Ver Versão Completa : 4 link calculator
Kako,
Se vc reparar na planilha "Coordinate" verá que o valor Y é a distância dos link´s até o centro do carro. Com esse seu valor de 49,50" seu eixo vai ter q ser meio largo. :concordo: :concordo:
[]´s
Eu pesnei que os 49,50, fosse do eixo de um link até o eixo de outro link, mas, se eu entendi bem, é do centro do carro ao eixo do link, então é só eu dividir esse valor por 2 (49,50 / 2), é isso ou falei besteira?
Valew camarada!
O entre-eixo não influencia a largura, é que para pneus 35", 118" é muiiiiiiiiiiiiita coisa.
Pra vc ter uma idéia o Kalango tem 97" e tá usando pneus 37". O Hulk acho q tem 95" e usa pneus 39,5".
Já que vc vai mudar toda suspensão traseira, aproveita e diminui esse entre eixo.
[]´s
E que eu não gostaria de mexer no entre eixos, porque provavelmente teria que cortar o chassi, e isso eu não tenho condições (técnicas) p/ fazer (fora o maior medo de estragar o chassi) :mrgreen: . Além do mais futuramente (bem futuramente), pretendo colocar pneus maiores.
Vai ficar tão ruim assim? Mas se ficar melhor que o orginal já tá valendo.
Valew!
Sandro Tannuri
22/11/2005, 20:43
Kako,
Nós somos meio viciados a pensar somente no trial e para isso 118" com 35" são numeros totalmente imcompativeis.
Para seu uso considerando que não quer mexer na carroceria não tem problema. Se fosse fazer trial ficaria preso pelo chassi em todos os obstaculos.
Abraços,
Sandro,
Na verdade eu fico "babamdo", nos carros de voces (A turma do TRC), mas, p/ mim é um sonho um pouquinho distante, visto que vou me casar em dezembro e estou construindo, estou literalmente juntando latinhas. hehehe!
Mas, eu ainda vou ter uma viatura pronta p/ o TRC, e vou rebocala com a F-75.
Enquanto isso (na sala de justiça :mrgreen: ) não acontece, vou ajeitando minha viatura.
Valew, pela ajuda.
segue os novos valores:
equipeminas4x4
23/11/2005, 12:50
O entre-eixo não influencia a largura, é que para pneus 35", 118" é muiiiiiiiiiiiiita coisa.
Pra vc ter uma idéia o Kalango tem 97" e tá usando pneus 37". O Hulk acho q tem 95" e usa pneus 39,5".
Já que vc vai mudar toda suspensão traseira, aproveita e diminui esse entre eixo.
[]´s
E que eu não gostaria de mexer no entre eixos, porque provavelmente teria que cortar o chassi, e isso eu não tenho condições (técnicas) p/ fazer (fora o maior medo de estragar o chassi) :mrgreen: . Além do mais futuramente (bem futuramente), pretendo colocar pneus maiores.
Valew!
Com 4-link não precisa cortar o chassi no meio pra reduzir entre-eixos. Precisaria só retirar ou modificar a caçamba, que aliás, dependendo do sistema de molas que vc vai usar, vai ter que entrar na faca do mesmo jeito.
[]´s
KaKo,
Tenta jogar o IC mais pra frente para ter um comportamento mais previsível......
[]s palpiteiros
[]´s
Valew!
Com 4-link não precisa cortar o chassi no meio pra reduzir entre-eixos. Precisaria só retirar ou modificar a caçamba, que aliás, dependendo do sistema de molas que vc vai usar, vai ter que entrar na faca do mesmo jeito.
[]´s
Futuramente ( quando tiver eixos descentes ), pretendo colocar pneus 38", ai sim vou alterar o entre eixos e mexer na caçamba, por enquanto não vou mexer, mas que dá vontade, á isso dá! :mrgreen:
Só por curiosidade, qual seria o pneu ideal, p/ 118" de entre-eixos? :mrgreen:
Valew, Camarada!
equipeminas4x4
23/11/2005, 15:00
Putz, sei lá, um 48" acho q ficaria bom.... :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
KaKo,
Tenta jogar o IC mais pra frente para ter um comportamento mais previsível......
[]s palpiteiros
Desculpa a ignorancia :mrgreen: , mas, o que seria um comportament mais previsivel?
Quando diz p/ eu jogar o IC mais p/ Frente, quer dizer mais proximo do eixo dianteiro, ou à frente do eixo?
Valew!
[]´s
:shock: caramba! 10" a mais do que eu sonhei p/ meu carro. :mrgreen:
Valew!
GustavoRisso
23/11/2005, 18:03
Kako,
Só para ter uma referência .... Irok 49' .... :concordo:
Com relação ao 4-link acho interessante você pensar muito bem como prender todos os links no eixo e no chassis ... dá uma trabalho :parede:
[]'s
equipeminas4x4
23/11/2005, 18:49
Tá se falando muito nos link´s, mas na minha opinião, o mais difícil dessa brincadeira é acertar a porcaria das molas.
Ainda bem q o FUX tá pronto, pois já mandei pro espaço 4 pares de molas helicoidais, sem conseguir achar a ideal pra suspensão dianteira.
Kako,
Que molas vc vai usar??
[]´s
Tá se falando muito nos link´s, mas na minha opinião, o mais difícil dessa brincadeira é acertar a porcaria das molas.
Ainda bem q o FUX tá pronto, pois já mandei pro espaço 4 pares de molas helicoidais, sem conseguir achar a ideal pra suspensão dianteira.
Kako,
Que molas vc vai usar??
[]´s
Disse tudo Camarada.
Pretendo usar o mesmo sistema de molas que o seu traz. e não sei nem por onde começar :oops:
1 - tem uma porcentagem certa p/ se cortar as molas? :putz:
2 - depois de cortadas e reposicionadas, o carro fica da mesma altura? :putz:
3 - terei um curso bom? :putz:
4 - posso fixa-la debaixo do chassi ou terei q fazer um suporte? :putz:
Valew!
Gustavo,
:shock: vou parar nos 38" mesmo :mrgreen:
vou :parede: p/ montar os link's, p/ definir o projeto já tá dificil, imagine a execução! :mrgreen:
Valew!
KaKo,
[]s palpiteiros
Desculpa a ignorancia :mrgreen: , mas, o que seria um comportament mais previsivel?
Quando diz p/ eu jogar o IC mais p/ Frente, quer dizer mais proximo do eixo dianteiro, ou à frente do eixo?
Valew!
Comportamento mais previsível significa a suspensão reagir com menor velocidade à alterações de terreno, dando tempo para vc corrigir caso necessário.
Pra frente que eu disse é a frente do eixo.... uns 2 ou 3 metros tá bom.
[]s
equipeminas4x4
24/11/2005, 10:33
Kako,
Que molas vc vai usar??
[]´s
Disse tudo Camarada.
Pretendo usar o mesmo sistema de molas que o seu traz. e não sei nem por onde começar :oops:
Valew!
1-Tem que calcular. Procura uma literatura de cálculo de feixe de molas. É a mesma coisa.
2- Depende dos cálculos e da posição dos suportes
3- O meu é razoável
4- Pode fixar onde quiser, mas em baixo do chassi, vai ficar igual o Spider, agarrando até em moeda de 1 real. :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
Kako,
Que molas vc vai usar??
[]´s
Disse tudo Camarada.
Valew!
1-Tem que calcular. Procura uma literatura de cálculo de feixe de molas. É a mesma coisa.
2- Depende dos cálculos e da posição dos suportes
3- O meu é razoável
4- Pode fixar onde quiser, mas em baixo do chassi, vai ficar igual o Spider, agarrando até em moeda de 1 real. :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
Tem alguma dica de literatura? estou pocurando no google, mas!
Com molas elicoidais, seria mais facil ou mais complicado?
Valew!
equipeminas4x4
24/11/2005, 14:56
Tenho lá em casa, em algum lugar, um XEROX dum livro que nem sei o nome... :mrgreen: :mrgreen:
Mola helicoidal sempre, mas sempre mesmo, será muito pior de acertar. São muitas variáveis, diâmetro da mola, diâmetro do arame, nº de espiras, comprimento livre, sem falar em material e tratamento térmico.
Se fosse vc iria pro sistema Air Shock´s, não pq eu to vendendo, mas pq tem regulagem, o que no final das contas acaba saindo mais barato. O óleo vc não perde na regulagem e nitrogênio é barato. Vai apanhar até acertar, mas acho q vale a pena.
[]´s
KaKo,
[]s palpiteiros
Valew!
Comportamento mais previsível significa a suspensão reagir com menor velocidade à alterações de terreno, dando tempo para vc corrigir caso necessário.
Pra frente que eu disse é a frente do eixo.... uns 2 ou 3 metros tá bom.
[]s
:concordo:
Há! agora sim eu entendi :mrgreen:
Hoje a noite vou alterar o IC, e mostro como ficou.
O restante tá beleza ou tem mais "gafs"?
Valew!
Tenho lá em casa, em algum lugar, um XEROX dum livro que nem sei o nome... :mrgreen: :mrgreen:
Mola helicoidal sempre, mas sempre mesmo, será muito pior de acertar. São muitas variáveis, diâmetro da mola, diâmetro do arame, nº de espiras, comprimento livre, sem falar em material e tratamento térmico.
Se fosse vc iria pro sistema Air Shock´s, não pq eu to vendendo, mas pq tem regulagem, o que no final das contas acaba saindo mais barato. O óleo vc não perde na regulagem e nitrogênio é barato. Vai apanhar até acertar, mas acho q vale a pena.
[]´s
Fala aí Camarada, Beleza!
Se não for pedir muito, por favor, tem como escanear essas xerox, e me mandar? kakitcho@uol.com.br
Não tenho dúvidas de que os Air-Shock's, são melhores, mas, infelizmente vai ter que ficar p/ proximo up-grade, que terá eixos descentes, os tão sonhados 38", 4Link & Air-Shock's nas quatro.
um dia eu chego lá! :mrgreen:
Valew!
regis,
Fiz algumas alterações, veja se melhorou.
Valew! :concordo:
Como eu disse 38" p/ tá bom!
regis,
Fiz algumas alterações, veja se melhorou.
O angulo de roll axis tá muito grande (entre aspas)
Tenta mudar para aproximar ele de 0.
é dificil... mas dá......
[]s
Se é que quer assim, não há necessidade alguma em fazer 4-link. A suspensão não vai poder trabalhar nada mesmo, pois os pneus vão pegar na lata............ :roll:
Abraços,
equipeminas4x4
28/11/2005, 10:19
[]´s
Se não for pedir muito, por favor, tem como escanear essas xerox, e me mandar? kakitcho@uol.com.br
Não tenho dúvidas de que os Air-Shock's, são melhores, mas, infelizmente vai ter que ficar p/ proximo up-grade, que terá eixos descentes, os tão sonhados 38", 4Link & Air-Shock's nas quatro.
Valew!
Só de molas, o Leo gastou 1000 pratas, fora os suportes para as mesmas. Não sei não se 1/4 de elipse sai assim tão mais barato. Mola helicoidal então nem se fala, foram 4 pares a 300 cada em média. Hoje deve estar bem mais caro.
[]´s
equipeminas4x4
28/11/2005, 10:19
Se é que quer assim, não há necessidade alguma em fazer 4-link. A suspensão não vai poder trabalhar nada mesmo, pois os pneus vão pegar na lata............ :roll:
Abraços,
Falou tudo.
[]´s
É como eu disse antes: Quando eu comprar os 38", vou mexer no entre eixos e cortar a lata, mas por enquanto, com os 35", não queria mexer. Será um projeto bem mais elaborado. A foto é só p/ ter uma idéia.
beleza!
