digo que numa boa.

Se o camarada não é pé de chumbo, e se contenta em andar na velocidade da rodovia o jimny é ótimo.

Pelo que falam, compensa em relação à TR4 quanto ao valor de seguro, IPVA, manutenção e gasto com combustível.

Os modelos 4ALL 2014 já vem com Air Bag e ABS.

Att.


O Jimny 4ALL ja vem, mas e o 4Sport, sera que vira com Air Bag e ABS agora depois da lei?
Pq achei bem mais invocado o 4Sport, alem disso, o 4ALL aguenta trilha que nem o 4Sport?

fernandommn
09/01/2014, 11:08
Olá pessoal, achei bem interessante esse link, já tive niva, samurai, vitara, engesa, mes passado (Dezembro/2013) como trabalho em uma revenda em Floripa, andei no Jimny 2011 R$ 40.000,00, Troller 2001 R$ 40.000.00 e 2008 R$ 62.000,00 e TR4 2004 R$ 27.800,00 e 2005 R$ 29.900,00, Tracker 2009 R$ 34.900,00 já fiz trilhas leves e pesadas, e agora estou voltando para o mundo 4x4, então assim, o que me pesou foi os valores, acabei optando pela TR4 2005 Automático com 101.000 km carro muito novo e bem inteiro sem nada para fazer,e de todos acima foi o que eu achei mais confortável apesar de todos que tive anterior, rsrsr, devo fazer umas modificações na TR4 como pneus MUD, guincho e Lift 2´e curtir ao maximo a viatura, grande abraços a todos


Tom,

como vc ja experimentou todos estes e optou pelo TR4, ele seria a melhor opção pensando em conforto e possibilidade de offroad medio?

henriquech
12/01/2014, 15:18
Eu fui de Tracker 2008/2009!!

Motivos: Conforto, Espaço interno sem considerar porta-malas pois não tenho filhos ainda e apenas uma caixa com Subwoofer Pioneer consumiu a metade do dito-cujo, ABS e Airbag, montado sob chassi, consumo razoável, motor muito bom, e com algumas modificações vc faz trilhas leves com tranquilidade e até médias.

De quebra ainda ganha um teto-solar ;D