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Ver Versão Completa : Aquecimento SW4 (Japa)



Ney_Niteroi II
24/01/2012, 09:31
Prezados,
Estava em viagem pela Bahia e após rodar mais de 5.000km fui surpreendido por um super-aquecimento da minha SW-4.
Além de todo o transtorno causado, agora estou amargando um prejuízo de mais de R$ 2.000; pois o cabeçote trincou....
O mais estranho é que todo o tempo que dirijo, vou monitorando os indicadores de temperatura e combustível e não percebi o aumento da temperatura... só percebi o cheiro de queimado, e de repente o motor apagou....
O motivo do aquecimento foi um vazamento severo de água pelo “selo” que se encontra no cabeçote; toda a água se perdeu em pouquíssimo tempo; e em nenhum momento vi o ponteiro acima do meio do indicador.
Tenho aqui algumas perguntas e gostaria do esclarecimento dos amigos foristas:
1- Todos os dias verificava o nível de água e óleo. Mas a água eu verificava pelo tanque de compensação que fica ao lado do radiador, e não abria a tampa do radiador... esta é a maneira correta????
2- Existe algum dispositivo extra que se possa instalar para alarme de super-aquecimento??? Pois ouvi falar que quando se está sem água nenhuma, o sensor original não é capaz de detectar o aumento da tempertaura.
3- é comum ocorrer problemas nestes "selos"? ao todos quantos existem no bloco do motor?
Abraços,

Ney

HERICK
24/01/2012, 10:39
Prezados,
Estava em viagem pela Bahia e após rodar mais de 5.000km fui surpreendido por um super-aquecimento da minha SW-4.
Além de todo o transtorno causado, agora estou amargando um prejuízo de mais de R$ 2.000; pois o cabeçote trincou....
O mais estranho é que todo o tempo que dirijo, vou monitorando os indicadores de temperatura e combustível e não percebi o aumento da temperatura... só percebi o cheiro de queimado, e de repente o motor apagou....
O motivo do aquecimento foi um vazamento severo de água pelo “selo” que se encontra no cabeçote; toda a água se perdeu em pouquíssimo tempo; e em nenhum momento vi o ponteiro acima do meio do indicador.
Tenho aqui algumas perguntas e gostaria do esclarecimento dos amigos foristas:
1- Todos os dias verificava o nível de água e óleo. Mas a água eu verificava pelo tanque de compensação que fica ao lado do radiador, e não abria a tampa do radiador... esta é a maneira correta????
2- Existe algum dispositivo extra que se possa instalar para alarme de super-aquecimento??? Pois ouvi falar que quando se está sem água nenhuma, o sensor original não é capaz de detectar o aumento da tempertaura.
3- é comum ocorrer problemas nestes "selos"? ao todos quantos existem no bloco do motor?
Abraços,

Ney
Ney acho q o teu sensor de temperatura tá ruim, não tem necessidade de nenhum dispositivo extra para detectar super aquecimento, talvez necessário se faça o uso nas sw4 3.0 1kzt mais antigas q tem um radiador subdimensionado, c relação aos selos do motor vou deixar pros mais entendidos, abraço.

guilhermeabreu
24/01/2012, 10:56
Prezados,
Estava em viagem pela Bahia e após rodar mais de 5.000km fui surpreendido por um super-aquecimento da minha SW-4.
Além de todo o transtorno causado, agora estou amargando um prejuízo de mais de R$ 2.000; pois o cabeçote trincou....
O mais estranho é que todo o tempo que dirijo, vou monitorando os indicadores de temperatura e combustível e não percebi o aumento da temperatura... só percebi o cheiro de queimado, e de repente o motor apagou....
O motivo do aquecimento foi um vazamento severo de água pelo “selo” que se encontra no cabeçote; toda a água se perdeu em pouquíssimo tempo; e em nenhum momento vi o ponteiro acima do meio do indicador.
Tenho aqui algumas perguntas e gostaria do esclarecimento dos amigos foristas:
1- Todos os dias verificava o nível de água e óleo. Mas a água eu verificava pelo tanque de compensação que fica ao lado do radiador, e não abria a tampa do radiador... esta é a maneira correta????
2- Existe algum dispositivo extra que se possa instalar para alarme de super-aquecimento??? Pois ouvi falar que quando se está sem água nenhuma, o sensor original não é capaz de detectar o aumento da tempertaura.
3- é comum ocorrer problemas nestes "selos"? ao todos quantos existem no bloco do motor?
Abraços,

Ney

CARO AMIGO NEY

É com pesar que escrevo esta resposta , mas infelizmente é assim mesmo , eu tb fico sempre de olho no termometro de temperatura mas se ficarmos 100% do tempo olhando para ele nós iremos morrer de acidente , pois sairemos da atenção da estrada .

Mas sugiro a vc trocar todos os selos por selos de bronze ( latão ) confeccionado por um torneiro . Caso vc opte por ficar com os de aço mesmo , SUGIRO A VC TROCAR TODOS OS OUTROS DO MOTOR POR NOVOS , pois os outros devem estarem prestes a vasar tb , a corrosão come todos ao mesmo tempo .

Qto ao marcador de temperatura , NÃO SEI PQ QUE OS FABRICANTES NÃO COLOCAM SENSORES SONOROS QDO A TEMPERATURA SUBIR .

Um conselho que um ENGENHEIRO MECANICO me deu qdo tinha uma BAND , foi de instalar um cebolão e qdo a temperatura subisse ELE ACIONARIA UMA BUZINA OU UMA LAMPADA VERMELHA .

Agora recente qdo fiz a reforma em meu ENGESA instalei um VASO EXPANSOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA que qdo a água abaixa 500ml toca uma buzina dentro do carro , e agora qdo fiz o motor da minha SW4 tb pensei em instalar este memso sensor na minha SW4 .

Com todo respeito ao HERICK , não concordo com ele , NA MINHA OPINIÃO QTO MAIOR O NÚMERO DE DISPOSITIVO DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO AO SUPERAQUECIMETO MELHOR PARA O DONO DO CARRO , mas infelizmente a gente só pensa em colocar ísto DEPOIS QUE A CASA FOI ARROMBADA , MAS NUNCA É TARDE PARA VC FICAR MAIS PROTEGIDO DE UM SUPERQUECIMENTO .

SUGIRO a vc comprar um cabeçote novo , pois se retificar o seu , vc ficará semree com uma pulga atras da orelha e SEMPRE DESONFIADO QUE O FUNCIONAMENTO NÃO É MAIS IGUAL AO QUE ERA ANTES DE ACONTECER ESTE ACIDENTE . Pois sua SW4 É MUITO NOVA E CONSERVADA E MERECE UM CABEÇOTE NOVO , VALE O INVESTIMENTO .

FROTE ABRAÇO

HERICK
24/01/2012, 11:21
CARO AMIGO NEY

É com pesar que escrevo esta resposta , mas infelizmente é assim mesmo , eu tb fico sempre de olho no termometro de temperatura mas se ficarmos 100% do tempo olhando para ele nós iremos morrer de acidente , pois sairemos da atenção da estrada .

Mas sugiro a vc trocar todos os selos por selos de bronze ( latão ) confeccionado por um torneiro . Caso vc opte por ficar com os de aço mesmo , SUGIRO A VC TROCAR TODOS OS OUTROS DO MOTOR POR NOVOS , pois os outros devem estarem prestes a vasar tb , a corrosão come todos ao mesmo tempo .

Qto ao marcador de temperatura , NÃO SEI PQ QUE OS FABRICANTES NÃO COLOCAM SENSORES SONOROS QDO A TEMPERATURA SUBIR .

Um conselho que um ENGENHEIRO MECANICO me deu qdo tinha uma BAND , foi de instalar um cebolão e qdo a temperatura subisse ELE ACIONARIA UMA BUZINA OU UMA LAMPADA VERMELHA .

Agora recente qdo fiz a reforma em meu ENGESA instalei um VASO EXPANSOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA que qdo a água abaixa 500ml toca uma buzina dentro do carro , e agora qdo fiz o motor da minha SW4 tb pensei em instalar este memso sensor na minha SW4 .

Com todo respeito ao HERICK , não concordo com ele , NA MINHA OPINIÃO QTO MAIOR O NÚMERO DE DISPOSITIVO DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO AO SUPERAQUECIMETO MELHOR PARA O DONO DO CARRO , mas infelizmente a gente só pensa em colocar ísto DEPOIS QUE A CASA FOI ARROMBADA , MAS NUNCA É TARDE PARA VC FICAR MAIS PROTEGIDO DE UM SUPERQUECIMENTO .

