Ver Versão Completa : Turbina .70 na Band com OM 364 + Relação 12x35 + Pneus 35"
Fe_jipeiro
18/03/2012, 18:35
Eai Pessoal...
Tudo na paz ??!
A pedidos, estou abrindo este tópico para compartilhar meu mais novo projeto, com participação dio nosso amigo Sergio Augusto aqui do forúm ... diria que este projeto é bem ousado ...
O novo projeto, consiste na troca da turbina atual Borgwarner K-16(Cummins 4BTAA) por uma Master Power .70 e além da turbina, a Band ganhará injetores ainda de maior vazão, fazendo o conjunto proporcionar cerca de 62 kg de torque a incríveis 1800 rpm, gerando aproximadamente uma potência de 230cv, com muito torque para esbanjar ... Lembrando que ela já possuia Intercooler e escape de 3" sem restrição nenhuma ...
A turbina MP .70, foi montada em uma caixa quente .36, modelo tornado da SPA turbo ... Possui reflow no caracol frio e entrada de 4" ... que faz esbajar fluxo de ar na entrada da admissão ...
Falando na questão desempenho, com muito menos pressão, ela faz o motor render muito mais que a k-16, devido ao volume bem maior de O2 enviado para a admissão ... O projeto é rodar com 1,6kg e 1,9kg no booster, que será instalado na wastegate externa que o coletor de escape terá, para garantir a segurança do conjunto ...
Este sabado, fiz um teste.... para poder postar comentarios e indicar a performance tb... voltei os bicos originais para ver como ficaria a performance... eheehhe... ja q vou colocar uns injetores bem maior do que já tinha.
O desempenho com os originais.. hauahuhaa... degradou um pouco a performance, devido a turbina injetar muito ar para o motor e não ter diesel para queimar... com os outros injetores (de maior vazão) estava dando 1,1kg, sem a restricao do filtro de ar....na msm abertura de debito e agora, nao passa dos 0,7/0,8kg ... em alta maxima.... msm sem filtro de ar.... Assim.... ta puxando muito ainda, mas nao com tanto coice ...
Agora, vou correr atras dos novos injetores, que terão cerca de 65% de maior vazão comparado com os originais.. assim, vou acabar com a vontade de ver a turbina render tudo q ela pode.. e tb, terei q aumentar a conexão entre o filtro e turbo para 4", pois já havia aumentado para 3" com a k-16 e msm assim está restringindo a turbina .70 ....
Enfim ... esse é o novo projeto e garanto, a band está muito solta e andando muito ...
Anexo as fotos da instalação e tb, um vídeo que fiz no dia que instalei a turbina ...
Toyota Bandeirante Turbo Intercooler - Turbina .70 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=wO8bqrXETvw)
Sergio, mais uma vez, obrigado pelo apoio e atenção ...
Abs a todos ...
Fe_jipeiro
18/03/2012, 18:39
Mais fotos ...
Beleza de projeto. Vi que protegeu o cano de descarga para minimizar a emissao de calor? O que usou? Onde achou e quanto foi? Valeu pela dica.
Abraco, Rodrigo
Fe_jipeiro
18/03/2012, 21:09
Opa Band92,
Seguinte... Esta fita chama-se termotape ... É uma fita térmica ... paguei 8 reais no Giba Escapes ... Mas em qq lugar que mexe com turbo ou escapes, vc deve achar ...
Abs...
Glauco mendes
18/03/2012, 21:36
E ai Felipe estou aqui com a baba correndo da boca, cara eu usava uma 70/48 num gol e o troço empurrava, me diga qual o numeros dos rotores, como será que ficaria uma .50? em tempo quanto ficou o valor desta turbina?
Abs...
Fe_jipeiro
18/03/2012, 21:42
Glauco,
Essa turbina que montamos, está preparada pra render uns 600-650cv num motor Otto ... Rotor de quase 58mm e eixo de 49,5mm ...
Realmente, ela empurraaaaaa muitoooooooooooo.... Numa .50, até ficaria show, mas o volume da .70 não se compara e por isso foi escolhida .... Daki a pouco o Serjão, deve aparecer, para dar aula sobre os turbos tb....
Valor dela ... cerca de R$ 820,00 ... completa incluindo os fretes... pois tive q mandar a carcaça quente para deixar ela balanceada certinho ...
Abs...
Glauco mendes
18/03/2012, 21:53
Muito bacana, o preço bem bom comparando com os valores das turbinas pequenas, ficarei de olho neste tópico pois gosto muito do assunto, a minha ainda ñ esta com o turbo mas já tenho tudo guardado, só que ainda ñ me decidi qual turbina colocar!!!! SUCESSO AI !!!!
Abs...
mecamaniaco
18/03/2012, 23:27
Do mau esse negócio eim.... Quero ver os videos depois de tudo prono...
Guiga Tostes
18/03/2012, 23:38
Ai siiiim!!!! Finalmente o tópico...agora só faltam os vídeos!!!!
Monstro o projeto!!!
SERGIO AUGUSTO
19/03/2012, 07:32
Fala Felipe:
Ficou muito boa a montagem. Uma pergunta; voce colocou termotape no tubo de "saida" da lubrificação, ou é a saida da WG? Não tou conseguindo identificar corretamente. A propósito, se não instalou ainda a WG, não esqueça dela,rs. Na hora de regular a WG, vamos trocar umas idéias.
Quanto ao filtro de ar, vou da uma olhada agora de manhã na empresa, pra ver se pego uma especificação de um conjutno que usamos em algumas máquinas(com potencia acima de 200Cv), e te passo, pois penso que terá que sustituir o conjunto, para que a vazão/fluxo não seja comprometida.
Abraço.
Fe_jipeiro
19/03/2012, 07:39
Do mau esse negócio eim.... Quero ver os videos depois de tudo prono...
ehehehhe Valeu Meca... vou fazer uns vídeos em movimento agora com os injetores originais e depois, que terminar tudo, faço com os novos ...
Ai siiiim!!!! Finalmente o tópico...agora só faltam os vídeos!!!!
Monstro o projeto!!!
Eheheheh... Falae Guiga... Até que fim o tópico saiu .. ehehehe... estava esperando ter mais detalhes para compartilhar... eeheheh .. tudo tranquilis ae?
Fe_jipeiro
19/03/2012, 07:41
Fala Felipe:
Ficou muito boa a montagem. Uma pergunta; voce colocou termotape no tubo de "saida" da lubrificação, ou é a saida da WG? Não tou conseguindo identificar corretamente. A propósito, se não instalou ainda a WG, não esqueça dela,rs. Na hora de regular a WG, vamos trocar umas idéias.
Quanto ao filtro de ar, vou da uma olhada agora de manhã na empresa, pra ver se pego uma especificação de um conjutno que usamos em algumas máquinas(com potencia acima de 200Cv), e te passo, pois penso que terá que sustituir o conjunto, para que a vazão/fluxo não seja comprometida.
Abraço.
Opa Serjão .... o termotape está tanto na entrada qto na saída da lubrificação ... no escape tb ... como disse a WG vai ser instalada sim... ehehehe .. nao eskeci dela não... vou ter q alterar o coletor para isso... nao sou nem doido de deixar sem WG, pq a hora q tiver com os injetores novos.. hauhauhauah.... o bicho vai pegar.. ehehehee... vai sair fogo por esse escape.. eheheheh
Valeuuuuuu....
Absssss
SERGIO AUGUSTO
19/03/2012, 08:04
Show de Bola:concordo:!!
Na hora que tiver procurando os INJETORES, da uma consultada na NAUT PARTS(www.naut.com.br (http://www.naut.com.br)) , fala com o João ou Haruo.
Abraço
Sérgio.
cristiano
19/03/2012, 09:01
Felippe
É impressionante como você consegue encontrar novas soluções para tirar mais desses nossos motores. É mais uma prova de como esse motor Mercedes é resistente.
Eu vi que você está sem cardã dianteiro...
Você está com um sensor de temperatura de óleo instalado no parafuso do cárter?
Você enrolou o termotape seco no escapamento? Para dar melhor acabamento tem que mergulhar na água.
Meus parabéns!!
Abraço
Fe_jipeiro
19/03/2012, 09:49
Show de Bola:concordo:!!
Na hora que tiver procurando os INJETORES, da uma consultada na NAUT PARTS(www.naut.com.br (http://www.naut.com.br)) , fala com o João ou Haruo.
Abraço
Sérgio.
ehehe Show de bola.... será lá msm a compra.. ehehehe
Absss
Fe_jipeiro
19/03/2012, 09:55
Felippe
É impressionante como você consegue encontrar novas soluções para tirar mais desses nossos motores. É mais uma prova de como esse motor Mercedes é resistente.
Eu vi que você está sem cardã dianteiro...
Você está com um sensor de temperatura de óleo instalado no parafuso do cárter?
Você enrolou o termotape seco no escapamento? Para dar melhor acabamento tem que mergulhar na água.
Meus parabéns!!
Abraço
Fala Attie....
Cara... dessa vez, o sucesso do projeto é graças ao Sergio, q fez o dimensionamento corretissimo do conjunto ... o meu mérito é somente da montagem ...
Com certeza, o mercedão é resistente.. ehehehee
Isso, estou sem cardan pois estou trocando as cruzetas e ainda nao tive tempo de montar no lugar... ehehehe
Isso, sensor de temp do oleo no parafuso do bujao... e o fio na foto esta ao lado da mola esquerda.. estava trocando oleo nessa foto....
No escape, enrolei com a termotape molhada, pois estava fora do lugar.... no caracol, enrolei com ela seca, pq ia ficar ruim a posicao ali...
Valeu !!!
Abssss
Francisco Bicalho
19/03/2012, 11:12
Caro Felippe
Você tem um pirômetro nesse seu Bandeirante anabolizado? Sem querer ser um corta-onda, se você não mede o EGT talvez fosse uma boa idéia. Digo isso porque eu torço pra nada de ruim acontecer nessa sua monstruosidade mecânica (inclusive porque eu tô remando nessa onda), e o pirômetro é uma salvação da pátria caso (noc-noc) alguma coisa aconteça com essa sua turbina de hidroelétrica. No caso da K16 acho que ela tinha menos chance de dar pau, mas essa 70/36... nunca se sabe. Enfim, eu imagino que você tenha o EGT+termopar, mas se não tiver pense nisso. Não é um instrumento caro, nem difícil de instalar e pode te salvar de um prejuízo épico. Sem falar que você não fica encostado longe de casa com o motor em pedaços; melhor voltar pra casa aspirado que rebocado.
; ˆ)
Abraço do amigo (e aluno);
Chico
Fe_jipeiro
19/03/2012, 11:45
Falae Chicão....
