Ver Versão Completa : Controle de Tracao para Gaiola, Baja e Buggy.
luucassmo
08/02/2012, 20:08
Bom galera, dei uma olhada no forum e nao vi topico, ou algum lugar que alguem fez isso, entao to postando ai para ver oque voces acham.To fazendo minha gaiola e de cara eu fiz um controle de tracao, eu fiz o seguinte, peguei uma saida do cilindro mestre do freio e liguei um flexivel nela ate um registro de gas, depois peguei outra saida e fiz o mesmo, uma saida para cada roda(considerando que so usei freio na traseira). fiz isso pelo seguinte, suponhamos que estou em um barro atolado com a gaiola, ai a roda direita fica alta, fora de contato com o barro, e quando eu arranco ela patina, entao eu piso no freio e tranco o registro, nesse caso o liquido de freio fica fechado com pressao na pinça, fazendo com que a roda fique freiada, consequentemente ela obrigara a outra roda a patinar. Entao fiz um desenho basico para voces entender, nao tirei foto ainda, mas assim que eu conseguir eu posto as foto de como fico. Aberto para discutirmos.
Algumas vantagens, voce tem freio de mao, ta em um morro e quer freiar, pisa do freio e fecha as duas tornerinhas, pronto fica freiado. é uma opcao boa, facil de se fazer e barato, aqui na minha cidade paguei R$ 14,10 cada tornerinha, e R$6,00 cada flexivel. segue em anexo fotos de alguns registros, eu usei o que ta na foto do cilindro, pois é pratico reto fica aberto bate pra baixo fecha, uns me disseram que nao vai aguentar a pressao, mas dai ja me indicaram alguns daqueles outros registros, é um pouco mais caro, mas se der problema no que eu coloquei eu troco, ate agora nao deu, EAUHAEUAE acabei de instalar hehe, abraços.
chamado de frei seletivo vinha de fabrica no gurgel so que era com espia tinha dois freios de mao esse tbm funciona serve ate como freio de estacionamento tu freia i fecha os registros ahi a linha fica com pressao e trava a roda
FUKETEIRO
08/02/2012, 21:32
Bom galera, dei uma olhada no forum e nao vi topico, ou algum lugar que alguem fez isso, entao to postando ai para ver oque voces acham.To fazendo minha gaiola e de cara eu fiz um controle de tracao, eu fiz o seguinte, peguei uma saida do cilindro mestre do freio e liguei um flexivel nela ate um registro de gas, depois peguei outra saida e fiz o mesmo, uma saida para cada roda(considerando que so usei freio na traseira). fiz isso pelo seguinte, suponhamos que estou em um barro atolado com a gaiola, ai a roda direita fica alta, fora de contato com o barro, e quando eu arranco ela patina, entao eu piso no freio e tranco o registro, nesse caso o liquido de freio fica fechado com pressao na pinça, fazendo com que a roda fique freiada, consequentemente ela obrigara a outra roda a patinar. Entao fiz um desenho basico para voces entender, nao tirei foto ainda, mas assim que eu conseguir eu posto as foto de como fico. Aberto para discutirmos.
Algumas vantagens, voce tem freio de mao, ta em um morro e quer freiar, pisa do freio e fecha as duas tornerinhas, pronto fica freiado. é uma opcao boa, facil de se fazer e barato, aqui na minha cidade paguei R$ 14,10 cada tornerinha, e R$6,00 cada flexivel. segue em anexo fotos de alguns registros, eu usei o que ta na foto do cilindro, pois é pratico reto fica aberto bate pra baixo fecha, uns me disseram que nao vai aguentar a pressao, mas dai ja me indicaram alguns daqueles outros registros, é um pouco mais caro, mas se der problema no que eu coloquei eu troco, ate agora nao deu, EAUHAEUAE acabei de instalar hehe, abraços.
Amigão, até vc dominar isso aí na hora da bagaçeira.....vai usar muito guincho, mas interessante sua idéia, eu prefiro o do Gurgel mesmo muito mais rápido....abraço.
BrunoHolz
08/02/2012, 22:38
Plug and Play
Freio Seletivo Off Road Tipo Seletraction Gurgel Baja Gaiola - R$ 148,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-220105461-freio-seletivo-off-road-tipo-seletraction-gurgel-baja-gaiola-_JM)
abs
olá amigo,
esse sistema já é usado por alguns aqui do forum e tb por aqui nas trilhas. Só funciona um pouco melhor se no cambio de kombi com omocinéticas e pinças de santana 1.8 na traseira (maior area de atrito), mas ainda sim naum consegue freia a roda 100%. No cambio de brasilia/fusca, na campana não trava e se trava vai a trava/arruela/planetaria/satelite/ponta de eixo pro saco.
Pedrão B.
08/02/2012, 22:59
Só que no Gurgel, para funcionar de acordo, o Zéquinha tem que subir em cima da alavanca...
[]'s
andre lameu
08/02/2012, 23:02
Só que no Gurgel, para funcionar de acordo, o Zéquinha tem que subir em cima da alavanca...