[]´s
Valew!
Só de molas, o Leo gastou 1000 pratas, fora os suportes para as mesmas. Não sei não se 1/4 de elipse sai assim tão mais barato. Mola helicoidal então nem se fala, foram 4 pares a 300 cada em média. Hoje deve estar bem mais caro.
[]´s
Sendo assim é um caso a se penssar mesmo!
vou começar a levantar os custos reais, as molas + amortecedores Vs. Air-Shock's
Abraços,
E o pior é que essa F-75, está a venda e como "F-75 RockCrawling" :mrgreen:
Valew!
regis,
Dificil mesmo!
Veja como ficou, valew pela ajuda!
Beleza.... agora faz aquilo que o Frisso falou.... vai lá debaixo do carro e tenta ver onde é que esses links vão ficar presos......
Novamente vai ser difícil.
Abraços
equipeminas4x4
29/11/2005, 09:25
Beleza.... agora faz aquilo que o Frisso falou.... vai lá debaixo do carro e tenta ver onde é que esses links vão ficar presos......
Abraços
regis, Valew mesmo! :concordo:
Abraços
Mas foi o que eu fiz! :mrgreen:
Verefiquei os espaços, e o que teria de ser removido, o problema será a execução do projeto: construir os link's, coloca-los nos lugares certos, soldalos, etc...
Acho que é isso que eles querem dizer.
:concordo:
Pessoal, obrigado por me ajudarem! :concordo:
Agora é correr atrá do materiais p/ construção dos lik's
equipeminas4x4
29/11/2005, 10:03
nem sempre.
bejunda
Só uma anta como vc pra posicionar um link na planilha sem saber se tem como prender ele no chassi. :putz: :putz:
[]´s
Marcel,
Vc precisa expandir seus horizontes...... abrir a cabeça ..... mudar a maneira de pensar...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
equipeminas4x4
29/11/2005, 10:52
Vc precisa expandir seus horizontes...... abrir a cabeça ..... mudar a maneira de pensar......
mak (SP/ZN)
29/11/2005, 12:45
[]´s
:shock: caramba! 10" a mais do que eu sonhei p/ meu carro. :mrgreen:
Valew!
:pensativo: que eixo coloca pra aguentar um 48"?????? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
mak (SP/ZN)
29/11/2005, 12:55
Estava assistindo aos DVDs do TuffTruck e uma coisa me chamou a atenção... Façam os braços inferiores beeeeeeeeeeem fortes... não é nada dificil o jipe todo ficar apoiado neles ou tomarem pancadas animalescas no meio dos obstaculos...
Podem continuar seus calculos... eu não achei nem os eixos ainda... :mrgreen:
Mak,
Pode usar de caminhão. :D
[ ]´s
Estava assistindo aos DVDs do TuffTruck e uma coisa me chamou a atenção... Façam os braços inferiores beeeeeeeeeeem fortes... não é nada dificil o jipe todo ficar apoiado neles ou tomarem pancadas animalescas no meio dos obstaculos...
Podem continuar seus calculos... eu não achei nem os eixos ainda... :mrgreen:
Imagina............. É só ser cuidadoso com o equipamento, como eu........ :mrgreen:
Os meus links inferiores são de tubo redondo de 2" x 1/4" de parede com um OUTRO tubo de 1,5" x 1/8" enfiado dentro. 03 dos 04 links estão tortos..........
equipeminas4x4
29/11/2005, 17:47
Os meus links inferiores são de tubo redondo de 2" x 1/4" de parede com um OUTRO tubo de 1,5" x 1/8" enfiado dentro. 03 dos 04 links estão tortos..........
GustavoRisso
30/11/2005, 16:19
Mak,
Você tem o DVD do Tuff Truck ? Será que poderia vender uma cópia ? Esta prova é animal !!! :concordo:
Falando sobre o diferencial acho que pra aguentar os 48" só mesmo os rockwell de 2,5 tons ... :shock: ..... as meninas não fazem parte do pacote ... :D
[]'s
povo.. alguem pode me mandar o 4link calulator?? o link no inicio do topico nao existe mais...
FernandoRisso
16/02/2007, 14:28
Google is your friend...
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=4+link+calculator+%2Bsite%3Awww.pirate4x4.com&btnG=Pesquisa+Google&meta= (várias tópicos sobre 4link, inclusive discussão sobre os #s encontrados na planilha)
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=204893&highlight=link+calculator (tópico com calculator, inclusive pra 3-link c/ panhard, comum nos moonbuggies, pra manter o COG baixíssimo)
e aqui o download direto http://mysite.verizon.net/triaged/files/4BarLinkV3.0.zip
[]'s
leopoldo
16/02/2007, 19:54
nas lojas HiHappy, lojas americanas , etc...
sairam 2 DVD's dos monster trucks ... editadas pela HOT WHEELS
as crianças ficam com os carrinhos e os pais com os DVD's.
divirtam-se
Gilbertojipeiro38
16/02/2007, 20:25
Leopoldo
vou ter que ficar com os carrinhos tambem. Meus filhos so querem saber de carroes e namorar
Olá!
Tenho duas perguntas:
Quais o parâmetros para utilizar esse tipo de suspensão para "on road"?
Esse Suporte está soldado na carcaça de ferro fundido do diferencial?
Parabéns esse tópico tem altíssimo nível!
Abraços
Olá!
Tenho duas perguntas:
Esse Suporte está soldado na carcaça de ferro fundido do diferencial?
Parabéns esse tópico tem altíssimo nível!
Abraços
Pode ser soldado ou como se fosse uma braçadera presa por parafusos! (ti mando uma foto por MSN pra ilustrar).
No On road tambem fica minha duvida mas no MSN vo ti manda um link de um Forum de rebaixado que esta usando o tipo de suspensao bastante pra ON road.. Eu to meio ligado neses lados...heheh
[]´s
Pode ser soldado ou como se fosse uma braçadera presa por parafusos! (ti mando uma foto por MSN pra ilustrar).
No On road tambem fica minha duvida mas no MSN vo ti manda um link de um Forum de rebaixado que esta usando o tipo de suspensao bastante pra ON road.. Eu to meio ligado neses lados...heheh
[]´s
Obrigado Loiro!
Vou esperar o Link!
Abraço
Obrigado Loiro!
Vou esperar o Link!
Abraço
Ja postei um topico la no "Projetos" sobre as bolsas pra ti. Ja tem umas respostas por la. O bom seria tu ti pronuncia la pra complementar as informaçoes.
[]´s
Imagina............. É só ser cuidadoso com o equipamento, como eu........ :mrgreen:
tente estes..
são os recomendados nos 4link calculators
http://www.marvitubos.com.br/tabela_trefilado_duro_de.htm
Sandro,
Na falta de uma dessas, ou numa urgência, é possível prensar uma rótula esferica da www.termicomcom.br, se as dimensões forem compatíveis.
O porém é que essas peças são bem caras.
terminais rotulares são caro e não prestam pra lama.. a menos que sejam estes q vou usar.. rsrs (não são terminais, são só as rotulas em si)
custam entre 30 e 40 reais cada. tem vedação e podem ser engraxados a cada trilha.
se for comprar o terminal completo sai mais caro e não tem com labios de vedação
tomar cuidado com a carga suportada (muda de acordo com o diametro da esfera, não de acordo com o furo)
termicom só faz sobre encomenda e peças especias e caríssimos
A marca IKO é a melhor saida.
São japoneses (coisa boooooa) endurecidos e revestidos de bissulfeto de molibidenio. Usei o modelo GE 20GS 2RS pros links inferiores e os GE 17GS 2RS pros superiores. (2RS especifica 2 labios de vedação em poliuretano)
Esses aguentam o tranco (foram friamente calculados...hihihi)
deve funcionar (não testei ainda pq não terminei esta merda ainda. isso parece não ter fim!)
abraços.
tente estes..
são os recomendados nos 4link calculators
http://www.marvitubos.com.br/tabela_trefilado_duro_de.htm
Amigo, quais as medidas dos seus links?
Espessura e diâmetro?
Abraço
Amigo, quais as medidas dos seus links?
Espessura e diâmetro?
Abraço
link superior: tubo sae 1026 1 1/2" parede 1/4"
link inferior: tubo sae 1026 2" parede 1/4"
mais medidas nos anexos (medidas em polegadas, dá pra enxergar? rsrs.....)
Beleza, amigo!
Já tinha namorado bastante seu desenho...hehehe!
Obrigado!
Abraço
Amigo,
É dificil ver algumas medidas...hehehe!
Tem como postar em um resolução melhor?
Ou então enviar por e-mail: zep@pop.com.br
Abraço
Vc tá fazendo isso num CJ? Com eixos de que?
[]´s
FernandoRisso
15/09/2008, 20:45
6mm é suficiente para os superiores, mas os inferiores vão entortar, pelo menos 8mm!
[]'s
Por que os de baixo tem de ser mais grossos?
abs
Por que os de baixo tem de ser mais grossos?
abs
Pq ao acelerar os links de cima estarão sob tração e os de baixo sob compressão, ou seja, os de cima estão sendo esticados e os de baixo comprimidos.
Estando sob compressão estão mais sujeitos a flambagem, entortam mais fácil.
Além disso, eles ficam mais perto do chão, então estão mais sucetíveis a sofrerem pancadas de pedras, etc.
Abraço
samukanvas
16/09/2008, 16:14
Isso não tem a ver com a posição dos links na tubeira?
Essas forças podem variar e muito se os links inferiores estiverem acima, no meio ou abaixo da tubeira...
Abs
Entendendo os conceitos para off road, o on road é a mesma coisa.
O q vc vai querer é um "Roll axis" próximo de zero p/ não ter sub ou sobresterçamento qdo fizer curvas.
A altura do "roll axis" deve ser próxima do centro de gravidade, se possível até acima. Isso diminui a rolagem da carroceria nas curvas. No caso de o RA ser acima do CG, teoricamente a carroceria inclinaria pra dentro da curva, como um barco.
Os números de anti-squat vão do gosto de cada um. A ver pela teoria eu chutaria algo como 90%.
Sintam-se à vontade p/ discordar.
Abraço
Isso não tem a ver com a posição dos links na tubeira?
Essas forças podem variar e muito se os links inferiores estiverem acima, no meio ou abaixo da tubeira...
Abs
Bem lembrado...
Na minha colocação parti do princípio mais usado de construção, no qual os links inferiores estão abaixo do centro do eixo e os superiores acima.
Wot,
Muito obrigado pelas respostas!
Iria te perguntar, no caso que citou, sobre a marcha ré?Mas ela ocorre poucas vezes, não é?
Estou ainda me adptando com esses termos...
Abs
Wot,
Muito obrigado pelas respostas!
Iria te perguntar, no caso que citou, sobre a marcha ré?Mas ela ocorre poucas vezes, não é?
Estou ainda me adptando com esses termos...
Abs
Exatamente, muito poucas vezes p/ ser considerado....
Mas na ré fica ao contrário sim. O superior sob compressão e o inferior sob tração.
Pq não consigo alterar os valores do programa Excel?
Aparece uma mensagem dizendo que a planilha principal está travada.
Abs
Pq não consigo alterar os valores do programa Excel?
Aparece uma mensagem dizendo que a planilha principal está travada.
Abs
Vc pode mexer nas células em azul claro...
Se está querendo mexer direto nos números do anti-squat não vai conseguir.
Vc tem que inserir a posição dos links e os outros campos em azul claro, aí vc verifica quanto deu os outros números.