Tenho EGT sim ... Se reparar no vídeo, da esquerda para a direita a sequencia é: Turbo, EGT e temp do óleo ...
Absssss e vlw pela preocupação.... ahhh alias .. ehehe... se vc ver um pistão caindo do céu... pega ele pra mim, pq veio aki de Sampa.. ehehehehehe
Francisco Bicalho
19/03/2012, 12:31
.... ahhh alias .. ehehe... se vc ver um pistão caindo do céu... pega ele pra mim, pq veio aki de Sampa.. ehehehehehe[/QUOTE]
Como assim? aconteceu alguma coisa?
À propósito qual a temperatura média desses seus gases..., digo, gases de exaustão do motor com a 70/36?
Abraço;
Chico
SERGIO AUGUSTO
19/03/2012, 13:26
Caro Felippe
Você tem um pirômetro nesse seu Bandeirante anabolizado? Sem querer ser um corta-onda, se você não mede o EGT talvez fosse uma boa idéia. Digo isso porque eu torço pra nada de ruim acontecer nessa sua monstruosidade mecânica (inclusive porque eu tô remando nessa onda), e o pirômetro é uma salvação da pátria caso (noc-noc) alguma coisa aconteça com essa sua turbina de hidroelétrica. No caso da K16 acho que ela tinha menos chance de dar pau, mas essa 70/36... nunca se sabe. Enfim, eu imagino que você tenha o EGT+termopar, mas se não tiver pense nisso. Não é um instrumento caro, nem difícil de instalar e pode te salvar de um prejuízo épico. Sem falar que você não fica encostado longe de casa com o motor em pedaços; melhor voltar pra casa aspirado que rebocado.
; ˆ)
Abraço do amigo (e aluno);
Chico
Louvável sua preocupação, sem dúvida. Porém, devemos mais RELACIONAR o "AUMMENTO DA TEMPERATURA DOS GASES DE ESCAPE" OU "SUPERAQUECIMENTO", À MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, DO QUE AO TAMANHO DA TURBINA. Em síntése, temos neste caso espécifico da BAND do Felipe, um turbo(mais especificamente COMPRESSOR ou CARCAÇA FRIA) capaz de "produzir" fluxo/vazão" de ar suficientemente necessários, para alimentar uma potencia de 230 a 250 cv num motor diesel de 4.0L, a uma rotação pre determinada POSSÍVEL. E que PARA ISSO, ele terá que colocar os PEQUENOS INJETORES(que ele já tem as especificações guardadas a sete chaves,hehehehehe..., bricadeira, que quiser saber, depois podemos informar), capazes de fornecer(alimentar) esta mistura, na proporção(teórica evidentemente, mas não longe da realidade)ESTEQUIOMÉTRICA IDEAL(16,5 a 17:1), um pouco acima(pobre,21:1)), para que seja promovida toda a queima do diesel, contudo, sem proporcionar excesso de O2, em quantidades capazes de superaquecer o motor(maior quantidade de O2, maior poder calorífero da chama produzida na combustão). Junte -se a isso uma TURBINA(CARCAÇA QUENTE) pequena o suficiente, DENTRO DE UMA CONFIGURAÇÃO POSSIVEL, em função do motor, potencia pretendida, etc, para ser capaz de OTIMIZAR A ACELERAÇÃO A NÍVEIS SATISFATÓRIOS, TRAZENDO OU FAZENDO COM QUE O TORQUE MÁXIMO, FIQUE NA FAIXA DE RPM O MAIS BAIXO POSSÍVEL. E juntado a tudo isso, um bom sistema de WASTEGATE(interna ou externa), para controlar a pressão de pico, consequentemente preservando o funcionamento do motor.
Por isso posso lhe afirmar, que, dependendo em que motor/configuaração seja usada, um K16, poderá provocar tanto ou mais aquecimento que a "USINA" do Felippe.
Abraço
Sérgio.
weltonpatrick
19/03/2012, 14:10
Só por curiosidade, qual a embreagem e plato que você está usando na Band?
Fe_jipeiro
19/03/2012, 14:30
Serjão,
Show de bola a explicação !!!
Welton,
Minha embreagem é original, porém com disco preparado e modificado.... Já patinava com a k16, agora está patinando mais ainda ...na proxima terei q aumentar o numero de molas...
Abs...
weltonpatrick
19/03/2012, 14:34
Beleza! Sucesso com a Band aí! E vai colocando os resultados pra gente se animar, hehehehe
abraço
Welton Patrick
Francisco Bicalho
19/03/2012, 16:26
Louvável sua preocupação, sem dúvida. Porém, devemos mais RELACIONAR o "AUMMENTO DA TEMPERATURA DOS GASES DE ESCAPE" OU "SUPERAQUECIMENTO", À MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, DO QUE AO TAMANHO DA TURBINA. Em síntése, temos neste caso espécifico da BAND do Felipe, um turbo(mais especificamente COMPRESSOR ou CARCAÇA FRIA) capaz de "produzir" fluxo/vazão" de ar suficientemente necessários, para alimentar uma potencia de 230 a 250 cv num motor diesel de 4.0L, a uma rotação pre determinada POSSÍVEL. E que PARA ISSO, ele terá que colocar os PEQUENOS INJETORES(que ele já tem as especificações guardadas a sete chaves,hehehehehe..., bricadeira, que quiser saber, depois podemos informar), capazes de fornecer(alimentar) esta mistura, na proporção(teórica evidentemente, mas não longe da realidade)ESTEQUIOMÉTRICA IDEAL(16,5 a 17:1), um pouco acima(pobre,21:1)), para que seja promovida toda a queima do diesel, contudo, sem proporcionar excesso de O2, em quantidades capazes de superaquecer o motor(maior quantidade de O2, maior poder calorífero da chama produzida na combustão). Junte -se a isso uma TURBINA(CARCAÇA QUENTE) pequena o suficiente, DENTRO DE UMA CONFIGURAÇÃO POSSIVEL, em função do motor, potencia pretendida, etc, para ser capaz de OTIMIZAR A ACELERAÇÃO A NÍVEIS SATISFATÓRIOS, TRAZENDO OU FAZENDO COM QUE O TORQUE MÁXIMO, FIQUE NA FAIXA DE RPM O MAIS BAIXO POSSÍVEL. E juntado a tudo isso, um bom sistema de WASTEGATE(interna ou externa), para controlar a pressão de pico, consequentemente preservando o funcionamento do motor.
Por isso posso lhe afirmar, que, dependendo em que motor/configuaração seja usada, um K16, poderá provocar tanto ou mais aquecimento que a "USINA" do Felippe.
Abraço
Sérgio.
Sergio, não estou alegando que em condições normais de uso a K16 mande mais ou menos calor que a Master Power .70/.36 que o Felippe preparou. O que eu acho é que a K16 é uma turbina que oferece menos chance de explodir e destruir o motor do Felippe por ser uma turbina (o Felippe vai concordar comigo) que tem uma qualidade mecânica e de materiais de primeira categoria. A Master Power é uma excelente turbina, mas não se compara em qualidade com a BorgWarner.
E turbinas explodem, Sergio, e quando isso acontece causam um dano tremendo no motor podendo destruir um 364 em poucos segundos.
O Pirômetro funciona quando a turbina entra em pane total (lembra na F1 nos anos '80 quando explodia uma turbina e saía uma fumaça imensa do escapamento do carro? Era o motor inteiro indo pro saco, não só a turbina) jogando detritos no motor e temperaturas altíssimas que acabam com o motor em segundos. O pirômetro tem um sensor termopar que fica preso a descarga logo na saída da caixa quente e ele acusa mudanças de temperatura muito rápidamente, muito antes da temperatura da água subir. Quando a turbina vai para o espaço, a temperatura dos gases de exaustão dispara na hora e o pirômetro acusa essa mudança instantaneamente, no ponteiro ou digitalmente, e toca um sinal de aviso pelo instrumento. Se isso acontece você desliga o motor imediatamente e retira a tubulação da caixa fria da turbina para o coletor de admissão, desativando a turbina, e o carro passa a ser 'aspirado'. Dessa forma você volta pra casa pê-da-vida dirigindo porque perdeu a turbina, mas, pensando bem, aliviado porque o motor está inteiro.
Abraço;
Chico
SERGIO AUGUSTO
19/03/2012, 17:37
Sergio, não estou alegando que em condições normais de uso a K16 mande mais ou menos calor que a Master Power .70/.36 que o Felippe preparou. O que eu acho é que a K16 é uma turbina que oferece menos chance de explodir e destruir o motor do Felippe por ser uma turbina (o Felippe vai concordar comigo) que tem uma qualidade mecânica e de materiais de primeira categoria. A Master Power é uma excelente turbina, mas não se compara em qualidade com a BorgWarner.
E turbinas explodem, Sergio, e quando isso acontece causam um dano tremendo no motor podendo destruir um 364 em poucos segundos.
O Pirômetro funciona quando a turbina entra em pane total (lembra na F1 nos anos '80 quando explodia uma turbina e saía uma fumaça imensa do escapamento do carro? Era o motor inteiro indo pro saco, não só a turbina) jogando detritos no motor e temperaturas altíssimas que acabam com o motor em segundos. O pirômetro tem um sensor termopar que fica preso a descarga logo na saída da caixa quente e ele acusa mudanças de temperatura muito rápidamente, muito antes da temperatura da água subir. Quando a turbina vai para o espaço, a temperatura dos gases de exaustão dispara na hora e o pirômetro acusa essa mudança instantaneamente, no ponteiro ou digitalmente, e toca um sinal de aviso pelo instrumento. Se isso acontece você desliga o motor imediatamente e retira a tubulação da caixa fria da turbina para o coletor de admissão, desativando a turbina, e o carro passa a ser 'aspirado'. Dessa forma você volta pra casa pê-da-vida dirigindo porque perdeu a turbina, mas, pensando bem, aliviado porque o motor está inteiro.
Abraço;
Chico
Fala Chico:
Louváveis suas colocações, bastante oportunas, mas vamos organizar as idéias:
1- Nenhuma turbina "manda" mais ou menos calor para o motor, AO CONTRÁRIO, RECEBE MAIS OU MENOS CALOR, em função da quantidade de ar que ela "pressurizou" para dentro do motor, e que quantidade de combustível foi "misturado" a esta massa de ar(estequiometria). Porque a intensidade do calor(temperatura), é originado na explosão, proveniente da queima da mistura ar/combustível. Esta "temperatura" pode ser maior ou menor, em função(como falei antes), da propporção ESTEQUIOMÉTRICA da mesma. Se for pobre, vai aquecer e arrenbentar o motor, e em seguida a turbina, e por consequencia, agravará ainda mais as avarias no motor, pois "lançará" partículas sólidas" para o inetrior do mesmo, via admissão. Não que não possa acontecer num diesel, mas mistura pobre, é bem mais comum EM MOTORES OTTO, pois se altera facilmente a estequiometria, "externamente", diferentemente do motor diesel, pois não é possivel, com o motor em funcionamento, alterar o debito da bomba, o que quando se faz, é para provocar o ENRIQUECIMENTO da mistura(abrir a bomba pra mandar mais óleo). Turbinas explodem sim, se tiverem sem manutenção, ou forem exigidas( manutenção mal feita, já é exigir da bicha) ao extremo, como nos carros de corrida(com motores a gasolina, abviamente), pois não é comum, explodirem.
