Conectar

Ver Versão Completa : Vou fazer a suspensão!

Vinicius_4x4
04/07/2005, 09:56
Fala gurizada da lama!!

Em um outro tópico postei sobre a reforma feita nos chassis de meu jeep. Agora vou fazer o próximo passo na reforma do jeep. Embora não seja esta a que tinha em mente anteiormente, mas como todos me falaram e concordo plenamente com eles, vou primeiro adaptar a suspensão para depois pensar em colocar motor e caixa. Azar que o jipe fique mais tempo sem andar, mas daí vou fazer o correto.

Portanto vamos à suspensão!

Eu andei em um jeep que tinha a seguinte configuração:
Na dianteira ele utilizava os feixes de mola originais do jeep, porém os traseiros. E na traseira ele utilizava os feixes de mola dianteiro da toyota bandeirante, a única coisa que não me agradou nesta configuração foi que, no caso do jeep que estava na mecânica (o do teste), os feixes de mola traseiros estavam colocados do lado de fora do chassi.

Agora vem as minhas dúvidas:
:arrow: Alguém usa esta configuração no jeep para dar o seu parecer?
:arrow: Eu tava pensando em deixar os feixes de mola da bandeirante, os dianteiro que ficaram na traseira :lol: (que confusão hein), bem abaixo do chassi, como é os originais, e não passá-los para fora do chassi. Acredito eu que eu vá perder significativamente o curso da suspensão deixando esses feixes pro lado de fora do chassi. O que que vocês sabem sobre isto.

OBS.: o jipe vai ser usado 90% para trilhas, só irá andar em estrada quando for em deslocamentos ou rebocado. Deixarei o jipe SPUA.

Vinicius_4x4
04/07/2005, 18:42
Fiz um desenho e uns "calculos de budegueiro" para verificar o curso da suspensão com o feixe de mola na posição normal (abaixo do chassi) e por fora do chassi. Considerei que o feixe de mola com sua abertura máxima era igual à 500 mm (medida "d" da figura).
Para o cálculo utilizei somente a regra dos senos e cossenos no triânculo ali apresentado.
:arrow: É apresentado os resultados obtidos através de cálculo considerando os feixes de mola na posição original. Para isto o valor de X (do meio do eixo até onde o feixe cruza o eixo, na horizontal) é igual 370 mm. Com estes valores se encontra um ângulo de 53,5 º (graus). Isto nos resulta em uma altura Y de 1067,5 mm.
:arrow: Já para os feixes de mola colocados no lado de fora do chassi a nossa medida X é igual à 470 (considerando-se que o feixe de mola tenha 100 mm de largura), a abertura máxima do feixe não é diferente (500 mm). Para este caso o ângulo é igual à 46,77 º (graus), sendo assim a nossa medida Y é igual à 840,4 mm.
Com estes valores acredito eu que haja uma grande influência da posição dos feixes de mola quanto à curso de suspensão.
Por favor, me corrijam se estiver errado. Pois estou começando a mexer os pauzinhos aqui para fazer esta alteração e preciso decidir qual dos dois modos irei fazer.
Também não sei como ficará quanto a "estabilidade"! Sei que em outro tópico deu uma certa confusão quanto à este termo mas vou usar ele denovo. Se alguém tiver algo à dizer sobre isto agradeço muito!
[]´s esperando as pedradas por alguma besteira que deva ter dito :lol: pois não sou nenhum expert :!:

Sergio Rocha
04/07/2005, 19:13
Vinicius

Eu não sou um grande expert em suspensão.Vou te dar uma ideia.Use uma receita consagrada.Troque os feixes dianteiros e traseiros pelos da Toyota.
Vc encontra na Molas FF em Sp ou com o Afonso aqui do forum.Manda uma Mp pra ele q com certeza ele te explica em detalhes.

[]'

ribon
04/07/2005, 22:39
Vinicius,

Siga o que o Sergio falou... Não tente inventar a roda novamente...

Até.

