Conectar

Ver Versão Completa : regulagem da coroa e pinhão no olho

chinelao4x4
12/03/2012, 18:32
Pesquisei aqui no forum e não achei o passo a passo para as regulagens da coroa e do pinhao do nossos jeeps e como estarei trocando eu mesmo , resolvi fazer o passo a passo , com videos tambem.
Andei pesquisando muito e com as informações que obtive irei por em pratica e passar o resultado á vcs.

Alguma coisa ja irei postando como :

FAÇA ISSO EM UM DIA QUE VC ESTA DE BOM HUMOR ! A PACIÊNCIA SERÁ UMA DAS SUAS FERRAMENTAS ...

Os rolamentos novos tem que ser de marca, são caros, existe no mercado bem mais barato, porém não aguenta nada...

retire o eixo todo e ponha na bancada , nada de deitar de baixo do jeep e etc...

se caso a planetária estiver com marcas de desgastes , troque e os pinos centrais tambem...(não joge fora as engrenagens, os maiores servem pra fazer o bloqueio da dianteiro na solda !)

na desmonta, marque onde tem arruelas e quts

pra inicio da montagem e regulagem vc terá que ter em mãos , muita graxa ( depois explico , será contra agua) , algo pra marcar os dentes da coroa, talco, batom ou improvise,
terá que ter arruelas, pra satelete e pro pinhão, são de grossura diferentes e diametro tambem...
terá que ter um rolamento grande do pinhão em bom estado, com o diametro torneado ( facilita pra tirar e por o rolamento )
terá que ter um ou dois rolamentos da satelete, (ainda não sei , estarei vendo na montagem quts rolamentos irá tornerar)

em breve posto mais
abrçs

chinelao4x4
17/03/2012, 08:36
regulagem coroa e pinão no olho - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=BgB7hQhKe_I)

os rolamentos rem que ser TINKEM ou KOYO, custa quase 200 pilas cada, tem no mercado rolamentos bem mais baratos, em torno 30 reais, porem não tem durabilidade.

os retentores da marca SABÓ...

EM BREVE A PARTE 2 do video

Lucas Nassif
17/03/2012, 08:51
Recomendo usar pó xadrez pra testar o acasalamento dos dentes (aquela "tinta" amarela), acha em qualquer casa de construção e custa uns R$ 6,00.

[]`s

chinelao4x4
17/03/2012, 10:34
agora é tarde, rsrsrs acabei de regular... aparentemente ficou muito proximo ao de fabrica, rsrsrsrsrsr,
fiz mais um video , depois posto aqui.

juleymar73
17/03/2012, 18:10
agora é tarde, rsrsrs acabei de regular... aparentemente ficou muito proximo ao de fabrica, rsrsrsrsrsr,
fiz mais um video , depois posto aqui.
Dali Chinelão, foi vc quem postou uns videos aqui no forum sobre bloqueio caseiro soldano o diferencial ne, gostei muinto mais nao botei a ideia em pratica , entao o seu ta assim ate hoje, da pra usar com roda livre automatica , sempre fazendo umas apostilas pro forum, e com video nao a jeito melhor de estudar kkkkkkkkk , poe os outros videos tambem, to anciosso,

chinelao4x4
17/03/2012, 20:17
Dali Chinelão, foi vc quem postou uns videos aqui no forum sobre bloqueio caseiro soldano o diferencial ne, gostei muinto mais nao botei a ideia em pratica , entao o seu ta assim ate hoje, da pra usar com roda livre automatica , sempre fazendo umas apostilas pro forum, e com video nao a jeito melhor de estudar kkkkkkkkk , poe os outros videos tambem, to anciosso,

boas juleymar !

não aconselho vc a bloquear com r.l. aut. , mesmo sem bloqueio elas duram no maximo 4 barrancos , rsrsr e dependendo vc teria que desligar uma ou outra e sendo aut. não teria como.
eu continuo sim com o bloqueio caseiro , a unica coisa que atrapalha é que fica duro o volante qud liga as rodas livres, uma só não endurece ,mas estou pensando em por hidraulica , ai pode ser que vai estourar mangueiras ou algo, tenho esta duvida...
abrçs

chinelao4x4
17/03/2012, 20:35
alguns detalhes na montagem e pós :

graxa em todas as luvas e retentores

sempre que apertar algum parafuso deve verificar se não ficou preso

silicone nas tampas ,e nos aneis do espelho do freio,

muita graxa na casa dos rolamentos da ponta de eixo

apos colocar o eixo no jeep, ainda no cavalete, sem a tampa, cardã no lugar , pode ligar e deixar rodar um pouco( nesta hora sorria )

apos primeiro teste de rua, verificar se teve folga do pinhão , e mesmo não tendo , reapertar

reapertar porca do eixo ( caso tenha )

coroa e punhão parte 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Rh8HtQODiUw&feature=youtu.be)

