Ver Versão Completa : Oleo para aguentar o tranco
Pessoal, vocês já viram este oleo aqui:
Shell Helix ULTRA RACING 10W-60
http://www.peixotoecarmo.com/media/Paulo%20G/shell-helix-ultra-racing-10w-60_thumb527841980.jpg (http://www.peixotoecarmo.com/media/Paulo%20G/shell-helix-ultra-racing-10w-60_21281404166.jpg)
Características Shell Helix ULTRA RACING 10W-60
Shell Helix ULTRA RACING 10W-60 - Lubrificante 100% sintético de elevadas prestações para motores de injecção, multiválvulas, quer sejam atmosféricas ou turbo alimentadas, nas condições mais severas de utilização como a competição.
Atende também a motores de ciclo diesel nas mais severas condições de uso.
Especificações Shell Helix ULTRA RACING 10W-60: API SM/CF; ACEA A3/B4; MB 229.1; VW 501 01/505 00;
Este oleo é tudo que precisamos pois ele é fluido o suficiente para na partida garantir lubrificação total de todos os seus componetes, oleo extremamente fino 10W e viscoso o suficiente para
se manter inalterado em grandes temperaturas 10W60. Com este, podemos por nossas maquinas
na trilha e elevar o giro. O motor vai esquentar mas , teremos oleo para manter a lubrificação e
sendo um oleo SM, a limpeza do sistema é profunda. Dificil é de achar... por enquanto. :confused:
Leonardo Dic
22/02/2012, 20:54
Pode ser até bom pra gasolina/alcool. Pra diesel é fraquinho API CF, ja estamos usando CI-4 (3 classes acima) e ACEA B4 é homologação pra diesel rápido (motor pequeno de alto giro) no meu caso um 4.2 lts tem q ser o ACEA com letra E (homologaçao pra diesel pesado) nesse caso uso o E7.
Abraço
Opa!
Eu uso esse no meu engesa:
Lubrax Top Turbo
Classificação:
API CI-4/SL, ACEA E7-04, Mercedes Benz 228.3, Volvo VDS 3, CUMMINS CES 20078.
Atende a MAN 3275, Caterpillar ECF-1, Global DHD-1 e DDC Power Guard Oil 93K21S
Viscosidade: SAE 15W-40
Me permite um intervalo de trocas de 45.000km (mais não usarei por esse intervalo)
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/e113a50046264959b4f4bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-top-turbo.pdf?MOD=AJPERES
A esso tinha um óleo, que o intervalo é 85.000km.
jorge.duarte
22/02/2012, 21:16
Opa!
Lubrax Top Turbo
Classificação:
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/e113a50046264959b4f4bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-top-turbo.pdf?MOD=AJPERES
Também tô usando esse!!
guilhermeabreu
22/02/2012, 23:36
Eu usava o TEXACO SUPER TDX e atualmente ha uns 2 anos uso o PETROBRAS TOP TURBO como o KIM e o JORGE.DUARTE , não tenho do que reclamar e continuarei usando SEMPRE , tenho um amigo que trabalha na plataforma da PETROBRAS é fucionário concursado e faz manutenção nos motores gigantescos , ele falou que eles só usam este óleo e nas manutenções que ele faz e vê ao vivo e a cores que não ocorre desgastes nas engrenagens com facilidade , depois que ele viu ísto passou a usar este óleo e eu passei a partir deste relato dele .
Eu tb uso uso o Lubrax top turbo, só q na última troca eu coloquei o Mobil, vou ver a especificação correta desse óleo, abraço.
Herick, depois passa a especificação deste MOBIL, eu estou usando o 10W40 original Toyota mas sei que é fornecido pela ESSO.
Leonardo, grande observação. Este oleo é usado para corridas e com motores de alta performance.
O ideal seria a gente ter um oleo baixo tipo 5 ou 10 W e alta no final tipo 50 ou 60 para motores a diesel que atenda as nossas especificações. Aqui no Brasil é dificil achar este oleo da SHELL e outros do tipo 10W50 para diesel.
Abraços
christian hackbarth
23/02/2012, 09:53
eu uso o top turbo até na minha ranger v6. só ouço falar bem desse oleo e ele tambem nunca falou mal de ninguem.
Rapaz, este oleo da Petrobras é muito bom, usei ele no meu Land Rover e nunca tive nenhum problema. Trocava o oleo de 5.000 em 5.000 kms com todos os filtros, AR e Combustivel. Hoje eu levo minha Hilux na concessionaria Toyota e uso o oleo recomendado por eles mas, estou mantendo a troca de 5000 em 5000 km e também não tenho do que reclamar do oleo usado que é um semi-sintetico 10W40.
Abraços,
Herick, depois passa a especificação deste MOBIL, eu estou usando o 10W40 original Toyota mas sei que é fornecido pela ESSO.
Leonardo, grande observação. Este oleo é usado para corridas e com motores de alta performance.
O ideal seria a gente ter um oleo baixo tipo 5 ou 10 W e alta no final tipo 50 ou 60 para motores a diesel que atenda as nossas especificações. Aqui no Brasil é dificil achar este oleo da SHELL e outros do tipo 10W50 para diesel.
Abraços
Cleberr, acho que o óleo usado pelas concessionárias Toy é o Mobil Super Flex 10w 40, API SM CF. Eles usam ele na hilux e corola. Até a embalagem é a mesma, eles mudam apenas o rótulo. Eu prefiro usar um óleo específico para diesel (mobil ou lubrax top turbo).
Abs.
Carter, eu conversei com eles ( Toyota ) e fui informado que o oleo usado é homologado pela Toyota. Eu não sei dizer se é feito tanto para gasolina/alcool e diesel. Na embalagem não diz.
O fabricante é a ExxonMObil , disso eu tenho certeza.
Agora, dá uma olhada neste oleo da MOBIL aqui:
Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W-40
333128
API CJ-4, CI-4 PLUS/CI-4/CH-4/CG-4/ SM/SL/SJ
ACEA E7
Caterpillar ECF-2,ECF-3
Recomendado pela ExxonMobil para veículos que requeiram óleos conforme API CG-4 e ACEA E5
Repare que ele é um CJ, isto é, pronto para os motores EURO 5 com baixo teor de enxofre.
Vende no Brasil :cool:
Pelas especificações parece ser muito bom (deve ser sintético ou semi sintético). Imagino que o preço também deve ser alto.. Parece que o motor da hilux não muito exigente em termos de óleo. O manual fala que pode-se usar o CD, que inferior ao CF usado pelas concessionárias, que por sua vez é inferior a esse CI. Esse que vc postou tem ainda a vantagem de ser mais fino, quando frio, e permitir uma melhor lubrificação durante o início do funcionamento do motor.
Abraços
Cleberr a especificaçao do oleo Mobil Delvac MX SAE 15W 40 API CI-4
Caro Cleber,
pesquisei bastante antes de trocar o óleo pela primeira vez no meu SW4 TD e afinal escolhi o TopTurbo da Petrobras.
Alem de ter as especificações mais altas da categoria (inclusive as da Caterpillar que são muito exigentes), tem um preço bem razoável.
Eu compro o tambor de 20 litros e sai por alguma coisa a mais de R$8 por litro.
O motor anda que é uma maravilha e o óleo se mantem no nível até a troca de 5000km.
Temos que lembrar que nos motores diesel não existe o efeito de diluição do óleo tipico dos motores a gasolina na partida a frio e que acaba para manter o óleo no nível mesmo quando está sendo consumido parcialmente pelo motor.
O motor diesel baixa o nível de óleo somente por vazamento o queima.
E a queima pode ser devida ao desgaste dos anéis dos pistoes que deixam filtrar óleo na cámara de combustão ou ao "cansaço" do óleo que não tem mais as características suficientes para aguentar pressões e temperaturas de funcionamento.
Grande abraço
Fabrizio
feitosac
27/02/2012, 22:14
Eu tambem uso o Top Turbo na minha SW4 estou muito satisfeito.
Abs.
Pessoal, também uso o Mobil Delvac MX 15W-40, esse é só para motores diesel, ele atende as especificações API CI-4. Aqui em SP várias lojas já o vendem a granel, ou seja, eles tem um container da própria fornecedora (Mobil), tipo uma cx d'água e nessa uma pistola com medidor de quantidade. Na minha 3.0 aspirada com troca de filtro vai exatos 6,9L. Paguei R$11 o litro na última traoca.
Abaixo as especificações.
https://www.promocaomobildelvac.com.br/produtos.asp
Abraço.
Salve ! PessoALL,
Eu gosto muito deste oleo da Petrobras, já usei e para falar a verdade, achei melhor que o Castrol que usava.
Hoje, por questões de comodidade, troco o oleo dentro da concessionaria Toyota a cada 5.000 km. Troco oleo e filtro de oleo.
Eu agendo a troca, levo o carro na hora marcada, sou atendido enquanto tomo um cafezinho e saio na hora com o oleo trocado.
Minha hilux tem no seu manual de manutenção todas as revisões anotadas e feitas na Toyota. Coisas pontuais eu levo no Ramiro
na Ilha do governador, o cara é nota 10 e conhece bem toyota e outros 4x4.
Abraços,
Engels Kbça
28/02/2012, 09:59
Opa!
Lubrax Top Turbo
Classificação:
Me permite um intervalo de trocas de 45.000km (mais não usarei por esse intervalo)
A esso tinha um óleo, que o intervalo é 85.000km.
Kim
Uso LUBRAX TOP TURBO e a viatura já tem 280 mil km rodados,em viagens pela America do Sul, com grandes variações de tempeatura, no mesmo dia.O motor parece novo, excelente óleo, mas troca com 45 mil km, somente para motores Mercedes-Benz, fabricados a partir de 1996, veja na embalagem.
Kbça
O que vocês acham do Shell Rimula R2 Extra . Tem um local que eu gosto de trocar o óleo e eles têm este óleo a granel.
O que vocês acham do Shell Rimula R2 Extra . Tem um local que eu gosto de trocar o óleo e eles têm este óleo a granel.
Ezahn,
Não conheço o óleo citado, mas eu uso o Rimula X R3 desde 2008 na minha viatura, é um excelente óleo tb, com API CI-4.
A ficha técnica do Shell Rimula X R3 pode ser vista no seguinte link:
http://www.portolub.com.br/img_fichas/44315905.pdf
Um abraço, Delfim.
Ezahn,
Não conheço o óleo citado, mas eu uso o Rimula X R3 desde 2008 na minha viatura, é um excelente óleo tb, com API CI-4.
A ficha técnica do Shell Rimula X R3 pode ser vista no seguinte link:
http://www.portolub.com.br/img_fichas/44315905.pdf
Um abraço, Delfim.
Passei hoje lá para conferir e o óleo é este mesmo e não o que eu citei. Rimula R3 X. Preço R$16,00 o litro. Achei meio salgado. To pensando em ver um óleo de tambor de 20 l.
Ezahn,
Aqui no RJ estou pagando R$ 14,00 no litro (varejo), mas ele tb é comercializado em tambores de 20 litros e sai bem mais barato.
Um abraço, Delfim
feitosac
02/03/2012, 23:57
Amigos,
Sem querer desvirtuar o tópico, pergunto qual o óleo das caixas e diferencial dianteiro que voces usam e aguentam o tranco ????
Abs.
Carlos,
Eu uso o Tutela Car ZC 75W90.
Seguem as especificações:
TUTELA CAR ZC 75w90 API GL5 Semi-Sintético para transmissões mecânicas.
Aplicações: Lubrificante multiviscoso semi-sintético para transmissões mecânicas com aplicação em caixas de câmbio e diferenciais. Sua formulação contém aditivo EP (Extrema Pressão), garantindo maior proteção as engrenagens hipóides que operam sob condições normais de uso
Marca: TUTELA - Petronas Lubrificantes Brasil ( FIAT )
Especificações: API GL-5 • SAE 75W-90 • MIL L 2105 D • SAE J 306
Um abraço, Delfim.
marcelo de lima oliveira
03/03/2012, 20:06
Passei hoje lá para conferir e o óleo é este mesmo e não o que eu citei. Rimula R3 X. Preço R$16,00 o litro. Achei meio salgado. To pensando em ver um óleo de tambor de 20 l.
Eu uso o Rimula r3. O oleo e excelente, porém baixa 1,5l (limite inferior da vareta) a cada 5000km. Preço: 149 reais por 20 litros aqui em sao paulo.
feitosac
03/03/2012, 23:10
Carlos,
Eu uso o Tutela Car ZC 75W90.
Seguem as especificações:
TUTELA CAR ZC 75w90 API GL5 Semi-Sintético para transmissões mecânicas.
Aplicações: Lubrificante multiviscoso semi-sintético para transmissões mecânicas com aplicação em caixas de câmbio e diferenciais. Sua formulação contém aditivo EP (Extrema Pressão), garantindo maior proteção as engrenagens hipóides que operam sob condições normais de uso
Marca: TUTELA - Petronas Lubrificantes Brasil ( FIAT )
Especificações: API GL-5 • SAE 75W-90 • MIL L 2105 D • SAE J 306
Um abraço, Delfim.
Obrigado Delfim,
Voce troca a cada 40.000km conforme o manual ? onde voce compra ai no Rio ???
Abs.
Carlos,
Sim, troco a cada 40.000 Km, respeitando o manual.
Esse óleo da TUTELA não é tão difícil de achar, mas como sempre troco junto com o do diferencial traseiro, que é LSD (autoblocante) e utilizo nele o óleo específico (MOTUL 90PA), acabo comprando e trocando todos juntos na BOX 1000, em Nova Iguaçú-RJ. E o óleo MOTUL 90PA até onde sei, aqui perto da capital do RJ só tem lá na BOX 1000.
Um abraço, Delfim.
Acabei comprando o Lubrax Top Turbo. Balde de 20 l por 160,00.
Mantiqueira
04/03/2012, 20:35
E o que os amigos me dizem Castrol CRB ?
E o que os amigos me dizem Castrol CRB ?
No meu carro tá consumindo razoavelmente. Fora que foi caro. Quero ir prum Top Turbo ou Viscus da Castrol, já que não encontro o Vigoros da Petrobrás. Liguei pro representante dos óleos da BR aqui em PE e ele não deu muita bola (acostumado a vender em grande quantidade, pra donos de frota...).
Mantiqueira
04/03/2012, 22:50
Mas em qual patamar classificatório está o Castrol CRB?
Mantiqueira,
O Castrol CRB é um óleo ultrapassado, o API dele é CF-4 !
Para vc ter uma idéia, já estamos na classificação CI-4, portanto o Castro CRB está 3 classes atrás...
Um abraço, Delfim.
feitosac
04/03/2012, 23:50
Carlos,
Sim, troco a cada 40.000 Km, respeitando o manual.
Esse óleo da TUTELA não é tão difícil de achar, mas como sempre troco junto com o do diferencial traseiro, que é LSD (autoblocante) e utilizo nele o óleo específico (MOTUL 90PA), acabo comprando e trocando todos juntos na BOX 1000, em Nova Iguaçú-RJ. E o óleo MOTUL 90PA até onde sei, aqui perto da capital do RJ só tem lá na BOX 1000.
Um abraço, Delfim.
Valeu Delfim .... :concordo:
Mantiqueira
05/03/2012, 00:42
Mantiqueira,
O Castrol CRB é um óleo ultrapassado, o API dele é CF-4 !
Para vc ter uma idéia, já estamos na classificação CI-4, portanto o Castro CRB está 3 classes atrás...
Um abraço, Delfim.
Valeu amigo, vou mudar pro Top Turbo.
Pessoal, vou aproveitar esse topico para não criar outro pois estou com algumas duvidas em relação a quantidade e tipos de oleos/fluidos que vocês utilizam, vamos la:
- Fluido da direção, qual o tipo/marca e quantidade?
- O fluido da embreagem é o mesmo do de freio, ou seja, DOT4?
- Em relação aos diferenciais, pelo q andei vendo só o traseiro que é LSD e pelo q vi o MOTUL se adequa bastante ao que é solicitado no manual, agora eu pergunto: e o dianteiro, qual utilizo? Pode ser o MOTUL mesmo? Quais as quantidades?
Me desculpem tantas perguntas mas pra mim nada melhor do q a opnião dos proprietarios, até pra não correr o risco de cair no papo de vendedor que quer empurrar de goela abaixo o produto q ele tem sem nem mesmo saber se aquele produto é adequado ao carro. Desde ja agradeço a ajuda de todos.
Galera, qual diferença básica do óleo Extra Turbo e Top Turbo da Lubrax? A diferença de preço é mínima. O de 3l Extra Turbo está R$ 37,00 e o Top Turbo está R$ 40,00. Tb me passaram o 10W40, Lubrax Avante, bem mais caro. Será que é bem melhor?
toyotero sr5
09/04/2012, 22:03
Blz Galera!!
Estou utilizando o Mobil delvac mx 15w40 (API CI-4) tem um preço bacana e parece ter um bom custo beneficio. Valeu
marcelot
23/10/2012, 22:55
Galera,
Qual dos 2 óleos vocês acham melhor:
-Lubrax Extra Turbo
-Mobil Delvac 1400
Ambos estão custando igual: R$ 179,00 balde 20 litros.
Galera,
Qual dos 2 óleos vocês acham melhor:
-Lubrax Extra Turbo
-Mobil Delvac 1400
Ambos estão custando igual: R$ 179,00 balde 20 litros.
Top Turbo. Próxima pergunta...
Sérgio Holanda tem um amigo que é engenheiro da Petrobras. Esse engenheiro tem uma SW4 99 e fez o teste com o óleo top turbo. Rodou 3 k km e analisou o olho, o qual manteve-se exatamente igual. Aos 5 k km realizou o mesmo teste e o resultado manteve-se. Aos 7 k km começou a reduzir a eficiência. Com 5 k km é certeza que tudo estará 100% com o óleo.
guilhermeabreu
24/10/2012, 10:48
Sérgio Holanda tem um amigo que é engenheiro da Petrobras. Esse engenheiro tem uma SW4 99 e fez o teste com o óleo top turbo. Rodou 3 k km e analisou o olho, o qual manteve-se exatamente igual. Aos 5 k km realizou o mesmo teste e o resultado manteve-se. Aos 7 k km começou a reduzir a eficiência. Com 5 k km é certeza que tudo estará 100% com o óleo.
X2
Tb tenho um amigo que é petroleiro , funcionário da PETROBRÁS responsãvel pela manutenção dos maquinários , motores gigantescos e me falou a mesma coisa , desde então passei a usar o mesmo óleo , OU SEJA : TOP TURBO BR
Sérgio Holanda tem um amigo que é engenheiro da Petrobras. Esse engenheiro tem uma SW4 99 e fez o teste com o óleo top turbo. Rodou 3 k km e analisou o óleo, o qual manteve-se exatamente igual. Aos 5 k km realizou o mesmo teste e o resultado manteve-se. Aos 7 k km começou a reduzir a eficiência. Com 5 k km é certeza que tudo estará 100% com o óleo.
Corrigindo...
guilhermeabreu
24/10/2012, 13:16
Corrigindo...
GRANDE DORDERF
Precisa corigir não , todo mundo entendeu , vc mesmo já deve ter visto um montão de coisas que escrevo ERRADO , e meu irmão me diz para que eu escreva na mesma velocidade que raciocino , senão fica tudo atropelado , não tem jeito meus dedos andam mais rápido e sai um monte de coisas erradas , mas esquenta não , TODO MUNDO ENTENDEU .
TCHEIGOR
25/10/2012, 01:11
hehehe todo mundo entendeu não, pouca gente percebeu!
Bem galera, acho que o TOP Turbo da Petrobras ganhou a preferencia de todos mas, para falar a verdade, acho que quem troca o oleo a cada 5.000 km, meu caso, a gente pode usar qualquer um que esteja dentro das mesmas especificações do top Turbo ou especificaçoes similares.
Abraços,
guilhermeabreu
01/12/2012, 10:52
Bem galera, acho que o TOP Turbo da Petrobras ganhou a preferencia de todos mas, para falar a verdade, acho que quem troca o oleo a cada 5.000 km, meu caso, a gente pode usar qualquer um que esteja dentro das mesmas especificações do top Turbo ou especificaçoes similares.
Abraços,
Tb concordo , não existiria a continuidade de produção de óleos que não mantivesse as mínimas nescessidades de lubrificação dos motores e fica difícil de anlisar se um é melhor do o outro , VAMOS BASEAR EM QUE , mas uso o TOP TURBO DA BR .
F. Oliveira
01/12/2012, 11:51
A propósito..quais seriam as diferenças significativas entre o top e o extra turbos da petrobras?
A modernidade. O Top Turbo é classificado como API CI-4/SL e o Extra Turbo como API CG-4/SJ. Depois do C, quanto mais elevado no alfabeto melhor!
A quem atende o Top Turbo: Mercedes Benz 228.3, Volvo VDS 3, CUMMINS CES 20078.Atende a MAN 3275, Caterpillar ECF-1, Global DHD-1 e DDC Power Guard Oil 93K21S
O Extra Turbo:
Mercedes Benz 228.1, Volvo VDS.
Diferença ENORME.
Há uma mais moderno que o Top Turbo, o Lubrax Advento, com classificação CJ-4.
E aí galera, vale a pena usar o Lubrax Advento?
guilhermeabreu
01/12/2012, 15:29
A modernidade. O Top Turbo é classificado como API CI-4/SL e o Extra Turbo como API CG-4/SJ. Depois do C, quanto mais elevado no alfabeto melhor!
A quem atende o Top Turbo: Mercedes Benz 228.3, Volvo VDS 3, CUMMINS CES 20078.Atende a MAN 3275, Caterpillar ECF-1, Global DHD-1 e DDC Power Guard Oil 93K21S
O Extra Turbo:
Diferença ENORME.