Vinicius_4x4
04/07/2005, 23:38
OK!
Mas este conjunto de suspensão não sou eu quem está inventando. Em uma mecânica que eu visitei recentemente eles já instalaram em vários jeeps este conjunto. Eu inclusive andei com um e ficou realmente bom em curvas e coisas do genero, o jeep fica bem firme nas curvas, só que eu queria saber quanto ao fato do curso de suspensão, no caso de colocar os feixes de mola para o lado de fora. Sei que muita gente faz isto, gostaria da opinião de quem tem.
Inicialmente eu tava pensando em colocar, na dianteira, os feixes de mola da bandeirante, também. Porém mesmo assim o Renato (mecânico) me falou para colocar os feixes de mola traseiro para fora do jipe, a idéia continua sendo a mesma.
A explicação para este procedimento que me foi dado é a seguinte: como vai aumentar a altura da suspensão, então se joga as molas mais para fora para não se perder em estabilidade. Só que daí eu tava pensando: "e o curso de suspensão também perde não é!?!". Por isto postei este tópico.
Vocês já viram algum jipe com os feixes de mola da toyota bandeirante para fora em trilhas? Se sim, como é que eles se saiam?

ribon
05/07/2005, 07:13
Vinicius,

Procure sobre suspenção de Toyona em CJ ou Jipe, não me lembro bem qual era o topico, mais esta suspenção que você quer foi amplamente discutida, inclusive tem algumas fotos neste topico.

Abraço.

cristiano
05/07/2005, 08:08
Tem alguém sim aqui do fórum que já fez isso, não lembro quem, daqui a pouco ele aparece, eu até tenho a foto dos feixes para fora.

Rafael Kuzma
05/07/2005, 10:44
Ola amigo!!! que ano é seu Jeep?? eu fabrico os feixes de mola para voce!!! eu vendo para todas as oficinas de Curitiba e Regiao um modelo que eu desenvolvi junto com alguns Jeepeiros que é o Feixe de toyota nas medidas do feixe de molas Original do Jeep, no caso dos CJ3 eu faço da mesma medida do Cj5 só que com o furo fora de centro...( para manter o alinhamento e dar mais macies pelo caso do feixe ser mais comprido) qualquer coisa me avise eu postarei fotos daqui a alguns dias!!

Vinicius_4x4
05/07/2005, 11:06
Rafael,
Infelizmente já comprei os feixes de mola e os suportes da toyota bandeirante (dianteiro). Eu estou com dúvida se vou instalar os feixes, na suspensão traseira, por fora ou por baixo (como é o original) do chassi. Tu sabe me dizer como o pessoal tem feito e gostado mais. O uso do jipe é praticamente 100% em trilhas.
Se puder postar fotos seria realmente bom, principalmente se tiver de algum jipe em rampa ou qualquer coisa do tipo, para ter uma idéia de como fica.
Obrigado!

Quanto à foto que o Cristiano postou, é exatamente assim que o pessoal da mecânica que vou levar o jipe faz, até o tanque eles colocam em baixo (isto eu não vou fazer ainda, mas quem sabe mais tarde).

Mandruva
05/07/2005, 15:01
Oi aproveitando o embalo de nosso amigo, alguel, poderia medizer que feixe de molas são estes ai de cima com apenas uma lamina
obrigado

Mandruva

Mandruva
05/07/2005, 15:01
Oi aproveitando o embalo de nosso amigo, alguel, poderia medizer que feixe de molas são estes ai de cima com apenas uma lamina
obrigado

Mandruva

cristiano
05/07/2005, 15:26
se não me engano da Strada...

Mandruva
05/07/2005, 15:28
E fica melhor do que a da toyota, voce conhece algum jeep com essas molas

cristiano
05/07/2005, 15:33
é de alguém daqui, não lembro quem... daqui a pouco aparece. :roll:

Pagani
05/07/2005, 15:54
AE !!

Colocando os feixes para fora, ganhamos em estabilidade, porém não perdemos a articulação do eixo, em erosões?

Pagani

Beto Lacerda
05/07/2005, 16:21
os feixes são de strada , são do carro do Gustavo (lassis) e tem tudo sobre este carro no frota 4x4 , é o Tornado .
os feixes de strada ficam mais confortaveis que os de toy mas dão menos curso , mas para instala-los é preciso alongar o chassis .
feixes por fora do eixo deixam o carro mais estavel mas tiram curso por geometria como o Vinicius mostrou e por menor alavanca sobre a mola que se comprime

[]'s
ps.: isso tudo ta pelo forum :wink:

Elmer_Jeep
05/07/2005, 16:54
Fala gurizada da lama!!