P/ entender melhor como se projetar uma 4 link dá uma olhada aqui:
http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/suspension/131_0306_four_link_suspension_part_1/index.html Parte 1
http://www.4wheeloffroad.com/techarticles/suspension/131_0307_four_link_suspension_part_2/index.html Parte 2
Sim,
Conheço um pouco de excel, e primeiro verifiquei as fórmulas.Constatei que os campos a serem preenchidos seriam os em azul.
Só que não consigo mexer os links...até consigo...mas quando solto o mouse apareçe uma mens...
Olha só:
Não sei se é isso que vc está tentando fazer, mas pela posição do seu "print screen" acho q vc está tentando mudar a posição dos links direto no desenho, certo?
Aí não dá, vc tem q mudar a posição deles nas coordenadas x, y e z lá em cima.
Considere o ponto 0,0,0 o centro do eixo traseiro, e as medidas devem estar em polegadas (1 polegada=25,4mm)
Abraço
Sim, era isso que eu estana fazendo..
Mas os valores não alteram nem os links...vou tentar colocar valores maiores, pra ver a diferença...
Abs
Agora sim!Estou conseguindo..mas ainda estou com o anti squash meio baixo...60%.
A altura AR está bem próxima do suposto centro..
E o númnero do AR está em 0.
Abs
Entendendo os conceitos para off road, o on road é a mesma coisa.
O q vc vai querer é um "Roll axis" próximo de zero p/ não ter sub ou sobresterçamento qdo fizer curvas.
A altura do "roll axis" deve ser próxima do centro de gravidade, se possível até acima. Isso diminui a rolagem da carroceria nas curvas. No caso de o RA ser acima do CG, teoricamente a carroceria inclinaria pra dentro da curva, como um barco.
Os números de anti-squat vão do gosto de cada um. A ver pela teoria eu chutaria algo como 90%.
Sintam-se à vontade p/ discordar.
Abraço
Amigo,
A altura do Roll axis seria o Roll center heigth?
POis vc diz que deve ser próximo de zero e depois que deve ser próximo do centro de gravidade...é a mesma coisa?Zero é o centro?
Abraço
6mm é suficiente para os superiores, mas os inferiores vão entortar, pelo menos 8mm!
[]'s
negativo
esse tamanho é dado em função do comprimento do link e peso do veiculo, pra não entortar nas pedras. Está dimensionado para suportar 1.5 vezes o peso de metade (650 kg) do jipe sem entortar (cada link)
isso desde que se use tubo de aço duro 1026
certo?
Vc tá fazendo isso num CJ? Com eixos de que?
[]´s
ta num willys com eixos de rural..
Pq ao acelerar os links de cima estarão sob tração e os de baixo sob compressão, ou seja, os de cima estão sendo esticados e os de baixo comprimidos.
Estando sob compressão estão mais sujeitos a flambagem, entortam mais fácil.
Além disso, eles ficam mais perto do chão, então estão mais sucetíveis a sofrerem pancadas de pedras, etc.
Abraço
já viu braço de troller? eles não flambam..
....mas o troller não 4 link, não é?
Não gosto muito deles...
Abs
Amigo,
A altura do Roll axis seria o Roll center heigth?
POis vc diz que deve ser próximo de zero e depois que deve ser próximo do centro de gravidade...é a mesma coisa?Zero é o centro?
Abraço
Tirando as dúvidas.
O que deve ser próximo de zero é a inclinação do roll axis, o "roll axis angle".
E o que deve ser próximo do centro de gravidade é o "roll center height"
Abraço
samukanvas
19/09/2008, 15:16
....mas o troller não 4 link, não é?
Não gosto muito deles...
Abs
Troller é radius, mas sofre as mesmas forças do 4link.
Abs
já viu braço de troller? eles não flambam..
O Troller não é 4 link, mas enfim, em relação a links superiores e inferiores é mais ou menos a mesma coisa.
O dimensionamento dos tubos depende de diversos outros fatores de geometria além de ser superior ou inferior...
Mas o que eu disse é que o inferior está mais suscetível a flambagem, não quer dizer que VÃO flambar.
Os links do Troller não flambam porque foram projetados p/ aguentar o tranco, lógico. Se flambassem seria uma falha de projeto e pouca gente usaria p/ trilhas.
Abraço
samukanvas
19/09/2008, 18:16
Pra mim só banana flambava... com sorvetinho de creme e calda... hmmmm :mrgreen:
Mas já ouví que maçâ tb... agora os links do troller é demais :mrgreen:
abs
Amigos,
No meu cálculo deu o seguinte!
Quais as reações desses números?
Quanto maior o Roll center melhor?
Roll Axis, aumentar?
Enfim quais a s consequencias dessas alterações?
Abs
Amigos,
No meu cálculo deu o seguinte!
Quais as reações desses números?
Quanto maior o Roll center melhor?
Roll Axis, aumentar?
Enfim quais a s consequencias dessas alterações?
Abs
O Antisquat parece bom, significa que a suspensão traseira praticamente não vai "afundar" quando vc acelerar.
O Roll center deve ficar próximo do centro de gravidade, que não mostra na sua imagem, o roll axis tá bem bom tb.
Mas não é assim simples.
Vc precisa considerar a rotação do eixo conforme a suspensão trabalha. Isso se dá basicamente pela diferença de tamanho entre os links superior e inferior. Pelo que dá p/ ver no seu desenho eles têm um tamanho mais ou menos igual, isso é bom, quer dizer que dificilmente haverá rotação excessiva. Mas o tamanho não diz tudo, precisa ver direito isso.
Precisa também considerar a sustentação lateral dos links. Imagine seu carro em um terreno bem inclinado lateralmente. O que aconteceria se os seus links fossem paralelos ao chassis? O eixo simplesmente escorregaria por baixo do carro. Por isso vc precisa ter um certo ângulo nos links em relação ao chassis que me parece que vc não tem. Preste atenção nisso tb.
Abraço
Ficaram assim meus links:
Abs
Ficaram assim meus links:
Abs
A princípio eles estão bons nessa vista, mas o que me pareceu ruim foi a posição deles na vista de cima. Me parece que eles estão muito paralelos com o chassis.
E o mais importante, veja se realmente tem como colocar isso nas mesmas posições embaixo do carro. :mrgreen:
Abraço
Muito obrigado Wot!
As minhas medidas estão baseadas no espaço que tenho....
Quanto a deixar os links menos paralelos, eu estou estudando pois qualquer movimento nesse sentido diminui o valor do Roll center heigth , e também altera o anti-squat....
Mas sei bem disso que falou, sobre deslocamento lateral....mas se for o caso uso uma panthard...pode ser não é?Quero números bons pra estrada 90% e pouquíssima terra..
Abraço
Muito obrigado Wot!
As minhas medidas estão baseadas no espaço que tenho....
Quanto a deixar os links menos paralelos, eu estou estudando pois qualquer movimento nesse sentido diminui o valor do Roll center heigth , e também altera o anti-squat....
Mas sei bem disso que falou, sobre deslocamento lateral....mas se for o caso uso uma panthard...pode ser não é?Quero números bons pra estrada 90% e pouquíssima terra..
Abraço
Mas infelizmente não é simples assim.
Se colocar uma panhard vai mudar a geometria e esses números não vão mais ser os mesmos.
O seu roll center vai passar a ser no ponto onde a panhard cruza o meio do carro, e vc pode eliminar um link superior e fazer uma 3 link.
Aí use a 3 link calculator p/ projetar.
Vai um certo trabalho até acertar, mas continue indo assim q vai aprendendo na marra.
Abraço
samukanvas
23/09/2008, 16:43
Mas tá triangulado o suficiente? Senão o 4link dele precisaria de panhard mesmo.
O 3link acho a melhor solução pra suspensão. Apesar da panhard, não existem conflitos de caster nem axle steer para links longos. Minha xj vai ganhar um desses no lugar do radius na dianteira!! :grin:
Sobre o AS, o númeo ideal depende da "tocada" nas trilhas. Tem gente que prefere mais ou menos.
Abs
Beleza pessoal,
Realmente trabalhando em cima do programa vai aprendendo na marra!
Mas na imagem qual o intuito de travar os links superiores, soldando uma barra no sentido transversal?Seria uma solução?
Abs
samukanvas
23/09/2008, 18:00
Beleza pessoal,
Realmente trabalhando em cima do programa vai aprendendo na marra!
Mas na imagem qual o intuito de travar os links superiores, soldando uma barra no sentido transversal?Seria uma solução?
Abs
Acredito ser um axle truss.
abs
Seria bem mais fácil se o pessoal da spider resolvesse fazer um kit 4 link pra CJ... :concordo:
[]´s
samukanvas
23/09/2008, 18:30
Seria bem mais fácil se o pessoal da spider resolvesse fazer um kit 4 link pra CJ... :concordo:
[]´s
Veja o devasso :mrgreen:
É um "kit" bem legal... :mrgreen:
abs
abs
o problema é que é tamanho XXXGGG, e eu tava pensando em um M, ou P... :)
[]´s
Sergio Rocha
23/09/2008, 18:42
abs
Chamar "aquilo "que está debaixo do Devasso de Kit é sacanagem.:stop:
Uma suspensão sob medida nunca pode ser um "KIT ".:mrgreen:
Se o Bill ler isso vai botar aquela xj prata no meio da rua.:mrgreen::mrgreen:
[]'
samukanvas
23/09/2008, 18:44
o problema é que é tamanho XXXGGG, e eu tava pensando em um M, ou P... :)
[]´s
Os caras tem serra... é só cortar um "kit" daqueles na sua medida. Eu digo que ficaria ótimo em qualquer cj :mrgreen:
abs
samukanvas
23/09/2008, 18:46
Se o Bill ler isso vai botar aquela xj prata no meio da rua.:mrgreen::mrgreen:
[]'
Já está quase acontecendo... me parece que ele terminou... :dance:
abs
Acredito ser um axle truss.
abs
Hum....que legal amigo!
...mas o que seria isso????
...hehehe!
Abraço
samukanvas
23/09/2008, 19:02
Hum....que legal amigo!
...mas o que seria isso????
...hehehe!
Abraço
Se trata de um "reforço" no eixo que ajuda a evitar se dobrar quando sob pressão. Nada mais é que um tubo soldado nas duas pontas do eixo e na bola.
Nesse caso o cara ligou aos suportes do link. Os braços superiores estão soltos.
Link: http://www.fourwheeler.com/techarticles/129_0401_poison_spyder_customs_axle_truss/index.html
abs
tudo bem, mas na foto que coloquei está soldado nos links...isso não influencia no deslocamento lateral do eixo?Já que trava o ângulos dos links, não é?Isso no caso de pouca triangulação...
Abraço
Abs
samukanvas
24/09/2008, 13:35
tudo bem, mas na foto que coloquei está soldado nos links...
Não está... Está soldado nos suportes do link e na bola = Axle truss.
Abs
equipeminas4x4
24/09/2008, 14:06
é ilusão de ótica, se soldar os links a suspa não trabalha. Repare que é a mesma suspensão dianteira e não tem barra nenhuma travando os links.
É, não faz sentido ser soldado nos links mesmo.
E no seu caso Zepi, não tem jeito, precisa de mais triangulação pelo q vi.
Vá brincando com os links e veja o que consegue, mas realmente é um pouco frustrante pq é quase impossível de conseguir td q vc quer.
Quanto aos kits de suspensão, deixem eu dar minha contribuição...
Estou cursando engenharia mecânica e me formo daqui a 2 anos. Meu TCC vai ser um projeto de 4 link, mas ainda estou me batendo pra definir a qual carro isso será aplicado.
Se tiver mercado podemos estudar um "kit" pra CJ.
