Ver Versão Completa : Oleo para aguentar o tranco
sandro_ventania
30/09/2013, 15:52
Olá amigos, tava meio ausente, pode-se usar CJ-4 em motores antigos tranquilamente, a reserva alcalina diminuiu sim, mas pouco, comparando o TOP Turbo 15W40 que tem basicidade de 11, esse Shell Rotella T6 5W40 tem basicidade de 10.6 e o Shell Rimula R5 10W40 tem basicidade de 10.1, o unico cuidado é que motores EURO 5 costumam ajuntar muita fuligem (leia-se enxofre) por ter os anéis mais próximos a cabeça do pistão, então óleos CJ-4 tem muito mais detergente na sua formulação de modo a retirar essa fuligem e impregná-la ao óleo, então se for usar esses óleos em motores antigos devem fazer a primeira troca com menos tempo porque ele vai promover uma limpeza profunda no motor.
PS: O Lubrax Advento 15W40 CJ-4 existe desde 2011 e desde então usei na minha antiga S10 MWM 2.8, e tbm num trator MF 235 1978, e numa Hilux 2007, rodei na S10 mais de 50.000 kilometros sem problema algum, me lembro que na primeiro troca o óleo ficou completamente preto com apenas uma volta no quarteirão e aumentou até o nível sozinho, então troquei com 5000km apenas, depois nas próximas trocas demorava dias pra pretejar o óleo.
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/e113a50046264959b4f4bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-top-turbo.pdf?MOD=AJPERES
http://www.euris.rs/maziva/Rotela-T6.pdf
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_24855_key_140006992039_201112090837.p df
Obrigado Lark2 por complementar.
Então pra mim ele é muito bom para fazer um flushing e depois voltar para o bom e tradicional Top turbo.
Ótimo pra fazer isso, mas se for voltar pro TOP Turbo, procure um CJ-4 de base mineral, tipo o Lubrax Advento CJ-4 15w40 ou o Mobil Delvac MX ESP 15W-40 CJ-4, e coloque pelo menos 1 litro a menos porque ele vai aumentar o nível dependendo da sujeira no seu motor.
Obrigado Lark2 por complementar.
Então pra mim ele é muito bom para fazer um flushing e depois voltar para o bom e tradicional Top turbo.
EDERVANDO
01/10/2013, 11:24
10W40 CI-4 só temos Lubrax Avante, 10w40 CJ-4 não existe. Nas CSS Toyota só CF mais caro que um CJ-4. Não me conformo de usar CF. Meu receio do Lubrax Avante é o tal do cSt a 40° C = 107,9 ( explicações do lark2 ) . O Mobil Flex 10w40 CF cSt a 40° C = 96 . Vou fazer a segunda troca de óleo(fez 12 meses)
Tem sim amigo, o Shell Rimula R5 LE 10w40 CJ-4 que tem um ótimo cSt a 40° C = 96,5
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_24855_key_140006992039_201112090837.p df (http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_24855_key_140006992039_201112090837.p df)
Ou qualquer 5W40 CJ-4 de marca boa, como o Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W40 API CJ-4.
10W40 CI-4 só temos Lubrax Avante, 10w40 CJ-4 não existe. Nas CSS Toyota só CF mais caro que um CJ-4. Não me conformo de usar CF. Meu receio do Lubrax Avante é o tal do cSt a 40° C = 107,9 ( explicações do lark2 ) . O Mobil Flex 10w40 CF cSt a 40° C = 96 . Vou fazer a segunda troca de óleo(fez 12 meses)
OliverThies
15/10/2013, 14:50
Comprei minha sw4 esses dias, ela tem motor 2.7 16v(1999)
Ela veio com óleo 20w50(no manual consta esse óleo como correto para nosso clima) porém vejo que o pessoal aqui usa óleo sintético.
Devo me preocupar? o carro tem em torno de 160mil km.
Em que pese os senhores estarem usando óleos de qualidade, vejo com preocupação os que compram galões de 20 litros.
Apesar da pequena economia que conseguem com essa compra em quantidade, calculo que esses 20 litros serão utilizados em três trocas do fluído, sabendo que se usa 7 litros em cada troca.
Ou seja, o galão permanecerá com o óleo restante por um longo período, não estando mais a embalagem lacrada, e o contato com o ar faz o produto perder algumas características ao longo do tempo.
Fazendo-se pesquisa em alguns sites sobre o prazo de validade do óleo de motor, elas atestam ser indeterminada, "desde que acondicionado na embalagem, devidamente lacrada".
Por isso, se me permitem sugerir, deixem de comprar óleo em quantidade acima do necessário.:concordo:
lubrax - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/lubrax/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT1__YEdXA0 _XEDP_MD9zd2MLY6B8pFm8pb-hv5-3u6GBv7-nq4GRqYGrq4exuaGBuzEB3X4e-bmp-gW5EeUAVuT9iA!!/dl3/d3/L0lDU0lKSWdra0EhIS9JTlJBQUlpQ2dBek15cUEhL1lCSlAxTk MxTktfMjd3ISEvN18yT0k1MEQySU1PU0FFMElFVDZPVk43RzNB Mg!!/?PC_7_2OI50D2IMOSAE0IET6OVN7G3A2000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/Portal+de+Conteudo/Hot+Site/Lubrax/Automotivos/Mitos+Sobre+Lubrificacao/)
F. Oliveira
16/10/2013, 10:05
Em que pese os senhores estarem usando óleos de qualidade, vejo com preocupação os que compram galões de 20 litros.
Apesar da pequena economia que conseguem com essa compra em quantidade, calculo que esses 20 litros serão utilizados em três trocas do fluído, sabendo que se usa 7 litros em cada troca.
Ou seja, o galão permanecerá com o óleo restante por um longo período, não estando mais a embalagem lacrada, e o contato com o ar faz o produto perder algumas características ao longo do tempo.
Fazendo-se pesquisa em alguns sites sobre o prazo de validade do óleo de motor, elas atestam ser indeterminada, "desde que acondicionado na embalagem, devidamente lacrada".
Por isso, se me permitem sugerir, deixem de comprar óleo em quantidade acima do necessário.:concordo:
lubrax - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/lubrax/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjf09TAxcjT1__YEdXA0 _XEDP_MD9zd2MLY6B8pFm8pb-hv5-3u6GBv7-nq4GRqYGrq4exuaGBuzEB3X4e-bmp-gW5EeUAVuT9iA!!/dl3/d3/L0lDU0lKSWdra0EhIS9JTlJBQUlpQ2dBek15cUEhL1lCSlAxTk MxTktfMjd3ISEvN18yT0k1MEQySU1PU0FFMElFVDZPVk43RzNB Mg!!/?PC_7_2OI50D2IMOSAE0IET6OVN7G3A2000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/Portal+de+Conteudo/Hot+Site/Lubrax/Automotivos/Mitos+Sobre+Lubrificacao/)
tb vejo com a mesma preocupação que o glaicon. só comprei da última vez o galão de 20lts pq passei a usar o oleo top turbo e, como eu nao sei qual oleo o antigo dono usava, fiz a troca com 1000km, dae que comprei logo os 20 lts, ainda mais pq minha viatura gosta de muito oleo (ela pega quase 10litros)....como agora farei a troca com 5000km, só comprarei recipiente pequeno, a não ser que eu encontre o de 5lts por estas bandas, o que seria uma maravilha...hehhehehehhe
Compartilho da mesma opinião.
Também compartilho dessa opinião. Comprei uma caneta que mede a umidade dos fluidos do carro e com o tempo a água acumula nos fluidos, querendo vc ou não! E o fluido perde sua eficiência. Troquei o fluido de freio esses dias por conta do que a caneta mostrou.
Com o óleo do motor não é diferente.
F. Oliveira
16/10/2013, 16:59
Também compartilho dessa opinião. Comprei uma caneta que mede a umidade dos fluidos do carro e com o tempo a água acumula nos fluidos, querendo vc ou não! E o fluido perde sua eficiência. Troquei o fluido de freio esses dias por conta do que a caneta mostrou.
Com o óleo do motor não é diferente.
porra dorderf....tá aprendendo com o glaicon? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Só presta assim! kkkkkkkkkk
O bom que com essa caneta só precisa trocar os fluidos de freio e de embreagem quando ele disser que é pra trocar! Isso já gera uma boa economia.
sandro_ventania
16/10/2013, 17:46
Bom...não tenho nenhum dado escrito para me basear no que vou dizer...somente bom senso.
Um produto que garante validade indeterminada, não vai se deteriorar em 3 ou 6 meses, mantido na mesma embalagem, fechada e somente aberto duas ou três vezes até a última troca.
Eu comprei um galão, durou 4 meses e só abri e guardei duas vezes (a terceira foi pra terminar de usar), ele ficou tampado e guardado ao abrigo de luz e calor.
Eu pelo menos dúvido.
Sandro, aí resta a dúvida. E na dúvida eu prefiro não arriscar, ainda mais depois de gastar muito, mas MUITO dinheiro no meu carro.
Se a embalagem diz "lacrado"=indeterminado, acho que no momento que se tira o lacre, já era qualquer garantia de manutenção da qualidade 100% do óleo. Talvez como nós trocamos o óleo a cada 5 k km isso não interfira, mas não gosto de pensar que meu carro tá recebendo um óleo abaixo do especificado.
Eu tiro pelo fluido de freio. Se vc abre o recipiente, depois fecha, faz uma análise depois de algum tempo da quantidade de água que ele recebeu... Abriu o óleo, ele imediatamente é contaminado pelo ambiente, com tudo que isso tem de ruim pra ele.
Agora, se o cara roda pra cacete, aí talvez compense e a contaminação não seja tanta, mas, mais uma vez, entramos no campo do "talvez" que eu mesmo não gosto muito.
sandro_ventania
16/10/2013, 18:13
Doderf, eu não discordo de você...se há dúvida, melhor não arriscar!
Mas quanto ao óleo de motor eu estou de tranquilo, pois qualquer quantidade de umidade que por ventura venha a ocorrer, na primeira aquecida essa umidade vai embora.
Em alguns processos se usa muitaaaa água para lavar o óleo e depois é feita a secagem dele, que consiste em aquecer para evaporar a água que não decantou.
Fluido de freio já é outra estória, claro.
Doderf, eu não discordo de você...se há dúvida, melhor não arriscar!
Mas quanto ao óleo de motor eu estou de tranquilo, pois qualquer quantidade de umidade que por ventura venha a ocorrer, na primeira aquecida essa umidade vai embora.
Em alguns processos se usa muitaaaa água para lavar o óleo e depois é feita a secagem dele, que consiste em aquecer para evaporar a água que não decantou.
Fluido de freio já é outra estória, claro.
Uma pergunta de leigo, será que essa umidade, presente após se abrir o lacre, não diminui a capacidade de trabalho do óleo? Claro que quando aquecido a umidade vai pro espaço, mas e antes, dentro de meses na embalagem?
sandro_ventania
16/10/2013, 18:32
Na minha opnião, de leigo também, essa umidade que considero irrisória, até mesmo por que a embalagem permanecerá vedada na sua embagem original, não tem capacidade para deteriorar nada até mesmo por que são vários litros ali.
Mas afirmar só um engenheiro quimico.
guilhermeabreu
16/10/2013, 22:51
Na minha opnião, de leigo também, essa umidade que considero irrisória, até mesmo por que a embalagem permanecerá vedada na sua embagem original, não tem capacidade para deteriorar nada até mesmo por que são vários litros ali.
Mas afirmar só um engenheiro quimico.
X2 as suas palavras , a questão aí é de migalhas de umidade , mas ninguem vai estar aqui para medir isto .
Eu sei que comprar um galão fica bem mais barato , mas estou com 60 anos e tenho uma TOYOTA , não estou na idade de ficar economizando pouco dinheiro , ter que ficar carregando galão de óleo que SEMPRE fica sujo por fora de óleo qdo vamos abastecer pela primeira vez e pode sujar o carro e ficar com cheiro dé óleo derramado dentro do carro , UUUUFFFA só de escrever isto já estou cansado e desanimado de fazer isto , logo : pago mais caro e saio de klá da loja sossegado e mais sossegado ainda sabendo que estou contribuindo para uma pessoa ter um local para trabalhar e com o GALÃO , tenho que ir no mecânico PEDIR para trocar óleo , e ele não vai querer cobrar , mas ao mesmo tempo ele vai te dizer que : NAQUELA HORA ELE NÃO PODE PQ ESTA MUITO ATAREFADO , UUUUUUUFA CHEGA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!! .
Qdo era jovem comprei meu primeiro carro um fusca 1963 único dono impecável , TODOS OS FINS DE SEMANA lavava todo , retirava os bancos e lavava com sabão de côco , HOJE???????????? Pago pra lavar uma vez ao ano , pq aqui a maresia é forte e se lavar toda semana apodrece tudo . Uma das poucas coisas boas da idade mais avançada é a sabedoria que a gente adquire como passar dos anos .
Entenderam ??????????????????
Desculpem aí pelo desabafo de um idoso com espírito de um JOVEM DE 25 ANOS dentro de sí .
Forte abraço a todos .