SUGIRO a vc comprar um cabeçote novo , pois se retificar o seu , vc ficará semree com uma pulga atras da orelha e SEMPRE DESONFIADO QUE O FUNCIONAMENTO NÃO É MAIS IGUAL AO QUE ERA ANTES DE ACONTECER ESTE ACIDENTE . Pois sua SW4 É MUITO NOVA E CONSERVADA E MERECE UM CABEÇOTE NOVO , VALE O INVESTIMENTO .

FROTE ABRAÇO
Guilherme meu caro o fórum é pra isso mesmo:concordo:, depois q inventaram a internet tudo ficou globalizado, tudo mesmo ficou mais fácil, excelente ferramenta de trabalho e entretenimento, só citei ser desnecessário o uso extra de outro sensor, pelo simples fato desse motor 2.8 3L ter bloco de ferro e aguentar altas temperaturas, acho eu q o motor do Ney já tava c algum outro problema:pensativo:, forte abraço meu amigo.

Ney_Niteroi II
24/01/2012, 12:08
Guilherme e Herick e demais Foristas,

pelo que entendo, o sensor mede a temperatura da água do radiador e nao do bloco do motor, correto?

Se perdermos toda a água rapidamente (que foi o meu caso), o sensor de "água" nao detectará corretamente o aumento da temperatura, correto?????

Havia pensado em instalar um dispositivo extra que acusasse falta de água no sistema, mas teria que ser instalado no radiador, pois no meu caso, o radiador secou e o tanque de expansao permaneceu com água...

pelo que sei, o tanque recebe agua do radiador a medida que ele esquenta, ao esfriar, a água retorna ao radiador, correto??? no caso de um vazamento, o radiador nao é capaz de puxar a água do tanque, e assim só se vai perdendo á água...

no meu caso foi o selo, mas poderia ter sido uma mangueira ou o próprio radiador, coisas que acontecem comumente...

antes de viajar, troquei todas as mangueiras e verifquei o radiador... a princípio estava tudo ok... nunca pensei nos selos...

Estou comprando cabeçote da MANDO (R$ 1.100), e jogo de juntas VICTOR HEINZ (R$ 400), alguém conhece estas marcas?

Abraços

HERICK
24/01/2012, 12:28
Guilherme e Herick e demais Foristas,

pelo que entendo, o sensor mede a temperatura da água do radiador e nao do bloco do motor, correto?

Se perdermos toda a água rapidamente (que foi o meu caso), o sensor de "água" nao detectará corretamente o aumento da temperatura, correto?????

Havia pensado em instalar um dispositivo extra que acusasse falta de água no sistema, mas teria que ser instalado no radiador, pois no meu caso, o radiador secou e o tanque de expansao permaneceu com água...

pelo que sei, o tanque recebe agua do radiador a medida que ele esquenta, ao esfriar, a água retorna ao radiador, correto??? no caso de um vazamento, o radiador nao é capaz de puxar a água do tanque, e assim só se vai perdendo á água...

no meu caso foi o selo, mas poderia ter sido uma mangueira ou o próprio radiador, coisas que acontecem comumente...

antes de viajar, troquei todas as mangueiras e verifquei o radiador... a princípio estava tudo ok... nunca pensei nos selos...

Estou comprando cabeçote da MANDO (R$ 1.100), e jogo de juntas VICTOR HEINZ (R$ 400), alguém conhece estas marcas?

Abraços
É isso aí meu amigo:concordo: boa sorte e procure sempre peças originais, abraço.

Ezahn
24/01/2012, 23:00
A minha 2.8 foi recondicionado o cabeçote. Depois disto eu até turbinei ela e por enquanto esta tudo certo. O que eu li aqui é que as que tem cabeçote de alumínio que é mais complicado retificar. A Japa tem cabeçote de ferro.

Quanto ao censor de perda de água, se for um tipo boia, teria que ficar no radiador mesmo. Agora a ideia que tive é um sensor de pressão. Quando ligar o carro frio ele irá acusar falta de pressão. Depois que esquentar ele apaga. Se vazar a água vai cair a pressão novamente, ai acende. Sei lá, é só uma ideia.

TCHEIGOR
25/01/2012, 02:11
e a água tem que olhar no radiador mesmo!
abraço
Igor

SandroGaúcho
25/01/2012, 08:56
Ney_Niteroi II

Eu entendo sua preocupação, e tb te digo que tô aprendendo muito nesse forum e as vezes não dá vontade de andar com a viatura mas ficar só olhando-a pra não acontecer de superaquecer o motor ou ter que reparar a bomba de combustível hehehe

Bom, pra tentar prever essa situação que tu falou e instalei um termômetro digital da marca LOGICATEC no bloco, até criei um tópico sobre esse assunto.

No momento fiz uma instalação provisória e assim que der acabarei a instalação.

A minha intenção é monitorar a temperatura do bloco e não da água entende?

Abraço

Ney_Niteroi II
25/01/2012, 12:42
Sandro,

qual modelo que vc usou? entrei no site da LOGICATEC, e todos os termômetros que vi tinham range de -15 a 70 oC... onde (no bloco) vc instalou o sensor????

abs!
Ney

guilhermeabreu
25/01/2012, 18:39
Guilherme meu caro o fórum é pra isso mesmo:concordo:, depois q inventaram a internet tudo ficou globalizado, tudo mesmo ficou mais fácil, excelente ferramenta de trabalho e entretenimento, só citei ser desnecessário o uso extra de outro sensor, pelo simples fato desse motor 2.8 3L ter bloco de ferro e aguentar altas temperaturas, acho eu q o motor do Ney já tava c algum outro problema:pensativo:, forte abraço meu amigo.

CARO AMIGO HERICK

Não me leve a mal , sei que este forum é excepcional , estamos aqui para ajudar mesmo , APENAS DISCORDEI DA SUA OPINIÃO e a respeito e apenas dei a minha opinião , por favor não me leve a mal .

Só pra lembrar , o motor do NEY é 3.0 com cabeçote de alumínio .

ABRAÇO

jorge.duarte
25/01/2012, 19:29
Ney,
Infelizmente a maioria dos carros é assim mesmo, vazou agua já era, pois o sensor marca a temp da agua. Não tem agua, não marca!! Excelente ideia do amigo Ezahn. No Post do Sandro tb tem algumas ideias bacanas, mas acredito que um sensor no bloco do motor ligado a um manometro, vai resolver o problema. Ele irá monitorar a temp do bloco e nao da agua. O importante e arrumar uma area onde o sensor tenha um bom contato termico com o bloco. Tenho ideia de bolar algo dessa forma, se vingar eu dou um alô!

Abs

SandroGaúcho
25/01/2012, 23:04
Pessoal

Será que existe alguma cola que possa usar para fixar o sensor próximo aos cilindros?

Ney, deacordo com a informação da própria fábrica o sensor é vendido pra marcar até 120ºC mais vai até 150ºC.
Até o momento, já marcou um pouco mais que 70ºC, sendo que o sensor está fixado na "alça" que serve pra suspender o motor, sabe qual é?

hugo.morais
26/01/2012, 09:00
Pessoal,

Os donos de land rover morrerem de medo de um super-aquecimento do motor, justamente pelo motivo relatado aqui pelo Ney, a água vai embora rapidamente e o carro super-aquece, levando o motor junto...

Para land rover tem vários dispositivos para este monitoramento, desde os importados (senão me engano tem um da ARB ou OME), como os caseiros, como trocar a tampa do vaso pela do ômega ou range rover, que tem um sensor de nível na tampa e liga um sirene e luzes no painel quando água baixa do reservatório...

Abraços,

Hugo

Frankperdiz
27/01/2012, 00:31
A história do Ney acabou sendo bem semelhante ao que aconteceu com minha esposa HOJE, na ponte. Eis a estória:


A Lu estava na Ponte sentido Niterói, engarrafada (para variar) e ouviu uns "tec tec". Os ponteiros de temperatura estavam normais. Ela imediatamente encostou e desligou. Ao religar, o ponteiro da água saltou, em pouco tempo, para o nível alto, então ela encostou de vez e colocou o triângulo. O socorro da concessionária veio rápido.

O socorrista, que nao era mecânico, após levar o carro para o recuo ao final da ponte, mexeu no radiador. Até então, o reservatório estava cheio. Quando retirou a tampa, houve um forte deslocamento de ar pressurizado, e o reservatório esvaziou-se rapidamente, levando a agua para a colmeia. Segundo o "mexânico", tratava-se de ar no sistema de arrefecimento, razão do superaquecimento, e que bastava completar a agua com o motor funcionando que tudo ficaria bem.