Eu andei em um jeep que tinha a seguinte configuração:
Na dianteira ele utilizava os feixes de mola originais do jeep, porém os traseiros. E na traseira ele utilizava os feixes de mola dianteiro da toyota bandeirante, a única coisa que não me agradou nesta configuração foi que, no caso do jeep que estava na mecânica (o do teste), os feixes de mola traseiros estavam colocados do lado de fora do chassi.

OBS.: o jipe vai ser usado 90% para trilhas, só irá andar em estrada quando for em deslocamentos ou rebocado. Deixarei o jipe SPUA.
Essa configuração que vc falou está uma confusão só, qual a explicação pra adaptarem feixes longos na dianteira e curtos na trazeira :?: :?
Pesquise no fórum sobre ANTI SQUAT.

Outra coisa, o fato de posicionar os feixes por fora do chassi não resolve o problema da estabilidade, pesquise aqui no fórum sobre BODY ROLL pra saber porque. E pode ter certeza que o curso será prejudicado.

Respondendo a Mp que vc mandou:

Elmer, vi que tu utiliza os feixes de mola da bandeirante abaixo do chassi, como é o original mesmo (detalhe: estou falando de quando tu tinhas o jipe SPUA ainda).
Meu CJ5 ainda é spUa e a única diferença na montagem original é na posição dos jumelos dianteiros que estão na frente da roda :wink:

Eu vou colocar os feixes de mola da band também, porém me foi proposto pelo mecânico para colocar os feixes de mola para o lado de fora do chassi, só que eu acho que vou perder um pouco em curso de suspensão deste jeito. To querendo deixar os feixes de mola na posição que tu colocou.
Faz como a galera já falou aí pra cima, pega o kit de feixes band e monta teu Jeep seguindo o padrão original assim como fiz no meu, lembrando que vc já leu sobre os prós e os contras da posição dos jumelos dianteiros, nesse ponto a escolha é com vc.
Meu Jeep tem 4 feixes iguais, 103cm de comprimento todos são dianteiros da picape toyota bandeirante de 95 em diante com jumelos originais toyota com buchas de PU.

Será que tu pode me dizer se o jipe ficou bom do jeito que foi feito, tanto quanto à curso de suspensão quanto à "estabilidade" para fazer uma curva.

Sim, pra mim ficou muito bom. Lembrando que meu Jeep tem uma mecânica bem mais pesada que a original então optei por manter os feixes band sem retirar lâminas.

Mas a estabilidade é muito boa e a flexibilidade também.

Se tiver fotos subindo algum barranco ou qualquer coisa seria muito bom pra mim, daquelas que a suspensão tah toda aberta
Não tenho fotos assim com a suspensão totalmente aberta, só o q posso garantir é que fiz alguns testes de rampa aqui e uma das rodas subiu até 70cm sem que as outras saíssem do chão, acredito que seja um curso considerável :wink:

[]'s

Kako
05/07/2005, 17:41
Vinicius,

Antes de começar, vale a pena ler na íntegra esse tópico.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1391&highlight=pneu
Esse assunto de molas para fora, já deu o que falar pr aqui. hehehe.

[]'s querendo ajudar

Vinicius_4x4
06/07/2005, 15:00
Elmer,
Valeu pelas dicas, não tinha reparado que os feixes traseiros do jeep eram maiores que os dianteiros da bandeirante. Pesquisei aqui no forum sobre anti squat e não encontrei a definição, na maioria das vezes se falava que precisva saber o seu significado para projetar uma suspensão e coisa e tal :lol: . Mas a definição da dita cuja não aparecia numca. Vou ver, quando tiver mais tempo, no site Pirate4x4 que lá deve ter certo, daí se encontrar eu vejo se coloco aqui, se entender algo é claro. :roll:
Quanto ao curso de 70 cm, acredito que estaja bom mesmo. Se eu ficar com este curso já tah beleza.
A minha mecânica também não vai ser leve. Vou instalar motor do opala 6 cilindros e caixa da C10 3 marcha.

