Ver Versão Completa : Desmontar acabamento porta e manivela vidro band
O mecanismo da maçaneta da minha porta tá fazendo um barulho irritante na minha orelha o tempo inteiro.... já sei exatamente onde é pois quando puxo a maçaneta de leve pra abrir a porta o barulho desaparece.... já tentei lubrificar por fora mas não acabou o barulho, então quero desmontar o acabamento da porta.
A dúvida é, como tiro a manivela do vidro??? É só puxar com força??? Pois parece que ela não tem aquela capinha de acabamento que dá acesso a um parafuso.... e nem a cupilha no eixo da manivela... não consegui entender como se desmonta. Alguém dá a dica ???
Tem um arame em forma de U com uma dobra nas pontas, que prende a maçaneta no eixo. É só afastar o mais de puder a maçaneta do forro e puxar com um alicate fino ou um ganchinho pelo fundo do U, que ele sai e a maçaneta solta.
Abs
Tem um arame em forma de U com uma dobra nas pontas, que prende a maçaneta no eixo. É só afastar o mais de puder a maçaneta do forro e puxar com um alicate fino ou um ganchinho pelo fundo do U, que ele sai e a maçaneta solta.
Abs
Ah... entendi.... de noite vou arrancar tudo e acabar de vez com o barulho! Obrigado!
Acabar de vez com o barulho é difícil hehehehe. A gente acaba com um e aparece outro. É a sina de quem tem band.
Abs
hercilio.neto
10/01/2012, 21:42
Eu troquei a máquina de levantar o vidro da porta do motorista. Tinha quebrado o eixo e caído a maçaneta. Na verdade quebrou porque o mecanismo está um pouco duro, acho que é a canaleta.
Comprei um kit para as duas portas que vem com as canaletas, pestanas e presilhas (R$ 69,80 na "tração mania"), preciso reunir disposição para instalar, aí aproveito para regular as portas.
Vixi, nem acredito que a band podia ficar tão silenciosa.... agora escuto praticamente o motor, turbina e pneus..... e uns ruídos específicos que aparecem em determinada RPM.... e mais um barulho na região do porta-luvas que de vez em quando parece uma sinfonia de grilos...rs
Acabar de vez não vai mesmo... a band desligada faz barulho.... não tem jeito...
Desmontei a porta conforme instrução, tem que ser meio com jeitinho, usar alicate de bico bem fino, e cuidar pra não quebrar as peças plásticas da maçaneta, presilhas do acabamento, etc. Taquei meio tubo de wd40 dentro da porta e desapareceu o rangido chato. Vamos ver na trilha.
Mas a minha máquina de vidro não tá girando redonda... dá pra sentir os dentes da engrenagem do mecanismo do vidro... a cada centímetro que o vidro desce/sobe.
Hercilio, depois que instalar avise pra nós se a qualidade da máquina de vidro é boa.... sabe dizer a marca dela???
João Eduardo
14/01/2012, 19:25
Olá Toyoteiros,
Foi tarde mas posto aqui mais uma dica de como tirar a maçaneta do vidro, de qualquer carro.
Ao verem o vídeo, alguns notarão que está faltando ainda uma peça de acabamento, mas o processo é o mesmo. Esta dica é de quem já trabalhou por muitos anos com instalação de som automotivo.
Atentem para a posição correta da maçaneta ao fecharem totalmente o vidro. Parece bobagem, mas uma maçaneta na posição incorreta tem sua durabilidade comprometida, principalmente se a máquina estiver "pesada".
Como tirar maçaneta de carro - YouTube (http://youtu.be/-kVDFwW9KNM)
Abç!
Carai !!! :shock:
Eu me F... para fazer isso. Colocar o grampo de volta então. Essa semana mesmo vou aplicar a técnica para resolver um barulho na porta direita.
Valew
Legal, boa dica mesmo.... apanhei um pouco pra tirar, acabei usando um alicate de bico fino mas acho que essa da chave de fenda é mais fácil mesmo, não exige que force tanto o acabamento da porta para encaixar o alicate.
Só não entendi bem a questão da posição da maçaneta: "Atentem para a posição correta da maçaneta ao fecharem totalmente o vidro. Parece bobagem, mas uma maçaneta na posição incorreta tem sua durabilidade comprometida, principalmente se a máquina estiver pesada."
A posição da minha manivela eu coloquei de maneira que ela não ficasse incomodando a perna esquerda. Quando o vidro está totalmente aberto ou totalmente fechado, a manivela fica mais ou menos apontada pra cima (vertical). Assim a ponta da manivela não fica batendo na perna enquanto dirige.