Este, aliás, também é meu posicionamento.


Entretanto, meu corretor de seguros, que acionamos assim que o carro parou, tomou a frente do negócio e diligenciou para nao tentarmos voltar com o carro. Precavido, acionou o reboque do seguro e um taxi que temos direito. O carro está no depósito da seguradora e amanha cedo será encaminhado para meu mecânico.


O que eu estranhei neste história toda é que, religiosamente, pelo menos duas vezes por semana, eu verifico a água do radiador. Nao pelo reservatório, mas tirando a tampa com o motor frio. E SEMPRE há água até a boca, com o seu respectivo aditivo. Nao sei como poderia haver vácuo no sistema se estava repleto de água, e nao percebi mangueiras fadigadas ou rachadas em minhas vistorias.


Amanha saberei o que houve e se deu alguma caca no motor. Acho que nao deu nada nao, mas a prudência do meu corretor é justificavel, afinal, há sério risco de perda do motor por superaquecimento se acontecece de novo... ou a também temida trinca no cabeçote.


Abr. tristes


Frank

feitosac
27/01/2012, 01:08
Pessoal,
Vou postar a minha experiencia com selos de motor, quando tinha um Jipe Wilys 52, perdi um cabeçote em 1984 pois furou um selo de motor, na época nao sabia que isso acontecia e tinha comprado ele a pouco tempo e o ex-dono nao usava liquido no radiador, ou seja demorou 32 anos pra furar, com minha Band 91 após 15 anos troquei os selos como manutençao preventiva e estavam perfeitos, acredito que se usarmos o liquido na proporçao adequada e com a frequencia de troca conforme o manual nao haverá problema, senao a fabrica colocaria os selos como item de troca com x km ou x anos, em resumo se voce comprar uma SW4 e a agua tiver com ferrugem aconselho trocar todos os selos do motor alem dos itens ja comentados, mas se o dono anterior for cuidadoso nao vejo necessidade, senão vai virar uma paranóia esta estoria de aquecimento em Hilux e voce acaba nao curtindo o carro. (aliás selo no bloco todos os carros tem, faz parte do processo de fundição do bloco).

Frank, torço para que nao seja nada grave.
Abs.

guilhermeabreu
27/01/2012, 14:00
A história do Ney acabou sendo bem semelhante ao que aconteceu com minha esposa HOJE, na ponte. Eis a estória:


A Lu estava na Ponte sentido Niterói, engarrafada (para variar) e ouviu uns "tec tec". Os ponteiros de temperatura estavam normais. Ela imediatamente encostou e desligou. Ao religar, o ponteiro da água saltou, em pouco tempo, para o nível alto, então ela encostou de vez e colocou o triângulo. O socorro da concessionária veio rápido.

O socorrista, que nao era mecânico, após levar o carro para o recuo ao final da ponte, mexeu no radiador. Até então, o reservatório estava cheio. Quando retirou a tampa, houve um forte deslocamento de ar pressurizado, e o reservatório esvaziou-se rapidamente, levando a agua para a colmeia. Segundo o "mexânico", tratava-se de ar no sistema de arrefecimento, razão do superaquecimento, e que bastava completar a agua com o motor funcionando que tudo ficaria bem.


Este, aliás, também é meu posicionamento.


Entretanto, meu corretor de seguros, que acionamos assim que o carro parou, tomou a frente do negócio e diligenciou para nao tentarmos voltar com o carro. Precavido, acionou o reboque do seguro e um taxi que temos direito. O carro está no depósito da seguradora e amanha cedo será encaminhado para meu mecânico.


O que eu estranhei neste história toda é que, religiosamente, pelo menos duas vezes por semana, eu verifico a água do radiador. Nao pelo reservatório, mas tirando a tampa com o motor frio. E SEMPRE há água até a boca, com o seu respectivo aditivo. Nao sei como poderia haver vácuo no sistema se estava repleto de água, e nao percebi mangueiras fadigadas ou rachadas em minhas vistorias.


Amanha saberei o que houve e se deu alguma caca no motor. Acho que nao deu nada nao, mas a prudência do meu corretor é justificavel, afinal, há sério risco de perda do motor por superaquecimento se acontecece de novo... ou a também temida trinca no cabeçote.


Abr. tristes


Frank

FRANK

Não vai na conversa que é SÓ recolocar água e pronto , ALGUMA COISA DE ERRADO TEM AÍ , normalmente nas SW4 o vaso de expansão não é pressurizado , logo : toda vez que o motor aquece normal ele joga água para o VASO DE EXPANSÃO , o próprio nome esta dizendo VASO DE EXPANSÃO e assim que o motor esfria e SE TUDO ESTIVER CORRETO " VEDADO " , O VÁCUO QUE FORMA NO SISTEMA FAZ A ÁGUA VOLTAR PARA O MOTOR , mas caso tenha algum problema POR MENOR QUE SEJA ( um pequenino furinho numa mangueira ) NÃO FORMARÁ VÁCUO . DAI O RADIADOR VAI FICAR SEM ÁGUA E O DEPÓSITO DE EXPANSÃO PERMANECERÁ CHEIO DE ÁGUA pq não tem VÁCUO NO SISTEMA e não tem como FAZER a água voltar para o motor, é o caso que ocorre na maioria dos casos relatados aqui .

OLHA !!!!!!!!!!!!!!!! O RADIADOR ESTAVA VAZIO MAS O VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO !!!!!!!!!!!! PORQUE ????? Respondendo : pelo motivo exposto acima .

Como já citei anteriormente sobre o conselho de um engenheiro mecanico de :

1- Colocar um cebolão com a temperatura que quisermos , ex : 98ºC , qdo a tempertura do motor chegar nesta temperatura o CEBOLÃO ligará e acionaria uma BUZINA e/ou uma LUZ VERMELHA no painel .

2- Colocar um VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , como já fiz em meu ENGESA , funciona perfeito , liga uma buzina qdo o nível de água abaixa 500ml .

3- E agora com o mestre HUGO.MORAIS com a sugestão dos LANDEIROS da TAMPA DO RADIADOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA .

Não tem erro , é só fazer uma destas 3 alternativas que vc ficará mais seguro qto a TEMPERATURA DO MOTOR .

Destas 3 opções achei a 1ª e a 3º as melhores pelo simples fato dos relatos das pessoas daqui que tem falado que tem vazado água e o nível de água no VASO DE EXPANSÃO FICA CHEIO , o que não vejo ocorrer no meu ENGESA , no meu ENGESA não tem vazamento aparente nenhum , nunca rompeu um selo de motor e nem arrebentou mangueira para que eu pudesse ter esta informação , no meu ENGESA não existe vazamento a parente nenhum , mas o nível no vaso de expansão abaixa 500ml a cada 15 dias e a buzina toca , LOGO : COMIGO ESTE VASO DE EXPANSÃO LACRADO , COM SENSOR DE NÍVEL ESTA FUNCIONANDO A CONTENTO , ESTOU SATISFEITO COM ESTA ADAPTAÇÃO QUE FIZ E ME SINTO MAIS PROTEGIDO QTO AO SUPERAQUECIMENTO .

Ney_Niteroi II
27/01/2012, 14:51
Prezado Guilherme,

A solução indicada pelo Hugo Morais (da galera de land rover) é colocar tampa com sensor de nível no tanque, e não no radiador... assim eu entendi...

"Para land rover tem vários dispositivos para este monitoramento, desde os importados (senão me engano tem um da ARB ou OME), como os caseiros, como trocar a tampa do vaso pela do ômega ou range rover, que tem um sensor de nível na tampa e liga um sirene e luzes no painel quando água baixa do reservatório..."

hugo.morais
28/01/2012, 10:31
Ney/Guilherme,

Sim, na land rover o sensor vai na tampa do vazo, só que na Land ele é pressurizado (selado), como se fizesse parte do radiador e na Toyota, olhei ontem, ele é para expansão, neste caso a solução da Land não serve...

Na minha ex-camper eu fiz o sistema selado com o vazo de expansão do Gol, um mangote em T e mandei eliminar a tampa do radiador... Coisa simples, mas não sei se vale a pena fazer algo parecido na toyota, pois a mesma não tem fama de esquentar, com exceção das SW4 97 - 2000...

Outro ponto de atenção para baixar a água é o sistema de calefação, pois utiliza a água do radiador para esquentar e a água acaba saindo pelo dreno do AC e vc não percebe que está vazando água...

Abraços,

Hugo

guilhermeabreu
30/01/2012, 22:53
Prezado Guilherme,

A solução indicada pelo Hugo Morais (da galera de land rover) é colocar tampa com sensor de nível no tanque, e não no radiador... assim eu entendi...

