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Ver Versão Completa : Eliminando o EGR na Frontier



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enricof18
30/08/2018, 18:01
Olá, meu prezado Enrico ... Tudo bem?
Boa tarde.

Por acaso, o amigo já efetuou esse isolamento da válvula da EGR em um Pajero Full? ... Pergunto-lhe porque no final do ano pretendo visitar parentes aí em Goiás ... na ida e na volta, sempre passo aí por Rio Verde, e estou pensando em, na ida, passar aí na sua oficina para você dar uma apreciada no meu veículo (esse aí da minha assinatura) ... em princípio, na ida, estou até pensando em isolar a EGR aí na sua oficina, pelo menos a título de experiência ... depois, seguir em viagem e rodar bastante aí por Goiás, para experimentar e, principalmente, ver se a tal da luzinha da injeção acende ... se isso acontecer, na minha volta a gente desfaz o serviço ...

Forte abraço.

Já fiz na Full sim, procedimento bem simples.

enasor
30/08/2018, 20:06
Já fiz na Full sim, procedimento bem simples.

Boa noite, meu caro Enrico
Estou lhe enviando uma MP, para você me passar seus dados de endereço.
Abs.

NILTON CAMARGO
31/08/2018, 11:18
Obrigado pelas dicas Enrico, vou fazer isso e te falo, Abraços.

AriAmaral
02/09/2018, 21:08
Opa. Peguei juntas originais e cortei na hora duas chapas de zinco com tesoura cortar lata. Muito simples. Fiz conforme Eurico recomendou. Já estou cerca 2000 km rodado. Cidade fazia 5,35. Agora 7,5. Na estrada fazia 8,5 agora 10,9. Resto tudo normal.

GUSTAVO F. AVELLAR DINIZ
03/09/2018, 12:56
Opa. Peguei juntas originais e cortei na hora duas chapas de zinco com tesoura cortar lata. Muito simples. Fiz conforme Eurico recomendou. Já estou cerca 2000 km rodado. Cidade fazia 5,35. Agora 7,5. Na estrada fazia 8,5 agora 10,9. Resto tudo normal.

Ari, boa tarde! Qual o ano da tua picape? Fizeste fotos do procedimento? Caso positivo, se puder compartilher, agradecemos!

Carlos Vasconcelos
01/10/2018, 14:57
Pessoal boa tarde, estou com um enigma na minha frontier, (2.5 2011/2011 16v), ela esta sumindo água, não esta misturando água no óleo, fiz o teste de estanqueidade colocando até 1.5 bar, não houve vazamento. Percebi que a mangueira de baixo do radiador não fica tão quente como a de cima, tem a possibilidade da válvula termostática estiver travada semi aberta? Se isso acontecer pode ocorrer dela jogar a água fora pelo suspiro do reservatório quando a pressão aumentar? Me ajudem por favor..rsrs

enricof18
01/10/2018, 19:09
Pessoal boa tarde, estou com um enigma na minha frontier, (2.5 2011/2011 16v), ela esta sumindo água, não esta misturando água no óleo, fiz o teste de estanqueidade colocando até 1.5 bar, não houve vazamento. Percebi que a mangueira de baixo do radiador não fica tão quente como a de cima, tem a possibilidade da válvula termostática estiver travada semi aberta? Se isso acontecer pode ocorrer dela jogar a água fora pelo suspiro do reservatório quando a pressão aumentar? Me ajudem por favor..rsrs

Verificou se não está perdendo a água pelo trocador de calor da EGR para o escapamento, ou pela junta do cabeçote para os cilindros?

Refaça o teste de pressão com 1,5 bar, retire as velas aquecedoras, desligue os bicos e retire o trocador de calor da EGR mantendo as mangueiras d'água na peça. Deixe mais ou menos uma hora com pressão. Depois disso acione a chave para girar o motor como se fosse para ligar (não vai ligar pois está sem as velas e com os bicos desligados). Se sair água pelos furos das velas, mesmo que seja apenas o vapor, é problema de junta. Se não sair, mas estiver com interior do trocador de calor da EGR molhado, está perdendo água pelo trocador de calor.

Carlos Vasconcelos
09/10/2018, 10:55
Com esses detalhes assim ainda não fiz Enricof18, amanha cedo com ela fria vou encher o reservatório até a boca e liga pra ver se vai jogar água fora. Se não achar nada de mais seguirei sua indicação. Muito obrigado pela dica.

Carlos Vasconcelos
10/10/2018, 10:44
Verificou se não está perdendo a água pelo trocador de calor da EGR para o escapamento, ou pela junta do cabeçote para os cilindros?

Refaça o teste de pressão com 1,5 bar, retire as velas aquecedoras, desligue os bicos e retire o trocador de calor da EGR mantendo as mangueiras d'água na peça. Deixe mais ou menos uma hora com pressão. Depois disso acione a chave para girar o motor como se fosse para ligar (não vai ligar pois está sem as velas e com os bicos desligados). Se sair água pelos furos das velas, mesmo que seja apenas o vapor, é problema de junta. Se não sair, mas estiver com interior do trocador de calor da EGR molhado, está perdendo água pelo trocador de calor.


Bom dia Enricof18, fiz o teste das velas, jogou muita água pelo segundo furo, muito obrigado pela dica, agora preparar o bolso, aqui em Posse-GO cobram 900,00 por esse serviço. Valeu...muito obrigado.

enricof18
11/10/2018, 07:05
Bom dia Enricof18, fiz o teste das velas, jogou muita água pelo segundo furo, muito obrigado pela dica, agora preparar o bolso, aqui em Posse-GO cobram 900,00 por esse serviço. Valeu...muito obrigado.

Tá certo amigo, um abraço!

xpflavio
28/11/2018, 13:54
Boa Tarde Prezados;

Gostaria de saber se alguém que já desativou (somente tapando) a válvula EGR e andou bastante tempo teve algum problema ou não.

Pergunto isso pois quero "desligar" a válvula EGR da minha frontier 2010 2.5 16V e vejo que muita gente faz isso (do modo simples, somente tapando) e não tem nenhum problema, mas alguns mecânicos "assustam" dizendo que é necessário reprogramar.

Obrigado.

enricof18
28/11/2018, 19:34
Boa Tarde Prezados;

Gostaria de saber se alguém que já desativou (somente tapando) a válvula EGR e andou bastante tempo teve algum problema ou não.

Pergunto isso pois quero "desligar" a válvula EGR da minha frontier 2010 2.5 16V e vejo que muita gente faz isso (do modo simples, somente tapando) e não tem nenhum problema, mas alguns mecânicos "assustam" dizendo que é necessário reprogramar.

Obrigado.

Se tampar só do lado da válvula vai concentrar calor no trocador de calor da EGR, e isso vai te dar problemas no futuro, até mesmo superaquecimento.

O método correto é você isolar a entrada e a saída de escape do trocador de calor, com isso não passa os gases de escape no trocador de calor, não vai concentrar calor na peça e em caso de ruptura interna no trocador de calor, não vai perder fluido de arrefecimento pro escapamento.

Fazer reprogramação pra isolar a EGR é absolutamente desnecessário, fazer o bloqueio conforme eu disse acima é muito mais seguro e barato.

xpflavio
29/11/2018, 13:21
Se tampar só do lado da válvula vai concentrar calor no trocador de calor da EGR, e isso vai te dar problemas no futuro, até mesmo superaquecimento.

O método correto é você isolar a entrada e a saída de escape do trocador de calor, com isso não passa os gases de escape no trocador de calor, não vai concentrar calor na peça e em caso de ruptura interna no trocador de calor, não vai perder fluido de arrefecimento pro escapamento.

Fazer reprogramação pra isolar a EGR é absolutamente desnecessário, fazer o bloqueio conforme eu disse acima é muito mais seguro e barato.

Obrigado pela informação, mas tenho mais uma dúvida.
Um dos vários mecânicos que consultei disse que se eu só tapar a válvula EGR a luz do motor ficará acessa constantemente, procede?

enricof18
29/11/2018, 20:58
Obrigado pela informação, mas tenho mais uma dúvida.
Um dos vários mecânicos que consultei disse que se eu só tapar a válvula EGR a luz do motor ficará acessa constantemente, procede?

Não procede, só vai acender a luz se algo travar o movimento da válvula EGR. Caso contrário, não acende a luz. Como o procedimento que recomendamos é fazer tampões em chapa de aço com o exato formato das juntas das extremidades do trocador de calor da EGR, não há risco desses tampões travarem o movimento da válvula.

Algo altamente recomendável é retirar a válvula EGR, abrir ela totalmente e revisar a peça, limpando ela e garantindo o movimento livre da válvula. Fazendo isso, da maneira correta, não acende luz de injeção.

Águia Frontier SEL 2008
06/12/2018, 19:31
boa noite pessoal estou com problema na minha Frontier 2008 automático ela não tem força para arrancar parece um carro manual arrancando em quinta marcha mais após andar normal mas não troca da quarta marcha já passei scanner não acusou nada na caixa Nem turbina a única coisa que mostrou um pouco diferente foi o sensor MAF onde eu tirei e limpei com limpa contato e não alterou nada alguém tem uma luz para me dar? Obrigado

Gustavo Matias
27/01/2019, 17:27
Boa tarde tenho uma duvida queria saber se toda vez q liga a chave a válvula egr faz movimento de funcionamento mas isso eu quero saber se existe movimento sem dar partido só ligando a chave porque o corpo de borboleta o tbi quando liga a chave ele faz um movimento ele fecha e abri e fica aberto ?

fostervania
04/03/2019, 09:33
Bom dia !
Alguém indica uma boa oficina em Belo Horizonte para isolar devidamente a válvula EGR numa Nissan 0 Km !
Obrigado !

