Ver Versão Completa : Ajuda escolher um suzuki
Tiagobld
18/04/2012, 01:32
Boa noite a todos, gostaria de expor a minha situação e pedir a humilde ajuda de voces.
Moro no Rio de Janeiro e sempre fui fã de carros grandes e off-road, meu pai tinha uma hylux e agora tem uma ranger.
Bem sempre desejei ter um veiculo 4x4 para encarar eventualmente um lamaçal e umas estradas de terra. Neste fim de semana fui para Parati comemorar meus 5 anos de namoro e fiquei maluco com as bandeirantes (motor mercedez 93) e com as defender 110. Fiz uma trilha que passava por algumas cachoeiras e alambiques e fiquei simplesmente fascinado com os veiculos. E logo me veio a vontade irremediavel de vender meu paliozinho cansado de guerra e juntar mais uns 10 mil e comprar um veiculo 4x4.
Veja bem não quero adquirir um veiculo zero pois nao conheço nada de veiculos off-road por isso estou pensando em pegar um veiculo relativamente barato e caso realmente tome gosto pela coisa, no futuro irei me informar melhor sobre o mundo 4x4 trilhas, expedições, etc e possa comprar uma viatura mais nova e até 0 KM mesmo.
Sou totalmente leigo no assunto e dando umas pesquisadas na internet vi que o modelo que mais se aproxima da minha realidade (trocar um veiculo urbano por um que tambem fosse urbano porem com uma pitada de aventureiro 4x4) era os suzukis.
Eu tenho um palio rodo com ele mais ou menos 2000 KM/mes moro no Rio de Janeiro logo pra mim GNV é extremamente viavel (pago 1,39 no m³ e rodo 11 km com isso) então um veiculo a gasolina era bastante satisfatorio pra mim, os defenders e os bandeirantes são a diesel, a gasolina tem o Lada Niva, que acho meio antigo e existe o Troller RF com motor de santana AP 2.0, mas me falaram que o Troller so era bom entre 2002 e 2005 (TR4) e que abaixo disso foram os primeiros veiculos lançados pela Troller logo teve muitos defeitos na concepção do projeto que foram sanadas com o tempo.
Ai que surgi minha duvida não sei a diferença entre vitara, gran vitara, jymmi, samurai, e etc gostaria que voces proposerem a diferença e as caracteristicas de todos estes modelos e se tem alguem aqui do Rio de Janeiro que me convocasse a tira colo para participar de algum grupo de jeepeiros ja que nao conheço nenhum aonde eu moro.
Obrigado a todos e fiquem com deus!
Olá Tiago,
Pensando em usar o carro no dia a dia vc vai precisar de um pouco de conforto. Pensando em fazer alguma trilha vc tem q partir para uma GV.
Não domino o assunto, mas alguma coisa de GV eu sei (samurai e jimmy acho mais para trilha e não para o dia a dia):
Suzuki: GV= Gran vitara, a segunda geração da Vitara (algumas tb conhecidas como sidekick). Tem tb o novissimo e carissimo GV3 da suzuki. A GV suzuki vc encontra com 2 ou 4 portas e com motores 1.6 pra frente. Deve ter a Diesel e a Gasolina.
A GV teve o projeto aproveitado pela GM (parece que a GM fez uma parceria ou comprou uma parte da suzuki, nao sei) uma época em meados de 2000 até 2004, acho, com as versões a Diesel.
Depois em 2007 a 2009 a GM relançou o mesmo carro só que 2.0 a gasolina 5 portas. Chamou esse carro de Tracker, mas é identico a uma Suzuki. Há algumas peças diferentes, como alguns parafusos, mas acho q são detalhes de acabamento peqnos para se poder diferenciar.
Assim, para não gastar muito com a novidade, visando a parrudez + conforto vc pode procurar ma GV de duas portas mesmo que vai ficar satisfeito. Só não sei quanto ao motor. Uns dizem que 1.6 é otimo, outros dizem q é xoxo. O 2.0 deve deixar o carro um cavalo, já que o carro é curto, mas claro q sobe o preço.
