Ver Versão Completa : Onde foi que eu errei??? Ou onde continuo errando???? ALTERNADOR!!!!!!!
Amigos do 4x4Brasil... Meu dilema desta vez e o seguinte....
Meu alternador original pediu arrego a uns dias atras, como tinha um alternador de um DelRey 1.8 de 65A em casa resolvi adapta-lo provisoriamente.
Como este alternador não necessita do regulador externo do antigo, montei a parte elétrica necessária e provisoriamente isolei a antiga... Fiz uma adaptação no suporte do alternador do jeep com o suporte do alternador do motor ap e pronto!!!! so tive que comprar uma correia maior, que foi a do opala com AC...
Ate ontem, SÓ ALEGRIA.... gerando que e uma beleza e tudo funfando 100%....
Do nada andando na viatura resolvi dar uma esticada e acelerei com vontade pra viatura jogar a traseira msm..... (ESTAVA TESTANDO O NOVO ACERTO DO CARBURADOR) ... foi ai que escutei um barulho como se a correia estivesse deslizando... Parei pra ver a o que tinha acontecido e a correia tinha "invertido"... Não sei como mas ela inverteu....
Coloquei novamente no lugar e ela "rodou" novamente... é so ligar a viatura e ela roda e sai da posição correta... MESMO COM A CORREIA REGULADA..
Agora minhas duvidas:
Errei na posição em que coloquei o alternador? Estando quase em linha reta com a polia da bomba, dando a correia pouca aderência na polia fazendo com que a correia deslize e vire???
Comprei uma correia velha e ressecada de estoque?
Se comprar uma correia nova vai resolver o problema?
alguém se habilita a me ajudar entender o que esta acontecendo??? pensei que poderia ser por causa do desgaste das minhas polias, mas com o alternador antigo não acontece.... (montei ele novamente pra testar) e tbm rodei uma semana com o novo alternador sem problemas...
uma coisa que percebi, depois que a correi "rodou" pela primeira vez parece que ela ficou mais flexível, parece que torceu e agora por isso roda simplesmente ao ligar a viatura...
abraço ao amigos!!!!
calhiandro
23/04/2012, 10:26
Olha Bercan, quando fui trocar a correia do alternador do meu jeep coloquei uma correia do mesmo tamanho, porém mais fina, ai aconteceu o que está acontecendo com você ligou o carro ela caia ou invertia na mesma hora, ai consegui uma correia mais larga então solucionou o problema, coloquei uma correia do mesmo tamanho, só que mais larga. É so um chute não se se isso vai resolver seu problema.
Grande abraço
Eduardo Velo
23/04/2012, 10:47
É isso mesmo , correia de secção muito fina , é só pegar com bitola maior ...
gustavo seixas
23/04/2012, 11:15
ela está um pouco desalinhada, mas com certeza é a espessura da correia q está fazendo isso, troque por uma mais larga q resolve.
junior braga
23/04/2012, 11:21
pelas fotos nota-se que a correia esta afundada nas polias....
vc viu o tamanho correto e esqueceu la largura....
procure uma com a mesma medida/largura da original.
[ ],
pelas fotos nota-se que a correia esta afundada nas polias....
vc viu o tamanho correto e esqueceu la largura....
procure uma com a mesma medida/largura da original.
[ ],
Já tinha reparado isso, mas comprei uma correia com a mesma largura da anterior... q rodou por 3 anos sem problemas...
tomara que seja somente isso msm, vou providenciar uma correia mais larga!!!
abraço!
obrigado pelas dicas!!
Já tinha reparado isso, mas comprei uma correia com a mesma largura da anterior... q rodou por 3 anos sem problemas...
abraço!
obrigado pelas dicas!!
Boa tarde prezado ! o pessoal está com toda razão, a correia não pode tocar o fundo da polia pois é o efeito cunha que garante a aderência ! quando você acelerou mais forte ela patinou e girou, substitui meu alternador e estou com um problema similar mas não tão grave, depois vou relatar a experiência, boa sorte e um abraço a todos . . .
abraço!
obrigado pelas dicas!!
Em tempo : Parece que você está usando uma correia de 10mm, se não me falha a memória a próxima medida é a de 13mm !
georgevalle
24/04/2012, 07:37
Tambem aconteceu comigo a mesma coisa, mas o meu motor é um opala 4 que quando instalei precisei colocar o alternador junto ao cabeçote no suporte da bomba da direção e optei por colocar a polia dos VW (exatamente a mesma que aparece na foto) e no inicio funcionou bem mas começou a virar a correia como a do Bercan analisando a polia via claramente a marca da correia no fundo da polia comprei correia mais larga (linha industrial) tambem não aguenta pois não foram projetadas para giro alto e as originais de opala viravam só consegui solucionar trocando a polia tive que mandar fazer uma no torneiro agora está funcionando certinho.
vavarusso
24/04/2012, 18:13
Boa noite,
Meu caro realmentes os comentários estao corretos, mas, acredito que uma correia mais larga vai lhe trazer problemas também, haja visto que a polia da bomba d'agua é mais estreita do que a do alternador. Entao a solução estar tb na troca de uma das polias. Com essas polias, a correia ou samba no alternador, ou dança na bomba d'agua.