Ciro Alencar
12/03/2019, 09:38
Eu não faria isso. Acho que é um grande erro.
Os mecânicos querem saber mais que a engenharia mundial dos japoneses e inventam essas coisas.
Manutenção adequada, de acordo com o manual, feita em concessionária e acompanhada. Combustível de qualidade. E não terá problemas.

enasor
14/05/2019, 11:07
Pessoal, não façam apenas o mais fácil, façam o serviço correto! Bloquear o resfriador da EGR apenas em uma das entradas PODE DAR PROBLEMA!!! Apenas no lado da válvula pode esquentar o motor, além de concentrar muito calor e pressão bem no resfriador, que pode furar com essa pressão e calor e com isso, perder fluido de arrefecimento pro escape, ou entrar escape no radiador, aumentando a pressão no radiador, ocasionando vazamentos. Bloquear só do lado do coletor de escape, caso o resfriador fure sozinho, o motor vai puxar o fluido de arrefecimento e se não der calço hidráulico, vai no mínimo superaquecer o motor.

Prezado amigo Enrico
Bom dia.

No post acima referenciado, e em outros posts seus, você orienta que se deve fazer o bloqueio "antes e depois do trocador de calor" ...

Fiquei com uma dúvida, e gostaria que você me ajudasse no esclarecimento ... Seguem figuras esquemáticas para você analisar e me informar qual delas está correta quanto aos locais de bloqueio ...

Em um de seus posts #386 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/102998-eliminando-o-egr-na-frontier-33.html#post2454135), aqui mesmo neste tópico, você orienta: "... retire o trocador de calor da EGR, isole nas duas entradas do trocador de calor, reinstalando ele ..." ... por isso, estou achando que a figura esquemática correta é a número 2 ... mas, gostaria de sua confirmação ...

Agradeço-lhe pela atenção.

Forte abraço.

Jura Soares
14/05/2019, 13:31
Boa Tarde!
Pessoal minha Frontier 2005 4X4, agora no painel quando ligo acende a luz indicadora de água no filtro, a do freio e da bateria. Algum tempo depois as luzes se apagam. Levei no mecanico e ele disse qua a água no filtro quando tem a luz fica acessa a resolver o problema. Alguém tem uma sugestão? Obrigado!
Desculpem amigos estou no Tópico errado coisa de iniciante!

enricof18
16/05/2019, 22:24
Prezado amigo Enrico
Bom dia.

No post acima referenciado, e em outros posts seus, você orienta que se deve fazer o bloqueio "antes e depois do trocador de calor" ...

Fiquei com uma dúvida, e gostaria que você me ajudasse no esclarecimento ... Seguem figuras esquemáticas para você analisar e me informar qual delas está correta quanto aos locais de bloqueio ...

Em um de seus posts #386 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/102998-eliminando-o-egr-na-frontier-33.html#post2454135), aqui mesmo neste tópico, você orienta: "... retire o trocador de calor da EGR, isole nas duas entradas do trocador de calor, reinstalando ele ..." ... por isso, estou achando que a figura esquemática correta é a número 2 ... mas, gostaria de sua confirmação ...

Agradeço-lhe pela atenção.

Forte abraço.


Das duas formas está correto, eu tenho preferência por fazer como no segundo desenho.

enasor
17/05/2019, 08:37
Das duas formas está correto, eu tenho preferência por fazer como no segundo desenho.

Bom dia.
Agradecido ao prezado amigo pela atenção.
Forte abraço.

Zeca Soares
03/07/2019, 16:44
Pessoal boa tarde!
Estou com um problema que está me tirando o sono...
A minha Frontier 2009 automática, começou a perder líquido pela descarga: levei num mecânico ele condenou a junta do cabeçote, o que não era. Ao abrir ele descobriu que se tratava do tubo resfriador da EGR que estava furado por dentro. A principio ele disse que iria isolar, porém depois resolveu apenas isolar a água de resfriamento dos gases ligando uma mangueira na entrada e saída do tubo e fazendo mesmo lá em cima na entrada e retorno da agua. A partir de então a luz da injeção acendeu e não mais apaga, acredito eu que os gazes estão chegando quente no motor e isso está gerando esse problema. Peço que mandem por favor as fotos de isolamento total desse tubo para que eu possa fazer. obrigado
meu email é
zecaprofessor@hotmail.com
por favor me enviem fotos ou vídeos desse isolamento, Obrigado!

Zeca Soares
04/07/2019, 08:08
Bom dia.
Tantos anos depois, mas estou com esse problema a tampa foi colocada nesse local que você aponta nessa foto?https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/nissan/387642d1357085012-eliminando-o-egr-na-frontier-p1010090.jpg

BRUNO ROSA CORRADI
11/07/2019, 20:22
Sou novo aqui no fórum, e queria saber se alguém já isolou a EGR da Frontier SL AT 14/15? Pq li vários tópicos, uns dizem que é bom, outros dizem que danifica o catalizador....enfim alguém aqui teve a experiência de isolar nesse modelo específico?

enricof18
11/07/2019, 21:27
Sou novo aqui no fórum, e queria saber se alguém já isolou a EGR da Frontier SL AT 14/15? Pq li vários tópicos, uns dizem que é bom, outros dizem que danifica o catalizador....enfim alguém aqui teve a experiência de isolar nesse modelo específico?

Faço isso quando necessário em minha oficina, sem nenhum tipo efeito colateral. Na 2012/13 em diante é bem tranquilo de fazer o procedimento.

rafaambro
26/10/2019, 05:18
Faço isso quando necessário em minha oficina, sem nenhum tipo efeito colateral. Na 2012/13 em diante é bem tranquilo de fazer o procedimento.

Ola amigo, sua oficina e em sp?
Obrigado

enricof18
26/10/2019, 16:58
Ola amigo, sua oficina e em sp?
Obrigado

Rio Verde - GO

Cid394
27/10/2019, 12:03
Das duas formas está correto, eu tenho preferência por fazer como no segundo desenho.
Desculpe a ignorância, mas o que chamam de "trocador de calor " é a peça cilindrica com aspecto de alumínio entre as duas peças, que tem do lado esquerdo dois parafusos e do lado direito quatro parafusos? Em tempo o carro é uma frontier Attack 2014.

Grato!

Cid394
27/10/2019, 12:09
Não amigo, esse seu modelo, o correto não é fazer por ai. É preciso retirar o trocador de calor da EGR, uma peça retangular, que fica do lado direito, bem do lado do cabeçote. Vão duas mangueiras nessa peça. Você precisa retirar ela e isolar suas duas entradas, a que vai no coletor de escape e a outra que vai nessa peça aonde você circulou de azul. Da um pouco de trabalho mas é o certo. Isolando do jeito que você está fazendo, você está isolando após o trocador de calor apenas e como já expliquei anteriormente, isolar apenas depois do trocador de calor não é o correto e pode trazer riscos ao motor, como a fissura do trocador de calor, perda do líquido de arrefecimento pelo escape e superaquecimento.

Assim ou não?

Obrigado!

Wenderson humberto costa
31/10/2019, 23:26
olá tenho uma frontier que está aumentando o nível de óleo de motor, sempre que vou trocar o óleo costumo conferir a quantidade retirada, na última troca constatei um aumento significativo do óleo de 6,5 colocados retirei 11 litros.isso mesmo 11 litros alguém poderia me ajudar?

Obrigado!

enricof18
01/11/2019, 19:35
olá tenho uma frontier que está aumentando o nível de óleo de motor, sempre que vou trocar o óleo costumo conferir a quantidade retirada, na última troca constatei um aumento significativo do óleo de 6,5 colocados retirei 11 litros.isso mesmo 11 litros alguém poderia me ajudar?

Obrigado!

Foi feito algum serviço de cabeçote ou bicos injetores nessa caminhonete?

enricof18
01/11/2019, 19:42
Nível de óleo subindo na Frontier é o seguinte: O nível sobe pois há mistura de diesel no óleo lubrificante. Isso pode ser o seguinte:

- Vazamento na tubulação de retorno dos bicos, seja por arruelas de vedação gastas ou mal colocadas, seja por alguma trinca nessa tubulação de retorno, seja por excesso de aperto nos parafusos do retorno dos bicos.

- Vazamento nas tubulações de alimentação dos bicos, seja por defeito nas pontas que encaixam nos bicos, seja por sujeira nesses encaixes, seja por falta de aperto.

- Problemas no DPF, onde a caminhonete fica fazendo regeneração automática o tempo todo. Geralmente quando é esse o caso, há defeito na leitura dos sensores de temperatura do DPF, isso é bem fácil de pegar com um scanner. Ou então um DPF entupido que fica sempre fazendo regeneração automática, mas não tão entupido para acender a luz. Acontece também em caminhonetes que fizeram o procedimento de reprogramação para retirar o DPF. Quando a causa está relacionada com o DPF, esse nível de óleo sobe, mas demora, e geralmente não é mais que 2 litros de diesel misturado no óleo.

- Problemas de vedação no corpo dos bicos. Eu nunca peguei um caso assim, mas pode acontecer.

- Problemas no retentor do eixo da bomba de alta. Eu nunca peguei um caso assim, mas pode acontecer.

Os que eu pego aqui na oficina, sempre são um dos 3 primeiros. Na maioria das vezes, quando o nível sobe rápido, geralmente é algum problema na linha de retorno, principalmente quando foi feito algum tipo de intervenção seja em cabeçote ou bicos, e não souberam montar a linha de retorno adequadamente.

