Ver Versão Completa : Barulho Diferencial Ranger 3.0
Silva_1982
20/02/2012, 15:55
Prezados Amigos,
Há algum tempo acompanho este forum para buscar maiores conhecimentos sobre a linha 4x4 especialmente da Ranger, visto que possuo uma Ranger 3.0 4x4 Diesel.
Estou com uma dúvida a qual segundo o mecanico não devo me preocupar mas resolvi apresentá-la para vossa apreciação.
Na semana passada troquei todos os óleos e filtros da minha ranger pois nos proximos dias pretendo sair dar uma viajada com a mesma, e a partir de então geralmente nas arrancadas com o volante estercado para a esquerda ela apresenta um estalo semelhante ao de arrancar com o freio estacionario puxado e posterior soltar tipo um "ploc". O referido barulho pelo que notei sempre ocorre com o volante estercado e já aconteceu até mesmo em marcha ré.
Como havia feito uma revisão nos freios, troquei amortecedores etc voltei ao mecanico e pedi para verificar todos os itens pois como o barulho vem do eixo traseiro suspeitei que fosse nos tambores de freios, mas segundo o mecanico estavam 100%.
Sendo assim abrimos novamente o diferencial e segundo ele o que ocorre é que umas ditas arruelas de tração positiva devem estar grudadas este é o motivo do estalo mais para resolver teria que abrir todo o sistema (ponta de eixos e etc) segundo ele é um trabalho demorado e que não teria necessidade pois no demais o diferencial está 100% e portanto não devo me preocupar. Só que tal barulho é intrigante só acontece nas arrancadas ou em baixa no asfalto andando normal não se nota nada...
Alguem já passou por isso, ou tem alguma ideia do que pode ser?
O oleo que coloquei no diferencial foi o Texaco 3450 e vendo agora no manual não coloquei o tal aditivo recomendado.
Fico no aguardo, desde já obrigado pela atenção.
Abraço a todos.
Imperador!
20/02/2012, 16:53
Troca o óleo do diferencial.
Além do recomendado do manual, você pode usar o 85W140 EP, que já aditivado. Confirme na embalagem pra ter certeza.
Silva_1982
20/02/2012, 17:23
Amigo Imperador, você acha que pode ser o óleo?
O Texaco 3450 é um óleo lubrificante grau SAE 90 e classificação API GL-4, esse óleo que você recomendou é que marca?
Imperador!
20/02/2012, 19:51
Amigo, dá uma olhadinha aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/85141-troca-de-oleos-ranger-topico-definitivo.html
Em geral, as mesmas marcas de sempre Texaco, Esso, BR, Mobil... todas são equivalentes. Só foge das paralelas.
Silva_1982
20/02/2012, 20:01
Valeu a dica Imperador,
Amanhã vou providenciar a troca do óleo e posto aqui o resultado.
Se mais alguem tiver uma dica/sugestão sobre o assunto fico no aguardo.
Abraço amigos...
Carlos A. C. Azevedo
20/02/2012, 20:34
Tua ranger tem quanto tempo? não era pra tá com os "discos colados", mas não esquenta, conforme vai gastando, vai sumir o barulho, e se tu não precisar usar em situação de lama pesada, não vai ter problema nenhum.
:concordo:
Silva_1982
20/02/2012, 20:49
Prezado Carlos,
Minha Ranger é 2005, as primeiras 3.0 está com 160 mil kms originais, geralmente uso ela tipo 80% cidade e 20% fora de estrada, mas nada de off-road pesado...
Amanhã vou providenciar a troca de oleo como sugerido por um amigo anteriormente aqui... só fiquei encucado porquê o barulho surgiu logo após a troca de oleo do diferencial antes não fazia barulho algum....
Imperador!
20/02/2012, 20:53
Prezado Carlos,
Minha Ranger é 2005, as primeiras 3.0 está com 160 mil kms originais, geralmente uso ela tipo 80% cidade e 20% fora de estrada, mas nada de off-road pesado...
Amanhã vou providenciar a troca de oleo como sugerido por um amigo anteriormente aqui... só fiquei encucado porquê o barulho surgiu logo após a troca de oleo do diferencial antes não fazia barulho algum....
Ou seja, 90% de chance do problema estar no óleo...
Francescolli
20/02/2012, 20:53
Oleo errado para tração positiva !! eu uso GL-5 na f-1000 92 e um otro q não lembro o nome pra f-1000 94 !! paguei 22 reais o litro !!
Daniel.Shimomoto
20/02/2012, 20:55
Silva_1982;
O lubrificante que você colocou está errado!
O Correto é API GL-5!!!! O GL-4 não serve em hipotese alguma pois como diferencial traseiro é o de tração e funciona com carga 100% do tempo, um lubrificante API-GL-4 não oferece a mesma pelicula protetiva em situações de esforços excessivos e entrechoques em situações dele elevadas rotações.
Os lubrificantes indicados são (todos API-GL-5):
SAE 75W90 - Tem da Valvoline com aditivo para diferencial LSD e o da Petrobrás. Ambos sintéticos
SAE 80W90 - Tem da Valvoline e outras marcas diversas - Não é o indicado para a Ranger mas tem gente que coloca e funciona adequadamente
SAE 85W140 (mencionado pelo Imperador!) - É o recomendado para o Troller que também usa Dana 44
Troque logo pois no futuro o comprometimento será das engrenagens e não dos discos de tração positiva (que gastam rapidamente mesmo).
NGDaniel
20/02/2012, 21:37
É, troca logo porque depois achar mecanico que SAIBA e, principalmente, que QUEIRA trabalhar com isso é complicado..