Detalhe quanto ao conforto: partindo do principio da originalidade do carro (sem considerar muitas mudanças mecanicas para trilhas) qquer um desses carros é um "jeep", ou seja, pula um pouco mais q um carro comum, nas lombadas por exemplo! Isso para vc não se assustar quando comparar com um carro normal como o palio.
Alguem pode te detalhar melhor, mas pelo q li uma acho que uma GV seria o mais indicado para vc. Se juntar uma grana a mais, sou suspeito, mas sugiro uma Tracker a gasolina.
Espero que te ajude um pouco na sua ansiedade..
[ ]
Boa noite a todos, gostaria de expor a minha situação e pedir a humilde ajuda de voces.
Moro no Rio de Janeiro e sempre fui fã de carros grandes e off-road, meu pai tinha uma hylux e agora tem uma ranger.
Bem sempre desejei ter um veiculo 4x4 para encarar eventualmente um lamaçal e umas estradas de terra. Neste fim de semana fui para Parati comemorar meus 5 anos de namoro e fiquei maluco com as bandeirantes (motor mercedez 93) e com as defender 110. Fiz uma trilha que passava por algumas cachoeiras e alambiques e fiquei simplesmente fascinado com os veiculos. E logo me veio a vontade irremediavel de vender meu paliozinho cansado de guerra e juntar mais uns 10 mil e comprar um veiculo 4x4.
Veja bem não quero adquirir um veiculo zero pois nao conheço nada de veiculos off-road por isso estou pensando em pegar um veiculo relativamente barato e caso realmente tome gosto pela coisa, no futuro irei me informar melhor sobre o mundo 4x4 trilhas, expedições, etc e possa comprar uma viatura mais nova e até 0 KM mesmo.
Sou totalmente leigo no assunto e dando umas pesquisadas na internet vi que o modelo que mais se aproxima da minha realidade (trocar um veiculo urbano por um que tambem fosse urbano porem com uma pitada de aventureiro 4x4) era os suzukis.
Eu tenho um palio rodo com ele mais ou menos 2000 KM/mes moro no Rio de Janeiro logo pra mim GNV é extremamente viavel (pago 1,39 no m³ e rodo 11 km com isso) então um veiculo a gasolina era bastante satisfatorio pra mim, os defenders e os bandeirantes são a diesel, a gasolina tem o Lada Niva, que acho meio antigo e existe o Troller RF com motor de santana AP 2.0, mas me falaram que o Troller so era bom entre 2002 e 2005 (TR4) e que abaixo disso foram os primeiros veiculos lançados pela Troller logo teve muitos defeitos na concepção do projeto que foram sanadas com o tempo.
Ai que surgi minha duvida não sei a diferença entre vitara, gran vitara, jymmi, samurai, e etc gostaria que voces proposerem a diferença e as caracteristicas de todos estes modelos e se tem alguem aqui do Rio de Janeiro que me convocasse a tira colo para participar de algum grupo de jeepeiros ja que nao conheço nenhum aonde eu moro.
Obrigado a todos e fiquem com deus!
Vai depender um pouco da disponibilidade de cash que tu tenhas:
- Se tem dinheiro sobrando e precisa de espaço: Tracker (gasolina)
- Se tem dinheiro sobrando e não precisa de espaço: Jimny (tem uns modelos ano 2000 e pouco que são baratos)
- Se não tem muito dinheiro e precisa de espaço: GV 4 portas 98/99, Sidekick/Vitara 4 portas 97/98 (com mecânica impecável)
- Se não tem muito dinheiro e não precisa de espaço: Jimny (os primeiros que vieram custam na casa dos 25k), Vitarinha, Samurai
Quanto aos passeios, qualquer um destes, com alguma preparação na suspensão, vai te atender pra vencer trilhas de dificuldade média.
O único risco é abalar este teu namoro de 5 anos, mulher é muito ciumenta com jipe!!
Grande abraço e boa sorte na busca!
cara, 2000 km/mês é chão!!!! Não sei se tu guenta com manutenção, mas já que o negócio é 4x4 na veia, o negócio é depender do teu bolso.