Este ADVENTO é sintético ???
F. Oliveira
01/12/2012, 15:51
O Extra Turbo:
Diferença ENORME.
Muito obrigado pelo esclarecimento, caro Dorderf...de fato, mesmo trocando com 5 mil km, o extra sai bem escuro qdo retirado...vou alterar o óleo a ser usado
guilhermeabreu
01/12/2012, 17:44
Muito obrigado pelo esclarecimento, caro Dorderf...de fato, mesmo trocando com 5 mil km, o extra sai bem escuro qdo retirado...vou alterar o óleo a ser usado
F.OLIVEIRA
ATENÇÃO :
O óleo que após vc rodar 5.000 km saír claro é sinal de ÓLEO RUIM , pq todo óleo foi feito para lubrificar os componentes metálicos que estão em movimento e atritando e aquele que saí claro é porque não lubrificou direito .
Este ADVENTO é sintético ???
Caríssimo Dr., ele é mineral. Segue o link do folheto: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/eeaa8700499c9936aacdaf7a0ca084ad/ft-lub-auto-caminhoes-advento.pdf?MOD=AJPERES
Agora, a parte que tô cabreiro é essa: "para uso em motores a
diesel turbinados de baixas emissões". Embora que depois vem o seguinte detalhe: "Pode ser usado em substituição aos óleos com nível API
CF-4, CG-4, CH-4 e CI-4"
É galera, o Top Turbo foi ultrapassado! Acho que agora vou passar a usar o Advento...
De qualquer forma, questionei a Petrobras. Vamos ver a resposta.
Meu carro há rodou, depois que troquei o óleo aos 1000 km (motor feito) mais 1000 km. Ele está clarinho, mas tb pq o radiador de óleo está limpíssimo. Mas tá bem menos claro que quando foi colocado, ou seja, com o tempo ele vai escurecer.
guilhermeabreu
01/12/2012, 23:56
Caríssimo Dr., ele é mineral. Segue o link do folheto: http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/eeaa8700499c9936aacdaf7a0ca084ad/ft-lub-auto-caminhoes-advento.pdf?MOD=AJPERES
Agora, a parte que tô cabreiro é essa: "para uso em motores a
diesel turbinados de baixas emissões". Embora que depois vem o seguinte detalhe: "Pode ser usado em substituição aos óleos com nível API
CF-4, CG-4, CH-4 e CI-4"
É galera, o Top Turbo foi ultrapassado! Acho que agora vou passar a usar o Advento...
De qualquer forma, questionei a Petrobras. Vamos ver a resposta.
Meu carro há rodou, depois que troquei o óleo aos 1000 km (motor feito) mais 1000 km. Ele está clarinho, mas tb pq o radiador de óleo está limpíssimo. Mas tá bem menos claro que quando foi colocado, ou seja, com o tempo ele vai escurecer.
Isto é normal , a medida que vc vai usando ele vai sujando pq ele vai limpando os resíduos da queima do combustível nos cilindros , esta é outra função do óleo que não é só de evitar o contato das partes metálicas que estão em movimento . E com isto no final dos 5.000km ele tem que estar preto mesmo , por isto tem o nome de ÓLEO QUEIMADO .
toyotero sr5
02/12/2012, 13:58
Agora que eu ia partir para o top turbo!! Estou usando o mobil delvac 15w40 mas esta muito caro r$ 17,50 o litro :shock:!!! Será que posso utilizar o top turbo sem problemas?
Agora que eu ia partir para o top turbo!! Estou usando o mobil delvac 15w40 mas esta muito caro r$ 17,50 o litro :shock:!!! Será que posso utilizar o top turbo sem problemas?
O Top Turbo é excelente! Mas agora foi substituído pelo Lubrax Advento... Tô a fim de testá-lo!
toyotero sr5
02/12/2012, 14:46
O Top Turbo é excelente! Mas agora foi substituído pelo Lubrax Advento... Tô a fim de testá-lo!
Dorderf
Não sabia desse novo oleo da petrobras, até então o pessoal fala muito bem do top turbo. Esse advento e 15w40 tambem?
Dorderf
Não sabia desse novo oleo da petrobras, até então o pessoal fala muito bem do top turbo. Esse advento e 15w40 tambem?
É mineral sim. E mais moderno que o Top Turbo.
Estou com uma SW4/01, há pouco tempo, revisão completa feita: correias, amortecedores, pivos, freio, ar cond, óleo motor, filtros, alinhamento, cambagem, balançeamento, enfim quase tudo agora vou trocar os óleos das caixas e diferenciais e depois revisão completa no arrefecimento agora aqui no RJ 40º, e gostaria de saber dos craques aí de cima quais as recomendações para os óleos e aditivos de arrefecimento e proporção considerando uma viatura com 11 anos. Abraços a todos Inner
guilhermeabreu
02/12/2012, 18:13
EU CONTINUAREI USANDO O TOPT TURBO , já uso a mais de 5 anos e time que esta ganhando não se mexe , este ADVENTO deve ser superior sim MAS DEVE SER BEM MAIS CARO TB , e como o TOP TURBO atende as especificações do fabricante do meu motor NÃO VOU INVENTAR A RODA .
INNER eu uso o aditivo no radiador da MWM , um que não tem anti-congelante , pois estamos num País Tropical que no verão da 40ºC mole mole . E só seguir a recomendação que esta escrito no rótulo .
Eu uso tb o MOLIKOTE A2 a mais de 10 anos nos meus motores e comprei uma bisnaguinha MOLIKOTE tb para o cambio mas sumiu aqui em casa uma BISNAGUINHA tem que sumir mesmo , aqui em casa qdo compro alguma coisa , SE EU RETIRAR DO CARRO BABAU JÁ ERA SOME TUDO , logo meu carro é como minha casa tem tudo o que compro , mas se tirar do carro NUNCA MAIS ACHO , sempre compro de novo para usar na hora , SENÃO SOME DE NOVO .
Só atenção no óleo de freio COMPRE O DOT 4 que é o recomendado pela TOYOTA , comentei aqui esta semana que um cara usou o DOT 5 numa picape 2009 e 3 meses depois deu problema no freio por causa do óleo errado colocado , inchou as borrachas e travou os freios .
Se o Advento for muito mais caro que o Top Turbo, também vou ficar no Top Turbo...
Estou com uma SW4/01, há pouco tempo, revisão completa feita: correias, amortecedores, pivos, freio, ar cond, óleo motor, filtros, alinhamento, cambagem, balançeamento, enfim quase tudo agora vou trocar os óleos das caixas e diferenciais e depois revisão completa no arrefecimento agora aqui no RJ 40º, e gostaria de saber dos craques aí de cima quais as recomendações para os óleos e aditivos de arrefecimento e proporção considerando uma viatura com 11 anos. Abraços a todos Inner
Inner,
Eu costumo fazer essas trocas a cada 40.000 km, conforme recomenda o manual das nossas viaturas.
Costumo fazer o serviço na BOX 1000, que fica na Av. Nilo Peçanha, em Nova Iguaçú-RJ.
Só lá consigo o excelente MOTUL 90PA, para o diferencial traseiro, de deslizamento limitado (LSD) e que atende rigorosamente o especificado no manual, ou seja, SAE 90 API GL-5.
No diferencial dianteiro, caixa de marchas e caixa de transferência, uso o TUTELA "ZC75 SINTH" 75W90 API GL-5, mas há outras marcas no mercado, também boas e que atendem a essas especificações.
Quanto ao sistema de arrefecimento, uso o aditivo concentrado azul GLACELF, da marca ELF, na proporção de 40% (4 litros) de aditivo + 60% (6 litros) de água destilada.
Tenho mantido assim, desde que comprei viatura, em março de 2008, sem problema nenhum, e como bem lembrou o meu amigo Guilherme, em time que está ganhando não se deve mexer, hehehehe....
Um abraço, Delfim.
Galera, segue a nota da Petrobras:
"Saudações Sr. Miguel,
A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.
Em atendimento à sua consulta, informamos que o Lubrax Advento pode ser utilizado em qualquer motor diesel que exija lubrificantes com o nível de desempenho API CJ-4. Pode ser usado em substituição aos óleos com nível API
CF-4, CG-4, CH-4 e CI-4. O período de troca deve ser mantido, pois o mesmo é definido pelo fabricante do motor do veículo.
Ambos os lubrificantes (Advento e Top Turbo) possuem classificação superior à exigida pelo fabricante do seu veículo.
Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Vanessa Rocha
Engenheira Química
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A"
guilhermeabreu
03/12/2012, 18:08
Galera, segue a nota da Petrobras:
"Saudações Sr. Miguel,
A Petrobras Distribuidora tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.
Em atendimento à sua consulta, informamos que o Lubrax Advento pode ser utilizado em qualquer motor diesel que exija lubrificantes com o nível de desempenho API CJ-4. Pode ser usado em substituição aos óleos com nível API
CF-4, CG-4, CH-4 e CI-4. O período de troca deve ser mantido, pois o mesmo é definido pelo fabricante do motor do veículo.
Ambos os lubrificantes (Advento e Top Turbo) possuem classificação superior à exigida pelo fabricante do seu veículo.
Agradecemos o seu contato e nos colocamos à sua disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.
Atenciosamente,
Vanessa Rocha
Engenheira Química
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800-728 9001 / sac@br-petrobras.com.br
Petrobras Distribuidora S/A"
Resposta fria e pouco esclarecedora , gostaria que eles respondessem o que o ADVENTO tem de melhoria com relação ao TOP TURBO , se tem mais aditivo , quais os compostos que foram acrescentados e outros bichos mais , mas fazer o que .
EU SEI O QUE FAZER :
CONTINUAR COM O TOP TURBO E PRONTO .
Obrigado Delfim disse tudo forte abraço
Inner,
Eu costumo fazer essas trocas a cada 40.000 km, conforme recomenda o manual das nossas viaturas.
Costumo fazer o serviço na BOX 1000, que fica na Av. Nilo Peçanha, em Nova Iguaçú-RJ.
Só lá consigo o excelente MOTUL 90PA, para o diferencial traseiro, de deslizamento limitado (LSD) e que atende rigorosamente o especificado no manual, ou seja, SAE 90 API GL-5.
No diferencial dianteiro, caixa de marchas e caixa de transferência, uso o TUTELA "ZC75 SINTH" 75W90 API GL-5, mas há outras marcas no mercado, também boas e que atendem a essas especificações.
Quanto ao sistema de arrefecimento, uso o aditivo concentrado azul GLACELF, da marca ELF, na proporção de 40% (4 litros) de aditivo + 60% (6 litros) de água destilada.
Tenho mantido assim, desde que comprei viatura, em março de 2008, sem problema nenhum, e como bem lembrou o meu amigo Guilherme, em time que está ganhando não se deve mexer, hehehehe....
Um abraço, Delfim.
André Cajarana
04/12/2012, 22:47
Eitha respostinha cachorra da molesta home! :screwy:A engenheira de plantão não acrescentou PN.:torcendo:
Parece até aquela historia antiga pernambucana:
“A Maguari comprou a Kibom pra fazer Kimerda”:euforico:
Vou olhar depois a embalagem de ambos, pra ver se tem alguma diferença, além da classificação.
guilhermeabreu
05/12/2012, 11:48
Vou olhar depois a embalagem de ambos, pra ver se tem alguma diferença, além da classificação.
DORDERF
Na embalagem vc só vai encontrar as especificações e indicões , NÃO DIRA A DIFERENÇA ENTRE OS DOIS que é o que mais gostaríamos de saber , ou seja o que tem de mais avançado no ADVENTO que não tem no TOP TURBO .
Esta resposta esta mais para as respostas qdo vc liga para o 0800 e a maquinhinha te responde mecinicamente sem interesse nenhum de resolver PN. Ou qdo vc pergunta alguma a uma CCS o os caras respondem apenas o que o manual esta escrito , ou seja : NÃO ESCLARECEM NADA .
Pois é, Dr. Guilherme... Só troco se a diferença não for absurda.
sandro_ventania
06/12/2012, 20:50
Olá pessoal!
Resolvi estudar a questão e descobri o que muda na nova especificação CJ-4...vamos lá.
Com as novas normas exigindo teores de enxofre cada vez menores no diesel e com isso tambem exigindo que a emissão de poluentes seja cada vez menores, os fabricantes descobriram que o óleo do motor que é tambem queimado na camara de combustão( por isso o óleo baixa) estava dando um olé neles...então tiveram que criar um novo pacote de aditivos para que o óleo do motor não atrapalhasse na hora das medições de poluentes...e tambem não entupissem o filtro de particulas (filtro dpf) antes do tempo.
Surgiu então o CJ-4!
A sua principal caracteristica é resistir a alta temperatura sem se degradar(ou queimar)...segundo dizem, resisti o dobro do CI-4!
Além de queimar menos e tendo menor teor de enxofre e cinzas na sua formulação, entope menos o filtro DPF por fim emitindo menos poluentes!
Mas como nem tudo são flores...como ele foi feito para motores novos que irão trabalhar com diesel S50 pra baixo, eles diminuiram o aditivo alcalinizante que é posto para neutralizar o enxofre dos S1800, S500, etc que nós temos aos montes ainda!
Qual o resultado disso???
Ou voce só usa o S50 ou passa a trocar o óleo com uma kilometragem menor!!!
O óleo é melhor ? Sim !!!!
Protege mais o motor? Sim!!
mas se for usar diesel com teor de enxofre alto, S500 por exemplo...tem que trocar o óleo mais cedo!!
Ahh...esse pessoal que responde e-mail e fala no SAC...são meros atendentes que no máximo lêem uma apostila durante o longo treinamento de 15 dias...apostila chamada, "perguntas e respostas". Eles chamam de ler o script.
Sandro, valeu!
É, então no meu caso vale a pena sim. Aqui em Recife só tem S50. E nos interiores aqui de PE tem tb.
Agora não achei ainda o Advento.
Será que posso colocá-lo logo após tirar o Top Turbo, ou teria que ser antes do prazo para troca (5 k km)?
Tive a satisfação de rodar 5.000 Km's, fazendo agora a troca do óleo.
Ao contrário do comentado pelo Sandro, não baixou nada o nível.
Desconheço a informação de que óleo do motor deva queimar junto na câmara de combustão.
Isso só quando tem folga nos anéis.
Tinha usado na primeira troca e também nesta Mobil Delvac, 15W40
Na viagem programada ao Chile para julho do ano que vem deverei trocar para 5W30 ou 0W30, pois certamente o carro dormirá sob neve.:concordo:
Glaicon
O óleo do motor (lubrificante) tem sim uma parcela queimada no funcionamento normal do motor. Ele tem que lubrificar, por exemplo, as paredes do cilindro, e quando ocorre a explosão no seu interior, este óleo é queimado expelido pelo sistema de escape. Caso contrário teria um atrito muito grande e consequentemente causaria danos nestes componentes. O que acontece é que a parcela queimada é normalmente pequena e não se percebe verificando o nível da vareta de óleo.
Não confundir com motor dois tempos, em que o óleo e adicionado ao combustível.
Abraços
Clandio
Mantiqueira
07/12/2012, 12:25
Glaicon
O óleo do motor (lubrificante) tem sim uma parcela queimada no funcionamento normal do motor. Ele tem que lubrificar, por exemplo, as paredes do cilindro, e quando ocorre a explosão no seu interior, este óleo é queimado expelido pelo sistema de escape. Caso contrário teria um atrito muito grande e consequentemente causaria danos nestes componentes. O que acontece é que a parcela queimada é normalmente pequena e não se percebe verificando o nível da vareta de óleo.
Abraços
Clandio
Xxxxxxxxxxxxxxx 2:curtir:
Glaicon
Abraços
Clandio
Concordo com você, pois fui extremista ao falar em não baixar "nada".
Retificando, o que não pode é baixar significativamente o nível na vareta.
Óleo baixa mais com o motor novo, quando há o necessário assentamento das peças.
Ou depois de desgaste acentuado das mesmas.
Resumindo, se você necessitar completar óleo é porque o motor está fora da normalidade.:concordo:
Mantiqueira
08/12/2012, 10:54
Concordo com você, pois fui extremista ao falar em não baixar "nada".
Retificando, o que não pode é baixar significativamente o nível na vareta.
Óleo baixa mais com o motor novo, quando há o necessário assentamento das peças.
Ou depois de desgaste acentuado das mesmas.
Resumindo, se você necessitar completar óleo é porque o motor está fora da normalidade.:concordo:
Concordo, porém existem motores que têm suas peculiaridades por exemplo os AP VW era comum baixar 1 L a cada 1.000 Km mesmo estando novos.
EDERVANDO
02/03/2013, 21:50
Carter, eu conversei com eles ( Toyota ) e fui informado que o oleo usado é homologado pela Toyota. Eu não sei dizer se é feito tanto para gasolina/alcool e diesel. Na embalagem não diz.
O fabricante é a ExxonMObil , disso eu tenho certeza.
Agora, dá uma olhada neste oleo da MOBIL aqui:
Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W-40
333128
API CJ-4, CI-4 PLUS/CI-4/CH-4/CG-4/ SM/SL/SJ
ACEA E7
Caterpillar ECF-2,ECF-3
Recomendado pela ExxonMobil para veículos que requeiram óleos conforme API CG-4 e ACEA E5
Repare que ele é um CJ, isto é, pronto para os motores EURO 5 com baixo teor de enxofre.
Vende no Brasil :cool:
Estou usando este oleo na minha hilux, oque vc acha deste oleo ? estou perguntando por ser 5w40, sendo que o recomendado é 10w40. A minha é 2011 tá com 5500 km.
Eder.
jorge.duarte
02/03/2013, 21:58
Pergunto!
Nos motores D-4D, SW4 2006, qual óleo usar: mineral, sintético ou semi-sintético?
Abs
Pergunto!
Nos motores D-4D, SW4 2006, qual óleo usar: mineral, sintético ou semi-sintético?
Abs
Jorge, vê o óleo Advento da BR. Acredito que seja o ideal pra vc.
jorge.duarte
02/03/2013, 22:41
Jorge, vê o óleo Advento da BR. Acredito que seja o ideal pra vc.
Na verdade eu queria saber se é para usar mineral o sintético. Esse é mineral, já é uma boa dica, caso o oleo a utilizar seja mineral!
Abs
jorge.duarte
02/03/2013, 23:43
Achei os seguintes:
Castrol
Oleo Castrol 5w40 100%sintetico Somente A Diesel/amarok - R$ 23,50 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461309457-oleo-castrol-5w40-100sintetico-somente-a-dieselamarok-_JM)
Mobil
Óleo Lubrificante Sintético Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W40 API CJ-4 (http://orionfiltros.com.br/lojavirtual/oleo-lubrificante-mobil-1-turbo-diesel-truck-5w40.html?SID=a5534162b65804d00648e641326fbdfe)
Abs
FelipeHilux
03/03/2013, 00:00
Ta em todas hein Jorge ! ! ! ! !
O oleo dela é 10W40 semi-sintetico (original Toy)
Prezados Toyoteiros, trabalhei um curto período com óleo para motores e vou postar aqui o pouco que sei e ilustrar a minha utilização de forma bem suscinta:
1º - Sempre troque o óleo conforme indicado no manual do proprietário, o que foi proposto pelo fabricante, nunca no prazo superior seja ele mineral, sintético ou semi-sintético.
2º - O mais importante é seguir o que o fabricante determina, ou seja, o API ( CJ-4, CI-4, CH-4, CG-4 etc...) especificações que definem os níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender e o SAE ( 20W50, 15W40 etc...) que se baseia na viscosidade do óleo a 100º C, a primeira de baixa temperatura seguida pela letra W e a segunda de alta temperatura. Não podemos esquecer dos monograu (20, 30, 40 ou 50).
3º - Nunca misture mineral com semi ou sintético principalmente de empresas diferentes, vou explicar mais abaixo.
OBS.: Seguindo isto a risca terá motor para um longo período de utilização, agora se vai utilizar mineral, semi ou sintético vai do gosto e bolso de cada um. É claro que o sintético tem mais tecnologia mas nem sempre justifica o seu valor ainda mais se tratando de motores diesel que tem a troca a cada 5.000 km o que é curto para alguns. Eu sempre troquei óleo com 5.000km seja gasolina, alcool, diesel etc... e o ideal é respeitar o período que independe da KM, ou seja, nas HILUX ela é de três meses. Sempre utilizo mineral e faço a troca juntamente com o filtro. É melhor usar um mineral e substituí-lo cf. determinado pelo fabricante do que usar um sintético e ultrapassar o prazo acreditando na tecnologia do óleo como muitos fazem por aí.
Agora para trazer um pouco mais de esclarecimento para a galera ajudando a somar ao nosso conhecimento vou citar cada um deles:
O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos. Sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas e arrefecer, independentemente de ser mineral ou sintético.
A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos.
Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos.
Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros.
Os óleos semi-sintéticos ou de base sintética, empregam mistura em proporções variáveis de básicos minerais e sintéticos, buscando reunir as melhores propriedades de cada tipo, associando a otimização de custo, uma vez que as matérias-primas sintéticas possuem custo muito elevado.
Não é recomendado misturar óleos minerais com sintéticos, principalmente de empresas diferentes.Seus óleos básicos apresentam naturezas químicas diferentes e a mistura pode comprometer o desempenho de sua aditivação, podendo gerar depósitos.Além disso, não é economicamente vantajoso, já que o óleo sintético é muito mais caro que o mineral e a mistura dos dois equivale praticamente ao óleo mineral, sendo, portanto, um desperdício.
