Ver Versão Completa : Acho que o motor foi pro espaço. O que vocês acham?
O que aconteceu foi o seguinte. A uma semana atrás vinha eu por uma estrada de terra, quando em uma reta a mangueira inferior do radiador estourou. Sem mais nem menos vi aquele vapor todo saindo debaixo da Ranger. Imediatamento parei e desliguei ela, chamei um guincho e deixei na oficina.
O mecânico reparou a mangueira para eu ir rodando pois a original demoraria 2 semanas para vir(concessionária Ford). Até aí tudo bem.
Andei com ela essa semana, 4 dias, a água do radiador baixou um pouco no primeiro dia mas o nível estabilizou durante os outros 3, não baixou mais. Ontem pela manhã, saí com ela e ao voltar para casa, estacionar e desligar ela, o reparo feito com abraçadeira se soltou despejando toda a água na frente de casa.
O mecânico veio, arrumou o reparo, encheu de água e levamos ela pra oficina que é aqui perto.
Ele me disse que pode ser pressão que está vazando do motor e indo para o radiador, podendo ser ou junta ou cabeçote com trinca. Mas me disse que para ter certeza só efetuando todos os testes antes. Disse também que eu posso simplesmente colocar a mangueira inferior nova mas se o problema for o descrito por ele vai estourar de novo. Mais uma coisa, o preço que ele me passou dessa mangueira é de quase R$1200,00 na concessionária. A referência é 1L55 8B273 AF T4TGA da Motorcraft. Pesquisei em distribuidoras de peças da Internacional mas ninguém tem essa mangueira.:x
Detalhes:
:arrow:Em nenhuma das duas ocasiões o motor superaqueceu;
:arrow:Ontem a mangueira se soltou quando eu a desliguei, tanto é que quando eu desci é que havia começado a correr água;
:arrow:Não tem óleo na água nem água no óleo;
O mecânico disse que pode ter ocorrido algum problema com o dono anterior mas até então o problema não ter se manifestado. E aí, o que acham? Faz sentido o que ele disse? Problema na junta ou cabeçote?
É uma Ranger 2003, com menos de 190000km, motor PS 2.8.
Imperador!
05/02/2012, 21:21
A mangueira está saindo fora porque não é a original. Se fosse, mesmo que exista problema na junta ou cabeçote, ela não estouraria;
Uma mangueira por 1200? Tá errado. Procura naquelas lojas especializadas em mangueiras automotivas. Troque a abraçadeira também, a sua pode estar desgastada.
Tudo indica que no primeiro aquecimento (quando a mangueira estourou) e você parou o carro "imediatamente", o aquecimento e a inexistência de fluido queimou a junta do seu cabeçote, que agora aparenta estar escapando compressão para o sistema de arrefecimento.
Na minha opinião, seu mecânico está certo. Mas claro que não estou vendo o carro, é tudo baseado no seu relato.
Vou ver se acho uma loja dessas por aqui.
Mas só de escapar a água já vai queimar a junta? Putz! :parede: Porque depois que estourou da primeira vez ela não rodou nem 20 metros. Logo vi e desliguei.
Edintruder
06/02/2012, 00:42
O teste é muito simples, tu trocas a mangueira ou faz um reparo colocando cano metálico e cortando a parte danificada. Coloca água e liga o motor. Verifica se sai bolhas de ar. Deixa o motor trabalhando cerca de 20 minutos e vai acompanhando. Depois de sair todo o ar do sistema não pode mais ficar surgindo bolhas.
Procura essa mangueira com o Sergio Aquino de São Borja. Tem o telefone dele aqui no fórum, basta procurar no google. Ele deve conseguir essa mangueira original e mais barata que aqui no Brasil.
Entenda que mesmo que saia pressão, a tampa libera o excesso muito antes de romper a mangueira. Não mexe no cabeçote antes de trocar a mangueira, pois com o tempo elas apodrecem.
No local onde estourou ele colocou um cano metálico e prendeu com duas abraçadeiras em cada lado. Pelo que eu pude ver ela estava se desmanchando na quele local.
Edintruder
06/02/2012, 12:44
É possível que essa mangueira esteja podre. Cerca de 5 anos é o suficiente para começar a estourar as mangueiras. No teu caso é aquela mangueira comprida que tem uma outra mais fina que prende no meio dela, correto? Essa mangueira está sempre suja de óleo do motor, o que causa ressecamento na borracha.
Acho que é essa mangueira mesmo, parecida com a da foto. Estourou bem onde a mais fina está presa.
331123
Edintruder
07/02/2012, 12:16
É um ponto muito difícil de fazer algum reparo que não ceda com a pressão.
Foi como todos disseram, troca a mangueira e não mexe no cabeçote ainda. Fora isso, esse motor é muito difícil de apresentar esse tipo de problema. Eu pessoalmente nunca vim um 2.8PS com problema de cabeçote trincado ou junta queimada. Se fosse o 2.8 Sprint até poderia ser cabeçote, mas o 2.8 PS é difícil.