SANCHES_DF
02/11/2019, 15:10
Onde deve ser feito o isolamento da EGR na Frontier modelo 2014 em diante?

Li as postagens anteriores no forum e não consegui chegar a uma conclusão, o Enrico disse para isolar antes do trocador de calor para que se evite acúmulo de pressão e calor nele, e penso que o raciocínio está correto. Esse procedimento no modelo anterior era fácil e rápido, agora no modelo 2014 exige a desmontagem de muito mais peças. Vi que em foruns e vídeos no youtube que quase todo mundo bloqueia no ponto A (figura abaixo), já bem próximo à admissão, mas lá é onde o Enrico condena a colocação. Como fazer?

569449569450

Aos colegas que tem esse modelo e realizaram o bloqueio do EGR, onde foi colocada a placa?

enricof18
02/11/2019, 22:27
Eu isolo nesses dois lugares, da passagem do coletor de escape para o trocador de calor da EGR, e do trocador de calor para válvula, isso no próprio trocador.

569459

Cid394
04/11/2019, 16:13
Esse fim de semana, fiz na minha, coloquei apenas na posição superior, já senti uma melhora no desempenho, mais ainda não dá pra avaliar a economia. Conforme eu souber eu posto aqui.

Desde já quero deixar registrado os meus agradecimentos ao Enrico, também pela sua paciência e ensinamentos.

Obrigado!

SANCHES_DF
04/11/2019, 17:25
Enrico, ficou bastante claro agora. Penso como você que esses dois locais sejam os mais indicados para se realizar o isolamento da EGR, como você bem disse, evitando que um vazamento de água no resfriador da EGR venha a contaminar o motor. Vou realizar esse procedimento nos próximos dias.

Obrigado pelo retorno.

Josimar Passamani
13/02/2020, 17:22
Ainda sobre essa maldita EGR. Depois de muito acompanhar sobre isolar ou não e sobre estar fumaçando bastante a frontier 2011. Resolvi desmontar e limpar. Tava bastante suja mesmo, mas para minha surpresa, depois de limpa, nada mudou. Antes da limpeza, nada havia de anormal, apenas achava que estava fazendo muita fumaça, depois da limpeza continuou a mesma coisa. Agora o problema!! rodei mais uns 1.000,00, tudo normal, até que, depois de rodar com ela na reserva (luz acesa), abasteci e, rodei uns dois KM, começou a falhar, encostei e não pegou mais. Abasteci no S10 como sempre, e no mesmo posto de sempre também. Resultado, o mecânico disse que havia (quebrado a EGR) e disse que tive sorte de a peça não entrar pra dentro do motor, pois o cabeçote iria pro saco. Pra finalizar, 1800,00 no paralelo, mais mão de obra. Será que esse defeito de quebrar EGR é comum na frontier ou, dei muito azar mesmo?
Outra coisa que ele falou é que não devo isolar a válvula, pois se o fizer, será questão de tempo para daanificar a turbina.

enricof18
13/02/2020, 23:41
Ainda sobre essa maldita EGR. Depois de muito acompanhar sobre isolar ou não e sobre estar fumaçando bastante a frontier 2011. Resolvi desmontar e limpar. Tava bastante suja mesmo, mas para minha surpresa, depois de limpa, nada mudou. Antes da limpeza, nada havia de anormal, apenas achava que estava fazendo muita fumaça, depois da limpeza continuou a mesma coisa. Agora o problema!! rodei mais uns 1.000,00, tudo normal, até que, depois de rodar com ela na reserva (luz acesa), abasteci e, rodei uns dois KM, começou a falhar, encostei e não pegou mais. Abasteci no S10 como sempre, e no mesmo posto de sempre também. Resultado, o mecânico disse que havia (quebrado a EGR) e disse que tive sorte de a peça não entrar pra dentro do motor, pois o cabeçote iria pro saco. Pra finalizar, 1800,00 no paralelo, mais mão de obra. Será que esse defeito de quebrar EGR é comum na frontier ou, dei muito azar mesmo?
Outra coisa que ele falou é que não devo isolar a válvula, pois se o fizer, será questão de tempo para daanificar a turbina.

1) Isolar a EGR não danifica a turbina EM HIPÓTESE NENHUMA! Isso se fizer da maneira correta como eu já disse inúmeras vezes aqui no fórum.

2) Não sei como você isolou a sua EGR, mas vamos supor que você tenha feito da maneira correta e isso não alterou o funcionamento inadequado de sua Frontier com relação a fumaça, o que isso significa? Significa que essa fumaça não era culpa da EGR. Já disse inúmeras vezes aqui, fumaça preta na Frontier até 2012 pode ser inúmeras coisas.

3) A válvula EGR pode quebrar sim, tem um eixo que é soldado na válvula, quando quebra, quebra nessa solda. Isso é por conta do calor, da carbonização, que juntos "travam" o movimento da válvula e ela quebra. Quando acontece tem que trocar a válvula? Nem sempre, na maioria dos casos só de isolar a EGR o motor volta a funcionar ao normal, depende apenas se o motor e as engrenagens da válvula EGR não tenham estragado.

4) Pelo que eu entendi você trocou a válvula e colocou uma paralela. Péssima escolha, não conheço uma que funcione sem dar luz de injeção e perda de potência. As vezes a sua válvula nem precisava ter sido trocada, mesmo que ela tivesse quebrado.

Por fim, um alerta a todos. Eu já comentei várias vezes aqui, não façam vocês mesmos esse tipo de alteração, como por exemplo isolar a EGR, se vocês não tiverem conhecimento para fazer isso. Não fiquem apenas seguindo vídeos de youtube, já vi casos aqui de gente que comprou 3 solenoides da turbina diferentes, gastando mais de 4 mil reais com peças que não tinham defeito, só por ter aquela ideia fixa na cabeça que "se a Frontier tiver fumaceando preto pode ser a solenoide da turbina, então eu vou trocar" aí depois não é ficam metendo a lenha no carro, não façam isso gente, por favor. Eu sei que é difícil achar profissionais que realmente saibam de mecânica, que realmente entendem do que estão falando, mas BUSQUEM MÃO DE OBRA QUALIFICADA E ESPECIALIZADA. Muitas vezes isso não significa que você tem que levar naquela oficina linda, maravilhosa, com 20 elevadores, lotaaaaada de carros, com uma sala de espera com café, pão, frios, etc. Muitas vezes o profissional qualificado é o cara simples, da oficina simples, MAS QUE SAIBA REALMENTE DO QUE TÁ FALANDO.

enricof18
13/02/2020, 23:47
Com relação a válvula EGR paralela, recentemente eu fiz um motor de uma Frontier e nela estava uma válvula paralela, que tinha estragado uma das engrenagens do mecanismo. Quando essas engrenagens estragam, tem que trocar a válvula, pois até onde eu sei não tem dessas engrenagens pra vender separado. E mesmo que você isole a EGR, a válvula, o mecanismo dela continua funcionando e tem que funcionar, senão da luz de injeção e perda de potência por códigos de falha referentes a EGR. Aí falei com o cliente que tinha que trocar a válvula e ele disse que tinha a antiga em casa, a original que disseram que tinha que ser substituída. A válvula original estava perfeita! Apenas muito suja de carvão, o mecanismo estava travado. Abri a válvula, limpei ela todinha, lubrifiquei o mecanismo e pronto, ela voltou a funcionar 100%.

A válvula da EGR é extremamente simples, muito fácil de abrir, de verificar o mecanismo, de dar manutenção. Não fiquem trocando EGR atoa só porque tem código da EGR, ou porque ela esta travada aberta.

Josimar Passamani
14/02/2020, 13:12
Minha válvula não estava isolada, minha frontier é 2011 172cv, peguei zero, está com 80.000 km, nunca havia me dado problema o carro. Eu mesmo fiz a limpeza da válvula uns meses atrás, e, estava bem suja, porém não acusava nenhum problema, nem mesmo perda de potência ou luz do painél, só percebei que havia aumentado a fumaça, limpei a válvula, diminuiu a fumaça, mas, rodei uns 1.000km e aconteceu essa M... ou foi coincidência ou azar mesmo.

Josimar Passamani
14/02/2020, 13:21
Pois é, o mecânico disse que já está pronta a camionete, que ficou 100%. Também me aconselhou a não isolar a válvula. Já li as quarenta e cinco páginas deste fórum , mas, acho que como muitos, a dúvida continua com relação a isolar ou não a EGR.
Isso ainda vai render muita troca de ideia...

Josimar Passamani
14/02/2020, 13:54
Com relação a válvula EGR paralela, recentemente eu fiz um motor de uma Frontier e nela estava uma válvula paralela, que tinha estragado uma das engrenagens do mecanismo. Quando essas engrenagens estragam, tem que trocar a válvula, pois até onde eu sei não tem dessas engrenagens pra vender separado. E mesmo que você isole a EGR, a válvula, o mecanismo dela continua funcionando e tem que funcionar, senão da luz de injeção e perda de potência por códigos de falha referentes a EGR. Aí falei com o cliente que tinha que trocar a válvula e ele disse que tinha a antiga em casa, a original que disseram que tinha que ser substituída. A válvula original estava perfeita! Apenas muito suja de carvão, o mecanismo estava travado. Abri a válvula, limpei ela todinha, lubrifiquei o mecanismo e pronto, ela voltou a funcionar 100%.

A válvula da EGR é extremamente simples, muito fácil de abrir, de verificar o mecanismo, de dar manutenção. Não fiquem trocando EGR atoa só porque tem código da EGR, ou porque ela esta travada aberta.