ISSO TUDO FOI O QUE EU FIZ, NÃO SOU MECANICO, SOU MEXANICO,

AINDA NÃO TESTEI NA RUA, DEPOIS DOU O RESULTADO

vavarusso
18/03/2012, 11:26
Chinelao!!! Parabéns pela atitude.

chinelao4x4
18/03/2012, 11:48
TESTADO , APROVADO E REGISTRADO EM CARTÓRIO !!!

acabei de chegar da rua, andei andei andei, dei 3700 rpm em 4 marcha na rodovia, corresponde á 120 km , PERFEITO :master:, então o topico continua ! :bananadança:

Elmer_Jeep
27/03/2012, 11:18
Recomendo usar pó xadrez pra testar o acasalamento dos dentes (aquela "tinta" amarela), acha em qualquer casa de construção e custa uns R$ 6,00.

[]`s

Pó xadrez e um pouquinho de óleo de diferencial, faz uma bolinha na mão e usa numa boa.

Elmer_Jeep
27/03/2012, 11:27
alguns detalhes na montagem e pós :

sempre que apertar algum parafuso deve verificar se não ficou preso
Nesse caso deveria no mínimo utilizar um torquimetro né, ja tem torquimetro baratinho no mercado e pra quem gosta de fazer alguns reparos em casa vale a pena ter um no armario de ferramentas.

Torquimetro de Vara de 12 e 38 - R$ 25.88 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/3665/1/21/torquimetro-de-vara--de-12-e-38)

Também temos aqui no fórum o manual de manutenção de eixos dana que informa todos os torques de aperto necessários.

[]'s

valdir rainer
27/03/2012, 13:34
chinelao4x4,se me permite gostaria de contribuir com seu topico.338426

Claudio Almeida Machado
27/03/2012, 18:20
Chinelão que molas vc esta usando no eixo do video acima?
Abraço

chinelao4x4
27/03/2012, 18:47
Chinelão que molas vc esta usando no eixo do video acima?
Abraço

estas molas sao o kit da gama4x4 de toy, são as 4 dianteiras da toy que se adapta no jeep , recomendo.

chinelao4x4
27/03/2012, 18:48
chinelao4x4,se me permite gostaria de contribuir com seu topico.338426

opa este foi muito bem vindo !!

cara, seu sobrenome é o meu nome, Rainer Bergmann !!

valdir rainer
27/03/2012, 22:13
opa este foi muito bem vindo !!

cara, seu sobrenome é o meu nome, Rainer Bergmann !!
Caraca ,será que nós somos parentes?
A familia do meu pai é todos de Minas Gerais,será que tem alguma coisa a ver?

abs...

juleymar73
04/04/2012, 21:19
Nesse caso deveria no mínimo utilizar um torquimetro né, ja tem torquimetro baratinho no mercado e pra quem gosta de fazer alguns reparos em casa vale a pena ter um no armario de ferramentas.

Torquimetro de Vara de 12 e 38 - R$ 25.88 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/3665/1/21/torquimetro-de-vara--de-12-e-38)

Também temos aqui no fórum o manual de manutenção de eixos dana que informa todos os torques de aperto necessários.

[]'s

Fala Grande Mestre, estou aprocura de um torquimetro, ouvi falar que esses de estalo sao melhores, mais no site que vc postou ai pro Chinelão ver ele custa uns 400,00 , eu achei esse no M.LTorquimetro Estalo 1/2 1.4 A 20kg 150 Libras Reversivel Waft - R$ 99,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229709121-torquimetro-estalo-12-14-a-20kg-150-libras-reversivel-waft-_JM) , sera que presta ,

Elmer_Jeep
05/04/2012, 09:33
Fala Grande Mestre, estou aprocura de um torquimetro, ouvi falar que esses de estalo sao melhores, mais no site que vc postou ai pro Chinelão ver ele custa uns 400,00 , eu achei esse no M.LTorquimetro Estalo 1/2 1.4 A 20kg 150 Libras Reversivel Waft - R$ 99,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229709121-torquimetro-estalo-12-14-a-20kg-150-libras-reversivel-waft-_JM) , sera que presta ,

O de estalo é mais prático pois vc regula e durante o aperto quando o bixo estala já sabe que tá ok, não precisa ficar fazendo força e lendo o ponteiro ao mesmo tempo, mas de qualquer forma um de ponteiro é melhor do que nada.

