Conectar

Ver Versão Completa : Carter com a rosca de escoamento espanada na SW4 3.0 TDI motor 1-KZT

dpab
24/01/2012, 11:57
Caros amigos,
A rosca do carter da minha viatura, onde fica o bujão de escoamento, espanou (perdeu um fio da rosca) e preciso resolver o problema.
Hoje levantei a viatura no elevador da oficina de um amigo, tirei o peito de aço e olhando para o carter me deu a impressão de que para tirá-lo teria que desmontar muita coisa, inclusive com a retirada do diferencial dianteiro. Eu havia pensado na possibilidade de abrir nova rosca no local mesmo, mas meu amigo acha que a parede do carter é muito fina e não vai dar certo. Liguei para a autorizada e o custo de um carter novo é de R$ 1.746,00 !!! Liguei para a Ferraco e para a América e eles disseram que não tem o carter disponível.
Assim, eu gostaria de ouvir a opinião dos senhores e saber se alguém já teve esse tipo de problema e como e onde solucionou.
Um abraço, Delfim.

HERICK
24/01/2012, 13:00
Caros amigos,
A rosca do carter da minha viatura, onde fica o bujão de escoamento, espanou (perdeu um fio da rosca) e preciso resolver o problema.
Hoje levantei a viatura no elevador da oficina de um amigo, tirei o peito de aço e olhando para o carter me deu a impressão de que para tirá-lo teria que desmontar muita coisa, inclusive com a retirada do diferencial dianteiro. Eu havia pensado na possibilidade de abrir nova rosca no local mesmo, mas meu amigo acha que a parede do carter é muito fina e não vai dar certo. Liguei para a autorizada e o custo de um carter novo é de R$ 1.746,00 !!! Liguei para a Ferraco e para a América e eles disseram que não tem o carter disponível.
Assim, eu gostaria de ouvir a opinião dos senhores e saber se alguém já teve esse tipo de problema e como e onde solucionou.
Um abraço, Delfim.
Grande Delfim! dei uma pesquisada aqui no fórum e achei um post falando sobre o seu problema e algumas idéias, aí vai: http://www.4x4brasil.com.br/forum/.../33715-rosca-de-carter-danificada.html

fgibin
24/01/2012, 13:18
Caro Delfim,
já tive esse problema num outro carro e a solução foi soldar a tampa original (solda MIG ou TIG), fura-la com um diâmetro menor e rosqueá-la para aceitar uma tampa (bujão) menor compatível, de outro carro.
Vai ter um escoamento relativamente mais lento, mas não vai precisar desmontar nada.
Grande abraço!

jorge.duarte
24/01/2012, 20:23
Caros amigos,
Um abraço, Delfim.

Delfim,
A parede do carter, realmente é fina. Mas dentro do carter, na parte do bujão, existe uma flange onde é soldada a rosca do bujão, pode meter um macho tranquilo, pois já fiz isso em um carro que tinha. Acho que o problema maior será encontrar um macho na medida que você precisará, segue alguns links para comprar, caso não tenha a medida, terás que pesquisar em São Cristovão.

Jogo de Macho e Tarracha com 40 pecas - 685764 - R$ 45.54 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/12545/2/479/jogo-de-macho-e-tarracha-com-40-pecas---685764)

Jogo de Macho e Tarracha com 40 pecas serie ouro - R$ 77.56 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/12546/2/479/jogo-de-macho-e-tarracha-com-40-pecas-serie-ouro)

Outra alternativa seria levar em uma retifica, que trabalhe com Helicoil. Eles utilizam muito isso em cabeçote, quando espana a rosca da vela...é uma ferramenta que abre um pouco mais a rosca e coloca outra em forma de "mola" no lugar, fica original e nunca mais terá problema. Agora me veio a cabeça uma retifica, em Vila Isabel, Teodoro da Silva, que se chamava "ESBRA", não sei se ainda operam, era excelente retifica. (fica em frente a concessionaria Peugeot, acho!!).

OBS. A rosca do carter é 12mm x 1.25, compre o macho 13 mm x 1.25, que é um macho comercial. Compre logo o parafuso sextavado, não precisa ser especial, apenas aço 2.2, o que veda é o o-ring que vai junto.

Abs

dpab
25/01/2012, 01:56
Caríssimos amigos,
Eu sabia que não ficaria sozinho nessa agrura... Obrigado à todos vcs !!!
Vou me abalizar com as dicas do Jorge, pois as indicações são perto de mim...
Jorge, será que esses machos e/ou retíficas abrem rosca em carter de ferro?
Vc pode ir comigo nessa retífica em Vila Isabel ?
Um abraço, Delfim

TCHEIGOR
25/01/2012, 02:08
já tive que fazer rosca nova na minha sw4 93 tbem, ficou 100%, sem desmontar nada. só tomamos o cuidado de lavar bem o cárter (recolocando e retirando novamente o óleo velho) para que não ficasse nenhum cavaco de metal dentro do motor.