Então, percebi que o senhor sabe bem o que fala. Pra bem claro, se a válvula, mesmo isolada, precisa continuar trabalhando, "E mesmo que você isole a EGR, a válvula, o mecanismo dela continua funcionando e tem que funcionar, senão da luz de injeção e perda de potência por códigos de falha referentes a EGR" , significa que ela continua suscetível a problemas. Minha pergunta (desculpa a ignorância e também se já foi respondido), mas nesse caso, qual a vantagem real de isolar a EGR, economia de diesel, mais potência, aumento vida útil do motor...?

enricof18
14/02/2020, 17:42
Então, percebi que o senhor sabe bem o que fala. Pra bem claro, se a válvula, mesmo isolada, precisa continuar trabalhando, "E mesmo que você isole a EGR, a válvula, o mecanismo dela continua funcionando e tem que funcionar, senão da luz de injeção e perda de potência por códigos de falha referentes a EGR" , significa que ela continua suscetível a problemas. Minha pergunta (desculpa a ignorância e também se já foi respondido), mas nesse caso, qual a vantagem real de isolar a EGR, economia de diesel, mais potência, aumento vida útil do motor...?

Antes você de te responder essa pergunta, tenho que te explicar como funciona e para quê funciona o sistema EGR na Frontier.

EGR é uma sigla que traduzida do inglês significa RECIRCULAÇÃO DOS GASES DE ESCAPE. É um sistema onde existe uma ligação do coletor de escape para o coletor de admissão, entre os dois há uma válvula que controla essa vazão de gases de escape para a admissão. No caso da Frontier, antes da válvula tem o trocador de calor, que baixa a temperatura desses gases de escape antes que eles adentrem na admissão do motor.

Qual é a finalidade do sistema? Baixar a emissão de poluentes do tipo NOx. Quanto mais quente a câmara de combustão do motor diesel, mais NOx ela gera, e a EGR entra nisso pois a adição de gases de escape na admissão tem como finalidade principal baixar a temperatura da câmara de combustão, diminuindo a quantidade de moléculas de oxigênio admitidas pelo motor para gerar a queima. O NOx restante é tratado pelo catalizador.

Então a EGR está em todos os motores diesel modernos apenas para isso: Baixar a temperatura da câmara de combustão para diminuir a emissão de NOx.

Qual é o problema da EGR? Quanto mais quente a temperatura da câmara de combustão do motor diesel, maior a produção de NOx, mas menor é a produção de fuligem, a fumaça preta. Quanto menor a temperatura de combustão do motor diesel, menor é a produção de NOx, mas maior é a produção de fuligem. Essa fuligem vai circular na admissão e como na admissão está também circulando os vapores de óleo da ventilação do cárter do motor, a fuligem vai se juntar com esse vapor de óleo e vai criar uma crosta pegajosa em todo o coletor de admissão, nos dutos de admissão do cabeçote e adentrar aos cilindros. Isso com o tempo vai chegando a um ponto onde vai restringir o fluxo de ar para dentro dos cilindros, vai prejudicar o assentamento das válvulas de admissão, vai criar uma condição onde o desgaste dos cilindros aumenta, pois estamos falando de material particulado sólido! Além disso há uma contaminação extra ao óleo lubrificante, pois sempre parte da compressão gerada pelos cilindros desce ao cárter (por isso temos o sistema de ventilação do cárter, jogando na admissão esses vapores). Em casos extremos, e eu já peguei casos assim, temos até o fechamento quase que completo dos dutos de admissão, principalmente no primeiro e no segundo cilindros, dada a proximidade da entrada da EGR no coletor de admissão com esses cilindros. Então estamos falando de um sistema que a médio e longo prazo prejudica o desempenho do motor, aumenta o consumo de combustível, aumenta a emissão de fuligem pelo escapamento (a fumaça preta) e aumenta o desgaste do motor.

Você pode manter o sistema de EGR ativo e contornar essa situação? Sim! A principal medida é usar sempre óleos lubrificantes 100% sintéticos no motor. Eu gosto sempre de dar o exemplo da Frontier 163/190 cv, as 2012/13 até 2016. Elas o sistema EGR é diferente, muito mais otimizado por conta da existência do DPF, e também por conta do DPF, a recomendação é a utilização de óleos lubrificantes 100% sintéticos no motor, com a especificação mínima ACEA C3, essa especificação, dentre outras capacidades, tem uma baixa emissão de vapores de lubrificante, isso permite que a ventilação do cárter seja muito mais limpa, sendo assim quando na admissão esses vapores se encontram com os gases provenientes na EGR, geram uma quantidade muito menor de "borra". Então se compararmos a admissão das 163/190 cv com as anteriores, veremos sempre uma admissão muito mais limpa!

Mas mesmo assim a EGR traz um risco grande! A fissura do trocador de calor, e quando isso acontece o fluido de arrefecimento ou vai para o escape, ou entra na admissão, e aí o veículo vai perder o fluido de arrefecimento, vai superaquecer e vai danificar o motor. Há casos onde quando você desliga o motor, esse fluido de arrefecimento vaza do trocador de calor da EGR e inunda o coletor de admissão. Ao dar a partida no veículo corre o risco de dar calço hidráulico no motor, entortar ou quebrar bielas, quebrar pistões, etc.

Então qual a vantagem de isolar a EGR? Fazendo isso você impede que os gases de escapamento circulem na admissão, e aí a admissão não mais vai ficar suja e nem ter os problemas de contaminação do lubrificante e desgaste prematuro. Também vai fazer com que a economia de combustível melhores, pois não terá mais a contaminação do ar da admissão com os gases de escape. Também com ela isolada devidamente, não mais vai ter o risco de, em caso do trocador de calor ter uma fissura, não vai perder fluido de arrefecimento para a admissão ou escape. Essas são as vantagens!

Existe contra indicação? Sinceramente, nenhuma. Podem até argumentar que com a EGR isolada, o catalizador vai perder sua eficiência mais rapidamente, porém, nunca comprovamos isso de fato na oficina. Tem veículos que acompanho a mais de 4 anos, clientes que sempre fazem manutenção comigo, motores com mais de 300 mil, 400 mil km que nunca foram abertos, que tem a EGR isolada a mais de 200 mil km sem nenhum tipo de problema.

Como eu disse, há maneiras de se deixar a EGR ativa e evitar boa parte desses problemas, mas isso vai de uma manutenção mais constante e uso de lubrificantes 100% sintéticos, de qualidade! Ou seja, vai ser uma manutenção mais onerosa. Quem tem a EGR isolada devidamente, nunca mais opta por voltar o sistema para o original, isso eu garanto!

Com relação a válvula, mesmo que você tenha isolado a EGR, a válvula fica funcionando normalmente pois ela não sabe que está isolada! E você tem que garantir que o funcionamento dela esteja 100% correto, com seu mecanismo limpo e bem lubrificado. O problema que a válvula dá é justamente pelo acúmulo de carbonização na própria válvula, essa carbonização ou trava a válvula completamente ou deixa seu movimento mais pesado. Quando ela trava completamente ela vai acender a luz de injeção, perder potência e dependendo de como ela trava, vai deixar o funcionamento do motor completamente irregular. Se ela ficar com o movimento pesado, o motor elétrico da válvula vai fazer mais força e vai estragar as engrenagens do mecanismo, que são engrenagens plásticas, isso somado com o calor dos gases de escape passando por um mecanismos que tem partes elétricas sensíveis. Quando você isola a EGR a válvula pode vir a dar problema? Até pode, mas só se apenas ela já estiver na eminência de ter um problema, a probabilidade é quase nula!

Sgtmarcos22
14/02/2020, 17:43
Boa tarde meus amigos, tenho uma frontier 2007 LE 2.5 (importada), tá andando bem e econômica, porém, muita fumaça preta, pretendo isolar a egr visando diminuir essa fumaça, sabem se neste modelo tem alguma peculiaridade diferente?

enricof18
14/02/2020, 17:57
Boa tarde meus amigos, tenho uma frontier 2007 LE 2.5 (importada), tá andando bem e econômica, porém, muita fumaça preta, pretendo isolar a egr visando diminuir essa fumaça, sabem se neste modelo tem alguma peculiaridade diferente?

Volto a repetir: Fumaça preta na Frontier não é culpa apenas da EGR. Pode ser EGR, pode ser o funcionamento inadequado da geometria do turbo, pode ser filtros, pode ser compressão baixa no motor, pode ser problema de vedação nas válvulas, pode ser regulagem de válvulas, pode ser monitoramento do sistema de injeção de combustível, pode ser monitoramento do fluxo e pressão de ar de admissão, pode ser bicos, pode ser bomba...

Pode ser um monte de coisa!

enricof18
14/02/2020, 18:08
Continuando sobre a EGR, porque eu digo que fazer o "EGR DELETE" com a reprogramação via módulo é dinheiro jogado fora, pois geralmente é um serviço que ronda os 1000 reais! Digo isso pois nesse tipo de procedimento, a válvula vai ficar 100% o tempo todo! Mas com isso criamos um problema adicional, a válvula da EGR sempre fica DEPOIS DO TROCADOR DE CALOR, e isso vai concentrar o calor dos gases de escape justamente em cima do trocador de calor, podendo fazer com que o veículo superaqueça e aumentando E MUITO a chance de ter o problema da fissura do trocador de calor da EGR, com a consequente perda do fluido de arrefecimento.

O processo de isolar fisicamente a circulação dos gases de escape pelo sistema é muito mais barata e muito mais eficaz!