"Para land rover tem vários dispositivos para este monitoramento, desde os importados (senão me engano tem um da ARB ou OME), como os caseiros, como trocar a tampa do vaso pela do ômega ou range rover, que tem um sensor de nível na tampa e liga um sirene e luzes no painel quando água baixa do reservatório..."



NEY E HUGO.MORAIS

É eu errei , estava com pressa e entendí mal , o que o HUGO.MORAIS fez na EX CAMPER dele eu tb fiz no meu ENGESA como já falei , só que usei o VASO DE EXPANSÃO do TEMPRA que tem um SENSOR DE NÍVEL não é na tampa do VASO DE EXPANSÃO e sim no próprio VASO , esta funcionando beleza como já falei tb .

Na SW4 como o HUGO falou é diferente o sistema , o VASO É ABERTO para a água ír para lá qdo o motor estiver quente e voltar através de VÁCUO no sistema qdo o motor esfriar E É AÍ QUE MORA O PERIGO PARA MIM , pois se estiver um PEQUENINO vazamento em algum lugar que não vemos , NÃO FORMARÁ VÁCUO NO SISTEMA e a água não volta para o radiador , DAÍ qdo vc andar novamente vai jogar água para fora pois o VASO DE EXPANSÃO JÁ ESTA CHEIO PQ A ÁGUA NÃO RETORNOU POR NÃO TER FORMADO VÁCUO , ATÉ DAR UM SUPERAQUECIMENTO CASO VC DÊ UMA BOBEIRA DE NÃO VER O MARCADOR DE TEMPERATURA .

É por ísto que ACHO , digo ACHO que se modificar o sistema ABERTO DA HILUX para um LACRADO COM VASO DE EXPANSÃO , DEVE FUNCIONAR TB COM SEGURANÇA MAIOR .

Tem que fazer o que eu fiz e o HUGO tb , de colocar um " T " na mangueira que sai do radiador para o motor para acoplar a mangueira que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO no CIRCÚITO LACRADO . Ficando uma magueira fina que sai por cima do radiador indo para a parte superior do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL ( usei o do TEMPRA ) E uma mangueira mais grossa que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL para o " T " que foi colocado no meio da mangueira que sai por baixo do radiador para o motor .

Este é o sistema do circuito lacrado com VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL , LEMBRANDO que este VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA deve ficar NIVELADO NA MESMA LINHA DE CIMA DO RADIADOR , ou seja : O VASO DE EXPANSÃO TEM QUE FICAR ACIMA DO RADIADOR .

No seu caso NEY como a água saiu pelo selo do cabeçote , mas antes de vazar a água pelo selo o seu VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO DE ÁGUA porque é o normal , o motor estando quente manda a água para lá , SÓ QUE AO VAZAR PELO SELO , a água do motor foi embora e o VASO FICOU CHEIO pq não deu tempo de o motor esfriar qdo vc parasse e mesmo se tivesse OBSERVADO QUE O MOTOR HAVIA AQUECIDO DEMAIS E PARASSE , a água do VASO DE EXPANSÃO NÃO VOLTARIA PARA O MOTOR , PQ O SELO ESTAVA FURADO E NÃO FARIA VÁCUO NO SISTEMA , logo : o motor ficaria sem água e o VASO SE EXPANSÃO FICARIA CHEIO .

É por ísto que acho este sistema lacrado IMPORTANTE , pq ao saír uma pequena quantiddade de água , o vaso vai baixar io nível de água e a buzina irá tocar .

MAS AO MESMO TEMPO SE VC ME PERGUNTAR SE VAZAR ÁGUA PELO SELO NUM CIRCUITO LACRADO , A ÁGUA DO VASO DE EXPANSÃO VAI ABAIXAR ??????????????

EIS A QUESTÃO , " NÃO SABERIA TE RESPONDER " pois nunca aconteceu ísto comigo no ENGESA que é a minha primeira EXPERIENCIA QUE ESTOU FAZENDO e em pequenos vazamentos a ÁGUA DO VASO ABAIXA E TOCA A BUZINA .

Mas a outra saída que o engenheiro mecanico me sugeriu é boa tb QUE CONSISTE EM :

COLOCAR UM CEBOLÃO NO CAVALO D'ÁGUA E ASSIM QUE A TEMPERATURA ATINGIR A TEMPRATURA PRÉ ESTABELECIDA ( EX : 98ºC ) O CEBOLÃO LIGARIA A BUZINA .

Ou se quiser instalar um cebolão no bloco do motor para medir a temperatura do óleo , assim que atingir a temperatura pré estabelecido ( EX : 115ºC , não sei qual a temperatura de serviço do óleo do motor ) o cabolão acionaria a buzina .

O certo é que existe forma de nos prevenir , da um pouco de trabalho , MAS NUNCA se compara ao trabalho $$$$$$$$$$$$$$$$ de fazer um motor por superaquecimento .

Ney_Niteroi II
31/01/2012, 09:34
NEY E HUGO.MORAIS

É eu errei , estava com pressa e entendí mal , o que o HUGO.MORAIS fez na EX CAMPER dele eu tb fiz no meu ENGESA como já falei , só que usei o VASO DE EXPANSÃO do TEMPRA que tem um SENSOR DE NÍVEL não é na tampa do VASO DE EXPANSÃO e sim no próprio VASO , esta funcionando beleza como já falei tb .

Na SW4 como o HUGO falou é diferente o sistema , o VASO É ABERTO para a água ír para lá qdo o motor estiver quente e voltar através de VÁCUO no sistema qdo o motor esfriar E É AÍ QUE MORA O PERIGO PARA MIM , pois se estiver um PEQUENINO vazamento em algum lugar que não vemos , NÃO FORMARÁ VÁCUO NO SISTEMA e a água não volta para o radiador , DAÍ qdo vc andar novamente vai jogar água para fora pois o VASO DE EXPANSÃO JÁ ESTA CHEIO PQ A ÁGUA NÃO RETORNOU POR NÃO TER FORMADO VÁCUO , ATÉ DAR UM SUPERAQUECIMENTO CASO VC DÊ UMA BOBEIRA DE NÃO VER O MARCADOR DE TEMPERATURA .

É por ísto que ACHO , digo ACHO que se modificar o sistema ABERTO DA HILUX para um LACRADO COM VASO DE EXPANSÃO , DEVE FUNCIONAR TB COM SEGURANÇA MAIOR .

Tem que fazer o que eu fiz e o HUGO tb , de colocar um " T " na mangueira que sai do radiador para o motor para acoplar a mangueira que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO no CIRCÚITO LACRADO . Ficando uma magueira fina que sai por cima do radiador indo para a parte superior do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL ( usei o do TEMPRA ) E uma mangueira mais grossa que sai por baixo do VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL para o " T " que foi colocado no meio da mangueira que sai por baixo do radiador para o motor .

Este é o sistema do circuito lacrado com VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL , LEMBRANDO que este VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA deve ficar NIVELADO NA MESMA LINHA DE CIMA DO RADIADOR , ou seja : O VASO DE EXPANSÃO TEM QUE FICAR ACIMA DO RADIADOR .

No seu caso NEY como a água saiu pelo selo do cabeçote , mas antes de vazar a água pelo selo o seu VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO DE ÁGUA porque é o normal , o motor estando quente manda a água para lá , SÓ QUE AO VAZAR PELO SELO , a água do motor foi embora e o VASO FICOU CHEIO pq não deu tempo de o motor esfriar qdo vc parasse e mesmo se tivesse OBSERVADO QUE O MOTOR HAVIA AQUECIDO DEMAIS E PARASSE , a água do VASO DE EXPANSÃO NÃO VOLTARIA PARA O MOTOR , PQ O SELO ESTAVA FURADO E NÃO FARIA VÁCUO NO SISTEMA , logo : o motor ficaria sem água e o VASO SE EXPANSÃO FICARIA CHEIO .

É por ísto que acho este sistema lacrado IMPORTANTE , pq ao saír uma pequena quantiddade de água , o vaso vai baixar io nível de água e a buzina irá tocar .

MAS AO MESMO TEMPO SE VC ME PERGUNTAR SE VAZAR ÁGUA PELO SELO NUM CIRCUITO LACRADO , A ÁGUA DO VASO DE EXPANSÃO VAI ABAIXAR ??????????????

EIS A QUESTÃO , " NÃO SABERIA TE RESPONDER " pois nunca aconteceu ísto comigo no ENGESA que é a minha primeira EXPERIENCIA QUE ESTOU FAZENDO e em pequenos vazamentos a ÁGUA DO VASO ABAIXA E TOCA A BUZINA .