Uma dica interessante se refere à troca de óleo mineral por sintético. É importante trocar o filtro de óleo junto com a primeira carga de sintético assim como esgotar todo o óleo com uma “limpeza” no motor com o óleo a ser usado. Embora os lubrificantes sintéticos possuam características de qualidade superiores, a maioria dos fabricantes de veículos ainda não diferencia os períodos de troca, caso se utilize óleos sintéticos ou minerais.
Recomendo seguir a indicação do Manual do Proprietário para intervalo de troca.
Óleos minerais
São usados como lubrificantes com uma adequada viscosidade, originados de petróleos crus e beneficiados através de refinação. As propriedades e qualidades destes lubrificantes dependem da proveniencia e da viscosidade do petroleo cru. Quando falamos em óleos minerais temos de distinguir três tipos:
A – Óleo mineral de base parafínico
O nome ¨Parafina¨, de origem Latin, indica, que estas ligas quimicas são relativamente estáveis e resistentes e não podem ser modificadas facilmente com influências quimicas. Sendo assim as parafinas tendem a não oxidar em temperaturas ambientes ou levemente elevadas. Nos lubrificantes eles são partes resistentes e preciosos, que não ¨envelhecem¨ ou somente oxidam de forma lenta. Contém em sua composição química hidrocarbonetos de parafina em maior proporção, demonstra uma densidade menor e é menos sensível a alteração de viscosidade/temperatura. A grande desvantagem é seu comportamento em temperaturas baixas: as parafinas tendem a sedimentar-se.
B – Óleo mineral de base naftênico
Enquanto os hidrocarbonetos parafinicos formam em sua estrutura molecular correntes, os naftêncios formam em sua maioria ciclos. Os naftenicos em geral são usados, quando necessitamos produzir lubrificantes para baixas temperaturas. Desvantagem dos naftênicos é sua incompatibilidade com materiais sintéticos e elastômeros.
C -Óleo mineral de base misto
Para atender as caracteristicas de lubrificantes conforme necessidade e campo de aplicação a maioria dos óleos minerais é misturada com base naftêncio ou parafínico em quantidades variados.
Óleos sintéticos
São, ao contrário dos óleos minerais, produzidos artificialmente. Eles possuem, na maioria das vezes, um bom comporamento de viscosidade-temperatura com pouca tendência de coqueificação em temperaturas elevadas, baixo ponto de solidificação em baixas temperaturas, alta resistência contra temperatura e influências quimicas. Quando falamos em óleos sintéticos temos de distinguir cinco tipos diferentes:
1. Hidrocarbonetos sintéticos
Entre os hidrocarbonetos sintéticos destacam-se hoje com maior importância de um lado os polialfaoleofinas (PAO) e os óleos hidrocraqueados.
Estes óleos são fabricados a partirde óleos minerais, porém levam um processo de sinteticação, o qual elimina os radicais livres e impurezas, deixando-os assim mais estavel a oxidação. Também consegue-se através desde processo um comportamento excelente em ralaçãoa viscosidade-temperatura.
Estes hidrocarbonetos ¨semi-sintéticos¨ atingem IV (Índices de Viscosidade) até 150.
2. Poliolésteres
Para a fabricação de lubrificantes especiais, fluidos de freios, óleos hidraúlicos e fluídos de corteos poli-alquileno-glicois, miscivel ou nãomiscivel em água tem hoje cada vez mais importância.
3. Diésteres
São ligações entre ácidos e alcoois através da perda de água. Certos grupos formam óleos de éster que são usados para a lubrificação e, também, fabricação de graxas lubrificantes. Os diésteres estão hoje aplicados em grande escala em todas as turbinas da aviação civil por resistir melhor a altas e baixas temperaturas e rotações elevadíssimas. Dos óleos sintéticos eles tem o maior consumo mundial.
4. Óleos de silicone
Os silicones destacam-se pela altíssima resistência contra temperaturas baixas, altas e envelhecimento, como também pelo seu comportamento favorável quanto ao índice de viscosidade. Para a produção de lubrificantes destacam-se os Fenil-polisiloxanes e Methil-polisiloxanes. Grande importância tem os Fluorsilicones na elaboração de lubrificantes resistentes a influência de produtos quimicos, tais como solventes, ácidos etc.
5. Poliésteres Perfluorados
Óleos de fluor e fluorclorocarbonos tem uma estabilidade extraordinária contra influência química. Eles são quimicamente inertes, porém em temperaturas acima de 260°C eles tendem a craquear e liberar vapores tóxicos.
Fica aqui exposto um pouco de todos tipos de lubrificantes para esclarecermos dúvidas e tirarmos a conclusão de qual é o melhor para nossos motores, primando sempre pela qualidade e o bolso de cada um.
FelipeHilux
03/03/2013, 17:53
Que aula Freitag, obrigado.
Aproveitando seu conhecimento, oq vc acha de usar "condicionador de metais", MILITEC-1 por exemplo, é um plus para o motor ou é apenas enfeitar o pavao ???????
jorge.duarte
03/03/2013, 18:13
Que aula Freitag, obrigado.
Aproveitando seu conhecimento, oq vc acha de usar "condicionador de metais", MILITEC-1 por exemplo, é um plus para o motor ou é apenas enfeitar o pavao ???????
Sempre uso Militec e recomendo! Não acho um "plus" e nem pavão...já tive o prazer de abrir um motor, que sempre usou militec e vi o resultado, depois que foi para retifica, fazer medição, comprovou em numeros o que vimos.
Abs
Prezado FelipeHilux, na prática não conheço o referido produto como também nunca utilizei. Inúmeras pessoas utilizam e recomendam como também já foi provado estatisticamente que é um excelente condicionador de metais. No site tem tudo acerca do produto Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/) para mais esclarecimentos. Cf. nosso amigo jorge.duarte mencionou ele mesmo viu com os próprios olhos o resultado e aprovou. Depende agora do custo benefício a longo prazo, uma avaliação para saber se cabe no bolso e vale a pena. Vou conversar com um amigo que é engenheiro mecânico, já experiente, pois me lembro que ele havia comentado alguma coisa a respeito e poderá me fornecer informações mais técnicas acerca do referido produto. Assim que tiver posto aqui novamente.
jorge.duarte
03/03/2013, 23:24
Prezado FelipeHilux, na prática não conheço o referido produto como também nunca utilizei. Inúmeras pessoas utilizam e recomendam como também já foi provado estatisticamente que é um excelente condicionador de metais. No site tem tudo acerca do produto Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/) para mais esclarecimentos. Cf. nosso amigo jorge.duarte mencionou ele mesmo viu com os próprios olhos o resultado e aprovou. Depende agora do custo benefício a longo prazo, uma avaliação para saber se cabe no bolso e vale a pena. Vou conversar com um amigo que é engenheiro mecânico, já experiente, pois me lembro que ele havia comentado alguma coisa a respeito e poderá me fornecer informações mais técnicas acerca do referido produto. Assim que tiver posto aqui novamente.
Sempre fui meio pé atras no Militec, vendido aqui no Brasil...a embalagem é totalmente diferente da americana. Sei lá, pode ser coisa da minha cabeça, mas prefiro comprar no EBAY, sai mais barato e sei que é original.
MILITEC-1 - The ONLY all-purpose synthetic metal conditioner and gun oil (http://www.militec-1.com/)
Abs
jorge.duarte
03/03/2013, 23:29
Voltando ao assunto original...O que acham disso:
LUBRAX ADVENTO - Informa que atende: EGR (Sistema de Recirculação de Gases), DPF (Filtro de Particulados de Diesel) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva) para o controle de emissões, conforme PROCONVE P7 (Euro V). Mas é mineral, API CJ-4 , 15W -40 e mais barato.
LUBRAX AVANTE - Lubrificante premium , semi sintético API CI-4, 10W -40...R$ 19,00 o litro.
e ainda:
Oleo Castrol 5w40 100%sintetico Somente A Diesel/amarok - R$ 23,50 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461309457-oleo-castrol-5w40-100sintetico-somente-a-dieselamarok-_JM)
Óleo Lubrificante Sintético Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5W40 API CJ-4 (http://orionfiltros.com.br/lojavirtual/oleo-lubrificante-mobil-1-turbo-diesel-truck-5w40.html?SID=a5534162b65804d00648e641326fbdfe)
Pelo que li meu motor é euro 4, mas tem EGR e SCR.
E aí?
Abs
Engels Kbça
04/03/2013, 14:49
Pessoal, vou aproveitar esse topico para não criar outro pois estou com algumas duvidas em relação a quantidade e tipos de oleos/fluidos que vocês utilizam, vamos la:
- Fluido da direção, qual o tipo/marca e quantidade?
- O fluido da embreagem é o mesmo do de freio, ou seja, DOT4?
- Em relação aos diferenciais, pelo q andei vendo só o traseiro que é LSD e pelo q vi o MOTUL se adequa bastante ao que é solicitado no manual, agora eu pergunto: e o dianteiro, qual utilizo? Pode ser o MOTUL mesmo? Quais as quantidades?
Me desculpem tantas perguntas mas pra mim nada melhor do q a opnião dos proprietarios, até pra não correr o risco de cair no papo de vendedor que quer empurrar de goela abaixo o produto q ele tem sem nem mesmo saber se aquele produto é adequado ao carro. Desde ja agradeço a ajuda de todos.
Para qual viatura ??
EDERVANDO
04/03/2013, 18:27
Voltando ao assunto original...O que acham disso:
LUBRAX ADVENTO - Informa que atende: EGR (Sistema de Recirculação de Gases), DPF (Filtro de Particulados de Diesel) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva) para o controle de emissões, conforme PROCONVE P7 (Euro V). Mas é mineral, API CJ-4 , 15W -40 e mais barato.
LUBRAX AVANTE - Lubrificante premium , semi sintético API CI-4, 10W -40...R$ 19,00 o litro.
e ainda:
Pelo que li meu motor é euro 4, mas tem EGR e SCR.
E aí?
Abs
Jorge estou usando esse oleo mobil 1 cj-4 ( 5w40 ) 100% sintetico. Custa + ou - R$ 45,00 embalagem com 950 ml . Minha Hilux é 2011. Oque vc acha deste oleo, o fato de ser 5w e não 10w , é vantagem ou desvantagem ?
Por favor, quem pode me orientar para que eu posso ficar tranquilo.
Edervando.
jorge.duarte
04/03/2013, 19:56
Para qual viatura ??
SW4 2006 - 3.0 Diesel
Abs
jorge.duarte
04/03/2013, 19:58
Jorge estou usando esse oleo mobil 1 cj-4 ( 5w40 ) 100% sintetico. Custa + ou - R$ 45,00 embalagem com 950 ml . Minha Hilux é 2011. Oque vc acha deste oleo, o fato de ser 5w e não 10w , é vantagem ou desvantagem ?
Edervando.
Acho top, esse óleo. Foi o que eu coloquei, no link
Abs
EDERVANDO
04/03/2013, 20:59
Boa noite !
Vi numa revista (Transporte Mundial) que a Texaco trouxe para o Brasil o lubrificante URSA 10w40 semisintetico CI-4 , mais uma opção para os donos de Hilux , não sei quanto custa talvez uns R$ 25,00 , mas diz a revista a disponibilidade é para barril de 200 litros.
Alguém aí ja conhece ?
Hilux 2011 AUT.
Edervando.
Os óleos 0W ou 5W possuem base sintética ou são 100% sintéticos.
O primeiro número do óleo multiviscoso indica a sua utilidade para ambientes extremamentes frios, melhorando sua capacidade de lubrificação na partida do motor.
Quanto menor o número, mais eficiente ele será na partida.
Para as nossas temperaturas tropicais ou subtropicais os óleos 5W ou 10W possuem pouca diferença de eficiência.
Mas, do ponto de vista de qual seria melhor para a correta utlilização (locais frios), o 5W será melhor.:concordo:
jorge.duarte
10/03/2013, 00:58
MANN+HUMMEL recebe dois prêmios da indústria automobilística
A MANN+HUMMEL, fabricante de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator Premium Plus, acaba de conquistar mais dois importantes reconhecimentos da indústria automobilística: o Prêmio Ford e o Prêmio da Qualidade Toyota.
O Prêmio Ford foi oferecido à MANN+HUMMEL pela importante conquista do objetivo de
PPM (peças devolvidas por milhão), atingido pela empresa nos últimos seis meses. Desde 1997, a MANN-HUMMEL fornece filtros de ar para a Ford que, atualmente, equipam os modelos EcoSport e Fiesta. Já o Prêmio da Qualidade Toyota reconhece mundialmente a MANN+HUMMEL como o fornecedor que atingiu com sucesso a meta de PPM em 2007. A empresa adotou a agressiva meta de 6 PPM, com o objetivo de atender os rigorosos requisitos de qualidade da montadora, desde 2002.
“Receber prêmios de qualidade das montadoras é o reconhecimento do cliente por nosso trabalho. Traduzimos isso como um voto de confiança e um incentivo para o aprimoramento constante. Além disso, estes méritos se tornam um diferencial na preferência dos novos clientes, colaborando com o objetivo da MANN+HUMMEL de se tornar líder de mercado em todos os segmentos que atuamos”, completa Robson Scarpioni, gerente de Qualidade da empresa.
www.mann-hummel.com.br (http://www.mann-hummel.com.br/)
Jorge,
qual a referencia do oleo MILITEC (http://www.militec-1.com/)
que vc uso e qual o canal para compra, obrigado
Sempre uso Militec e recomendo! Não acho um "plus" e nem pavão...já tive o prazer de abrir um motor, que sempre usou militec e vi o resultado, depois que foi para retifica, fazer medição, comprovou em numeros o que vimos.
Abs
jorge.duarte
10/03/2013, 11:27
Jorge,
qual a referencia do oleo MILITEC (http://www.militec-1.com/)
que vc uso e qual o canal para compra, obrigado
Eu compro desse cara aqui!
Militec 1 Synthetic Metal Conditioner 16 Oz | eBay (http://www.ebay.com/itm/MILITEC-1-Synthetic-Metal-Conditioner-16-oz-/151007741849?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2328c34799)
Devemos usar o produto a cada 24.000 km independente de quantas trocas tiver no intervalo.
Abs
guilhermeabreu
10/03/2013, 15:35
Nem sempre a gente usando lubrificantes melhores ou acima em qualidade que o fabricante recomenda será melhor para nossos carros .
RECENTEMENTE CONVERSANDO COM UM MECANICO DA CCS TOYOTA DA MINHA CIDADE ELE ME FALOU QUE O ÓLEO DE FREIO RECOMENDADO PELA TOYOTA É O DOT 4 E MUITA GENTE COLOCA O DOT 5 ACHANDO QUE É SUPERIOR E " SIMPLESMENTE O ÓLEO DE FREIO DOT 5 NOS TOYOTAS DERRETEM AS BORRACHAS E CAUSA MAL FUNCIONAMENTO DOS FREIOS CHEGANDO ATÉ A TRAVAR O FREIO " , OCORREU ESTE FATO NA CCS ONDE ELE TRABALHA COM UMA HILUX SW4 2008 QUE CHEGOU LÁ COM ESTE PROBLEMA .
Logo :
Temos que ter atenção neste QUESITO DE MELHOR ÓLEO PARA COLOCAR MOTOR TB .
Já lí em manuais a recomendação de óleo tal OU SUPERIOR , aí tudo bem , MAS NAQUELES MANUAIS QUE SÓ TEM ÓLEO TAL , ACHO UMA TEMERIDADE USAR OUTRO TIPO DE ÓLEO QUE NÃO SEJA O RECOMENDADO , MESMO ELE SENDO SUPERIOR .
Engels Kbça
10/03/2013, 18:25
SW4 2006 - 3.0 Diesel
Abs
Para Motor LUBRAX TOP TURBO
Para direção hidraulica LUBRAX OH 50
Para freio e embreagem uso DOT 3, comendado pela Toyota, as mais novas não sei, mas basta olhar na tampa do reservatorio de óleo de freio/embreagem que tem a indicação.
jorge.duarte
10/03/2013, 21:39
Nem sempre a gente usando lubrificantes melhores ou acima em qualidade que o fabricante recomenda será melhor para nossos carros .
RECENTEMENTE CONVERSANDO COM UM MECANICO DA CCS TOYOTA DA MINHA CIDADE ELE ME FALOU QUE O ÓLEO DE FREIO RECOMENDADO PELA TOYOTA É O DOT 4 E MUITA GENTE COLOCA O DOT 5 ACHANDO QUE É SUPERIOR E " SIMPLESMENTE O ÓLEO DE FREIO DOT 5 NOS TOYOTAS DERRETEM AS BORRACHAS E CAUSA MAL FUNCIONAMENTO DOS FREIOS CHEGANDO ATÉ A TRAVAR O FREIO " , OCORREU ESTE FATO NA CCS ONDE ELE TRABALHA COM UMA HILUX SW4 2008 QUE CHEGOU LÁ COM ESTE PROBLEMA .
Logo :
Temos que ter atenção neste QUESITO DE MELHOR ÓLEO PARA COLOCAR MOTOR TB .
Já lí em manuais a recomendação de óleo tal OU SUPERIOR , aí tudo bem , MAS NAQUELES MANUAIS QUE SÓ TEM ÓLEO TAL , ACHO UMA TEMERIDADE USAR OUTRO TIPO DE ÓLEO QUE NÃO SEJA O RECOMENDADO , MESMO ELE SENDO SUPERIOR .
Guilherme,
Recentemente entrei em contato com o SAC da Toyota, justamente para saber o que eles recomendam de lubrificante, para o motor da minha Hilux, olhe o que responderam!
"Prezado Senhor Jorge Fernando,
Sua manifestação gerou o atendimento de nº499697.
Agradecemos o contato com o Serviço de Assistência ao Cliente Toyota.
Esclarecemos que a Toyota não faz restrição referente ao tipo de óleo utilizado: mineral, sintético ou semi sintético, e quanto ao fabricante, desde que siga as especificações do óleo contidas nos manual do proprietário.
Adicionalmente informamos que a Toyota dispõe uma nova e completa linha de Lubrificantes Genuínos Toyota, formulados especialmente para atender às necessidades técnicas do seu veículo.
Os lubrificantes genuínos são encontrados exclusivamente em nossos distribuidores."
Concluo que, se utilizamos um óleo melhor e/ou mais "moderno", estamos sim mais protegidos e melhor servidos. Concordo contigo, que devemos seguir o recomendado pelo manual, mas não devemos ser radicais em só utilizar o que está escrito ali! Se não, estaríamos utilizando óleo CD ou CE, sendo que a maioria aqui anda com CF-4 ou CI-4.
Abs
Os manuais da maioria das viaturas aqui participantes possuem de 10 a 20 anos de idade.
Logicamente que as recomendações eram coerentes para aquela época.
Negar a evolução dos lubrificantes e a grande disponibilidade posta hoje no mercado, não faz nenhum sentido, data venia.:concordo:
Vou contar aqui o caso da Hilux 2007 (Modelo Novo) do meu velho, na primeira e segunda revisão sempre trocou o óleo nas revisões na CSS, colocando 10W40 Genuíno Toyota, quando foi trocar a primeira vez fora da CSS, ligamos lá e pedimos qual óleo usar que não fosse o Genuíno Toyota e recomendaram o Shell Helix HX7 API 10W40 semi sintético, efetuando mais 03 trocas com esse óleo a cada 10.000Km, agora na ultima troca o mecânico disse que poderia usar o 15W40 tranquilo e me mostrou até uma tabela de lubrificação da Mobil de 2012 indicando esse óleo pra Hilux, consultando o manual da Hilux não fala nada do API, apenas que use classificação CF pra cima, como ele roda muito pouco, média de 10.000 por ano, acabava trocando de óleo de ano em ano, e segundo o mecânico era muito tempo pra um óleo pra motor a gasolina mesmo sendo semi-sintético rodar num motor diesel (citou aquele negócio da baixa TBN desse óleo Shell), então decidimos colocar o Lubrax Advento 15W40 CJ-4 que é bem mais barato e vai trocar com 10.000 ou 6 meses o que vencer primeiro rigorosamente, até agora com 02 meses, o óleo está incrivelmente claro ainda e nem sinal de borra no motor, e a camionete parou de fazer aquele clak, clak de manhã característico da Hilux, o que vcs acham?
André-4WD
15/03/2013, 14:10
Lark,
Eu levo a picape na oficina Multipeças aqui em Porto Alegre e eles são experts nas toyotas (band + Hilux). Nas ultimas duas trocas de óleo, eles colocaram o MOBIL SUPER FLEX 10W-40 API-SM para troca a cada 10.000km. Achei estranho da 1a vez pq sempre usei óleo para caminhão mesmo, usava o BRUTUS AP, mas na época me falaram que as concessionárias já vinham usando os óleo API nas hiluxs.
Então, eu que estou usando a mais tempo, não tenho nada contra, até porque o oleo que estou usando é categoria SM. Quanto ao barulho, nao notei nada de diferente.
abraço
andre
guilhermeabreu
15/03/2013, 14:23
Qdo tive BAND cheguei a usar o SHELL HELIX foi o pior óleo que usei até hoje , depois migrei pro TEXACO super TDX e atualmente a +- 10 anos só uso o TOP TURBO da PETROBRAS , sei que existe o avanço tecnológico nos motores e ÓLEOS LUBIRFICANTES mas o que quis me referir é que TEM RECOMENDAÇÕES DE FABRICANTES PARA USAREM DETERMINADO TIPO DE ÓLEO E SOU A FAVOR DE SEGUIR ESTA RECOMENDAÇÃO como e o caso dos ÓLEOS DE FREIO NAS TOYOTAS ATUAIS NO QUAL ELES RECOMENDAM DOT 3 e se usar DOT 5 levará problema no sistema de freio , não me referí a óleo de motor .