Os amigos já pensaram no caso dos óleos que são estocados em bombonas de vários Lts em que várias oficinas mecânicas e Postos de Combustível que oferecem o serviço de troca? Eu já fiz esse tipo de troca e nunca me preocupei com esse detalhe de perda de qualidade e umidade! Eu não compro o Galão de 20 lts, pois não tenho como guardá-lo, moro em Apertamento hehehehehe, não estou de maneira alguma discordando ou concordando com vocês, mas questionando tudo isso, mais um detalhe e aquele meio litrinho que sobra na garrafa, não pode guardar pra repor??? pois é normal o motor consumir uma pequena quantidade de óleo antes da próxima troca, dúvidas e questionamentos! Um forte abraço à todos os amigos foristas!
E olha que ele está na Toyota há bem mais tempo que eu!:chorandoderir:
Sandro Ventania, você disse que terminou o galão em 4 meses.
Então, nesse período, fizeste as três trocas de óleo?
Rodas quantos Km´s por mês?:shock:
Em média, eu gasto um balde de 20 litros a cada 6 meses, pois troco o óleo e filtro a cada 3 meses. Assim, se compro o balde em janeiro e abro para a primeira troca, em abril faço a segunda troca e em julho acabo com o balde na terceira troca. No caso do óleo que estou usando, o semi-sintético Lubrax Avante, a economia com a compra do balde é sensível, uma vez que no varejo o litro custa R$ 27 e o balde com 20 litros custa R$ 360, o que faz cada litro custar R$ 18, ou seja, uma diferença de R$ 9 por litro, o que faz com que a cada 6 meses a economia seja de R$ 180 !!! E eu compro na Hermes Lubrificantes, onde fazem as trocas gratuitamente e sem demora (só fazem esse tipo de serviço), bastando eu levar o balde que deixo guardado num cantinho da garagem do edifício onde moro. Um abraço, Delfim
sandro_ventania
18/10/2013, 00:01
E olha que ele está na Toyota há bem mais tempo que eu!:chorandoderir:
Sandro Ventania, você disse que terminou o galão em 4 meses.
Então, nesse período, fizeste as três trocas de óleo?
Rodas quantos Km´s por mês?:shock:
Glaicon,
Comprei em junho, fiz a troca e fui viajar para conhecer a tua terra:bye:... fiz mais uma troca e agora estou fazendo a 3ª e última.
Nunca fiz as contas, mas é entre 2.000 a 3.000km por mês...mês normal, sem viagem atípicas.
Glaicon,
Comprei em junho, fiz a troca e fui viajar para conhecer a tua terra:bye:... fiz mais uma troca e agora estou fazendo a 3ª e última.
Nunca fiz as contas, mas é entre 2.000 a 3.000km por mês...mês normal, sem viagem atípicas.
Caramba!
Por conta do outro carro aqui de casa, bem pequeno e urbano, eu rodo apenas uns 800 Km´s, por mês, com a SW.
Fiz três trocas de óleo em um ano só por causa da viagem em julho que, em 16 dias, rodei 7.200 Km´s.
Senão, seria só duas trocas por ano.:concordo:
sandro_ventania
18/10/2013, 12:13
Caramba!
Por conta do outro carro aqui de casa, bem pequeno e urbano, eu rodo apenas uns 800 Km´s, por mês, com a SW.
Fiz três trocas de óleo em um ano só por causa da viagem em julho que, em 16 dias, rodei 7.200 Km´s.
Senão, seria só duas trocas por ano.:concordo:
Por aqui a Matilde é filha única de mãe solteira...é ela pra tudo!!
Por conta disso...quando entro em um carro "normal", tenho a impressão que sentei no chão pra dirigir...he he he!
guilhermeabreu
18/10/2013, 12:26
Os amigos já pensaram no caso dos óleos que são estocados em bombonas de vários Lts em que várias oficinas mecânicas e Postos de Combustível que oferecem o serviço de troca? Eu já fiz esse tipo de troca e nunca me preocupei com esse detalhe de perda de qualidade e umidade! Eu não compro o Galão de 20 lts, pois não tenho como guardá-lo, moro em Apertamento hehehehehe, não estou de maneira alguma discordando ou concordando com vocês, mas questionando tudo isso, mais um detalhe e aquele meio litrinho que sobra na garrafa, não pode guardar pra repor??? pois é normal o motor consumir uma pequena quantidade de óleo antes da próxima troca, dúvidas e questionamentos! Um forte abraço à todos os amigos foristas!
GRANDE HERICK
Muita calma nesta hora , não estou falando mal de que compra galão . É que estou velho e canso só de pensar , rsrsrsrsrsrsrs .
Talvez qdo vc tiver 60 anos pensará diferente tb , pois qdo era novo tb comprava galão de 20 litros de óleo e eu mesmo torcava em casa .
Forte abraço
EDERVANDO
25/10/2013, 17:39
Shell Rotella T6 5W40 C J-4/SM , é confiável ?
Ótimo lubrificante pra veículo diesel Euro5/proconve 7 por ser Low Saps como a Hilux 171cv, menos pra Nova S10 porque não atende a norma Dexos 2 e nem a Nova Ranger porque não atende a norma WSS-M2C-913D e tbm não pra Amarok porque não atende a norma VW 507.00/504.00 só achei a sua viscosidade a frio +40ºC meio alta 87, qualquer 10W40 nacional tem viscosidade melhor que isso, no entanto sua viscosidade dinâmica é muito boa 6000 a -30ºC, fazendo ele subir bem rápido, achou ele a quanto amigo?
http://www.euris.rs/maziva/Rotela-T6.pdf
Shell Rotella T6 5W40 C J-4/SM , é confiável ?
EDERVANDO
25/10/2013, 23:11
Galão 3,78 L = R$ 53 ; ou seja R$ 14 L.
Mobil 10w40 Flex CF ( ccs Toy. usam ) : cSt a 40° = 96 ; cSt a 100° = 14,4
Avante 10w40 CI-4 : cSt a 40° = 107,9 ; cSt a 100° = 14,3
Mobil 1 5w40 CJ-4 : cSt a 40° = 97,9 ; cSt a 100° = 14,5
Shell Rotella T6 5W40 CJ-4 : cSt a 40° = 87 ; cSt a 100° = 14,2 * ACEA E9
EDERVANDO
25/10/2013, 23:33
lark2 , qual 10w40 nacional com cSt a 40° C menor que 87 ( sem ser CF ) ?? Estou perguntando porque vc achou um pouco alto o cSt a 40° C 87 do Shell Rotella. Pesquisei todos 5w e 10w ( CI-4 , CJ-4 ) , o melhor na partida a frio que encontrei foi 87.
Esse preço tá ótimo, pode comprar tranquilo, realmente eu me equivoquei, essa viscosidade a frio 87 tá muito boa sim, estava com os 5W30 na cabeça, porque é o óleo que a Nova Ranger usa, vc encontrou aonde esse preço, estou pensando em comprar pra colocar na Hilux 163cv do meu pai.
PS: pelo jeito 2 galões destes ja são suficientes pra Hilux.
Galão 3,78 L = R$ 53 ; ou seja R$ 14 L.
Mobil 10w40 Flex CF ( ccs Toy. usam ) : cSt a 40° = 96 ; cSt a 100° = 14,4
Avante 10w40 CI-4 : cSt a 40° = 107,9 ; cSt a 100° = 14,3
Mobil 1 5w40 CJ-4 : cSt a 40° = 97,9 ; cSt a 100° = 14,5
Shell Rotella T6 5W40 CJ-4 : cSt a 40° = 87 ; cSt a 100° = 14,2 * ACEA E9
lark2 , qual 10w40 nacional com cSt a 40° C menor que 87 ( sem ser CF ) ?? Estou perguntando porque vc achou um pouco alto o cSt a 40° C 87 do Shell Rotella. Pesquisei todos 5w e 10w ( CI-4 , CJ-4 ) , o melhor na partida a frio que encontrei foi 87.
EDERVANDO
28/10/2013, 18:04
Só uma curiosidade: Quem tem a NR Diesel, quando acabar a garantia que óleo vão usar? 5W30? As ccs Ford usam o mesmo óleo pra todos os veículos? Qual será a classificação? Usar um 5w40 CJ-4 na NR Diesel , pode? Tive numa ccs Ford e perguntei qual óleo eles estavam usando na NR Diesel, responderam 15w40.
EDERVANDO
28/10/2013, 18:22
lark2, comprei o Shell Rotella no Walmart. Agora irá ficar decepcionado com a distância: ~6500km daquí. Desculpe por deixa-lo animado com o preço! Aí em sua cidade, tem o Shell R5 Rimulla 10w40 CJ-4 ~R$22 L.
De maneira alguma, nem pensar, na Nova Ranger (em todas) apenas 5W30 que atenda a especificação Ford WSS-M2C913-D, no Brasil somente existe três marcas, o Castrol Magnatec 5W30 A5, o Elaion 5W30 F50E e o original, que é o mesmo Castrol pois é ela que envasa o Motorcraft em terras Tupiniquins...
Só uma curiosidade: Quem tem a NR Diesel, quando acabar a garantia que óleo vão usar? 5W30? As ccs Ford usam o mesmo óleo pra todos os veículos? Qual será a classificação? Usar um 5w40 CJ-4 na NR Diesel , pode? Tive numa ccs Ford e perguntei qual óleo eles estavam usando na NR Diesel, responderam 15w40.
Olá galera, comprei hoje pra Hilux do meu velhinho, um óleo ideal pras Hilux 2.8 e 2.5 mais antigas e até pras 3.0 de 163cv e 171cv que não se oponha em usar mineral, é o Shell Rimula RT4L 15W40 CJ-4, Ele sai a R$ 15,00 reais o litro no galão de 20 litros, absurdamente mais barato que qualquer CJ-4 Semi ou Sintético e tão bom quanto, vejam:
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_26680_key_140007321360_201208102357.p df
PS: Pode usar até na Nova Hilux 171cv com filtro DPF e Válvula EGR, por ele ser "Low Saps", só não vai comprar pra usar quem mora ou viaja pra lugares muito frios, por ele ser um pouquinho mais grosso, óleo ideal pra quem pratica trilhas pois a proteção dele a quente, ou seja a 100 Cº é de 15,5 mm2/s, muito superior a maioria dos lubrificantes do mercado, e um TBN de 10.6 pra aguentar óleo diesel S500 pra cima.
EDERVANDO
02/11/2013, 19:58
lark2, o Avante 10w40 CI-4 Semi-sint ~R$ 20 , Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 ~R$ 22 . Não escolheu estes devido ao preço?
No caso do Avante esse óleo que citei mesmo sendo mineral é bem melhor, agora o Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 a distribuidora daqui pediu R$ 650,00 reais no galão de 20 litros.
lark2, o Avante 10w40 CI-4 Semi-sint ~R$ 20 , Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 ~R$ 22 . Não escolheu estes devido ao preço?
EDERVANDO
03/11/2013, 21:52
lark2, já trocou o óleo da Hilux do seu pai? Este Shell que comprou, notou algo de diferente no motor? E o filtro lubrificante, qual marca comprou e quanto custou?
Troquei sexta feira, percebi que aquele barulho característico que toda Hilux faz quando liga a primeira vez de manha (aquele clak, clak, clak) diminuiu um pouco, mas não cessou, a luz do óleo apagou com menos tempo, acho que 1 segundo a menos, estava usando o Lubrax Advento 15W40 CJ-4 antes de colocar esse Shell Rimula RT4L 15W40 CJ-4, como ele anda muito pouco, acabei trocando por tempo, 8 meses e 7000 kilometros, o filtro coloquei o Fram mesmo por R$ 25 reais, na ultima troca havia colocado o Japan Parts, que nos venderam como sendo original, mas depois um vendedor me falou que este filtro é de segunda linha.
Amanha eu vou colocar esse Shell num trator Massey Ferguson 235 que temos no sitio, Nesse trator, que foi feita a retifica a pouco tempo (Umas 400 horas), O Lubrax Advento virou uma água com apenas 100 horas de uso, mas tbm ele só usa diesel S1800, vamos ver o Shell...
PS: Antes usava o Shell R3X nesse trator e não acontecia isso que aconteceu com o Lubrax Advento.
lark2, já trocou o óleo da Hilux do seu pai? Este Shell que comprou, notou algo de diferente no motor? E o filtro lubrificante, qual marca comprou e quanto custou?
Lark,
Na minha Hilux SW4 1999 (3.0 TD - 1KZT) eu usei por muitos anos o Shell Rimula R3-X 15W40 (mineral), mas troquei para o Lubrax Avante 10W40(semi-sintético) no ano passado e já fiz 3 trocas com ele (a cada 5.000Km, como preconiza o manual). Contudo, como acabou o balde de 20 litros que eu havia comprado e diante das suas explicações desabonadoras, pergunto se posso voltar para o Shell Rimulla R3-X ou se para o meu motor é mais recomendável esse Shell Rimula RT4L 15W40 CJ-4.
Um abraço, Delfim
Lark,
Na minha Hilux SW4 1999 (3.0 TD - 1KZT) eu usei por muitos anos o Shell Rimula R3-X 15W40 (mineral), mas troquei para o Lubrax Avante 10W40(semi-sintético) no ano passado e já fiz 3 trocas com ele (a cada 5.000Km, como preconiza o manual). Contudo, como acabou o balde de 20 litros que eu havia comprado e diante das suas explicações desabonadoras, pergunto se posso voltar para o Shell Rimulla R3-X ou se para o meu motor é mais recomendável esse Shell Rimula RT4L 15W40 CJ-4.