O que acham?
equipeminas4x4
24/09/2008, 15:34
SE tivesse mercado já estava pronto.
[]'s
Que burro!!!Dá zero pra ele!!!
Apaguem isso!
Wot, vc tem razão...vou ter que abrir mão de algumas coisas em função de outras!
Abs
SE tivesse mercado já estava pronto.
[]'s
Uai!!!
E já foi feita uma pesquisa de mercado??? :pensativo:
Falando sério... Vc tem uma estimativa quanto $$$ sairia um kit destes?
[]´s
Uai!!!
[]´s
Uma suspensão 4-link para CJ custará +/- R$ 5.500 instalada, molas e amorteceodres por conta do cliente.....
Mercado até que tem, mas apenas para instalações sob encomenda, definativamente NÃO em forma de kit....
Abraços,
Bill
Falando em links...como faço para "dimensionar" o tipo de mola( helicoidal)?
Claro que isso irá variar conforme as medidas disponíveis...etc.
Posso usar de um veículo de uso e motorização similar?
Abraços, e obrigado pela ajuda!
Falando em links...como faço para "dimensionar" o tipo de mola( helicoidal)?
Claro que isso irá variar conforme as medidas disponíveis...etc.
Posso usar de um veículo de uso e motorização similar?
Abraços, e obrigado pela ajuda!
Depende muito do comportamento q vc quer do carro. Mais confortável, mais firme, etc.
Usar de um carro com aprox. o mesmo peso é uma opção que deve dar certo, mas pode não ser a ideal para o comportamento q vc quer. Mas pra simplificar bastante o projeto, deve funcionar.
equipeminas4x4
25/09/2008, 13:58
Uai!!!
[]´s
Vai acontecer da seguinte forma.
1- vc anuncia o interesse em fazer um kit 4-link p/ willys.
2- Um bando de gente começa a punhet@ar
3- aparecem dúzias de interessados
4- começam a pedir preço
5- vc faz um estudo completo de preço e tal
6- nego começa questionar suas opções (não as sexuais :mrgreen::mrgreen:)
7- um quer de um jeito, outro quer de outro, etc.
8- depois de muito trampo, vc chega à uma config. que vai atender metade deles.
9- vc vai partir p/ fabricação
10- dessa metade que vc conseguiu atender, 90% desaparece
11- os 10% restantes desistem do kit.
[]'s
samukanvas
25/09/2008, 14:07
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: :lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol: :lol:
Obrigado pessoal!
procuro mesmo é conforto....
Abraços
Sergio Rocha
25/09/2008, 19:06
Vai acontecer da seguinte forma.
1- vc anuncia o interesse em fazer um kit 4-link p/ willys.
2- Um bando de gente começa a punhet@ar
3- aparecem dúzias de interessados
4- começam a pedir preço
5- vc faz um estudo completo de preço e tal
6- nego começa questionar suas opções (não as sexuais :mrgreen::mrgreen:)
7- um quer de um jeito, outro quer de outro, etc.
8- depois de muito trampo, vc chega à uma config. que vai atender metade deles.
9- vc vai partir p/ fabricação
10- dessa metade que vc conseguiu atender, 90% desaparece
11- os 10% restantes desistem do kit.
[]'s
Sem contar aqueles, que por não poderem comprar, vão falar mal e achar caro.
[]'
FernandoRisso
26/09/2008, 16:51
Zepi,
Meus 0,02, se vc procura conforto, não gaste seu precioso dinheiro fazendo um 4-link em sua rural. Com um kit de feixes de molas (toyota, s10 etc) e amortecedores calibrados vc consegue a maciez esperada.
E se quiser mais conforto ainda, compre um Landau!
[]'s
Hehehe!
Gostei fernando...adoro landau....
Mas consigo uma suspa macia com os da toy?
eu tinha idéia de colocar helicoidadl só na dianteira...
mas estou avaliando esse opção tbm, que é ótima e barata, e mais que testada!
...e bem mais fácil...hehehe!
Abs
FernandoRisso
29/09/2008, 14:07
Zepi,
Fazer 4link na frente é mais complicado por causa do sistema de direção, ou seja, vc vai precisar de uma panhard de qq forma.
Vá de feixes de mola, toyota bandeirante mesmo. Comece com 4 lâminas e vá mexendo nelas e com amortecedores - vc vai gostar de um rancho que possui regulagem.
[]'s
equipeminas4x4
29/09/2008, 14:19
Zepi,
Fazer 4link na frente é mais complicado por causa do sistema de direção, ou seja, vc vai precisar de uma panhard de qq forma.
Vá de feixes de mola, toyota bandeirante mesmo. Comece com 4 lâminas e vá mexendo nelas e com amortecedores - vc vai gostar de um rancho que possui regulagem.
[]'s
pq vai precisar de panhard???? Essa não entendi.
Também não entendi...mas que é bem compicado de colocar isso (4link) na dianteira, isso é sim!
Tudo atrapalha...
Abs
samukanvas
29/09/2008, 19:57
Já que eu não tô fazendo nada.... eu tb queria saber :mrgreen:
samukanvas
29/09/2008, 19:58
Também não entendi...mas que é bem compicado de colocar isso (4link) na dianteira, isso é sim!
Tudo atrapalha...
Abs
Mola grande e FH :wink:
Abs
FernandoRisso
30/09/2008, 09:21
Vamos lá, assumi que ele vai usar uma caixa de direção convencional e a própria barra de direção ao eixo pode interferir no movimento da suspensão, se usar um 4link convencional.
Por isso uma panhard deve ser usada, podendo ser até um 3link! E tenho dito! Nunca fiz 1/4 elip com 2 links!!! heheh
[]'s
equipeminas4x4
30/09/2008, 09:24
Vamos lá, assumi que ele vai usar uma caixa de direção convencional e a própria barra de direção ao eixo pode interferir no movimento da suspensão, se usar um 4link convencional.
Por isso uma panhard deve ser usada, podendo ser até um 3link! E tenho dito! Nunca fiz 1/4 elip com 2 links!!! heheh
[]'s
Na verdade a barra de direção não vai interferir no movimento da suspensão, o máximo que pode acontecer é a roda virar devido ao arco desenvolvido pela barra de direção, mas isso pode acontecer em qualquer sistema, seja 3, 4 ou 5 link, desde que tenha um curso muito longo de suspensão.
[]'s
O que pode acontecer é as rodas virarem quando a suspensão trabalhar, o chamado bump steer. Mas isso pode acontecer com qualquer tipo de suspensão. O detalhe é que com uma 3 link bem feita é mais fácil de evitar esse problema.
equipeminas4x4
02/10/2008, 14:18
Pode evitar o bump steer, mas o diferencial vai andar pro lado por causa da barra panhard, então vc evita uma coisa e provoca outra, não tem como fazer milagres. Aliás o high steer é feito justamente pra evitar ou diminuir o bump steer.
[]'s
samukanvas
03/10/2008, 13:20
Eu sou fã de 3link. A panhard bem feitinha pra aturar as diferenças imensas de cáster vira bem. Quanto mais perto da roda a linkagem da direção, menos problema.
Pode fazer tb radius em um braço só. Funfa legal tb.
Abs
radius em um braco só a menos que se faca o mais proximo possivel do centro do eixo nao fica bom nao.. quando freia/arranca forte ele puxa p/ um lado
T+
samukanvas
03/10/2008, 13:43
radius em um braco só a menos que se faca o mais proximo possivel do centro do eixo nao fica bom nao.. quando freia/arranca forte ele puxa p/ um lado
T+
Só se estiver usando buchas de borracha :concordo: Pra uma coisa dessas só heim ou jj. Mas o que vc falou tem mais cara de bumpsteer que problema de radius.
Abs
Edit: Mais importante que a proximidade do centro é a diferença de altura entre o link superior e inferior no mesmo braço.
bumpsteer no eixo traseiro??? heheheh
te digo isso por experiencia.. em samurai helicoidal é muito comum a quebra do suporte do link no eixo traseiro, dai quando quebra o link fica ancorado apenas por um ponto de fixacao no eixo e o outro lado do eixo fica normal, e quando vc arranca ou freia forte é nitido a rabeada que o carro dá p/ o lado que tá quebrado...
na trilha fica do kraio... a suspa abre até o fim de curso do amortecedor, mas no asfalto fica uma merda..
ou seja. o mesmo sintoma de usar radius em apenas um braço como vc sugeriu..
olhe a foto.. foi logo na segunda trilha de teste depois que eu levantei a suspensao, nesse dia o suporte quebrou no meio da trilha.. a suspa abriu até a mola sair..
T+
samukanvas
03/10/2008, 14:33
Olha a foto do antigo samukanvas em duas trilhas diferentes com os links perfeitos (o curso é o máximo pra suspa "original" - bem parecido com suas fotos)... e o link quebrado.
Tanto com grabber 31 quanto com mudzilla 31...
Eu não sei se o suporte do link (eu tb quebrei no eixo) faria isso porque quando quebrei não sentí diferença alguma. Fui pra casa rodando mais de 50km e só notei isso na lavagem 1 semana depois.
Acho que o que o mais provável é acontecer um pouco de axle wrap. Muito pouco...
E como estamos falando de suspensão dianteira... Isso não aconteceria. E como eu disse: É muito importante a distância entre o link superior e inferior. E terminais rígidos.
abs
FernandoRisso
03/10/2008, 14:46
Desculpem a ignorância, mas Samurai é 2link com panhard igual Engesa, não é?
Radius-arms não tem nada a ver com isso!
[]'s
samukanvas
03/10/2008, 14:53
http://www.off-roadweb.com/features/0612or_ford_bronco_4x4/photo_08.html
Supercharger
03/10/2008, 17:56
Curtíssima a cinta limitadora hein...
FernandoRisso
03/10/2008, 18:14
Suspensão suspeita essa! :S
Parece uma penteadeira de p**a!!!
[]'s no método KISS!
Se eu for continuar com meu samurai a intenção é fazer exatamente isso na dianteira, com o radius saindo do link do lado passageiro e fixando em cima do diferencial...
Lembrando que a suspensão 3link, quando a barra de direção está alinhada com a panhard não tem bump steer, por isso não se pode usar hight steer nesse tipo de suspensão.
[]s
Alfredo Stavale
04/10/2008, 00:41
Ai pessoal, fiz upload de uns videos pra gente.
É um samurai 85 com eixos de toyota e 4 link. bloqueio, tcase , como soldar fazendo gaiola...
eu como não entendo nada de suspensão achei bem interessante.São 3 arquivos sendo 2 com 5 min cada e o ultimo com uns 15min, mas eu tirei os comerciais, então dá uns 20 minutos só do programa.. eu não conhecia este canal, é tipo um overhaulin off road. muito boa qualidade do video.
http://www.megaupload.com/pt/?d=OGXHHGZU
1ª parte ai tem 5 min e 85mb eu dividi pra quem achar que não é legal e não perder tempo baixando um video muito grande. se curtir baixa os outros...:concordo:
http://www.megaupload.com/pt/?d=L82MWLS7
2ª parte também com uns 6min de video...
a 3ª parte to terminando o upload e já coloco o link...
Alfredo Stavale
04/10/2008, 01:34
http://www.megaupload.com/pt/?d=KXOXM8K8
213mb e tem 15min do video..
espero que gostem
Desculpem a ignorância, mas Samurai é 2link com panhard igual Engesa, não é?
Radius-arms não tem nada a ver com isso!
[]'s
2 link com panhard = radius arm
misma cosa......
Abraços,
Bill
Povo..
to começando a estudar um 4link p/ o samurai, minha intencao é manter o mesmo entre-eixo ( alias.. jogar o diff dianteiro 30mm p/ frente, ficando assim 2060mm entreeixo) o grande problema é.. o que fazer na dianteira?