:concordo:
O mecânico não começou a trabalhar nela ainda, mas falei pra ele primeiro eliminar qualquer possibilidade de problemas nas mangueiras, radiador e etc.
Edintruder
07/02/2012, 14:21
Beleza. O foda é que para tirar esse cabeçote dá um trabalho danado. Eu levei 11hs de MO entre desmontar e montar o cabeçote na minha ex-ranger. A F1000 são cerca de 3hs no máximo.
Bom, ontem o mecânico começou a trabalhar na Ranger, disse que esgotou outros problemas a não ser junta ou cabeçote. :-|
Hoje é para autorizar ou não ele a abrir o motor e verificar a junta e mandar o cabeço para efetuar um raio x.
Agora a pergunta é, já que o motor vai ser aberto o que mais poder ser checado?
Imperador!
08/02/2012, 13:23
Já tá com o pé na jaca, manda olhar a parte de força do motor também.
Começando pelos kits.
Edintruder
08/02/2012, 15:58
Trocou a mangueira? Botasses no uso normal com a mangueira nova?
Se eu ganhasse a vida consertando carros eu também iria achar coisa que não existe nos carros dos clientes para engordar o porquinho...
Trocou a mangueira? Botasses no uso normal com a mangueira nova?
Se eu ganhasse a vida consertando carros eu também iria achar coisa que não existe nos carros dos clientes para engordar o porquinho...
Não sei, vou ver hoje o que ele fez. Ele disse que em um dos testes ligou um equipamento no radiador para medir a pressão. Em ponto morto sem acelerar a pressão ficava normal, mas ao acelerar, mesmo que um pouco ela subia muito além do normal. Mas acho que o teste não foi feito com a mangueira nova.:pensativo:
Edintruder
08/02/2012, 23:58
Se ele tem como fazer esse teste então a coisa muda um pouco. Pode ser apenas junta queimada, mas daí toda vez que tu da partida de manhã teria que sair muita fumaça branca e fica sujeito à dar calço hidráulico e entortar alguma biela.
Fumaça branca eu não notei, somente acinzentada quando liga ou quando acelera forte. Fora isso nem se nota a fumaça.
Mas ontem o mecânico apontou para dois outros problemas, na lateral do motor, acho que entre o bloco e o cabeçote tem um vezamento.
Outra coisa foi a BI, está com um pouco de folga e vaza um pouco de diesel.
A BI vai para o conserto hoje, se possível vai ser reparada.
Quanto ao motor, depois desse vazamento foi cobinado de ser aberto e reparar o que for necessário. Sábado volto lá para ver como está indo o serviço.
Bom, dando continuidade ao post...
O motor foi desmontado, a junta estava OK, porém foi constatado um problema no cabeçote. Pode isso? Se o cabeçote apresentou problemas a junta já não devia ter ido para o espaço a muito tempo?
Estava pensando que esse problema poderia ter se manifestado antes e o antigo dono trocado somente a junta e me vendido assim, mas o mecânico não encontrou sinais de que o motor foi aberto.
Os bicos tembém vão ser trocados, não estão pulverizando de forma correta.
Quanto ao resto do motor segundo ele está OK.
Edintruder
13/02/2012, 23:47
Rush, o que exatamente deu problema no cabeçote? A tua foi a segunda Ranger que tomei conhecimento de problema no cabeçote em 7 anos que estou envolvido com Ranger e agora F1000.
Segundo o mecânico, há uma trinca por onde está vazando compressão para o radiador. O cabeçote foi envido já na semana passada para uma empresa efetuar testes e confirmar o problema. Ontem ele foi pessoalmente nessa empresa conferir o serviço e segundo ele chegaram a conclusão de que realmente terá de ser trocado.
RGamaJr_4x4
14/02/2012, 10:29
Eu já tive que trocar o cabeçote. Quando foi retirado estava lindo, aspecto de novo... porém, um micro furo debaixo da sede de uma válvula de escape talvez causado por corrosão ou defeito de fabricação. Estranho, mas aconteceu.
Imperador!
14/02/2012, 10:38
Segundo o mecânico, há uma trinca por onde está vazando compressão para o radiador. O cabeçote foi envido já na semana passada para uma empresa efetuar testes e confirmar o problema. Ontem ele foi pessoalmente nessa empresa conferir o serviço e segundo ele chegaram a conclusão de que realmente terá de ser trocado.
A desmontagem do cabeçote exige a troca da junta. Fica esperto...
A desmontagem do cabeçote exige a troca da junta. Fica esperto...
Vai ser trocada.
Hoje estive novamente na oficina, o motor já está montado e a Ranger rodando. A princípio o problema foi solucionado.:concordo: Ela ainda está lá porque aproveitei para arrumar tudo o que apresentava problemas ou que poderia apresentar problemas no futuro.
Quando receber ela de volta eu posto tudo o que foi feito. Aproveitando, agradeço a ajuda de todos, tomara não precisar novamente dela tão cedo. heheheheheh :)