Um abraço, Delfim
Delfim, ele falou sobre o Advento, que é mineral...
Será que vale a pena sair de um semi sintético e ir pra um mineral?
Olá dpab, quando disse que o Shell Rimula RT4L 15W40 CJ-4 é melhor que o Lubrax Avante 10W40 CI-4, estava falando apenas na classificação API por o Shell ter uma classificação a mais; CJ-4, e ter um preço mais em conta que o Avante, agora no caso da sua camionete o problema tá sendo o custo muito alto por km rodado, na minha opinião, usar Semi-Sintético e pagar R$ 22,00 reais o litro pra trocar com 5000km é muito caro, (jamais deveria ter saido do R3X), vc poderia sim voltar pro mineral mais barato, e continuar trocando com 5000km, mas teria que pelo menos retirar a tampa de vávulas e o carter fora e dar uma boa lavada com querosene pra depois montar tudo e colocar o mineral, fazendo a primeira troca com menos quilometragem, mas somente seria válido se onde usa a camionete for bem calor, porque o Shell é um pouco mais grosso, agora voltar pro R3X eu não faria, vai trocar CI-4 por CI-4 e vai pagar no R3X uma média de 12 reais o litro, sendo que o RT4L custa 15 reais.
PS: No caso da Hilux do meu velho, ela está na terceira troca com mineral, ele usava o Semi-Sintético Shell Helix HX7 10W40 antes, não desmontou nada quando mudou, mas a Hilux dele estava com apenas 50.000km e fez a primeira troca com apenas 3000km.
Lark,
Um abraço, Delfim
Delfim, ele falou sobre o Advento, que é mineral...
Será que vale a pena sair de um semi sintético e ir pra um mineral?
RONIE_VALIM
25/03/2015, 09:53
Lark, está na escuta meu amigo?!?!?!
Estou desenterrando o tópico e gostaria de uma opinião sua!!!
Em tempo, li todas as 25 páginas e digo que o tópico é digno de parabéns!!! :palmas:
Olá Ronie, pode perguntar, mas lembre-se; eu tbm não sei tudo, estou aprendendo igual a vc e muitos outros aqui do fórum, se eu souber posso lhe dizer ok.
Lark, está na escuta meu amigo?!?!?!
Estou desenterrando o tópico e gostaria de uma opinião sua!!!
Em tempo, li todas as 25 páginas e digo que o tópico é digno de parabéns!!! :palmas:
RONIE_VALIM
25/03/2015, 10:55
Estou pesquisando óleo para substituir o Ipiranga Brutus que é utilizado no meu Troller NGD 3.0 (Recomendado 15w40 API CH-4 ou superior).
Visto que tenho grande confiança na marca Toyota e que eles utilizam Mobil nas revisões, e também por ter um distribuidor MOBIL perto de minha casa (www.sakamotolub.com.br/ (http://www.sakamotolub.com.br/)), decidi usar MOBIL.
Estou na dúvida entre os óleos:
Mobil Delvac MX 15w40 (API CI-4) - Supera + 1 classificação pedida no manual do meu Troller.
Mobil Delvac MS ESP 15w40 (API CJ-4) - Supera + 2 classificações pedida no manual do meu Troller, porém este é para os novos motores euro 5 mas nas especificações diz que atende perfeitamente os motores anteriores.
A utilização que faço no meu Troller é mais Trilha, uso pneus pesados e o carro sempre sofre com barro no radiador (temperatura). E ainda pretendo reprogramar a injeção eletrônica, fazendo sofrer mais ainda com temperatura.
No ultimo ano (exatamente) rodei apenas 5500 ~ 6000km porque realmente uso mais em trilha, procuro fazer troca de óleo sempre por tempo (no máximo 6 meses) levando em consideração ao uso que faço no carro no período, se forcei demais o carro troco antes, se o uso foi tranquilo vou nos 6 meses...
Os preços não é o meu foco, pois considero bem aceitável, estou preocupado certamente com a aplicação correta.
=> MX = R$9,85 o litro (Galão de 20L)
=> MX ESP = R$13,80 o litro (Galão de 20L)
Outra característica bem importante (se não for a mais importante para mim), é tentar diminuir um pouco o característico barulho de tucho descarregado que todos os NGD´s 3.0 possuem (Troller e Ranger). Em relatos, o mais convincente é de que os tuchos e acionamentos da corrente de comando são hidráulicos e quando quente, o óleo diminui a viscosidade causando o famoso "castanhar" em marcha lenta que é resolvido simplesmente acelerando um pouco o carro. De fato com óleo novo recém trocado o barulho diminui e até cessa por alguns meses, voltando a aparecer com o passar dos meses...
Não sei se consegui ser claro, mas minha dúvida real está na melhor aplicação para meu motor...
Estou aberto a ouvir opiniões diferentes das minhas ideias ok!!!
Obrigado antecipadamente pela ajuda!
Olá amigo, o Mobil 15W40 MX ESP (CJ-4) é mais recomendado pro uso que faz da sua viatura pois sua proteção do motor na fase quente cSt a 100°C é 15,0 enquanto o Mobil 15W40 MX (CI-4) é de apenas 14,4 além disso a TBN (aditivação Básica) do MX ESP é de 10,4 enquanto a TBN do MX é apenas 10,0 permitindo usar diesel comum (S500) com intervalos de troca maiores por anular o excesso de acidez no óleo por mais tempo, até a fase fria do MX ESP cSt a 40°C = 108 é melhor que do MX cSt a 40°C = 114 diminuindo o castanhado quando o motor está frio por subir mais rápido, minha única recomendação é que se estava usando óleo CH-4 nessa viatura, após colocar o MX ESP fazer a primeira troca com menos tempo, tipo depois de 02 trilhas leves ou 01 pesada, pois o poder detergente do CJ-4 é maior e vai desencrostar muita sujeira do seu motor e contaminar o óleo, sobre o castanhado em marcha lenta quando quente é muito difícil dizer que o MX ESP vai resolver, se for problema de diminuição de viscosidade vc pode tentar colocar o Shell Rimula RT4L (CJ-4) que havia citado anteriormente pois sua viscosidade a quente é um pouco melhor que o MX ESP, cSt a 100°C = 15,5 ante cSt a 100°C = 15 do MX ESP mas tbm não posso lhe dizer com certeza se vai resolver, além disso o Shell tem um TBN baixo pra realidade brasileira, apenas 10,0, quer dizer; se for usar o Shell é melhor abastecer apenas com Diesel S10.
Sobre o problema da temperatura, vc pode fazer uma mistura rica no fluido do radiador, normalmente os fabricantes pedem 50% de aditivo e 50% de água, pode utilizar 75% de aditivo e 25% de água, sempre lembrando que o fluido orgânico (aquele vermelho) é sempre melhor que o sintético (Aquele Verde) por deteriorar menos ao longo do tempo, e cuidado pois existe muito fluido marca porcaria no mercado que já vem diluído, utilize sempre o Bardahl e água destilada ao invés da torneira, encontrada facilmente em empresas que vendem produtos médicos hospitalares.
Estou pesquisando óleo para substituir o Ipiranga Brutus que é utilizado no meu Troller NGD 3.0 (Recomendado 15w40 API CH-4 ou superior).
Visto que tenho grande confiança na marca Toyota e que eles utilizam Mobil nas revisões, e também por ter um distribuidor MOBIL perto de minha casa (www.sakamotolub.com.br/ (http://www.sakamotolub.com.br/)), decidi usar MOBIL.
Estou na dúvida entre os óleos:
Mobil Delvac MX 15w40 (API CI-4) - Supera + 1 classificação pedida no manual do meu Troller.
Mobil Delvac MS ESP 15w40 (API CJ-4) - Supera + 2 classificações pedida no manual do meu Troller, porém este é para os novos motores euro 5 mas nas especificações diz que atende perfeitamente os motores anteriores.
A utilização que faço no meu Troller é mais Trilha, uso pneus pesados e o carro sempre sofre com barro no radiador (temperatura). E ainda pretendo reprogramar a injeção eletrônica, fazendo sofrer mais ainda com temperatura.
No ultimo ano (exatamente) rodei apenas 5500 ~ 6000km porque realmente uso mais em trilha, procuro fazer troca de óleo sempre por tempo (no máximo 6 meses) levando em consideração ao uso que faço no carro no período, se forcei demais o carro troco antes, se o uso foi tranquilo vou nos 6 meses...
Os preços não é o meu foco, pois considero bem aceitável, estou preocupado certamente com a aplicação correta.
=> MX = R$9,85 o litro (Galão de 20L)
=> MX ESP = R$13,80 o litro (Galão de 20L)
Outra característica bem importante (se não for a mais importante para mim), é tentar diminuir um pouco o característico barulho de tucho descarregado que todos os NGD´s 3.0 possuem (Troller e Ranger). Em relatos, o mais convincente é de que os tuchos e acionamentos da corrente de comando são hidráulicos e quando quente, o óleo diminui a viscosidade causando o famoso "castanhar" em marcha lenta que é resolvido simplesmente acelerando um pouco o carro. De fato com óleo novo recém trocado o barulho diminui e até cessa por alguns meses, voltando a aparecer com o passar dos meses...
Não sei se consegui ser claro, mas minha dúvida real está na melhor aplicação para meu motor...
Estou aberto a ouvir opiniões diferentes das minhas ideias ok!!!
Obrigado antecipadamente pela ajuda!
RONIE_VALIM
25/03/2015, 14:13
Lark,
Estou pendendo em utilizar o Mobil MX ESP então... Com a leitura do tópico inteiro eu consegui entender estas orientações que você fez agora. Minha preocupação era realmente na utilização de um óleo para motor "novo" no meu motor "velho"...
Sobre o radiador eu tenho uma receita Motul, veja abaixo e deixe sua opinião:
Utilizar 1 frasco de Motul Mocool (promete reduzir a temperatura de funcionamento)
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/mocool?f%5Bapplication%5D=147&f%5Brange%5D=25
E completar o que precisar com este fluido pronto para uso que tem alto grau de ebulição:
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/inugel-optimal?f%5Bapplication%5D=147&f%5Brange%5D=25
Obrigado pela atenção...
Olá amigo, Motul apesar do preço é uma excelente marca, acredito eu que vá resolver com essa dupla, atente ao fato que o Mocool é pra ser diluído em água destilada na proporção de 1 pra 20 (5% apenas), e mais o Inugel que já vem diluído pode ficar meio forte a mistura e se tornar corrosiva, se eu fosse vc colocava apenas 250ml do Mocool, e o resto na sua Hilux, se não resolver, ai vai uma dica até boba; aqui na S10 que trabalho dá firma com MWM 4.07 Eletronic, que se for ver é uma versão um pouco mais antiga do seu 3.0 international, quando ela começa esquentar muito, eu ligo o ar condicionado no mínimo, ai ela liga as duas ventoinhas adicionais que tem na frente, que sopram o ar bem encima do intercooler e do radiador, fora a do motor que fica ligada direto, a temperatura cai muito mesmo, apesar do barulho maior, não sei se o 3.0 international do Troller tem essas 02 ventoinhas, mas vale tentar, não esqueça de postar aqui no tópico se cessou o castanhado quando quente, pra gente poder formar uma opinião sobre o Mobil MX ESP, uma coisa é na teoria, e outra na pratica né, ok, abraços.
Lark,
Estou pendendo em utilizar o Mobil MX ESP então... Com a leitura do tópico inteiro eu consegui entender estas orientações que você fez agora. Minha preocupação era realmente na utilização de um óleo para motor "novo" no meu motor "velho"...
Sobre o radiador eu tenho uma receita Motul, veja abaixo e deixe sua opinião:
Utilizar 1 frasco de Motul Mocool (promete reduzir a temperatura de funcionamento)
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/mocool?f%5Bapplication%5D=147&f%5Brange%5D=25
E completar o que precisar com este fluido pronto para uso que tem alto grau de ebulição:
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/oils-lubricants/inugel-optimal?f%5Bapplication%5D=147&f%5Brange%5D=25
Obrigado pela atenção...
RONIE_VALIM
25/03/2015, 23:44
Lark,
O Mocool é indicado também para diluir em fluídos a base de monoetlenoglicol e aditivos orgânicos, além da água destilada.
Então no mínimo eles (Motul), desenvolveram os dois produtos da mesma categoria (arrefecimento) 100% compatíveis entre si... Será?!?!?!
De qualquer forma eu enviei um email para o SAC deles e vou esperar uma resposta.
Sobre o óleo, vou testar o MS ESP mesmo, estou a procura de algum fornecedor que possa vender a granel, se não achar vou de balde de 20L mesmo, até porque a distancia entre a primeira e segunda troca será rápida, ai já vou ter o óleo para a segunda...
Vou mantendo o tópico informado... E novamente obrigado pelas sugestões! Se tiver algo a acrescentar fique a vontade!!!
Penso eu que o Mocool é diluído sim no Inugel, mas se o spec pede pra diluir em água e o Inugel não é somente água destilada pois já tem uma boa parte de Monoetilenoglicol, vai ficar bem forte a mistura, não esqueça de postar por aqui a resposta do SAC amigo.