Sgtmarcos22
14/02/2020, 18:16
Então amigo, acredito que podem ser várias coisas, como citou, porém fiz revisão agora em janeiro, troquei os filtros, óleo... em relação aos bicos acredito que estejam 100%, pois ela está andando bem e econômica, to fazendo 8,9 na cidade e
11.7 na estrada. Lendo as mensagens dos amigos, presumo que, ainda que não houvesse nenhum problema acontecendo (mas há... a fumaça..) o processo de isolamento (nas duas extremidades) ainda seria benéfico para o motor. correto? Pelo menos foi isso que entendi, inclusive lendo suas msg anteriores.

enricof18
14/02/2020, 18:41
Então amigo, acredito que podem ser várias coisas, como citou, porém fiz revisão agora em janeiro, troquei os filtros, óleo... em relação aos bicos acredito que estejam 100%, pois ela está andando bem e econômica, to fazendo 8,9 na cidade e
11.7 na estrada. Lendo as mensagens dos amigos, presumo que, ainda que não houvesse nenhum problema acontecendo (mas há... a fumaça..) o processo de isolamento (nas duas extremidades) ainda seria benéfico para o motor. correto? Pelo menos foi isso que entendi, inclusive lendo suas msg anteriores.

Se você leu e entendeu como funciona o sistema, as explicações que dei, então sim, você tem vantagens em isolar a EGR. Porém isso não quer dizer que o problema da fumaça irá resolver isolando a EGR.

Ela está sim econômica, mas como está a força dela? Provavelmente você vai dizer que está boa de força, mas já peguei muitos dizendo o mesmo de suas Frontiers e quando eu ando, sei que não está 100%. Temos que lembrar que a injeção faz DE TUDO para ter o melhor desempenho possível.

Estou dizendo isso para não esperar que a fumaça irá se resolver isolando a EGR, pode até ser que seja o caso, mas não é 100% certo que irá resolver, ok?

Josimar Passamani
15/02/2020, 12:03
enricof18. Valeu mesmo pela explicação, peguei o carro ontem e o mecânico me mostrou a egr quebrada, quebrou aquela borboleta, que é fixada apenas com dois pingos de solda(segundo o mecânico), ele disse que o próprio calor gerado pelos gases e sei lá o que mais passa pela egr, fazem com que a solda desgaste com o tempo (baita falha do projeto), fazendo com que a peça se solte e, também segundo o mecânico, não tem como consertar. Foi colocada uma egr de marca paralela (não lembro a marca) e, até o momento tudo normal, andando normal e sem luz acesa no painel. Pra minha surpresa, ele falou que é meio que normal a egr da frontier desse modelo apresentar esse problema, que já pegou vários casos iguais. Isso significa que, daqui alguns mil km, vai dar problema de novo. Questionei novamente sobre isolar a peça, ele disse que nada adianta, pois ela continua funcionado, a menos que reprograme e, faça com que ela seja desativada nessa reprogramação, mas daí sairia caro para fazer tal reprogramação.
Enrico, se não for abusar, peço que poste o esquema para fazer o isolamento da EGR da FRONTIER 2011, 192 cv. Vou levar em outra oficina, também de confiança, para fazer o serviço. Sei que já têm em páginas anteriores, mas como têm de mais de um modelo e ano e sou leigo no assunto...

enricof18
15/02/2020, 12:57
enricof18. Valeu mesmo pela explicação, peguei o carro ontem e o mecânico me mostrou a egr quebrada, quebrou aquela borboleta, que é fixada apenas com dois pingos de solda(segundo o mecânico), ele disse que o próprio calor gerado pelos gases e sei lá o que mais passa pela egr, fazem com que a solda desgaste com o tempo (baita falha do projeto), fazendo com que a peça se solte e, também segundo o mecânico, não tem como consertar. Foi colocada uma egr de marca paralela (não lembro a marca) e, até o momento tudo normal, andando normal e sem luz acesa no painel. Pra minha surpresa, ele falou que é meio que normal a egr da frontier desse modelo apresentar esse problema, que já pegou vários casos iguais. Isso significa que, daqui alguns mil km, vai dar problema de novo. Questionei novamente sobre isolar a peça, ele disse que nada adianta, pois ela continua funcionado, a menos que reprograme e, faça com que ela seja desativada nessa reprogramação, mas daí sairia caro para fazer tal reprogramação.
Enrico, se não for abusar, peço que poste o esquema para fazer o isolamento da EGR da FRONTIER 2011, 192 cv. Vou levar em outra oficina, também de confiança, para fazer o serviço. Sei que já têm em páginas anteriores, mas como têm de mais de um modelo e ano e sou leigo no assunto...

Se quebrou apenas a borboleta da válvula antiga, bastava ter isolado a EGR, ela iria funcionar normalmente. Mesmo sem a borboleta, o eixo da válvula iria ficar movimentando, porém sem a borboleta. Iria funcionar normalmente. Essas válvulas paralelas dão muito problema no sensor de posição da borboleta, aí acende a luz de injeção, corta a potência com códigos de falha referentes a EGR.

Quando eu tiver um prazo vou tentar fazer um passo a passo bem detalhado de como isolar corretamente a EGR nas Frontier...

Josimar Passamani
15/02/2020, 19:30
"Se quebrou apenas a borboleta da válvula antiga, bastava ter isolado a EGR, ela iria funcionar normalmente. Mesmo sem a borboleta, o eixo da válvula iria ficar movimentando, porém sem a borboleta. Iria funcionar normalmente." Guardei a válvula original. Assim que você conseguir postar o esquema, vou recolocar a original e isolar a EGR. Vlu.

Iron Man
17/02/2020, 16:45
Entrei aqui a partir de um grupo de whatsapp que participo.
Esse grupo é formado por chefes mecânicos e profissionais gabaritados de várias concessionárias de veículos, além de algumas oficinas de colegas escolhidos a dedo.
Sou chefe de oficina de uma autorizada Nissan atualmente, há 11 anos. Minha vida toda foi trabalhando com carros.

Vim por conta de uma discussão que surgiu em nosso grupo e em outro grupo de whatsapp que participo. Não me identifiquei corretamente aqui pois não quero fazer propaganda da concessionária onde trabalho, já que essa mensagem não terá nenhum caráter de vantagem pessoal. Quero ser imparcial e não me apresentar aqui como um fornecedor de serviços. Mas a moderação tem acesso a todos os meus dados.

Também vou fazer uma única postagem, porque não quero ficar entrando em discussões e criando confusões. Quero apenas colaborar com esse tema com o conhecimento que temos, tentando orientar as pessoas corretamente.
Tivemos essa iniciativa em vários colegas de várias concessionárias e de várias marcas ao elaborarmos esse texto. Não é o trabalho de uma única pessoa. Nosso grupo não é oficial já que algumas montadoras ou mesmo concessionárias não aprovam muito esse tipo de troca de informações entre "concorrentes". Ridículo, mas é assim que alguns enxergam isso.

Parece que voltou a moda agora a eliminação da válvula EGR como uma solução de economia e de evitar problemas nos veículos equipados com ela. Semanalmente nos deparamos nas oficinas com veículos com essa válvula eliminada, e isso parece que vem crescendo desde o ano passado. Na maior parte, senão em todas, os serviços são feitos em oficinas não autorizadas das marcas, que vem infestando youtube, fóruns, grupos de whatsapp e outros tantos para oferecer a sua "única" e "mais eficiente solução". Como eu já disse, a nossa participação aqui será sem qualquer identidade comercial.
Para nós, não importa o que os donos de veículos fazem com eles. Isso é problema de cada um (se não prejudicar o próximo), mas que o faça de forma consciente e com informações e orientações corretas.

Estamos preocupados e tristes com a quantidade de donos de veículos que tem caído no conto das "vantagens de eliminar a válvula EGR", e depois de ver a bobagem que fizeram procurarem uma autorizada da marca para tentar resolver os problemas decorrentes disso. É triste isso porque os donos destes veículos acabam gastando duas vezes, e a segunda em concessionária não é barata. Vamos ser honestos e dizer que serviços em concessionárias são mais caros, porque usamos peças originais, certificadas, de origem, e temos toda uma estrutura constantemente treinada e equipamentos específicos para os atendimentos.
Trabalhamos com apoio da engenharia das fábricas, com desenhos técnicos, equipamentos apropriados e específicos, recebendo boletins de atualização, instruções de recalls, etc. Oficinas particulares não tem acesso a quase nada disso.

Estimamos que mais da metade dos veículos que circulam hoje nas ruas não realizaram recalls importantes nestas condições, o que é muito grave. Quando um veículo desse dá entrada numa concessionária, imediatamente o número de chassis é introduzido no sistema e toda e qualquer orientação de necessidade de correção entra em tela. A concessionária tem a obrigação legal e moral de realizar o serviço, mesmo sem o consentimento do cliente, sob o risco de responder por negligência em caso de consequências de acidentes. Mais da 80% dos consumidores que levam seus veículos em autorizadas não tem a menor ideia de que o mesmo sofreu ajustes orientados pela engenharia de fábrica, desde um reaperto de uma dobradiça, a troca da borracha de vedação de uma porta, até a substituição de um airbag que pode levar a morte de ocupantes do veículo.
Oficinas não credenciadas normalmente nem sabe da existência destas ocorrências.