Ney_Niteroi II
25/01/2012, 10:55
Delfim,

Sugiro que utilize um novo bujão, e não um simples parafuso. O bujão é imantado e segura eventuais limalhas que circulem pelo óleo.

Abs!

Ney

jorge.duarte
25/01/2012, 19:09
Caríssimos amigos,
Eu sabia que não ficaria sozinho nessa agrura... Obrigado à todos vcs !!!
Vou me abalizar com as dicas do Jorge, pois as indicações são perto de mim...
Jorge, será que esses machos e/ou retíficas abrem rosca em carter de ferro?
Vc pode ir comigo nessa retífica em Vila Isabel ?
Um abraço, Delfim

Delfim,
Estou de férias, posso ir com voce, apenas amanha que nao! O macho abre rosca em ferro sim, pois ele é mais duro que o ferro do carter.
Abs

jorge.duarte
25/01/2012, 19:11
Delfim,

Sugiro que utilize um novo bujão, e não um simples parafuso. O bujão é imantado e segura eventuais limalhas que circulem pelo óleo.

Abs!

Ney

Ney,
Está correta sua informação, mas se for abrir para uma medida um pouco maior, o bujão original não caberá.

Abs

jorge.duarte
25/01/2012, 20:03
Delfim,
Liguei para uma amigo mecanico e amanha irei encontra-lo. Ligaremos para uma retifica conhecida dele, se lá tiver o macho e o helicoil, morreu!!

Abs

dpab
26/01/2012, 01:21
Grandeeeeee Jorge !!!
Tomara que vcs consigam, pois isso vai resolver o meu problema !!!
Contudo, irei hoje para Cabo Frio, para aquele encontro que falei com vcs lá na sua casa, e só voltarei na próxima segunda feira.
Assim, se vcs conseguirem, poderemos fazer isso em qualquer dia na semana que vem ?
Obrigado pela ajuda, meu amigo !!!
Um abraço, Delfim.

HERICK
26/01/2012, 08:24
Vou ficar acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, até pq todos podemos ser vítimas de maus profissionais, falando nisso, como ficou a situação? eles vão custear o conserto? forte abraço.

Frankperdiz
27/01/2012, 00:18
Delfim, tive esse problema na minha SW4 93, a antiga. A solução foi simples: o pessoal da WIDMEN da Tijuca refez a rosca e colocou um bujão novo, a um custo relativamente barato.

Nao sei se seu problema é o mesmo, mas se for, passe lá e veja se ainda fazem, e veja quanto fica.

Abr

Frank

feitosac
27/01/2012, 01:18
Delfim,
O macho normalmente é cônico, e as vezes só passando o macho da rosca original, ele refaz a rosca sem problemas, mas se danificou muito a soluçao tem que ser umas das citadas acima, quando morava no Rio ja fiz varios serviços na Esbra, eles sao bem profissionais, nao sei se ela ainda existe.
Boa sorte.
Abs.

dpab
28/01/2012, 09:07
Frank,
Vc lembra quem foi que te atendeu lá na Widmen?
Essa loja fica na esquina da rua que eu moro !
Um abraço, Delfim.

dpab
28/01/2012, 09:10
Carlos,
Essa retífica é a mesma que o Jorge indicou e como ele tem mais experiência que eu nessas questões mecânicas, vou me sentir mais seguro se ele puder me acompanhar. Assim, vou esperar ele me dizer se poderá e quando poderá me ajudar nisso.
Um abraço, Delfim.

Tadi
28/01/2012, 21:34
Caro Delfim
Isso ja aconteceu comigo, entao coloquei um novo bujao com arruela de aluminio nova e por sorte o problema estava somente no bujao. Tente!

dpab
29/01/2012, 02:36
Caro Tadi,
Já troquei o bujão e a arruela, mas o problema é mesmo na rosca do carter, pois ela perdeu um fio ou mais.
A propósito, esse mundo é mesmo muito pequeno... Descobri que tenho um grande amigo que é seu cliente, o Renato Sombrio, que é lá de Braço do Norte e tem uma Pickup Hilux (modelo novo).
Um abraço, Delfim.

jorge.duarte
29/01/2012, 21:23
Carlos,
Essa retífica é a mesma que o Jorge indicou e como ele tem mais experiência que eu nessas questões mecânicas, vou me sentir mais seguro se ele puder me acompanhar. Assim, vou esperar ele me dizer se poderá e quando poderá me ajudar nisso.
Um abraço, Delfim.
Delfim,
Na terça tenho vistoria marcada aí em Vila Isabel, se quiser podemos marcar aproveintando que já estou aí. Amanha vou ter a resposta da retifica que o amigo me indicou. Terça a tarde tá bom pra vc?