Uma dica, que talvez já até tenha no Troller, o uso de Snorkel diminui bem a temperatura do motor por pegar o ar por cima e não do cofre do motor.
PS: Tá muito barato o galão de 20 litros do Mobil MX ESP por ai à R$ 276,00, por aqui já tá 300 e poucos reais, pra vc ter uma idéia o Lubrax Advento por aqui já tá R$ 240,00, to quase pedindo pra comprar um galão pra mim, rsss.
Lark,
O Mocool é indicado também para diluir em fluídos a base de monoetlenoglicol e aditivos orgânicos, além da água destilada.
Então no mínimo eles (Motul), desenvolveram os dois produtos da mesma categoria (arrefecimento) 100% compatíveis entre si... Será?!?!?!
De qualquer forma eu enviei um email para o SAC deles e vou esperar uma resposta.
Sobre o óleo, vou testar o MS ESP mesmo, estou a procura de algum fornecedor que possa vender a granel, se não achar vou de balde de 20L mesmo, até porque a distancia entre a primeira e segunda troca será rápida, ai já vou ter o óleo para a segunda...
Vou mantendo o tópico informado... E novamente obrigado pelas sugestões! Se tiver algo a acrescentar fique a vontade!!!
RONIE_VALIM
13/04/2015, 02:12
Apenas para constatação, já estou usando o óleo para motor Mobil Delvac CJ-4 MS ESP... Eu mesmo troquei, junto com todos os filtros.
Primeiras impressões com aproximadamente 700km rodados (rodei um pouco mais esses dias pois fiz uma pequena viagem para participar da Copa Troller. Já fiz também uma trilha "pesada" que exigiu horas do carro em regime de baixa velocidade ou quase nenhuma velocidade.
=> O castanhar dos tuchos descarregados a primeiro momento ocorreu imediatamente como se não tivesse trocado o óleo, mas creio que seja algo referente a troca muito prematura pois depois de rodar mais um pouco não ouvi mais o barulho, por enquanto!
=> Estou conferindo constantemente se o nível sobe conforme informado devido a uma possível limpeza e até agora nada, o nível se mantem inalterado e a cor do óleo está bem limpa ainda, não "pretejou"...
Aproveitei e pedi junto um balde de óleo de diferencial e também já troquei, mas este não requer nenhum cuidado extra com mudança do que pede no manual, apenas troca constante devido a contaminação nas trilhas, fotos do traseiro impecável e do dianteiro com oxidação que retirei toda, óleo trocado na hora certa ou talvez até com um pouco de atraso no caso do dianteiro... Comprei também uma bomba de óleo para começar a fazer em casa pois a troca é bem constante devido a contaminação nas trilhas, creio que em 2 ou 3 meses o investimento já se paga pois o custo agora deste serviço será 25% em comparação do que gastaria na casa de óleo... O óleo velho do motor e do diferencial descarto no posto e eles recebem sorrindo pois é vendido...
498824 498825 498826 498827 498828 498829
Já chegou os produtos Motul para o radiador, comprei também uma bomba d´água para trocar e estou avaliando mais algum outro componente como válvula termostática para baixar a temperatura de trabalho e ficar garantido que está tudo em ordem...
498830
Neste tempo já reprogramei a injeção do carro, agora ele tem 250cv e 58kg de torque contra 160cv e 38kg de torque original...
498831 498832
Mudou da água p/ vinho o carro! Como uso pneus grandes (37"), era difícil manter 120km/h numa viagem, agora praticamente "do jeito que sobe, desce e vice-versa" em qualquer situação na estrada, nem preciso mais baixar marcha quase... Com certeza o carro anda e se mantém a muito mais de 120km/h, mas não sou insano em tentar mais que isso nesse carro, pra mim está ótimo!
E pra fechar, fotos dos últimos eventos... Uma trilha e copa Troller...
498833 498834 498835
Vou procurar deixar mais impressões sobre a troca do óleo, ver algum sintoma e deixar opinião sobre o barulho de tucho que não apareceu mais...
Observação: Apesar do tópico ser Toyota, foi de grande valor para algumas decisões pois a leitura das páginas e a ajuda do amigo Lark me fez somar bastante coisa sobre as classificações dos óleos, o que não achei no tópico do Troller!
Olá Ronie, obrigado por compartilhar com o pessoal aqui do tópico tanta informação boa, a propósito já recebeu a informação do SAC da Motul sobre o Inugel e o Mocool porque tbm fiquei curioso, outra coisa que tbm tem de ficar de olho é nos lubrificantes (Fluídos) do câmbio e da caixa de transferência 4x4, no Troller eu não sei, mas na S10 4X4 se troca os dois com 30.000Km e 40.000Km respectivamente com uso normal, aqui na minha antiga S10 fiz um upgrade no fluído do câmbio de Dexron III pra Dexron VI, o engate das marchas virou outro, bem mais macio e preciso, além de aumentar o intervalo de troca pra 160.000Km e diminuir o desgaste do Platô e disco de embreagem, outra coisa é que na S10 o diferencial dianteiro não usava o 85W140, dá uma nova conferida no manual do Troller se tá certo assim como fez, abraços.
Apenas para constatação, já estou usando o óleo para motor Mobil Delvac CJ-4 MS ESP... Eu mesmo troquei, junto com todos os filtros.
Primeiras impressões com aproximadamente 700km rodados (rodei um pouco mais esses dias pois fiz uma pequena viagem para participar da Copa Troller. Já fiz também uma trilha "pesada" que exigiu horas do carro em regime de baixa velocidade ou quase nenhuma velocidade.
=> O castanhar dos tuchos descarregados a primeiro momento ocorreu imediatamente como se não tivesse trocado o óleo, mas creio que seja algo referente a troca muito prematura pois depois de rodar mais um pouco não ouvi mais o barulho, por enquanto!
=> Estou conferindo constantemente se o nível sobe conforme informado devido a uma possível limpeza e até agora nada, o nível se mantem inalterado e a cor do óleo está bem limpa ainda, não "pretejou"...
Aproveitei e pedi junto um balde de óleo de diferencial e também já troquei, mas este não requer nenhum cuidado extra com mudança do que pede no manual, apenas troca constante devido a contaminação nas trilhas, fotos do traseiro impecável e do dianteiro com oxidação que retirei toda, óleo trocado na hora certa ou talvez até com um pouco de atraso no caso do dianteiro... Comprei também uma bomba de óleo para começar a fazer em casa pois a troca é bem constante devido a contaminação nas trilhas, creio que em 2 ou 3 meses o investimento já se paga pois o custo agora deste serviço será 25% em comparação do que gastaria na casa de óleo... O óleo velho do motor e do diferencial descarto no posto e eles recebem sorrindo pois é vendido...
498824 498825 498826 498827 498828 498829
Já chegou os produtos Motul para o radiador, comprei também uma bomba d´água para trocar e estou avaliando mais algum outro componente como válvula termostática para baixar a temperatura de trabalho e ficar garantido que está tudo em ordem...
498830
Neste tempo já reprogramei a injeção do carro, agora ele tem 250cv e 58kg de torque contra 160cv e 38kg de torque original...
498831 498832
Mudou da água p/ vinho o carro! Como uso pneus grandes (37"), era difícil manter 120km/h numa viagem, agora praticamente "do jeito que sobe, desce e vice-versa" em qualquer situação na estrada, nem preciso mais baixar marcha quase... Com certeza o carro anda e se mantém a muito mais de 120km/h, mas não sou insano em tentar mais que isso nesse carro, pra mim está ótimo!
E pra fechar, fotos dos últimos eventos... Uma trilha e copa Troller...
498833 498834 498835
Vou procurar deixar mais impressões sobre a troca do óleo, ver algum sintoma e deixar opinião sobre o barulho de tucho que não apareceu mais...
Observação: Apesar do tópico ser Toyota, foi de grande valor para algumas decisões pois a leitura das páginas e a ajuda do amigo Lark me fez somar bastante coisa sobre as classificações dos óleos, o que não achei no tópico do Troller!
RONIE_VALIM
13/04/2015, 11:53
Ainda não recebi nada da Motul... Quando receber informo aqui!
Sobre o óleo dos meus diferenciais, no manual pede um óleo LS para bloqueios limitados apenas no traseiro... Como eu uso bloqueio E-locker Eaton nos dois eixos, o recomendado por eles é óleo normal mesmo, por isso usei este... Mas valeu pela dica!!!
Vou pesquisar sobre o óleo do cambio e transferência... Boa informação! Meu cambio tem mesmo as trocas um pouco secas...
Dei uma pesquisada pra vc, dá uma olhada na etiqueta de alumínio presa ao câmbio do seu T4, se o câmbio for o Eaton FSO 2405E ou o 2405 ou até mesmo o 2305 então a Troller/Ford recomenda o Dexron III mesmo e a Eaton o 3348887 (que tbm é um Dexron III feito exclusivamente pra esse câmbio) pode colocar o Dexron VI tranquilamente porque este tbm atende a norma Dexron III, deixe escorrer muito bem mesmo (tipo de um dia pro outro), porque o primeiro é mineral e o segundo é sintético, muito cuidado ao comprar este produto porque tem no mercado o Dexron IV (Dexon 4) Perceba que só inverte as letras, que nada tem a ver com o Dexron III (esse é um ATF pra climas frios), no meu caso comprei na concessionaria GM o ACDelco Dexron VI que é o original do câmbio da Captiva, na época paguei quase 50 reais o litro, mas compensa muito pela extensão do periodo de troca pra 160.000Km, procure as lojas da GM NOVA que talvez pague um pouco mais barato, a daqui da minha cidade não tinha, porisso comprei na CSS, no caso da caixa 4x4 vou dar uma pesquisada e depois posto aqui ok.
Ainda não recebi nada da Motul... Quando receber informo aqui!
Sobre o óleo dos meus diferenciais, no manual pede um óleo LS para bloqueios limitados apenas no traseiro... Como eu uso bloqueio E-locker Eaton nos dois eixos, o recomendado por eles é óleo normal mesmo, por isso usei este... Mas valeu pela dica!!!
Vou pesquisar sobre o óleo do cambio e transferência... Boa informação! Meu cambio tem mesmo as trocas um pouco secas...
RONIE_VALIM
13/04/2015, 15:31
Olhando no manual, lá pede Dexron III para cambio, transferência e direção...
Olhando no site da Cosan / Mobil, achei este óleo:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/carro/mobil-dexron-vi-atf
O que você acha? Será que consigo algo mais "top"? Ainda não sei avaliar este óleo... Não deu tempo de pesquisar!
Em tempo: Dexron 5 para as 3 aplicações, será que tudo bem?
Foto do manual...
498859
Pode colocar esse Mobil Dexron 6 (VI) tranquilamente no seu câmbio e na caixa 4x4, é o que há de mais top no mercado brasileiro, agora na caixa de direção eu não tenho informações se há melhoras ou não, sem contar que é muito difícil esgotar uma caixa de direção totalmente sem pegar ar no sistema, podendo misturar o Dexron III com o Dexron 6 (VI) e ai pode dar M*, em tempo, dá uma lida nesse pequeno artigo sobre o Dexron 6 (VI) ok...
http://www.zlub.com.br/teste-dexron-iii-x-dexron-vi.html
Olhando no manual, lá pede Dexron III para cambio, transferência e direção...
Olhando no site da Cosan / Mobil, achei este óleo:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/carro/mobil-dexron-vi-atf
O que você acha? Será que consigo algo mais "top"? Ainda não sei avaliar este óleo... Não deu tempo de pesquisar!
Em tempo: Dexron 5 para as 3 aplicações, será que tudo bem?
Foto do manual...
498859
RONIE_VALIM
13/04/2015, 16:49
Desculpe-me pelo engano, escrevi dexron 5 no lugar de 6.
RONIE_VALIM
13/04/2015, 16:57
Muito bom este material apresentado...
Levando em consideração este material, não teríamos problemas em utilizar este óleo na direção, porém levando em consideração que o material se refere apenas a transmissão, fica aqui a dúvida...
Vou tentar pesquisar algo sobre isso em breve...
Já pedi cotação do Mobil, vamos ver o que vou receber...
RONIE_VALIM
13/04/2015, 17:03
Acabei de receber o preço:
MOBIL DEXRON VI ATF CAIXA : 12X 0,946 R$: 382,42
Acrescentar 5% de desconto no preço acima...
RONIE_VALIM
13/04/2015, 17:29
Cotei na www.mercadocar.com.br (http://www.mercadocar.com.br) e custa R$39,90 contra R$30,40 no fornecedor...
Acho que só compensa pegar caixa fechada se tbm for colocar na direção e tiver pra quem vender os 3 litros que vai sobrar...
Cotei na www.mercadocar.com.br (http://www.mercadocar.com.br) e custa R$39,90 contra R$30,40 no fornecedor...