Alguém pode dizer, como já ouvimos, que os fabricantes falam tanto de sua competência técnica em relação as oficinas particulares mas são eles que cometem esses erros de projeto e fabricação. Mas 90% dos problemas de recalls não são de projeto, e sim de componentes fabricados por terceiros. Mas, a fábrica identifica estes problemas e corrige.
Não queremos desmerecer as oficinas não autorizadas. Alguns colegas que ajudaram a escrever este texto trabalham nelas ou são donos de algumas. Elas acabam sendo uma opção para quem tem um veículo mais velhinho e já não se preocupa ou não pode pagar por uma manutenção mais adequada.
Mas, o sujeito ter um veículo de 40, 70 ou mais de 100 mil reais em mãos e querer economizar algumas centenas de reais na manutenção do seu veículo não faz muito sentido.
Mas, mesmo os donos de veículos velhinhos devem ter em mente que estão reduzindo a segurança e a confiabilidade dos seus veículos a optar por realizar economias na qualidade dos serviços.

É comum as pessoas se perguntarem porque peças originais dos veículos duram muito mais que as vendidas no mercado paralelo. Isso acontece porque as peças do mercado paralelo não passam por controle de qualidade nas lojas, e são peças, normalmente, de qualidade inferior.
Mas, o nosso objetivo não é defender as concessionárias, até porque elas já vivem lotadas e não precisam de nossa propaganda.
Mas, é nossa obrigação ética e moral alertar sobre os riscos de uma manutenção mal executada nos veículos.

No caso da eliminação da válvula EGR, chega a ser assustador como o mercado tem tratado essa questão.
Primeiro é preciso dizer a verdade, que não é dita pela falta de conhecimento ou pela esperteza de algumas oficinas, então vamos a elas.

1. A válvula EGR ganhou uma má fama pela falta de competência de algumas oficinas e de alguns “mecânicos”. A cada 10 carros que chegam na concessionária com suspeita de problemas na EGR, e que alguém recomendou a sua eliminação, 6 não apresentam qualquer problema na válvula, pois outros defeitos podem sugerir isso. O mecânico acaba eliminando ou trocando a válvula para descobrir, por exemplo, um problema de micro-furo numa mangueira, mas ele não conta isso para o cliente (“aproveitei e troquei umas mangueiras doutor”). Outros 3 carros destes 10 apresentam realmente problemas na válvula EGR, que é corrigido com uma simples limpeza. E apenas 1 veículo precisa realmente ter a válvula substituída. Estamos sendo bastante pessimistas, porque o índice de necessidade de substituição é menor do que isso. Mas, nenhum mecânico de oficina não autorizada conta isso para o seu cliente, e talvez até alguma autorizada de má-fé talvez recomende trocar a válvula do que limpar. Trocar a válvula ou eliminá-la é um serviço mais lucrativo do que limpá-la.

2. A Válvula EGR é projetada para funcionar continuamente e sem manutenção por 100.000km, recomendando a sua limpeza depois disso, e somente isso. Mas, na prática, os veículos passam até dos 200.000km sem qualquer problema. Num grupo de whatsapp de donos de Frontier que participo também, tivemos depoimentos de muitos donos que passaram dos 200.000km e até dos 250.000km sem qualquer problema com esta válvula. Então não sou em quem está afirmando essa durabilidade da válvula, mas donos que atestam isso.
Veja que com uma quilometragem dessas os donos de caminhonetes já trocaram de pneus algumas vezes, já trocaram filtros dezenas de vezes, trocaram óleo dezenas de vezes, trocaram as pastilhas de freio, correias, etc. Mas, quando se chega na válvula EGR, cria-se uma situação de valorizar demais a peça, e nem uma limpeza o dono quer fazer, quanto mais uma eventual troca, mesmo ela custando uma pequena fração de tudo que ele já trocou na caminhonete. É apenas mais um componente como qualquer outro, mas nas oficinas particulares ele ganha um “prestigio e um mistério” maior do que o próprio motor ou a turbina, por exemplo. E é aí que todo mundo vende a sua "fórmula mágica", incluindo a desnecessária e prejudicial eliminação da válvula.

3. A válvula EGR vai durar tanto quanto os seus cuidados com o combustível utilizado e a sua manutenção preventiva.
Ao contrário do que muita gente mal informada afirma, o nosso diesel não é ruim, pelo contrário, ele melhorou muito nos últimos anos. Mesmo algumas bandeiras desconhecidas oferecem um diesel de qualidade suficiente para não ser culpado pelos problemas de sujidades dos componentes do veículo. Alguns mecânicos adoram pegar uma válvula EGR e dizer: "Olha como está contaminada... é esse diesel ruim". Não tem nada a ver com a qualidade do diesel, mas sim da queima natural do combustível.
Mas, é preciso ficar atento, pois sabemos que alguns postos de combustível fornece produto adulterado, fora das especificações ou contaminado pela falta de cuidado dos tanques. São mais raros hoje por conta de uma fiscalização mais severa, mas existem.

Aí o mais espertinho dos mecânicos dirá: “Então... eliminar a EGR resolve isso”. Não, não vai resolver nada, porque combustível de baixa qualidade vai prejudicar muitos outros componentes do motor, alguns bem mais sérios do que a válvula EGR.
A receita é simples, evite combustíveis duvidosos. Aí vem o sujeito novamente e diz: “Mas numa viagem longa pelas estradas mundo a fora não dá para saber o que se está abastecendo”.
Em primeiro lugar, hoje temos uma infinidade de postos na estrada. Basta se programar para parar com folga para não ter que depender de um posto suspeito.
Outro ponto, não é uma vez ou outra que utilizamos um combustível ruim que a válvula EGR ficará prejudicada. Tem que usar muito combustível ruim para que a sua durabilidade seja reduzida, e também não é assim de forma assustadora. A contaminação é bem lenta.

Desconfie de diesel barato em postos sem bandeira ou muito pequenos. Não existe milagre no preço de combustível. Conheci muitos clientes que abasteciam seus veículos em postos suspeitos para economizar 6 reais para completar o tanque de combustível do carro, e gastou depois mais de 4 mil reais para fazer o reparo do motor.

Procure manter a manutenção do carro em dia, principalmente filtros. Faça uma inspeção e uma limpeza da válvula EGR a cada, pelo menos, 100.000km, ou se não for possível abastecer com combustível de boa qualidade, faça isso a cada 70.000km. É uma inspeção e talvez uma limpeza, mais nada. Raríssimos são os casos em que uma troca se faz necessária, e isso quando não é feita uma limpeza há muito tempo.
Se for precisar trocar um dia, o que é raro, troque como você trocaria seus pneus, discos ou pastilhas de freio, ou qualquer outro item. Mas, cuidando bem, é provável que você nunca precise trocar esta válvula na vida.
Temos clientes com Frontier que já passaram dos 500.000km e nunca precisaram trocar esta peça.
Se alguém disser que precisa trocar ou eliminar, desconfie.

4. Nunca, jamais elimine a EGR. Por mais que o seu mecânico afirme que essa é uma ótima solução e que seu “método” não deixa nenhum problema, isso não existe. Não tem isso de fazer pequenas alterações e ajustes depois de eliminar a válvula e tudo ficar perfeito.

Sabe o que você precisa trocar para eliminar a válvula EGR? Todo o motor.
A válvula EGR não é um componente isolado. Todo o motor é projetado para funcionar com ela. O projeto de tubulação, as zonas de calor e resfriamento, a circulação de gases, tudo é feito para otimizar e permitir o uso da válvula EGR. E não existe a técnica de eliminação perfeita, pois todas deixam sequelas graves.
Por mais que lhe digam que não haverá consequências negativas com o bloqueio da válvula EGR, saiba que haverá sim. O motor não vai funcionar na sua melhor condição, haverá problemas de temperatura, dificuldades para o motor atingir a temperatura ideal, problemas com catalisador, filtro DPF (o pessoal chega ao cúmulo do absurdo dizendo que o filtro DPF e catalisador vão “sujar” menos), turbina e muitos outros. Vão querer te convencer o contrário, que o motor vai trabalhar melhor, vai ficar mais potente e econômico (mentira), e virão com muitos argumentos para induzí-lo a eliminar a válvula. Esqueça isso. A tecnologia aplicada no projeto do motor para fazer uso da válvula EGR é bem mais complexa do que esse pessoal imagina. Nem nós das concessionárias temos total domínio sobre isso e muitas vezes precisamos recorrer a engenharia da fábrica para entender melhor.

Não existe eliminação de EGR sem consequências para o motor. Não inventaram isso ainda.

Estamos cansados de receber caminhonetes, não só Frontier (até uma média do mercado tem sofrido com isso), com problemas no motor causados pela eliminação da válvula EGR. Todos dizem a mesma coisa: “mas o mecânico garantiu que não daria problema”, “mas um amigo que fez me disse que ficaria boa”, “li num site que isso é tranquilo e até recomendado”.
Quem nesse mundo pode garantir que uma modificação na esquina, de uma tecnologia complexa, desenvolvida por uma engenharia japonesa, e feita sem qualquer critério, é comprovadamente válida e segura?
É preciso acabar com esse jeitinho brasileiro de remendar tudo, de fazer gambiarras e de querer “ser esperto” para gastar menos. Qualquer máquina precisa de uma manutenção preventiva correta, e uma caminhonete também é uma máquina. Conserve-a, não faça remendos.

Ao mecânico sério resta preservar o funcionamento das partes de acordo com as suas condições de projeto, até porque ele não tem formação para fazer modificações tão profundas (muitas vezes nem leves”).
Não vou entrar aqui em detalhes técnicos, senão muitos vão dormir na metade deste tratado.