2- Lógico e evidente, que BW, HOLSET, GARRETT, TURBONETICS, são melhores que a MP, BIAGGIO, etc, mas além do custo benefício, comparando BW com MP por exemplo, não é fácil(quase impossivel), de se encontrar peças(rotores, caracóis, conjuntos rotativos, etc), avulsos, destas "GRIFES", para montar um turbocompressor, com as características desejáveis, a não ser um projeto em conjunto com uma montadora de veículos. Mas pode crer, que as MP, e até as BIAGGIO, já estão bem melhores quea 10 anos atrás, inclusive, com ótimos "bancos de provas", nas competições de arrancadas, rallyes, FÓRMULA TRUCK(para os conjuntos a equipar motores diesel), entre outras competições.
3- Volto a reiterar que a sua colocação é de grande valia, e com certeza, sou extremanete favorável ao uso do pirõmetro, como também até de uma sonda lambda, pra termos em mãos, instantaneamente, as condições de mistura( os eletronicos diesel estão ai, fazendo uso destes equipamentos, senão o CAMMON RAIL não funciona legal,rs.
Abraço.
Sérgio.
Francisco Bicalho
19/03/2012, 18:31
Fala Chico:
Louváveis suas colocações, bastante oportunas, mas vamos organizar as idéias:
1- Nenhuma turbina "manda" mais ou menos calor para o motor, AO CONTRÁRIO, RECEBE MAIS OU MENOS CALOR, em função da quantidade de ar que ela "pressurizou" para dentro do motor, e que quantidade de combustível foi "misturado" a esta massa de ar(estequiometria). Porque a intensidade do calor(temperatura), é originado na explosão, proveniente da queima da mistura ar/combustível. Esta "temperatura" pode ser maior ou menor, em função(como falei antes), da propporção ESTEQUIOMÉTRICA da mesma. Se for pobre, vai aquecer e arrenbentar o motor, e em seguida a turbina, e por consequencia, agravará ainda mais as avarias no motor, pois "lançará" partículas sólidas" para o inetrior do mesmo, via admissão. Não que não possa acontecer num diesel, mas mistura pobre, é bem mais comum EM MOTORES OTTO, pois se altera facilmente a estequiometria, "externamente", diferentemente do motor diesel, pois não é possivel, com o motor em funcionamento, alterar o debito da bomba, o que quando se faz, é para provocar o ENRIQUECIMENTO da mistura(abrir a bomba pra mandar mais óleo). Turbinas explodem sim, se tiverem sem manutenção, ou forem exigidas( manutenção mal feita, já é exigir da bicha) ao extremo, como nos carros de corrida(com motores a gasolina, abviamente), pois não é comum, explodirem.
2- Lógico e evidente, que BW, HOLSET, GARRETT, TURBONETICS, são melhores que a MP, BIAGGIO, etc, mas além do custo benefício, comparando BW com MP por exemplo, não é fácil(quase impossivel), de se encontrar peças(rotores, caracóis, conjuntos rotativos, etc), avulsos, destas "GRIFES", para montar um turbocompressor, com as características desejáveis, a não ser um projeto em conjunto com uma montadora de veículos. Mas pode crer, que as MP, e até as BIAGGIO, já estão bem melhores quea 10 anos atrás, inclusive, com ótimos "bancos de provas", nas competições de arrancadas, rallyes, FÓRMULA TRUCK(para os conjuntos a equipar motores diesel), entre outras competições.
3- Volto a reiterar que a sua colocação é de grande valia, e com certeza, sou extremanete favorável ao uso do pirõmetro, como também até de uma sonda lambda, pra termos em mãos, instantaneamente, as condições de mistura( os eletronicos diesel estão ai, fazendo uso destes equipamentos, senão o CAMMON RAIL não funciona legal,rs.
Abraço.
Sérgio.
Sergio
Então vamos reorganizar essas suas ideias.
1- A turbina manda sim calor para dentro do motor a despeito da temperatura na hora da admissão. A caixa fria (no caso a .70 do Felippe) quando pressuriza o ar esquenta esse ar tremendamente. Ela recebe o ar frio vindo do filtro de ar e quando pressuriza o ar esse ar já parte da turbina numa temperatura alta. Por isso é que existe o intercooler, para abaixar a temperatura do ar. Você não está confundindo a caixa fria com a caixa quente? Quando você diz RECEBE MAIS OU MENOS CALOR você se refere a caixa quente que é a turbina de exaustão, mas a caixa fria sopra um ar quente (que é resfriado pelo intercooler antes do coletor de admissão). Se essa turbina explodir ela destroi o motor e o Pirômetro (que fica logo na saida da quente) serve para acusar a mudança brusca (aumento) da temperatura (vai de 300ºC para 1000ºC em segundos).
2 - A Borg Warner não é uma "GRIFE", e não é "quase impossível" encontrar peças para turbinas BorgWarner. A BorgWarner tem uma fábrica em Campinas a 37 anos, onde as K16 e várias outras turbinas são fabricadas (e de lá exportadas para fora do Brasil), o que não falta é peça de reposição para turbinas da Borg Warner.
Sérgio, eu apenas sugeri uma peça de equipamento que o Felippe já possui. Acho que esse assunto esgotou.
Abaço;
Chico
SERGIO AUGUSTO
19/03/2012, 19:01
Sergio
Então vamos reorganizar essas suas ideias.
1- A turbina manda sim calor para dentro do motor a despeito da temperatura na hora da admissão. A caixa fria (no caso a .70 do Felippe) quando pressuriza o ar esquenta esse ar tremendamente. Ela recebe o ar frio vindo do filtro de ar e quando pressuriza o ar esse ar já parte da turbina numa temperatura alta. Por isso é que existe o intercooler, para abaixar a temperatura do ar. Você não está confundindo a caixa fria com a caixa quente? Quando você diz RECEBE MAIS OU MENOS CALOR você se refere a caixa quente que é a turbina de exaustão, mas a caixa fria sopra um ar quente (que é resfriado pelo intercooler antes do coletor de admissão). Se essa turbina explodir ela destroi o motor e o Pirômetro (que fica logo na saida da quente) serve para acusar a mudança brusca (aumento) da temperatura (vai de 300ºC para 1000ºC em segundos).
2 - A Borg Warner não é uma "GRIFE", e não é "quase impossível" encontrar peças para turbinas BorgWarner. A BorgWarner tem uma fábrica em Campinas a 37 anos, onde as K16 e várias outras turbinas são fabricadas (e de lá exportadas para fora do Brasil), o que não falta é peça de reposição para turbinas da Borg Warner.
Sérgio, eu apenas sugeri uma peça de equipamento que o Felippe já possui. Acho que esse assunto esgotou.
Abaço;
Chico
Chico, vou explicar de novo:
O ar "aquecido" ao qual voce se refere, como sendo o CALOR que o compressor manda parab o interior do motor, que obviamente é resfriado pelo intercooler(que é de grande importancia no sistema), é muiiiito menor que o calor gerado na explosão, vamos combinar,rsrsrs... lhe afiirmo isso porque temos medições que aferem a temperatura do ar que sai da turbina(em motores SCANIA DSC 11 estacionários, em torno de 117 Graus celsius no máximo e tentamos utilizar coolers para baixar isso para 40 a 45 graus celsius na entrada do coletor). O TURBO COMPRESSOR(COMO O TODO), RECEBE MAIS OU MENOS CALOR ATRAVÉS DA CARCAÇA QUENTE, QUE É A TURBINA DO CONJUNTO(NÃO EXISTE TURBINA DE EXAUSTÃO E TURBINA DE ADMISSÃO!!!), DO OUTRO LADO DO CONJUNTO TURBOCOMPRESSOR ESTÁ A CARCAÇA FRIA QUE É O COMPRESSOR DO CONJUNTO. Fique tranquilo, que não confundi nada,rsrsrs...
Denominei a BORG como GRIFE(como a GARRETT, TURBONETICS, HOLSET), apenas para enfatizar o caso, e posso lhe afirmar, por experiencia própria, que a BORG, como a GARRETT por exemplo, pelo menos quando tentamos, NÂO VENDE NEHUMA PEÇA DE NENHUM MODELO DE TURBO, para voce "montar hibridando" conjuntos. deferentemente de voce chegar num centro de serviço, e pedir para REVISAR/RETIFICAR/REFORMAR um turbo/modelo específico da marca.
Mas volto a afirmar, que sua colocação, do uso do EGT, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE SIM.
Abração.
Sérgio.
Carlo Pecca
19/03/2012, 19:35
Meninos não briguem, víu´!!!
M-Beltrame
19/03/2012, 19:52
MEODEOS:shock::shock::shock::shock::shock::shock:: shock:
Quanta ingnurancia... Vai colocar no dinamômetro??? Coloca o gráfico aqui depois...
Show de bola.
T+
Vai ser a primeira Band da história a bater os 200 km/h :twisted:. ( na subida ).
estyvybeykr
19/03/2012, 20:42
Será que os flutuantes guentão?
Francisco Bicalho
19/03/2012, 21:22
Chico, vou explicar de novo:
O ar "aquecido" ao qual voce se refere, como sendo o CALOR que o compressor manda parab o interior do motor, que obviamente é resfriado pelo intercooler(que é de grande importancia no sistema), é muiiiito menor que o calor gerado na explosão, vamos combinar,rsrsrs... lhe afiirmo isso porque temos medições que aferem a temperatura do ar que sai da turbina(em motores SCANIA DSC 11 estacionários, em torno de 117 Graus celsius no máximo e tentamos utilizar coolers para baixar isso para 40 a 45 graus celsius na entrada do coletor). O TURBO COMPRESSOR(COMO O TODO), RECEBE MAIS OU MENOS CALOR ATRAVÉS DA CARCAÇA QUENTE, QUE É A TURBINA DO CONJUNTO(NÃO EXISTE TURBINA DE EXAUSTÃO E TURBINA DE ADMISSÃO!!!), DO OUTRO LADO DO CONJUNTO TURBOCOMPRESSOR ESTÁ A CARCAÇA FRIA QUE É O COMPRESSOR DO CONJUNTO. Fique tranquilo, que não confundi nada,rsrsrs...