Mas a outra saída que o engenheiro mecanico me sugeriu é boa tb QUE CONSISTE EM :

COLOCAR UM CEBOLÃO NO CAVALO D'ÁGUA E ASSIM QUE A TEMPERATURA ATINGIR A TEMPRATURA PRÉ ESTABELECIDA ( EX : 98ºC ) O CEBOLÃO LIGARIA A BUZINA .

Ou se quiser instalar um cebolão no bloco do motor para medir a temperatura do óleo , assim que atingir a temperatura pré estabelecido ( EX : 115ºC , não sei qual a temperatura de serviço do óleo do motor ) o cabolão acionaria a buzina .

O certo é que existe forma de nos prevenir , da um pouco de trabalho , MAS NUNCA se compara ao trabalho $$$$$$$$$$$$$$$$ de fazer um motor por superaquecimento .

Caro Guilherme Abreu,

Gostei da idéia de monitorar a temperatura do óleo. Me parece a que requer menos alteracao no sistema original, e tb parece igualmente segura...

onde posso instalar este cebolão de óleo??? já existe este ponto disponível????

Abs

Ney

guilhermeabreu
31/01/2012, 11:08
Caro Guilherme Abreu,

Gostei da idéia de monitorar a temperatura do óleo. Me parece a que requer menos alteracao no sistema original, e tb parece igualmente segura...

onde posso instalar este cebolão de óleo??? já existe este ponto disponível????

Abs

Ney

CARO AMIGO NEY

Como sabe fiz o motor da minha recentemente com um velho e bom mecanico só que MUITO ENROLADO , desistí dele , é a 2ªvez que ele faz este motor como sabe tb , só que desta vez ficou um pequeno vazamento no retentor trazeiro no eixo do motor , ía deixar hoje em outro mecanico que arrumei aqui muito bom tb , mas a oficina estava lotada , e combinei para a semana que vem deixar o carro lá para tirar este vazamento , ha 15 dias atras deixei lá para ele fazer o serviço e ele ía retirar a caixa de marcha e fazer com o motor no lugar , só que os parafusos da travessa não saíram , ele falou em cortar os parafusos , daí pedí para não cortar , que era para ele tirar o motor e fazer o serviço com o motor fora , e assim ele vai fazer .

Na 2ªf que vem qdo deixar lá , com o motor fora vou ver com ele um local no bloco que poderá adaptar o CEBOLÃO e falo aqui com vc e para todos tb , inclusive é capaz de eu já fazer este esquema logo .

ABRAÇÃO

Ezahn
31/01/2012, 17:22
Caras, eu não sei, mas será que a temperatura do óleo não varia bastante conforme o regime de uso do motor? Tipo assim, andando na cidade deve ficar mais frio que na estrada a 3000 rpm. Alguém tem esta informação?

Quanto a solução de pressurizar o vaso de expansão e colocar um sensor, acredito que funcione. Quando a água abaixar subitamente por causa de um vazamento de imediato a água do reservatório deve baixar. Agora o que tem que observar nem neste caso é que a capacidade de ar deste reservatório tem que ser calculada e isto leva em conta também a pressão da válvula que tem na tampa do reservatório. O sistema todo pega 10 litros de água, logo quando a pressão chega a X vai precisar de X de volume para este ar quente. Tipo assim, tem várias variáveis e não sei se montando de qq jeito vai funcionar.
Acredito que bolar um jeito de colocar um sensor de boia no radiador seja mais fácil.
Abraços

guilhermeabreu
31/01/2012, 23:36
Caras, eu não sei, mas será que a temperatura do óleo não varia bastante conforme o regime de uso do motor? Tipo assim, andando na cidade deve ficar mais frio que na estrada a 3000 rpm. Alguém tem esta informação?

Quanto a solução de pressurizar o vaso de expansão e colocar um sensor, acredito que funcione. Quando a água abaixar subitamente por causa de um vazamento de imediato a água do reservatório deve baixar. Agora o que tem que observar nem neste caso é que a capacidade de ar deste reservatório tem que ser calculada e isto leva em conta também a pressão da válvula que tem na tampa do reservatório. O sistema todo pega 10 litros de água, logo quando a pressão chega a X vai precisar de X de volume para este ar quente. Tipo assim, tem várias variáveis e não sei se montando de qq jeito vai funcionar.
Acredito que bolar um jeito de colocar um sensor de boia no radiador seja mais fácil.
Abraços



EZAHN

Como falei , não sei a temperatura de serviço do óleo do motor ,, mas não é difícil de saber , logo vc tendo a temperatura de serviço , é só vc comprar um cebolão com mais uns 5 a 10ºC , se passar destes 5 a 10ºC acima da temperatura de serviço o cebolão atua .

Na temperatura de serviço tem a temperatura mínima e máxima para o serviço , logo o cebolão deve ser uns 5 a 10ºC acima da temperatura máxima de serviço , assim não tem erro .

Qto ao sistema lacrado , TEM QUE TER UM ESPAÇO VAZIO NO VASO DE EXPANSÃO como em todos tem as marcas de máximo e mínimo , pq qdo a água esquenta AUMENTA DE VOLUME e vai para o vaso de expansão , LÁ A ÁGUA COM VOLUME AUMENTADO VAI COMPRIMIR O AR DO ESPAÇO VAZIO DANDO A IMPRESSÃO QUE DIMINUIU O AR , mas não diminuiu , o ar neste momento esta comprimido alí , E SE A PRESSÃO FOR MAIOR DO QUE A PRESSÃO DA TAMPA , A VÁLVULA DA TAMPA IRÁ PERMITIR A SAÍDA DE AR/ÁGUA , funcionaria como válvula de segurança para não explodir tudo .

E como vc falou que o sistema pressurizado , se abaixar a água abruptamente DEVE abaixar o nível de água no vaso de expansão , DEVE não é certeza , como eu tb não tenho certeza se a água abaixar rápido a água do ´vaso de expansão IRÁ ABAIXAR TB , como falei acima , logo FICA A DÚVIDA NESTE ASPECTO DE VASAMENTO DE ÁGUA .

Mas nada impede de vc colocar o SITEMA LACRADO COM VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA + O CEBOLÃO NO BLOCO DO MOTOR , qto maior o número de controle de temperatura MELHOR PARA O DONO DO CARRO .

Frankperdiz
07/02/2012, 00:33
FRANK

Não vai na conversa que é SÓ recolocar água e pronto , ALGUMA COISA DE ERRADO TEM AÍ , normalmente nas SW4 o vaso de expansão não é pressurizado , logo : toda vez que o motor aquece normal ele joga água para o VASO DE EXPANSÃO , o próprio nome esta dizendo VASO DE EXPANSÃO e assim que o motor esfria e SE TUDO ESTIVER CORRETO " VEDADO " , O VÁCUO QUE FORMA NO SISTEMA FAZ A ÁGUA VOLTAR PARA O MOTOR , mas caso tenha algum problema POR MENOR QUE SEJA ( um pequenino furinho numa mangueira ) NÃO FORMARÁ VÁCUO . DAI O RADIADOR VAI FICAR SEM ÁGUA E O DEPÓSITO DE EXPANSÃO PERMANECERÁ CHEIO DE ÁGUA pq não tem VÁCUO NO SISTEMA e não tem como FAZER a água voltar para o motor, é o caso que ocorre na maioria dos casos relatados aqui .

OLHA !!!!!!!!!!!!!!!! O RADIADOR ESTAVA VAZIO MAS O VASO DE EXPANSÃO ESTAVA CHEIO !!!!!!!!!!!! PORQUE ????? Respondendo : pelo motivo exposto acima .

Como já citei anteriormente sobre o conselho de um engenheiro mecanico de :

1- Colocar um cebolão com a temperatura que quisermos , ex : 98ºC , qdo a tempertura do motor chegar nesta temperatura o CEBOLÃO ligará e acionaria uma BUZINA e/ou uma LUZ VERMELHA no painel .

2- Colocar um VASO DE EXPANSÃO COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA , como já fiz em meu ENGESA , funciona perfeito , liga uma buzina qdo o nível de água abaixa 500ml .

3- E agora com o mestre HUGO.MORAIS com a sugestão dos LANDEIROS da TAMPA DO RADIADOR COM SENSOR DE NÍVEL DE ÁGUA .

Não tem erro , é só fazer uma destas 3 alternativas que vc ficará mais seguro qto a TEMPERATURA DO MOTOR .