Kako,
Já li este tópico todinho. Só que lá eles falam mais sobre a "estabilidade" do que sobre o curso de suspensão. Mas realmente é muito válido lê-lo.

Agradeço à todos pelas dicas que estão me dando.

A conclusão que tive até agora foi que irei colocar os feixes traseiros da band (dianteiros) abaixo do chassi. Aí se a carroceria ficar muito boba em curvas e coisa e tal eu eu coloco uma barra estabilizadora. E caso fique muito alto e o jipe fique toda hora perigando capotar eu coloco uns espaçadores de roda. O que que vocês acham?
Falta só ver agora se eu utilizo ou não os feixes dianteiros da band na dianteira do jeep também. Pelo jeito vou ter abrir a mão e comprar estes feixes mesmo. Mas vamos lá, vou dar uma pesquisada amanhã sobre aquele assunto lá (anti squat) e daí decido.

[]'s

Giovani
06/07/2005, 16:09
Pesquisei aqui no forum sobre anti squat e não encontrei a definição, na maioria das vezes se falava que precisva saber o seu significado para projetar uma suspensão e coisa e tal :lol: . Mas a definição da dita cuja não aparecia numca.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4155&start=0

[]'s

Sergio Rocha
06/07/2005, 19:27
Vinicius

Veja se essas fotos te ajudam.

É um cj5 com feixes de Band. Essas fotos me foram mandadas pelo Afonso da TT4.Esse é o Kit q ele vende. :wink:

[]'

http://www.cj3rocha.kit.net/Jeeps/barao_vermelho_007.jpg

http://www.cj3rocha.kit.net/Jeeps/toto_003.jpg

Vinicius_4x4
07/07/2005, 08:45
Giovani,

Muito obrigado pelo link :concordo: . Não sei como eu não encontrei este tópico, pois procurei em todos os fóruns daqui, mas tudo bem. Tô lendo ele devagarinho pra entender bem, pois o meu conhecimento na área não é muito amplo e é um assunto meio xarope de se entender :roll: .

Sergio,

Valeu pelas fotos. Já me tirou uma dúvida com a segunda foto, pois tinham me dito, um mexânico da vida aí, que para botar feixe da band, na dianteira, tinha que furar mais para a frente do feixe de mola para daí ali fixar o eixo, porque senão o eixo ia ficar muito pra trás e tal. Eu achei muito gambiarra e acredito eu que daria uma série de problemas quando o cara fosse "saltar" uma testa na trilha :twisted: .
Será que na primeira foto o jeep tinha mais curso, porque ele só parou por causa do pneu neh, ou tava no limite também do curso?

ribon
07/07/2005, 09:26
Vinivius,

Veja este topico.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=338&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Nele tem tudo que você quer saber.

Abraço.

Mauro B.
07/07/2005, 16:13
Oi Vinícios!!! :D

A mais de dois anos atrás passei meu jipe para SPOA. Junto com isso "joguei" os feixes traseiros para fora 125mm da posição original, pois naquela época eu achava que essa medida iria compensar o fato de o jipe ter ficado bem mais alto (por causa do SPOA) e não iria tombar tão fácil.

Os feixes jogados para fora produzem o MESMO efeito que uma barra estabilizadora: diminui o body-roll. Até aí tudo bem. Mas acontece que jogar os feixes para fora tbm diminui a torção da suspensão.

Pela análise feita naquele tópico e nos "bastidores" (entre mim e o Leopoldo), nos pareceu que, num jipe, um menor body-roll realmente ajuda a não tombar ... mas tbm nos pareceu que essa "ajuda" é tão pequena que pelo trabalho, gastos e perda na torção da suspensão, jogar os feixes para fora não vale, de longe, a pena.

Meu jipe ainda está com os feixes para fora. Fiz uma rampa improvisada com uns tocos do portão de casa para verificar o curso. Infelizmente a rampa começou e estalar, e como não podia quebra-la só subi com uma roda, a dianteira esquerda. Ela subiu 840mm do chão. Subiria mais, mas a rampa não permitiu isso. Acho que esse valor é razoável. Quando puder verifico o valor certo. Tbm pretendo voltar os feixes para a posição original (sob o chassis) e verificarei tbm numa rampa, para comparação.

