Ver Versão Completa : motor tracker 2009 - 2.0 gasolina batendo com menos de 45 mil km
hurry-gurits
24/03/2012, 12:12
Beleza moçada, hoje de manhã estava indo encontar o pessoal pra ir a paranapiacaba, dei uma forçada na subida da sena madureira, nada fora do comum e começou uma bateção no motor, o nivel do oleo está certo e na validade, o carro esta com 42.000 km sou segundo dono, peguei ela com 23.000 km, Ontem a noite a luz do oleo por 2 vezes acendeu quando estava desacelerando para parar no farol, mas nada de anormal aconteceu, após o carro diminuir a velocidade a luz se apagou. Passei no mecanico agora cedo e ele identificou que provavelmente apareceu folga no vira e vai ter que levar pra retificar, aparentemente vem de baixo do motor mesmo a barulheira, parece que caiu um parafuso no liquidificador.
Caso alguem tenha tido o mesmo problema, ou conhecido alguém com o mesmo problema, o que pode ter causado isso. Troco regularmente o oleo e o filtro de oleo, infelizmente tem que ser o sintético, alguma porcatcha no combustível pode ter ajudado o fato?
abraços...
Executor
26/03/2013, 15:46
Beleza moçada, hoje de manhã estava indo encontar o pessoal pra ir a paranapiacaba, dei uma forçada na subida da sena madureira, nada fora do comum e começou uma bateção no motor, o nivel do oleo está certo e na validade, o carro esta com 42.000 km sou segundo dono, peguei ela com 23.000 km, Ontem a noite a luz do oleo por 2 vezes acendeu quando estava desacelerando para parar no farol, mas nada de anormal aconteceu, após o carro diminuir a velocidade a luz se apagou. Passei no mecanico agora cedo e ele identificou que provavelmente apareceu folga no vira e vai ter que levar pra retificar, aparentemente vem de baixo do motor mesmo a barulheira, parece que caiu um parafuso no liquidificador.
Caso alguem tenha tido o mesmo problema, ou conhecido alguém com o mesmo problema, o que pode ter causado isso. Troco regularmente o oleo e o filtro de oleo, infelizmente tem que ser o sintético, alguma porcatcha no combustível pode ter ajudado o fato?
abraços...
Olá hurry-gurits!
A minha TK 2006/2007 começou a apresentar esse mesmo barulho agora, só que ela está com quase 150000! Daí pesquisando alguma coisa a respeito achei o seu post. Poderia dizer quanto ficou a brincadeira pra resolver o problema e se era aquilo mesmo que o seu meca havia dito?
Vlw!
Olá hurry-gurits,
Não sei se pode ajudar, pois não tenho noção de como é o seu barulho.
Ontem eu tomei um susto com o motor da minha Trk. Comprei com 50mil e hoje ela está com 72 mil km.
Fiz todas as manutenções previstas no manual assim que comprei. O motor era muito silencioso, mas eu sempre desconfiei que havia um barulhinho que sobrava.
Troquei o rolamento da polia lisa auxiliar da correia poly-v e ele ficou mais silencioso, entretanto este barulhinho que sobrava ficou mais nítido.
Era de tuchos batendo. Como troco o óleo a cada 5 mil o barulho é bem baixo, mas perceptível.
Ontem, ao fazer o alinhamento na especializada, encontrei um Trk gêmeo: mesmo ano, cor e quilometragem semelhante.
Só que o motor do cara era muito mais silencioso que o meu!
Perguntei para o mecânico de motores que faz serviço para a loja e o mesmo disse o meu motor tinha barulho normal.
Fiquei encucado e resolvi pesquisar o que poderia ser e a principal suspeita recaiu sobre a falta de lubrificação no comando de válvulas.
Li sobre o tal flushing do motor, em que não há consenso entre os "especialistas" se é bom o ruim.
De qq forma, descobri este video no youtube sobre um produto, em um programa que eu não conheço, mas que o carro utilizado era um Tracker!
Veja como está o comando de válvula desse carro.