Mas existe uma posição correta pra ela???
Morri de rir no final do vídeo com a porrada pra encaixar a manivela....rs
A minha encaixou numa boa com uma leve pressão, acho que o encaixe está mais folgado... ou exagerei no WD40.
João Eduardo
15/01/2012, 12:44
Legal, boa dica mesmo.... apanhei um pouco pra tirar, acabei usando um alicate de bico fino mas acho que essa da chave de fenda é mais fácil mesmo, não exige que force tanto o acabamento da porta para encaixar o alicate.
Só não entendi bem a questão da posição da maçaneta: "Atentem para a posição correta da maçaneta ao fecharem totalmente o vidro. Parece bobagem, mas uma maçaneta na posição incorreta tem sua durabilidade comprometida, principalmente se a máquina estiver pesada."
A posição da minha manivela eu coloquei de maneira que ela não ficasse incomodando a perna esquerda. Quando o vidro está totalmente aberto ou totalmente fechado, a manivela fica mais ou menos apontada pra cima (vertical). Assim a ponta da manivela não fica batendo na perna enquanto dirige.
Mas existe uma posição correta pra ela???
Morri de rir no final do vídeo com a porrada pra encaixar a manivela....rs
A minha encaixou numa boa com uma leve pressão, acho que o encaixe está mais folgado... ou exagerei no WD40.
Ola Rafael,
Já imaginava que alguém questionaria a dica da posição correta.
Vou tentar explicar/convencer do que foi dito, é mais ou menos isto:
Ao abrir o vidro: Quando você abre o vidro, você percebe/vê que o vidro está chegando no final e, por instinto, você reduz a velocidade/força com o braço. É que a parte do vidro fica no seu campo de visão, mesmo que seja o motorista. Daí, a maçaneta e a máquina não leva aquele "baque" brusco no fim do curso. Se a maçaneta for de baixa qualidade ela costuma até flexibilizar.
Ao fechar o vidro: Esta sim é a situação em que a maçaneta é mais solicitada. Quanto você fecha o vidro, você não tem o campo de visão descrito no item anterior. Com isso, a velociade/força que você emprega desde o início vai até o final. Imagina então se a máquina estiver "pesada", a maçaneta sofre pacas.
Agora, cada carro tem as suas peculiaridades, em linhas gerais o que descrevi é o correto.
Parece-me que no seu caso você optou pelo conforto do que tecnicamente é o mais correto. É questão de custo x benefício.
Ah! Já ia me esquecendo, a posição ideal da maçaneta citada por mim, quanto o vidro está fechado, é também aquela em que o nosso braço tem menos força. No seu caso, manivela para cima ou mesmo para baixo, na vertical, é uma posição incorreta pois puxar e empurrar é mais fácil que na mudança do sentido do giro( maçaneta alinhado com nosso braço).
Putz, acho que tô explicando demais, espero tê-lo convencido ou mesmo ter sido entendido. Não repara não, são anos de experiência mexendo com isso, aliado ao fato deu ser um perfeccionista. rsrsrsrsrs!
Abraço,
João Eduardo
hercilio.neto
15/01/2012, 18:25
Quem já trocou as canaletas e as pestanas? Quero fazer isso em casa.
Creio que tenha que retirar os vidros. Convenhamos, o lugar é ruim de mexer. Por isso ainda não me inspirei pra trocar.
Não precisa tirar o vidro. É só tirar a capa da porta e abrir o vidro todo que dá p fazer.
Abs
Ola Rafael,
Ao abrir o vidro: Quando você abre o vidro, você percebe/vê que o vidro está chegando no final e, por instinto, você reduz a velocidade/força com o braço. É que a parte do vidro fica no seu campo de visão, mesmo que seja o motorista. Daí, a maçaneta e a máquina não leva aquele "baque" brusco no fim do curso. Se a maçaneta for de baixa qualidade ela costuma até flexibilizar.
Ao fechar o vidro: Esta sim é a situação em que a maçaneta é mais solicitada. Quanto você fecha o vidro, você não tem o campo de visão descrito no item anterior. Com isso, a velociade/força que você emprega desde o início vai até o final. Imagina então se a máquina estiver "pesada", a maçaneta sofre pacas.
Agora, cada carro tem as suas peculiaridades, em linhas gerais o que descrevi é o correto.
Parece-me que no seu caso você optou pelo conforto do que tecnicamente é o mais correto. É questão de custo x benefício.