Destas 3 opções achei a 1ª e a 3º as melhores pelo simples fato dos relatos das pessoas daqui que tem falado que tem vazado água e o nível de água no VASO DE EXPANSÃO FICA CHEIO , o que não vejo ocorrer no meu ENGESA , no meu ENGESA não tem vazamento aparente nenhum , nunca rompeu um selo de motor e nem arrebentou mangueira para que eu pudesse ter esta informação , no meu ENGESA não existe vazamento a parente nenhum , mas o nível no vaso de expansão abaixa 500ml a cada 15 dias e a buzina toca , LOGO : COMIGO ESTE VASO DE EXPANSÃO LACRADO , COM SENSOR DE NÍVEL ESTA FUNCIONANDO A CONTENTO , ESTOU SATISFEITO COM ESTA ADAPTAÇÃO QUE FIZ E ME SINTO MAIS PROTEGIDO QTO AO SUPERAQUECIMENTO .

Guilherme, vc tinha razão. Nao tenho acessado o forum em função da corrida para a compra de peças, espero receber o carro esta semana. O estrago foi grande, havia uma fissura perto do bocal do radiador, a água esvaiu-se e sem o vácuo, o motor superaqueceu.

Foi trocado o cabeçote, correias, tampo do tucho e consertado o radiador. Aproveitei e tirei o turbo e a bomba injetora, levando ao pessoal que conheço para revisão. O Turbo estava perfeito, nao precisou fazer nada, e a bomba quase nao precisou trocar peças. Espero sair da oficina zerado (de problemas, porque de dinheiro isso é certo).

PUTA PREJU!!! Se tem uma coisa que todo toyoteiro tem que ter medo em suas Hilux é de faltar água no radiador e o carro aquecer. Na oficina havia outra SW4 do ano da minha com o mesmo problema... tanto o dele, quanto a minha, as pré-câmaras de admissão estavam todas fissuradas. E o cabeçote... pqp... que facada (isso porque nao comprei na autorizada, cujo o preço, SÓ DO CABEÇOTE, é de 5,7k.

Abr

Frank

Ney_Niteroi II
07/02/2012, 10:40
Guilherme, vc tinha razão. Nao tenho acessado o forum em função da corrida para a compra de peças, espero receber o carro esta semana. O estrago foi grande, havia uma fissura perto do bocal do radiador, a água esvaiu-se e sem o vácuo, o motor superaqueceu.

Foi trocado o cabeçote, correias, tampo do tucho e consertado o radiador. Aproveitei e tirei o turbo e a bomba injetora, levando ao pessoal que conheço para revisão. O Turbo estava perfeito, nao precisou fazer nada, e a bomba quase nao precisou trocar peças. Espero sair da oficina zerado (de problemas, porque de dinheiro isso é certo).

PUTA PREJU!!! Se tem uma coisa que todo toyoteiro tem que ter medo em suas Hilux é de faltar água no radiador e o carro aquecer. Na oficina havia outra SW4 do ano da minha com o mesmo problema... tanto o dele, quanto a minha, as pré-câmaras de admissão estavam todas fissuradas. E o cabeçote... pqp... que facada (isso porque nao comprei na autorizada, cujo o preço, SÓ DO CABEÇOTE, é de 5,7k.

Abr

Frank

Frank,
Também estou amargando um prejuízo de mais ou menos R$ 3.000 por causa do super-aquecimento e trinca do cabeçote...
Tb não comprei o original (R$ 3.700), mas sim o da MANDO (R$ 1.600, já com o jogo de juntas superiores)...
A minha SW ficou mais de uma semana na oficina, mas ficou pronta e parece tudo ok.

Meus sentimentos...

Ney

Frankperdiz
07/02/2012, 15:18
Ney, só meu cabeçote foi 2,4k...

Abr

Frank

guilhermeabreu
13/02/2012, 22:02
MAIS OUTRA ALTERNATIVA/SOLUÇÃO PARA SE PROTEGER DO AQUECIMENTO

É em colocar um TERMOMETRO DE ÓLEO no bloco do motor como já foi falado aqui em outro tópico .

Um amigo daqui colocou um TERMOMETRO no mesmo local da cebolinha original , colocou um " T " e acoplou o SENSOR deste 2º termometro , só que este TERMOMETRO tem saída para tocar uma buzina e/ou acender uma luz vermelha qdo a temperatura do ólao UTRAPASSAR A TEMPERATURA PROGRAMADA POR VC .

Este termometro é da marca RACETRONIX eu comprei um de água desta mesma marca com estes mesmos recursos mas existe de outras marcas tb , eu paguei R$89,00 no meu .

Haroldo Moreira
14/02/2012, 09:56
MAIS OUTRA ALTERNATIVA/SOLUÇÃO PARA SE PROTEGER DO AQUECIMENTO

É em colocar um TERMOMETRO DE ÓLEO no bloco do motor como já foi falado aqui em outro tópico .

Um amigo daqui colocou um TERMOMETRO no mesmo local da cebolinha original , colocou um " T " e acoplou o SENSOR deste 2º termometro , só que este TERMOMETRO tem saída para tocar uma buzina e/ou acender uma luz vermelha qdo a temperatura do ólao UTRAPASSAR A TEMPERATURA PROGRAMADA POR VC .

Este termometro é da marca RACETRONIX eu comprei um de água desta mesma marca com estes mesmos recursos mas existe de outras marcas tb , eu paguei R$89,00 no meu .

Acabei de comprar esse medidor de temperatura de óleo da RACETRONIX, no site da DELLA VIA, 89 latinhas com frete e tudo para o RJ.
Abs.

Ezahn
17/02/2012, 00:23
E ai amigos. Este medidor de temperatura do óleo funciona mesmo no caso de vazar a água? Ele vai acusar o aquecimento antes de ferrar tudo? Ou uma bóia na água seria mais eficiente?
Alguém tem alguma experiência neste sentido?

Ney_Niteroi II
17/02/2012, 09:44
Ezahn,

Como vc pensa em instalar a bóia????? no meu caso, não vi espaço no radiador para colocá-la...

vc já viu alguma bóia dessas no mercado???

abs!
Ney


E ai amigos. Este medidor de temperatura do óleo funciona mesmo no caso de vazar a água? Ele vai acusar o aquecimento antes de ferrar tudo? Ou uma bóia na água seria mais eficiente?
Alguém tem alguma experiência neste sentido?

fgibin
18/02/2012, 12:39
Olá gente!
Fiquei acompanhando - tenho uma sw4 98 TD - e me documentei no manual do motor.
O "cebolão" (sensor de temperatura) neste motor já está no bloco. Mais ou menos abaixo e atras da bomba de injeção.
O problema, na minha visão, é outro: o sensor mede a temperatura da agua (é isolado do metal do bloco) e se faltar agua não mede mais p... nenhuma.
Neste caso o circuito de resfriamento do motor enche de vapor e o medidor não está nem aí com esta situação.
Desligando o motor, a bomba para de circular o vapor e a agua desce no bloco.
Por isso, quando se religa o motor o sensor, que agora está em contato com a agua que sobrou no bloco, dispara indicando a real temperatura.
Somente que a esta altura a parte alta do motor (cabeçõte) está no seco e pode já ter ido pro espaço...
Agora, para tudo isso acontecer, a agua deve ter saído do circuito por algum lugar.
Nos motores diesel é raro, por não dizer quase impossivel, que a queima da junta misture agua com oleo (devido ao jogo das pressões).
Ergo, nunca vai ver oleo na agua te "avisando" do problema...mas a junta já pode ter sido danificada sem ninguem reparar.
Por isso penso que a trinca no cabeçote é consequencia e não a origem do problema.
A origem é a perda do liquido de arrefecimento...
O circuito de arrefecimento do SW4 TD é complexo e, inclusive aciona a ventoinha com um sistema de ação que depende da temperatura do liquido (quanto mais quente, quanto mais a ventoinha vira rapido) e tem uma dependencia danada do funcionamento regular da tampa que tem valor de pressão exato para abrir e jogar a agua para o vaso de expansão.
Para este motivo, eu não faria modificações (como, por exemplo, fazer entrar o vaso de expansão no circuito em pressão) mas cuidaria com devida atenção das trocas periodicas do liquido e das proporções certa de liquido anticongelante.
Mas, repito, esta é a minha humilde opinião e nuca tive problemas no meu SW4...
Um grande abraço
Fabrizio