Denominei a BORG como GRIFE(como a GARRETT, TURBONETICS, HOLSET), apenas para enfatizar o caso, e posso lhe afirmar, por experiencia própria, que a BORG, como a GARRETT por exemplo, pelo menos quando tentamos, NÂO VENDE NEHUMA PEÇA DE NENHUM MODELO DE TURBO, para voce "montar hibridando" conjuntos. deferentemente de voce chegar num centro de serviço, e pedir para REVISAR/RETIFICAR/REFORMAR um turbo/modelo específico da marca.
Mas volto a afirmar, que sua colocação, do uso do EGT, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE SIM.
Abração.
Sérgio.
Beleza Sérgio.
Abraço;
Chico
Fe_jipeiro
20/03/2012, 07:54
M-Beltrame,
Pretendo sim, colocar no Dyno ... Não agora, mais pra frente qdo ajeitar tudo certinho...
Dimasi,
Não sei se vai chega a 200km/h, pq esse tb não é o objetivo, mas sim ter um motor confiavel, principalmente para pegar estrada e rodar qq tipo de terreno, em qq situação nesse mundão afora... A config q estou, permite andar a 100 km/h a 2000 rpm e cerca de 120 a 130 km/h por volta dos 2200 rpm.... já viajei nessa média entre 120 a 140, consegui com a outra turbina, fazer 10,7 km/l .. isso pegando altos trechos de serra ai no RJ, qdo fiz daki de SP até o espírito santo, pela Rio-Santos e depois Região dos lagos... era só seta da esquerda ligada na serra e uma puta chuva.. eheheheh
Estevão,
Acho que aguentão sim ... na realidade meu pé será o controle ... ehhehehe ... acho q o pior ponto é a embreagem.. na realidade, pior e ao msmo tempo melhor, pois ela funciona como uma espécie de fusível qdo exijo tudo do motorzinho..
Abs a todos...
sergioband83
20/03/2012, 10:34
Felippe,
E qto a caixa de redução, teve que fazer algum reforço ?
Julio Militão
20/03/2012, 12:07
M-Beltrame,
Pretendo sim, colocar no Dyno ... Não agora, mais pra frente qdo ajeitar tudo certinho...
Dimasi,
Não sei se vai chega a 200km/h, pq esse tb não é o objetivo, mas sim ter um motor confiavel, principalmente para pegar estrada e rodar qq tipo de terreno, em qq situação nesse mundão afora... A config q estou, permite andar a 100 km/h a 2000 rpm e cerca de 120 a 130 km/h por volta dos 2200 rpm.... já viajei nessa média entre 120 a 140, consegui com a outra turbina, fazer 10,7 km/l .. isso pegando altos trechos de serra ai no RJ, qdo fiz daki de SP até o espírito santo, pela Rio-Santos e depois Região dos lagos... era só seta da esquerda ligada na serra e uma puta chuva.. eheheheh
Estevão,
Acho que aguentão sim ... na realidade meu pé será o controle ... ehhehehe ... acho q o pior ponto é a embreagem.. na realidade, pior e ao msmo tempo melhor, pois ela funciona como uma espécie de fusível qdo exijo tudo do motorzinho..
Abs a todos...
Companheiros,
Minha humilde contribuição para o debate:
Não sei se consegue chegar a 200Km/H, a rotação máxima do motor não vai ser suficiente para chegar a tanto! A questão da rotação/velocidade não depende da relação coroa/pinhão? No caso, com esta "Usina", a máquina iria ter um motor com alto torque em baixas rotações e, mantendo a relação coroa/pinhão original, o motor não iria ficar sobrando?
No caso da embreagem, não seria recomendado usar uma de cerâmica?
Na minha band curta, fiz a preparação do meu OM314, exatamente como descrito no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/4405-turbinando-motor-om314-por-dentro.html
colocando uma turbina .42/.63, alem de colocar um intercooler, aquele do caminhão 3/4 da VW! Minha Band antes tinha apenas a turbina .42/.63 e usava pneus 31" com cambio de 5 marchas e diferenciais com coroa/pinhão 4,1 (da pickup band). A máquina andava bem e a pressão da turbina chegava, no máximo, a 0,8Kg a velocidades de 100 km/H em 5a marcha, ideal, na minha opinião, para meu motor já velho e cansado de guerra. No upgrade que fiz coloquei todas as peças com medidas standard. Coloquei uma turbina nova com as mesmas dimensões e, para melhorar o look e desempenho off road, coloquei pneus 35" com SPOA. Como resultado, a máquina ficou com um desempenho surpreendente, porem, a pressão da turbina não chega a 0,3 Kg (a 100 Km/H) e, se eu acelerar mais ela aumenta progressivamente ao aumento de pressão e, ainda não tive coragem, acredito chegue a velocidades perigosas. Estou pensando em trocar o caracol .63 por um .48, ou .51, pois, para trilhas teria mais torque em baixas rotações e uma velocidade de cruzeiro com a turbina trabalhando mais amenamente. O que acham os companheiros experts nas turbinas?
Um abraço a todos.
Fe_jipeiro
20/03/2012, 15:10
Felippe,
E qto a caixa de redução, teve que fazer algum reforço ?
Sergio,
Não mexi em nada.. tudo original .. só minha relação no dif. que é 12x35 ...
Abs..
Fe_jipeiro
20/03/2012, 15:17
Companheiros,
Minha humilde contribuição para o debate:
Não sei se consegue chegar a 200Km/H, a rotação máxima do motor não vai ser suficiente para chegar a tanto! A questão da rotação/velocidade não depende da relação coroa/pinhão? No caso, com esta "Usina", a máquina iria ter um motor com alto torque em baixas rotações e, mantendo a relação coroa/pinhão original, o motor não iria ficar sobrando?
No caso da embreagem, não seria recomendado usar uma de cerâmica?
Na minha band curta, fiz a preparação do meu OM314, exatamente como descrito no tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/4405-turbinando-motor-om314-por-dentro.html
colocando uma turbina .42/.63, alem de colocar um intercooler, aquele do caminhão 3/4 da VW! Minha Band antes tinha apenas a turbina .42/.63 e usava pneus 31" com cambio de 5 marchas e diferenciais com coroa/pinhão 4,1 (da pickup band). A máquina andava bem e a pressão da turbina chegava, no máximo, a 0,8Kg a velocidades de 100 km/H em 5a marcha, ideal, na minha opinião, para meu motor já velho e cansado de guerra. No upgrade que fiz coloquei todas as peças com medidas standard. Coloquei uma turbina nova com as mesmas dimensões e, para melhorar o look e desempenho off road, coloquei pneus 35" com SPOA. Como resultado, a máquina ficou com um desempenho surpreendente, porem, a pressão da turbina não chega a 0,3 Kg (a 100 Km/H) e, se eu acelerar mais ela aumenta progressivamente ao aumento de pressão e, ainda não tive coragem, acredito chegue a velocidades perigosas. Estou pensando em trocar o caracol .63 por um .48, ou .51, pois, para trilhas teria mais torque em baixas rotações e uma velocidade de cruzeiro com a turbina trabalhando mais amenamente. O que acham os companheiros experts nas turbinas?
Um abraço a todos.
Julio,
Isso .. a velo final tem a ver com relacao de cambio e diferencial... mas o Dimasi escreveu brincando, pois 200km/h numa band, acho q ninguem é loko .. rsrsrs... já dei 167km/h no GPS/Totem ... e um vento lateral me fez tomar um belo susto, pois minha viatura é alta.. eheheheh
Embreagem de cerâmica, nao acho uma boa opção, pq é 0 ou 1, ou cola ou nao cola e no barro, isso nao eh uma boa ideia ... prefiro ir preparando disco e molas... será mais garantido.... sem contar q deve vibrar muito pra dirigir no asfalto...
Com relação a sua turbina, coloca uma caixa quente.48 nela ... vai ficar show... a .51 nao vai dar quase diferença...
Abs..
sergioband83
20/03/2012, 18:03
Felippe,
Perguntei sobre a caixa, porque acho que é o ponto fraco das Bands estradeiras. Em minhas viagens, sempre rodava 1000km/dia a media de 120km/h, antes de cada viagem procurava revisar essa caixa, a uns 3 anos meu meca colocou uns rolamentos especiais e uma melhor lubrificação, com isso sinto que ficou muito mais resistente.
É só um lembrete de um aprendiz.
Fe_jipeiro
20/03/2012, 18:09
Felippe,
Perguntei sobre a caixa, porque acho que é o ponto fraco das Bands estradeiras. Em minhas viagens, sempre rodava 1000km/dia a media de 120km/h, antes de cada viagem procurava revisar essa caixa, a uns 3 anos meu meca colocou uns rolamentos especiais e uma melhor lubrificação, com isso sinto que ficou muito mais resistente.
É só um lembrete de um aprendiz.
Concordo contigo Sergio,
Porém, com a relação alongada, vc não trabalha com o giro do cambio alto, msm em alta velocidade comparada com a relação original, ou seja, é como estivesse andando na cidade.. rsrsrs...
De qq forma, sempre reviso e coloco peças de primeira qdo abro a caixa, acho q o segredo da durabilidade, está ai ... esse ponto é importante, aliado com a maneira de dirigir e tocar o carro, sem trancos, reduções buscas, etc etc etc ...
Abs..
Felippe
elmestizo
20/03/2012, 18:57
Lembrando, que a caixa de 4 marchas, é infinitamente mais resistente que a de 5 marchas... e a redução, que mais sofre, é a mesma merd@
Sergio, conta mais sobre esses rolamentos especiais e a lubrificação. Vou dar uma revisada na caixa antes de partir para os lençois em Set.
200 km/h numa Band, acho que nem o Felippe é louco p botar huahuahua ! Numa viatura tão forte a durabilidade depende mesmo do pé direito. Se bem que de vez em quando a tentação é forte...
Abs
sergioband83
20/03/2012, 21:34
Dimasi,
não sou um técnico como o Felippe, mas posso tentar explicar, foi alterado a boca de abastecimento do óleo, cabendo agora o dobro da quantidade, assim os rolamentos são lubrificados 100% e não apenas por pescador, qto aos rolamentos me parecem ser de roletes. Já fiz varias viagens, como a do Ushuaia ( a mais longe) em 20 dias e não deu problema, outras Bands que viajam comigo, tb bem preparadas já não tiveram a mesma sorte. O problema é rodar muitas horas direto, por varios dias.
abs
Valeu Sérgio !
