1-) A XLS é a versão mais básica: Não tem apoio para os braços entre os bancos dianteiros, as rodas são de ferro e a grade dianteira e os parachoques são pintados. As XLT's tem grade e parachoque cromados, rodas de liga leve aro 15 (16 nas versões 2004 ano modelo 2005) e quase 90% delas tem Airbag (era opcional, mas eu nunca vi uma XLT diesel sem airbag) e o ABS é de serie.
2-) A ano modelo 2005/2006 saiu com motor 3.0 com injeção common rail, e 163cv. Em relação ao anterior, a diferença é de 28cv!!!
O anterior era o HS2.8L de 135cv com turbina variavel (Limited/XLT/XLS Storm) e 132cv nas versões sem turbina variavel (XLS). Injeção de diesel mecanica por bomba injetora, o HS é bom de desempenho, consumo moderado (sem ser exatamente economica, também não é beberrona) e manutenção simples e barata.
O NGD/PSE3.0 por outro lado é muito potente, muito economico, tem uma força descomunal mas como ponto fraco temos o elevado preço de manutenção (fato comum em motores common rail de terceira geração em diante, mais moderna como os motores da Triton, Hilux e o NGD/PSE) e o elevado custo dos filtros do NGD.
A melhor coisa é experimentar uma e outra e ver o que lhe agrada mais. Agora como opinião besta, se seu uso for mais rodoviário, vá de NGD sem pestanejar. Se você quer um uso mais radical, off road mesmo, procure uma boa Ranger HS e seja feliz!
Abs!!!