Olá Ronie, reuni umas provas que dá pra colocar o Dexron 6 (VI) tbm na caixa de direção, o próprio Captiva da GM usava Dexron II na sua caixa de direção segundo o manual da versão 2010, os proprietários foram chamados pra um Recall, porque o fluido fervia dentro da caixa, trocavam o resfriador da caixa e já adicionavam o Dexron 6 (VI) segundo o manual da versão 2013, confira abaixo os manuais e vejo o que estou dizendo, dê um localizar com a palavra Dexron pra achar mais fácil ok.
http://www.chevrolet.com.br/content/dam/Chevrolet/lat-am/Brazil/nscwebsite/pt/Home/Owners/Vehicle%20Manuals/2010/02_pdf/Manual_Captiva_2010.pdf
http://www.dicape.com.br/novo_site/wp-content/uploads/2013/11/manual_captiva.pdf
http://carplace.uol.com.br/gm-anuncia-recall-para-o-chevrolet-captiva-nos-estados-unidos/
Outra coisa, se eu fosse vc eu pagaria pra alguma firma especializada em DH pra trocar este fluído, pois a possibilidade de pegar ar ou umidade na caixa é grande, de acordo com este tópico:
http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/cherokee-sport-xj/851-direcao-hidraulica-duvidas-problema-12.html
PS: A propósito, não vai sobrar quase nada de uma caixa fechada, porque vai utilizar quase 2 litros pra lavar o sistema da caixa pra retirar todo o Dexron III original que ta lá.
Muito bom este material apresentado...
Levando em consideração este material, não teríamos problemas em utilizar este óleo na direção, porém levando em consideração que o material se refere apenas a transmissão, fica aqui a dúvida...
Vou tentar pesquisar algo sobre isso em breve...
Já pedi cotação do Mobil, vamos ver o que vou receber...
RONIE_VALIM
14/04/2015, 11:32
Boas informações... Acho que vou fazer desta forma! Dexron 6 em tudo!
Ai só vai faltar usar Mobil nos freios... Isso será assunto para ooooooooutra ocasião! rsss
Só estou com dúvida em como alcançar o bujão para colocar óleo no cambio e t-case, não vou comprar uma bomba só pra isso como fiz para os diferenciais pois estes óleos não são trocados tão cedo... Vi algumas almotolias de 500ML, to achando que essa é a melhor solução para o momento...
Na verdade, com o uso severo que faz da viatura, a indicação de troca desses fluidos é 80.000Km, acho que dá pra encontrar uma bomba de óleo daquelas pequenas, tipo 2L por um preço acessível, a maior vantagem é não ficar na mão de mecânicos e trocadores de óleo, sou bem a favor da independência nesse caso, nos EUA é muito comum se trocar o óleo em casa "no maior estilo faça vc mesmo" tem até uma palavra pra isso que se não me engano é Bricolagem, agora o fluido é um capitulo a parte, pois nem sempre a evolução do fluido garante melhora no sistema, veja o caso das Hilux que no começo dessa série nova em 2006/2007 usava DOT-3 no sistema, quando precisava sangrar já colocavam DOT-4 e ai havia alguns componentes que a Toyota utilizava no sistema que eram suscetíveis a corrosão pelo DOT-4...e quase sempre dava M*, isso foi corrigido apenas nas 2011 pra frente, quando fizeram aquelas pequenas mudanças estéticas, no caso do seu T4 ele já usa DOT-4, precisava dar uma pesquisada.
Dá uma olhada nesse tópico:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=94106&topico=2742244
E nessa página:
http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/carro/mobil-brake-fluid-dot-51
Boas informações... Acho que vou fazer desta forma! Dexron 6 em tudo!
Ai só vai faltar usar Mobil nos freios... Isso será assunto para ooooooooutra ocasião! rsss
Só estou com dúvida em como alcançar o bujão para colocar óleo no cambio e t-case, não vou comprar uma bomba só pra isso como fiz para os diferenciais pois estes óleos não são trocados tão cedo... Vi algumas almotolias de 500ML, to achando que essa é a melhor solução para o momento...
Olá Ronie e todos os amigos do tópico, resolvi fazer a S10 aqui da firma que trabalho de cobaia (não contem ao meu patrão rsss), coloquei o fluido DOT-5.1 marca TRW/Varga (paguei R$ 25,00 com 500ml), nos freios e na embreagem hidráulica dela e ficou excelente, ela é 2009/2010 e nunca havia trocado nenhum desses 02 fluídos, se vc ver o caldo preto, uma goma que saiu na sangria da embreagem, agora o freio até que tava limpo, saiu o fluido da mesma cor que estava no reservatório (meio amarelinho), é seguinte; o pedal da embreagem ficou bem mais mole e ele veio parar aqui encima (bem mais alto que o do freio) segundo o mecânico é sinal que o platô e o disco tá indo pras cucuias logo logo, agora o freio ficou excelente, mais sensível e menos borrachudo (não tanto quanto ao um Sedã ou a Nova Ranger) antes dessa troca numa freada brusca se sentia a vibração no pedal devido ao ABS acoplando e desacoplando meio que em câmera lenta, agora ele continua vibrando mas numa velocidade tão alta que mal se percebe, e ela para instantaneamente.
Essa S10 já está rodando com o Dexron 6 (VI) no câmbio faz uns 30.000 km e até agora nunca baixou o nível e continua na sua cor original vermelha, não deu pra testar o Dexron 6 (VI) na caixa 4X4 porque essa da firma é 4X2, mas testei na minha antiga S10 Colina 4x4 mas andei no máximo uns 5000,00 Km com a traçao engatada e ficou perfeita tbm, amanhã vou fazer a sangria do sistema da direção hidráulica e dalhe Dexron 6 (VI) tbm, depois posto as minhas percepções ok.
PS: Meio que offtopic, essa S10 da fima tem uma folga de mais de 4 dedos no volante, levei numa fima de alinhamento e balanceamento e após um diagnóstico o mecânico de dise que havia uma folga no Braço Pitman em um dos lados, troquei e aproveitei pra levantar a frete dela usando o parafuso da barra de torção, desde que a firma a comprou de segundo dono, sempre teve a frente arriada, após fizeram cambagem dos dois lados e o alinhamento normalmentemas a danada da folga está lá, aglgué tem uma idéia sobre o que estrá acontecento? Dá uma dica ai pesoao?
RONIE_VALIM
16/04/2015, 20:31
Lark, sempre com boas informações...
Já fiz a encomenda do dexron 6! Porém como é importado estão com estoque zerado e a previsão é chegar semana que vem... Vou colocar também o 5.1 nos freios e embreagem, tudo mobil... Não sei se é mania, mas quando eu faço de um jeito (marca) não gosto de ficar sempre correndo atrás de vários fornecedores, quando precisar comprar já sei onde pedir!!! Só não sei se o 5.1 vão vender em pouca quantidade, quantos litros é necessário para fazer toda a troca? Calculo que uns 3 ou 4 x 500ml, será?
O freio vou fazer mais upgrades, quero colocar pinças de Toyota Bandeirante na dianteira (vendem o kit pronto, até o flexível é igual), desta forma já faço toda a sangria...
Nota: Venho acompanhando quase que diariamente o óleo do motor (Que migrei de CH-4 para CJ-4) e a sua coloração está bem limpa e o nível bem normal...
Desculpe os erros de português no post anterior, estava morto de sono, é o seguinte, nos freios como sangrou as 04 rodas até sair limpinho, usei 02 vidrinhos de 500ml, e abri o terceiro apenas pra colocar no nível, o que sobrou deu pra sangrar a embreagem totalmente, pergunta; as pinças da Band são maiores que do Troller? Outra coisa que fiquei pensando foi no que disse de usar uma válvula termostática mais fria, vc sabe que se fizer isso o motor vai demorar mais pra chegar na temperatura ideal de funcionamento, então seria péssimo pra percorrer pequenas distâncias, motor excessivamente frio gasta mais combustível e tem o risco de polir as camisas por trabalhar mais justo, sem as dilatações necessárias, pense nisso mesmo tendo ganhos enormes no uso severo.
PS: A propósito, vc que é fã da Motul, achei um Spec na net e o DOT-5.1 da Motul é muito superior ao de outras marcas, tem o ponto de ebulição normal muito maior que todos os outros, mas com um preço quase que proibitivo.
Já fiz a encomenda do dexron 6! Porém como é importado estão com estoque zerado e a previsão é chegar semana que vem... Vou colocar também o 5.1 nos freios e embreagem, tudo mobil... Não sei se é mania, mas quando eu faço de um jeito (marca) não gosto de ficar sempre correndo atrás de vários fornecedores, quando precisar comprar já sei onde pedir!!! Só não sei se o 5.1 vão vender em pouca quantidade, quantos litros é necessário para fazer toda a troca? Calculo que uns 3 ou 4 x 500ml, será?
O freio vou fazer mais upgrades, quero colocar pinças de Toyota Bandeirante na dianteira (vendem o kit pronto, até o flexível é igual), desta forma já faço toda a sangria...
Nota: Venho acompanhando quase que diariamente o óleo do motor (Que migrei de CH-4 para CJ-4) e a sua coloração está bem limpa e o nível bem normal...
Olá Ronie e todos do tópico, troquei o fluido da Direção Hidraulica da S10 pelo Dexron 6 (VI), mas como eu mesmo que fiz, resolvi não sangrar porque fiquei com medo de pegar ar e eu não conseguir tirar, fiz aquele sistema com a seringa, comecei na quinta feira, tirei dois copos plásticos do fluido velho e coloquei o novo, andamos bastante com ela, na Sexta, Sábado e Domingo no mesmo esquema, tava bem preto o fluido, e agora ja tá bem mais vermelho, ainda um pouco marrom, só falta uns 180ml do vidro pra trocar, não percebi melhora na direção e não tirou a maldita folga que ela tem, agora liguei numa firma de DH e me disseram justamente isso "Tem de trocar o fluido e depois dar uma regulada no parafuso, mas sem estrangula-la", vou legar lá pra eles regularem e cobrarem uma pequena fortuna rsss, abraços.
RONIE_VALIM
20/04/2015, 12:02
Como é este esquema de trocar com seringa lark?
Da direção e do freio pretendo fazer na oficina mesmo...
Comprei uma seringa destas usadas em hospital, a mais grossa possível que ainda entrava pela boca do reservatório da DH, mesmo assim foi umas 10 seringadas pra retirar todo o líquido. o problema da S10, é que pra sangrar a direção é pelo lado de dentro da pick-up atrás da chapa corta fogo, tem de desmontar todo o painel da parte de baixo, ai não animei, tem um esquema pra sangrar na Hilux aqui nesse tópico, mas na S10 as borrachas são diferentes, veja o post do usuário TADI e abra a imagem Reservatorio.bmp (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota/185245d1249854602-como-drenar-o-oleo-da-direcao-hidraulica-reservatorio.bmp) pra vc dar uma olhada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/54887-como-drenar-o-oleo-da-direcao-hidraulica.html
PS: A propósito, andei olhando o fluido DH da Hilux 2007 do meu velho e tá preto tbm, mas na dele não dá pra fazer o esquema da seringa, o buraco é fino fino, vou tentar fazer igual ao TADI ensinou.
Como é este esquema de trocar com seringa lark?
Da direção e do freio pretendo fazer na oficina mesmo...
RONIE_VALIM
20/04/2015, 13:54
Estou entendendo... Mas de qualquer forma esses dois eu passo! rsssssss
RONIE_VALIM
23/04/2015, 09:50
Acho que só compensa pegar caixa fechada se tbm for colocar na direção e tiver pra quem vender os 3 litros que vai sobrar...
Chegou o Dexron 6 em casa...
Não sei porque, mas a cotação era R$353,00 12 frascos de 0,946ml, mas entregaram 24 frascos de 1L pelo mesmo preço, conferi na nota e está tudo certo... Mandei email para o vendedor para saber ao certo o que ocorreu...
Paguei então R$14,70 no litro, e está me sobrando muito óleo!!!
499778
RONIE_VALIM
23/04/2015, 09:54
Arredondando valores, pagaria R$40,00 na mercadocar o frasco de 946ml mas paguei R$15,00 no frasco de 1L...
Põe pra vender no Mercado Livre a R$ 37,00 que já é um bom preço.
Chegou o Dexron 6 em casa...
Não sei porque, mas a cotação era R$353,00 12 frascos de 0,946ml, mas entregaram 24 frascos de 1L pelo mesmo preço, conferi na nota e está tudo certo... Mandei email para o vendedor para saber ao certo o que ocorreu...
Paguei então R$14,70 no litro, e está me sobrando muito óleo!!!
499778
Olá amigo, pensando bem, faça todas as trocas que precisa e depois coloca o excedente no ML a R$ 29,99 pra vender rápido, ja dá 100% de lucro, porque tem um colega vendendo o valvoline Dexron VI no ML a R$ 30,99 veja:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643884838-oleo-lubrificante-transmissao-dexron-vl-_JM
PS: Ou senão manda aqui pra mim (num bom preço), pra eu colocar na DH da Hilux do meu velho e na DH da S10 da firma, desta vez sangrando totalmente rsss.
Arredondando valores, pagaria R$40,00 na mercadocar o frasco de 946ml mas paguei R$15,00 no frasco de 1L...
RONIE_VALIM
23/04/2015, 22:44
Vou fazer as trocas e ver quanto vai sobrar e informo aqui...
Realmente é bobeira guardar pois vou demorar muito para usar denovo...