Meu problema é justamente esse, rodar várias horas por vários dias.
Abs
DieselPower
24/03/2012, 17:09
Rapaz, isso vai ficar um monstro!
Parabéns ao Felipe e ao Sérgio pelo projeto.
Apenas uma dúvida: Este caracol quente pequeno não irá gerar back-pressure?
Abraços!
Fe_jipeiro
24/03/2012, 17:17
Rapaz, isso vai ficar um monstro!
Parabéns ao Felipe e ao Sérgio pelo projeto.
Apenas uma dúvida: Este caracol quente pequeno não irá gerar back-pressure?
Abraços!
Ehehehe .. Valeu Diesel !!
Entao... a WG não deixará e até o momento, mesmo não acionando ela ainda, pois vou modificar o coletor para colocá-la, não gerou backpressure em alta... o carro está livre livre até final de rpm ... ainda não estou com os bicos injetores ... estou tentando achar, mas tá em falta no mercado...
Por enquanto, voltei os injetores originais para esse motor, estou conseguindo uma pressao de 0,8 kg máxima... com os outros injetores q eu estava de maior vazão, estava na máxima entre 1,1 e 1,2kg ... andando muito já, com um belo coice e assovio da turbina .. eheehhe ... quero ver com os novos e ai a pressao esperada.. realmente, ficará show ...
Hoje, instalei um reservatório de respiro do oleo na band ... assim nao fica caindo oleo no chao...
Abs..
Felippe
mecamaniaco
26/03/2012, 07:33
Meus nobres colegas, não querendo fugir do tópico, mas já que vocês tocaram no assunto da caixa..... Quando vocês fazem a revisão da caixa de vcs ela fica seca (sem pingar óleo) ou isso é algo q eu posso desistir de correr atrás?
Faço essa pergunta pois minha caixa está muito boa, porém sempre pinga algumas gotas de óleo assim que se chega em casa e como eu estou turbinando meu motor com o intúito de fazer algumas viagens longas, queria ter a garantia de que minha caixa aguentaria isso tudo..... Minha idéia é deixar meu motor com uns 150cv (turbo + intercooler + escape 2,5")
Sergioporto
26/03/2012, 08:54
Ehehehe .. Valeu Diesel !!
Entao... a WG não deixará e até o momento, mesmo não acionando ela ainda, pois vou modificar o coletor para colocá-la, não gerou backpressure em alta... o carro está livre livre até final de rpm ... ainda não estou com os bicos injetores ... estou tentando achar, mas tá em falta no mercado...
Por enquanto, voltei os injetores originais para esse motor, estou conseguindo uma pressao de 0,8 kg máxima... com os outros injetores q eu estava de maior vazão, estava na máxima entre 1,1 e 1,2kg ... andando muito já, com um belo coice e assovio da turbina .. eheehhe ... quero ver com os novos e ai a pressao esperada.. realmente, ficará show ...
Hoje, instalei um reservatório de respiro do oleo na band ... assim nao fica caindo oleo no chao...
Abs..
Felippe
Tudo bom Fe?
Onde conseguiu este depósito?marca?A minha vive pingando óleo no chao,melhorou depois que tirei a mangueira que vai do compressor ao cárter.Compressor tá empurrando ar para dentro!Nao era para acontecer pois depois de fazer vácuo total era para parar.desculpe o off.
Fe_jipeiro
26/03/2012, 11:05
Tudo bom Fe?
Onde conseguiu este depósito?marca?A minha vive pingando óleo no chao,melhorou depois que tirei a mangueira que vai do compressor ao cárter.Compressor tá empurrando ar para dentro!Nao era para acontecer pois depois de fazer vácuo total era para parar.desculpe o off.
Falae Dr. .. blza???
Então, pesquisando a fundo sobre este reservatório, este item é obrigatório nas competições em pistas e offroad de alta performance, para não ter "vazamentos" no circuito ...
Existem várias marcas e modelos, mas achei esse da foto bem legal e discreto.. tem vários tamanhos de 500ml a 2L ... esse q peguei, é de 500ml ... acho q já é suficiente... como rodo muito com a band, cerca de 1000km por semana, acho q a cada 2 semanas devo esvaziar ... comprei nesse site abaixo e devo comprar outro para colocar na SW4 tb ...
Na band, conectei o respiro na saida lateral e a saida de cima do reservatorio, vou conectar ao filtro de ar, mas nao entre a turbina e o filtro, vou conectar antes de filtrar o ar... creio q com esse sistema, nao vai ter perigo de sujar muito o filtro de ar de oleo... vou tirar fotos e posto aqui no forum ...
Esse modelo não tem, mas existem uns que tem um defletor interno no conector lateral do reservatorio, onde entra o ar do motor.....como esse q comprei nao tinha, eu msm peguei uma chapa de aluminio e fiz internamente, soh pro buraco de cima nao sulgar o oleo direto...
Fe_jipeiro
26/03/2012, 11:06
Opa....
esqueci o link...
_http://www.asllan.com.br/reservatorio-de-oleo-500ml-preto-cod-646.html
Meus nobres colegas, não querendo fugir do tópico, mas já que vocês tocaram no assunto da caixa..... Quando vocês fazem a revisão da caixa de vcs ela fica seca (sem pingar óleo) ou isso é algo q eu posso desistir de correr atrás?
Faço essa pergunta pois minha caixa está muito boa, porém sempre pinga algumas gotas de óleo assim que se chega em casa e como eu estou turbinando meu motor com o intúito de fazer algumas viagens longas, queria ter a garantia de que minha caixa aguentaria isso tudo..... Minha idéia é deixar meu motor com uns 150cv (turbo + intercooler + escape 2,5")
Meca,
A minha é da mesma safra da sua hehehe. Não sei se fui premiado, mas a minha não pinga praticamente nada. Só os retentores dos eixo que eu troquei pq começaram a melar as rodas. A caixa não vaza nada e já são dois anos com a Band too toc toc....
Abs
Francisco Bicalho
27/03/2012, 12:09
E aí, Felippe, já botou o carro pra rodar de verdade? Como está a ventoinha nova?
Bota notícia aí no Forum que a galera está curiosa. Bom, eu pelo menos estou.
Abraço;
Chico
Fe_jipeiro
27/03/2012, 15:24
E aí, Felippe, já botou o carro pra rodar de verdade? Como está a ventoinha nova?
Bota notícia aí no Forum que a galera está curiosa. Bom, eu pelo menos estou.
Abraço;
Chico
Fala Chicão !!!
Sim.. já estou rodando com ela sim.. eheheheh 920km rodados já com a nova turbina.. ahuahauahu ... Fico show de bola... isso q estou com os injetores originais(tirei os q estavam de maior vazão e coloquei os originais para testar e ver a performance, com objetivo de saber se devo ou não indicar para preparação mais standard)... o carro tá muito livre, muito torque em qq rotação e marcha...
Agora, estou ancioso para colocar os injetores novos, q ja estou correndo atras, porem está em falta. E tb, falta eu mexer no filtro de ar, aumentando a vazão, pois está restringindo, msm minha tubulação entre filtro e turbina sendo de 3"... vou modificar para 4", desde o filtro... caso, não melhore muito, vou ver a troca do suporte e filtro maiores... essa turbina puxa ar com uma ignorancia.. ahuahauhauhau
Com relação ao consumo, não posso te afirmar ainda, pois estou andando com o pé pesado para testar o conjunto, mas creio que não foge muito do consumo antigo, pelo contrario, acho q até melhorou...
Sobre o EGT, soh chegou aos 300º com pé em baixo e um dia muito quente aki em SP, que cruzei a marginal de ponta a ponta do contrário deve ficar entre 200 a 250º...
Abs...
Francisco Bicalho
27/03/2012, 16:42
Fala Chicão !!!
Sim.. já estou rodando com ela sim.. eheheheh 920km rodados já com a nova turbina.. ahuahauahu ... Fico show de bola... isso q estou com os injetores originais(tirei os q estavam de maior vazão e coloquei os originais para testar e ver a performance, com objetivo de saber se devo ou não indicar para preparação mais standard)... o carro tá muito livre, muito torque em qq rotação e marcha...
Agora, estou ancioso para colocar os injetores novos, q ja estou correndo atras, porem está em falta. E tb, falta eu mexer no filtro de ar, aumentando a vazão, pois está restringindo, msm minha tubulação entre filtro e turbina sendo de 3"... vou modificar para 4", desde o filtro... caso, não melhore muito, vou ver a troca do suporte e filtro maiores... essa turbina puxa ar com uma ignorancia.. ahuahauhauhau
Com relação ao consumo, não posso te afirmar ainda, pois estou andando com o pé pesado para testar o conjunto, mas creio que não foge muito do consumo antigo, pelo contrario, acho q até melhorou...
Sobre o EGT, soh chegou aos 300º com pé em baixo e um dia muito quente aki em SP, que cruzei a marginal de ponta a ponta do contrário deve ficar entre 200 a 250º...
Abs...
Sensacional Felippe
Fico surpreso em saber que a temperatura fica em 200º. O meu nunca baixa de 250º em hipótese nenhuma. Melhorou um pouco com a mudança na descarga mas nada assim dramático. Claro que com 3" de cano a parada refresca bastante. Essa turbina puxa o ar com tanta força que nem dá tempo de esquentar, quando vê já saiu pela descarga. Qual o ø da mangueira ligando o O2 a caixa fria? acho que no original é 2", será que aumentando essa boca e instalando o filtro da F250 (aí sim) seria uma opção interessante?
Abraço;
Chico
Fe_jipeiro
27/03/2012, 16:47
Chico,
Hoje, tenho uma redução de 4"(boca turbina) para 3" (filtro de ar) ... Quero deixar 4" para todo o circuito... e caso nao for suficiente, ai vou mexer no filtro de ar... o Serjão, até me passou alguns modelos, porem, preciso ir atras e ver se cabe no cofre do motor... mas acho q essa alteração para 4" já vai ser bem aceitável ...
Qdo botei a k-16, transformei o filtro de ar em 3" ...
Em uma das fotos q postei, dá pra ver a redução....
Francisco Bicalho
27/03/2012, 18:34
Felippe, não tenho a menor dúvida que quando você abrir o buraco do filtro de ar para 4" a coisa muda de figura. Você vai ter que reconstruir a caixa do filtro na verdade e não sei como vai ficar com o filtro original do Bandeirante porque a boca interna dele acho que é de 3" de qualquer forma tudo um jeito se dá. Você pode adaptar a estrutura interna para comportar o filtro original e pensar (de novo) no filtro da F-250, lembrando que existem algumas versões daquele filtro e que todos tem a boca interna em 4". Tenho certeza que na hora que você fizer essa pequena mudança a diferença será grande.