Henn MegaFlushing - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=JerhVWPT2f8)
Abri a tampa de óleo para olhar o meu e vi que tem uma crosta de óleo bem na entrada.
Estou esperando chegar meu torquímetro para abrir a tampa do CV para trocar a junta, pois está vazando óleo.
Mas acho que vou abrir sem torquímetro mesmo, para ver como está por dentro.
1) Você ou o mecânico olhou como está a lubrificação abaixo da tampa do CV? No video dá para ver as engrenagens a corrente. Se tiver falta de lubrificação, vai fazer barulho.
2) O video serve como orientação para desmontagem da tampa do CV.
3) antes de fazer uma retífica, de uma olhada se pode ser isso, pois o custo será infinitamente menor.
Abraços
André 1943
26/03/2013, 16:52
muito interessante, depois de usa ló faça o comentário. Uma pergunta vcs que comentaram este post já pensaram que o o odometro do carro ter sido adulterado e carro esteja com muito mais km que vcs pensam?Digo isso pois uma vez troquei uma pick up corsa na ccs com 270000km e uns meses depois vi ela na ccs fazendo revisão de 60000km.Hoje em dia não dá para confiar.
Tiagobel
26/03/2013, 19:52
Luz de óleo acendendo (ou piscando) com o motor funcionando nunca é boa coisa...
De qualquer maneira, é realmente muito estranho um motor bater com 45mil km rodados. Pode ter sido entupimento no pescador da bomba de óleo.
hurry-gurits
27/03/2013, 09:43
Então, a historia é longa, mas vou pra parte que resolveu o problema, tive que abrir o motor, depois de abrir o motor num mecanico que era de confiança e mexia no meu jipe, o cara fez arte pois o motor é moderno e ele não tinha as ferramentas para mexer e 1 mes depois o motor começou a rajar e vazar, então levei pro especialista top em suzuki, o que ocorre é que conversando com o daniel simon, ele me explicou pelo que eu entendi é que algumas tracker tiveram o mesmo defeito de desgaste precoce do casquilho inferior do vira da 3º biela, e o vira ovaliza, comprei o carro com 27.000 km tinha feito todas as manutenções, com 42.000,00 veio o problema, na verdade o problema é cronico nesse motor, é sorte/ azar.
No meu caso tive que trocar o virabrequim, todo jogo de casquilhos e juntas, como o outro mecanioco fez merda na desmontagem, foi-se tambem algumas latas num jogo de bielas, hoje o motor ta montado zerado, já rodei mais de 10.000 km, e ta redondinho , umj relógio, em resumo o daniel é um puta mecanico, além de saber muito de suzuki é um cara gente boa, e cobra um preço justo pela qualidade.
hurry-gurits
27/03/2013, 09:53
Quanto a km, é facil adulterar, mas também é facil rastrear se no caso se o carro teve as manutenções em concessionaria é so olhar o manual, e ir atras dos lugares e checar os kms, varias coisas demonstram os km de um carro, pneu compativel com km, desgaste interno de volane e estofados, em baixo do carro, amortecedor, tem que olhar tudo com muita calma, esquecer a emoção de estar adquirindo a maquina, cutucar tudo que é canto pra ver se tem barro. e por ai vai....
Hurry-gurit, que bom que conseguiu resolver. Quanto custou a brincadeira?
Como tinha que trocar a junta da tampa do comando de válvulas, pois havia vazamento, aproveitei o calor da discussão e ontem mesmo abri.
Procedimento muito simples: são 6 porcas Nr 10. Antes, deve-se soltar 2 mangotes com presilhas elásticas, as bobinas e um cabo que fica aparafusado.
Para montar, não tem erro, só tem uma posição de encaixe.
Cuidado com torque. Vou apertar com minha parafusadeira (torque 4,5 Nm), faço mais 1/4 de volta e depois acerto, quando meu torquimetro chegar.
Para minha surpresa, até que não estava tão ruim, não tinha muita borra, mas tinha uns encrustamentos que saem com facilidade se raspar.
O eixo do CV está muito bom, sem arranhões ou desgastes, bem lisinho.
Vou fazer uns testes com querosene para ver se dissolve ou o tal do flush.