Ah! Já ia me esquecendo, a posição ideal da maçaneta citada por mim, quanto o vidro está fechado, é também aquela em que o nosso braço tem menos força. No seu caso, manivela para cima ou mesmo para baixo, na vertical, é uma posição incorreta pois puxar e empurrar é mais fácil que na mudança do sentido do giro( maçaneta alinhado com nosso braço).
Putz, acho que tô explicando demais, espero tê-lo convencido ou mesmo ter sido entendido. Não repara não, são anos de experiência mexendo com isso, aliado ao fato deu ser um perfeccionista. rsrsrsrsrs!
Abraço,
João Eduardo
João, entendi a idéia geral! Faz todo sentido mesmo... dependendo da posição da alavanca realmente vc aplica uma força maior ou menor com o braço. E para salvar o mecanismo das pancadas bruscas do fim de curso a alavanca deve ficar na posição em que o nosso braço consegue fazer menos força. Foi isso que vc quis dizer? Ou viajei?rsrssrs
E é impressionante o que se descobre... por trás de uma coisa tão simples como uma manivela existem tantos detalhes.
É daí que devemos sempre respeitar a originalidade do carro... se foi estudado e pensado para ser daquele jeito devemos evitar ao máximo de moficá-lo.
Obrigado novamente!
Ferreira M
05/02/2012, 23:17
Abraço,
João Eduardo[/QUOTE]
Obrigado da aula grátis João Eduardo
Você já instalou vidro elétrico na band? Muito complicado? Se possível queria integrar no alarme para não deixar vidro aberto de bobeira
Grande abraço
hercilio.neto
05/02/2012, 23:42
Você já instalou vidro elétrico na band? Muito complicado? Se possível queria integrar no alarme para não deixar vidro aberto de bobeira
Grande abraço`
Ferreira,
Tem um tópico antigo sobre vidro elétrico na Band. Os preços citados lá devem estar defasados, mas o produto é esse mesmo.
( http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/9854-vidro-eletrico-na-band.html )
Um dia ainda vou colocar vidros elétricos na minha Band, mas por enquanto tenho outras prioridades.
Ferreira M
07/02/2012, 19:33
`
Ferreira,
Tem um tópico antigo sobre vidro elétrico na Band. Os preços citados lá devem estar defasados, mas o produto é esse mesmo.
( http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/9854-vidro-eletrico-na-band.html )
Um dia ainda vou colocar vidros elétricos na minha Band, mas por enquanto tenho outras prioridades.
Obrigado Hercílio
Vou procurar quem revende essa marca. Acho que vou colocar trava elétrica nas portas também.
abraço
Ronaldo Petri
10/02/2012, 13:55
Hoje troquei os miolos ignição e portas, aí apliquei a técnica do vídeo para desmontar o acabamento, deu certinho e realmente tinha razão quando diz que a mola pula...rsrs...uma delas saiu igual um tiro, não achei mais, tive que ir no auto peças e comprar outra.
João Eduardo
12/02/2012, 06:38
Hoje troquei os miolos ignição e portas, aí apliquei a técnica do vídeo para desmontar o acabamento, deu certinho e realmente tinha razão quando diz que a mola pula...rsrs...uma delas saiu igual um tiro, não achei mais, tive que ir no auto peças e comprar outra.
Que bom que ajudou.
Se observar o vídeo, do 19º ao 22º segundos, você observará que eu tampei a maçaneta com os dedos, no lado oposto onde foi colocada a chave de fenda, ao mesmo tempo que eu a girava, justamente para que a mola não "pulasse".
O que aconteceu com você é comum, se não fazer o que falei.
Outra coisa, é comum que a mola abra seu arco, ao aplicar a técnica. Se isto acontecer, a maçaneta poderá se soltar com o uso. Neste caso, você tem que apertar(fechar) um pouco a mola, com um alicate de bico.
Quanto mais a mola estiver fechada, mais pressão ela terá. Assim, para recolocá-la dá um pouco mais de trabalho, motivo pelo qual dei uma "porrada" ao recolocá-la.
Abs!
hercilio.neto
14/02/2012, 01:00
Eu troquei a máquina do vidro, mas ainda estava muito dura a manivela.
Coloquei grafite na canaleta do vidro. Nem sei se pode, mas ficou uma seda.
Hercílio, é fácil substituir a máquina do vidro???
Ela parece que fica por trás de uma chapa meio fora de mão....
E a qualidade dessa máquina da tração mania é boa ??? Pelo menos visualmente parece robusta???