Outra coisa é estudar toda a linha de ar entre a caixa fria da turbina e o coletor de admissão para eliminar possíveis pontos de turbulência. No meu eu limei as bordas de dois tubos curvos em alumínio que tinham a parede da boca meio rombuda e arredondei as entradas e (foi psicosomático?) eu senti uma diferencinha. Agora vou fazer a mesma coisa com o coletor de admissão que tem uma boca de 4".
Ô carrinho divertido de brincar. Não acaba nunca!
Minto. Sábado passado, eu todo feliz da vida de manhã em Petrópolis, olhei o carro e achei meio torto. Fui fuçar em baixo e a mola mestra traseira esquerda estava em dois pedaços distintos, fraturada bem no meio. Lá fui eu pro moleiro passar minha manhã de sol e descanso, que porre! Adoro feixe de molas, até a hora que quebra uma lâmina.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
27/03/2012, 18:49
-"... estou com os injetores originais (tirei os q estavam de maior vazão e coloquei os originais para testar e ver a performance, com objetivo de saber se devo ou não indicar para preparação mais standard)
Agora, estou ancioso para colocar os injetores novos, q ja estou correndo atras, porem está em falta."
Felippe, se você quiser vender os bicos que você tirou (estão em bom estado?) caso você encontre os +60% eu compro eles de ti. Você sabe que eu pego a sua xepa feliz da vida. Eu sou aquele coyote que vai atrás do leão no Serengetti e quando ele deita de barriga cheia eu dou umas mordidas na carcaça. Pensei que, caso você queira se livrar desses bicos de maior vazão (+?) que acabou de tirar, eu posso ir piano com aquela Master Power 42/48 e esses bicos e depois decido o meu destino. Ainda acho que vou de K 16... essa história de 70/36 é areia demais pro meu caminhãozinho.
Abraço;
Chico
SERGIO AUGUSTO
27/03/2012, 21:01
Fala pessoal;
A respeito do filtro de ar, quanto maior/maiores e sem pontos de estrangulamento e perda de carga melhor, obvio que dentro das possibilidades de espaço no cofre. Mas vale lembrar, Felippe, que EXISTE RESTRIÇÃO, nesta NOVA SITUAÇÃO, nos ELEMENTOS FILTRANTES, que se não forem redimensionados, dentro das possibilidades é claro, de espaço, causam restrição por falta de área de filtragem adequada ao no fluxo/vazão. Por isso que lhe sugeri Felippe, em ver a possibildade de colocar o conjunto CARCAÇA DO FiLTRO DE AR(maior é claro), do lado de fora do cofre.Aqueles modelos que lhe sugeri são utilizados em motores com potencia igual à que projetamos pro seu motor.
Abraço
Sérgio
Fe_jipeiro
29/03/2012, 12:09
Fala pessoal;
A respeito do filtro de ar, quanto maior/maiores e sem pontos de estrangulamento e perda de carga melhor, obvio que dentro das possibilidades de espaço no cofre. Mas vale lembrar, Felippe, que EXISTE RESTRIÇÃO, nesta NOVA SITUAÇÃO, nos ELEMENTOS FILTRANTES, que se não forem redimensionados, dentro das possibilidades é claro, de espaço, causam restrição por falta de área de filtragem adequada ao no fluxo/vazão. Por isso que lhe sugeri Felippe, em ver a possibildade de colocar o conjunto CARCAÇA DO FiLTRO DE AR(maior é claro), do lado de fora do cofre.Aqueles modelos que lhe sugeri são utilizados em motores com potencia igual à que projetamos pro seu motor.
Abraço
Sérgio
:concordo: ... isso ae Serjão ... vou ver a melhor opção "cabivel" dentro do cofre do motor... ehehehe... esteticamente, quero deixar uma parencia limpa por fora ... Vamos ver como vai ficar o trem ... eeheheheh
Eu tava até pensando naqueles filtros esportivos, para andar na cidade e estrada pavimentada ... e na trilha / agua, deixaria o original, ai eu faria um eskema de engate rapido... massssss ... nao achei nenhum filtro desses de duplo fluxo para a .70 ...
Abssss
SERGIO AUGUSTO
29/03/2012, 12:42
:concordo: ... isso ae Serjão ... vou ver a melhor opção "cabivel" dentro do cofre do motor... ehehehe... esteticamente, quero deixar uma parencia limpa por fora ... Vamos ver como vai ficar o trem ... eeheheheh
Eu tava até pensando naqueles filtros esportivos, para andar na cidade e estrada pavimentada ... e na trilha / agua, deixaria o original, ai eu faria um eskema de engate rapido... massssss ... nao achei nenhum filtro desses de duplo fluxo para a .70 ...
Abssss
Fala Felippe:
Da uma olhada na ANCONA ( Ancona - High Performance - Para veculos de alto desempenho. (http://www.ancona.com.br/loja/Filtros-Intake-c-426.html) ) , eles são representantes da K&N(O FILTRO!), veja o modelo do Link SN-2590 - K&N Universal Air Filters, Custom Air Filter (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?Prod=SN-2590) , tem o OUT SIDE de 4",mesmo padrão(dimensões), do usado nas RAM 2500 CUMMINS 5.9, e estes modelos tem como acessorio, uma espécie de "CAPA" que e impermeável à água(interessante até), já vi uma dessas com o Maurício da REIKO, numa oportunidade que nos encontramos em Brasília.
Abraço
Sérgio
Simão Pedro _ Rural 72
29/03/2012, 21:19
Boa noite amigos,
primeiramente parabéns Fe_jipeiro pelo projeto e tbm ao Sérgio Augusto, grande amigo meu, que tbm fez um projeto pra minha F250 que ficou espetacular. Fe_jipeiro, sofri muito até acertar a minha F250, Li topo o tópico e passei por problemas parecido. Queria te dar uma dica, encomende os injetores fratelli, na Naut, não conheço nada igual é montar é o trem fica o bicho. Eu rodo com HX40, bicos fratelli 30% e coletor rasch. Ficou sem educação viu, rsss.
A questão do filtro de ar coloca um K&N, a minha tava do mesmo jeito da sua com uma redução na mangueira, só que essa .70 puxa muuuuuuiiito ar mesmo, com o K&N melhora muito, diminui até a fumaça tbm.
To faltando aumentar o diametro do escape, que continua com 2,5 e quero fazer o escape nesta proxima semana de 3,5 acredito que vou ter algum ganho tbm. Assim que fizer isso colocarei no dino .
Desculpe se fugi um pouco do assunto do fórum, é que estava tanto tempo sem logar que acabei empolgando.
abraços
Fe_jipeiro
29/03/2012, 21:49
Boa noite amigos,
primeiramente parabéns Fe_jipeiro pelo projeto e tbm ao Sérgio Augusto, grande amigo meu, que tbm fez um projeto pra minha F250 que ficou espetacular. Fe_jipeiro, sofri muito até acertar a minha F250, Li topo o tópico e passei por problemas parecido. Queria te dar uma dica, encomende os injetores fratelli, na Naut, não conheço nada igual é montar é o trem fica o bicho. Eu rodo com HX40, bicos fratelli 30% e coletor rasch. Ficou sem educação viu, rsss.
A questão do filtro de ar coloca um K&N, a minha tava do mesmo jeito da sua com uma redução na mangueira, só que essa .70 puxa muuuuuuiiito ar mesmo, com o K&N melhora muito, diminui até a fumaça tbm.
To faltando aumentar o diametro do escape, que continua com 2,5 e quero fazer o escape nesta proxima semana de 3,5 acredito que vou ter algum ganho tbm. Assim que fizer isso colocarei no dino .
Desculpe se fugi um pouco do assunto do fórum, é que estava tanto tempo sem logar que acabei empolgando.
abraços
Simão,
Queh isso !!! bem vindo seu comentario ... posta um video do motorzao ae ... to curioso... ehehehe
Serjão,
Será que esse seria melhor ainda de fluxo do que o que vc me indicou? RF-1008 - K&N Universal Air Filters, Universal Air Filter (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?Prod=RF-1008) ... o tamanho de "altura" que cabe na minha caixa atual é cerca de 340mm ... a ideia de furar a caixa e deixar 4", prendendo o k&N nela ... ando com a tampa aberta e qdo for pra trilha, fecho e ai o snorkel funciona normalmente ... com esse tamanho de caixa, será q tem algum outro melhor ainda que esses 2 q citamos ??? qual será q ficará melhor ???
Abssss
SERGIO AUGUSTO
29/03/2012, 23:03
Simão,
Queh isso !!! bem vindo seu comentario ... posta um video do motorzao ae ... to curioso... ehehehe
Serjão,
Será que esse seria melhor ainda de fluxo do que o que vc me indicou? RF-1008 - K&N Universal Air Filters, Universal Air Filter (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?Prod=RF-1008) ... o tamanho de "altura" que cabe na minha caixa atual é cerca de 340mm ... a ideia de furar a caixa e deixar 4", prendendo o k&N nela ... ando com a tampa aberta e qdo for pra trilha, fecho e ai o snorkel funciona normalmente ... com esse tamanho de caixa, será q tem algum outro melhor ainda que esses 2 q citamos ??? qual será q ficará melhor ???
Abssss
Fala Felipe:
Este K&N estaria de ÓTIMO TAMANHO. E você poderá usar o acessorio do link RC-5106DR - K&N Filter Wraps, Air Filter Wrap (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?Prod=RC-5106DR&cst=81515.1.000), para diminuir o risco de entrada de água/lama, sem se preocupar com a existencia ou não da caixa do filtro. Voce "cria"(fabrica) um duto-redução(isso de inox, fica show de bola) de 5"x4"(5" a saida do K&N e 4" a entrada do turbo. Na extremidade do duto, que será conectado ao K&N, junto com a abraçadeira voce pensa num jeito de colocar uma haste que servirá de suporte, a prendendo em algum ponto, em baixo, tipo o chassi.
Simão, quanto aos injetores FRATELLI especiais para motores LSD(tipo o OM 314, MWM X-10, MAXION S4T), já tem um tempo que venho solicitando ao pessoal da FRATELLI e NAUT, pois temos um monte de companheiros querendo, mas infelizmente não obtive ainda a resposta que tanto esperamos. Visto esta "impossibilidade", é que por exemplo no caso do nosso amigo Felippe, eu indiquei um INJETOR BOSCH, que "originalmente" equipa um motor maior e mais potente, que "EM TESE"(obviamente que chegamos a tais conclusões, efetivamente calculando o negócio), terá a vazão necessária para alimentar o torque/potencia que projetamos, na faixa de RPM adequada/estabelecida(que "em tese", é a original do motor). Mas estamos ansiosos, esperando uma resposta da FRATELLI, quanto a produção dos injetores para os LSD, que provavelmente será um DLLA145P310 ou DLLA137P608. Desde outubro de 2010, que venho tentando conseguir que a FRATELLi produza os injetores DLLA, mas os caras são ocupadíssimos e requisitadíssimos, no mundo inteiro, para equipar motores diesel de viaturas de competição no mundo inteiro. Mas quem sabe, com insistencia a gente chega lá,hehe.. Já conseguimos os SD301 pros VM(dakota- cherokee) e para os SPRINT e MAXION HSD.
