Ver Versão Completa : uso do diferencial em pequenas manobras em pista seca
Polastri
12/03/2012, 15:06
Tenho uma saída em rampa e curva na minha garagem, onde guardo meu Grand Vitara 4x4 full. Se sair na tração normal a tendência é a trasferência para o eixo dianteiro, patinando as rodas dianteiras.
A solução de bloqueio do diferencial central resolve, mas é utilizada em piso seco em curva. Por isso a roda traseira esquerda (interna à curva) derrapa um pouco. Também, ao sair da garagem, somente depois da manobra em curva para ganhar a rua no asfalto, quando o carro já em segunda marcha, que o desbloqueio é efetivado.
Esse procedimento, mesmo em pequena manobra em baixa velocidade pode danificar o sistema?
hercilio.neto
12/03/2012, 23:56
Na curva a trajetória percorrida pelas rodas dianteiras é diferente da das rodas traseiras. Distancias diferentes = rotações diferentes.
Daí sem o diferencial central, ou alguma roda patina ou bye bye engrenagens.
Polastri
13/03/2012, 16:23
Certamente, Hercílio. Estou preferindo evitar o bloqueio mesmo, porque embora patinando, tem forçado muito a roda interna. A solução é dar uma conferida na rua, que não tem muito movimento, subir o giro e sair embalado!
Obigado.
M-Beltrame
13/03/2012, 16:40
Certamente, Hercílio. Estou preferindo evitar o bloqueio mesmo, porque embora patinando, tem forçado muito a roda interna. A solução é dar uma conferida na rua, que não tem muito movimento, subir o giro e sair embalado!
Obigado.
Pneu e motores originais???
se for pode fazer isso pro resto da vida. Pelo o q eu entendi a distancia é muito pequena, e o sistema é feito para aguentar abusos bem maiores do que esse.
T+
Polastri
14/03/2012, 14:38
A distância realmente é pequena. Somente uma curva em subida e outra curva no asfalto para ganhar o sentido da rua. Mas o pneu da roda interna canta durante toda a curva. E após a manobra a luz indicadora do bloqueio permanece piscando e só apaga após o carro em segunda marcha. Por isso, estou achando que o sistema pode estar sobrecarregado. Como é meu primeiro 4x4 com bloqueio, preciso mesmo da opinião de mais experientes para não detonar o carro de obobira e também, por outro lado, não me privar de utilizar todos os recursos.
M-Beltrame
14/03/2012, 21:30
A distância realmente é pequena. Somente uma curva em subida e outra curva no asfalto para ganhar o sentido da rua. Mas o pneu da roda interna canta durante toda a curva. E após a manobra a luz indicadora do bloqueio permanece piscando e só apaga após o carro em segunda marcha. Por isso, estou achando que o sistema pode estar sobrecarregado. Como é meu primeiro 4x4 com bloqueio, preciso mesmo da opinião de mais experientes para não detonar o carro de obobira e também, por outro lado, não me privar de utilizar todos os recursos.
De vitara eu não entendo...
Quando vc chega no asfalto vc desliga o bloqueio e sai andando imediatamente???
Talvez essa luz piscando só indique q o bloqueio esta sendo desligado, como no troller, quando vc liga o 4x4 (andando ou parado )ou reduzida (só parado) uma luz no painel fica piscando e fazendo um tic tic, para indicar quando realmente é engatado. Qual é o ano do vitara? Da uma lida no manual, provavelmente fala alguma coisa a respeito.
T+