De 20 a 27 mil é GV 2 ou 4 pts.
de 27 a 35 mil é tracker ou TR4 até 2005/2006
de 35 > é tracker/TR4 2007 > ......
A relação de preço/veículo depende de vários fatores, como ano, estado de conservação, equipamentos, acessórios etc.
Interessante é determinar o estado do veículo e conforto, pois entre tr4, tracker, GV, jimny e outros há vários fatores determinantes na escolha. Boa sorte.
Eu também acho que um Grand Vitara seria ideal, mas o consumo não se compara ao do Palio com gás. E não acho recomendável colocar gás no GV3 portas.
Abs,
LFC
Prieto 4x4
18/04/2012, 12:06
o que vocês saberiam me dizer sobre o motor V6 da Gran Vitara?
é potente? é resistente? é beberrão? manutenção é barata?
obrigado.
o que vocês saberiam me dizer sobre o motor V6 da Gran Vitara?
é potente? é resistente? é beberrão? manutenção é barata?
obrigado.
Pelo pouco que eu sei acho que é o ideal. Tracker 2.0 é meio xoxa, pesadona. Com esse motor o carro deve ficar ótimo e resolver todos os problemas de potência e retomada.
Mecanicamente com certeza bebe mais, e a manutenção, que deve ser pouca, não deve ser barata se vc comprar tudo original. Já no mundo do compatível (não paralelo), se existir, deve ser tranquilo.
nao te mete com v6, pepino total!
pra resumir, falando de suzuki, no teu caso ou vai de gran vitara 2 portas ou vai de vitara 2 portas, o segundo é mais barato para adquirir e de manter!
prefiro carro 2 portas pra brincar em off road, acho melhor desempenho, como tu anda muito precisa de conforto, um dos dois modelos citados, sendo que o 1º ganha em conforto! agora tu escolhe conforme tua grana disponível!
existe outras marcas como a TR4, mas não sei dizer!
só mais uma dica, pq vc não fica com seu palio pra trabalhar no dia-a-dia e pega estes 10k q quer colocar em cima e com um jeep willys, depois vc vai melhorando ele aos poucos!
Tiagobld
18/04/2012, 22:54
Consultando a tabela FIPE vi algumas coisas interessantes
existem a disposição os seguintes Grand Vitara
Grand Vitara 1.6 16V Automatico
Grand Vitara 1.6 16V Mecanico
Creio que pelo tamanho do carro o motor 1.6 seja mancoe e lerdo
Grand Vitara 2.0 16V 3 portas
Eu particularmente refiro 5 portas
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Automatico
Não gosto de cambio automatico
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Mecanico
Para mim, leigo no assunto, é o modelo ideal
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Gold Automatico Argentino
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Gold Mecanico Argentino
Não sei nada sobre esses GV argentinos são bons? Mecanica confiavel? Peça de reposição baratas comparados com os outros GV? E o que siguinifica esse tal de Gold?
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Edição Especial Automatico
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Edição Especial Mecanico
O que é essa Edição Especial?
Se for bom essa edição especial o cambio mecanico para mim é ideal
Grand Vitara 2.0 TB-IC Diesel 4 portas
Modelo ideal para quem foca off-road o que não é meu caso, eu acho!
Grand Vitara 2.5 V6 5 portas Automatico
Grand Vitara 2.5 V6 5 portas Mecanico
Pelo que li no forum esses modelos com motor V6 são uma furada!
Grand Vitara 3.2 24V 4WD 5 portas Automatico
O modelo mais em conta ano 2009 custa 71 mil não esta na minha faixa de orçamento!
Grand Vitara 2.0 16V Sport Automatico
Grand Vitara 2.0 16V Sport Mecanico
Alguem sabe o que é esse modelo esporte?
Se for bom esse modelo sport o cambio mecanico para mim é ideal
Grand Vitara XL_7 2.7 24V 173 CV 4 portas Automatico
Grand Vitara XL_7 2.7 24V 173 CV 4 portas Mecanico
O que é esse modelo XL 7?