Olá Ronie boa tarde, e ai ja colocou o Dexron VI (6) na T-case, no Câmbio e DH do Troller? Uma dica, aproveite que vai olhar a viatura por baixo, e repare no Retentor que ha no encaixe do Cardam traseiro com o câmbio, costuma dar muito vazamento nesse lugar por conta de cardã desbalanceado, ainda mais que pratica trilha, ja vi muitas viaturas com vazamento nesse lugar, principalmente nas Hilux 4x2, abraços.
Vou fazer as trocas e ver quanto vai sobrar e informo aqui...
Realmente é bobeira guardar pois vou demorar muito para usar denovo...
RONIE_VALIM
03/05/2015, 14:26
Boa tarde Lark, você chamou na hora certa! Tava pensando em escrever mesmo...
Troquei o óleo do cambio e da tcase na quinta feira a noite e sexta-feira já fui pra trilha...
Impressionante como já dá para notar diferença, não é uma grande melhora, mas é fato que melhora sim...
Como a caixa que recebi veio com simplesmente mais 12 litros, o que eu fiz:
Drenei todo o óleo das duas caixas, levantei com o macaco para dar mais caída e escoar o máximo possível, na hora que parou de pingar coloquei 1 litro da caixa de cambio e meio litro na tcase, fechei tudo e coloquei o carro no cavalete, liguei e engatei o carro para girar um pouco e dar uma "lavada".. Drenei novamente e depois sim completei até transbordar, coube certinho o especificado no manual.
Para ajudar, como não quis gastar com uma bomba para usar com pouca frequência, eu passei uma mangueira na coifa da alavanca do cambio e não tive nenhuma dificuldade. (Santo funil de dois reais que foi essencial no serviço).
500751
Aqui na S10 melhorou muito o engate da 1º marcha, ao parar no semáforo, dependendo da posição ela não entrava ou entrava colocando força bruta, agora tá uma luva, mas meu caso é diferente porque a embreagem dela tá quase no final, nas outras marchas não mudou muito, tava pensando em colocar esse Dexron VI (6) na Hilux do meu velho, mas estou com um pouco de medo porque no manual pede 75W90 GL4 ou GL5 no câmbio manual e ATF Tipo T-IV na automática de 4 marchas, acredito eu que esses dois são muito diferentes do Dexron, agora na DH dele que estava com DexronII todo preto, eu coloquei o Dexron III e o volante virou outro, no seu caso foi muito mais fácil porque evoluir do III pro VI é normal já que o ultimo tbm atende a norma antiga, abraços.
Ps: A propósito, a firma que trabalho acabou de fechar uma parceria com a MWM International, se tiver necessidade de peças (Filtros, Bomba, Bicos, Sensores e Turbinas) pro seu motor 2.8, é só contactar blz.
Boa tarde Lark, você chamou na hora certa! Tava pensando em escrever mesmo...
Troquei o óleo do cambio e da tcase na quinta feira a noite e sexta-feira já fui pra trilha...
Impressionante como já dá para notar diferença, não é uma grande melhora, mas é fato que melhora sim...
Como a caixa que recebi veio com simplesmente mais 12 litros, o que eu fiz:
Drenei todo o óleo das duas caixas, levantei com o macaco para dar mais caída e escoar o máximo possível, na hora que parou de pingar coloquei 1 litro da caixa de cambio e meio litro na tcase, fechei tudo e coloquei o carro no cavalete, liguei e engatei o carro para girar um pouco e dar uma "lavada".. Drenei novamente e depois sim completei até transbordar, coube certinho o especificado no manual.
Para ajudar, como não quis gastar com uma bomba para usar com pouca frequência, eu passei uma mangueira na coifa da alavanca do cambio e não tive nenhuma dificuldade. (Santo funil de dois reais que foi essencial no serviço).
500751
RONIE_VALIM
04/05/2015, 10:22
Beleza Lark!
Vai deixando aqui as novidades...
Esse fornecedor MWM é uma boa, eu também tenho cadastro em um representante autorizado da marca, só não sei se pago mais caro ou mais barato do que nesta opção deixada por você...
Recentemente eu comprei uma bomba d´água e ainda nem instalei, teria como você cotar apenas por curiosidade essa bomba?
No meu caso não é um 2.8 MWM, é um NGD 3.0 (Internacional), que também é MWM...
Olá Ronie, ja que não instalou veja se o código MWM dela é o 70993639 ok.
Beleza Lark!
Vai deixando aqui as novidades...
Esse fornecedor MWM é uma boa, eu também tenho cadastro em um representante autorizado da marca, só não sei se pago mais caro ou mais barato do que nesta opção deixada por você...
Recentemente eu comprei uma bomba d´água e ainda nem instalei, teria como você cotar apenas por curiosidade essa bomba?
No meu caso não é um 2.8 MWM, é um NGD 3.0 (Internacional), que também é MWM...
RONIE_VALIM
05/05/2015, 09:12
Bom dia, é esse código mesmo!
Meio puxadinho por aqui, pediram 415,00?
Bom dia, é esse código mesmo!
RONIE_VALIM
05/05/2015, 12:44
Eita! Eu paguei R$337,21! Por aqui ficou melhor...
Se for do seu interesse, veja se compensa trocar de fornecedor, segue o contato:
www.autoamericano.com.br (http://www.autoamericano.com.br)
titanium
09/09/2015, 15:37
Tirando um pouco de poeira do tópico...
Estive procurando óleos para trocar os fluídos da Discovery 2 e aí vão alguns comentários...
ÓLEO P/ MOTOR
511466
Óleo Lubrax AVANTE (100% Sintétio 10w40) aqui em Brasília é DIFICÍLIMO de encontrar!
Encontrei apenas em 2 lugares.. na primeira loja o camarada queria 530,00 no balde de 20L.
Na segunda loja queriam 580. Mas como era distribuidor, se usasse CNPJ caia para 450 o balde.
CARÍSSIMO!
Acabei comprando o Petronas TUTELA URANIA K, que também é 100% sintético e CI-4, portanto, a mesma especificação do Lubrax AVANTE. Paguei 277,00 no balde de 20L na Loja COMANDO (SOF Sul).
ÓLEO P/ CÂMBIO
511467
Outra coisa super difícil de encontrar aqui em Brasília é óleo sintético da MOTUL para câmbio automático compatível com DEXRON III.
Não encontrei o dexron III mas encontrei um MOTUL ATF Sintético compatível com a especificação Dexron III-H.
Comprei na ômega troca de óleos de Taguatinga por 98,00 o litro (último choro... não baixou mais o preço nem com oração).
ÓLEO P/ TRANSMISSÃO E EIXOS
511465
Comprei o TUTELA 75 SYNTH, que é 100% sintético. Ele é 75w90.
Cada Litro desse óleo saiu por 45,83 reais.
Se alguém tiver algum comentário atualizado a fazer destes fluídos, POR FAVOR, compartilhe!
:D
Abraços!
Olá amigo, bem vindo ao tópico, sobre o 75W90 GL5 pra transmissão a Motul lançou um deste baseado em Ester (ainda melhor que o sintético) é o Motul Gear 300 ele tem o indice de viscosidade VIE maior da categoria ASTM D2270 = 222, o pessoal por aqui tá usando muito em cambios de carros turbinados (diminuiu a quebra) e até cambios forjados, dá uma olhada:
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/36868/original/GEAR_300_75W90_PT.pdf?1405408897
Mas prepara pra pagar mais de R$ 130,00 o litro.
Tirando um pouco de poeira do tópico...
Estive procurando óleos para trocar os fluídos da Discovery 2 e aí vão alguns comentários...
ÓLEO P/ MOTOR
511466
Óleo Lubrax AVANTE (100% Sintétio 10w40) aqui em Brasília é DIFICÍLIMO de encontrar!
Encontrei apenas em 2 lugares.. na primeira loja o camarada queria 530,00 no balde de 20L.
Na segunda loja queriam 580. Mas como era distribuidor, se usasse CNPJ caia para 450 o balde.
CARÍSSIMO!
Acabei comprando o Petronas TUTELA URANIA K, que também é 100% sintético e CI-4, portanto, a mesma especificação do Lubrax AVANTE. Paguei 277,00 no balde de 20L na Loja COMANDO (SOF Sul).
ÓLEO P/ CÂMBIO
511467
Outra coisa super difícil de encontrar aqui em Brasília é óleo sintético da MOTUL para câmbio automático compatível com DEXRON III.
Não encontrei o dexron III mas encontrei um MOTUL ATF Sintético compatível com a especificação Dexron III-H.
Comprei na ômega troca de óleos de Taguatinga por 98,00 o litro (último choro... não baixou mais o preço nem com oração).
ÓLEO P/ TRANSMISSÃO E EIXOS
511465
Comprei o TUTELA 75 SYNTH, que é 100% sintético. Ele é 75w90.
Cada Litro desse óleo saiu por 45,83 reais.
Se alguém tiver algum comentário atualizado a fazer destes fluídos, POR FAVOR, compartilhe!
:D
Abraços!
Senhores, desde a última troca de óleo a viatura já rodou 5.800 Km´s.
Utilizo sempre o Mobil Delvac, bem como filtro de óleo original Toyota.
No feriado de 12 de outubro irei comer um churrasco em Maringá, rodando 1.600 Km´s, considerando ida e volta.
Sou das antigas e de querer troca óleo de 5.000 em 5.000 Km´s, mas estou tentando perder essa mania.
O nível da vareta está apenas 2 ou 3 mm, abaixo do nível máximo.
De hoje até a véspera da viagem devo rodar uns 300 Km´s.
Ditas essas informações, pergunto aos universitários:
Troco o óleo e filtro antes ou depois da viagem?:pipoca:
Olá amigo, bem vindo ao tópico, essa sua mania é excelente, não a perca pra economizar alguns tostões, bem porque está usando óleo mineral que já é mais barato, lembre-se que esse tipo de óleo pede a troca com 5000Km ou 6 meses o que vencer primeiro, depois disso ele vai se tornando cada vez mais acido por conta da contaminação do diesel (principalmente do enxofre) corroendo lentamente as peças metálicas do motor e aumentando as folgas além de não lubrificar nada aumentando ainda mais o desgaste, quer economizar compra óleo em galão de 20 litros que sai mais barato e o filtro de óleo não original de marca de primeira linha tipo Mahle, Fram e Mann, abraços...
No feriado de 12 de outubro irei comer um churrasco em Maringá, rodando 1.600 Km´s, considerando ida e volta.
Sou das antigas e de querer troca óleo de 5.000 em 5.000 Km´s, mas estou tentando perder essa mania.
Leonardo Dic
13/09/2015, 11:01
Os últimos filtros Toyota originais q comprei veio made China. Notei q nao segura óleo com motor desligado como antes. Antes na hora de tirar fazia sujeira escorria óleo pra baixo. Esses China saem quase secos. Estou usando o Mann. Segura melhor o filtro cheio.
sandro_ventania
13/09/2015, 14:27
Glaicon, se for pra perder a mania de trocar a cada 5.000km eu não sou a favor. Mas se for em especial agora, pra essa viagem, eu não vejo problema algum. As vezes o cartão de crédito não virou, ou a grana que tem tá querendo levar na viagem, etc. Seu motor com certeza pode esperar um pouquinho.
Não sabia desses originais chineses, mas é por essas e outras que não uso nem pagando metade do preço das marcas Wega e Japan Parts (É tudo chinês) aqui em casa colocamos uma vez o de combustível da Hilux da Japan Parts e ele simplesmente derreteu, aqui na minha cidade ja tá vendendo dessas marcas em lojas de R$ 1,99...
Os últimos filtros Toyota originais q comprei veio made China. Notei q nao segura óleo com motor desligado como antes. Antes na hora de tirar fazia sujeira escorria óleo pra baixo. Esses China saem quase secos. Estou usando o Mann. Segura melhor o filtro cheio.
sandro_ventania
13/09/2015, 14:57
Isso é falsificação!
A única garantia é comprar de loja confiavel...e mesmo assim, olhe lá!
titanium
13/09/2015, 21:02
Olá amigo, bem vindo ao tópico, sobre o 75W90 GL5 pra transmissão a Motul lançou um deste baseado em Ester (ainda melhor que o sintético) é o Motul Gear 300 ele tem o indice de viscosidade VIE maior da categoria ASTM D2270 = 222, o pessoal por aqui tá usando muito em cambios de carros turbinados (diminuiu a quebra) e até cambios forjados, dá uma olhada:
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/36868/original/GEAR_300_75W90_PT.pdf?1405408897
Mas prepara pra pagar mais de R$ 130,00 o litro.
Caramba Lark2!! Que óleo bacana esse aí da MOTUL, heim!?!?
Legal mesmo!
Eu coloquei o motul Multi ATF no câmbio.
O 75w90 comprei para os eixos...
Só que esse da Motul que você sugeriu custa mais que o dobro do preço que paguei no litro do TUTELA....
Aí haja coragem ($$$$$$) para botar um desses! kkkkkkk
Abraço
É caro, mas pode exceder o período de troca, normalmente os fabricantes pedem a troca nos eixos a cada 30.000km em uso normal, não sei precisar mas poderia rodar 40.000 a 45.000 sem problemas, ou o mesmo 30.000 com o uso severo.
Logo logo vou testá-lo no câmbio da Hilux daqui de casa que está um pouco ruidoso e depois eu posto aqui minha impressões, abraços e boa semana pra todos.