Pouco depois de colocar os feixes para fora e fazer umas aventuras, meu chassis trincou, logo acima de um "suporte alongado". Acredito que essa trinca foi devido aos feixes estarem para fora. Abaixo a imagem da trinca.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=11447

Resumindo: não coloque os feixes para fora do chassis. Trabalho e gastos desnecessários. E ainda perde curso! Se quiser diminuir o body-roll instale barras estabilidadoras ... daí na trilha é só desconectá-las e terás curso total! :concordo:

[]'s

Vinicius_4x4
08/07/2005, 09:01
Valeu Mauro e todos os outros que estão me auxiliando!

Já estava bem inclinado para colocar os feixes sob o chassi, agora com esta tua colocação estou certo do que irei fazer isto.

No link, que tem bastante coisa interessante para esta modificação, postado pelo ribon aqui no tópico (logo acima) tem uma pessoa, não me recordo quem, que colocou os feixes para fora porém fez um reforço nas "abas" do chassi, onde eram fixados os suportes para fora. Provavelmente já prevendo que iria forçar e haver trincas.
Concordo contigo, apesar do meu pouco conhecimento, mas acho muito mais vantajoso colocar as molas na posição normal e se for o caso se coloca a barra estabilizadora.

Valew!!

Mauro B.
08/07/2005, 14:39
Oi Vinícius!!! :D

No link, que tem bastante coisa interessante para esta modificação, postado pelo ribon aqui no tópico (logo acima) tem uma pessoa, não me recordo quem, que colocou os feixes para fora porém fez um reforço nas "abas" do chassi, onde eram fixados os suportes para fora. Provavelmente já prevendo que iria forçar e haver trincas.

Essa pessoa foi eu mesmo! :lol: Fiz os reforços e eles realmente evitaram que o chassis de abrisse, mas não evitaram a trinca. A trinca se deu ao lado do reforço. :parede:

[]'s

Paulo Eduardo
08/07/2005, 15:32
Daê Mauro! :D e pessoal...

Concordo vélho, eu tb botei os feixes pra fora do chassis quando fabriquei a susp. do meu jeep, na frente e atrás. Cara, na rua ou estrada, o jeep parece um carro, faz curvas de lado literalmente. Mas.... de curso.... :roll: . Não tem jeito, perde, e perde pacas. Eu subo com uma das rodas na rampa, de 1000 a 1100 mm, depende a rampa, mas com eixo de F-75 e molas beeem maiores... acho que se fossem as originais, não subiria isso.

Eu estou mudando a suspensão pra uma 4-link, mas se fosse fazer novamente com feixes, utilizaria molas um pouco maiores que as originais, menos lâminas, por baixo das longarinas, e com 3/4 elliptica, na frente e atrás. o anti-squat aumenta no caso do spoa, mas a mola maior permite que se trabalhe a localização do IC, podendo chegar a um número próximo do orig.

[]´s

Mauro B.
08/07/2005, 17:08
Concordo vélho, eu tb botei os feixes pra fora do chassis quando fabriquei a susp. do meu jeep, na frente e atrás. Cara, na rua ou estrada, o jeep parece um carro, faz curvas de lado literalmente.

Realmente a diferença de inclinação do jipe em curva é bem grande! :wink:

Eu estou mudando a suspensão pra uma 4-link, mas se fosse fazer novamente com feixes, utilizaria molas um pouco maiores que as originais, menos lâminas, por baixo das longarinas, e com 3/4 elliptica, na frente e atrás.

Não se esqueça de tirar muitas fotos da contrução e fazer um passo-a-passo pra nóis! :dance: :lol:

[]'s

Paulo Eduardo
08/07/2005, 18:56
:D :D :D

pode deixar... mas pode ter bastante paciência que ainda to corrigindo detalhes do projeto no papel.... vai demorar pra começar a montagem, quero comprar tudo antes, eixos, pneus, tubos, buchas etc... 8)

mas que um dia sai, isso sai!! :D :D

[]´s

Vinicius_4x4
18/07/2005, 17:03
Ae pessoal!

