Ver Versão Completa : Motor pse x anteriores
Senhores,
Tive duas Toy Band e atualmente tenho um Suzuki Grand Vitara. Estou ensaiando adquirir uma Ranger 2005, recentemente passei a apreciar o carro.
Minha intençao é buscar um 2005 e peço esclarecerem minhas poucas duvidas.
1 - Qual a diferença entre os modelos XLT e XLS?
2 - Foi neste ano que o motor PSE 3.0 começou a equipar as Ranger? Quais as principais diferenças em relação ao modelo anterior?
Daniel.Shimomoto
07/04/2012, 01:29
Jaime;
1-) A XLS é a versão mais básica: Não tem apoio para os braços entre os bancos dianteiros, as rodas são de ferro e a grade dianteira e os parachoques são pintados. As XLT's tem grade e parachoque cromados, rodas de liga leve aro 15 (16 nas versões 2004 ano modelo 2005) e quase 90% delas tem Airbag (era opcional, mas eu nunca vi uma XLT diesel sem airbag) e o ABS é de serie.
2-) A ano modelo 2005/2006 saiu com motor 3.0 com injeção common rail, e 163cv. Em relação ao anterior, a diferença é de 28cv!!!
O anterior era o HS2.8L de 135cv com turbina variavel (Limited/XLT/XLS Storm) e 132cv nas versões sem turbina variavel (XLS). Injeção de diesel mecanica por bomba injetora, o HS é bom de desempenho, consumo moderado (sem ser exatamente economica, também não é beberrona) e manutenção simples e barata.
O NGD/PSE3.0 por outro lado é muito potente, muito economico, tem uma força descomunal mas como ponto fraco temos o elevado preço de manutenção (fato comum em motores common rail de terceira geração em diante, mais moderna como os motores da Triton, Hilux e o NGD/PSE) e o elevado custo dos filtros do NGD.
A melhor coisa é experimentar uma e outra e ver o que lhe agrada mais. Agora como opinião besta, se seu uso for mais rodoviário, vá de NGD sem pestanejar. Se você quer um uso mais radical, off road mesmo, procure uma boa Ranger HS e seja feliz!
Abs!!!
BRAVOECONOVEMBER
07/04/2012, 08:28
Corretíssimo, se fosse pra adquirir uma desta idade, e vendo o naipe das suas ex-viaturas, eu ainda procuraria com paciência uma PS2.8.
marciomeurer
07/04/2012, 09:23
porem antes de comprar dê uma volta em cada uma, experimente inclusive na rodovia... o HSD ele é fraco depois de 100km/h, já o NGD é um pouco mais potente, porem não é la aquele avião, pois ele tem diferencial alongado...
Imperador!
07/04/2012, 09:32
Só uma pequena correção, Daniel: As Ranger 3.0 são a partir de 2005/2005 (a minha é) e não 2005/2006... As 2004/2005 são 2.8 realmente.
No mais, concordo com tudo.
Eu tenho duas rangers ngd 3,0 e te garanto que a manutençao do motor delas e tranquilo inclusive tive o azar de fundir uma delas, fiz o motor troquei tudo e um pouco mais e pra minha surpresa o preço das peças do motor é igual ou ate mesmo mais barato que as peças do famoso 2.8 sprint, todo mecanico morre de medo e fala horrores desse motor tem muita lenda em torno deles a maioria das pessoas acha que ele e´um 2,8 aumentado e na verdede nao tem nada a ver um motor com o outro...
mas o que pega na manutençao das rangers nao é o motor mas sim o resto, peças de suspensao de qualidade custao caro..
aqui na minha regiao pelo menos ranger usada vale muito pouco, a diferença de uma 2005 pra uma 2008 é pouca, as 2008 tem a suspensao mais firme e algumas melhorias mecanicas...
tem um amigo vendendo uma 2005 xlt completa com 4 pneus novos por R$40.000e to vendendo a minha 2006/07 xl por 35 mas é cs...
Imperador!