4link nao tem espaco por causa do carter, triangulo superior tb muito menos ( só se fosse tipo o JPX com o triangulo invertido), um 2link com apenas um braco com duas fixacao de uma lado nao me agrada..
um 4link com uppers "curvos" p/ desviar do carter talves seria possivel... alguem já viu algo assim?
T+
um primeiro esboço...
por questoes de espaco a unica maineira de passar os links sao essas...
equipeminas4x4
23/10/2008, 14:30
Povo..
to começando a estudar um 4link p/ o samurai, minha intencao é manter o mesmo entre-eixo ( alias.. jogar o diff dianteiro 30mm p/ frente, ficando assim 2060mm entreeixo) o grande problema é.. o que fazer na dianteira?
4link nao tem espaco por causa do carter, triangulo superior tb muito menos ( só se fosse tipo o JPX com o triangulo invertido), um 2link com apenas um braco com duas fixacao de uma lado nao me agrada..
um 4link com uppers "curvos" p/ desviar do carter talves seria possivel... alguem já viu algo assim?
T+
pra quem não tem espaço uma ótima solução é o 5-link.
[]´s
4link "retos" nas estremidades do eixo/chassis + panhard?
equipeminas4x4
23/10/2008, 16:38
exatamente, 2 links longitudinais de cada lado + panhard, como a dianteira do Kalango. Fiz pois não tinha espaço pra colocar o 4-link.
[]´s
samukanvas
23/10/2008, 17:11
Meus 0,000000000000000000000000000000000000000000000000 000001 cents....
Eu tiraria um link de cima, triangularia um pouco mais os de baixo + panhard.
O link de cima que sobrar deve ser mais no centro do eixo e chassi possível.
Abs
ok.. mas lembrando que o carro deve obrigatoriamente continuar sendo "street legal" , pode viajar a 100km/h etc... nao posso me dar ao luxo de ficar carregando jipe em carretinha p/ baixo e p/ cima..
será que rola?
Essa tbm é minha dúvida....o "on road" como ficaria dessa forma?
Gostei desse 5-link!
Manda umas fotos do Calango Marcel!
Abs
samukanvas
23/10/2008, 17:46
ok.. mas lembrando que o carro deve obrigatoriamente continuar sendo "street legal" , pode viajar a 100km/h etc... nao posso me dar ao luxo de ficar carregando jipe em carretinha p/ baixo e p/ cima..
será que rola?
Quer que eu faça? :mrgreen:
abs
Dá uma olhada na suspensão dianteira do Preto Veio.....
Ramiro - Bin Lôco
24/10/2008, 09:49
Já tá na mão a fotos da suspensão dianteira!
Lá no tópico do PV tem mais detalhes...
Suspensão do PV:
- Dianteira = 3-link com panhard
- Traseira = Triangulated 4-link
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
24/10/2008, 09:53
Aquí vista de frente articulando.
Detalhe da barra panhard.
Barra de direção posicionada faltando conectar no pitman que estava sendo fabricado.
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
24/10/2008, 09:59
Resultado prático.:concordo:
Satisfação garantida.:palmas:
Desempenho além do esperado (por mim)...:mrgreen:
[]'s
Alfredo Stavale
24/10/2008, 10:09
Resultado prático.:concordo:
Satisfação garantida.:palmas:
Desempenho além do esperado (por mim)...:mrgreen:
[]'s
lindo! o carro! parabens! tem um curso gigante!
você anda com ele na cidade/estrada? consegue andar com segurança até qual velocidade?
lindo! o carro! parabens! tem um curso gigante!
você anda com ele na cidade/estrada? consegue andar com segurança até qual velocidade?
X2
Meu maior interesse é no on ROad.
Abs
Blz Ramiro..
que no offroad ficou du kraio isso é indicutivel, mas e no asfalto?? vc já viajou com o carro ? consegue fazer curvas a 60~80~100km/h numa boa? sem instabilide e sustos?
sei que uma coisa "sacrifica" a outra.. nao dá p/ ter um carro com um baita curso e ao mesmo tempo " corredor" nos asfalto..
Ramiro - Bin Lôco
24/10/2008, 10:39
O conceito PV foi idealizado exclusivamente 100% para trilha, tolerando apenas deslocamentos on-road curtos em baixa velocidade.
Vou com ele rodando normalmente cidade/estrada nos deslocamentos para as trilhas, até 80 KM/H tranquilo, mesmo porque com a relação curta nos eixos não se permite alta velocidade.
Dependendo das condições do asfalto, em velocidade acima de 60 KM/H, sentia a traseira do PV sair para os lados o que exigia correção na direção causando um certo desconforto pela instabilidade.
A solução encontrada foi a instalação de uma barra panhard removível na traseira, agora consigo estabilidade na estrada e na trilha eu a retiro para não prejudicar o desempenho, isto é, torções extremas.
Uma coisa é certa, não existe jipe 100% on e off-road, quem busca isso vai morrer buscando. E se buscar um jipe 50% on e 50% off não terá jipe bom para nada.
[]'s sem contar novidade...:mrgreen::mrgreen:
Ramiro - Bin Lôco
24/10/2008, 10:46
Opa Fabil,
Postei a msg acima sem ter lido a sua...
É isso aí, voce tem toda a razão e o PV não foge à regra.
Tudo é uma questão de prioridade.
No meu caso, investi numa suspensão para fazer o PV "passear" na trilha mesmo tendo perda nos desclocamentos.
[]'s
FernandoRisso
24/10/2008, 11:02
Meus 0,02.
Vc consegue fazer acerto da suspensão com uma boa geometria de suspensão, afinal 4link é utilizado em carros de corrida e arrancada há décadas.
Se vc quer um bom desempenho on-road deve trabalhar com cargas de molas e amortecedores mais resistentes, garantindo maior sensibilidade.
Vou relatar o caso do BoB, que usa 4link na traseira com 1/4 elipse. No início usavamos poucas molas e a suspensão parecia geléia, mesmo com os rancho no máximo. Depois de algumas rodadas, colocamos 2 molas grandes que garantiram mais carga, com esse acerto é possível rodar a 80-90km/h (relação curta não permite mais) com toda segurança e tranquilidade.
Mas, lembrando, não há almoço grátis! Alguns gringos andam com coilovers, pneus 44" e 4link a 75mph na boa, é tudo uma questão de acerto de suspensão.
[]'s
samukanvas
24/10/2008, 12:57
Radius é realmente a opção mais rápida, fácil e em conta pra samuca.
Abs
equipeminas4x4
24/10/2008, 16:29
5-link do Kalango.
[]´s
Ramiro - Bin Lôco
24/10/2008, 17:14
que cor mais boiolistica...
eu heim...
equipeminas4x4
24/10/2008, 17:19
que cor mais boiolistica...
eu heim...
quem desdenha quer comprar.
samukanvas
24/10/2008, 17:24
Deve ter acabado o rosa....
equipeminas4x4
24/10/2008, 17:34
Deve ter acabado o rosa....
acabou sim, mas era fuscia.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
a escrita é FUCKSE-A , seu analfabeto!! kakaakk
equipeminas4x4
24/10/2008, 17:51
a escrita é FUCKSE-A , seu analfabeto!! kakaakk
fuck-you
[]´s
Ramiro - Bin Lôco
24/10/2008, 18:00
quem desdenha quer comprar.
Tens bushwaker dessa cor?:mrgreen:
[]'s
Obrigado, pessoas, pelas fotos!
Abraços
5-link do Kalango.
[]´s
Pensei que fosse um 4 link com panhard:putz:
A panhard é considerado link ou panhard é panhard?
Valew!
equipeminas4x4
25/10/2008, 12:27
Pensei que fosse um 4 link com panhard:putz:
A panhard é considerado link ou panhard é panhard?
Valew!
a panhard é considerada como link, pois ela que sustenta o movimento lateral do eixo. A 4-link não usa panhard, pois a triangulação dos link´s superiores fazem essa função, além de suportar o movimento de giro.
[]´s
a panhard é considerada como link, pois ela que sustenta o movimento lateral do eixo. A 4-link não usa panhard, pois a triangulação dos link´s superiores fazem essa função, além de suportar o movimento de giro.
[]´s
A tringulação pode embaixo no chassi(ponta da pirâmide), ou tem que ser em cima do diferncial(Ponta)?
Na minha rural se triangular o "bico" do triângulo no diferencial em cima vai bater em tudo!!!hehehe
ABs
A tringulação pode embaixo no chassi(ponta da pirâmide), ou tem que ser em cima do diferncial(Ponta)?
Na minha rural se triangular o "bico" do triângulo no diferencial em cima vai bater em tudo!!!hehehe
ABs
Pode....:concordo:
All,
Finalmente acabei de ler este tópico por inteiro (ufa..).
Uma coisa que ainda não está clara para mim é qual a vantagem ou desvantagem de utilizar o link inferior paralelo ao chassi e o superior triangulado, desta forma |\/| ?
Abraços,
Dirceu
ramiro_eli
26/10/2008, 21:43
All,
Finalmente acabei de ler este tópico por inteiro (ufa..).
Uma coisa que ainda não está clara para mim é qual a vantagem ou desvantagem de utilizar o link inferior paralelo ao chassi e o superior triangulado, desta forma |\/| ?
Abraços,
Dirceu
Com os links inferiores paralelos ao chassi, a probabilidade deles enrroscarem em algo é menor.
Tudo é questão de escolhas...
Com os inferiores paralelos vc pode ter um desempenho diferente do que vc teria com eles triangulados. Tudo é questão de o que vc espera da suspensão e projetá-la pra isso.
samukanvas
27/10/2008, 15:24
Tudo é questão de escolhas...
Com os inferiores paralelos vc pode ter um desempenho diferente do que vc teria com eles triangulados. Tudo é questão de o que vc espera da suspensão e projetá-la pra isso.
Concordo... Até porque tem um cardan lá que enroscaria de qualquer jeito. Depende do que vc quer para a suspa.
Abs
até onde entendo a vantagem de usar todos os links com triangulacao é que a forca de segurar o eixo lateralmente vai ser dividdo pelos 4 links ( XX ou W) ja o uso de dois links a forca fica somente neles e nas buchas , porem no papel tudo é uma maravilha, vc coloca os links onde vc quiser, mas na hora de deitar debaixo do carro vc comeca a ver que tem uma porrada de coisa p/ atrapalhar...hehehe
T+
FernandoRisso
27/10/2008, 17:27
Tem outra, tendo links paralelos, faz com o eixo torça sobre si. Imagine o caso de uma roda descendo 1 metro, com os links paralelos a tendência em que essa roda esteja mais para frente que a do outro é maior que em links triangulados, principalmente com o design XX.
É chamado flex steer pelos gringos! Alguém entendeu?? rsrss
[]'s
tá.. mas ae no desig XX ele evita que o eixo desloque p/ tras, mas as custas de um dos links que vai travar o curso nao?
ou seja.. um link p/ puxando a roda p/ tras e outro empurrando ela p/ frente...
já nos paralelos, os dois de um lado puxam o eixo p/ tras...
seria algo como nessa foto aqui? apesar de nesse caso da foto o grande vilao do "flex steer" é o pouco comprimento dos links..
Tem outra, tendo links paralelos, faz com o eixo torça sobre si. Imagine o caso de uma roda descendo 1 metro, com os links paralelos a tendência em que essa roda esteja mais para frente que a do outro é maior que em links triangulados, principalmente com o design XX.