Um amigo meu que é mecânico disse que pode-se descer o óleo velho e colocar uns 3 a 4 litros de querosene e colocar o motor para funcionar uns 3 minutos que ficará limpo, já que não tem borra. Estou meio receoso de fazer isso.
Na tampa, há uma camada vermelha, que parece oleo ressecado. Vou ver se sai com estes produtos.
Ao retirar a junta antiga, pude ver a quantidade de cola que colocaram e vazou pelas laterais, inclusive para dentro do comando de válvulas.
Não sei se era a original ou se o motor foi mexido.
Detalhe: esta junta não leva cola.
Pode-se observar que os tubos onde ficam as velas estão enferrujados. Não sei se é possível trocá-los ou retirá-los e fazer uma limpeza.
Aproveitei o sucesso da empreitada e retirei o acionador do 4x4 para uma limpeza e a coluna inferior de direção para verificar uma folga e retirar uma trepidação que sinto no volante.
Estou aberto a comentários.
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hurry-gurits
27/03/2013, 23:52
Usei ao inves de querosene, oleo diesel, em marcha lenta, mas foi no motor da tranqueira(CJ5), tinha contaminado o oleo do motor com agua/barro pela vareta do oleo(unica coisa que não tinha selado com silicone), limpou tudo, literalmente, mas o pescador foi pro saco e as valvulas de admissão do cabeçote também, na hora que limpou as crostas o motor ficou com pequenas folgas e começou a fumaçar tudo, tive que abrir e substituir as valvulas do cabeçote.........
Eu não tornarei a fazer isso, pode entupir alguma galeria de oleo ai a dor de cabeça esta feita e só vai descobrir quando for tarde.
Tiagobel
28/03/2013, 00:47
Funcionar o motor só com querosene?! Não faça isso em hipótese alguma... melhor comprar um "flush" qualquer, misturar no óleo velho e funcionar conforme as instruções do produto.
mas.marco
28/03/2013, 09:48
pelo amor de deus!!!! após isso, arranquem o carter fora para limpeza!!!!!!
WhiteJimny
28/03/2013, 11:33
Este é o mesmo motor dos novos Grand Vitara GIII e Suzuki SX4? Se for, será que apareceu algum caso semelhante?
hurry-gurits
30/03/2013, 21:32
pelo amor de deus!!!! após isso, arranquem o carter fora para limpeza!!!!!!
Sem duvida e o pescador também para limpar , senão prepara o bolso
hurry-gurits
30/03/2013, 21:34
Este é o mesmo motor dos novos Grand Vitara GIII e Suzuki SX4? Se for, será que apareceu algum caso semelhante?
O motor da minha tracker a gasolina 2.0 é o j20A, acredito não ser esse motor os da GVIII e dos SX4, mas até onde eu sei, nos GV´s não ocorreu esse problema, mesmo com o motor igual, é alguma cagada em terra brasilis.
arlysonmark
31/03/2013, 09:36
O motor da minha tracker a gasolina 2.0 é o j20A, acredito não ser esse motor os da GVIII e dos SX4, mas até onde eu sei, nos GV´s não ocorreu esse problema, mesmo com o motor igual, é alguma cagada em terra brasilis.
Os motores do GVIII e SX4 é o J20A somente com ajuste em relação a potência e torque em função do peso do carro. Espero que a Suzuki lance o J20B, com VVT, seria o atual J24B da Suzuki reduzido para 2.0, este motor tem a variação de abertura e a variação do coletor de admissão, o motor tem desempenho em baixa e em alta devido a estes recursos, o atual J20A tem um desempenho muito bom em alta e média em baixa.
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Pessoal,
fiz a limpeza do motor com o flush que comprei da Wurth.
Antes, fiz a limpeza da tampa com querosene e um pincel. Ficou bem limpa, mas essa camada vermelha não saiu. Limpei também o comando de válvulas.
Troquei a junta de borracha sem colocar cola e fechei a tampa usando torquímetro que havia chegado no mesmo dia.
Não está vazando nenhuma gota de óleo.