5. Como último ponto, vamos tocar numa questão ainda mais sensível, que por si só seria suficiente para desmotivar essa prática infeliz de eliminar a válvula EGR sem sequer entrar no mérito do projeto mecânico em si.
Vocês sabem qual a função da válvula EGR? É diminuir os índices de emissão de poluentes do veículo, aumentando a eficiência do motor.
Sabem qual poluição é essa? Composta principalmente de NOx (óxidos de hidrogênio). O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicos) tem um pdf muito interessante para quem quiser conhecer mais sobre o assunto, basta jogar no Google.
Fazem parte destes óxidos de hidrogênio o dióxido de hidrogênio e o óxido nítrico (conhecido também como monóxido de hidrogênio). Desculpem, não é o objetivo aqui abordar química, então vamos ao que interessa. Estes componentes são nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Simplificando... eles matam.

O mundo civilizado tem buscado soluções para conter os níveis de emissão de poluentes. Recentemente vimos o escândalo envolvendo uma montadora que fraudou os índices de emissão poluente em testes. Foi um escândalo internacional. Na Europa a coisa foi tão séria que muitos proprietários do modelo processaram o fabricante, deixaram de comprar este modelo ou outros do fabricante, e alguns deixaram de usar os seus veículos até que o fabricante apresentasse uma solução para o caso. Mas, isso tem um nome: Primeiro Mundo.

Aqui no terceiro mundo as coisas são diferentes. O “jeitinho” e a “esperteza” levam alguns consumidores a fazer o contrário, desativando sistemas que funcionam corretamente. Exatamente essa ideia, lá eles ficam indignados com o que não funciona, aqui desativam o que funciona. E porque? Para economizar um pouco não fazendo uma manutenção correta no veículo. Bastaria uma limpeza a cada 100.000km, que custa bem menos que um alinhamento e balanceamento de rodas.
Os caras equipam suas “brutas” com enfeites na maioria das vezes inúteis, colocam pneus gigantes, multimídias completos, ceras de polimento especiais, mas não gastam uma pequena fração disso para conservar a válvula EGR.

Isso é muito pior aqui no Brasil, onde o download e a pirataria de filmes acabou com locadoras e vendas de DVDs e blu-rays originais. Sabem porque? Porque é mais barato roubar. Pirataria é crime, mas ninguém se importa com o que é crime (desonestos são só os políticos que vieram do... povo). “A produtora de filmes ganha muito, não vai fazer mal”.

A válvula EGR do meu veículo eliminada não vai representar nada no total de poluentes. Cada um pensa assim.
Um dia coloquei essa questão para um cliente que insistia que eliminar a válvula EGR era uma possibilidade que ele estava cogitando. Ele, na sua maior falta de consciência me respondeu: “Quando esse mundo estiver podre de poluição eu não estarei mais aqui”. Ele não pensou nas gerações futuras, e porque pensaria? Não é problema dele na sua pobre consciência. O problema dele é ganhar alguma vantagem, que neste caso é na verdade uma grande desvantagem. Mas, talvez ele também não fique tempo suficiente com o veículo para sofrer as consequências mecânicas dessa decisão, e no conceito moral dele, “isso é problema do próximo comprador”.

Sempre que alguém me pede para avaliar a mecânica de uma caminhonete que pretende comprar e eu noto que a válvula EGR foi eliminada, imediatamente desaconselho a compra. A razão é simples, se o proprietário faz uma gambiarra dessas para tentar ganhar, na sua cabeça, uma vantagem que nem existe, como ele tratou o restante da manutenção deste veículo? Será que tudo foi sempre “feito nas coxas”?

Quem incentiva esse tipo de coisa também tem culpa, muitas vezes até mais, pois oculta alguns fatos importantes. Também está preocupado em vender sua “técnica e habilidade”, que sempre “são melhores que a do concorrente”.
É uma vergonha imaginar que as pessoas não se preocupem com a vida, num momento em que o mundo todo busca soluções para melhorar a qualidade de vida.
Numa época em que até canudinhos plásticos são proibidos em alguns locais. Mas, o consumidor acha um absurdo: “até parece que os meus canudinhos estão matando o mundo”.
Os canudinhos de uma única pessoa pouco influenciará o total, mas some-se a isso as sacolinhas plásticas, os copos descartáveis, aquela queimadinha de folhas de poda no quintal, a retirada de um catalisador, a eliminação de uma válvula EGR, e multiplique pela quantidade de pessoas que fazem isso.

É uma questão cultural, de consciência, de formação moral, mas não é certo. O bloqueio da válvula EGR impede o veículo de ser aprovado numa inspeção de emissões. Ele está ilegal. Está poluindo e colaborando para matar as espécies de vida. Uma pena que a nossa visão de terceiro mundo impeça de enxergarmos mais longe, de sermos honestos quando se trata de respeitar ao próximo, ou na falta de vontade disso, de pelo menos obedecer as leis.

Conclusão

Para quem não teve paciência para ler tudo, faço um resumo aqui.

Não elimine a válvula EGR do seu veículo. Você não vai ganhar nada com isso de fato, vai ter problemas técnicos e desrespeitar a vida e a natureza.
Abasteça com combustível confiável, faça as manutenções em dia e não caia na conversa de quem lhe tente convencer do contrário.

Não sou eu quem afirma tudo que está neste texto, então agradeço os colegas que participaram de sua elaboração e que também conhecem bem o assunto.

Agradecemos o interesse daqueles que leram tudo isso, pacientemente, e nos sentiremos recompensados se alguém conseguir entender esta exposição e tomar uma decisão acertada sobre esta questão.

Desculpe se ofendemos alguém indiretamente, se incomodamos alguém, se reduzimos os lucros de alguém, ou diminuímos o prestígio e o ego de alguém, Mas a verdade precisa ser dita.

Obrigado.

Bigsd
18/02/2020, 14:18
Bom dia Iron Man

Muito bacana a sua abordagem:palmas::palmas::palmas:
Eu estava no grupo quando saiu essa discussão, e até comentei que a minha Frontier antiga também nunca apresentou esse problema. Mas muita gente tinha mesmo Frontier com km bem alta e sem problemas com o EGR.
Mas discussões técnicas de lado, mesmo porque não conheço bem esse assunto para opinar como os colegas aí conhecem, o que me chamou mesmo a atenção foi a sua última abordagem em relação aos poluentes que realmente já seria um forte argumento para se pensar em relação às atitudes que tomamos.

Trago aqui até um dado sério para reflexão que também foi divulgado no grupo.

Escândalo da Volkswagen completa 2 anos; estudo atribui 5 mil mortes ao ano na Europa

O escândalo dos motores a diesel da Volkswagen (http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/escandalo-da-volkswagen-veja-o-passo-passo-do-caso.html), que poluem acima do permitido, pode ter causado 5 mil mortes apenas na Europa, diz estudo publicado nesta segunda-feira (18), quando o caso completa 2 anos.

Escandalo da Volkswagen completa 2 anos; estudo atribui 5 mil mortes ao ano na Europa | Auto Esporte | G1 (https://g1.globo.com/carros/noticia/escandalo-da-volkswagen-completa-2-anos-estudo-atribui-5-mil-mortes-ao-ano-na-europa.ghtml)

rdmello76
18/02/2020, 16:32
Boa tarde.

Concordo em gênero, número e grau.

Sem querer ofender ninguém, mas não é plausível alguém dar maior peso para a recomendação de mecânicos não especializados do que engenheiros das próprias montadoras.

Em todos os carros que tive até hoje, segui sempre os planos de manutenção das montadoras. Eu realmente acho que não existe uma boa justificativa para se ter um carro que custa, às vezes, 100 mil reais ou muito mais, no caso das caminhonetes, e tentar economizar algumas centenas de reais nas revisões periódicas.

"Esperteza" mesmo é manter o veículo em bom estado de manutenção, sabendo-se que o gasto preventivo é bem menor que o corretivo.

Acerca da poluição, é outro fator triste. Não são raras as vezes em que percebo pickups novas soltando aquela fumaça negra.

Ciro Alencar
26/02/2020, 12:10
Acredito que sei quem é o colega Iron Man. Faz parte de um de nossos grupos de Frontier.
Suas colocações foram bem oportunas, aliás, alguns pontos eu já defendi aqui.
Mas, a sua última abordagem sobre a questão da consciência de preservação da vida e do meio ambiente foi bastante forte e muito oportuna.
Estive recentemente na Alemanha, e como sempre acontece quando vou à Europa, tive a oportunidade de ver como o Brasil é atrasado nesta questão e tão mal visto lá fora. O nosso presidente tem uma má fama em relação a essa questão, mas vemos que nós, que fazemos parte do povo, também temos uma parcela grande de culpa.
Temos todos os recursos aqui para um país mais "limpo", porém cometemos alguns erros lamentáveis. Como disse o colega, não se trata só de pouco se importar com o ambiente e a vida das pessoas, mas até de desrespeitar a lei e cometer um crime.
Uma pena !!!
Depois reclamamos que nada aqui funciona...

rossetto
26/02/2020, 22:23
Caramba, os bots da Nissan vão encher de groselha mais um tópico?

Rui_ms
26/02/2020, 23:26
Eu fiz questão de logar aqui para parabenizar a postagem do Iron Man. Não por falar que é de concessionária, ou dizer que o serviço deles é melhor ou por falar que fazem recall sem nem o cliente saber. Quase todas as minhas experiências com concessionárias Nissan deixaram a desejar, inclusive nem confio no recall de airbags realizados (que eu fui atrás, pois a CSS nem sabia).
Mas uma coisa é verdade, a retirada da EGR e DPF é crime ambiental e aumenta a emissão de particulados causadores de CÂNCER DE PULMÃO!
Agora o povo do interiorzão do Brasil que acha bonito imitar norte americanos fazendo “rolling coal”, fumar, mascar fumo, etc e portanto estão pouco se lixando para sua própria saúde, tampouco vão se importar com isso.
Vai entender o que passa na cabeça de uma pessoa que compra uma picape de 190cv e acha pouco porque o 0-100km/h dela é pouco maior que 10s.