Abs

jorge.duarte
29/01/2012, 21:53
Caro Tadi,
Já troquei o bujão e a arruela, mas o problema é mesmo na rosca do carter, pois ela perdeu um fio ou mais.
A propósito, esse mundo é mesmo muito pequeno... Descobri que tenho um grande amigo que é seu cliente, o Renato Sombrio, que é lá de Braço do Norte e tem uma Pickup Hilux (modelo novo).
Um abraço, Delfim.

Segue um link onde mostra o processo:

How to Repair Threads With A Heli-Coil Insert - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=RFYa6sjhh_E)

Abs

dpab
30/01/2012, 00:36
Caro Jorge,
Pra mim está ótimo na terça.
Ligarei para vc amanhã para combinarmos a hora.
Obrigado !
Um abraço, Delfim.

jorge.duarte
30/01/2012, 14:52
Caro Jorge,
Pra mim está ótimo na terça.
Ligarei para vc amanhã para combinarmos a hora.
Obrigado !
Um abraço, Delfim.

Delfim,
Conforme comentei, consegui ligar, atraves do meu amigo mecanico, para o cara da retifica. Ele confirmou que tem o helicoil 12X1,25 mm. Esse cara, tem a retifica na Vila da Penha, me liga e vamos marcar direitinho, pois tenho que marcar com esse amigo mecanico para ir junto. Seria legal, trazer o bujão e oleo novo.

Abs

Ney_Niteroi II
30/01/2012, 16:04
Ney,
Está correta sua informação, mas se for abrir para uma medida um pouco maior, o bujão original não caberá.

Abs

Delfim

Se abrir nova rosca, talvez seja possivel arrumar outro bujao que sirva, ou então utilizar um bujão menor com uma reducão... isso é só uma idéia que tive...

Abs
Ney

dpab
30/01/2012, 22:00
Jorge,
Cheguei muito tarde de Cabo Frio e tentei falar com vc agora à noite, mas acho que vc já estava descansando.
Amanhã de manhã eu ligarei outra vez para vc para combinarmos, o óleo é fácil comprar, mas o bujão eu não sei onde posso procurar, talvez na casa de parafusos de São Cristóvão? Muito obrigado !
Um abraço, Delfim.

dpab
01/02/2012, 15:42
Amigos,
Quero agradecer publicamente ao nosso amigo Jorge Duarte, pela gentileza e demonstração de amizade, ao me acompanhar hoje em busca da solução do problema.
Fomos em 02 retíficas e 01 torneiro mecânico e chegamos à conclusão de que o melhor local para efetuar o serviço é na retífica em Vila da Penha. Ficou acertado que quando estiver perto de vencer a quilometragem do óleo, voltaremos lá para executar o serviço, com a abertura de nova rosca no carter e a inserção do helicoil, mantendo-se o diâmetro original do bujão. O orçamento ficou em R$ 70,00.
OBRIGADO, AMIGO JORGE DUARTE !!!
Um abraço, Delfim.

feitosac
01/02/2012, 23:31
É Delfim rodou e foi parar na minha terra natal, sou da Vila da Penha, posta ai o nome da Retifica e endereço, que fica como referencia para futuros interessados.
Abraços.

dpab
02/04/2012, 14:01
Carlos,
O nome da retífica é AF Freitas Ltda. O endereço é Rua Almirante Ingran, 980 - Brás de Pina.
Só agora venceu a quilometragem do óleo e agendei para fazer o serviço amanhã, dia 03/04, pela manhã.
O Jorge está trabalhando em São Paulo, mas disse que se voltar a tempo irá na retífica comigo.
Eles abrirão nova rosca no carter e instalarão o helicoil. Já comprei um novo bujão e arruela de vedação originais. Depois postarei aqui o resultado.
Um abraço, Delfim.

antonio umino
02/04/2012, 23:02
Isto de colocar helicoid... Vai ficar 10... vai renovar o carter....

Isto é uma boa solução. para rosca espanada..
Um abraço.

dpab
02/04/2012, 23:20
Antonio,
É isso aí...
Aproveitando que vc é de Tupã, manda um abração para o meu dileto amigo Prof. João Peregrino da Silva, do extinto Colégio Buarque de Macedo !!! Vc o conhece?
Um abraço, Delfim.

dpab
03/04/2012, 20:40
Prezados amigos,
Hoje pela manhã estive com o nosso amigo Jorge Duarte (sempre prestativo e solícito) na Retífica AF Freitas Ltda., onde efetuaram a recuperação da rosca do cárter da minha viatura, com a colocação do "helicoil", além de novo parafuso (bujão) e arruela de vedação.
Quero atestar o excelente atendimento prestado pelo Sr. Aldir e seu funcionário Victor, que demonstrando muita habilidade executaram um ótimo trabalho !!!
Mais uma vez agradeço ao amigo Jorge Duarte pela indicação, ajuda e acompanhamento na solução do problema, agora RESOLVIDO !!! Um abraço, Delfim.