Abraço.
Sérgio.
Fe_jipeiro
29/03/2012, 23:16
Qual tamanho estaria ótimo ? esse RF-1008 ou SN-2590 ?
Cara .. gostei dessa "capa/bolsa" para agua... será que eh 100% eficiente msm ??? tipo cobrindo de agua ate a altura dos vidros, ou seja, todo capo submerso ...
O K&N será encomendado amanhã msm ...
Abssssss
SERGIO AUGUSTO
29/03/2012, 23:58
Qual tamanho estaria ótimo ? esse RF-1008 ou SN-2590 ?
Cara .. gostei dessa "capa/bolsa" para agua... será que eh 100% eficiente msm ??? tipo cobrindo de agua ate a altura dos vidros, ou seja, todo capo submerso ...
O K&N será encomendado amanhã msm ...
Abssssss
Põe o RF-1008, com o AFW(capa)RC5106DR.
Quanto as capas, veja o link K&N Air Filter Wraps (http://www.knfilters.com/search/wrap.aspx) . As capas, protegem, mas tem "limites",rs. É uma boa alternativa.
Abraço.
Sérgio.
Fe_jipeiro
30/03/2012, 00:07
Põe o RF-1008, com o AFW(capa)RC5106DR. Quanto as capas, veja o link K&N Air Filter Wraps (http://www.knfilters.com/search/wrap.aspx) . As capas, protegem, mas tem "limites",rs. É uma boa alternativa. Abraço. Sérgio. Showwww Serjão ... Amanhã será encomendado ... Agora só falta os bicos.. eheheehh Abs...
Fe_jipeiro
02/05/2012, 16:53
Aew galera ...
o filtro chegou finalmente.. direto dos EUA ... agora vou modificar a caixa do filtro para ter saida de 4" ... após isso, só colocar os bicos... Esse filtro, é o modelo utilizado nos EUA para preparação dos cummins 5.9 e 6.7 das RAM acima de 600hp ... Com eles, a restrição da .70 é praticamente nula ...
próximo passo, os injetores novos.. .
Abs...
mecamaniaco
08/05/2012, 12:01
Felipe, como estava a instalação da antiga K16? Pergunto prq quero usar uma dessas na minha band e estou com dúvidas em relação a saída da carcaça fria q tem uma aba esquisita....
E por falar nisso, vc já vendeu sua ex turbina?
Fe_jipeiro
08/05/2012, 16:28
Felipe, como estava a instalação da antiga K16? Pergunto prq quero usar uma dessas na minha band e estou com dúvidas em relação a saída da carcaça fria q tem uma aba esquisita....
E por falar nisso, vc já vendeu sua ex turbina?
Meca,
A instalação estava normal ... não tem nenhuma "parte esquisita".. rsrsrs .. estou anexando algumas fotos da k16 ...
A k16 vai pra band do meu pai, não está a venda não !
Aproveito, para mostrar o "novo" filtro de ar em 4" já com o K&N instalado... Não reparem, pois ainda não está pintado, hj a noite, ele ficará pretinho .. eheheheh
Performance: Esse filtro é show .. o motor tá livre livre , sem restrição nenhuma !!! Valeu a pena cada centavo !!! em 4ª marcha a retomada ficou animal... de 60km/h até 120km/h ... isso q ainda nao está com os novos injetores...
346290346291346292346293346294346295
mecamaniaco
09/05/2012, 08:39
Valeu Felipe, eu achava que aquela "aba" na saída da turbina K16 atrapalhasse a conexão da mangueira..... Não vejo a hora de turbinar a minha!
Francisco Bicalho
09/05/2012, 17:27
oi Felippe
Explica aí pra gente essa caixa do filtro. O que é a mangueira transparente e pra onde ela vai? Aquele duto que sai em "L" na direção da lataria é para o Snorkel? Esse filtro K&N é lavável?
Abraço;
Chico
Felippe, vc conseguiu aproveitar a mesma caixa do filtro de ar ou teve que fazer alguma adaptação ou fabricar um "porta filtros" maior???
Fe_jipeiro
09/05/2012, 23:07
oi Felippe
Explica aí pra gente essa caixa do filtro. O que é a mangueira transparente e pra onde ela vai? Aquele duto que sai em "L" na direção da lataria é para o Snorkel? Esse filtro K&N é lavável?
Abraço;
Chico
Falae Chicão .. blza????
Exato ... a caixa de filtro é a original da band, porem aumentei o diametro da saida dela para 4", que vai direto ate a turbina, nessa mesma polegada... O "L" é sim para o snorkel, porém ainda está de 2,5", será aumentado para 3" quando colocar o snorkel, muito provavel que seja na semana que vem, rsrs ... O filtro K&N é lavavel sim, show de bola e vale cada centavo, o motor fica muito mais solto nessa dimensao q deixei...
A mangueira transparente, é ligada no reservatório de oleo que coloquei, igual usam nas preparacoes de competicao em pisca e rallye, é item obrigatorio nas pistas para motores de alta performance, pois estes jogam um excesso maior no respiro da tampa de valvulas... na realidade, coloquei, para evitar de sujar o chão e nao ficar mais para o meio ambiente o vapor da tampa de valvulas.. Na sua band e nos motores turbinados de fabrica, o respiro é ligado entre o filtro e a turbina, igual está na minha, porem sem o reservatorio, ou seja, acaba indo um pouco de oleo para a turbina ... Como no meu caso a turbina é um pouco cavala, fiquei preocupado em deixar direto e sulgar muito oleo... esse reservatorio tem um defletor, q nao deixar acontecer isso...
Felippe, vc conseguiu aproveitar a mesma caixa do filtro de ar ou teve que fazer alguma adaptação ou fabricar um "porta filtros" maior???
Falae Rafael, blza?
Como disse acima, consegui sim utilizar a mesma caixa de filtro... no dia-a-dia, andarei com ela aberta como está na foto .. no off-road ou em estrada com muito pó, fecharei e deixarei o snorkel cuidar da entrada, por isso q aumentarei a saida e o snorkel para 3" ... ainda estou pensando na possibilidade, de deixar o snorkel em 3,5" ...
Segue, uma foto atual, do sistema completamente montado, após pintura feita ontem a noite.. rsrsrs.. Não reparem q o cofre do motor está sujo, muito pó de lixamento do pintura... ainda nao lavei, após os retoques da reforma... Na foto, parece q o diametro do tubo é pequeno... eheheh.. mas pessoalmente, eh grande.. eheheheh .. sao 4", aproximadamente 10,1 cm de diametro ..
Agora é partir para os novos injetores... ehehehe.. ai sim o projeto vai ficar completo e animal.. ehehehe
Felippe,
Onde se encontra esse reservatório ? Na minha ficou com a mangueira para a atmosfera mesmo, solução que não me agrada. A única coisa que vi foi um filtro para botar no suspiro e evitar cagar tudo de óleo.
Abs
mecamaniaco
10/05/2012, 13:36
Felippe,
Onde se encontra esse reservatório ? Na minha ficou com a mangueira para a atmosfera mesmo, solução que não me agrada. A única coisa que vi foi um filtro para botar no suspiro e evitar cagar tudo de óleo.
Abs
Dimasi, esses mini filtros q coloca diretamente no respiro da tampa de válvulas não é uma boa ideia!!! Eles sujam facilmente com o próprio vapor de óleo e acabam entupindo ao grudar poeira, ai vc terá pressão excessiva e poderá estragar os retentores de valvula etc etc...
O ideal é colocar um reservatório de óleo desses usados em carro turbo adaptado, é facilmente encontrado, tem em qualquer loja de preparação de autos e no Mecado Livre tbm Reservatorio De Oleo - Acessórios para Veículos - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/reservatorio-de-oleo) vc pode escolher entre fazer a tal ligação q o nosso colega Felipe fez ou deixar o mini filtro, q neste caso poderá ser usado sem medo!
DieselPower
31/08/2012, 21:37
Como vai está Band F1? Faz tempo que não temos novidades...
A Waste Gate já foi instalada?
Fe_jipeiro
31/08/2012, 21:50
Como vai está Band F1? Faz tempo que não temos novidades...
A Waste Gate já foi instalada?
Falae Diesel .. blza??
Então, o projeto foi finalizado, com a instalação dos bicos ... mas acabei deixando somente com 1kg de pressão a .70 para não fumaçar muito ... e na realidade, já está mais q suficiente... rsrsrs ...
Qdo precisar de mais pressão, vou abrir mais a BI e ai sim, precisarei da WG ... Pois com 1kg não é preciso ...
Abssss
DieselPower
01/09/2012, 17:34
Felippe,
Onde você comprou a turbina?
Simplesmente pediu a configuração fornecida pelo Sérgio Augusto e eles já enviaram montada, ou teve que comprar as partes separadamente?
Desculpe a indiscrição, mas quanto custou?
junior888
01/09/2012, 18:18
Faz um videozinho dela roncando só pra nós curti um poquinho :pipoca:
Fe_jipeiro
01/09/2012, 20:38
Diesel,
Na realidade, a turbina foi montada na Goiania Turbos, baseado nas especificacoes, porem mandei a caixa quente daqui de SP. O custo foi em torno de 800,00 com frete e caixa quente....
Junior,
Blza? Seguinte, estou numa viagem internacional, assim que tiver perto da band, farei o video ... eheheh ... mas agora tá comportada, pois coloquei o abafador para passar na controlar... rsrsrsr
Abs...
junior888
28/09/2012, 14:01
E a band, como que ta?? :pipoca:
Fe_jipeiro
28/09/2012, 14:48
kkkkkk a Band tá bem ... Amanhã ela vai pra Controlar ...
Tive q remarcar pq trabalhei no dia q havia marcado ... Vi o seu post sobre os injetores ... como vc nao quer mudança na caixa quente, coloca os bicos do MB turbinado ... DLLA 142 S 1266 ... Seja feliz !!! eheheheh
Toma cuidado, pois os bicos de maior vazão que comprei da Bosch, veio com problema (mijando), ai coloquei da Delphi ... estou esperando a resposta da BOSCH ... Se estiver mijando, não fica legal e estraga os pistoes...