É chamado flex steer pelos gringos! Alguém entendeu?? rsrss
[]'s
Fernando,
Concordo em parte com a sua colocação, já que uma vez que a roda de um lado se desloca para baixo e consequentemente a do outro lado desloca para cima, a tendencia dos links é deslocar para um único sentido //, fazendo com que esta diferença seja menor.
Deve-se considerar ainda, que os links superiores triangulados \/ irão segurar o tal deslocamento em questão.
A minha maior dúvida sobre manter os links inferiores paralelos é o deslocamento lateral do eixo em condições normais de trabalho???
Abraços,
Dirceu
FernandoRisso
28/10/2008, 10:02
Pessoal,
O melhor design é o que cabe debaixo do carro, porém quanto mais longo e mais triangulados os eixos, menos torção sobre o eixo existirá.
Só ocorrerá em grandes torções, caso contrário a posição do eixo é mantido, não há problemas em usar links paralelos, afinal trollers, land rover, engesa usam esse sistema sem problemas.
[]'s
Primeiro precisa aprender a projetar e saber o q significa cada coisa do 4 link calculator, entre outras variáveis q não tem lá.
O flex steer é determinado pelo ângulo do seu eixo de rolagem (roll axis angle).
Imagine que o seu eixo faz uma revolução ao redor desse eixo (eixo de rolagem). Se o seu eixo de rolagem for paralelo ao chão, em qualquer etapa do movimento suas rodas estarão na mesma linha, mas se seu eixo de rolagem for inclinado, assim que sair da posição inicial uma das rodas estará à frente da outra. Assim que funciona o eixo de rolagem.
Ao projetor uma suspensão com os inferiores paralelos, a inclinação dos mesmos é a única responsável pela inclinação do eixo de rolagem, ou seja, se os links inferiores forem paralelos ao chão, não haverá flex steer.~
Abraço
Carlos TA
28/10/2008, 19:11
Pessoal ,
tenho acompanhado este fórum a um tempo, não intendo muito da área mas tenho vontade um dia comprar um par de eixos e transformar meu GV, enquanto isto..
Meu carro está levantado 3" , na traseira com molas maiores , a minha dúvida é a seguinte, com este aumento a barra panhard leva meu eixo para direita? Qual as consequências ? É necessaria a correção?
Num outro tópico o André fabricou um prolongador para a barra e disse que a diferença é de 1,5cm para direita...
O que acham?
[]'s
Luciano SHAKALL
29/10/2008, 03:21
" ... Meu carro está levantado 3" ... com este aumento a barra panhard leva meu eixo para direita? Qual as consequências ? É necessaria a correção? ... CAmaRAda, o eixo vai ficar deslocado sim :shock: ! Agooooora.... se é pra direita, ou pra esquerda eu não sei :mrgreen: !
Se a parte mais baixa da barra for do lado esquerdo (não sei como é no Vitara), ao elevar a suspensão o eixo vai pra direita mesmo ;-) .
Imagine o assoalho do carro e o eixo paralelos e centralizados...
Esqueça chassi, molas e amortecedores, e imagine somente a Panhard ligando o eixo ao assoalho,
formando um "Z" (a parte de baixo da Panhard no eixo e a de cima no assoalho).
O que acontece se você tentar "verticalizar" essa parte do meio do "Z" ? A parte de cima vai pra esquerda,
a de baixo vai pra direita, e as duas (a de baixo e a de cima) ficam mais distantes uma da outra, correto?
É isso ("de trás pra frente") que acontece ao elevar a suspensão com Panhard:
A distancia entra a ancoragem superior da Panhard e o eixo aumenta,
forçando uma ligeira "verticalização" da mesma, o que gera um deslocamento do eixo
para o mesmo lado de sua ancoragem superior :rolleyes: .
A solução :pensativo: ?
Aumentar a Panhard (alongadores; corte, "enxerto" e solda; substituição por outra mais longa....) :rolleyes:
Bom, "há muito mais entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia",
mas, basicamente é isso, o princípio é esse...
BELEZA?
[]'s
Carlos TA
29/10/2008, 07:31
Valeu Luciano pela explicação.
Obrigado.
samukanvas
29/10/2008, 11:33
Nem sempre só alongar a panhard é a solução... Ainda mais que o eixo já está fora da posição original pelo calço que colocou e não é só por causa da panhard...
É por isso que é bom levar num especialista pra modificar. Um bom conhecedor de suspensão não remenda (Alongar panhard). Ele calcula todos os problemas e coloca o carro com boa dirigibilidade mesmo modificado.
Abs
Carlos TA
29/10/2008, 12:41
Nem sempre só alongar a panhard é a solução... Ainda mais que o eixo já está fora da posição original pelo calço que colocou e não é só por causa da panhard...
É por isso que é bom levar num especialista pra modificar. Um bom conhecedor de suspensão não remenda (Alongar panhard). Ele calcula todos os problemas e coloca o carro com boa dirigibilidade mesmo modificado.
Abs
Não senti nenhuma alteração na dirigibilidade do carro por conta desta modificação , talvez seja mais perceptível em situações extremas de velocidade.
A minha preocupação é com a durabilidade da traseira , pneus , molas , eixo , se for comprometer vou mexer senão fica como está.
O desvio é de 1,5cm , acha que isto é significativo ?
[]'s
samukanvas
29/10/2008, 12:48
Não senti nenhuma alteração na dirigibilidade do carro por conta desta modificação , talvez seja mais perceptível em situações extremas de velocidade.
A minha preocupação é com a durabilidade da traseira , pneus , molas , eixo , se for comprometer vou mexer senão fica como está.
[]'s
Carlos,
Algumas pessoas tem mais sensibilidade que outras. Tem gente que tem um puta bumpsteer no jipe e acha "normal". Tem gente que tem mínimos problemas e acha ruim.
Velocidades extremas eu não acredito que te preocupe (Ou preocupe alguém aqui), até porque o vitara não é um carro disso. Freadas extremas é que deveria te preocupar.
Não sei, mas um dia passa um cachorro na frente e vc breca forte... aí que vai saber a diferença de um carro original pra um mal modificado. Isso pode acontecer a 60km/h...
Abs
Carlos TA
29/10/2008, 13:08
Carlos,
Algumas pessoas tem mais sensibilidade que outras. Tem gente que tem um puta bumpsteer no jipe e acha "normal". Tem gente que tem mínimos problemas e acha ruim.
Velocidades extremas eu não acredito que te preocupe (Ou preocupe alguém aqui), até porque o vitara não é um carro disso. Freadas extremas é que deveria te preocupar.
Não sei, mas um dia passa um cachorro na frente e vc breca forte... aí que vai saber a diferença de um carro original pra um mal modificado. Isso pode acontecer a 60km/h...
Abs
Pô cara aí você me chamou de insensível uiiii !!!
Não creio que seja o caso , mas de qualquer forma estou me informando sobre o assunto e quando optar pela solução posto aqui.
Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=656223&highlight=Panhard#post656223 tem informações legais sobre alterações em GV/tracker , talvez você já tenha passeado por lá , mas a mensagem 1818 em particular mostra a solução adotada pelo André para a Panhard.
[]'s
samukanvas
29/10/2008, 13:14
Pô cara aí você me chamou de insensível uiiii !!!
Não creio que seja o caso , mas de qualquer forma estou me informando sobre o assunto e quando optar pela solução posto aqui.
Neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=656223&highlight=Panhard#post656223 tem informações legais sobre alterações em GV/tracker , talvez você já tenha passeado por lá , mas a mensagem 1818 em particular mostra a solução adotada pelo André para a Panhard.
[]'s
Não falei que era insensível não... foi só a maneira de colocar minha idéia.:concordo:
Achei o suporte legal, mas essa solução foi a correta? Percebeu a nova alavanca que a peça criou para o suporte original? Será que aguenta? Agora são 2 parafusos....
Modificações leves como essas do GV não são complicadas de serem feitas. Com band-aids vc resolve 99% do carro. Eu, particularmente, sou contra a peça da foto. Eu faria um suporte novo e mais estruturado na altura certa... Ainda mais que é a panhard....
Abs
Carlos.. coloca numa maquina de alinhar e veja o quanto seu eixo esta p/ fora...
mas se seu carro nao tá puxando a direcao p/ os lados e nem está andando significativamente torto, deixa quieto...
aumentar o suporte da panhard no eixo vai contribuir p/ o efeito "sambada" discutido nesse topico aqui...heheheh
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47171&page=8
T+
equipeminas4x4
29/10/2008, 14:24
[]'s
Carlos,
Se eu introduzir um cabo de vassoura de 1,5cm no seu boga, vc acha q é significativo???
[]´s
samukanvas
29/10/2008, 17:13
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: ³
Nossa... trincou o maxilar...
Carlos TA
29/10/2008, 18:25
Não falei que era insensível não... foi só a maneira de colocar minha idéia.:concordo:
Achei o suporte legal, mas essa solução foi a correta? Percebeu a nova alavanca que a peça criou para o suporte original? Será que aguenta? Agora são 2 parafusos....
Modificações leves como essas do GV não são complicadas de serem feitas. Com band-aids vc resolve 99% do carro. Eu, particularmente, sou contra a peça da foto. Eu faria um suporte novo e mais estruturado na altura certa... Ainda mais que é a panhard....
Abs
sem stress , é só bricadeira...
Quanto ao suporte parece que foi inspirado no mesmo que vem junto com o Kit Calmini de 2,5" para GV ,veja na foto.
[]'s
Carlos TA
29/10/2008, 18:27
Carlos.. coloca numa maquina de alinhar e veja o quanto seu eixo esta p/ fora...
mas se seu carro nao tá puxando a direcao p/ os lados e nem está andando significativamente torto, deixa quieto...
aumentar o suporte da panhard no eixo vai contribuir p/ o efeito "sambada" discutido nesse topico aqui...heheheh
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47171&page=8
T+
Valeu Fabiano,
vou conferir.
[]'s
Carlos TA
29/10/2008, 18:30
Carlos,
Se eu introduzir um cabo de vassoura de 1,5cm no seu boga, vc acha q é significativo???
[]´s
Eu acho que neste caso não é significativo não, num vai nem fazer cosquinha , pois eu gosto é de coisa maior.:parede::parede:
[]'s
samukanvas
29/10/2008, 21:19
sem stress , é só bricadeira...
Quanto ao suporte parece que foi inspirado no mesmo que vem junto com o Kit Calmini de 2,5" para GV ,veja na foto.
[]'s
Entendi... Mas como eu disse, seguiria um caminho diferente. Não confio muito nesse esquema. Isso tem cara de que vai dar merda.
Abs
ALL.
Alguem sabe me informar o CG de um CJ5 "SPUA", não "SPOA", se possível com pneus 33"?
E, tambem o peso, total, dianteira e trazeira? como posso pesa-lo? ou uma sestimativa acho que ja resolve?
Valew pessoal! :concordo:
equipeminas4x4
08/03/2009, 11:55
Não sei se alguém tem isso calculado, mas geralmente o CG estimado no cálculo fica na posição do parafuso superior que fixa a capa seca ao motor.
Para o peso, é só pesar rodas dianteiras e rodas traseiras separadamente numa dessas balanças de vistoria veicular.
[]´s
Grande Marcel!
É essa medida (do parafuso do cambio) que eu preciso, estou tirando as medidas de um chassi desmontado (só o chassi) e montando a planilha.
Pretendo deixar na altura do jeep SPUA e usar pneus 33" p/ deixar o "CG" mais baixo e adequar o entre eixos p/ esses pneus.
Se vc souber de alguem por aí que tenha interesse em trocar um chassi de Cj com documento, pelo meu motor V8 - 302 me avise.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=52642
Natanael Junior
18/03/2009, 07:12
Achei um bom artigo na internet com alguns conceitos legais e fiz uma tradução tosca.
