Conectar

Ver Versão Completa : Jeep Grand Cherokee - Risco de Incêncio ao Receber uma Colisão na Parte Traseira.



Bambino
27/03/2012, 15:12
Olá, estava pesquisando e me deparei com essa reportagem feita pela rede de tv americana ABC.
Nessa reportagem é possível ver inclusive uma lista (arquivo em PDF em anexo) dos carros que se depararam com essa situação e que ocorreram infelizmente causas fatais.

Pelo que pude entender é que nos modelos entre 1992 até 2004 os tanques de combustível ficam na parte traseira do veículo e ele por ser de Plástico (PVC) não irá resistir a um impacto quando recebido por trás.

Ocasionando o rompimento dele e eventualmente o risco de incêndio.

Foram dadas duas soluções uma para os carros já produzidos de 1992 até 2004 que seria uma tampa protetora de ferro (aparece no vídeo e aparenta ser muito grossa para resistir bem a impactos como os que já ocorreram) que segundo a fábrica foi disponibilizado no mercado americano para atender o pessoal de trilha[...]. A segunda solução foi a mudança dos tanques de combustível para o meio do carro apartir dos modelos 2005.

Eu pesquisei no forum e não encontrei nada sobre o assunto ainda.

E é algo preocupante, pois esse modelo em especial é usado por muito para transportar suas famílias, e também geralmente mulheres dirigem esses carros pois gostam muito.
Imaginem então um carro blindado, como sair de dentro de um se as portas travarem? Pelo vidro?

Tive uma mas não me lembro do tanque como era.

Se alguém puder confirmar se realmente é desprotegido dentro dessa faixa de ano de fabricação, acho que ajudará enriquecer o tópico ajudando aos colegas.

338437
(Arquivo com a relação de acidentes registrados nos USA, comenta o ano do veículo e modelo)



http://www.youtube.com/watch?v=TH_0izSyPk0
(Parte 1/3)


http://www.youtube.com/watch?v=1kzuXLABipY
(Parte 2/3)


http://www.youtube.com/watch?v=Hu9av30sPxc
(Parte 3/3)

( Os vídeos acima estão em inglês, mas é possível usar a função close caption [CC] onde se tem as legendas em inglês e depois selecionar a opção de tradução instantânea das legendas. Para isso ao clicar em assistir o vídeo, PAUSE ele e clique no botão vermelho na tela [CC]. Selecione "Transcribe Audio", observe a opção "Translate Captions" logo abaixo mas ainda indisponível. Após selecionar "Transcribe Audio" então volte ao Botão [CC] e clique em "Transcribe Audio". Irá aparecer uma lista com os idiomas, então selecione Portuguese - Português e clique ok.)

Ficará ao pé da letra a tradução mas será possível compreender sem o menor problema o contexto do assunto.


Importante:
A inteção é alertar, não sei ainda o desenrolar disso dentro dos USA. Mas se for possível se precaver de algo assim, acho infinitamente válido o alerta.
Essa foi a minha inteção.
Caso queira pesquisar mais use esse título para a busca via google ou youtube:Chrysler Jeep Fire Deaths

Bambino
27/03/2012, 15:22
Vídeos com o Crash Test desta falha. Teste realizado em Janeiro de 2011.


http://www.youtube.com/watch?v=8N6heV_cxjY

http://www.youtube.com/watch?v=dCENusTup3I

http://www.youtube.com/watch?v=JycqiJgITGc

Texto traduzido (mais ou menos;-))

Em 14 de Janeiro de 2011, o Center for Auto Safety (CAS) encomendou um crash test na instalação de Engenharia KARCO em Adelanto, Califórnia, em uma safra 1999-2004 WJ-Corpo JeepGrand Cherokee (JGC) sob FMVSS-301 de 2006 NHTSA falha no sistema de combustível ness valor padrão.

Neste teste, o tubo de enchimento inteiro de combustível, que routs abaixo trilho do condutor armação lateral, no que é um dos modelos mais incompetentes da história automóvel, é completamente rasgado para fora do tanque de combustível. Durante a parte de roll-over da FMVSS-301 protocolo, e todo o combustível vaza do Jeep Grand Cherokee, uma falha no teste.

Múltiplas / combustível completa violação de integridade ou deficiências occcurred durante este teste CAS.

Em um memorando Chrysler 1978, chamado de "memorando Baker", diz o último:

"Chrysler está investigando deslocalização do tanque de combustível à frente das rodas traseiras de vans e veículos multiuso, mas os planos atuais para pickups através de 1983 e para o MPV e as vans até 1985 ter o tanque de combustível localizado atrás das rodas traseiras. Em veículos com e sem pára-choques não é uma preocupação com diferenças de altura verticais que criam uma incompatibilidade com pára-choques de automóveis de passageiros. onde a localização do tanque de combustível atrás do eixo traseiro é tudo o que é viável, uma estrutura de desvio de proteção de impacto pode ter que ser fornecido com ou sem um pára-choques é fornecida. Uma investigação a realocação do depósito de combustível ou para fornecer impacto desviandoestruturas está atualmente em andamento. "

O Jeep Grand Cherokee WJ manteve um montado na traseira, tanque de combustível sem proteção. Desde a introdução da WK2005 Jeep Grand Cherokee (concebido em parte porMercedesBenz) a taxa de mortalidade de combustível alimenta da fogo é zero, uma statisitc que permanece válida a partir destaupload.


Texto original em Inglês:

On 14 January 2011 the Center for Auto Safety (CAS) commissioned a crash test at the KARCO Engineering facility in Adelanto, California on a 1999 thru 2004 vintage WJ-Body Jeep Grand Cherokee (JGC) under the 2006 FMVSS-301 NHTSA fuel system crashworthness standard.

In this test, the entire fuel filler hose, which routs below the driver's side frame rail in what is one of the most incompetent designs in automotive history, is completely torn out of the fuel tank. During the roll-over portion of the FMVSS-301 protocol, all fuel will leak from the Jeep Grand Cherokee; a test failure.

Multiple/complete fuel system integrity breaches/failures occcurred during this CAS test.

In a 1978 Chrysler memo, called the "Baker memo," the latter states:

"Chrysler is investigating fuel tank relocation ahead of the rear wheels for vans and multipurpose vehicles, but present plans for pickups through 1983 and for MPV's and vans through 1985 have the fuel tank located behind the rear wheels. In vehicles both with and without bumpers there is a concern with vertical height differences that create a mismatch with passenger car bumpers. Where fuel tank location behind the rear axle is all that is feasible, a protective impact deflection structure may have to be provided whether or not a bumper is provided. An investigation whether to relocate the fuel tank or to provide impact deflecting structures is presently underway."

The WJ Jeep Grand Cherokee retained a rear mounted, unprotected fuel tank. Since introduction of the 2005 WK Jeep Grand Cherokee (designed in-part by MercedesBenz) the death rate from fuel-fed fire is zero, a statisitc that remains valid as of this upload.