Levei hoje o meu jeep para a mecânica! Vou colocar as molas dianteiras da bandeirante, todas abaixo do chassi.
Só que eu to com uma dúvida aqui. Sobre a posição do jumelo na dianteira. Acredito eu que existam estas duas maneiras:
:arrow: Coloco ele na frente para evitar que a espiga do cardã não escape e coloco um batente para que ele não vá para atrás entortando o feixe de mola e prendendo-o para cima. ou;
:arrow: Coloco ele atrás e mexo no tamanho da espiga do cardã para que com o curso máximo ele não escape. Qual o cardã que eu utilizo para isto? Será que não é meio caro para fazer esta adaptação?

Para quem quizer saber um pouco mais dos pós e contras desta adaptação (jumelo da dianteira na frente) aqui vai o link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1079&highlight=jumelos+dianteira

Grande abraço!

Giovani
18/07/2005, 21:50
Coloco ele na frente para evitar que a espiga do cardã não escape e coloco um batente para que ele não vá para atrás entortando o feixe de mola e prendendo-o para cima. ou;
:arrow: Coloco ele atrás e mexo no tamanho da espiga do cardã para que com o curso máximo ele não escape.

Por quê essa preocupação com o cardã??? Vc tá fazendo SPOA?? Mexeu nos feixes??? Colocou jumelão???

[]'s

GustavoRisso
18/07/2005, 21:58
Paulo,
Estamos discutindo sobre 4-link em um tópico na Geral. Dê uma olhada e traga experiências que você terá durante o projeto. :concordo:
[]´s

Vinicius_4x4
19/07/2005, 09:20
Por quê essa preocupação com o cardã??? Vc tá fazendo SPOA?? Mexeu nos feixes??? Colocou jumelão???

Não, eu estou colocando os feixes dianteiros da bandeirante somente. Os jumelos tem 17 cm no total, sendo que será descontado uns 5 cm para as posições dos furos.
Eu achei que precisava colocar o jumelo para a frente pra não escapar a espiga. Será que não precisa? :pensativo:
Se não precisar muito melhor pra mim!
Valeu

[]´s

Giovani
20/07/2005, 01:47
Não, eu estou colocando os feixes dianteiros da bandeirante somente. Os jumelos tem 17 cm no total, sendo que será descontado uns 5 cm para as posições dos furos.
Eu achei que precisava colocar o jumelo para a frente pra não escapar a espiga. Será que não precisa? :pensativo:

Não precisa... Não vai mudar muito do original. Às vezes, dependendo do arqueamento (muito arqueado) do feixe, pode escapar, mas será por pouco tempo, pois o feixe volta ao normal... No seu caso, não tem pq se preocupar...

[]'s

Vinicius_4x4
20/07/2005, 08:39
Valeu Giovani!

Então felizmente vou poder colocar o jumelo para trás. Eu realmente não estava gostando muito do fato de ter que colocá-lo na frente.

[]´s

Thiago Rodeghel
23/07/2005, 13:39
Aí Galera :D

Acabei de instalar, o lado traseiro esquerdo do meu Cj com molas da Rancho... Minha dúvida é o seguinte o jumelo, fica em qual posição??? :pensativo:

Na vertical a 90º ou fica meio tombado??? Instalei ele a 90º mas na hora q terminei aquele lado o jumelo deitou... :|

Ah, o jeep levantou umas 3" :dance: :dance: :dance: acho q naum vai precisar mais de SPOA 8) .... isso só terminado 1 dos lados :palmas:

[s]terminando o lado traseiro direito

Giovani
23/07/2005, 17:21
Minha dúvida é o seguinte o jumelo, fica em qual posição??? :pensativo:

Na vertical a 90º ou fica meio tombado??? Instalei ele a 90º mas na hora q terminei aquele lado o jumelo deitou...

:D Fala Thiago!!!