É sabido por todos que a recomendação dos fabricantes é para USAREM ÓLEO TAL OU SUPERIOR , não sou contra isto e nem contra o avanço tecnológico como ficou parecendo ser da minha opinião com meu relato anterior .
E o SHELL HELIX é uma bosta . Que me desculpem os fâs da SHELL .
EDERVANDO
16/03/2013, 22:20
Mobil 1 CJ-4 / 5W40 100% sintético, quem usa ou já usou ?
Minha hilux completou 1 ano com 2300kms. Diz o manual para cobertura da garantia: troca de óleo 10.000 kms ou 1 ano.
Troquei o óleo e filtro por ter completado 1 ano , usei este mobil aí 5w40 cj-4 100% sintético, ( o preço não é barato +ou- R$ 45 )
Mobil 1 CJ-4 / 5W40 100% sintético, quem usa ou já usou ?
Minha hilux completou 1 ano com 2300kms. Diz o manual para cobertura da garantia: troca de óleo 10.000 kms ou 1 ano.
Troquei o óleo e filtro por ter completado 1 ano , usei este mobil aí 5w40 cj-4 100% sintético, ( o preço não é barato +ou- R$ 45 )
Esse óleo é TOP de linha da Mobil para diesel http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_1_Turbo_Diesel_Truck_5W-40_v1.pdf
Ótimo TBN 10.7 pra aguentar nosso diesel com alto teor de enxofre, e viscosidade a frio 97,9 (um pouquinho pior que o Shell HX7 93,8) pra subir rápido pro motor, é que você está amaciando a camionete agora, mas no futuro acredito que pode trocar este óleo com 15.000 ou 01 ano o que vencer primeiro, pra ele se tornar economicamente viável, a propósito, depois que colocou esse óleo, a sua Hilux melhorou aquele barulho característico que toda Hilux tem, de manhã na primeira partida?
jorge.duarte
16/03/2013, 23:23
Galera,
Vou de LUBRAX AVANTE desenvolvido para a Formula Truck, custoXbeneficio ótimo...R$19,00 o litro.
Abraços
E eu vou junto com o Jorge... LUBRAX AVANTE !!!
Um abraço, Delfim
marco campos
17/03/2013, 11:07
Qdo tive BAND cheguei a usar o SHELL HELIX foi o pior óleo que usei até hoje , depois migrei pro TEXACO super TDX e atualmente a +- 10 anos só uso o TOP TURBO da PETROBRAS , sei que existe o avanço tecnológico nos motores e ÓLEOS LUBIRFICANTES mas o que quis me referir é que TEM RECOMENDAÇÕES DE FABRICANTES PARA USAREM DETERMINADO TIPO DE ÓLEO E SOU A FAVOR DE SEGUIR ESTA RECOMENDAÇÃO como e o caso dos ÓLEOS DE FREIO NAS TOYOTAS ATUAIS NO QUAL ELES RECOMENDAM DOT 3 e se usar DOT 5 levará problema no sistema de freio , não me referí a óleo de motor .
É sabido por todos que a recomendação dos fabricantes é para USAREM ÓLEO TAL OU SUPERIOR , não sou contra isto e nem contra o avanço tecnológico como ficou parecendo ser da minha opinião com meu relato anterior .
E o SHELL HELIX é uma bosta . Que me desculpem os fâs da SHELL .
Guilherme desculpe está te sugando cara, mas... sou totalmente noob em diesel, e vc cara é um altentico guru, kkk e tá pertim de mim, daí não tem como vou te perguntar mais, rsrsrs
Me dá umas dicas de onde vc compra este óleo aqui em Campos, o que vc me aconselha trocar/revisar na viatura q tô comprando (hilux SR 3.0 2004 aspirada), todos os óleos (difenrencial...) e fluidos?
guilhermeabreu
17/03/2013, 15:32
Guilherme desculpe está te sugando cara, mas... sou totalmente noob em diesel, e vc cara é um altentico guru, kkk e tá pertim de mim, daí não tem como vou te perguntar mais, rsrsrs
Me dá umas dicas de onde vc compra este óleo aqui em Campos, o que vc me aconselha trocar/revisar na viatura q tô comprando (hilux SR 3.0 2004 aspirada), todos os óleos (difenrencial...) e fluidos?
MARCO CAMPOS
Não esta sugando nada , estou a sua disposição .
Falei em outro tópico , meu CEL é : 9838-6266 , estou em casa agora e a toa .
EDERVANDO
18/03/2013, 21:11
Esse óleo é TOP de linha da Mobil para diesel http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_1_Turbo_Diesel_Truck_5W-40_v1.pdf
Ótimo TBN 10.7 pra aguentar nosso diesel com alto teor de enxofre, e viscosidade a frio 97,9 (um pouquinho pior que o Shell HX7 93,8) pra subir rápido pro motor, é que você está amaciando a camionete agora, mas no futuro acredito que pode trocar este óleo com 15.000 ou 01 ano o que vencer primeiro, pra ele se tornar economicamente viável, a propósito, depois que colocou esse óleo, a sua Hilux melhorou aquele barulho característico que toda Hilux tem, de manhã na primeira partida?
É minha primeira Hilux, 5500 km atual.
2300 km óleo original ( 12 meses para rodar esta kilometragem )
3200 km MOBIL 1 5w40 CJ-4 / 100% SINTÉTICO
Vc diz: Um pouquinho pior que o SHELL HX7 , como assim ?
Na primeira partida do dia deixo alguns minutos em marcha lenta , depois quando coloco em movimento acelero o mínimo possível até atingir a temperatura normal , só depois dou umas 'esticadas' .
Sabe me explicar esse barulho que vc fala que é característico de toda Hilux ?
Antes já tive F250 4X4 , Ranger 2.8 , S 10 antiga , F1000 HSD , D 20 MAXION , D 20 PERKINS.
Esse tópico deveria mudar de nome para Óleo pra aguentar o tranco; Melhor custo beneficio, porque pagar R$ 45,00 reais num litro de óleo que o amigo citou acima é completamente inviável sendo que um CJ-4 Mineral tá R$ 11,50 será que ele é tão ruim assim frente a esse sintético?
Ou esse sintético é 4 vezes melhor?
É minha primeira Hilux, 5500 km atual.
2300 km óleo original ( 12 meses para rodar esta kilometragem )
3200 km MOBIL 1 5w40 CJ-4 / 100% SINTÉTICO
Vc diz: Um pouquinho pior que o SHELL HX7 , como assim ?
Na primeira partida do dia deixo alguns minutos em marcha lenta , depois quando coloco em movimento acelero o mínimo possível até atingir a temperatura normal , só depois dou umas 'esticadas' .
Sabe me explicar esse barulho que vc fala que é característico de toda Hilux ?
Antes já tive F250 4X4 , Ranger 2.8 , S 10 antiga , F1000 HSD , D 20 MAXION , D 20 PERKINS.
Pouquinho pior apenas na viscosidade a 40ºC, fazendo com que o Shell suba um pouquinho mais rápido pro motor, do resto não tem nem o que falar, esse Mobil é TOP, também pudera nesse preço...o barulho que digo é aquele clak, clak que você escuta melhor ele, se liga-la e já sair andando (Não Aconselhável), vc acelera e parece que não vai e escuta esse clak clak, pelo menos todas que andei faz, somente não andei na 2012 (171cv) talvez a sua por ser modelo novo não faça mais...
jorge.duarte
18/03/2013, 22:09
Ou esse sintético é 4 vezes melhor?
Lark
Esse mobil é CI-4, mesmo assim não justifica o preço.
Abs
Lark
Esse mobil é CI-4, mesmo assim não justifica o preço.
Abs
Não é não amigo, é CJ-4 da uma olhada http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_1_Turbo_Diesel_Truck_5W-40_v1.pdf
porém existe o Mobil CJ-4 mineral que é este http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_MX_ESP_15W-40_v1.pdf
e custa R$ 11,50 o litro apesar de somente existir 15W40, abraços.
jorge.duarte
19/03/2013, 01:17
Não é não amigo, é CJ-4 da uma olhada http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_1_Turbo_Diesel_Truck_5W-40_v1.pdf
porém existe o Mobil CJ-4 mineral que é este http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_MX_ESP_15W-40_v1.pdf
e custa R$ 11,50 o litro apesar de somente existir 15W40, abraços.
No site americano, diz o seguinte
Mobil 1 Turbo
Diesel Truck 5W-40 1100 1200
Advanced full synthetic formula
designed for diesel powered pickups and trucks.
Most diesel applications.
including engines with
diesel particulate filters.
CJ-4, CI-4,
CI-4 Plus, SM,
SL
EDERVANDO
19/03/2013, 18:29
Pouquinho pior apenas na viscosidade a 40ºC, fazendo com que o Shell suba um pouquinho mais rápido pro motor, do resto não tem nem o que falar, esse Mobil é TOP, também pudera nesse preço...o barulho que digo é aquele clak, clak que você escuta melhor ele, se liga-la e já sair andando (Não Aconselhável), vc acelera e parece que não vai e escuta esse clak clak, pelo menos todas que andei faz, somente não andei na 2012 (171cv) talvez a sua por ser modelo novo não faça mais...
A minha é 2011 163cv. Óleo 15w40 CI-4 , CJ-4 , temos excelentes lubrificantes, como no manual recomenda 10w40 , na ocasião eu só encontrei 10w40 CF, não quis por ser CF, pesquisei e fiquei conhecendo este MOBIL 1 5W40 SINTÉTICO, achei alto o preço, mas foi a única opção que eu conhecia, pra min que rodo MUITO POUCO, preferir um 100% sintético por ficar até 15 dias sem usar o carro. Pensei: primeira troca de óleo , 2300 km rodados , entre 15w40 e 5w40 acho mais seguro 5w40. Hoje eu já conheco 10w40 CI-4 LUBRAX Semi-sintético , inclusive eu já comprei 7 litros para próxima troca paguei R$ 20,00, se comprar a caixa com 24L sai por menos de R$ 17,00.
jorge.duarte
19/03/2013, 19:21
A minha é 2011 163cv. Óleo 15w40 CI-4 , CJ-4 , temos excelentes lubrificantes, como no manual recomenda 10w40 , na ocasião eu só encontrei 10w40 CF, não quis por ser CF, pesquisei e fiquei conhecendo este MOBIL 1 5W40 SINTÉTICO, achei alto o preço, mas foi a única opção que eu conhecia, pra min que rodo MUITO POUCO, preferir um 100% sintético por ficar até 15 dias sem usar o carro. Pensei: primeira troca de óleo , 2300 km rodados , entre 15w40 e 5w40 acho mais seguro 5w40. Hoje eu já conheco 10w40 CI-4 LUBRAX Semi-sintético , inclusive eu já comprei 7 litros para próxima troca paguei R$ 20,00, se comprar a caixa com 24L sai por menos de R$ 17,00.
Acho que o mesmo que comprei aqui no Rio...Lubrax Avante, foi desenvolvido para Formula Truck. Paguei R$ 375,00 o balde 20 lts
EDERVANDO
19/03/2013, 22:08
Acho que o mesmo que comprei aqui no Rio...Lubrax Avante, foi desenvolvido para Formula Truck. Paguei R$ 375,00 o balde 20 lts
Jorge, vc usaria 5w40 em sua SW4 ? Só um exemplo: Vamos sonhar um pouco, faz de conta que o MOBIL 1 CJ-4 SINT. 5W40 fosse o mesmo preço do LUBRAX AVANTE CI-4 10W40 SEMI-SINT. , qual dos dois vc usaria na sua viatura ? Vc teria alguma restrição por ser 5w , não sei quantos kms tem sua SW4 , pode ser que dependendo do estado do motor não seja recomendado.
Li numa revista que a Texaco troxe um lubrificante URSA 10w40 CI-4 SEMI-SINT. , eu pessoalmente gosto dos lubrificantes desta distribuidora, acho que é uns R$ 20,00/L .
jorge.duarte
19/03/2013, 22:32
Jorge, vc usaria 5w40 em sua SW4 ? Só um exemplo: Vamos sonhar um pouco, faz de conta que o MOBIL 1 CJ-4 SINT. 5W40 fosse o mesmo preço do LUBRAX AVANTE CI-4 10W40 SEMI-SINT. , qual dos dois vc usaria na sua viatura ? Vc teria alguma restrição por ser 5w , não sei quantos kms tem sua SW4 , pode ser que dependendo do estado do motor não seja recomendado.
Li numa revista que a Texaco troxe um lubrificante URSA 10w40 CI-4 SEMI-SINT. , eu pessoalmente gosto dos lubrificantes desta distribuidora, acho que é uns R$ 20,00/L .
Claro que usaria o 5w40 e pq não? Se fosse o mesmo preço ou um pouco mais caro, sem duvida iria de MOBIL, pois sempre usei em meus carros turbo e gosto da marca. 5w não vai fazer diferença para quem vive em uma cidade como a minha que a temperatura chega a 42 graus e sensação térmica de 48. A minha tem 116.000 km que para motor Diesel é muito pouco. Acho que ainda temos pouca oferta de óleos sintéticos para Diesel, quem sabe com o tempo não cheguem outras marcas? vamos torcer.
Abs
Melhorou bem o preço, na média de R$ 18,75 o litro, mas ainda não estou convencido que esse Lubrax Avante é melhor que o Lubrax Advento, mesmo este ultimo sendo mineral e 15W40; vejam: Viscosidade a frio (40ºC) do Avante 107,9 contra 104,8 do Advento (menor é melhor), mesmo o Avante sendo 10W40, Cinzas Sulfatadas (Sujeira no óleo) no Avante 1,30% contra 0,57% no Advento, API CI-4 do Avante contra API CJ-4 do Advento (Maior quantidade de detergentes e dispersantes), e preço R$ 18,75 do Avante contra R$ 11,50 do Advento (Balde tá R$ 230,00), agora em três itens o Avante é melhor: viscosidade a 100ºC (Maior é melhor) o Avante ganha com 14,3 contra 13,92 do Advento e retenção do TBN (Serve pra anular a acidez provocada pela reação da água com enxofre) o Avante é melhor com 10,8 contra apenas 10 do Advento e ser semi-sintético, confiram vcs mesmo e digam o que acham.
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/2cbbfc80462645b0b4c7bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-avante.pdf?MOD=AJPERES
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/eeaa8700499c9936aacdaf7a0ca084ad/ft-lub-auto-caminhoes-advento.pdf?MOD=AJPERES
jorge.duarte
20/03/2013, 00:38
Melhorou bem o preço, na média de R$ 18,75 o litro, mas ainda não estou convencido que esse Lubrax Avante é melhor que o Lubrax Advento, mesmo este ultimo sendo mineral e 15W40; vejam: Viscosidade a frio (40ºC) do Avante 107,9 contra 104,8 do Advento (menor é melhor), mesmo o Avante sendo 10W40, Cinzas Sulfatadas (Sujeira no óleo) no Avante 1,30% contra 0,57% no Advento, API CI-4 do Avante contra API CJ-4 do Advento (Maior quantidade de detergentes e dispersantes), e preço R$ 18,75 do Avante contra R$ 11,50 do Advento (Balde tá R$ 230,00), agora em três itens o Avante é melhor: viscosidade a 100ºC (Maior é melhor) o Avante ganha com 14,3 contra 13,92 do Advento e retenção do TBN (Serve pra anular a acidez provocada pela reação da água com enxofre) o Avante é melhor com 10,8 contra apenas 10 do Advento e ser semi-sintético, confiram vcs mesmo e digam o que acham.
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/2cbbfc80462645b0b4c7bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-avante.pdf?MOD=AJPERES
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/eeaa8700499c9936aacdaf7a0ca084ad/ft-lub-auto-caminhoes-advento.pdf?MOD=AJPERES
Lark,
Show de bola sua explicação!
Abraços
O mecãnico me recomendou o óleo motul 10w40 (base sintética). Disse que meu motor tá novo e esse óleo é o melhor pra ele. Vou colocar!
O mecãnico me recomendou o óleo motul 10w40 (base sintética). Disse que meu motor tá novo e esse óleo é o melhor pra ele. Vou colocar!
Fala qual Motul certinho pra gente ver as especificações dele.
Eu uso a marca Motul no diferencial traseiro da viatura(autoblocante), é um excelente óleo e atende estritamente o especificado no manual da minha viatura. Trata-se do MOTUL 90PA (SAE90 - API GL5)
Um abraço, Delfim
andysaito
21/03/2013, 13:32
Só para conhecimento que aparentemente é erro comum aqui neste forum a respeito de óleo lubrificante:
óleos multiviscosos como por exemplo SAE 10W40 significa:
10W: em testes de bombeamento do óleo lubrificante na partida do motor entre 4ºC à -30ºC as peças serão lubrificadas e o óleo se comportará como um SAE40.
O que define a viscosidade (ou se o óleo é fino ou não) é o número que vem depois do W. (maior + viscoso), lembrando que a temperatura faz com que o óleo se afine, e para uma boa partida a frio o fator determinante são os aditivos e não a viscosidade.
Outra coisa ultilizar visocisdade fora do recomendado pelo fabricante pode acarretar vários problemas, o principal deles é que cada motor tem sua folga especifica no cilindro, ultilizar uma viscosidade inapropriada para essa folga, pode causar uma lubrificação deficiente e também acabar levando uma quantidade excessiva de óleo até a camara de combustão.
Só para conhecimento que aparentemente é erro comum aqui neste forum a respeito de óleo lubrificante:
óleos multiviscosos como por exemplo SAE 10W40 significa:
10W: em testes de bombeamento do óleo lubrificante na partida do motor entre 4ºC à -30ºC as peças serão lubrificadas e o óleo se comportará como um SAE40.
O que define a viscosidade (ou se o óleo é fino ou não) é o número que vem depois do W. (maior + viscoso), lembrando que a temperatura faz com que o óleo se afine, e para uma boa partida a frio o fator determinante são os aditivos e não a viscosidade.
Outra coisa ultilizar visocisdade fora do recomendado pelo fabricante pode acarretar vários problemas, o principal deles é que cada motor tem sua folga especifica no cilindro, ultilizar uma viscosidade inapropriada para essa folga, pode causar uma lubrificação deficiente e também acabar levando uma quantidade excessiva de óleo até a camara de combustão.
Definição de viscosidade: É a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura.
Amigo, pela Classificação SAE A norma SAE J 300 define o chamado grau de viscosidade para cada lubrificante. A medida a frio é sempre seguida da letra W que significa Winter (= inverno). Quanto menor esse numero (0W ou 5W), menos viscoso e mais fluido é o lubrificante subindo assim mais rápido pro motor) porque como vc mesmo disse viscosidade varia com a temperatura e para medida a quente, o numero após o W quanto mais elevado o número, mais viscoso será. (Permitindo que o óleo escoe ou desça menos a quente protegendo assim os componentes do motor)
Veja nessa apostila na página 03 http://xa.yimg.com/kq/groups/21754994/897199991/name/Apostila
Então além dos aditivos, viscosidade sim tem a ver com uma boa partida a frio (que é responsável por 75% do desgaste do motor)
sandro_ventania
21/03/2013, 16:44
Essa coisa toda acaba parecendo um paradoxo... frio, numero menor = menos viscoso... quente, numero maior = mais viscoso.
Só que na prática vemos o contrario, quanto mais frio mais viscoso e quanto mais quente menos viscoso, dependendo da temperatura vira uma água!
A nomenclatura deveria ser ao contrario...40W10.
EDERVANDO
21/03/2013, 17:45
Uso MOBIL 1 5w40 CJ-4 na minha Hilux , quando dou a primeira partida do dia fico observando quanto tempo a luz do óleo se apagará , quem de vcs tem Hilux 163 cv com baixa km para me responder ao dar a primeira partida do dia quantos segundos a luz do óleo se apaga ?
Quando o motor está quente, a luz apaga antes mesmo do motor funcionar, só com a rotação da partida a luz já se apaga, o mesmo não acontece com o motor frio.
Quem pode me esclarecer ?
EDERVANDO
21/03/2013, 18:02
Quando fui trocar o óleo da Hilux na concessionária para manter a garantia, foi cobrado R$ 90,00 só mão-de-obra, falei com o atendente da recepção da oficina que eu iria usar o meu óleo(MOBIL 1 5W40 CJ-4) , na ocasião eu tinha 12 L. do mesmo, acompanhei de perto o mecânico, quando mostrei o óleo pra ele(mecânico), percebi que o mesmo não conhecia, somente olhou a viscosidade 5w40, e fez ´cara´ de desaprovação por não ser 10w40, e parece que não gostou!!
jorge.duarte
21/03/2013, 18:18
Quando fui trocar o óleo da Hilux na concessionária para manter a garantia, foi cobrado R$ 90,00 só mão-de-obra, falei com o atendente da recepção da oficina que eu iria usar o meu óleo(MOBIL 1 5W40 CJ-4) , na ocasião eu tinha 12 L. do mesmo, acompanhei de perto o mecânico, quando mostrei o óleo pra ele(mecânico), percebi que o mesmo não conhecia, somente olhou a viscosidade 5w40, e fez ´cara´ de desaprovação por não ser 10w40, e parece que não gostou!!
Ele não gostou pois não ganhou a venda!
Uso MOBIL 1 5w40 CJ-4 na minha Hilux , quando dou a primeira partida do dia fico observando quanto tempo a luz do óleo se apagará , quem de vcs tem Hilux 163 cv com baixa km para me responder ao dar a primeira partida do dia quantos segundos a luz do óleo se apaga ?
Quando o motor está quente, a luz apaga antes mesmo do motor funcionar, só com a rotação da partida a luz já se apaga, o mesmo não acontece com o motor frio.