ALVARO ANGELO
18/02/2012, 13:27
Olá gente!
Fiquei acompanhando - tenho uma sw4 98 TD - e me documentei no manual do motor.
O "cebolão" (sensor de temperatura) neste motor já está no bloco. Mais ou menos abaixo e atras da bomba de injeção.
O problema, na minha visão, é outro: o sensor mede a temperatura da agua (é isolado do metal do bloco) e se faltar agua não mede mais p... nenhuma.
Neste caso o circuito de resfriamento do motor enche de vapor e o medidor não está nem aí com esta situação.
Desligando o motor, a bomba para de circular o vapor e a agua desce no bloco.
Por isso, quando se religa o motor o sensor, que agora está em contato com a agua que sobrou no bloco, dispara indicando a real temperatura.
Somente que a esta altura a parte alta do motor (cabeçõte) está no seco e pode já ter ido pro espaço...
Agora, para tudo isso acontecer, a agua deve ter saído do circuito por algum lugar.
Nos motores diesel é raro, por não dizer quase impossivel, que a queima da junta misture agua com oleo (devido ao jogo das pressões).
Ergo, nunca vai ver oleo na agua te "avisando" do problema...mas a junta já pode ter sido danificada sem ninguem reparar.
Por isso penso que a trinca no cabeçote é consequencia e não a origem do problema.
A origem é a perda do liquido de arrefecimento...
O circuito de arrefecimento do SW4 TD é complexo e, inclusive aciona a ventoinha com um sistema de ação que depende da temperatura do liquido (quanto mais quente, quanto mais a ventoinha vira rapido) e tem uma dependencia danada do funcionamento regular da tampa que tem valor de pressão exato para abrir e jogar a agua para o vaso de expansão.
Para este motivo, eu não faria modificações (como, por exemplo, fazer entrar o vaso de expansão no circuito em pressão) mas cuidaria com devida atenção das trocas periodicas do liquido e das proporções certa de liquido anticongelante.
Mas, repito, esta é a minha humilde opinião e nuca tive problemas no meu SW4...
Um grande abraço
Fabrizio

Olá para todos
Como o Fabrizio também tenho uma SW4/98 que "ainda " não me deu problemas de aquecimento. Fui trocar o condensador de ar condicionado que já estava ruim e aproveitei para trocar o "radiador original ainda fininho, deu apenas 20 mm de espessura...Aí já que...mandei confeccionar um de cobre/latão com a espessura de 42mm e de tanto ler relatos de aquecimento, o carro ainda está na oficina para estudarmos com calma a questão de instalação de sensores e reloginhos extras.
Qual sugestão é bem vinda
Abr
Alvaro Angelo

SandroGaúcho
18/02/2012, 15:38
Pessoal

Eu continuo monitorando a temperatura pelo sensor de temperatura que eu instalei no bloco, inclusive, fui "aferi-lo" na oficina de um amigo meu e continua na boa.

Abç

SandroGaúcho
18/02/2012, 15:41
Ahh outra coisa que percebi...

A tampinha do radiador ao tirá-la vi que sai a tampa, depois a mola(solta) e por ultimo sai um anel/arruela.

A tampa do radiador de voces é assim tb ou a minha foi pro saco?

Valeu

ALVARO ANGELO
18/02/2012, 15:44
Pessoal

Eu continuo monitorando a temperatura pelo sensor de temperatura que eu instalei no bloco, inclusive, fui "aferi-lo" na oficina de um amigo meu e continua na boa.

Abç



Ok, Sandro
Poderia fazer a gentileza de me passar marca, modelo e ou código do sensor e seu respectivo reloginho ? Se possível também o local no bloco onde foi instalado.
Muito obrigado
Abr.
Alvaro Angelo

TCHEIGOR
19/02/2012, 07:46
Ahh outra coisa que percebi...

A tampinha do radiador ao tirá-la vi que sai a tampa, depois a mola(solta) e por ultimo sai um anel/arruela.

A tampa do radiador de voces é assim tb ou a minha foi pro saco?

Valeu

Ae Sandro, nunca vi tampa assim como a sua, a minha é inteiriça, a mola tá presa na tampa.

SandroGaúcho
19/02/2012, 09:42
Alvaro Angelo
A marca é Logicatec, eu comprei aqui em Floripa numa loja de material elétrico um voltímetro e um termometro, paguei 65 pila cada um.

V12in - Voltimetro Digital com Entrada Remote por R$42,50 (http://www.logicatec.com.br/produto.php?cod_produto=1090888)

Fala TCHEIGOR, tudo tri
Cara, obrigado por responder, vejo que realmente essa tampa tá estragada devido a corrosão!
Vou providenciar outra!
E por falar nisso, ainda existe aquela loja Multipeças Toyota na Azenha em Porto Alegre?

Abç

SandroGaúcho
19/02/2012, 09:45
Alvaro Angelo

Esqueci de falar...
O voltímetro pode ser instalado em qualquer fonte 12v do carro e o termometro eu instalei no parafuso da alça que é usada para suspender o motor, mas quero ver outro local quando tiver tempo.

T+

ALVARO ANGELO
19/02/2012, 11:05
Alvaro Angelo

Esqueci de falar...
O voltímetro pode ser instalado em qualquer fonte 12v do carro e o termometro eu instalei no parafuso da alça que é usada para suspender o motor, mas quero ver outro local quando tiver tempo.

T+

oLá Sandro.

Muitíssimo obrigado pelas detalhadas informações, com certeza farei o mesmo procedimento na minha SW4.:euforico:
Abr
Alvaro Angelo

guilhermeabreu
20/02/2012, 15:38
MAIS OUTRA ALTERNATIVA/SOLUÇÃO PARA SE PROTEGER DO AQUECIMENTO

É em colocar um TERMOMETRO DE ÓLEO no bloco do motor como já foi falado aqui em outro tópico .

Um amigo daqui colocou um TERMOMETRO no mesmo local da cebolinha original , colocou um " T " e acoplou o SENSOR deste 2º termometro , só que este TERMOMETRO tem saída para tocar uma buzina e/ou acender uma luz vermelha qdo a temperatura do ólao UTRAPASSAR A TEMPERATURA PROGRAMADA POR VC .

Este termometro é da marca RACETRONIX eu comprei um de água desta mesma marca com estes mesmos recursos mas existe de outras marcas tb , eu paguei R$89,00 no meu .


Lí e ví as fotos aqui no forum do amigo que instalou o termometro de temperatura de óleo da marca RACETRONIX no bloco do motor junto ao sensor original colocando uma CONECÇÃO EM " T " no local original e não estou vendo mais onde estão as fotos , alguem pode me dizer onde esta este tópico ?????

Facilitaria e muito para as pessoas visualizarem aqui neste tópico específico sobre AQUECIMENTO NA HILUX .

ALVARO ANGELO
20/02/2012, 17:24
Lí e ví as fotos aqui no forum do amigo que instalou o termometro de temperatura de óleo da marca RACETRONIX no bloco do motor junto ao sensor original colocando uma CONECÇÃO EM " T " no local original e não estou vendo mais onde estão as fotos , alguem pode me dizer onde esta este tópico ?????

Facilitaria e muito para as pessoas visualizarem aqui neste tópico específico sobre AQUECIMENTO NA HILUX .


Esqueci de dizer que está sendo colocada uma ventoinha de 9" na frente do condensador com tres meios prováveis de acionamento: 1-Ligando o ar condicionado a ventoinha liga junto, 2-Ligação manual direta no painel quando você achar que deve liga-la, 3- Ventoinha sendo disparada por um sensor de temperatura. Ainda em estudos o como fazer.
Abr
Alvaro Angelo

guilhermeabreu
20/02/2012, 23:30
Esqueci de dizer que está sendo colocada uma ventoinha de 9" na frente do condensador com tres meios prováveis de acionamento: 1-Ligando o ar condicionado a ventoinha liga junto, 2-Ligação manual direta no painel quando você achar que deve liga-la, 3- Ventoinha sendo disparada por um sensor de temperatura. Ainda em estudos o como fazer.
Abr
Alvaro Angelo

CARO ALVARO

No meu ENGESA com MWM 2.8 já fiz assim , qdo ligo o AR COND a ventoinha liga e acende uma luz verde num botão no painel , caso esteja com o ar cond desligadoo botão verde fica apagado e se tiver subindo uma serra , tem este botão verde no painel que ligo a ventoinha manualmente , este mesmo botão acende uma luz verde qdo a ventoinha esta ligada , não importa se esta ligada pelo ar cond. ou qdo ligo manualmente .

Esta 3ª forma de ligar a ventoinha como vc esta falando , é só colocar o cebolão ligando neste circuito , ficando um circuito de tríplice acionamento .