Caramba Lark2!! Que óleo bacana esse aí da MOTUL, heim!?!?
Legal mesmo!
Eu coloquei o motul Multi ATF no câmbio.
O 75w90 comprei para os eixos...
Só que esse da Motul que você sugeriu custa mais que o dobro do preço que paguei no litro do TUTELA....
Aí haja coragem ($$$$$$) para botar um desses! kkkkkkk
Abraço
Glaicon, se for pra perder a mania de trocar a cada 5.000km eu não sou a favor. Mas se for em especial agora, pra essa viagem, eu não vejo problema algum. As vezes o cartão de crédito não virou, ou a grana que tem tá querendo levar na viagem, etc. Seu motor com certeza pode esperar um pouquinho.
Ok.
Será trocado antes.:mrgreen:
sandro_ventania
14/09/2015, 21:34
Sabia decisão cavalheiro!
Marcos_sc
14/09/2015, 21:47
Troca e venhaaaaaaaa
Off: E não esqueça de levar uma picanha beeeeeeem suculenta.
Troca e venhaaaaaaaa
Off: E não esqueça de levar uma picanha beeeeeeem suculenta.
Friboi não, né?:mrgreen:
Troller-a-vista
15/09/2015, 08:23
algumas paginas atrás alguem comentou que usou dot 5.1 nos freios e melhorou a frenagem e agora o abs esta trabalhando muito mais rápido.
1- o dot 5.1 nao vai te fazer frear mais. Quem freia sao os sistemas de frenagem (lona, discos, pastilhas, cilindro mestre, etc). Mas o dot 5.1 alem de ser um fluido totalmente diferente, nao vem contaminado, ou seja, com particulas de agua. TOdos os fluidos sao higroscopicos, ou seja, absorvem agua com o tempo. Essa agua quando vc aperta o pedal, mesmo pequenas particulas, diminuem a atuacao do fluido, deixando a potencia exercida pelo condutor menor em relacao a um fluido novo e nao contaminado.
Outra coisa, o sistema de frenagem se desgasta (obviamente) e o fluido "desce" conforme vai gastando as pastilhas e discos. Qdo se troca tudo, ele volta ao nivel normal. Qdo vc troca o fluido e nao troca as pastilhas/lonas/discos etc, vc ta colocando mais fluido que o normal, resumindo, vai te auxiliar na frenagem nesse momento, mas qdo trocar tera que ter muita pericia pra retirar o fluido do tanquinho dele (fluido é altamente corrosivo, caiu na pintura, ferrou. Pode lixar, repintar, etc, por anos vai se queimando e estragando a pintura ate virar um buraco).
2- de fato muitos usuarios que trocam o fluido original pelo 5 ou 5.1 relatam esse acionamento mais rápido do ABS. Sao fluidos completamente diferente ainda que nao pareca. Suas propriedades sao muito diferentes, nao é apenas o ponto de fulgor. a viscosidade muda tb bastante. O que isso quer dizer?
a) a velocidade de trabalho do sistema ABS muda drasticamente, isso embora pareca bom, na realidade faz ele atuar antes da hora, em uma freada de emergencia de fato, vai piorar sua frenagem (embora vc tenha achado que melhorou - e deve ter melhorado - assim que o fluido comecar a se deteriorar, vai piorar a situacao). O ABS funciona eletronicamente SIM, mas sua ação é mecanica, ou seja, o computador monitora a auxilia o funcionamento, mas o que faz a roda nao travar é mecanico. Qdo vc troca o fluido por um diferente, essa relacao de "não-travamento" fica diferente, alem de deixar o computador bobo , vc ainda faz essa relação ficar fora do normal. Por exemplo numa serra, quando esquenta, ou carregado, ou em alta velocidade, ele pode simplesmente nao atuar ou atuar tao estranhamente q fara vc parar bem mais longe que deseja.
b) muitos usuarios tiveram que retornar ao fluido antigo, pelos motivos acima mas tb pq o modulo ou se danificou ou comecou a dar tanto erro que a ecu do carro entrou em modo de seguranca. Isso ainda nao eh unanimidade, alguns colocaram e adoraram, outros colocaram e deram um prejuizo absurdo na oficina. De fato vc altera as propriedades do ABS fazendo isso, ha anos e anos de engenharia para o abs funcionar, milhoes gastos com isso, dificilmente (na minha visao) vc melhora com um simples troca de fluido, o que deve aocntecer eh mudar os parametros ate td dar problema...
sober os oleos, ja tenho minha opiniao em diversos posts do forum, nem compensa brigar a respeito.
Troco óleo e filtro a cada 5.000km impreterivelmente. É como nosso sangue, se ficar ruim fica fuuu..... Utilizo sempre o BR Turbo 20W50. Prefiro rodar com um óleo de baixo custo com troca regular, do que um óleo top para rodar o dobro, essa é minha humilde opinião. O mais importante e seguir as recomnedações do fabricante como o SAE e API.
Filtro e óleo trocados!
A Toyota já dolarizou o preço das peças.
Em fevereiro paguei R$ 74,00 o filtro.
Na semana retrasada, quando liguei para saber se tinha peça, estava em R$ 104,00.
Ontem paguei R$ 110,00.
O óleo, claro, para não variar, foi o MOBIL DELVAC MX.
Ao contrário da postagem 337, do Leonardo Dic, sobre o local de fabricação do filtro, esse ainda é feito no Japão, conforme fotos da embalagem e do próprio elemento.
Melhor assim. Confio bem mais nos japas.:mrgreen:
Finalmente, fico feliz em ver o nível do óleo na vareta depois de 6.300 Km´s rodados.:cool:
HILANDER
07/10/2015, 14:49
Kim, tb uso esse na minha 22RE gasolina!
Rarmbrock
09/10/2015, 15:04
Visto que os taxistas trocam óleo a cada 5 mil km.... Usam óleo mineral .... Rodam em condições severas..... Com combustível péssimo álcool ou gasol.... E o motor dura de 700 a 900 mil km.... Moral da história
O que manda são trocas frequentes.... Diesel s10....
EDERVANDO
06/11/2015, 13:59
Para veículos Diesel que o manual indicam 10W40, no caso da Hilux, qual das opções abaixo os colegas elegem?
Shell R5 LE 10W40 | CJ-4 / SM
*difícil encontrar e só emb. de 20L.
Lubrax Avante 10W40 | CI-4
*agora é Sintético e emb. de 1 e 3 L.
Mobil 10W40 | SM / CF
*concess. Toyota usam
Senhores, esses óleos são iguais, certo?
Desde que comprei a viatura uso o Mobil.
Porém, além do preço que, atualmente o litro está R$ 18,90 na loja onde troco normalmente, sempre preciso de uma atenção especial do gerente para aceitar que troquem o filtro original do óleo, que levo junto.
Se não houver a benção dele precisaria pagar R$ 30,00 pela mão de obra.
Já o Shell eles vendem num posto de rodovia que abasteço próximo de Florianópolis, ao custo de R$ 10,90 o litro, e disseram que posso levar o filtro de óleo, sem qualquer custo para troca.
E daí, troco de marca de óleo e local de serviço?
Fará alguma diferença, além da financeira?:pipoca:
Leonardo Dic
26/01/2016, 13:40
vai ser bem servido com qualquer um dos dois
Porém, além do preço que, atualmente o litro está R$ 18,90 na loja onde troco normalmente, sempre preciso de uma atenção especial do gerente para aceitar que troquem o filtro original do óleo, que levo junto.
Já o Shell eles vendem num posto de rodovia que abasteço próximo de Florianópolis, ao custo de R$ 10,90 o litro, e disseram que posso levar o filtro de óleo, sem qualquer custo para troca.
Bom dia,
Alguém esta usando Militec junto com o óleo?
Conseguem visualizar diferenças prós e contras?
Abraço
AlonsoFausto
27/01/2016, 11:28
Glaicon,
Estou usando lubrificante da John Deere, qualidade indiscutível. Modelo Torq-Gard (SAE 15w40, API CG-4). Paguei R$ 253,00 no galão com 20L, ou seja, o litro sai por R$ 12,65. Antes usava Top Turbo e baixava mais ou menos 700ml em 5K. O John Deere está com 4K e não baixou nada. Também senti uma leve melhora na primeira partida e, de certa forma, o motor mais suave... Aprovadíssimo.
Abraço.
Glaicon,
Estou usando lubrificante da John Deere, qualidade indiscutível. Modelo Torq-Gard (SAE 15w40, API CG-4). Paguei R$ 253,00 no galão com 20L, ou seja, o litro sai por R$ 12,65. Antes usava Top Turbo e baixava mais ou menos 700ml em 5K. O John Deere está com 4K e não baixou nada. Também senti uma leve melhora na primeira partida e, de certa forma, o motor mais suave... Aprovadíssimo.
Abraço.
Fausto, não tenho espaço, nem ânimo para guardar galão de óleo.
Minha viatura não baixa óleo de forma significativa.
Os litros excedentes do galão guardados serão atingidos pela umidade do ar e pelo tempo.
Afinal, até óleo tem prazo de validade.
Não recomendo esse tipo de opção.:concordo:
helder andrade
17/03/2017, 11:00
Amigos, tenho uma L200 2.5 Ano 2011 motor antigo... atualmente eu utilizo o oleo 15w40 Mobil delvac Power MX e aditivo Molycote A2, estou querendo migrar para o oleo 10w40 Mobil Delvac XHP Extra SINTETICO. E não utilizar mais o aditivo Molycote. Com isso vou poder aumentar os intervalos de troca para 8000km e/ou 8 meses....O que vcs acham dessa mudança, terei algum benefecil no motor? obrigado
Amigos, tenho uma L200 2.5 Ano 2011 motor antigo... atualmente eu utilizo o oleo 15w40 Mobil delvac Power MX e aditivo Molycote A2, estou querendo migrar para o oleo 10w40 Mobil Delvac XHP Extra SINTETICO. E não utilizar mais o aditivo Molycote. Com isso vou poder aumentar os intervalos de troca para 8000km e/ou 8 meses....O que vcs acham dessa mudança, terei algum benefecil no motor? obrigado
Não vejo diferença ou vantagem significativa, pois você só estará modificando a característica da partida à frio, que, para o clima brasileiro, o 15W já serve muito bem.
Pelo fato de ser sintético, aí sim já é uma boa melhora, pois em comparação ao óleo mineral, ele é melhor elaborado.
Mas ele não substituirá os princípios do Molycote.
Se fosse para escolher, ficaria com a sua opção atual.:concordo:
RaphaelF
19/03/2017, 11:34
eu não uso esses aditivos milagrosos para nada, se quero proteção extra diminuo o intervalo das trocas e coloco um óleo melhor.Na Prado só uso o 15w40 Top Turbo Lubrax mas uma vez ou outra junto uns trocados e compro o Motul Turbolight 4100 15w40, trocas antes dos 5 mil kms, jamais usei e nem vou usar esses aditivos tipo militec, seja motor diesel, gasolina, 2 tempos etc
se for motor a gasolina, menor ainda a probabilidade de eu estragar um excelente óleo tipo Mobil 1 0w40 ou Havoline Ultra 5w40 misturando esses negócios, sei que manual do proprietário não é fonte mais confiável do mundo mas eu nunca li algum que permitisse misturar aditivos aos fluidos do carro, no máxima aqueles aditivos para combustível, e olhe lá!!ainda assim não gosto, prefiro utilizar diesel Podium BR.Mas respeito a todos, só n uso pq o manual n indica, já vi pessoas entupir de militec e depois o motor dar umas paradas bizarras....eu não arrisco e não vejo nenhuma vantagem em usar isso.
Fred Miranda
17/04/2017, 19:13
Comprei uma S10 2014 motor 200 cv e vi que a mesma não tem DPF.
No manual permite utilizar tanto o 5w30 como o 15w40. O 5w30 diz fazer troca com 20 mil km uso normal e 10 mil km uso severo. Com o 15w40 10 mil km normal e 5 mil km uso severo.
Minha dúvida é qual óleo é melhor, os 5w30 ou as variações de viscosidade 40, como os 10w40 ou 15w40?
Eduardo Maretti
09/05/2017, 15:22
Boa tarde. Comprei uma SW4 2008/2009, com 64.000,00 rodados, e na concessionária Toyota onde comprei, me informaram para usar o óleo 10W40, que é fabricado pela Mobil. Como não entendo muito, estou pedindo ajuda para os especialistas de plantão, se não for incomodar ! Muito obrigado. Abraço.
gyoarnold82
12/05/2017, 09:51
Boa tarde. Comprei uma SW4 2008/2009, com 64.000,00 rodados, e na concessionária Toyota onde comprei, me informaram para usar o óleo 10W40, que é fabricado pela Mobil. Como não entendo muito, estou pedindo ajuda para os especialistas de plantão, se não for incomodar ! Muito obrigado. Abraço.
Estou no mesmo dilema que você após ter adquirido a SW4. O óleo 10w40 que a CSS utiliza é o Mobil Super 10w40 Flex Semi Sintético SN/CF. O antigo proprietário utilizava o Mobil Delvac MX 15w40 SJ/CI-4 Mineral, estou a tempos pesquisando alguma possibilidade de óleo 100% Sintético como alternativa com classificação diesel superior a CF mas com preço razoável não está fácil de achar. Ontem achei o Shell Almax Premium 10w40 Api CI-4 Sintético que considerei ser um ótimo custo benefício. Foi desenvolvido para linha de caminhões VW/MAN. Não encontrei porém a ficha técnica dele para analisar. Alguém do fórum já utilizou?