Fiz o flush como descrito na embalagem, deixei por 10 min. O motor funcionou normalmente, a luz de óleo não acendeu, o motor não aqueceu demais e nem fez barulhos estranhos.
Depois abri o dreno do carter para escoar o óleo. Inicialmente saiu aquele óleo bem grosso, com bastante sujeira. 30 min depois ainda tinha óleo escorrendo. Acho que ficou uns 40 min escorrendo.
Retirei o filtro de óleo com bastante cuidado para não vazar e melecar o motor.
Coloquei óleo AC Delco e coloquei para funcionar. Ficou bem silencioso. O tal barulho de tuchos ficou imperceptível.
Agora ouve-se o barulho do vento da ventoinha, principalmente se o AC estiver ligado.
Vou abrir a tampa hoje de noite para ver como ficou a limpeza por dentro. Não tive saco, nem coragem para abrir o carter.
Mas até agora não está pingando nada e o funcionamento está normal.
Sempre que possível, vou trocar aqui em casa mesmo. Acho que meu serviço ficou mais limpo e de melhor qualidade que o dos locais em que troquei.
Além do que, nenhuma oficina espera este tempo todo para escoar bem o óleo.
O óleo queimado eu coloco nos frascos vazios e levo pro meu sogro para passar nas madeiras do sitio dele para evitar cupins.
Vou fazer uma viagem este finde e completar as observações acerca do funcionamento do motor, mas entendo que o flush pode ser usado como manutenção preventiva, desde que sejam seguidas as orientações de uso. Algumas autorizadas até usam, como já postou um forista proprietário de carro da honda, em que era cobrado o valor do produto nas notas fiscais de revisão.
Sou da seguinte premissa: nenhum mecanico gosta de fazer manutenção preventiva. Eles não mexem enquanto estiver funcionando e querem que você use até a peça quebrar, então eles poderão cobrar mais.
Vlw
Executor
08/04/2013, 21:30
Então, a historia é longa, mas vou pra parte que resolveu o problema, tive que abrir o motor, depois de abrir o motor num mecanico que era de confiança e mexia no meu jipe, o cara fez arte pois o motor é moderno e ele não tinha as ferramentas para mexer e 1 mes depois o motor começou a rajar e vazar, então levei pro especialista top em suzuki, o que ocorre é que conversando com o daniel simon, ele me explicou pelo que eu entendi é que algumas tracker tiveram o mesmo defeito de desgaste precoce do casquilho inferior do vira da 3º biela, e o vira ovaliza, comprei o carro com 27.000 km tinha feito todas as manutenções, com 42.000,00 veio o problema, na verdade o problema é cronico nesse motor, é sorte/ azar.
No meu caso tive que trocar o virabrequim, todo jogo de casquilhos e juntas, como o outro mecanioco fez merda na desmontagem, foi-se tambem algumas latas num jogo de bielas, hoje o motor ta montado zerado, já rodei mais de 10.000 km, e ta redondinho , umj relógio, em resumo o daniel é um puta mecanico, além de saber muito de suzuki é um cara gente boa, e cobra um preço justo pela qualidade.
Olá hurry-gurits!
Esqueci de acompanhar esse seu tópico, agora está cadastrado aqui e estou passando pra deixar o meu relato!
Acabei de ter uma experiência parecida com a sua, mas o meu motor está com quase 150k rodados! Peguei o bichinho já bem rodado msm, por volta dos 127k. Comecei a ouvir esse barulho parecendo com biela batendo e já senti aquela fisgada no bolso.
Levei num cara perto de casa que tinham me indicado e que, sengundo ele, já havia mexido em alguns GVs/TKs. O diagnóstico foi biela batendo msm e, segundo ele², teria que fazer o motor todinho (tb a parte de cima por precaução) , inclusive trocar bomba de óleo e kit de corrente de comando. Dá pra imaginar o tamanho da facada. Levei em outro pra um segundo diagnóstico, esse outro eu sei que é O CARA daqui da região que mexe com os zukis, mas deixei pra levar nele por ultimo porque é bastante longe de onde eu moro. O cara facilmente diagnosticou que o problema não era devido ao desgaste por uso normal, pois o barulho só estava ocorrendo no primeiro cilindro. Ele descobriu isso simplismente desligando bobina por bobina com o motor ligado (desligava uma, ouvia, religava e desligava outra), daí quando ele desligava a primeira bobina não se ouvia mais o barulho. A conclusão foi que houve um desgaste irregular somente na primeira biela, se fosse desgaste normal por uso o barulho ocorreria em todas as 4.