Silva_1982
20/02/2012, 22:28
Ok senhores obrigado espero amanhã ter boas novidades rssss...
Pedro Eduardo Patussi
21/02/2012, 02:29
Silva_1982;
O Correto é API GL-5!!!! O GL-4 não serve em hipotese alguma pois como diferencial traseiro é o de tração e funciona com carga 100% do tempo, um lubrificante API-GL-4 não oferece a mesma pelicula protetiva em situações de esforços excessivos e entrechoques em situações dele elevadas rotações.
SAE 75W90 - Tem da Valvoline com aditivo para diferencial LSD e o da Petrobrás. Ambos sintéticos
SAE 80W90 - Tem da Valvoline e outras marcas diversas - Não é o indicado para a Ranger mas tem gente que coloca e funciona adequadamente
SAE 85W140 (mencionado pelo Imperador!) - É o recomendado para o Troller que também usa Dana 44
Troque logo pois no futuro o comprometimento será das engrenagens e não dos discos de tração positiva (que gastam rapidamente mesmo).
o diferencial da minha ranger foi trocado o oleo e colocado 80w90...sera q vou ter problemas?? Ranger 4.0 v6 CD 4x4(era oq pedia no manual... porem mandava adicionar um nugget de sei la oq...e não foi adicionado)
pilotothiago
21/02/2012, 02:33
Amigos estava com o mesmo problema na F250, mandei desmontar o diferencial, e chequei que estas arruelas que voce disse estavam gastas, ou seja a fibra que tem em toda ela estava totalmente gasta, com isso ela deslisava quando estava com o volante virado (Uma roda gira mais que a outra), comprei o Kit novo na ford e troquei, ficou zera, nao tive mais este problema.
Pesquise isso, "arruela do blocante do diferencial", os sintomas que voce citou sao os mesmos que minha F250 teve...
Imperador!
21/02/2012, 10:06
o diferencial da minha ranger foi trocado o oleo e colocado 80w90...sera q vou ter problemas?? Ranger 4.0 v6 CD 4x4(era oq pedia no manual... porem mandava adicionar um nugget de sei la oq...e não foi adicionado)
Quase certeza o seu diferencial não é Dana. Portanto, as indicações de óleo são diferentes. Se o manual pedia 80w90, você só fez o recomendado.
Daniel.Shimomoto
21/02/2012, 10:52
Quase certeza o seu diferencial não é Dana. Portanto, as indicações de óleo são diferentes. Se o manual pedia 80w90, você só fez o recomendado.
x2!
Ranger 98->2001 - Diferencial Ford 8.8.
Abs!!!
Silva_1982
21/02/2012, 20:36
Amigos, boa noite
Não consegui trocar o oleo hoje, essa época do ano grande parte das oficinas estão em férias em algumas outras operando com capacidade reduzida rsss então ficou para amanhã... assim que trocar posto o resultado.
Abraço,
Silva_1982
22/02/2012, 21:43
Amigos, boa noite conforme programado hoje troquei o óleo do diferencial da Ranger... notei que melhorou bastante para ser sincero só escutei duas vezes o barulho na saída da oficina e em menor intensidade (antes em cada esquina eu escutava tal barulho).
Agora a medida que for andando creio que vai se assentar perfeitamente.
Abraços valeu a dica e fico a disposição para comentários
Imperador!
23/02/2012, 00:43
Deve ter resolvido o problema. Os outros barulhos devem ser tua cabeça procurando achá-los. Com o tempo vão desaparecer.
Silva_1982
23/02/2012, 09:31
rssss.... tá bom...
Ola boa noite a todos, tenho o mesmo problema um de um "toc toc", quando passo pro um quebra mola ou ate mesmo um buraco, os mecanicos da ford me disseram quemé o diferencial e me disse para eu nao me preocupar com isso, mais o barulho eh irritante, barulho de carro velho, sendo que minha ranger eh 2010/2011, com 29000km rodados somente.
Isso é uma vergonha a ford, nao conseguir ajeitar isso. estou extremamente decepicionado com a ford brasil.
Imperador!
07/04/2012, 09:21
Mesma coisa... comece trocando o óleo do diferencial.
Mesma coisa... comece trocando o óleo do diferencial.
Qual óleo poderia usar nela ? quantos mais viscoso melhor ?
Imperador!
07/04/2012, 14:51
Postado originalmente por Daniel.Shimomoto http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/102362-barulho-diferencial-ranger-3-0-a-post1633219.html#post1633219)Silva_1982;
Uso o 85W140. Mas qualquer desses acima servem pra você. E possivelmente eliminarão o ruído que está apresentando.
O problema do serviço nas ccs é que como o carro tá na garantia, pode receber qualquer tipo de tratamento e que o cliente geralmente não pode ter acesso à oficina/mecânico nem acompanhar o serviço.
Daniel.Shimomoto
07/04/2012, 21:47
Marcio;
Perdoe-me o comentário mas acho que o problema de sua Ranger é o metodo de condução: Se você tentar passar lombadas e buracos em terceira marcha e o motor trabalhando em marcha lenta, a Ranger como qualquer carro com eixo cardã (Chevette, Opala) vai fazer barulho de bater cruzeta e cardã que parece que vai desmontar tudo. E ai não tem Ford, nem Mitsubishi, nem Toyota que dê jeito!
Minha mulher no inicio, acostumada a dirigir carros "comuns" de tração dianteira, quando pegou a Ranger fazia a mesma coisa e era toc toc toc para todo lado.
Pensa bem se o problema é diferencial ou sua forma de condução. Saliento que não estou falando que voce dirija mal, não é isso. Mas dirigir carro de cardã é diferente de dirigir carro de tração dianteira.
Abraços!