Foi bom vc ter atentado pra essa luz do óleo, vou verificar quantos segundos demora a do meu pai que é 2007 de 163cv depois posto aqui.
O óleo que coloquei agora foi o Motul 10W40 4100 Turbolight. Usam esse óleo pra competição mundo afora.
Aplicação:
Lubrificantes para motor
Tipo de Motor:
4 Tempos
Qualidade:
Technosynthese
Relação de Produtos:
Gama Auto
Viscosidade:
10W40
ACEA Padrões:
ACEA A3/B4
API Padrões:
API SL/CF
Aprovações OEM :
VW 501 01 / 505 00 ; MB-Approval 229.1
APLICAÇÕES
Óleo lubrificante de Technosynthese para motores de 4 tempos diesel super-alimentados com
injecção directa ou sistema clássico de injecção,gasolina, com sistema catalítico de eliminação
de contaminantes.
Especialmente recomendado para motores novos e semi-novos. Todo tipo de percursos:
urbano, estrada, auto-estrada.
PRESTAÇÕES
NORMAS:
ACEA A3 / B3 / B4, API Ltda./CF
HOMOLOGAÇÕES:
VW 500.00 (qt) / 505.00
,
Mercedes Benz 229.1
* O nível de serviço B4 introduz um melhoramento na gestão dos resíduos formados pelo
sistema de injecção directa diesel mantendo o motor mais limpo e livre de resíduos sólidos.
* A norma API Ltda. é mais exigente que a API SJ, na sua resistência à oxidação (aumento dos
intervalos de mudança), permite além disso uma maior estabilidade da viscosidade durante o
serviço, deslocando além disso, a formação de depósitos e lodos em todas as zonas do motor.
Elevada proteção lubrificante das bases de Technosynthese reduzindo o desgaste abrasivo.
Redução do coeficiente de fricção pela sua baixa viscosidade.
Viscosidade extremamente estável para trabalhos em temperaturas extremas e longos
períodos de manutenção.
Protecção antiferrugem, antiespuma, antioxidante e anticorrosivo.
CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Mudança de óleo: aplicar escrupulosamente as
instruções de manutenção do fabricante do
veículo, e adaptá-las à severidade de uso do mesmo.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Grau de Viscosidade SAE J 300
10W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.865
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 14.5 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 97 mm²/s
Índice de Viscosidade ASTM D2270 154
Ponto de congelamento ASTM D97 -30°C / -22°F
Ponto de inflamação ASTM D92 228°C / 442°F
TBN ASTM D 2896 9.5 mg KOH/g
O óleo que coloquei agora foi o Motul 10W40 4100 Turbolight. Usam esse óleo pra competição mundo afora.
Aplicação:
Lubrificantes para motor
Tipo de Motor:
4 Tempos
Qualidade:
Technosynthese
Relação de Produtos:
Gama Auto
Viscosidade:
10W40
ACEA Padrões:
ACEA A3/B4
API Padrões:
API SL/CF
Aprovações OEM :
VW 501 01 / 505 00 ; MB-Approval 229.1
APLICAÇÕES
Óleo lubrificante de Technosynthese para motores de 4 tempos diesel super-alimentados com
injecção directa ou sistema clássico de injecção,gasolina, com sistema catalítico de eliminação
de contaminantes.
Especialmente recomendado para motores novos e semi-novos. Todo tipo de percursos:
urbano, estrada, auto-estrada.
PRESTAÇÕES
NORMAS:
ACEA A3 / B3 / B4, API Ltda./CF
HOMOLOGAÇÕES:
VW 500.00 (qt) / 505.00
,
Mercedes Benz 229.1
* O nível de serviço B4 introduz um melhoramento na gestão dos resíduos formados pelo
sistema de injecção directa diesel mantendo o motor mais limpo e livre de resíduos sólidos.
* A norma API Ltda. é mais exigente que a API SJ, na sua resistência à oxidação (aumento dos
intervalos de mudança), permite além disso uma maior estabilidade da viscosidade durante o
serviço, deslocando além disso, a formação de depósitos e lodos em todas as zonas do motor.
Elevada proteção lubrificante das bases de Technosynthese reduzindo o desgaste abrasivo.
Redução do coeficiente de fricção pela sua baixa viscosidade.
Viscosidade extremamente estável para trabalhos em temperaturas extremas e longos
períodos de manutenção.
Protecção antiferrugem, antiespuma, antioxidante e anticorrosivo.
CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO
Mudança de óleo: aplicar escrupulosamente as
instruções de manutenção do fabricante do
veículo, e adaptá-las à severidade de uso do mesmo.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Grau de Viscosidade SAE J 300
10W-40
Densidade a 20°C (68°F) ASTM D1298 0.865
Viscosidade a 100°C (212°F) ASTM D445 14.5 mm²/s
Viscosidade a 40°C (104°F) ASTM D445 97 mm²/s
Índice de Viscosidade ASTM D2270 154
Ponto de congelamento ASTM D97 -30°C / -22°F
Ponto de inflamação ASTM D92 228°C / 442°F
TBN ASTM D 2896 9.5 mg KOH/g
Quanto custa o litro desse Motul amigo?
EDERVANDO
21/03/2013, 21:54
Quem sabe me informar o óleo de motor recomendado para nova S-10 e nova Ranger ?
Quem sabe me informar o óleo de motor recomendado para nova S-10 e nova Ranger ?
O que consta no manual das duas, Nova Ranger 2.2 e 3.2 Diesel 5W30 que atenda especificação WSS-M2C913-D e ou WSS-M2C921-A, que eu saiba apenas o original Motorcraft e o Castrol Magnatec A5 tem esta especificação WSS-M2C913-D. (Essa WSS-M2C921-A era usada na Discovery 4 quando ela veio pro Brasil e ainda não existia diesel S50 ou S10).
Nova Ranger Flex 5W30 que atenda especificação WSS-M2C930-A e ou WSS-M2C913-C e ou WSS-M2C913-B esses dois ultimos são os mesmos que são usados pelo Fusion e Focus, Apenas o original Motorcraft (ainda não pesquisei um similar de outra marca que a tenha essas especificações)
Nova S10 Diesel, 5W30 que atenda especificação Dexos 2 Original AC-Delco ou alternativamente 15W40 API CI-4 (Esse ultimo trocar com 5000Km ou 6 meses o que ocorrer primeiro).
Nova S10 Flex, 5W30 API SL Original AC-Delco (Cuidado pois existe 5W30 API SL AC-Delco embalagem branca, este é mineral e usa no Celta e outro carros mais antigos da GM, o recomendado é da embalagem preta que é semi-sintético).
Vou pesquisar e daqui uns dias posto o óleo 5W30 genérico pra Nova Ranger Flex que atenda as especificações WSS-M2C930-A/WSS-M2C913-C/WSS-M2C913-B e da Nova S10 Diesel 5W30 que atenda a Dexos 2.
A FORD se superou mais uma vez colocando no manual o óleo pra NR Flex com especificação API 5W30 WSS-M2C930-A pois este óleo não existe no mundo inteiro com API 5W30, apenas com API 5W20, que no Brasil somente existe o MOBIL 1 5W-20 (Inclusive ele é o original do Kia Soul em países frios) e custa R$ 59,00 o litro na média, mas na minha opinião é pouco viscoso a quente pro calor brasileiro (Talvez na Serra Gaucha funcione), dá pra ver que traduziram o manual com o Google Tradutor, ainda bem que permitem usar o 5W30 com especificação WSS-M2C913-C e ou WSS-M2C913-B representado no Brasil pelo 5W30 Castrol Magnatec A5 e outros que ainda vou pesquisar...abraços.
EDERVANDO
22/03/2013, 21:30
A FORD se superou mais uma vez colocando no manual o óleo pra NR Flex com especificação API 5W30 WSS-M2C930-A pois este óleo não existe no mundo inteiro com API 5W30, apenas com API 5W20, que no Brasil somente existe o MOBIL 1 5W-20 (Inclusive ele é o original do Kia Soul em países frios) e custa R$ 59,00 o litro na média, mas na minha opinião é pouco viscoso a quente pro calor brasileiro (Talvez na Serra Gaucha funcione), dá pra ver que traduziram o manual com o Google Tradutor, ainda bem que permitem usar o 5W30 com especificação WSS-M2C913-C e ou WSS-M2C913-B representado no Brasil pelo 5W30 Castrol Magnatec A5 e outros que ainda vou pesquisar...abraços.
lark2 , tenho um ford focus 2.0 uso castrol magnatec A5 5W30 SM/CF tá na embalagem que atende Ford WSS-M2C913-C , WSS-M2C913-B e WSS-M2C913-A. Este óleo é o mesmo da NR Diesel ?
EDERVANDO
22/03/2013, 21:52
No tópico: Qual lubrificante vcs usam e porque??? , os dois últimos comentários estão corretos ? Eu pessoalmente acho que não!
jorge.duarte
22/03/2013, 22:02
Fiz o teste na minha hoje...com ela fria apaga com 1 segundo.
Abs
EDERVANDO
22/03/2013, 22:06
Abs
Qual óleo tá no motor?
jorge.duarte
22/03/2013, 22:07
No tópico: Qual lubrificante vcs usam e porque??? , os dois últimos comentários estão corretos ? Eu pessoalmente acho que não!
Conforme já postei aqui, mandei um email para a toyota e eles disseram, que pouco importa se é mineral, semi-sintético ou sintético.
Abs
lark2 , tenho um ford focus 2.0 uso castrol magnatec A5 5W30 SM/CF tá na embalagem que atende Ford WSS-M2C913-C , WSS-M2C913-B e WSS-M2C913-A. Este óleo é o mesmo da NR Diesel ?
É sim, é que apenas no manual em inglês consta a especificação WSS-M2C913-D, dá uma olhada:
http://msdspds.castrol.com/bpglis/FusionPDS.nsf/Files/AA7F67D701CDA5EE80257A5A0008F3D0/$File/BPXE-8X6SEB.pdf
Abs
Tá ótimo, (Você tá com 5W40?) a do meu velho ta demorando 1 segundo com ela quente, com ela fria ainda não consegui pega-lo, ele sai as 5 da matina todos os dias...
Eu sei que o óleo mineral que a Hilux exige é o 15W40. Eu não sei se ela aceita óleo sintético, nem se a viscosidade correta do óleo recomendado é 5w40.
Abs!
Depende da Hilux amigo, antes de 2006 (modelo antigo) óleo 15W40 (Mineral), depois de 2006 (modelo novo) óleo 10W40 (Só existe semi ou sintético) e essas novas 2012 (171cv) me parece que é o 5W40 (Só existe sintético) ainda a confirmar.
Como havia prometido segue a lista de óleos que atendem especificação Dexos 2 usado na Nova S10 Diesel.
GM dexos information center (http://www.gmdexos.com/licensedbrands/dexos2licensedbrands.html)
Muitos deles não existe aqui no Brasil, mas os poucos encontrados garantem não ficar na mão da GM...
E um texto sobre a nova categoria ILSAC GF- 5 que é equivalente a nossa API SN, pra quem tem veiculo álcool/gasolina/flex pode ser interessante ler http://www.lojabardahl.com.br/loja/noticias/_018.pdf
EDERVANDO
23/03/2013, 10:18
Mobil 1 CJ-4 5W40 Sintético , uso na Hilux 2011 163cv, rodo pouco, às vezes 15 dias sem usar o veículo,longe de atingir a troca do lubrificante por km, neste caso faço a troca por tempo, a pergunta é: devo fazer a troca com 6 meses ou 1 ano ?
Quem acha que este óleo 5w é muito fino na partida? Quando o motor está quente este óleo é extramente eficiente , fico inseguro somente na primeira partida do dia, na teoria número menor antes do W mais rápido o óleo sobe, na prática pode depender de cada motor. Oque vcs acham, devo continuar usando Mobil 5w ? Pergunto pelas qualidades e eficiência deste lubrificante, sei que custo-benefício temos outras opções com custos pela metade do preço, é que tenho alguns litros em casa e não queria inutilizá-los .
Abçs,
Eder.
EDERVANDO
23/03/2013, 10:27
MOBIL 1 CJ-4 / 5W40
No folheto técnico diz que é recomendado para veículos diesel pesados como também para pick-ups,de fabricantes Americanos,Europeus e Japoneses.
jorge.duarte
23/03/2013, 11:33
Tá ótimo, (Você tá com 5W40?) a do meu velho ta demorando 1 segundo com ela quente, com ela fria ainda não consegui pega-lo, ele sai as 5 da matina todos os dias...
Cara,
Acredito que seja 10w40 pois foi trocado na revisão de 120.000
Abs
jorge.duarte
23/03/2013, 11:38
Mobil 1 CJ-4 5W40 Sintético , uso na Hilux 2011 163cv, rodo pouco, às vezes 15 dias sem usar o veículo,longe de atingir a troca do lubrificante por km, neste caso faço a troca por tempo, a pergunta é: devo fazer a troca com 6 meses ou 1 ano ?
Quem acha que este óleo 5w é muito fino na partida? Quando o motor está quente este óleo é extramente eficiente , fico inseguro somente na primeira partida do dia, na teoria número menor antes do W mais rápido o óleo sobe, na prática pode depender de cada motor. Oque vcs acham, devo continuar usando Mobil 5w ? Pergunto pelas qualidades e eficiência deste lubrificante, sei que custo-benefício temos outras opções com custos pela metade do preço, é que tenho alguns litros em casa e não queria inutilizá-los .
Abçs,
Eder.
Eder,
Desencana! Está usando um puta óleo, se não fosse o preço iria comprar. Estou no mesmo caso que você, rodo muito pouco, na ex pickup que vendi, não rodava não rodei 4.000 no ano, trocava o óleo por tempo, mais um motivo para não comprar o óleo de R$ 45,00 o litro.
Abs
Olá amigos, segue um artigo sobre TBN nos óleos de motor, lembrando que o Lubrax Top Turbo e o Shell Rimula R3X 15W40 CI-4 que muitos usam tem TBN de 11, quer dizer; super apropriado para aguentar diesel até 1800ppm de enxofre, muito cuidado deve tomar o pessoal que tá pondo 10W40, 5W30 e 5W40 nos veículos diesel, pois estes óleos na sua maioria são pra veículos gasolina/alcool e flex e possuem TBN em torno de 7, com grande possibilidade de oxidar antes do tempo/quilometragem e danificar o motor.
http://www.kolben.com.br/tbn.pdf
Ps: Quem usa 5W40 Mobil 1 CJ-4 pode ficar super tranquilo pois este óleo tem TBN de 12.
Ps: Quem usa 10W40 Shell Helix HX7 (TBN 9.1) deve evitá-lo ou abastecer apenas com diesel S50 e ou S10.
O motul é 9,5 e só uso diesel S10.
O motul é 9,5 e só uso diesel S10.
Se você só usa diesel S10 pode ficar tranquilo, e seguir o que o manual da sua camionete diz...abraços.
Olá amigos, conforme prometido, segue dica de óleos 5W30 para Nova Ranger Flex, principalmente para aqueles que estão escutando barulho de tuchos na primeira partida logo pela manhã, pois estes óleos tem viscosidade a frio mais baixa do mercado brasileiro pra um 5W30, eliminando assim o barulho: (Também indicado pra todos os veículos importados que usam óleo 5W20 nos países de origem, tipo o Wrangler V6 3.8 e todos os carros da Hyundai/Kia a gasolina ou flex, além de outros)
Castrol Magnatec A5_5W-30____cSt @ 40 ºC 53,50_(É o original, pois é a Castrol que fabrica o óleo Motorcraft no Brasil)
Shell Helix Ultra AF __5W30____cSt @ 40 ºC 57,4__(Apenas o modelo AF, o que encontra facilmente é o E)
Valvoline Durablend__5W30____cSt @ 40 ºC 57,89
E pra Nova Ranger Diesel que não tem ainda disponível Diesel S50 e ou S10 pra abastecer, este óleo possue uma TBN de 17,5 anulando a acidez provocada pelo diesel acima de 500ppm de enxofre.
Castrol Elixion 0W30
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/Magnatec_A5_DT.pdf
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_26680_key_140003587082_20100701170_5. pdf
http://www.valvoline.com.br/boletins/Motores%20Ciclo%20Otto/Durablend/Durablend_SM_5w30_10w30_10w40_15w40_30_05_08.pdf
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/Elixion_DT.pdf
Escrito originalmente por Carlos Alberto S. Camardella
Olha, esse caso de projeto de motor x óleo é meio lenda, meio verdade. Os motores antigos tinham recomendações de maiores viscosidades a frio e menores a quente porque simplesmente não se tinha tecnologia para óleos mais elásticos. Por outro lado, motores muito modernos, de alta performance, exigem óleos de melhor qualidade (mais elásticos).
Teoricamente, o melhor óleo possível de se usar em qualquer motor 0km seria um 0W40 cuja viscosidade a quente fosse em torno dos 16.3 cSt mínimos dos SAE 50... O problema é que óleos 0W, 5W são óleos de baixa viscosidade natural e impregnados de aditivos industriais para que, na operação a quente, possam se comportar como óleo "natural" (a sua "base") de especificação 30, 40, mas no caso de um aquecimento maior do motor, perdem rapidamente a viscosidade para altas temperaturas, fato que é mais comum nos óleos sintéticos. Já os óleos 15W em geral são mais resistentes a altas temperaturas, sendo em geral 15W40, 15W50. Um óleo 15W30 certamente é um óleo bem ruim, para uso geral.
Portanto, enquanto a tecnologia não evolui mais um pouco, o óleo ideal para carros 0km tem sido o 5W30 (exceto alguns turbos). Mas, vejam que essas especificações são para faixas de viscosidade, então só o óleo ser 5W30 não te garante que ele vai se comportar como o 5W30 que o fabricante testou e aprovou para o motor. Por exemplo, veja, as características desses óleos:
Variação dentro do Padrão de classificação:
SAE min / max
xW30 9,3 / 12,5
xW40 12,5 / 16,3
xW50 16,3 / 21,9
xW60 21,9 / 26,1
Vejamos as analises dos óleos W30 mais comuns do mercado brasileiro (valores médios):
Valv. SynPower SL - 100% sintético:
Grau SAE 5W-30
Viscosidade cSt @ 40°C: 75,05
Viscosidade cSt @ 100°C 12,3
LUBRAX VALORA 5W30 - 100% Mineral
Grau SAE 5W-30
Viscosidade cSt @ 40°C: 56,06
Viscosidade cSt @ 100°C: 10,25
Havoline Energy ou AC Delco (é o original da GM pós 2009) - 100% Mineral
Grau SAE 5W-30
Viscosidade cSt @ 40°C: 56,2
Viscosidade cSt @ 100°C: 9,95
Levando-se em conta que é comum no meio automobilístico considerar-se que a viscosidade a quente recomendada para motores modernos em uso misto (leve/pesado) em ambientes frios deve ser em torno de 10 cSt e nos ambientes tropicais deve ser maior que 12 cSt , nota-se que o AC Delco mineral está abaixo do ideal para operação a quente em climas tropicais, sendo o Valv. SynPower SL 5W30 de viscosidade a quente de 12,3 cSt bem mais indicado. Contudo, vai moer bem mais o motor na operação a frio pois sua viscosidade é de 75,05 cSt, enquanto o AC Delco da GM é de apenas 56,2 cSt.
Considerando-se essas características, convém saber qual o [B]modelo do óleo que o fabricante recomenda, verificar suas specs, e escolher um óleo igual ou melhor, tanto para quente, como para frio. No meu caso, se deixasse de usar o original da GM, passaria para um óleo com viscosidade a quente maior e com viscosidade a frio o mais próxima possível, pois a do AC Delco é a menor viscosidade a frio do mercado junto com o Lubrax Valora (são menores que de óleos 0W !) e isso pode ter algum impacto no motor, do contrário poderia ter sido escolhido pelo fabricante GM um outro 5W30, como o Valvoline SynPower SL, cuja viscosidade a quente é melhor, mas a frio é bem pior. Se bem que nunca saberemos se a escolha foi por critérios técnicos ou comerciais... O ideal é ficar nos extremos da faixa recomendada pelo fabricante (por exemplo, para os 5W30, escolher um óleo com a menor viscosidade possível para operação a frio e a maior possível para a faixa SAE 30, que no caso seria 12,5 cSt).
O óleo Mobil 1 SM 0W40é bem interessante para quem não usa o carro em ambientes extremamente frios:
Mobil 1 SM 0W40.
VISCOSIDADE A 40 C, cSt: 71,0
VISCOSIDADE A 100 C, cSt: 13,5
Se o manual dá duas opções, 5W30 ou 10W40, a primeira é para ambientes mais frios ou uso mais severo a frio (pequenos percursos), e a segunda para áreas mais tropicais ou uso mais severo a quente (viagens constantes, engarrafamentos). Mas eu perguntaria via SAC quais o óleos que a fábrica usa nos carros, não a especificação apenas.
Valeu pela aula! Quase fiquei com torcicolo kkkkkk muito pertinente suas informações, ok!
Valeu pela aula! Quase fiquei com torcicolo kkkkkk muito pertinente suas informações, ok!
Minhas não, do amigo Carlos Alberto S. Camardella, mas tá valendo.
EddieRoque
08/05/2013, 16:43
Boa tarde amigos!
caros poderiam me dizer quais são os oleos e quantidade que a sw4 97 3.4 v6 a gasolina usa...
Obrigado!
abraço!
Eddie
Boa tarde amigos!
caros poderiam me dizer quais são os oleos e quantidade que a sw4 97 3.4 v6 a gasolina usa...
Obrigado!
abraço!