Eduardo Maretti
13/05/2017, 14:58
Boa tarde gyoamold82. Estamos juntos nesse dilema. Meu amigo que também SW4 sempre usou o Lubrax Avante, 10W40, que tem a classificação ACEA E4/E7-12. Você conhece ? Bom final de semana !
Renatopami
17/05/2017, 18:47
Estou com uma Hilux 2006 D4D automática e estou com dúvida em relação ao óleo do motor também....gostaria de usar um bom óleo sintético,será que o Shell Helix HX8 5W30 pode ser usado?
Usava esse óleo no meu carro anterior(Civic),e consta na embalagem que ele é um óleo para gasolina/etanol e diesel também.....o que acham??
mfdomingues
17/05/2017, 21:47
Senhores, olhem o manual e procurem se os motores dos senhores aceitam óleo mineral ou sintético, isto dará um norte a todos. Motor feito para mineral vai de mineral e sintético vai de sintético, vi proprietários trocarem mineral por sintético e não haver problemas porque venderam a viatura logo, outro que a longo prazo desbielou. Eu gosto muito do delvac power, para diesel ele é CJ-4.
gyoarnold82
26/05/2017, 09:42
Boa tarde gyoamold82. Estamos juntos nesse dilema. Meu amigo que também SW4 sempre usou o Lubrax Avante, 10W40, que tem a classificação ACEA E4/E7-12. Você conhece ? Bom final de semana !
Sim é uma opção também é API CI-4. O Avante antes era semi sintético e hoje é sintético. Aqui o litro do Avante custa R$ 34,00. Na linha lubrax existe o Extremo HD 5w30 que é classificação CJ-4 e ACEA E4/E6/E7/E9 que não encontrei aqui. A grande vantagem que o Almax tem é o preço, consigo por R$ 25,00 o litro.
gyoarnold82
26/05/2017, 09:46
Estou com uma Hilux 2006 D4D automática e estou com dúvida em relação ao óleo do motor também....gostaria de usar um bom óleo sintético,será que o Shell Helix HX8 5W30 pode ser usado?
Usava esse óleo no meu carro anterior(Civic),e consta na embalagem que ele é um óleo para gasolina/etanol e diesel também.....o que acham??
Até pode pois é atende API CF. Mas não é a melhor opção. As melhores que encontrei no mercado ao longo de pesquisas foram o Almax Premium 10w40 CI-4, Lubrax Avante 10w40 CI-4 e Lubrax Extremo HD 5w30. Existe também o Lubrax Extremo que é CF portanto inferior aos citados anteriormente.
gyoarnold82
26/05/2017, 09:56
Senhores, olhem o manual e procurem se os motores dos senhores aceitam óleo mineral ou sintético, isto dará um norte a todos. Motor feito para mineral vai de mineral e sintético vai de sintético, vi proprietários trocarem mineral por sintético e não haver problemas porque venderam a viatura logo, outro que a longo prazo desbielou. Eu gosto muito do delvac power, para diesel ele é CJ-4.
Não há problema algum em trocar mineral por sintético. O sintético é superior em tudo ao mineral. Isso de óleo fino e tal é lenda urbana. Se for o Mobil Delvac MX 15w40 é mineral CI-4.
mfdomingues
26/05/2017, 10:02
Não há problema algum em trocar mineral por sintético. O sintético é superior em tudo ao mineral. Isso de óleo fino e tal é lenda urbana. Se for o Mobil Delvac MX 15w40 é mineral CI-4.
Ok, realmente não deve haver problema a engenharia do motor se adapta ao óleo para o qual ele não foi desenvolvido.
Renatopami
26/05/2017, 22:15
Até pode pois é atende API CF. Mas não é a melhor opção. As melhores que encontrei no mercado ao longo de pesquisas foram o Almax Premium 10w40 CI-4, Lubrax Avante 10w40 CI-4 e Lubrax Extremo HD 5w30. Existe também o Lubrax Extremo que é CF portanto inferior aos citados anteriormente.
Grato pela atenção....estou muito tentado em usar o Shell Helix HX8(5W30),pois apesar de ser CF somente,ele é SN....e comparando com o óleo "original Toyota" usado na CSS,o mesmo também é CF,porém SM(10W40)e semissintético....o Shell Helix em questão é 100% sintético.
Se não estiver falando bobagem,não teria nenhum problema,só vantagem por ser um óleo sintético.
O que acham??
gyoarnold82
31/05/2017, 09:14
Ok, realmente não deve haver problema a engenharia do motor se adapta ao óleo para o qual ele não foi desenvolvido. Não entendi seu ponto de vista mas tudo bem. O fato é que se for ler teu manual vá na seleção de óleo lubrificante. Grau do óleo API CF-4 ou API CF e poderá ser utilizado API CE ou CD (isto é classificações inferiores a CF). As viscosidades recomendadas vão de 5w30 até 20w50 dependendo da temperatura ambiente. Sendo que recomenda em temperaturas muito baixas o 5w30 para facilitar o bombeamento na partida a frio. Portanto o que há de melhor para seu motor sem sombra de dúvidas é um sintético 5w30 se morar na região sul do brasil. Se for em regiões mais quentes o bom é ficar no 10w40. Quanto as classificações qualquer classificação maior que CF é melhor. A não utilização de óleos superiores na época era o preço proibitivo destes óleos e classificação CJ por exemplo nem havia sido desenvolvida somente foi lançada em 2010.
LuigiBraga
01/06/2017, 23:19
Estou no mesmo dilema que você após ter adquirido a SW4. O óleo 10w40 que a CSS utiliza é o Mobil Super 10w40 Flex Semi Sintético SN/CF. O antigo proprietário utilizava o Mobil Delvac MX 15w40 SJ/CI-4 Mineral, estou a tempos pesquisando alguma possibilidade de óleo 100% Sintético como alternativa com classificação diesel superior a CF mas com preço razoável não está fácil de achar. Ontem achei o Shell Almax Premium 10w40 Api CI-4 Sintético que considerei ser um ótimo custo benefício. Foi desenvolvido para linha de caminhões VW/MAN. Não encontrei porém a ficha técnica dele para analisar. Alguém do fórum já utilizou?
Estou utilizando pela primeira vez na minha SW42012, motor Mais silencioso!
Renatopami
10/06/2017, 15:36
Acabei colocando o Shell Helix HX8 mesmo....SN/CF...05W30 sintético...até agora,sem problema.
O barulho típico do motor D4d quando liga de manhã(castanhar) continua lá....rs
EDERVANDO
02/09/2017, 17:12
LuigiBraga, continua usando em sua SW-4 2012 o lubrificante Almax 10w40 CI-4 ?
EDERVANDO
02/09/2017, 17:18
Pessoal, alguém aí que poderia me informar com segurança se posso usar óleo p/ motor Diesel com classificação C-3 ou C-4 (normalmente 5w30) na Toyota Hilux Diesel ano 2011 em diante?
As Ccs NISSAN usam na Nova Frontier um lubrificante C-4 5W30 (produzido pela Shell) com rótulo NISSAN
EDERVANDO
02/09/2017, 17:29
Estou p/ trocar o óleo da Hilux 2011 **12.000** KM difícil acreditar eu sei. Troco por tempo 12 em 12 meses. Quando viajo p/ fora aproveito e trago MOBIL 1 (5w40) CJ-4 / SN SINTÉTICO , pago 26,83 dólar o Galão com 3,78 L
EDERVANDO
06/09/2017, 06:41
Pessoal, preciso da ajuda de vcs, o óleo ACEA C4 5w30 pode ser usado na Hilux 2011, 3.0 Diesel ?
Olha o que o colega do fórum postou desse óleo que estou falando (post com o título "Hilux 2016")
Não queria usar o óleo "Genuíno" Toyota porque é muito bom para motor a Gasolina/Flex por ser API SN, mas a classificação para Diesel é obsoleta, API CF
EDERVANDO
21/11/2017, 16:47
Vamos desenterrar esse assunto, participem aí galera!! No caso da Hilux 3.0 diesel 163cv com baixíiissima km *relíquia *único dono. Sei que quem tem pick-up compra pra rodar muitooo!!! Mas a gente vive só trabalhando pra pagar tantos impostos que não tá sobrando tempo de desfrutar do veículo. Tenho outro veículo pro dia a dia e comprei essa hilux na ocasião pra fazer viagens com a família, só que não tá sobrando tempo pra isso e tbm tá muitíssimo desestimulante viajar de carro próprio devido aos perigos das estradas/pedágios/indústria de multas,etc.
EDERVANDO
21/11/2017, 17:54
MOTUL 8100 X-CESS 5W40 SN / CF
LUBRAX AVANTE 10W40 CI-4 SINTÉTICO
Qual desses aí é melhor para a Hilux 3.0 Diesel 163cv ?
Colaborem aí por favor!!
EDERVANDO
21/11/2017, 17:58
ACEA C3 tem vantagem em usar na Hilux X em vez de utilizar o original da Ccs. ? ?
EDERVANDO
21/11/2017, 18:13
Ficaria seguro e satisfeito em usar um Semi-Sintético 5W40 / 10W40 MOBIL / SHELL /CASTROL / TEXACO / classificação CJ-4, com embalagem de 1L / 3L / 4L / 5L , desde que tbm seja recomendado para pick-ups. Já ouvi muito por aqui falarem que óleos para caminhões/ônibus só traz vantagens em pick-ups. Mas entrei em contato com a Distribuidora Mobil e eles NÃO recomendaram o uso quando disse a eles que pretendia usar na Hilux a Diesel.
Engels Kbça
23/11/2017, 08:31
Ficaria seguro e satisfeito em usar um Semi-Sintético 5W40 / 10W40 MOBIL / SHELL /CASTROL / TEXACO / classificação CJ-4, com embalagem de 1L / 3L / 4L / 5L , desde que tbm seja recomendado para pick-ups. Já ouvi muito por aqui falarem que óleos para caminhões/ônibus só traz vantagens em pick-ups. Mas entrei em contato com a Distribuidora Mobil e eles NÃO recomendaram o uso quando disse a eles que pretendia usar na Hilux a Diesel.
Uso Top Turbo há 10 anos, atualmente o motor está com 450 mil rodados, faço troca a cada 10 mil, e não preciso completar o nível entre as trocas. Compro balde de 20 litros em posto na estrada, no último balde paguei R$198,00.
EDERVANDO
23/11/2017, 19:34
Mas se tivesse uma SW4/Hilux com 100 mil km ou + usaria um 15W40 CJ-4, mineral/semi/sintético. Tem muitas opções boas na viscosidade 15W40.
Cleitonadriano1
10/12/2017, 11:02
Tenho uma Hilux AT 2010 com 108 mil KM Troquei o Óleo coloquei o Top Turbo 15w 40. O manual é um pouco confuso diz que posso usar o mineral, porém o recomendado é o 10w 40. O que acham do Óleo Top Turbo?
Sergio c
10/12/2017, 21:35
Pode usa tranquilamente, eu uso também 15W40, só que da Ipiranga.
Tenho uma Hilux AT 2010 com 108 mil KM Troquei o Óleo coloquei o Top Turbo 15w 40. O manual é um pouco confuso diz que posso usar o mineral, porém o recomendado é o 10w 40. O que acham do Óleo Top Turbo?
sandro_ventania
18/12/2017, 19:03
Eu vou passar a usar o Urania 10W40 sintético na Matilde.
E vou passar a fazer as trocas com 10k. O custo vai ficar igual quando usava o top turbo...e vai ficar a vantagem de usar um oleo melhor!
Engels Kbça
26/01/2018, 02:10
Eu vou passar a usar o Urania 10W40 sintético na Matilde.
E vou passar a fazer as trocas com 10k. O custo vai ficar igual quando usava o top turbo...e vai ficar a vantagem de usar um oleo melhor!
Eu continuo com o velho e bom Lubrax Top Turbo, troca a cada 10 mil km,motor com 460 mil km rodados,não baixa óleo.
Engels
caio-mecer
27/02/2018, 17:41
Amigos, sei que o tópico é referente a Toyota. Trabalho em um local e possui duas viaturas a diesel: uma Hilux STD e uma S 10 2.8. Recentemente vieram oferecer a um preço promocional o galão de 20 l do óleo extremo 5w30 HD sintético, óleo destinado a caminhões modernos. Olhei no manuel desses carros, e diz que a norma de óleo é ACEA C2 para motores com DPF. Só com o panfleto do óleo EXTREMO não diz que ele atende ACEA C2 e sim ACEA E19-12, mas que ele tem baixo índices de cinzas para motores a diesel com DPF. Fiquei bem interessado pelo preço promocional, tendo em vista ser um óleo moderno e premium, e até penso em comprar pra usar no meu Renegade Diesel. Alguém já ouviu falar nesse óleo, sabe se pode dar algum problema usar ele nesses veículos? Isso pq ele parece ser destinado mais a caminhões, mas o TOP TURBO também é destinado mais pra veículos pesados e muita gente usa ele em pickups e vans tranquilamente.