Florestal
20/02/2012, 23:31
Sandro

pelo que vc relatou acho q a sua "tampa" (válvula termostática) do radiador já foi pro beleléu... hoje eu fiz uma manutenção preventiva no sistema de arrefecimento, e vi que a válvula continua intacta. Ela tem todas essas partes,m as a movimentação delas só deve acontecer sob pressão, que aliás é bem baixa (0.9) o que é comum nos motores a diesel.

Em tempo, para quem ainda não fez essa manutenção, sugiro fazê-la. Os passos são

1- Tirar e varetar o radiador. Aqui tem se a idéia se o mesmo está bom ou não.
2- Checar mangueiras para vazamentos e desgastes nas bordas
3- checar válvula termostática
4- checar e limpar o vaso de expansão (ver também vedação da tampa que é conectada ao radiador)
5- trocar o fluído + água do radiador.

Essa brincadeira acima me custou R$ 130 pilas hoje... e cerca de 8 horas de serviço..bem mais barato que qualquer conserto. E ainda tenho a certeza que o sistema funciona bem. Mas qdo precisar trocar o radiador, certamente será um de cobre um pouco maior.

abs

Ahh outra coisa que percebi...

A tampinha do radiador ao tirá-la vi que sai a tampa, depois a mola(solta) e por ultimo sai um anel/arruela.

A tampa do radiador de voces é assim tb ou a minha foi pro saco?

Valeu

ALVARO ANGELO
21/02/2012, 09:42
CARO ALVARO

No meu ENGESA com MWM 2.8 já fiz assim , qdo ligo o AR COND a ventoinha liga e acende uma luz verde num botão no painel , caso esteja com o ar cond desligadoo botão verde fica apagado e se tiver subindo uma serra , tem este botão verde no painel que ligo a ventoinha manualmente , este mesmo botão acende uma luz verde qdo a ventoinha esta ligada , não importa se esta ligada pelo ar cond. ou qdo ligo manualmente .

Esta 3ª forma de ligar a ventoinha como vc esta falando , é só colocar o cebolão ligando neste circuito , ficando um circuito de tríplice acionamento .


Olá Guilherme.
Muito obrigado pela dica, vou leva-la ao mecânico.
Aliás gosto muito da maneira dele trabalhar. Tudo muito pensado e estudando opções.
Certa vez minha esposa arrancou com a Band com o freio de mão puxado (imagine o prejuízo :cry:).
Aí ele colocou uma lâmpada "enorme" piscando no painel junto com um aviso sonoro intermitente, toda vez que o freio de mão estava acionado. Nunca mais tive problemas.
Abr
Alvaro Angelo

Leonardo Dic
21/02/2012, 17:19
Guilherme as fotos foi eu q coloquei. Adaptei na LandCruiser.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/101864-monitorando-temperatura-do-motor-da-sw4-pick-up.html

guilhermeabreu
22/02/2012, 11:57
Guilherme as fotos foi eu q coloquei. Adaptei na LandCruiser.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/101864-monitorando-temperatura-do-motor-da-sw4-pick-up.html


GRANDE LEONARDO DIC

Muito obrigado pela resposta , achava que já estava ficando doido , não encontri de jeito algum agora ficou fácil .

FORTE ABRAÇO

TCHEIGOR
23/02/2012, 05:36
Alvaro Angelo
A marca é Logicatec, eu comprei aqui em Floripa numa loja de material elétrico um voltímetro e um termometro, paguei 65 pila cada um.

V12in - Voltimetro Digital com Entrada Remote por R$42,50 (http://www.logicatec.com.br/produto.php?cod_produto=1090888)

Fala TCHEIGOR, tudo tri
Cara, obrigado por responder, vejo que realmente essa tampa tá estragada devido a corrosão!
Vou providenciar outra!
E por falar nisso, ainda existe aquela loja Multipeças Toyota na Azenha em Porto Alegre?

Abç

e aí Sandro
a Multipeças tá agora na Leopoldo Froes, chama TOYOSUL MULTIPEÇAS.

sinval
17/12/2013, 11:50
Olá pessoal, alguem pode me ajudar

estou tentando instalar um marcador de temperatura analogico com escala, desliguei o fio da sensor original e quero ligar no proprio sensor original, mas quando liga o ponteiro vai para o maximo fim da escala, já tentei varios eletricistas e varios ternometros , todos a mesma coisa,
qual o segredo ?

Sw4 97 3.0 td

Clandio
17/12/2013, 12:04
Olá pessoal, alguem pode me ajudar

estou tentando instalar um marcador de temperatura analogico com escala, desliguei o fio da sensor original e quero ligar no proprio sensor original, mas quando liga o ponteiro vai para o maximo fim da escala, já tentei varios eletricistas e varios ternometros , todos a mesma coisa,
qual o segredo ?

Sw4 97 3.0 td


Tenta inverter os fios.

guilhermeabreu
18/12/2013, 00:09
SINVAL

Estes aparelhos são fabricados sempre juntos , ou seja o RELÓGIO COM O SENSOR , não sei te dizer como vc vai fazer para funcionar um sensor em outro relógio , acho que não vai funcionar correto , tem um tal de OHMS sei lá se é assim que escreve , e ninguem sabe o valor deste relógio original , daí gera esta dificuldade de colocar para funcionar ou seja o relógio não é compatpivel com o sensor , eu desistiria de fazer o que vc esta querendo fazer .

A não ser se vc tiver um eletricista fera em física da parte elétrica de veículos automotores .

Abraço

calhiandro
18/12/2013, 09:33
Dr. Guilherme está certo o relógio tem que casar com o sensor. Quando tinha um jeep willys comprei um relógio de temperatura da cronomac, veio com o sensor junto, como não cabia no bloco adaptei no torneiro mecânico. Resumindo o certo é compra o medidor junto com o sensor senão der certo, faz a adaptação. :concordo:

Fábio Patrial de Oliveira
29/12/2013, 22:58
Esta é minha primeira postagem. Não sei se este seria o melhor local para esta discussão, porém lá vai. Comprei uma Hilux 2.8 3L – 1993. Já adaptada com kit spa turbina Garrett e com os seguintes parâmetros: Com pressão, que acionava gradativamente conforme a velocidade e marcha utilizada. Nunca passava de 0,2 em 1ª marcha, 0,3 em 2ª e 0,4 em 3ª. Acredito para o motor não ser forçado. Apenas dava carga total, ou seja, 0,6 em 4ª e 5ª marcha e acima de 2.500 RPM.
Porém devido uma infelicidade tive que fazer o motor (cabeçote, pistão 0,5, válvulas, selos, e foi rebaixado o bloco assim como o cabeçote para troca de junta e revisado todo sistema de arrefecimento) concomitante a este fato o mecânico liberou a turbina que chega até a pressão de 0,8 mesmo em primeira marcha.
Isto esta provocando superaquecimento constantemente que preciso parar e esperar esfriar.
Quando ando em 5º marcha, 2.500 RPM, e velocidade de 100 km por hora e pressão de 0,5 não apresenta aquecimento.
Solicito sugestão para ajuste do compressor, se possível na forma de pressão progressiva, após esta retifica. D
Desde já grato pela atenção. Feliz 2014 a todos com muita paz e saúde.

guilhermeabreu
30/12/2013, 20:14
FABIO

Seja muito bem vindo a este forum ISTO AQUI VICIA é o único problema .

Mas em relação ao seu problema , se a pressão da turbina não esta passando de 0,8 BAR não tem problema de excesso de pressão na turbina .

O que deve estar ocorrendo aí é que seu motor foi mal feito e depois que começa esta NHACA é difícil a solução deste problema .

Existe várias possibilidades disto estar ocorrendo , como problema no cabeçote que vc deveria ter trocado por outro novo do paralelo mesmo , que custa aí uns R$1.300,00 .

Vc trocou a bomba d'água ? Trocou a bomba de óleo ? O seu radiador esta bom ???? , O ponto da bomba injetora esta correto ???? Olha só a quantidade de detalhes que se não forma bem feitos da ZICA no funcionamento do motor .

Tive uma SW4 93 por 10 anos já comprei ela tubinada e nunca tive problema por causa da turbina .

A não ser que qdo fiz o motor por superaquecineto de uma bobeira que dei ( vazou água ) o meca falou que a turbina estava babando daí eu RECONDICIONEI ( ERREI FEIO ) a turbina disparou e perdi o motor de novo , daí coloquei o KIT da SPA TURBO e ela vem com 0,6bar em uso normal a 110km/h chegando a 0,8 qdo acelerava fundo e estabilizava em 0,6 e funcionava beleza sem aquecer .

Seu motor esta com problema de montagem , ou outra coisa a definir .