Cara, esse do ML tá com preço interessante, ainda vem com um redutor + extensão, pra quem vai usar eventualmente vale a pena, mas se for pra uma oficina ou uso constante recomendo os de marcas mais renomadas.

[]'s

João Eduardo
06/04/2012, 12:28
Depois de ver e rever este tópico, ler e reler o manual de serviços da Bandeirante, animei em fazer a troca do pinhão e corôa da minha Bandeirante.

Não tenho nenhuma experência em mecânica, mas quero aprender.

Comprei as novas relações(pinhão e corôa) da Coniflex (pela qualidade).
Nenhuma dificuldade, instalei as capas dos rolamentos, mandei tornear um antigo, conforme o tópico. Ia tudo bem até instalar o flange do pinhão. As estria do pinhão que veio ficaram justas pacas, assim não consegui dar a pré-carga nos rolamentos. Ficou uma folga axial de aproximadamente 5mm. Resultado, terei que levar o pinhão ao torneiro e frisar o sulco dele para que o flange entre mais folgado. Fica aqui esta dica: antes de montar, verifique o ajuste entre eles (pinhão e flange), para verificar o encaixe entre eles. Tem que ser de fácil encaixe.

Outra dica que vou postar depois: Como vou fazer a pré carga dos rolamentos(interno e externo do pinhão). Para isto, vou fazer uma ferramenta rudimentar. Comprei um tampão de tubo de esgoto 100mm (ESGOTO CAP TAMPAO CLASSE 8 100MM PVC BR - Plenobras (http://plenobras.com.br/produto.php?referencia=4863)), uma balança digital para pesar peixe e 1 m de barbante. Custo total: R$ 46,00. rsrsrsrsrsrsr!

Bem, como hoje é feriado, somente na segunda vou levar o pinhão no torneiro. Durante a semana faço o serviço e posto a minha experiência.

Abs pessoal!

João Eduardo
07/04/2012, 20:30
Que o pessoa daqui me permita a expor minhas dificuldades. Acabei por abrir um post novo. Paciência, abs a todos

João Eduardo
07/04/2012, 20:45
Por favor, vejam o post novo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/103945-relacap-12-xs-35-dificulddes.html

chinelao4x4
08/04/2012, 19:30
Por favor, vejam o post novo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/103945-relacap-12-xs-35-dificulddes.html

caro jão !

vi o seu 2 video apenas, vai um aconselho, depois umas dicas...

não faça isso, mantenha tudo como antes, apenas a troca da coroa e pinhao, rolamentos e caso a luva se nao for a mesma estria do pinhão comprado, porque não ? :

a estria aberta do pinhao , vai roçar a luva com o tempo...
tornear carcaça do diferencial ou satele tambem não, estas peças tem que se casar por si só,
pode dar super aquecimento e azular, ai ferro, como pode travar
pode dar uma folga grande com o tempo, pois sempre aumenta a folga em milimetros depois que se troca e aperta td
diferencial trazeiro tem que estar sem "gambiarras" , pelo que vc falou que vai fazer, acho dificel depois vc acertar as folgas, vai roncar, ja ta muito no video ! e tambem pelo que vi , ta muito livre ainda...
ja pensou , depois de tudo, roncar pacas, e vc torneou o eixo, carcaça, satele, vai ter que trocar o diferencial inteiro !
meu conselho, compre a mesma relação da coroa e pinhao que quebrou , rolamentos novos , arrelas e volte como antes, já é super complicado trocar por outro original, imagine adaptar outra relação , ... e tem mais :
( vc vai ter que trocar relaçao da dianteira tambem )

Dicas

tornear só pinhão velho pra saber quts arruelas irão, e não o novo
as arruelas laterais que fazem a serviço de trazer pras laterais a coroa
elas podem ser postas , tanto antes do rolamento como depois ( satelete )
tem que ficar um pouco mais justo do que recomenda, pois sempre da uma folguinha depois de rodar um pouco

espero a resposta sua depois

abrçs

valdir rainer
18/04/2012, 00:01
Mais uma colaboração com o topico.

Jeep Drivetrain Winner: Installing Detroit Truetrac Differentials and Locker - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=AWbQpsLMDlQ)