Me foi muito útil e por isso compartilho com todos.
segue o arquivo
aproveitando:
eu nao manjo nada de excel, algum expert em excel já tentou passar o 4link calculator p/ o sistema metrico?
T+
aproveitando:
eu nao manjo nada de excel, algum expert em excel já tentou passar o 4link calculator p/ o sistema metrico?
T+
Eu modifiquei a primeira página. Se você quiser, me passa o seu email e eu mando para voce 8-)
opa.. quero sim..
fabilbh@ig.com.br
valeu!!
thiagocpp
27/03/2009, 10:23
Oi Pessoal,
fizemos uma reunião de mechânicus e chegamos aos dados que constam nos anexos para a suspensão do Mogli-MK. Gostaria de pedir a ajuda dos experts na análise desses dados para prosseguir com a construção dos links.
Outra coisa, o 4 link dianteiro é um espelho do traseiro?
Abraços,
thiagocpp
30/03/2009, 18:35
Oi Pessoal,
fizemos uma reunião de mechânicus e chegamos aos dados que constam nos anexos para a suspensão do Mogli-MK. Gostaria de pedir a ajuda dos experts na análise desses dados para prosseguir com a construção dos links.
Outra coisa, o 4 link dianteiro é um espelho do traseiro?
Abraços,
Nobody? Nenhuma opinião, crítica, sugestão, dúvida? PLEEEEASE?
o problema do 4link dianteiro ser igual ao traseiro é que na maioria dos casos o carter atrapalha os uppers te obrigando a modificar todo o desenho
quanto aos numero do seu projeto, deixo p/ os mais entendidos darem os pareceres..
T+
Nobody? Nenhuma opinião, crítica, sugestão, dúvida? PLEEEEASE?
Os números são bons, a questão é se vai conseguir montar os links nestas posições....
Abraços,
Bill
o problema do 4link dianteiro ser igual ao traseiro é que na maioria dos casos o carter atrapalha os uppers te obrigando a modificar todo o desenho
quanto aos numero do seu projeto, deixo p/ os mais entendidos darem os pareceres..
T+
E se inverter?
Colocar as barras paralelas SOBRE o eixo e as diagonais SOB? Ganharia-se talvez uns 12cm de espaço para o carter, embora creio que fique mais frágil frente a impactos nestas barras...
Supercharger
31/03/2009, 15:49
Esta montagem invertida era utilizada no Spider I.
E se inverter?
Colocar as barras paralelas SOBRE o eixo e as diagonais SOB? Ganharia-se talvez uns 12cm de espaço para o carter, embora creio que fique mais frágil frente a impactos nestas barras...
achando um lugar p/ fazer uma travessa cujo cambio nao atrapalhe tá p/ fazer sim..
T+
achando um lugar p/ fazer uma travessa cujo cambio nao atrapalhe tá p/ fazer sim..
T+
Não sei se é o caso mas... poderia ser uma travessa em forma de "omega" seguindo o formato da junção do túnel com a parede de fogo. Resta saber se há espaço entre a parede de fogo e o motor para tal arranjo... Ou se esta travessa não poderia ser instalada no interior do habitáculo. Numa construção monobloco (ou gaiola) talvez seja viável. O problema é que me esqueci de que carro estamos falando agora... kkkkkk:mrgreen:
Cadê o maldito fosfosol?!
Eu estava lendo o tópico a respeito dos links e notei que ele comenta rapidamente a respeito de uma suspensão 3link. É algo como a do JPX? Eu estava pensando algo a respeito para a dianteira... Só que sem aquelas curvas do JPX. Aliás, não me parece ser nada fácil calcular aquela suspensão com os braços voltados para a parte de trás e o triângulo saindo por baixo do para-choques!
fabiano carraro
12/04/2009, 00:24
KARAIO acabei de ler esta porra toda e em quase 5 anos nao saiu da tabelinha :twisted:......
PORRA SERA QUE NINGUEM ALEM DOS IRMAOS RISSOS FEZ NADA MAIS CONCRETO!!!!!!
falta de grana é foda mesmo ,sem ela a galera nao toma coragem pra se estrepar até aprender e ai mais uma vez as coisas boas ficam pros INDINHEIRADOS do 1°mundo:evil:
o negocio é ficar com meus feixes e jumelos revolver mesmo,que podem ser arcaicos mas funcionam mais do que satisfatoriamente em qualquer "trilha":pipoca:
ASSIM QUE EU TIVER MAIS CONDIÇAO FINANCEIRA COMEÇO A INVENTAR ARTE MAS POR ENQUANTO O NEGOCIO É SO FICAR APRECIANDO OS BRINQUEDOS DA GRINGOLANDIA .........
equipeminas4x4
12/04/2009, 20:13
Eu estava lendo o tópico a respeito dos links e notei que ele comenta rapidamente a respeito de uma suspensão 3link. É algo como a do JPX? Eu estava pensando algo a respeito para a dianteira... Só que sem aquelas curvas do JPX. Aliás, não me parece ser nada fácil calcular aquela suspensão com os braços voltados para a parte de trás e o triângulo saindo por baixo do para-choques!
Pra falar a verdade eu não gosto da 3-link com esse pivô superior. Por experiência própria, parece q o eixo nunca fica no lugar. Prefiro a 4-link.
[]´s
KARAIO acabei de ler esta porra toda e em quase 5 anos nao saiu da tabelinha :twisted:......
PORRA SERA QUE NINGUEM ALEM DOS IRMAOS RISSOS FEZ NADA MAIS CONCRETO!!!!!!
falta de grana é foda mesmo ,sem ela a galera nao toma coragem pra se estrepar até aprender e ai mais uma vez as coisas boas ficam pros INDINHEIRADOS do 1°mundo:evil:
o negocio é ficar com meus feixes e jumelos revolver mesmo,que podem ser arcaicos mas funcionam mais do que satisfatoriamente em qualquer "trilha":pipoca:
ASSIM QUE EU TIVER MAIS CONDIÇAO FINANCEIRA COMEÇO A INVENTAR ARTE MAS POR ENQUANTO O NEGOCIO É SO FICAR APRECIANDO OS BRINQUEDOS DA GRINGOLANDIA .........
Spider 1
Devasso
Caveirão
Preto Veio
Blue Diamond
5L
Raptor 2
Spider 2
entre outros.......
É....... Ninguém tá fazendo nada mesmo.............:parede::rolleyes:
Abraços fazendo só um pouco,
Bill
o bill o blue diamond que é o jeep do papai noel... ele usa feixes de mola certo? SPOA e o que mais? tem fotos da suspensão?
Sim, o Blue Daimond é o Jeep do PpN. SPOA com molas Toy com chassi aumentado em 300 mm. Tem umas fotos no tópico dele.........
Abraços,
Bill
fabiano carraro
13/04/2009, 09:21
certo BILL mas vçs nao contam pois ja sabem fazer isto a anos :rolleyes:
e menos de 0,00001% da frota de carros de trilha usando um tipo de conceito em suspa .....ainda nao justificou o porque de que em tantos anos nao se popularizou este conceito :pipoca:
e veja bem me expresso de uma maneira meio contraditoria ao conceito de links,mas na verdade estou apenas chateado por que estou estudando a meses(oq na verdade nao da muitos dias...).....justamente pra começar a construi-los tambem.
mas como nao domino a lingua inglesa fica dificil de aprender ,e sou o tipo de meca que nao faz as coisas pra "quebrarem"na base do chute
tento saber muito bem o que vou fazer antes de começar, pois me permito a errar mas nao muito feio, a ponto de deixar quebrar um item como uma suspensao ,pois ai estaria brincando com a vida das pessoas e isto eu nao tem graça alguma pra mim.:concordo:
admiro seu trabalho e a forma como evolui a cada carro.
vejo que esta aprendendo errando tambem!!!!
mas nunca vai deixar quebrar algo (no maximo entortar ) e ai entendo que estamos no mesmo nivel..... no de nos preocuparmos com a segurança do que construimos!!!!!!!!!
por isto acredito que muitos nao metem a cara a fazer,pois nao tem muita noçao desta tenue linha que existe, entre cortar um punhado de ferro e sair por ai soldando tudo pra "ver no que da", e cortar um punhado de ferro e sair "construindo", algo efeciente e seguro.:concordo:
acredito que no BRASIL temos condiçao de fazer muita coisa boa e de acompanharmos o ritmo do resto do mundo e até de sermos competitivos ,mas nossos problemas ainda sao gravissimos e vamos ter 1°que corrigi-los de forma demorada e custosa até que começemos a colher resultados satisfatorios pra que este esporte se torne de massa,seguro,financeiramente viavel,e principalmente lucrativo pois sem grana nao conseguiremos manter o ritmo da CRIAÇAO!!!!!:pipoca:
COMO PODEM VER NAO ESTOU CRITICANDO QUEM FAZ OU DEIXA DE FAZER E SIM A LENTIDAO QUE O CONCEITO SEGUE,POIS TENHO MUITO INTERESSE NESTE RAMO E QUE ELE CRESÇA FORTE E SAUDAVEL E SOU DO TIPO DE CARA QUE NAO MEDE ESFORÇOS PRA QUE ISTO ACONTEÇA.
só tenho pouco dinheiro.:twisted:
nao sei ingles.:twisted:
minhas contas vencem mais rapido do que eu posso pagar.:twisted:
e nunca sai de curitiba pra ver vçs andando.:mrgreen:
portanto so posso me dedicar ao que eu consigo fazer,e só posso aprender lendo o que "VÇS" escrevem e divulgam!!!!!:dance::pipoca:
POR ISTO NAO FAÇAM NADA PRA QUEBRAR NO MAXIMO ENTORTAR TA BOM,SENAO EU TAMBEM VOU ERRAR.:mrgreen:
VÇS SAO MEUS HEROIS :odedo:
Ramiro - Bin Lôco
13/04/2009, 12:13
certo BILL mas vçs nao contam pois ja sabem fazer isto a anos :rolleyes:
e menos de 0,00001% da frota de carros de trilha usando um tipo de conceito em suspa .....ainda nao justificou o porque de que em tantos anos nao se popularizou este conceito :pipoca:
Acredito que esse tipo se suspensão ainda não se popularizou e dificilmente se popularizará graças ao tipo de trilhas que temos (pelo menos aquí em Sampa).
99% são trilhas de atoleiros onde suspensão de grande articulação/curso (links) se nivela a uma suspensão tradicional (feixe/Spoa).
Se tivessemos mais trilhas técnicas (pedras/degraus/erosões) onde exigisse jipes mais "elásticos", com certeza o pessoal acabaria tendo que optar por links.
Abraços,:concordo:
bao.. isso em SP néh??? aqui em MJ onde 99% das trilhas sao pedras e erosoes creio que 4link vai se popularizar ainda..heheh
Ramiro - Bin Lôco
13/04/2009, 15:16
bao.. isso em SP néh??? aqui em MJ onde 99% das trilhas sao pedras e erosoes creio que 4link vai se popularizar ainda..heheh
AÊ Bill...
Acho que vou montar uma franquia da Spider 4X4 em MJ:mrgreen::mrgreen:
[]'s empresariais...:concordo::concordo:
Escolham umas pedras meio "redondinhas" antes de tacarem, tá?
Estava fazendo aqui minhas contas e estou vendo que só lá para o ano que vem vou poder "construir" minha bagaça. Dai pensei em "adiantar" uma coisinha e trocar a maledita suspensão 5link trazeira por uma 4 link... No Niva!