Jimny Wide 1.3 16V
Samurai JX Canvas 1.3
Samurai JX Metal 1.3
O foda que é 1.3 deve ser manco!
Sidekick Canvas
Sidekick Metal
Modelo muito antigo o mais novo é 1995/1996
Vitara JLX 1.6 16V 4x4 4 portas Automatico
Vitara JLX 1.6 16V 4x4 4 portas Mecanico
E um bom carro?
Vitara JLX 2.0 V6 4x4
Motor V6 é furada né?
Vitara JLX Canvas 1.6 8V 2 portas
Vitara JLX Metal 1.6 8V 2 portas
É um bom carro?
Lembrando que quero um carro que possa levar 3 pessoas adultas atraz e ter espaço para o GNV, posso gastar até 32 mil e pelo que vi tenho preferencia em carros acima do ano de 2000.
Aparentemente como um leigo eu ficaria com os
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Mecanico
Grand Vitara 2.0 16V 5 portas Edição Especial Mecanico
Grand Vitara 2.0 16V Sport Mecanico
OBS: todos os GV são 4x4?
Obrigado a todos!
Tiagobld
18/04/2012, 23:12
Qual a diferença do Vitara Canvas para o Metal?
Quantas pessoas cabem no banco de traz do Vitara?
Tem "porta malas" no vitara ou os bancos são rente a lataria?
Apenas o modelo JLX 1.6 16V é 4x4 ou o Canvas e Metal tambem são?
Pois o modelo mais novo do vitara JLX 4x4 é apenas 21 mil, muito barato!
Qual a diferença do Vitara Canvas para o Metal?
Quantas pessoas cabem no banco de traz do Vitara?
Tem "porta malas" no vitara ou os bancos são rente a lataria?
Apenas o modelo JLX 1.6 16V é 4x4 ou o Canvas e Metal tambem são?
Pois o modelo mais novo do vitara JLX 4x4 é apenas 21 mil, muito barato!
Canvas = capota de lona.
Cara, pelo o que você disse estar procurando, recomendaria a compra de um Grand Vitara. Por vinte e poucos mil você compra um 99 ou 00.
Andrei Hasse
19/04/2012, 08:18
Fala PessoALL
Deve ter muitos topicos com a essa mesma discurção ehehe, mas vamos la,
Os modelos 2 portas tem um pequeno portamalas, pequeno mesmo, atraz dos bancos, a unica coisa que muda do canvas é que ele tem capota de lona, o resto é igual, o vitara sidekick 4portas usa motor 1.6 16v e o grand vitara 2 portas e 4 portas usam motor 1.6 16v ou 2.0 16v. e o vitarinha na sua grande maioria 1.6 8v. Todos 4x4 e redusidos.
Tenho um conhecido, que faz mais ou menos a KM que vc faz, ele usa um Vitara 4 portas no gnv(maior e mais confortavel), Claro que com um carro 4x4 desta idade e porte, ainda mais com gnv instalado, tera que ter uma manutenção muito fina mesmo, levando em conta a km que ira fazer. Ele como é caprixoso, e tb comprou uma viatura muito inteira, quase não se encomodou até hji. Entre todos os modelos, Eu iria de vitara sidekick 4 portas, o visual é igual ao de 2 portas, e facil de equipar igual ao 2 portas. O grand vitara é mais bonito, mas da uma dó de ver aquela lataria redondinha deles raspando.
Abrssss
Tiagobld
21/04/2012, 00:43
Obrigado gente moro na ilha do governador e irei falar com o Ramiro como observei aqui no forum, talvez ele conheça alguem que queira vender algum vitara!
Obrigado a todos!
Pode fechar o topico ^^
Fil-JM-SC
21/04/2012, 13:21
ola amigos
adoro minha viatura,muito confiavel e confortavel em estradas, com media 9kmL, pena que é mais cara,n acho nada xoxa, é 2009 motor susuki,teto,abs,ai bag, e outros mimos, penso em ficar uns 10 anos com ela e devagarinho prepara-la para trilha e expediçoes,
recomendo no minimo um test drive
abç