[]'s
essa do zequinha coitado...
tem esse link também http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/85824-registro-esfera-freio-seletivo.html
luucassmo
08/02/2012, 23:29
no meu caso eu acho que vai funcionar bem, pois estou usando as pinças do palio nos discos ventilados da F1000,entao acho que nao vai ter problema de travamento. ;B
gunes1206
09/02/2012, 01:35
Eu coloquei o freio de mão seletivo, e acho mais pratico puxar na mão do que freiar no pé. Esse que colocaram do freio de mão do mercado livre é uma boa.
Costella
09/02/2012, 09:46
Particularmente eu axo que não é uma boa opção, eu fiz um freio igualzinho a esse na traseira da minha gaiola, uso discos de fusca com pinças de gol GIII, mas não funciona muito bem, ate funciona na hora que vc ta enterrado, mas na travessia de um atoleiro não tem como usar, agora uso ele como freio de mão e fiz um bloqueio para ela ficou 100%. Um bloqueio da marca "MIG" é bem melhor e mais barato
E ai galera!Uso este bloqueio,mas o meu não é "mig",é vareta mesmo
e fica que o capeta!No mais um abraço!
Blz pessoal
Galera, vcs estão todos enganados, o que o nosso amigo fez foi um " controle de tração para gaiola", o que vcs ja tinham feito foi um freiozinho seletivo qualquer....kkkkkkk, to brincado, o mais legal foi a criatividade que ele teve de criar um sistema que pra ele ainda era desconhecido.
eu vou de bloqueio 100% com solda mesmo, não tem que puxar nem frear, é só pissssaaaaaaarrrrrrr....hehehehe
Valeu
Denilson Maçaneiro
09/02/2012, 12:29
Tenho esse do freio do mão e nunca usei em atoleiro, só pra fazer cavalo de pau!!
hehehe!
Jackson aparece lá na sede!
Costella
09/02/2012, 15:04
E ai galera!Uso este bloqueio,mas o meu não é "mig",é vareta mesmo
e fica que o capeta!No mais um abraço!
Me explique esse teu sistema "vareta"!!!
Blz pessoal
Galera, vcs estão todos enganados, o que o nosso amigo fez foi um " controle de tração para gaiola", o que vcs ja tinham feito foi um freiozinho seletivo qualquer....kkkkkkk, to brincado, o mais legal foi a criatividade que ele teve de criar um sistema que pra ele ainda era desconhecido.
eu vou de bloqueio 100% com solda mesmo, não tem que puxar nem frear, é só pissssaaaaaaarrrrrrr....hehehehe
Valeu
Não perde o embalo também!!!
rparisot
09/02/2012, 21:05
Amigo, eu acho que o bloqueio vareta é o mesmo que o 6013 ! hahaha.. É o bloqueio com solda eletrica... Vareta é o eletrodo !
Abraços !
Costella
09/02/2012, 22:32
Heehehh nunca tinha visto com essa palavra hehehe boa muito boa
Tchê usei bloqueio 75% por algum tempo mas akéla gambiara quebro, vcs que usam 100% mig ou varreta hehehehh o que me dizem na hora de faze curva fechada ( bem fechada no meio do matão mesmo) ela não fica ruim de manobra?
E ai fera,sobre bloqueio 100%,te digo que balizamento nem pensar!
No barro então manobras pequenas fica dificil.Mas na trilha faz mta
diferença!
bloqueio locker-48 (solda o diferencial com eletrodo 48 kkkk)
gunes1206
13/02/2012, 01:11
Galera, me falaram que o bloqueio força o cambio...O que voces dizem???
se solda fica mais forte pq eh uma coisa a menos pra quebrar minha opiniao mas eu nao uso bloqueio e uso pneus 225/75 bem agressivos no motor ap turbo com 0,6 de pressao i ja estoro o motor o cambio ainda nao i vc calcule oq nao forço o cambio um ap turbo gritando forte uhhuahshsauhh flw
Tchê usei bloqueio 75% por algum tempo mas akéla gambiara quebro, vcs que usam 100% mig ou varreta hehehehh o que me dizem na hora de faze curva fechada ( bem fechada no meio do matão mesmo) ela não fica ruim de manobra?
Bom dia
Veja bem, o que é pior , ficar atolado ou preso em qualquer obstáculo ( lembrando que o nosso desafio é justamente transpor obstáculos) ou ter que fazer uma ou duas manobras a mais para fazer uma curva ou manobra?
Valeu
hj mntei o motor td retificado sem os canos da turbina ou seja tava original i fui sai na rua pra testa i paro de anda pensei filha da put4 quebro a caixa agora! ja que tava com a mao na massa desmontei td denovo pra tirar o cambio e adivinhem quebro a chaveta que tem uma cada lado do diferencial! ja levei a peça no torno pra faze as roscas eliminando as trava i vo ve se monto td ja pra sabado anda pq tava parada ja a 2 semanas com essa 3 to doido to doido so ve que faz falta quando a galera te liga e diz vamo pra trilha? num posso a gaiola ta quebrada ahi sim eh o fim do mundo!
mayk andrade
14/02/2012, 11:10
eu bloquei o meu freio de mão, e deixar freia apenas a roda deireita traseira no pedal, é bom e roda muito bem no cavalo de pau. fiz isso na minha gaiola.