Eddie
Vou dar uma olhada no manual duma aqui e te falo, enquanto isso fala mais informações dela, tipo quilometragem e a região onde usa ela, se é muito frio ou não?
Boa tarde amigos!
Obrigado!
abraço!
Eddie
Olá Edie, dei uma olhada no manual da Sw4 em inglês da 1997, e fala óleo mineral 5W30 pra locais frios ou 10W30 pra locais mais quentes e ou uso severo, categoria SH Pra cima, o 5W30 você somente encontra mineral da marca AC-Delco (embalagem branca) categoria SJ e o segundo somente semi-sintético de qualquer marca, converse com o antigo dono e veja se ela ja estava usando semi-sintético, se não, na minha opinião pessoal, e ela ja estiver bem rodada, tipo uns 150.000 pra cima, coloque o 15W40 mineral mesmo da penúltima especificação SM tipo o Lubrax Advento http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/eeaa8700499c9936aacdaf7a0ca084ad/ft-lub-auto-caminhoes-advento.pdf?MOD=AJPERES e troque com 5.000 ou 6 meses junto com o filtro de óleo, a vantagem é que este óleo custa apenas 12 reais o litro ou 240 reais o galão de 20 litros, não se importe com o 15W na parte fria desse óleo se o seu motor for bem rodado, as folgas do motor vai permitir que ele suba rapidamente, e o 40 vai proteger melhor o motor quando quente do que um 30, agora se ela estava rodando com semi-sintético, ai não recomendo voltar pro mineral não, coloque um 10W40 SN de marca boa e rode 10.000 ou 6 meses, se a sua viatura for bem rodada, se não, ela tiver menos 50.000(o que é raro pra uma viatura desse ano) ou o motor foi retificado recentemente coloque um 5W30 SN mesmo e troque com 10.000 ou 6 meses, o que vencer primeiro.
EDERVANDO
08/05/2013, 22:47
No manual da hilux diesel, troca de oleo e filtro 10.000km ou 12 meses.
manual renault diesel ( van ) trocar oleo e filtro 15000km ou 12 meses,
pra quem roda pouco, há necessidade de trocar a cada 6 meses ? No meu caso hilux diesel 2011.
Abs,
No manual da hilux diesel, troca de oleo e filtro 10.000km ou 12 meses.
manual renault diesel ( van ) trocar oleo e filtro 15000km ou 12 meses,
pra quem roda pouco, há necessidade de trocar a cada 6 meses ? No meu caso hilux diesel 2011.
Abs,
Se a sua Hilux for do modelo novo 171cv e ja estiver usando o novo óleo toyota 100% sintético 5W40, e usa apenas diesel S50/S10 pode trocar com 12 meses tranquilamente...
jorge.duarte
09/05/2013, 01:23
Lark2,
O que acha do http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/2cbbfc80462645b0b4c7bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-avante.pdf?MOD=AJPERES? Vou usar na minha SW4 - 2006 motor D4D Diesel. Comprei um balde de 20 lts e dividi com um amigo aqui do forum, ele usou e percebeu uma melhora no consumo de combustivel...a dele é uma SW4 ano 99 motor 1kzt.
Abs
EddieRoque
09/05/2013, 06:43
Vou dar uma olhada no manual duma aqui e te falo, enquanto isso fala mais informações dela, tipo quilometragem e a região onde usa ela, se é muito frio ou não?
lark2 ela esta com 250 mil KM moro em Barueri-SP eu estou usando um oleo da lubrax para veiculos com mais de 100 mil KM.
minha duvida e sobre o oleo do diferencial e cambio quais são e quantidade...
Obrigado por sua atenção...
Eddie
Lark2,
O que acha do http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/2cbbfc80462645b0b4c7bfb37e971e31/ft-lub-auto-caminhoes-avante.pdf?MOD=AJPERES? Vou usar na minha SW4 - 2006 motor D4D Diesel. Comprei um balde de 20 lts e dividi com um amigo aqui do forum, ele usou e percebeu uma melhora no consumo de combustivel...a dele é uma SW4 ano 99 motor 1kzt.Abs
No seu caso, ótimo óleo, tente no próximo balde encontrar um semi-sintético com a especificação CJ-4, que é mais moderno e custa pouca coisa a mais, agora no caso do seu amigo com SW4 99, pergunte a ele se estava usando óleo mineral nela antes de colocar esse, pois se estava é melhor fazer essa primeira troca com menos quilometragem, pois o semi-sintético vai derreter todas as borras deixadas pelo mineral e se incorporar ao óleo, oxidando-o antes do tempo, e saturando o filtro de óleo, abraços.
lark2 ela esta com 250 mil KM moro em Barueri-SP eu estou usando um oleo da lubrax para veiculos com mais de 100 mil KM.
minha duvida e sobre o oleo do diferencial e cambio quais são e quantidade...
Obrigado por sua atenção...
Eddie
No manual da SW4 indica o 75w90 sintético original toyota no câmbio, se você quizer fazer um upgrade nesse óleo, pode colocar o Dexron III no lugar e trocar a cada 40.000km ou melhor ainda o Dexron VI e trocar a cada 160.000km, e jamais coloque o 80w90 Mineral ou mesmo o 90 que muitos mecânicos colocam por ai, essa caixa é muito sensível e pode danificá-la, agora sobre o diferencial, primeiro você precisa saber se ele é do tipo LSD (Deslizamento limitado ou Brocante como muitos dizem) porque usam óleos diferentes, a maneira mais fácil de saber é anotando o numero que tem gravado nele e ligar em qualquer CSS Toyota que eles te falam.
http://www.zlub.com.br/teste-dexron-iii-x-dexron-vi.html
EDERVANDO
09/05/2013, 14:19
Se a sua Hilux for do modelo novo 171cv e ja estiver usando o novo óleo toyota 100% sintético 5W40, e usa apenas diesel S50/S10 pode trocar com 12 meses tranquilamente...
NÃO SABIA QUE A TOYOTA TÁ USANDO ESSE NOVO ÓLEO 5W40 100% SINTÉTICO, ÚLTIMA VEZ QUE ESTIVE NUMA CSS TOYOTA AINDA ESTAVA COM O 10W40 SM/CF SEMI-SINT.
NO CASO DA MINHA É 2011/2011 , MODELO NOVO SÓ 2011/2012 EM DIANTE, MAS AINDA ASSIM ESTOU USANDO DIESEL S-10 E MOBIL 5W40 CJ-4 100% SINT. , TENHO MAIS ALGUNS LITROS DO MESMO, QUANDO ACABAR PENSO EM USAR LUBRAX AVANTE 10W40 SEMI-SINT. R$ 17 L. NA DISTRIBUIDORA.
INFORMEI EM UM POST ANTERIOR QUE A RENAULT DIESEL ( VAN ) RECOMENDA TROCA COM 15.000KM OU 12 MESES, COM NOVO MOTOR PASSOU PARA 20.000KM .NA MINHA OPINIÃO O CERTO DE QUEM DEVE DETERMINAR COM QUANTOS KMS TROCAR DEVERIA SER DO FABRICANTE DO LUBRIFICANTE, SE ESTIVER ERRADO POR FAVOR DESCOSIDEREM.ACHO QUE TROCA COM 6 MESES PARA QUEM RODA POUCO SÓ SE O VEÍCULO FOR SUBMETIDO A CONDIÇÕES EXTREMAS, OU ENTÃO USAR-SE UM LUBRIFICANTE MINERAL,CLASSIFICAÇÃO MUITO BAIXA.
ABS,
eder.
jorge.duarte
09/05/2013, 14:31
No seu caso, ótimo óleo, tente no próximo balde encontrar um semi-sintético com a especificação CJ-4, que é mais moderno e custa pouca coisa a mais, agora no caso do seu amigo com SW4 99, pergunte a ele se estava usando óleo mineral nela antes de colocar esse, pois se estava é melhor fazer essa primeira troca com menos quilometragem, pois o semi-sintético vai derreter todas as borras deixadas pelo mineral e se incorporar ao óleo, oxidando-o antes do tempo, e saturando o filtro de óleo, abraços.
Encontrar o CJ especifico para Diesel tá dificil de encontrar ou não estou sabendo procurar. Abs
NÃO SABIA QUE A TOYOTA TÁ USANDO ESSE NOVO ÓLEO 5W40 100% SINTÉTICO, ÚLTIMA VEZ QUE ESTIVE NUMA CSS TOYOTA AINDA ESTAVA COM O 10W40 SM/CF SEMI-SINT.
NO CASO DA MINHA É 2011/2011 , MODELO NOVO SÓ 2011/2012 EM DIANTE, MAS AINDA ASSIM ESTOU USANDO DIESEL S-10 E MOBIL 5W40 CJ-4 100% SINT. , TENHO MAIS ALGUNS LITROS DO MESMO, QUANDO ACABAR PENSO EM USAR LUBRAX AVANTE 10W40 SEMI-SINT. R$ 17 L. NA DISTRIBUIDORA.
INFORMEI EM UM POST ANTERIOR QUE A RENAULT DIESEL ( VAN ) RECOMENDA TROCA COM 15.000KM OU 12 MESES, COM NOVO MOTOR PASSOU PARA 20.000KM .NA MINHA OPINIÃO O CERTO DE QUEM DEVE DETERMINAR COM QUANTOS KMS TROCAR DEVERIA SER DO FABRICANTE DO LUBRIFICANTE, SE ESTIVER ERRADO POR FAVOR DESCOSIDEREM.ACHO QUE TROCA COM 6 MESES PARA QUEM RODA POUCO SÓ SE O VEÍCULO FOR SUBMETIDO A CONDIÇÕES EXTREMAS, OU ENTÃO USAR-SE UM LUBRIFICANTE MINERAL,CLASSIFICAÇÃO MUITO BAIXA.
ABS,
eder.
Na verdade esse negócio de troca por quilometragem é completamente errado, porque ela não conta os períodos parados em marcha lenta, o correto seria a troca por horas utilizadas igual é feito com máquinas agrículas, não existe óleo no mundo que aguenta mais de 200 horas trabalhadas, no seu caso que anda pouco, dificilmente vai funcionar o motor por mais de 200 horas em 12 meses, um dos maiores problemas da lubrificação em motores diesel, é o vapor de água que se forma nas partes altas do tanque de combustível e depois goteja sobre o combustível, essa reage com o enxofre do diesel formando ácidos fortes que corroem as camisas, pistões e outra partes metálicas, por isso um fator determinante no lubrificante é a TBN (Basicidade total) de forma a anular estes ácidos, e evitar a oxidação prematura do lubrificante, pra você que usa esse MOBIL 5W40 CJ-4 100% SINT que tem uma TBN alta e ainda por cima abastece com diesel S10 que tem bem menos enxofre, raramente vai acontecer isso nessas 200 horas ou 12 meses de vida do lubrificante.
Ps: Sobre a Toyota estar usando 5W40 100% Sintético eu ouvi de um mecânico da CSS Toyota, preciso confirmar essa informação.
Encontrar o CJ especifico para Diesel tá dificil de encontrar ou não estou sabendo procurar. Abs
Esse MOBIL 5W40 CJ-4 100% SINT. que o colega citou acima é especifico pra motor diesel...
EDERVANDO
09/05/2013, 16:46
amigo entra no site podium lubrificantes distribuidor texaco, lubexx distribuidor mobil, petrobras,castrol.
amigo entra no site podium lubrificantes distribuidor texaco, lubexx distribuidor mobil, petrobras,castrol.
Esse é CJ-4 específico pra diesel e 100% sintético:MOBIL 1 TURBO DIESEL TRUCK 5W-40 | Mobil (http://mobil.cosan.com.br/pt-br/veiculos/carro/mobil-1-turbo-diesel-truck-5w-40)
Engels Kbça
13/05/2013, 09:36
Na verdade esse negócio de troca por quilometragem é completamente errado, porque ela não conta os períodos parados em marcha lenta, o correto seria a troca por horas utilizadas igual é feito com máquinas agrículas, não existe óleo no mundo que aguenta mais de 200 horas trabalhadas, no seu caso que anda pouco, dificilmente vai funcionar o motor por mais de 200 horas em 12 meses, um dos maiores problemas da lubrificação em motores diesel, é o vapor de água que se forma nas partes altas do tanque de combustível e depois goteja sobre o combustível, essa reage com o enxofre do diesel formando ácidos fortes que corroem as camisas, pistões e outra partes metálicas, por isso um fator determinante no lubrificante é a TBN (Basicidade total) de forma a anular estes ácidos, e evitar a oxidação prematura do lubrificante, pra você que usa esse MOBIL 5W40 CJ-4 100% SINT que tem uma TBN alta e ainda por cima abastece com diesel S10 que tem bem menos enxofre, raramente vai acontecer isso nessas 200 horas ou 12 meses de vida do lubrificante.
Ps: Sobre a Toyota estar usando 5W40 100% Sintético eu ouvi de um mecânico da CSS Toyota, preciso confirmar essa informação.
O ideal seria fazer a troca de óleo por análise, onde são analisados: Viscosidade, Água, Insolúveis, IBT, Fulgor e 5 metais de desgaste. A BR Distribuidora tem esse serviço, para frotistas, mas é necessário alguém com conhecimento para interpretar os dados.
Vejam aqui:Análises de Lubrificantes - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/servicos/parafrotas/analisesdelubrificantes/!ut/p/c5/DcpLcoIwAADQs_QATBJAhCUpkjRQMJWWkg2DGjN8JDLIZzi9zt s-IMBbX821qp617qsO_APhlF6K0iQiCBLydYDmLoo5_zkhCCFgQK hOn98zp4Veg_FbBX5wa8ewKVzvai7XNosZtlXRLriw9ejOTp-dLElIvgUZWzHfW2Z6HA0qIjxnwy-uxN8WHkXio4vkw7BLaLMPfQ8hmZNp03GDlKHqmbtdKUvG6hszP h0x3Km54GnlHyCh-i7Boz0vL5YQKnk!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfOU8xT05LRzEwTzBQRjAyN0tKTD NTTTAwTTQ!/)
Kbça
O ideal seria fazer a troca de óleo por análise, onde são analisados: Viscosidade, Água, Insolúveis, IBT, Fulgor e 5 metais de desgaste. A BR Distribuidora tem esse serviço, para frotistas, mas é necessário alguém com conhecimento para interpretar os dados.
Vejam aqui:Análises de Lubrificantes - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/servicos/parafrotas/analisesdelubrificantes/!ut/p/c5/DcpLcoIwAADQs_QATBJAhCUpkjRQMJWWkg2DGjN8JDLIZzi9zt s-IMBbX821qp617qsO_APhlF6K0iQiCBLydYDmLoo5_zkhCCFgQK hOn98zp4Veg_FbBX5wa8ewKVzvai7XNosZtlXRLriw9ejOTp-dLElIvgUZWzHfW2Z6HA0qIjxnwy-uxN8WHkXio4vkw7BLaLMPfQ8hmZNp03GDlKHqmbtdKUvG6hszP h0x3Km54GnlHyCh-i7Boz0vL5YQKnk!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfOU8xT05LRzEwTzBQRjAyN0tKTD NTTTAwTTQ!/)
Kbça
Verdade, mas o custo disso seria muito alto.
EDERVANDO
27/05/2013, 13:27
Shell Rimula R5 LE 10W40 ( CJ-4 ) , na embalagem tá escrito Lubrificantes para motores pesados, posso usar em Hilux Diesel 163 cv ? Balde de 20 litros custa R$ 392,00 , é bom , alguém conhece ?
sandro_ventania
28/05/2013, 11:41
Paguei ontem R$180,00 pelo balde de 20 litros do Top Turbo (CI4)...óleo sempre bem elogiado por todos.
Bruno Furtado
28/05/2013, 17:08
:MOBIL 1 TURBO DIESEL (http://mobil.cosan.com.br/pt-br/veiculos/carro/mobil-1-turbo-diesel-truck-5w-40), Lubrax top turbo tb seria um bom oleo para a Prado?
Sempre respeito o que está escrito no manual de fábrica! Uso óleo na especificação 15w40 mineral Shell Helix turbo e complemento com o aprimorador de óleo Bardahl B12
EDERVANDO
29/05/2013, 08:38
Paguei ontem R$180,00 pelo balde de 20 litros do Top Turbo (CI4)...óleo sempre bem elogiado por todos.
Esse óleo que vc refere é mineral e 15w40, 10w40 é difícil encontrar e principalmente se for CI-4 , se for CJ-4 a classificação mais atual é ainda mais difícil.
sandro_ventania
31/05/2013, 15:06
E qual é o óleo recomendado pelo manual da sua hilux??
sandro_ventania,
eu tenho uma SW4 93 2.8D e uso o lubrificante Lubrax Top Turbo 15W-40 (CI-4). No Manual do Proprietário consta somente a especificação API (na época CC ou CD). A respeito da viscosidade (SAE) eles dizem para consultar o Concessionário. Depois de muita procura conseguiu encontrar essa informação no Manual de Oficina dos Motores 2L-T e 3L:
414661
jorge.duarte
31/05/2013, 17:47
Sandro,
Eu e o amigo Delfim, aqui do fórum, estamos comprando e dividindo o balde do Lubrax Avante semissintético 10W-40. Ele usa na SW4 1999 e eu na minha 2006, segundo ele melhorou o consumo. Pelo que li, ele foi desenvolvido para a "Formula Truck", achei bom o custo/beneficio sai a R$ 16 o litro.
Abs
Shell Rimula R5 LE 10W40 ( CJ-4 ) , na embalagem tá escrito Lubrificantes para motores pesados, posso usar em Hilux Diesel 163 cv ? Balde de 20 litros custa R$ 392,00 , é bom , alguém conhece ?
Ótimo óleo especialmente pra partida fria, mas tem uma TBN um pouco baixa (10.1), se usar este óleo tem que usar diesel S500 pra baixo sob pena de oxidação do óleo antes do tempo, ou se usar diesel S1800 trocar o óleo antes do tempo.
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_26680_key_140007254853_201207030336.p df
:MOBIL 1 TURBO DIESEL (http://mobil.cosan.com.br/pt-br/veiculos/carro/mobil-1-turbo-diesel-truck-5w-40), Lubrax top turbo tb seria um bom oleo para a Prado?
Ótimo óleo, mas bem salgado o preço, da uma olhada no manual da sua prado, e posta aqui a especificação do óleo original, pra ver se a gente encontra um com melhor custo-beneficio...
feitosac
03/06/2013, 00:22
Bruno,
Pelo que sei o motor da Prado é o mesmo da SW4, 1KZTE , eu uso o Lubraz Top Turbo a bastante tempo nas duas SW4 que tive, inclusive é o que meu mecanico (especializado em Toyota) recomenda.
Abs.
Então, mas se for pra colocar o Top Turbo 15W40 CI-4 que sai uma média de R$ 9,50 o litro no galão de 20 litros, porque ja não usar CJ-4 tipo o Lubrax Advento 15W40 CJ-4 ou o Mobil Delvac MX ESP 15W-40 CJ-4 que sai uma média de R$ 12,00 o litro no galão de 20 litros?
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_MX_ESP_15W-40_v1.pdf
PS: Eu somente vejo sentido em usar o Top Turbo no interiorzão do Brasil, em lugares onde só existe diesel S1800 por conta de sua ótima TBN que é 11.
Bruno,
Pelo que sei o motor da Prado é o mesmo da SW4, 1KZTE , eu uso o Lubrax Top Turbo a bastante tempo nas duas SW4 que tive, inclusive é o que meu mecanico (especializado em Toyota) recomenda.
Abs.
feitosac
03/06/2013, 23:52
Lark,
Eu não entendo de óleo, não disse que o Top Turbo é o melhor óleo, certamente o CJ-4 deve ser melhor, apenas tenho preferencia por óleos Lubrax, pois faço viagens longas, e voce encontra em qualquer lugar do Brasil e América do Sul.
Abs.
sandro_ventania
04/06/2013, 18:35
sandro_ventania,
eu tenho uma SW4 93 2.8D e uso o lubrificante Lubrax Top Turbo 15W-40 (CI-4). No Manual do Proprietário consta somente a especificação API (na época CC ou CD). A respeito da viscosidade (SAE) eles dizem para consultar o Concessionário. Depois de muita procura conseguiu encontrar essa informação no Manual de Oficina dos Motores 2L-T e 3L:
414661
Olá ATSF e demais amigos,
Eu tenho essa tabela e ela só me trouxe mais dúvidas...pois analisando ela e o clima daqui do Rio o óleo que eu deveria usar seria o 20W50 !
Porém como até nas concessionarias elas colocam o 15W40...estou indo como gado.
Se eu me aprofundar no estudo talvez mude de óleo.
sandro_ventania
04/06/2013, 18:53
Sandro,
Eu e o amigo Delfim, aqui do fórum, estamos comprando e dividindo o balde do Lubrax Avante semissintético 10W-40. Ele usa na SW4 1999 e eu na minha 2006, segundo ele melhorou o consumo. Pelo que li, ele foi desenvolvido para a "Formula Truck", achei bom o custo/beneficio sai a R$ 16 o litro.
Abs
Jorge
Eu procuro sempre o melhor óleo, mas este Avante apesar de ser semisintético, não tem um bom custo x beneficio, pois custa quase o dobro do top turbo.
Após ler todas as mensagens deste topico eu vou de Lubrax Top Turbo que a maioria recomenda.
Hoje tenho em meu motor CASTROL CRB TURBO 15W40.
Tudo bem que é bem quente ai no Rio, mas óleo 20W50 somente encontra com classificações de API antigas e na maioria das vezes obsoletas, é preferível usar um óleo 15W40 API SN/CJ4 que são as ultimas classificações do que usar um 20W50 antigo, a não ser que seu veículo esteja muito rodado mesmo, mais de 300.000km e um óleo tão grosso pode ser benéfico num motor com tantas folgas, abraços.