Um abraço.
Creio que talvez eu troque a polia do alternador.... alguém sabe me dizer qual e largura da correia original do jeep??? já que somente a polia do alternador e diferente das outras que são originais....
esta das fotos e de 10mm, creio não ser esta a medida original.... alguém sabe me dizer ????
obrigado, abraço!
georgevalle
26/04/2012, 08:19
Eu levei uma polia do alternador do opala para fazer a outra assim o torneiro tem as medidas de uma polia original para conferir.
Primeiro tem tem que alinhar melhor. Me parece que o alternador esta um pouco para frente. Eu uso correia industrial ha anos, mesma polia da bomba, polia original no virabrequim e me parece que é o mesmo tipo de polia no alternador. Va numa loja de rolamentos e correias industriais, peça uma correia tipo A na medida da tua correia. Leve a tua de amostra logicamente. Vai ser sem este dentes por dentro, muita gente acha melhor sem eles. Vai custar no maximos uns 8 reais.
Primeiro tem tem que alinhar melhor. Me parece que o alternador esta um pouco para frente. Eu uso correia industrial ha anos, mesma polia da bomba, polia original no virabrequim e me parece que é o mesmo tipo de polia no alternador. Va numa loja de rolamentos e correias industriais, peça uma correia tipo A na medida da tua correia. Leve a tua de amostra logicamente. Vai ser sem este dentes por dentro, muita gente acha melhor sem eles. Vai custar no maximos uns 8 reais.
To procurando uma correia que sirva mas ta complicado de achar, ja procurei pelas automotivas e pelas industriais e não encontro...
achei uma 13x1065 que ficou pequena e uma 13x1120 que ficou na ultima regulagem... Então estou na procura de algo entre 13x1100 e 13x1110... Mas não encontro nada.... se continuar assim vou ter que mudar o alternador de lugar outra vez....
alguém ai tem alguma referencia de veiculo ou equipamento que utilize correia com dimensões entre 13x1100 e 13x1110, deu tanto trabalho para terminar de acertar o alinhamento e agora ter que mudar vai ser complicado...
abraço!!
Boa tarde prezado ! tentei anexar um catálogo da Gates mas não consegui, o formato é PDF e deve fácil para você encontrar na Internet, dei uma olhada e a correia nº 9423 do Del Rey com motor CHT tem 13 X 1075 e a nº 9429 do Porshe 911tem 13 X 1089 e talvez uma te atenda, entre 1100 e 1110 não achei nenhuma, mas acho que o seu problema é o pouco ajuste que sua montagem está possibilitando . . . um abraço e boa sorte !
Bercan!
Olhando as fotos, principalmente a segunda, pude notar um pequeno desalinhamento no alternador, ele não está paralelo ao motor, a parte de traz está mais próximo ao bloco em relação à frente (polia).
Observe a foto, e olhe como a correia está dentro do sulco da polia.
Tente alinhar, esse alinhamento se fará pelo parafuso de fixação, o inferior.
Para comprar a correia, vá a uma casa de ferragens, com a velha, e peça uma correia modelo "A", pois tem a A e B (fina e grossa respectivamente)
Quando pedir a "A", o vendedor pedirá qual tamanho, então mostre a velha, ele achará por comparação.
Não custará mais do que 10zão!
Creio que será entre A10 à A15 mais ou menos.
Correia industrial, é para muito tempo de uso!!!
Abraços.
Kim.
Bercan!
Olhando as fotos, principalmente a segunda, pude notar um pequeno desalinhamento no alternador, ele não está paralelo ao motor, a parte de traz está mais próximo ao bloco em relação à frente (polia).
Observe a foto, e olhe como a correia está dentro do sulco da polia.
Tente alinhar, esse alinhamento se fará pelo parafuso de fixação, o inferior.
Para comprar a correia, vá a uma casa de ferragens, com a velha, e peça uma correia modelo "A", pois tem a A e B (fina e grossa respectivamente)
Quando pedir a "A", o vendedor pedirá qual tamanho, então mostre a velha, ele achará por comparação.
Não custará mais do que 10zão!
Creio que será entre A10 à A15 mais ou menos.
Correia industrial, é para muito tempo de uso!!!
Abraços.
Kim.
Valew Kim, mais uma vez obrigado!
Abraço!
Bercan!
Eu errei no dimensionamento.
Segue o correto
A 43 - Correia ''V'' A 43 1092MM Plus Industrial Vonder - BRASUTIL.COM (http://www.brasutil.com/produto/Correia-V-A-----43-1092MM-Plus---Industrial---Vonder/13812/6697104300)
Bom é o valor!!!!
Bercan!
Eu errei no dimensionamento.
Segue o correto
A 43 - Correia ''V'' A 43 1092MM Plus Industrial Vonder - BRASUTIL.COM (http://www.brasutil.com/produto/Correia-V-A-----43-1092MM-Plus---Industrial---Vonder/13812/6697104300)
Bom é o valor!!!!
Valew dnovo Kim... muito em conta o preço deste site...
abraço!!!
Bercan!
Aqui, eu uso muito a A 62, que pago em média 8,00.