08/04/2012, 13:25
Eu tenho duas rangers ngd 3,0 e te garanto que a manutençao do motor delas e tranquilo inclusive tive o azar de fundir uma delas, fiz o motor troquei tudo e um pouco mais e pra minha surpresa o preço das peças do motor é igual ou ate mesmo mais barato que as peças do famoso 2.8 sprint, todo mecanico morre de medo e fala horrores desse motor tem muita lenda em torno deles a maioria das pessoas acha que ele e´um 2,8 aumentado e na verdede nao tem nada a ver um motor com o outro...
Pode crer. É isso mesmo...
Tenho até um causo aqui... Assim que comprei a minha Ranger com pouco tempo apareceu um vazamento de diesel pelo o-ring do bico injetor. Aí levei num mecânica "entendido" e mostrei pra ele. Aí ele gritou pra um Fulano "Zezin, traz a chave que tem mais um Sprint aqui vazando pelo bico".
Aí eu disse pra ele: "Esse é o NGD, não é o Sprint"
Ele responde: "Não, é o Sprint o mesmo da Frontier. Vejo aqui todo dia"
Enquanto o cara chegava com a chave ele ficou olhando o motor (achando 'invocado' que ele não tava vendo a bomba injetora).
Claro que eu não deixei ele mexer no meu carro.
Pode crer. É isso mesmo...
Tenho até um causo aqui... Assim que comprei a minha Ranger com pouco tempo apareceu um vazamento de diesel pelo o-ring do bico injetor. Aí levei num mecânica "entendido" e mostrei pra ele. Aí ele gritou pra um Fulano "Zezin, traz a chave que tem mais um Sprint aqui vazando pelo bico".
Aí eu disse pra ele: "Esse é o NGD, não é o Sprint"
Ele responde: "Não, é o Sprint o mesmo da Frontier. Vejo aqui todo dia"
Enquanto o cara chegava com a chave ele ficou olhando o motor (achando 'invocado' que ele não tava vendo a bomba injetora).
Claro que eu não deixei ele mexer no meu carro.
quando o meu motor ficou ruim ( o sistema eletronico nao deixa ele moer todo, desliga antes ) comecei a percorer a s oficinas da minha cidade, o mais estranho ninguem tinha mexido nesse motor, sao raros os casos de retifica desse motor mas mesmo assim achei muito estranho ninguem nunca ter mexido nesse motor, todo mundo me indicava uma retifica "conceituada" ou a ford.. fui na ford e o chefe da oficina, meu conhecido, deixou a entender que se eu fizesse o motor la ficaria meio $inviavel$ mas que qualquer duvida era so ir la perguntar, depois fui na retifica cheguei la fiquei asustado tinha umas 15 rangers, conversa vai conversa vem o vendeor ja fazendo orçamento sem nem ver o carro e eu dando uma de joao sem braço, no final das contas ele ate concordou em que eu comprasse as peças fora (no final eles iam comprar as peças no mesmo lugar que eu) mas os bicos tinah que ser la (isso ele ja tinha condenado sem nem ver o carro) e que custaria R$1.500,00 cada um por baixo ficaria uns 20k segundo o vendedor da retifica "especializada"..... no final resolvi fazer o motor com meu mecanico mesmo, o motor mais moderno que ele ja tinha mexido era um mwm x10 no final se fosse pra trocar so as peças criticas gastaria uns R$8.000 com bicos e mao de obra, resolvi trocar tudo que tava mais ou menos inclusive embreagem e nao gastei nem R$13.000 tudo peça original mwm , conheço uns tres casos de retifca de motores de l200 que gastram bem mais que isso....
Pois é acho que esclareci. De fato minha mudança de Band para Ranger ou outra SUV deve-se ao fato de meu perfil ter mudado temporariamente, uma vez que passei a trabalhar no Rio de Janeiro e preciso pegar a estrada frequentemente. Testei a 2005 3.0 e achei um canhão, anda muito. Não pude esticar demais na estrada por falta de pista e um pouco de transito, testei entre Cabo Frio e Arraial do Cabo. Não fechei negócio porque não era 4x4 além do preço R$47 K estar, a meu ver, acima do padrão. Achei também o banco traseiro muito desconfortável, poderia ser facilmente corrigido se inclinasse um pouco.