Olá ATSF e demais amigos,
Eu tenho essa tabela e ela só me trouxe mais dúvidas...pois analisando ela e o clima daqui do Rio o óleo que eu deveria usar seria o 20W50 !
Porém como até nas concessionarias elas colocam o 15W40...estou indo como gado.
Se eu me aprofundar no estudo talvez mude de óleo.
sando_ventania,
também não consegui compreender totalmente essa tabela...
Entendi que para o motor 3L, de acordo com a tabela, o óleo 30 estaria adequado ao clima aqui do Norte.
Alguem sabe se está certo?
Mas minha maior dúvida é: Será que vale a pena investir em um óleo avançado com a última classificação API
para um motor com um projeto tão antigo feito para óleos e diesel tão diferentes (piores?) que os atuais?
Enquanto isso sigo usando o lubrax TOP TURBO 15W40. :news-coffee:
sandro_ventania
06/06/2013, 21:20
Lark2,
Quanto a classificação...API S-- se encontra fácil, a API C-- que é para diesel, não sei, nunca pesquisei.
Mas concordo com voce que é preferivel continuar usando o 15W40 moderno que um 20W50 absoleto.
Lark2,
Quanto a classificação...API S-- se encontra fácil, a API C-- que é para diesel, não sei, nunca pesquisei.
Mas concordo com voce que é preferivel continuar usando o 15W40 moderno que um 20W50 absoleto.
Se não me engano 20W50 pra Diesel nem existe, e pra flex o de ultima especificação que tenho noticia é o Mobil Super API SM 20W50...Todos os outros que conheço são API SL/SJ ou 20W50 específico pra moto 4T.
sandro_ventania
06/06/2013, 23:17
"Mas minha maior dúvida é: Será que vale a pena investir em um óleo avançado com a última classificação API
para um motor com um projeto tão antigo feito para óleos e diesel tão diferentes (piores?) que os atuais?"
Se não me falha a memória o manual recomenda óleo API CD...um óleo como o top turbo API CI é anos-luz superior ao que o manual recomenda, então sigo usando ele, satisfeito com a qualidade e com o preço.
Acredito que tenha razão amigo, afinal a diferença de preço do CI4 pro CJ4 é mais ou menos 47%, mas se for ficar mais alguns anos com a viatura, essa mudança de classificação pode lhe render um pouco mais quilometragem, antes de ter retificar o motor, agora se pensa em trocar logo, continue usando o TOP Turbo, é bom, é barato e muito mais moderno do que pede o manual dela, abraços.
"Mas minha maior dúvida é: Será que vale a pena investir em um óleo avançado com a última classificação API
para um motor com um projeto tão antigo feito para óleos e diesel tão diferentes (piores?) que os atuais?"
Se não me falha a memória o manual recomenda óleo API CD...um óleo como o top turbo API CI é anos-luz superior ao que o manual recomenda, então sigo usando ele, satisfeito com a qualidade e com o preço.
EDERVANDO
15/06/2013, 10:40
Amigos, para motor FORD a gasolina CASTROL 5W30 A5 ou MOBIL 1 5W30 ? Nas concess. FORD tá usando CASTROL MAGNATEC WSS-M2C913-C , WSS-M2C913-B , WSS-M2C913-A , ILSAC GF-4 . Posso usar MOBIL 1 5W30 onde atende as especificações WSS-M2C929-A , WSS-M2C946-A , ILSAC GF-5 ? Ambos são SN 100% SINTÉTICO , qual o melhor na opinião de vcs ? CASTROL R$ 40,00 nas trocas de óleos, MOBIL 1 R$ 42,00 na distribuidora.
Olhando a ficha técnica dos dois, eles são realmente muito parecidos, mas por diferença pequena posso lhe dizer que o Castrol protegera mais o motor na partida fria por ser menos viscoso a 40ºC cSt 53,50, se vc usa o veículo em locais com temperatura ambiente mais fria e pra pequenos percursos onde quase nunca deixa o veículo chegar a temperatura normal de funcionamento e o desliga, sem duvida o Castrol é melhor, agora se na sua região é mais quente, pega o anda e para da cidade, esforça o veículo com giros altos, sem duvida o Mobil é melhor por ter uma viscosidade a quente superior, veja: cSt @ 100 ºC 11,1, abraços e espero ter ajudado.
http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/Magnatec_A5_DT.pdf
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/m1_5W-30_br_v9.pdf
Amigos, para motor FORD a gasolina CASTROL 5W30 A5 ou MOBIL 1 5W30 ? Nas concess. FORD tá usando CASTROL MAGNATEC WSS-M2C913-C , WSS-M2C913-B , WSS-M2C913-A , ILSAC GF-4 . Posso usar MOBIL 1 5W30 onde atende as especificações WSS-M2C929-A , WSS-M2C946-A , ILSAC GF-5 ? Ambos são SN 100% SINTÉTICO , qual o melhor na opinião de vcs ? CASTROL R$ 40,00 nas trocas de óleos, MOBIL 1 R$ 42,00 na distribuidora.
EDERVANDO
15/06/2013, 22:01
[SIZE=3]Olhando a ficha técnica dos dois, eles são realmente muito parecidos, mas por diferença pequena posso lhe dizer que o Castrol protegera mais o motor na partida fria por ser menos viscoso a 40ºC cSt 53,50, se vc usa o veículo em locais com temperatura ambiente mais fria e pra pequenos percursos onde quase nunca deixa o veículo chegar a temperatura normal de funcionamento e o desliga, sem duvida o Castrol é melhor, agora se na sua região é mais quente, pega o anda e para da cidade, esforça o veículo com giros altos, sem duvida o Mobil é melhor por ter uma viscosidade a quente superior, veja: cSt @ 100 ºC 11,1, abraços e espero ter ajudado.
lark2, vc como sempre muito atencioso,obrigado!
castrol: viscosidade a 40° cSt 53,50
mobil 1: viscosidade a 40° cSt 63,1
cSt quanto menor melhor?
castrol: viscosidade a 100° cSt 9,550
mobil 1: viscosidade a 100° cSt 11,1
cSt quanto maior melhor?
É isso mesmo EDERVANDO, você matou a charada, a frio (40ºC) quanto menor é melhor, porque sendo menos viscoso ele sobe mais rápido pro motor protegendo-o nos primeiro segundos de funcionamento, e a quente (100ºC) quanto maior melhor, porque mesmo estando bem quente a viscosidade alta evita que o óleo escorra pelo cilindro faltando lubrificação, hoje em dia existe uma medida mais moderna e mais exata que é a HTHS, que é a viscosidade medida à 150 ºC (mais condizente com a real temperatura dos cilindros), mas não são todos os óleos brasileiros que fazem este teste, o que sei é que todo óleo acima de 2,6 nesse valor é apropriado para clima tropical e regime severo de motor, no caso seu apenas o Mobil tem especificado esse valor que é 3,13, abraços.
lark2, vc como sempre muito atencioso,obrigado!
castrol: viscosidade a 40° cSt 53,50
mobil 1: viscosidade a 40° cSt 63,1
cSt quanto menor melhor?
castrol: viscosidade a 100° cSt 9,550
mobil 1: viscosidade a 100° cSt 11,1
cSt quanto maior melhor?
EDERVANDO
17/06/2013, 10:11
lubrificantes p motor diesel cSt 40° é maior , cSt 100° é menor , por exemplo: LUBRAX AVANTE 10W40 .: 40° cSt 107,9 / 100° cSt 14,3 , ao contrário da explicação acima, porque será ??
EDERVANDO
17/06/2013, 10:27
lubrificantes p motor diesel cst 40° é maior , cst 100° é menor , por exemplo: Lubrax avante 10w40 .: 40° cst 107,9 / 100° cst 14,3 , ao contrário da explicação acima, porque será ??
favor desconsiderar esta mensagem.
EDERVANDO
17/06/2013, 12:17
MOBIL 10W40 FLEX SM/CF SEMI-SINT. ( concess. Toyota usam ) : cSt 40° 95,8 , cSt 100° 14,5 / MOBIL 1 CJ-4/SM 5W40 SINT. : cSt 40° 97,9 , cSt 100° 14,5 / AVANTE 10W40 CI-4 SEMI-SINT. : cSt 40° 107,9 , cSt 100° 14,3 , então de acordo com a explicação do lark2 acima , com motor frio o MOBIL 10W40 flui mais rápido que o MOBIL 1 5W40 ?
MOBIL 10W40 FLEX SM/CF SEMI-SINT. ( concess. Toyota usam ) : cSt 40° 95,8 , cSt 100° 14,5 / MOBIL 1 CJ-4/SM 5W40 SINT. : cSt 40° 97,9 , cSt 100° 14,5 / AVANTE 10W40 CI-4 SEMI-SINT. : cSt 40° 107,9 , cSt 100° 14,3 , então de acordo com a explicação do lark2 acima , com motor frio o MOBIL 10W40 flui mais rápido que o MOBIL 1 5W40 ?
Não jamais, o Mobil 1 flui muito mais rápido a frio (40ºC) porque tem uma CST de 63,1 contra 95,8 do MOBIL 10W40 FLEX, resumindo: a 40ºC quanto menor é melhor, e a 100ºC quanto maior é melhor.
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/mobil_super_2000_x2_10w40_flex_v3_2013.pdf
EDERVANDO
17/06/2013, 14:44
a comparação que fiz é entre: Mobil 10w40 Flex x Mobil 1 Turbo Diesel truck 5w40 , este último a ficha técnica diz: CST a 40° C = 97,9 ,
O Mobil 10w40 Flex é um pouquinho melhor que o Mobil 1 Turbo Diesel truck 5w40, na partida a frio, 95,8 vs 97,9 CSt a 40ºC.
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_1_Turbo_Diesel_Truck_5W-40_v1.pdf (http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_1_Turbo_Diesel_Truck_5W-40_v1.pdf)
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/mobil_super_2000_x2_10w40_flex_v3_2013.pdf
a comparação que fiz é entre: Mobil 10w40 Flex x Mobil 1 Turbo Diesel truck 5w40 , este último a ficha técnica diz: CST a 40° C = 97,9 ,
EDERVANDO
18/06/2013, 10:35
para hilux diesel qual vcs recomendam? Shell Rimula R5 LE 10W40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 19,00/L ou Lubraxx Avante 10w40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 18,00/L ?
para hilux diesel qual vcs recomendam? Shell Rimula R5 LE 10W40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 19,00/L ou Lubraxx Avante 10w40 CI-4 SEMI-SINT. R$ 18,00/L ?
Depende da sua Hilux, se ela for de 163cv anterior a 2011 ou do modelo mais antigo 3.0 ou 2.8 anterior a 2005 nenhum dos dois, porque vc pode usar um lubrificante mineral 15W40 mais barato tipo o Lubrax Advento CJ-4 que custa R$ 12,00 o litro ou o Mobil Delvac MX ESP CJ-4 15W40 que também custa R$ 12,00 o litro.
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_MX_ESP_15W-40_v1.pdf (http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_MX_ESP_15W-40_v1.pdf)
Agora se ela for 2011 pra frente de 171cv prefira usar o Shell Rimula R5 LE 10W40 porque ele ja é CJ-4 e com baixo teor SAPs (fósforo, enxofre e cinzas sulfatadas), elementos que em alta concentrações são prejudiciais ao sistema de exaustão dos novos motores Euro 5. E o Lubrax Avante 10w40 CI-4 não é Low SAPS além de ser de especificação antiga.
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_26680_key_140007254853_201207030336.p df
EDERVANDO
18/06/2013, 12:36
lark2, no folheto técnico do Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 , tem ilustração de ônibus,caminhão e bitrem , tem alguma desvantagem em usá-lo numa nova hilux ?
F. Oliveira
18/06/2013, 13:59
Lark2, vc poderia também me dar sugestão de óleo para o motor Toyota 1HD-T ano 1994 prestes a virar 450mil km, sendo que no manual consta apenas oleo CD.
Li os posts anteriores sobre as SW rodadas e queria um veredicto seu.
Abs!
Claro que não tem, desde que se respeite a especificação do manual, 10W40 é justamente ó óleo que as CSS estão colocando na Hilux, e sendo ultima especificação API CJ-4 não tem como errar porque no manual da Hilux pede uma API mais antiga ainda.
PS: Basicamente a diferença entre lubrificantes para Caminhões e Diesel leve é a TBN, a aditivação básica que o óleo possue para anular a acidez provocada pela mistura de água com enxofre no tanque, esse aditivação em lubrificantes de caminhões quase sempre é melhor por conta do diesel sujo e com alto teor de enxofre que se encontra pelo interiorzão do Brasil, esse lubrificante numa camionete é até benéfico principalmente se utiliza diesel S500 pra cima.
[/QUOTE]
lark2, no folheto técnico do Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 , tem ilustração de ônibus,caminhão e bitrem , tem alguma desvantagem em usá-lo numa nova hilux ?
Normalmente em veículos tão rodados se sobe um grau ou dois na especificação, de modo que o filme de lubrificação seja mais espesso, protegendo o motor mesmo quando há grandes folgas, particularmente eu só recomendo essa alteração se ela estiver baixando óleo excessivamente, tipo 1 litro a cada 1000km, posta aqui se esse é o seu caso ou não, que lhe darei uma recomendação.
Lark2, vc poderia também me dar sugestão de óleo para o motor Toyota 1HD-T ano 1994 prestes a virar 450mil km, sendo que no manual consta apenas oleo CD.
Li os posts anteriores sobre as SW rodadas e queria um veredicto seu.
Abs!
EDERVANDO
20/06/2013, 21:56
É vantagem usar óleos 0w30,0w40 ? A Mobil 1 0w40 diz ser o melhor óleo do mundo, dê uma olhada no site MOBIL COSAN onde a mesma indica o lubrificante ideal para seu carro. Por exemplo: para DODGE RAM, NOVA S-10 DIESEL, F-250, L200, RANGER 3.0 , a primeira escolha é o Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5w40. Para Hilux 2012 Diesel, GM Camaro, Marcas Tops diversas a primeira escolha é o Mobil 1 0w40 SN/CF , para motor a gasolina tudo bem, mas p Diesel ?!
A maior vantagem em usar lubrificante 0W e ou 5W na parte fria é a velocidade com que é bombeado pra cima nos primeiros segundos de funcionamento do veículo, eu não sei a porcentagem correta, mas digo que mais de 50% do desgaste de um motor se dá nesses primeiros segundos, trocando em miúdos, isso somente seria vantagem quando se tem a expectativa de rodar mais de 500 mil km sem fazer a retífica, a maioria das pessoas não roda tudo isso nem em 10 anos, e tbm a grande maioria troca de carro antes disso, quer dizer, são óleos a mais das vezes caríssimos, que quem vai se beneficiar disso vai ser o próximo dono do seu veículo, quando penso em óleo, acredito numa melhor especificação que consta no manual com o melhor custo benefício.
PS: Um antigo professor dizia que apenas uma letra a mais no API de um óleo aumentava em 10% a durabilidade desse motor, no caso da Hilux 163cv que pede CF no manual, se colocar CJ está colocando 4 letras a mais, quer dizer 40% a mais, isso com óleo mineral que quase todo mundo fala mal por desconhecimento de causa, esses sintéticos SN/CJ-4 não estão nenhuma especificação a mais, apenas possuem aditivação sintética colocada num óleo mineral para serem mais fluídos em baixa temperatura.
É vantagem usar óleos 0w30,0w40 ? A Mobil 1 0w40 diz ser o melhor óleo do mundo, dê uma olhada no site MOBIL COSAN onde a mesma indica o lubrificante ideal para seu carro. Por exemplo: para DODGE RAM, NOVA S-10 DIESEL, F-250, L200, RANGER 3.0 , a primeira escolha é o Mobil 1 Turbo Diesel Truck 5w40. Para Hilux 2012 Diesel, GM Camaro, Marcas Tops diversas a primeira escolha é o Mobil 1 0w40 SN/CF , para motor a gasolina tudo bem, mas p Diesel ?!
Venho acompanhando suas postagens amigo forista lark2, me tire uma dúvida sempre em trocas de óleo do motor independente do óleo ou especificação do mesmo, eu alterno uma troca sim e outra não com o aprimorador de óleo Bardahl B12, o que você acha?
F. Oliveira
21/06/2013, 07:26
Normalmente em veículos tão rodados se sobe um grau ou dois na especificação, de modo que o filme de lubrificação seja mais espesso, protegendo o motor mesmo quando há grandes folgas, particularmente eu só recomendo essa alteração se ela estiver baixando óleo excessivamente, tipo 1 litro a cada 1000km, posta aqui se esse é o seu caso ou não, que lhe darei uma recomendação.
Opa! Ainda bem que ela não o está consumindo oleo. O que baixou foi em razão de uma mangueira que estava cortada (a do retorno da turbina pro carter) e ainda assim o oleo se manteve no nível, mesmo após eu rodar mais de 3000 mil km desde a aquisição. Abracao!
Amigo, em 1994 quando foi fabricada sua bruta, nem óleo sintético existia rsrsrsrs, pode colocar tranquilamente o Lubrax Advento 15W40 API CJ-4 ou o Mobil Delvac MX ESP 15W40 CJ-4 que custa a média de 12 reais o litro no galão de 20 litros, se o local onde usa ela for mais friozinho, dê preferência ao Lubrax por ele ser menos viscoso quando frio subindo mais rapidamente, agora se for fazer trilha, sempre com giros altos e alta temperatura, prefira o Mobil pois ele é mais viscoso a 100ºC protegendo melhor o motor, tente na segunda troca usando esses óleos trocar com um pouco menos quilometragem, pois uma mudança brusca no API, eventualmente de CD pra CJ-4 pode derreter borras que por ventura estejam incrustadas no motor e contaminar o óleo.
PS: Agora se ja estava usando semi-sintético ou 100% sintético, esqueça estas duas recomendações, me dá um toque aqui que vou lhe fazer uma nova recomendação ok.
Opa! Ainda bem que ela não o está consumindo oleo. O que baixou foi em razão de uma mangueira que estava cortada (a do retorno da turbina pro carter) e ainda assim o oleo se manteve no nível, mesmo após eu rodar mais de 3000 mil km desde a aquisição. Abracao!
Ai nós vamos entrar num campo que não tenho respaldo técnico pra lhe responder, ja usei o Bardahl B12 Diesel na minha S10 apenas porque faltou 1 litro na troca e pra não misturar marcas optei pelo B12, que inclusive tem o mesmo motor da sua XTerra, tanto quanto estou usando o bissulfeto de molibdênio nessa ultima troca, da marca Molykote A2 apenas porque tava na promoção porque ia vencer, 10 reais o vidrinho, coloquei dois, existe também o Militec importado dos EUA que não sei a composição, o que posso dizer; consumo ficou igual, barulho e vibração tbm, apenas senti que estava andando um pouco mais na época do B12, mas não posso garantir se é psicológico ou não, saiu um teste na revista Motor Show sobre estes aditivos, nesse forum Millitec Ou Molykote A2? - Mecânica & Manutenção Geral. - *Clube do Voyage * Carmaniacs* (http://carmaniacs.com.br/forummm/index.php?showtopic=16883) tem a matéria, leia e tire suas próprias conclusões.
Venho acompanhando suas postagens amigo forista lark2, me tire uma dúvida sempre em trocas de óleo do motor independente do óleo ou especificação do mesmo, eu alterno uma troca sim e outra não com o aprimorador de óleo Bardahl B12, o que você acha?
F. Oliveira
21/06/2013, 19:38
Amigo, em 1994 quando foi fabricada sua bruta, nem óleo sintético existia rsrsrsrs, pode colocar tranquilamente o Lubrax Advento 15W40 API CJ-4 ou o Mobil Delvac MX ESP 15W40 CJ-4 que custa a média de 12 reais o litro no galão de 20 litros, se o local onde usa ela for mais friozinho, dê preferência ao Lubrax por ele ser menos viscoso quando frio subindo mais rapidamente, agora se for fazer trilha, sempre com giros altos e alta temperatura, prefira o Mobil pois ele é mais viscoso a 100ºC protegendo melhor o motor, tente na segunda troca usando esses óleos trocar com um pouco menos quilometragem, pois uma mudança brusca no API, eventualmente de CD pra CJ-4 pode derreter borras que por ventura estejam incrustadas no motor e contaminar o óleo.
PS: Agora se ja estava usando semi-sintético ou 100% sintético, esqueça estas duas recomendações, me dá um toque aqui que vou lhe fazer uma nova recomendação ok.
muito obrigado pelos esclarecimentos, Lark...o problema é que não sei qual oleo estava sendo usado pelo antigo dono. E vi que o oleo está novo, mas qdo eu fechar os 4 mil acho que vou partir pra troca, conforme vc falou.
Nesta situação (caso de desconhecimento de causa...hehehehe) qual eu poderia ir seguro?
mineral? Sintético? Cj-4 15w40 mesmo?
Faz tempo que comprou ela?, não tem o telefone do antigo dono?, porque se estava com Semi-Sintético ou 100% Sintético, mesmo que ficar somente um pouquinho no motor, a mistura com estes minerais que lhe passei pode ser problemática, a composição muito diferente deles pode reagir e criar borras, pra voltar pro mineral nesse caso, é melhor retirar o cárter e a tampa de válvulas, e lavar tudo com querosene, alguns mecânicos podem lhe falar em fazer "flushing" nesse motor, não faça isso jamais num motor tão rodado, pois uma parte das borras e carbonizações é o que evita os vazamentos, se não encontrar o antigo dono ou não quiser fazer isso (Lavagem Química), então vá de semi-sintético, e faça a primeira troca com menos quilometragem, aquele Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 citado em posts anteriores tem ótima especificação, não sei o preço dele, mas se prepare pra mais de 20, 25 reais o litro.