É assim mesmo. Fica assim: \ :concordo:

[]'s

Thiago Rodeghel
23/07/2005, 18:54

É assim mesmo. Fica assim: \ :concordo:

[]'s

Valeu Giovani :mrgreen:

Terminei agora a pouco a suspenção traseira :dance: :dance: Agora só falta o amortecedor :pensativo: ... e pelo visual... já cresceu 3pol. ou seja... já o Spoa será ultima alternativa :dance: para as bolachas 35 8)

Preciso agora medir o amortecedor, flexiveis, coisa e tal :roll: o básico

O lado do motorista continua caido um pouco, mas agora já imagino q seja a carroceria q esteja torta :putz:

Mas do pouco q testei, já deu pra perceber grds mudanças :palmas: Ficou muuuito mais macio de longe parece um Jeep :mrgreen: até balança demais, qdo instalar os amortecedores acredito q vai melhorar mais ainda, e diminuir um pouco do balanço :)

Agora vamos para a dianteira...

[s]cansados :P

Thiago Rodeghel
24/07/2005, 16:52
Bom, acabamos hj metade do kit de suspenção rancho :D ...

Os feixes traseiros foram instalados, novos suportes foram feitos, coisa e tal. O jumelo traseiro foi instalado diretamente no chassi, como é no CJ7.
Instalamos os amortecedores traseiros, black diamond... Ainda falta os feixes dianteiros a serem instalados.

Nos testes, o jeep ficou um carro 8) , macio, confortável, o aumento foi visualmente umas 3", ou seja... dá pra andar com 35 sem SPOA :D Tenho q reaprender a dirigir ele, ficou muuuuito diferente :shock:

Seguem umas fotos, preciso dar um geral na pintura dos suportes, estava muuuito tempo guardado, então misturou com graxa, fagulhas de aço, etc... :P :P :P

[s]erguidos

Giovani
24/07/2005, 20:11
Nos testes, o jeep ficou um carro 8) , macio, confortável, o aumento foi visualmente umas 3", ou seja... dá pra andar com 35 sem SPOA :D Tenho q reaprender a dirigir ele, ficou muuuuito diferente :shock:

Não tens umas fotos da lateral do jeep, para vermos o ganho de altura, entre a lataria e os pneus? Tipo um antes e depois??

[]'s

Thiago Rodeghel
24/07/2005, 21:12

Não tens umas fotos da lateral do jeep, para vermos o ganho de altura, entre a lataria e os pneus? Tipo um antes e depois??

[]'s

:putz: :putz: :putz: Grd Giovani

Esqueci de tirar uma foto mais específica sobre isso... o q vou fazer é o seguinte... Talvez no próximo sábado vou instalar as molas dianteiras... depois q instalar vou bater uma foto de perfil, no mesmo local onde tirei uma foto do meu CJ logo q tinha colocado os 35... Aí vai dar para ter uma noção melhor...

Mas nessas fotos, vc tá vendo um gol atrás do jeep, uma foto com o perfil dos jumelos certo??? Antes esse gol naum conseguia entrar abaixo do estepe... Agora ele entra e sobra 3 dedos entre o estepe e o capo do gol, senaum bate no engate do jeep :mrgreen:

[s]

Thiago Rodeghel
30/07/2005, 19:52
Fala Giovani :D

Já terminei os feixes dianteiros :concordo: Ficaram ótimos, mais macios e mais alto... Além disso resolvi aumentar um pouco o entre-eixos, ficou o eixo dianteiro uns 5cm mais longo :roll: Vamos ver agora no q vai influenciar essa diferença... :pensativo: Uma já sei q são os paralamas dianteiros, vão pra faca :P tem q cortar pq o pneu pega qdo articula a suspenção, cardan dianteiro tem q alongar, os flexiveis do freio trocar tbm :pensativo: e talvez alguma coisa a mais, mas no geral é isso...