Ciro Alencar
27/02/2020, 10:53
Caramba, os bots da Nissan vão encher de groselha mais um tópico?

Ué, o colega Iron Man (todos conhecem ele do grupo e contribuiu muito com todos), eu, o Bigsd, o rdmello e o amigo Rui são bots? Não entendi. Acho que no mínimo você foi leviano em afirmar isso. Todos aqui são muito conhecidos de todos e o tópico é sobre Nissan Frontier, ou me enganei? Mesmo que não fosse, a preocupação aqui é legítima, ou você acha que não?

É, Rui, estamos perdidos.... falar a mais pura verdade pode incomodar. Lá fora o mundo desenvolvido fica escandalizado com a manipulação de emissão de poluentes da Amarok, já aqui, manifestar-se sobre a preocupação de ver uma gambiarra deliberada que causa a morte de pessoas nos transforma em "bots" e o tema em "groselha".
Pelo menos no grupo esse tema foi tratado com muito mais seriedade, maturidade e responsabilidade por um grupo muito maior de pessoas.

Caro amigo Iron Man, peço desculpas em nome de todos. Por isso que certas causas são quase perdidas em nosso país tupiniquim, mas não devemos abandoná-las, pois acho que é desejo de todos (ou pelo menos da maioria) estabelecer discussões saudáveis sobre o futuro, e o presente também ... já que, como vimos, 5 mil pessoas ao ano já morreram por conta da irresponsabilidade de uma única montadora.

Ciro Alencar
27/02/2020, 10:58
inclusive nem confio no recall de airbags realizados (que eu fui atrás, pois a CSS nem sabia).

Mas uma coisa é verdade, a retirada da EGR e DPF é crime ambiental e aumenta a emissão de particulados causadores de CÂNCER DE PULMÃO!

Li outro dia que mais da metade dos veículos afetados pelo airbag com defeito não compareceram ainda nas concessionárias para troca do componente, e a maioria já tem conhecimento disso. Um absurdo. As pessoas não estão nem aí com a vida.

Realmente é crime ambiental, mas quem se importa? Depois reclamam de nossos políticos... vieram do povo...

Bigsd
27/02/2020, 14:48
Engraçado, depois de tantos tumultuadores que infestaram os fóruns da Nissan, acabamos combinando entre nós de jamais entrar no fórum de outra marca para fazer críticas e não dar motivos para novas provocações.
Agora estamos aqui entre proprietários de Nissan, no fórum da Nissan, discutindo um ponto de vista sobre um assunto da Frontier, e diga-se bastante justo visto a importância da questão que já trata de questões éticas e de saúde, e ainda temos que ler esse tipo de coisa? Provocação de ordem pessoal?
Só rindo mesmo. :lol:

Antero Jobson
01/03/2020, 13:39
Veja bem, com o uso da EGR é colocado um solenoide de acionamento da turbina com 03 mangueirinhas que fica bem abaixo do filtro de ar, ela é quem controla a turbina, na minha ela deu problema e não funcionava mais deixando a turbina inativa, o carro não rendia nada e fumaçava horrores, o preço dela varia de 1700,00 à 2300,00, então peguei a mangueira que vem da bomba de vácuo por trás do cabeçote e vai para o solenoide e liguei o vácuo direto na válvula da turbina (fica bem em cima, um cilindro redondo com cano no meio). Lembrando que isolei a EGR dos dois lados e retirei a borboleta.
Não sei se fui bem claro mas não tenho imagens.

Que borboleta e essa que vc fala? A da própria egr?

Antero Jobson
01/03/2020, 13:48
Então vc e aconselhável isolar as mangueiras d'água? Para evitar possível vazamento d'água para a admissão? Vou fazer isso

Antero Jobson
01/03/2020, 15:14
Esse cara entende mesmo do assunto !!! Parabéns e obrigado pelo depoimento!

Rfariav
14/10/2020, 21:09
Minha Frontier 2011/12 teve problema com a válvula EGR. Foi feita o isolamento, porém a luz da injeção acendeu. Voltei na oficina e foi retirada a válvula e feita outra limpeza. Porém a luz acendeu novamente. O que recomendam fazer? Trocar a válvula? Encontro boas no mercado?
Aguardo orientações. Obrigado!

Bigsd
15/10/2020, 19:21
Minha Frontier 2011/12 teve problema com a válvula EGR. Foi feita o isolamento, porém a luz da injeção acendeu. Voltei na oficina e foi retirada a válvula e feita outra limpeza. Porém a luz acendeu novamente. O que recomendam fazer? Trocar a válvula? Encontro boas no mercado?
Aguardo orientações. Obrigado!

Consenso do pessoal: Recomendação e limpeza bem feita. Se não resolver, trocar a válvula. Mas mantenha a originalidade do veículo ou só terá problemas. Eliminar a válvula é uma péssima ideia.
Na maioria das vezes uma boa limpeza resolve, mas é muito raro ela dar problema. Lá no grupo de whatsapp tem colegas com Frontier batendo mais de 200.000km sem nunca ter mexido nesta válvula. O pessoal vende a ideia de que ela é uma encrenca, mas encrenca é ficar sem ela funcionando e fazer gambiarras no carro. Minha opinião. Depois de envio a conta :mrgreen:
Boa sorte com a solução.

ocelestino
08/11/2020, 21:14
Amigo, poderia por gentileza me mandar o passo a passo do procedimento? Estou avaliando a viabilidade de executá-lo. Também moro no DF!

Alexsandro Guerra Maia
18/06/2023, 21:33
Vou isolar a Egr da frontier 2.5 2009 XE, o coletor está bem sujo, será que é preciso limpar, alguém já limpou?

enricof18
19/06/2023, 07:38
Vou isolar a Egr da frontier 2.5 2009 XE, o coletor está bem sujo, será que é preciso limpar, alguém já limpou?

Se o coletor está sujo, é melhor limpar. Coletor sujo atrapalha o enchimento dos cilindros, causa perda de potência e aumento no consumo de combustível.

Se for isolar a EGR, isole tanto na saída do coletor de escape para o tubo da EGR, quando na saída do tubo da EGR para a válvula da EGR.

Att.

Enrico.

Alexsandro Guerra Maia
30/06/2023, 00:56
Se o coletor está sujo, é melhor limpar. Coletor sujo atrapalha o enchimento dos cilindros, causa perda de potência e aumento no consumo de combustível.

Se for isolar a EGR, isole tanto na saída do coletor de escape para o tubo da EGR, quando na saída do tubo da EGR para a válvula da EGR.

Att.

Enrico.

Fiz como vc aconselhou, isolei a EGR tanto no escape como na válvula , andei uns 10 dias tudo certo, daí desmontei tudo pra limpar o coletor de admissão e agora acende a luz da injeção, a falha é a posição da borboleta do sistema de recirculação dos gases. Devo trocar a Egr para apagar a luz, visto que vou manter ela isolada?
Frontier 2.5 2009 com 210 mil km . Obrigado!
Att
Alexsandro

enricof18
01/07/2023, 08:16
Fiz como vc aconselhou, isolei a EGR tanto no escape como na válvula , andei uns 10 dias tudo certo, daí desmontei tudo pra limpar o coletor de admissão e agora acende a luz da injeção, a falha é a posição da borboleta do sistema de recirculação dos gases. Devo trocar a Egr para apagar a luz, visto que vou manter ela isolada?
Frontier 2.5 2009 com 210 mil km . Obrigado!
Att
Alexsandro

Todo e qualquer código de falha de EGR na Frontier é por conta da válvula. O fato de estar isolada não fazer gerar código de falha. Mesmo isolada, a válvula vai funcionar, ela vai abrir e fechar nas mesmas condições. Então tem que se garantir isso, que ela abra e feche livremente. Por isso que tem que se revisar a válvula, tirar ela, abrir ela, limpar ela, o mecanismo de acionamento da borboleta, garantir que ela está se movimentando livremente, sem emperrar.

Dentro do mecanismo da válvula, que é composto por uma série de engrenagens, se essas engrenagens estiverem desgastadas, pode dar código de falha. Se o eixo da válvula estiver muito sujo de carvão, pode dar código de falha. Se por dentro do mecanismo, onde vai as engrenagens e também o sensor de posição da válvula estiver sujo de carbonização, pode gerar código de falha. Se a borboleta estiver travada, ou com o anel raspador fora da posição travando ela, ou até quebrada, pode gerar o código de falha.

Então revise a válvula! Depois de revisada, faça a adaptação dessa válvula com o auxílio de scanner. Se o problema persistir pode ser sim necessária a troca da válvula, desde que o problema seja realmente nela, já que, por exemplo, defeito no chicote elétrico pode ocasionar também códigos de EGR.

Att.

Enrico.

Alexsandro Guerra Maia
04/08/2023, 22:58
Enrico, boa noite!
Me indica alguma marca de tensor hidráulico corrente comando para frontier 2011?

enricof18
06/08/2023, 10:22
Enrico, boa noite!
Me indica alguma marca de tensor hidráulico corrente comando para frontier 2011?

Tirando o original, ele não vem separado, só kit de sincronismo completo.

Tensor hidráulico QUASE não da problema, se tiver fazendo barulho de corrente, pode ser que suas correntes estão muito dilatadas já e aí o tensor trabalha muito avançado.

Marqui1
18/12/2023, 22:00
Alguém tem algum vídeo esplicando mais detalhado de como eliminar a válvula egr, sou muito leigo no assunto, minha camionete é uma Frontier 2016. Quem puder ajudar serei eternamente grato