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC...1207030336.pdf (http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_26680_key_140007254853_201207030336.p df)
muito obrigado pelos esclarecimentos, Lark...o problema é que não sei qual oleo estava sendo usado pelo antigo dono. E vi que o oleo está novo, mas qdo eu fechar os 4 mil acho que vou partir pra troca, conforme vc falou.
Nesta situação (caso de desconhecimento de causa...hehehehe) qual eu poderia ir seguro?
mineral? Sintético? Cj-4 15w40 mesmo?
Engels Kbça
24/06/2013, 03:48
Desculpe Herick, a pergunta não foi para mim, mas Bardhal B-12, é um antigo melhorador de viscosidade, é uma aditivo, meu pai usava numa Band, isso em 1970. O óleos atuais não precisam de aditivos.
Ai nós vamos entrar num campo que não tenho respaldo técnico pra lhe responder, ja usei o Bardahl B12 Diesel na minha S10 apenas porque faltou 1 litro na troca e pra não misturar marcas optei pelo B12, que inclusive tem o mesmo motor da sua XTerra, tanto quanto estou usando o bissulfeto de molibdênio nessa ultima troca, da marca Molykote A2 apenas porque tava na promoção porque ia vencer, 10 reais o vidrinho, coloquei dois, existe também o Militec importado dos EUA que não sei a composição, o que posso dizer; consumo ficou igual, barulho e vibração tbm, apenas senti que estava andando um pouco mais na época do B12, mas não posso garantir se é psicológico ou não, saiu um teste na revista Motor Show sobre estes aditivos, nesse forum Millitec Ou Molykote A2? - Mecânica & Manutenção Geral. - *Clube do Voyage * Carmaniacs* (http://carmaniacs.com.br/forummm/index.php?showtopic=16883) tem a matéria, leia e tire suas próprias conclusões.
A matéria foi de grande utilidade pra mim visto que nenhum dos aprimoradores teve melhoras significativas tanto em torque, potência e emissão de CO, aliás me assustou que no caso do B12 o índice de CO aumentou e muito, valeu!
Desculpe Herick, a pergunta não foi para mim, mas Bardhal B-12, é um antigo melhorador de viscosidade, é uma aditivo, meu pai usava numa Band, isso em 1970. O óleos atuais não precisam de aditivos.
Engels Kbça tranquilo meu amigo, direcionei a pergunta pro nosso amigo lark2 porque me impressionou a quantidade de informações e conhecimentos que ele demonstrou aqui, mas afinal o fórum é pra isso mesmo, discussões e trocas de experiências, realmente concordo contigo o aditivo B12 é bem antigo, por isso mesmo que eu uso na VTR, mas depois da matéria que o lark2 postou vou pensar melhor à respeito do tema, um forte abraço.
EDERVANDO
11/07/2013, 11:41
nas concess. VW , eles usam um óleo 5w40 CF Castrol ( Amarok ) , na Toyota 10w40 CF Mobil ( Hilux Diesel ) , a classificação atual é CJ-4 , porque ??
A classificação CF se tornou um marco na evolução dos lubrificantes, antes dela, os lubrificantes eram bem diferentes, então se criou um dogma de engenharia que ao projetar e construir qualquer motor diesel, pelo menos teria que usar classificação CF, mas isso em nada impede de colocarmos classificação melhores em nossos motores, desde que respeite as viscosidades a frio e a quente.
nas concess. VW , eles usam um óleo 5w40 CF Castrol ( Amarok ) , na Toyota 10w40 CF Mobil ( Hilux Diesel ) , a classificação atual é CJ-4 , porque ??
F. Oliveira
11/07/2013, 16:01
Faz tempo que comprou ela?, não tem o telefone do antigo dono?, porque se estava com Semi-Sintético ou 100% Sintético, mesmo que ficar somente um pouquinho no motor, a mistura com estes minerais que lhe passei pode ser problemática, a composição muito diferente deles pode reagir e criar borras, pra voltar pro mineral nesse caso, é melhor retirar o cárter e a tampa de válvulas, e lavar tudo com querosene, alguns mecânicos podem lhe falar em fazer "flushing" nesse motor, não faça isso jamais num motor tão rodado, pois uma parte das borras e carbonizações é o que evita os vazamentos, se não encontrar o antigo dono ou não quiser fazer isso (Lavagem Química), então vá de semi-sintético, e faça a primeira troca com menos quilometragem, aquele Shell Rimula R5 LE 10W40 CJ-4 citado em posts anteriores tem ótima especificação, não sei o preço dele, mas se prepare pra mais de 20, 25 reais o litro.
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC...1207030336.pdf (http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_26680_key_140007254853_201207030336.p df)
opa! vi hoje essa resposta!
grato pelos esclarecimentos mais uma vez. Vou ver se faço contato com o dono anterior através do rapaz da agência que me vendeu o carro.
Comprei a viatura a pouco mais de 1 mês e acho que vou fazer a referida lavagem do cárter e tampa de válvulas com o querosene, até mesmo para ver as condições do maquinário.
após, vou ver se fico utilizando o oleo mineral mesmo.
guilhermeabreu
11/07/2013, 16:29
O LARK2 deu explicações muito boas , mas se eu não encontrasse o dono anterior e para não acontecer de misturar óleos de composições diferentes , eu trocaria pelo óleo da minha preferencia que é o TOP TURBO da BR e com 1000km rodados trocaria de novo com filtro e tudo , desta forma acredito que não ficaria mais resquício algum do óleo anterior .
Meus 0,01% de contribuição .
F. Oliveira
11/07/2013, 17:45
O LARK2 deu explicações muito boas , mas se eu não encontrasse o dono anterior e para não acontecer de misturar óleos de composições diferentes , eu trocaria pelo óleo da minha preferencia que é o TOP TURBO da BR e com 1000km rodados trocaria de novo com filtro e tudo , desta forma acredito que não ficaria mais resquício algum do óleo anterior .
com certeza uma alternativa mais em conta, né, Dr Guilherme?
será se a eficiência pode ser a mesma?
Eu concordo com o Guilherme, faria o mesmo apenas na falta de dinheiro pra mandar abrir o cárter e tampa de válvulas, somente mudaria que colocaria um Lubrax Advento que é quase o mesmo preço do Top Turbo, com especificação um pouco melhor, acredito que todos tem um pouco a ensinar, não sou o senhor do saber, sempre to aprendendo coisas novas igual todos aqui, abraços.
F. Oliveira
11/07/2013, 19:50
Acho que para um providencia imediata a troca com mil km pode ser de boa.
até pq qdo eu for fazer o desmonte de outras coisas, vou querer limpar o tanque tb.
Acho que para um providencia imediata a troca com mil km pode ser de boa.
até pq qdo eu for fazer o desmonte de outras coisas, vou querer limpar o tanque tb.
Vou deixar meu pitaco....
Acho ABSOLUTAMENTE desnecessario gastar $$$$ com oleos de ultima geraçao, a nao ser em motores modernos que pedem estes oleos (NR, Ns10, amarok, hilux nova.....) falo isto pq os motores mais antigos eram homologados para os oleos da epoca, e, se estes oleos ja eram BONS naquela epoca pra estes motores, imaginem um oleo cf-4 (top turbo, por ex) que é recomendao para uso rodoviario com trocas de 45mil km (ok isto é em caminhoes e onibus que andam quase o dia inteiro, sem desligar etc.etc.)
Quero dizer que a grande maioria de nós nao roda 10.000 km por mes, nem 5000!!!!! acabamos por torcar o oleo mais pela validade e mais pelo "prazer" que nos proporciona de saber que estamos cuidando BEM de nossa viatura, do que pela real necessidade de trocar!!!
trocar oleo de 5 em 5 mil km???? um oleo que é recomendado pra 45mil, 60 mil km??? particularmente acho um zelo desnecessario, a nao ser pela "idade"do oleo, tipo quem roda 5mil km em 6 meses!!! ai tudo bem, mas pra quem usa a VTR todo dia e anda bastante em trajeto rodoviario (rotacao constantem tep constante..)é um desperdicio!!!
Quantos de vc's pegaram uma VTR ZERO km e andaram com ela até fundir o motor por km??? niguem?? ou se fundiu, fundiu com qtos km?? 400mil, 500mil??? e se vc utiliza se o melhor oleo do mundo aquele 0w 40 fudidao de 50 pilas o litro, quanto mais vc rodaria??? será que rodaria algum km a mais??? acho que nao!!!!!
EU sei, todos nos gostamos de tratar a VTR da melhor maneira possivel, tratamos ela como um bichinho de estimaçao (e é mesmo!!), mas nao há a menor necessidade de jogar $$$$$$$ fora, usar um oleo que atenda a especificacao, JA ESTA de bom tamanho, usar um top turbo (CI4), em motores antigos, ja é dar caviar pra cachorro, ta bom demais!!!
é minha opiniao pessoal, nao precisam aceitar, mas pensem, EU ja andei 250mil km com um HSD 2.5, 280 mil com um PS2.8, meu atual NGD 3.0 ja esta com 130 mil, sem NUNCA, mas NUNCA mesmo dar qq dor de cabeça, nem abaixar uma gota de oleo, meu pai com uma sprinter 2.5 HSD teve que trocar o motor...... mas tinha 550 mil km!!!!!! e só usamos top turbo, sabe o pq??? pq é bom e barato, simples assim, nao que seja o melhor do melhor, mas nossos motores nao precisam do melhor do melhor!!!
abraço
F. Oliveira
30/07/2013, 16:50
Comprei galão de 20lts do top turbo e já andei 370km com ele. Tudo na mais absoluta normalidade neste motor com 451.560km. Oleo barato e de alta qualidade.
Engels Kbça
30/07/2013, 17:06
Vou deixar meu pitaco....
Acho ABSOLUTAMENTE desnecessario gastar $$$$ com oleos de ultima geraçao, a nao ser em motores modernos que pedem estes oleos (NR, Ns10, amarok, hilux nova.....) falo isto pq os motores mais antigos eram homologados para os oleos da epoca, e, se estes oleos ja eram BONS naquela epoca pra estes motores, imaginem um oleo cf-4 (top turbo, por ex) que é recomendao para uso rodoviario com trocas de 45mil km (ok isto é em caminhoes e onibus que andam quase o dia inteiro, sem desligar etc.etc.)
Quero dizer que a grande maioria de nós nao roda 10.000 km por mes, nem 5000!!!!! acabamos por torcar o oleo mais pela validade e mais pelo "prazer" que nos proporciona de saber que estamos cuidando BEM de nossa viatura, do que pela real necessidade de trocar!!!
trocar oleo de 5 em 5 mil km???? um oleo que é recomendado pra 45mil, 60 mil km??? particularmente acho um zelo desnecessario, a nao ser pela "idade"do oleo, tipo quem roda 5mil km em 6 meses!!! ai tudo bem, mas pra quem usa a VTR todo dia e anda bastante em trajeto rodoviario (rotacao constantem tep constante..)é um desperdicio!!!
Quantos de vc's pegaram uma VTR ZERO km e andaram com ela até fundir o motor por km??? niguem?? ou se fundiu, fundiu com qtos km?? 400mil, 500mil??? e se vc utiliza se o melhor oleo do mundo aquele 0w 40 fudidao de 50 pilas o litro, quanto mais vc rodaria??? será que rodaria algum km a mais??? acho que nao!!!!!
EU sei, todos nos gostamos de tratar a VTR da melhor maneira possivel, tratamos ela como um bichinho de estimaçao (e é mesmo!!), mas nao há a menor necessidade de jogar $$$$$$$ fora, usar um oleo que atenda a especificacao, JA ESTA de bom tamanho, usar um top turbo (CI4), em motores antigos, ja é dar caviar pra cachorro, ta bom demais!!!
é minha opiniao pessoal, nao precisam aceitar, mas pensem, EU ja andei 250mil km com um HSD 2.5, 280 mil com um PS2.8, meu atual NGD 3.0 ja esta com 130 mil, sem NUNCA, mas NUNCA mesmo dar qq dor de cabeça, nem abaixar uma gota de oleo, meu pai com uma sprinter 2.5 HSD teve que trocar o motor...... mas tinha 550 mil km!!!!!! e só usamos top turbo, sabe o pq??? pq é bom e barato, simples assim, nao que seja o melhor do melhor, mas nossos motores nao precisam do melhor do melhor!!!
abraço
Corretíssimo Gmilani,uso LUBRAX TOP TURBO, troco filtro (original Toyota) e óleo a cada 10.000 km (uso rodoviário) minha VTR está atualmente com 318.800 km rodados, não baixa óleo entre as trocas, esse mês rodei 10.500km , em uma viagem ao Uruguai. Comprei o último balde de 20L por R$190,00, saiu a R$9,50/litro, quer melhor que isso???:euforico:
Engels
guilhermeabreu
30/07/2013, 17:27
Tb só uso TOP TURBO BR por mais de 8 anos e não troco ele por nada .
TCHEIGOR
31/07/2013, 12:19
Meu testemunho:
Estava usando top turbo há algumas trocas por conta de não haver encontrado o Mobil DELVAC MX, que era o que eu usava antes. Na última troca voltei pro MOBIL e notei que a luz do óleo está apagando mais rápido na primeira partida da manhã, o que antes demorava 3 ou 4 segundos agora em 2 já apagou.
abraço!
Pra vocês verem como apenas o parâmetro Viscosidade a Frio 40ºC (cSt) não é o unico fator que faz diferença no óleo subir mais rápido pro motor, porque olhando apenas esse parâmetro, teoricamente o Top Turbo deveria subir mais rápido e apagar a luz, porque é menos viscoso nesse fator, no entanto no Mobil o Indice de Viscosidade, sua Densidade e seu Ponto de Fluidez é menor, fazendo ele subir mais rápido, vejam vocês mesmos abaixo.
http://mobil.cosan.com.br/sites/default/files/Mobil_Delvac_MX_15W-40_v1.pdf
Meu testemunho:
Estava usando top turbo há algumas trocas por conta de não haver encontrado o Mobil DELVAC MX, que era o que eu usava antes. Na última troca voltei pro MOBIL e notei que a luz do óleo está apagando mais rápido na primeira partida da manhã, o que antes demorava 3 ou 4 segundos agora em 2 já apagou.
abraço!
EDERVANDO
17/09/2013, 15:53
qual óleo de motor da NR Diesel, quais as opções?
EDERVANDO
17/09/2013, 16:15
Lubrax Avante 10w40 ou Shell Rimula R5 LE 1Ow40 ? Vou usar na Hilux, troco pelo tempo e não pela km(rodo pouco) , acho o óleo utilizado pelas concess. Toyota fraco para diesel(CF) , oque vcs acham?
Leonardo Dic
17/09/2013, 20:16
CF é mt fraco hj, no minimo CI-4
EDERVANDO
27/09/2013, 16:14
Caros colegas, quem de vcs conhecem este novo lubrificante: Shell Rimula R5 LE 10W40 C J -4 ? Quem de vcs usariam numa Hilux nova ? Será minha segunda troca de óleo posso usar este? O preço está em R$ 22,45 L. Oque acham? Existe outra opção melhor? ( exceto 15w40 ) .
EDERVANDO
28/09/2013, 10:30
Faça as contas quanto custa em Miami-EUA. Galão com 3,78 L U$ 26,83 + 7% (taxa) - Mobil 1 CJ-4 5W40 - qual o custo por litro em R$ ?
EDERVANDO
28/09/2013, 10:51
Shell Rotella T6 5W40 C J-4 Sintético. Galão 3,78 L U$ 21,36 + 7% (taxa) - faça as contas e veja o custo por litro em R$ ...
EDERVANDO
28/09/2013, 13:26
... parece que não tem interessados em discutir sobre esse assunto. Quem conhece ou já usou o Shell RIMULA R5 LE 10W40 CJ-4 ? O Litro sai por R$ 22,50. Minha dúvida é: Na embalagem mostra ilustração de uma carreta , caminhão e ônibus e fala que as principais aplicações são para motores Europeus em uso severo. Pode ser usado na frontier , Nova Hilux , Amarok , Nova Ranger ?
sandro_ventania
28/09/2013, 20:58
Edervando, Pelo que já andei estudando do assunto...esses novos óleos CJ-4 somente devem ser usados em carros que usam o diesel S-10 exclusivamente...não usando nenhum outro tipo.
Dentre vários detalhes, um deles é a falta de reserva alcalina nesses óleos.
guilhermeabreu
28/09/2013, 22:17
CARO EDERVANDO
Não fique triste aqui pelas pessoas que não responderam , como eu , não manjo nada deste óleo e acredito que ninguem daqui do forum deve ter usado dele , apenas agora o SANDRO_VENTANIA esta comentando e pelo que vejo , parece que o SANDRO é do ramo .
Abraço e bom fim de semana .
Mas vai aí minha opinião : Seu carro é novo e vai fazer a sua segunda troca de óleo ,VAI PELO O QUE O MANUAL MANDA E SEJA FELIZ , NÃO TENTE INVENTAR A RODA .
Cito como exemplo o óleo de freio : a TOYOTA recomenda colocar o ÓLEO DOT4 , se colocar o DOT5 achando que ele é melhor , VAI DAR DEFEITO NO SEU FREIO PQ O DOT5 VAI DERRETER AS CONEXÕES DE BORRACHA DO FREIO E VAI TE DEIXAR NA MÃO . Nem sempre o que é mais evoluído é melhor para seu carro .
sandro_ventania
29/09/2013, 17:29
Eu do ramo, Guilheme??? KKKKK...nem de longe...bombeiro só entende de água kkkk!
A gente lê algo aqui, uma matéria ali, um estudo acolá...e quando um colega pergunta a gente tem um pitaco pra dar...he he he!
O óleo CJ-4 foi desenvolvido por causa das novas normais, viram que não adiantava diminuir o enxofre do diesel a quase zero se o motor sempre queima algum oleo do motor...os fabricantes se viam doidos pois não conseguiam cumprir as novas regras, os dois sistemas, egr e outro que esqueci, não davam conta ou logo estragavam...daí pediram para os fabricantes desenvolverem esse novo óleo.
Ele é muito bom, mas como foi feito para motores novos, visando os novos combustiveis com baixos teores de enxofre, eles diminuiram ou mudaram alguns aditivos que acharam desnecessários...um deles é a reserva alcalina...sem ela e usando o diesel comum o óleo se deteriora antes do previsto.
F. Oliveira
29/09/2013, 19:21
Eu do ramo, Guilheme??? KKKKK...nem de longe...bombeiro só entende de água kkkk!
A gente lê algo aqui, uma matéria ali, um estudo acolá...e quando um colega pergunta a gente tem um pitaco pra dar...he he he!
O óleo CJ-4 foi desenvolvido por causa das novas normais, viram que não adiantava diminuir o enxofre do diesel a quase zero se o motor sempre queima algum oleo do motor...os fabricantes se viam doidos pois não conseguiam cumprir as novas regras, os dois sistemas, egr e outro que esqueci, não davam conta ou logo estragavam...daí pediram para os fabricantes desenvolverem esse novo óleo.
Ele é muito bom, mas como foi feito para motores novos, visando os novos combustiveis com baixos teores de enxofre, eles diminuiram ou mudaram alguns aditivos que acharam desnecessários...um deles é a reserva alcalina...sem ela e usando o diesel comum o óleo se deteriora antes do previsto.
Porra! Q aula mermão! HehehehehehHeheheheheh
Leonardo Dic
29/09/2013, 19:57
A norma para as pick ups e Vans euro 5 com DPF (filtro de particulas diesel) q está em uso hj, adotada pela maioria das montadoras (2013 em diante)é a européia ACEA C ( C2, C3 ou C4)
É isso aí, por isso que amo o meu bom e velho motor 2.8 .......
Olá amigos, tava meio ausente, pode-se usar CJ-4 em motores antigos tranquilamente, a reserva alcalina diminuiu sim, mas pouco, comparando o TOP Turbo 15W40 que tem basicidade de 11, esse Shell Rotella T6 5W40 tem basicidade de 10.6 e o Shell Rimula R5 10W40 tem basicidade de 10.1, o unico cuidado é que motores EURO 5 costumam ajuntar muita fuligem (leia-se enxofre) por ter os anéis mais próximos a cabeça do pistão, então óleos CJ-4 tem muito mais detergente na sua formulação de modo a retirar essa fuligem e impregná-la ao óleo, então se for usar esses óleos em motores antigos devem fazer a primeira troca com menos tempo porque ele vai promover uma limpeza profunda no motor.
PS: O Lubrax Advento 15W40 CJ-4 existe desde 2011 e desde então usei na minha antiga S10 MWM 2.8, e tbm num trator MF 235 1978, e numa Hilux 2007, rodei na S10 mais de 50.000 kilometros sem problema algum, me lembro que na primeiro troca o óleo ficou completamente preto com apenas uma volta no quarteirão e aumentou até o nível sozinho, então troquei com 5000km apenas, depois nas próximas trocas demorava dias pra pretejar o óleo.
http://www.euris.rs/maziva/Rotela-T6.pdf
http://www.epc.shell.com/Docs/GPCDOC_X_cbe_24855_key_140006992039_201112090837.p df
Edervando, Pelo que já andei estudando do assunto...esses novos óleos CJ-4 somente devem ser usados em carros que usam o diesel S-10 exclusivamente...não usando nenhum outro tipo.
Dentre vários detalhes, um deles é a falta de reserva alcalina nesses óleos.