Ah, parou de ficar torto pro lado do motorista, tinha uma folga no chassi, onde ia o jumelo, do feixe diant. esq., onde foi embuxado e aparentemente resolveu o problema :dance:

Um antes e depois, nas fotos, naum dá pra reparar muito :roll: , mas no entre eixos já dá pra perceber uma diferença...
O antes...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7d9d172af37f663575b87b3d15bc551c.jpg

E o depois...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/794471ccdde947ab94af954f05a0e67c.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2cc7a3e3ab2c4f7eeec416ac40c21427.jpg

[s]

Giovani
30/07/2005, 22:45
Fala Giovani :D
Já terminei os feixes dianteiros :concordo: Ficaram ótimos, mais macios e mais alto... Além disso resolvi aumentar um pouco o entre-eixos, ficou o eixo dianteiro uns 5cm mais longo :roll: Vamos ver agora no q vai influenciar essa diferença... :pensativo: Uma já sei q são os paralamas dianteiros, vão pra faca :P tem q cortar pq o pneu pega qdo articula a suspenção, cardan dianteiro tem q alongar, os flexiveis do freio trocar tbm :pensativo: e talvez alguma coisa a mais, mas no geral é isso...

:D Ficou 10!!!! :concordo: Esse suporte dianteiro veio no kit? Muito bom!
E como ficou a direção, com esse deslocamento do eixo? A barra que vai do setor para a roda não ficou atravessada? Ela não vai bater na outra quando a suspensão abaixar?
O conforto também melhora, com o aumento do entre-eixos. Mas só 5cm creio que não será perceptível...
Quanto do pára-lama vc pretende cortar? Tirar tipo uns 5cm, ou deixar ele reto mesmo, como o CJ2?

[]'s

Thiago Rodeghel
30/07/2005, 23:57

:D Ficou 10!!!! :concordo: Esse suporte dianteiro veio no kit? Muito bom!
E como ficou a direção, com esse deslocamento do eixo? A barra que vai do setor para a roda não ficou atravessada? Ela não vai bater na outra quando a suspensão abaixar?
O conforto também melhora, com o aumento do entre-eixos. Mas só 5cm creio que não será perceptível...
Quanto do pára-lama vc pretende cortar? Tirar tipo uns 5cm, ou deixar ele reto mesmo, como o CJ2?

[]'s

Grande Giovani

Veio sim com o kit :mrgreen: ficou mais fácil pra instalar :concordo:

A barra acho q naum vai bater, pq antes a barra menor ficava um pouco mais a frente da barra maior, agora com o deslocamento do eixo, ela mudou de local, aparentemente ainda tem espaço, mas como acabei faz pouco tempo, o ideal vai ser acompanhar com o tempo :pensativo: ...

O bom do deslocamento do eixo, foi q parece q agora vou ganhar um pouco mais no ang. de esterçamento das rodas :roll: pouco mas melhora.

Pro paralama, já tenho 2 idéias como fazer :) , ou fazer um modelo igual do 51 com algumas modificações :pensativo: , e outra q o Pagani disse q viu dos gringos, seria novidade aqui(pelo menos ainda naum vi por aqui :roll: ) :dance: Vamos ver no q vou fazer :roll:

Amanhã vou terminar umas coisas nele, mais maquiagem, colocar amortecedores, pintar alguns detalhes, essas coisas... Pq sem os amortecedores dianteiros fica "quicando" e parece q vai dar shimmy :shock:

[s]

Thiago Rodeghel
31/07/2005, 01:08
Ah, um dos itens a serem utilizados na hora de mexer no Jeep :dance: :dance: :dance:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f8fc388bb314446edf95f1df73f1d7f8.jpg

[s]Ainda na recuperação :P

Giovani
31/07/2005, 03:05
Pro paralama, já tenho 2 idéias como fazer :) , ou fazer um modelo igual do 51 com algumas modificações :pensativo: , e outra q o Pagani disse q viu dos gringos, seria novidade aqui(pelo menos ainda naum vi por aqui :roll: ) :dance: Vamos ver no q vou fazer :roll:

Tipo esse? Tô pensando nisso faz tempo... :mrgreen:

Thiago Rodeghel
31/07/2005, 06:09

Tipo esse? Tô pensando nisso faz tempo... :mrgreen:

É um dos modelos do 51 q tava pensando, mas tem outro modelo... Acredito q mais simples de se fazer, q seria a 2 opção :wink:

Esses modelos da spider custom, são animais :twisted: !!!

Qdo achar uma foto do outro modelo t mostro :wink:

[s]