O motor foi desmontado e a causa do barulho foi identificada: o casquilho da primeira biela rodou dentro do encaixe e gerou a folga, por isso vai precisar retificar a biela e no eixo, que marcou um tiquinho de nada, só vai precisar polir. Fiquei pensando se o problema não teria sido bomba de óleo, mas o meca disse que ela está ok. Então fico pensando se não seria por causa desse problema crônico que o Daniel falou. Segundo o cara da retífica, mesmo depois de rodar quase 150k, o motor está zero, disse que esse motor é muito resistente e se não fosse o problema do casquilho teria rodado fácil mais 200k, o que é uma ótima notícia pra nos donos do J20A.
Mesmo com tão pouco dano, vou dançar fácil em uns 2,8k pratas, principalmente com mão de obra do mecânico e peças (casquilhos, anéis e juntas). É claro que poderia ter sido infinitamente pior e por isso estou aliviado, mas lá se foi a grana pros pneus 31" :parede:
Vlw pessoa!
gtavalanche
09/04/2013, 13:15
Meu plano é usar o tracker até acabar, acreditava qua rodava pelo menos 500K sem problemas mas com os relatos to ficando meio receoso, o meu ta com 100K
Executor
09/04/2013, 16:28
Meu plano é usar o tracker até acabar, acreditava qua rodava pelo menos 500K sem problemas mas com os relatos to ficando meio receoso, o meu ta com 100K
gtavalanche, penso o msm, em ficar com a viatura por muito tempo.
Relaxa porque se o seu carro for de procedência o motor vai durar eternamente se cuidar direitinho. No meu caso, peguei o meu com quase 130k e sei (agora) que o dono anterior não cuidava tão bem. O meca me disse que esse problema do casquilho tb ocorre se vc der pau no carro, jogar a rotação lá em cima com baixa velocidade em espichadas muito longas e isso eu não tenho costume de fazer. Daqui pra frente espero não ter tão cedo algum problema relacionado ao motor.
Vlw!
andre_monteiro
10/04/2013, 08:48
Quais são as boas praticas de manutenção do motor (alem da troca de oleo)?
julianoaccioly
10/04/2013, 09:38
gtavalanche, penso o msm, em ficar com a viatura por muito tempo.
Relaxa porque se o seu carro for de procedência o motor vai durar eternamente se cuidar direitinho. No meu caso, peguei o meu com quase 130k e sei (agora) que o dono anterior não cuidava tão bem. O meca me disse que esse problema do casquilho tb ocorre se vc der pau no carro, jogar a rotação lá em cima com baixa velocidade em espichadas muito longas e isso eu não tenho costume de fazer. Daqui pra frente espero não ter tão cedo algum problema relacionado ao motor.
Vlw!
Quem é este mecanico especializado que voce mencionou?
abs
Juliano
Executor
10/04/2013, 15:28
Quem é este mecanico especializado que voce mencionou?
abs
Juliano
Juliano, respondi via MP.
Guilherme Maccari
20/09/2013, 15:09
Os motores do GVIII e SX4 é o J20A somente com ajuste em relação a potência e torque em função do peso do carro. Espero que a Suzuki lance o J20B, com VVT, seria o atual J24B da Suzuki reduzido para 2.0, este motor tem a variação de abertura e a variação do coletor de admissão, o motor tem desempenho em baixa e em alta devido a estes recursos, o atual J20A tem um desempenho muito bom em alta e média em baixa.
Minha esposa tem um Sx4 2012 e o motor é esse mesmo J20A, porem ouvi falar que tem comando de admissão variável.. Acelerando bem da para perceber a abertura das válvulas a partir das 4000rpm..
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