Absss
Glauco mendes
28/09/2012, 22:13
Felipe vc instalou LDA na band? se sim quanto ficou o serviço na BI? abs....
Fe_jipeiro
28/09/2012, 22:28
Glauco,
Atualmente, está sem LDA ... Em geral, o serviço fica em torno de R$ 700,00 a 1000,00 só do LDA, fora a revisão da BI.
Abss
junior888
29/09/2012, 00:38
kkkkkk a Band tá bem ... Amanhã ela vai pra Controlar ...
Tive q remarcar pq trabalhei no dia q havia marcado ... Vi o seu post sobre os injetores ... como vc nao quer mudança na caixa quente, coloca os bicos do MB turbinado ... DLLA 142 S 1266 ... Seja feliz !!! eheheheh
Toma cuidado, pois os bicos de maior vazão que comprei da Bosch, veio com problema (mijando), ai coloquei da Delphi ... estou esperando a resposta da BOSCH ... Se estiver mijando, não fica legal e estraga os pistoes...
Absss
É, vou ver se esse mês consigo intercoolar a band e já trocar os bicos, a caixa quente vou trocar sim, mas quero ver como fica a band com os injetores novos e com intercooler...
vc acha que eu gasto quanto de mao de obra para trocar os injetores?? e como posso saber se eles estao com problema?
Fe_jipeiro
29/09/2012, 17:09
A M.O., vc deve gastar uns 100,00 a 150,00 para trocar e regular tudo... cada bico mais uns 60 reais cada...
O cara q montar, no momento da calibragem, ele poderá ver se está mijando ou não... tem que sair o diesel num jato bemmmm pulverizado (funcao correta do injetor), se estiver espirrando está com probelma.
Obs: Uma dica.. a pressão que vai original nesse bico, é de 210bar ... fala para ele deixar com 230bar ... pulveriza/queima melhor ...
Abss
junior888
29/09/2012, 20:11
Certo Felippe, valeu pelas dicas... vou ver se agora em outubro consigo fazer tudo na band, to loco pra ve como ela irá ficar...
SERGIO AUGUSTO
24/05/2013, 21:38
Fala Felippe!!
Como está a máquina?? E a turbina, está "redondinha", sem vazamentos??
Abraço.
Sérgio.
Fe_jipeiro
24/05/2013, 21:48
Falaaaa Serjao...
Ta mais redonda q uma skol....ehehehe
sem vazamentos e com assovio lindo !!!
E com vc tudo tranquilo?
Abss
SERGIO AUGUSTO
24/05/2013, 23:13
Falaaaa Serjao...
Ta mais redonda q uma skol....ehehehe
sem vazamentos e com assovio lindo !!!
E com vc tudo tranquilo?
Abss
Tudo bem, graças a Deus.
Fico feliz, em saber que a Band tá 10!
Abraço.
SERGIO AUGUSTO
26/05/2013, 13:42
Fala Felippe!!
Como está a máquina?? E a turbina, está "redondinha", sem vazamentos??
Abraço.
Sérgio.
Fala Felipão;
Veja, bati o martelo hoje(com a patroa, em primeiro lugar,rsrs..), que a próxima aquisição "automobilística, será uma BAND! Como estou restaurando/reformando o Fiat 180, pra trabalhar nas obras de barragens, e em seguida compraremos um utilitário(a minha idéia estava entre um BAND e uma RAM, esteticamente, extremos), ai ponderei as coisas, mostrei o vídeo da sua BAND, ai a patroa "autorizou" uma BAND! kk.. Como preciso de compartimento de carga, e um veículo capaz de dar assistencia/suporte ao caminhão, talvez optaremos por uma BAND CD. Mas o fato é que será BAND.
Fe_jipeiro
27/05/2013, 13:12
Fala Felipão;
Veja, bati o martelo hoje(com a patroa, em primeiro lugar,rsrs..), que a próxima aquisição "automobilística, será uma BAND! Como estou restaurando/reformando o Fiat 180, pra trabalhar nas obras de barragens, e em seguida compraremos um utilitário(a minha idéia estava entre um BAND e uma RAM, esteticamente, extremos), ai ponderei as coisas, mostrei o vídeo da sua BAND, ai a patroa "autorizou" uma BAND! kk.. Como preciso de compartimento de carga, e um veículo capaz de dar assistencia/suporte ao caminhão, talvez optaremos por uma BAND CD. Mas o fato é que será BAND.
Aewww Serjão !!!
Ótima escolha !!! ehehehhe ... aliás eu ia te perguntar isso .. ahauhauhaua ... q pé que tinha ficado essa história.. eheheheh
Falando sobre a turbina ... ehehehe ... cara ... to andando só com 1 Kg ... mesmo assim a criança tá ignorante ... Fechei a BI pq tava ignorante demaissssss e tb poluia um pouco a mais sem necessidade ... Para vc ter ideia ... com 0,6 Kg ja fica ignorante .. eheheheh
Abs e contente pela minha band ter sido referência na escolha ... heheheh ..
SERGIO AUGUSTO
27/05/2013, 14:39
Aewww Serjão !!!
Ótima escolha !!! ehehehhe ... aliás eu ia te perguntar isso .. ahauhauhaua ... q pé que tinha ficado essa história.. eheheheh
Falando sobre a turbina ... ehehehe ... cara ... to andando só com 1 Kg ... mesmo assim a criança tá ignorante ... Fechei a BI pq tava ignorante demaissssss e tb poluia um pouco a mais sem necessidade ... Para vc ter ideia ... com 0,6 Kg ja fica ignorante .. eheheheh
Abs e contente pela minha band ter sido referência na escolha ... heheheh ..
Fala Felipe:
Fico feliz que a a Band tá "de respeito"! Muito bom. Então, o projeto da "nossa futura Band" já está no papel,hehe...! Vou garimpar uma com motor 364 ou 14B.
Abraço.
Sérgio.
canzilao
31/07/2013, 23:02
Diesel,
Na realidade, a turbina foi montada na Goiania Turbos, baseado nas especificacoes, porem mandei a caixa quente daqui de SP. O custo foi em torno de 800,00 com frete e caixa quente....
Junior,
Blza? Seguinte, estou numa viagem internacional, assim que tiver perto da band, farei o video ... eheheh ... mas agora tá comportada, pois coloquei o abafador para passar na controlar... rsrsrsr
Abs...
por acaso essa Goiania turbos fica aqui em Goiania mesmo ??
Fe_jipeiro
02/08/2013, 18:07
por acaso essa Goiania turbos fica aqui em Goiania mesmo ??
Falaaaa Elgen ...
Exato ... Fica em Goiânia sim ... vou te mandar por email os contatos...
Abs
Falaaaa Elgen ...
Exato ... Fica em Goiânia sim ... vou te mandar por email os contatos...
Abs
felippe
Manda os contatos pra mim também. Sou de goiânia e estou interessado nessa modificação. Tô aceitando dicas também da melhor forma de montar a k16 e os bicos especiais.
Valeu
Fe_jipeiro
02/08/2013, 18:35
felippe
Manda os contatos pra mim também. Sou de goiânia e estou interessado nessa modificação. Tô aceitando dicas também da melhor forma de montar a k16 e os bicos especiais.
Valeu
Cara .. mando sim ... Porém o Murillo talvez não tenha a k16 ... eu monto turbina na config que quero com ele ... O Sergio Augusto que me indicou ... já montei 3 turbinas lá...
Me manda email para conversar melhor: feguitoARROBAgmailPONTOcom
Abs
sallespickup
21/10/2014, 19:05
Felippe
cheguei no fim, mais agora, com mais de 1 ano de uso, a turbina vai bem, pois coloquei uma super 70 num perkins e ficou lastimavel ja que a quente é .84 pulsativa, agora com a ideia de caixa quente .36, me animei afinal ja tenho a turbina rsrsrrs
abs carlos
Rodrigo-ce
22/10/2014, 10:54
Felipe tudo bem contigo.
Posso mandar um MP para você?
Para você me passar umas dicas para preparar um OM 314.
Seu email é esse que esta´no post 97.
Fe_jipeiro
08/11/2014, 15:11
Felippe
cheguei no fim, mais agora, com mais de 1 ano de uso, a turbina vai bem, pois coloquei uma super 70 num perkins e ficou lastimavel ja que a quente é .84 pulsativa, agora com a ideia de caixa quente .36, me animei afinal ja tenho a turbina rsrsrrs
abs carlos
Carlos, tudo bem?
Desculpe a demora ... nao sei que aconteceu, seu email foi excluido da minha caixa ... rsrsrs... nao fui eu quem excluiu.. rsrs ... qq coisa me manda de novo....
Vamos lá: A .70 pode ter diversas configuracoes. O perkins usa APL240 tb e dependendo da config da .70, realmente não vai encher, mesmo que vc coloque a caixa .36.
Eu montei uma .70 pra minha band que serviria no seu motor e vou vender ela, para pegar uma outra turbina. Se tiver interesse, me avisa, não fuma, tá zerada. uns 13 a 15mil km de uso.
Me manda email que eh melhor para eu conversar, no trabalho não acesso o forum.
Abs
Fe_jipeiro
08/11/2014, 15:12
Rodrigo, blza?
Claro que pode ! Exato, esse email msm .
Abs
ROCKINRIO
14/11/2014, 01:04
Rodrigo, blza?
Claro que pode ! Exato, esse email msm .
Abs
Olá Felippe,
Posso pegar carona no teu papo com o Rodrigo? Tb tenho um 314 e garimpei todas suas dicas para a K16/intercooler e fechei o kit com a Anhanguera.
Abs,
Vitor.
mauriciocsf
14/11/2014, 15:39
pessoal, estava observando esses dias um mercedes 710 e um carro forte, pelo ruido deduzi que utilizam o mesmo motor da band. om 364, o mercedes 710 sim, o carro forte nao tinha como saber.
observando a ficha tecnica do mercedes 710, vejo que ele possui 110cv a 2300 e 47kgmf a 1400 rpm, e é turbo. e me pergunto, pq na bandeirante nao é assim.
vejam http://uberlandiadiesel.com.br/pdf/caminhoes/tradicional/leve_710_plus.pdf
o cambio vi que é o Eaton FSO 4405A
5,76/2,83/1,53/1,00/0,77/marcha a ré: 5,24
T.Azevedo
14/11/2014, 18:17
Li o tópico todo algumas vezes kkkk.
Tem algum video dessa band. O negocio deve ter ficado dubaralho.
Parabéns pela viatura!
sallespickup
19/11/2014, 18:22
mandei email, o meu é sallespickup arroba Gmail.com, passei mensagem pro sergião mais ele ainda não respondeu tb rsrsrs