Antes que me taquem os supracitados pedregulhos: Acho um pé no s* quando pego uma "costela de vaca" e o tumati fica andando de lado como um caranguejo...
fabiano carraro
14/04/2009, 12:43
PREPARAR......APONTAR.........RETIRAR O CAPACETE DO "CAMARADA" E .................................................. .................:concordo:
vou te dar uma chance pois vi um aq em curitiba rodando semana passada amarelo do TROLLER 2009, com suspa four link prata e um capricho digno do "FOOSE"......com pneus 33" mud e uma interna identica aos foguetes de arrancada,QUE FIQUEI BABANDO QUE ATÉ ESQUECI DE BATER AS FOTOS,CARRO DIGNO DE REVISTA ESPECIALIZADA EM TUNING!!!!!!:mrgreen:
MAS AI PENSEI ...... como nao pude ver o carro por baixo com mais calma, mas conheçendo o ADESIVO que estava no parabrisa e conheçendo muito bem os mecas que fizeram o carro,e sei que estao muitos anos luz na nossa frente em conhecimento tecnico......e nao seria numa simples suspa que os caras iriam fazer besteria..... vou te dizer uma coisa sobre sua ideia:
1°)é valida, afinal ninguem diç que niva nao pode ser HARDCORE......EU MESMO QUASE COMEÇEI A FAZER UM 2 MESES ATRAZ.:concordo:
2°)qualquer coisa é validade seguindo certos principios.....
3°)a grana, o carro, a paciencia, a força de vontade,o conhecimento,e tudo mais que um carro destes precisa pra ficar otimo vai depender apenas de vç e de quem estiver fazendo ,e de mais ninguem entao TACA O PAU NO PROJETO :dance:
cara num sou profundo conhecedor de niva, mas acho que teria de começar primeiro a desenhar um sub-chassis tubular já com a estrutura para fixação do 4-link
dai pra frente pensar em modificar paralamas e quais eixos e ângulos isso vai trabalhar...
não vejo "impossivel" nisso só que vai uma grana considerável...
Pensaria num chassis mais pro estilo do atual chassis do devasso...
Em tempo eixos iria de D44 mesmo, mas tentaria aumentar o entre eixos
enfim seria algo diferente ver um niva com 4-link... já que o bill caiu na onda dos fusca! ahahuahahuahu que de fusca tem só a inspiração de ferdinand porsche
que pegar um fiat 147 e socar encima de um chassis com 4link?? heheheheheh vai ficar mais barato do que fazer um 4link num niva e no final das contas o desgin será igual... Fiat 147 / Niva :mrgreen:
que pegar um fiat 147 e socar encima de um chassis com 4link?? heheheheheh vai ficar mais barato do que fazer um 4link num niva e no final das contas o desgin será igual... Fiat 147 / Niva :mrgreen:
eheheheh num é 147 é variant... a traseira é variant com certeza
Vou ter então de juntar a frente de uma 147 com a trazeira de uma Variant para ficar direito a "réplica"...Massss, coloco que motor, de F1000?:twisted:
kkkkkkkk
O que eu havia pensado era algo mais simples:
Manter os links inferiores, criar novos pontos de fixação para os superiores e instalar links novos maiores. Remover aquele quinto link que fica inclinado (e que esqueci o nome) e manter as molas e amortecedores no lugar, apenas acrecentando grampos nas molas para elas não se soltarem.
Não esqueçam que a bagaça já tem molas helicoidais, dai deve ficar mais fácil.
o problema é que o niva é monobloco, entao onde vc vao arrumar um ponto de ancoragem forte o suficiente p/ ancorar os novos links superiores?
p/ remover o 5 link ( barra panahard) vc terá de colocar os links superiores tringulados p/ poder dispensar o uso da panhard.. se der p/ colocar o vertice do triangulo encima da bola do eixo talvez até dê p/ usar o ponto de fixacao original do monobloco...
T+
FernandoRisso
15/04/2009, 17:37
MRaizer, na boa... para que vc quer mexer na suspensão? Se te incomoda os pulos, mexe nos amortecedores e/ou molas, podem resolver melhor seu desconforto.
Se vc responder Não para mais de 2 perguntas abaixo, vc não precisa de um 4link:
1. Vc precisa de grande curso de suspensão?
2. Vai usar pneus maiores que 33"?
3. Vai aumentar o entre-eixos?
4. Quer um carro mais alto? Sei lá né, tem gente que gosta!
[]'s
MRaizer, na boa... para que vc quer mexer na suspensão? Se te incomoda os pulos, mexe nos amortecedores e/ou molas, podem resolver melhor seu desconforto.
Se vc responder Não para mais de 2 perguntas abaixo, vc não precisa de um 4link:
[]'s
Ahn...
1-Não
2-Não (mais pela suspensão dianteira)
3-Não
4-Não
Éeee... Acho que só por não gostar da maledita Panhard não tem motivo suficiente né?
Mas gostei da idéia do braço triangular aproveitando os pontos de fixação originais. Me resolve dois problemas: O carro para de caranguejar em costelas de vaca e limito a subida da suspensão evitando de os pneus tocarem na parte interna do para-lamas.
Assim que o Tumati voltar da pintura vou ver isso direito.:grin:
[]'s
Pois é o pessoal as vezes nem sabe exatamente o que quer e já apela pro 4-link... pra mim... pro meu uso... feixe de molas tá o suficiente
Pois é o pessoal as vezes nem sabe exatamente o que quer e já apela pro 4-link... pra mim... pro meu uso... feixe de molas tá o suficiente
Não é bem o caso Rubens, o Niva não tem feixe de molas e me pareceu uma boa alternativa à barra Panhard. Se fosse um CJ como o Credicard, eu não mecheria nisso. Ao menos não para a atual utilização... :grin:
equipeminas4x4
17/04/2009, 09:12
Não é bem o caso Rubens, o Niva não tem feixe de molas e me pareceu uma boa alternativa à barra Panhard. Se fosse um CJ como o Credicard, eu não mecheria nisso. Ao menos não para a atual utilização... :grin:
até agora não entendi qual o problema da barra panhard:parede::parede::parede::parede::parede:
fabiano carraro
17/04/2009, 10:18
instala uma WATTS e seja feliz entao!!!!!:concordo:
Ramiro - Bin Lôco
17/04/2009, 10:43
até agora não entendi qual o problema da barra panhard:parede::parede::parede::parede::parede:
Ninguém tem culpa de voce ser "zoreia"...:mrgreen:
O cara só quer deixar o Niva dele hardcore sem a panhard... tendeu?;-)
beijunda,
samukanvas
17/04/2009, 12:02
pra mim... pro meu uso... feixe de molas tá o suficiente
Vc está me parecendo ser homosexual fazendo essa afirmação... :mrgreen:
fabiano carraro
17/04/2009, 13:19
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een::mrgreen::mrgree
vçs nao tem um pelo no .........
Vc está me parecendo ser homosexual fazendo essa afirmação... :mrgreen:
heheheeh
olha... :twisted: não sou eu que encheu de CANO en volta do carro todo chamando de "CAVEIRÃO" (ui) e ainda quer 4 "links" embaixo do chassis...
sou macho rapaaaaaaa
:odedo::odedo::odedo:
agora o que vc vai fazer com tanto cano assim... hummm
olha seu caveirão:
http://paulistar.files.wordpress.com/2008/05/dsc06924.jpg
hehehehe
instala uma WATTS e seja feliz entao!!!!!:concordo:
O que é uma "Watts"?:-?
Aliás, acho que seria legal criar um tópico "glossário" aqui...8)
O problema da panhard é o seguinte:
Quando vc está numa estradinha de terra a uns 40, 60Km/h e pega um trecho com "costelas de vaca" (sulcos no sentido transversal) os impactos recebidos pelo eixo são em parte dissipados para a barra gerando um movimento lateral. Isso não deve ser notado em veículos mais pesados, mas no Niva, com apenas 1.2t de peso, a trazeira vai "correndo" para a esquerda. DAi, quando você vai ver, o dito cujo tá andando numa direção e "apontando" noutra. É até ridículo, principalmente quando se é ultrapassado por golzinho nessa situação.
FernandoRisso
17/04/2009, 15:05
De novo, o problema não é a panhard, pode até ser os links inferiores e superiores, sei lá, não conheço Niva --> Graças a Deus, de mer.da já chega os willys e engesa!
Seu problema pode ser resolvido com amortecedores ou carga de mola diferentes, provavelmente um pouco mais firme.
[]'s
Ramiro - Bin Lôco
17/04/2009, 15:26
Seu problema pode ser resolvido com amortecedores ou carga de mola diferentes, provavelmente um pouco mais firme.
[]'s
Ou com uma plaquinha de venda no vidro!:concordo:
:pipoca:
De novo, o problema não é a panhard, pode até ser os links inferiores e superiores...
...Seu problema pode ser resolvido com amortecedores ou carga de mola diferentes, provavelmente um pouco mais firme.
[]'s
Exatamente o que eu ia dizer. Isso não tem nada a ver com a panhard.
O Vitara na configuração original também sofre desse problema de sair de traseira. No meu caso senti a melhora colocando amortecedores mais firmes.
Abraço
Ou com uma plaquinha de venda no vidro!:concordo:
:pipoca:
Éeee com certeza a solução mais barata! O problema vai ser arrumar outro 4x4 que caiba (literalmente) nesta garagem... E não me venham falar de mudar de casa!
(looonga estória)
equipeminas4x4
17/04/2009, 15:50
O problema da panhard é o seguinte:
Quando vc está numa estradinha de terra a uns 40, 60Km/h e pega um trecho com "costelas de vaca" (sulcos no sentido transversal) os impactos recebidos pelo eixo são em parte dissipados para a barra gerando um movimento lateral. Isso não deve ser notado em veículos mais pesados, mas no Niva, com apenas 1.2t de peso, a trazeira vai "correndo" para a esquerda. DAi, quando você vai ver, o dito cujo tá andando numa direção e "apontando" noutra. É até ridículo, principalmente quando se é ultrapassado por golzinho nessa situação.
eu acho q vc tá falando muita besteira, isso sim.
[]´s
compra um SAMURAI... tenho certesa que cabe na sua garagem e ainda sobra espaco se comparado ao niva.. :mrgreen:
samukanvas
17/04/2009, 16:44
eu acho q vc tá falando muita besteira, isso sim.
[]´s
X2!!!!!!!!!!!!!! :palmas:
FernandoRisso
17/04/2009, 17:29
Aproveitando o feriado e distribuindo pedradas!
Só uma pergunta: Pq estamos respondendo perguntas de alguém que tem um NIVA? O cara já tem tanto problema e mal gosto, que se preocupar com 4link em um Niva é no mínimo ridículo!
Não esqueça, estamos em um tópico hardcore!
[]'s acreditando q a única coisa boa da Rússia é a Vodka! rsrs
Só uma pergunta: Pq estamos respondendo perguntas de alguém que tem um NIVA? O cara já tem tanto problema e mal gosto, que se preocupar com 4link em um Niva é no mínimo ridículo
:lol::lol::lol::lol::lol::lol:
Cara, tô rachando o bico aqui, kkkkkkkkkkk
equipeminas4x4
17/04/2009, 17:47
Aproveitando o feriado e distribuindo pedradas!
Só uma pergunta: Pq estamos respondendo perguntas de alguém que tem um NIVA? O cara já tem tanto problema e mal gosto, que se preocupar com 4link em um Niva é no mínimo ridículo!
Não esqueça, estamos em um tópico hardcore!
[]'s acreditando q a única coisa boa da Rússia é a Vodka! rsrs
Prezado Sr. Fernando,
vai me desculpar,
mas terei q concordar com o Sr.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]´s