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  • Volvo XC60 T5: crossover sueco bom de briga

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    A Volvo deu o pulo do gato na briga com os rivais quando decidiu oferecer o crossover XC60 apenas com tração dianteira. Como a grande minoria que compra um carro de luxo prefere muito mais equipamentos ligados ao conforto a engatar o 4x4 e poder chafurdar na lama à vontade, a marca sueca passou a oferecer uma das melhores relações custo-benefício do segmento. Pelo preço sugerido de R$ 154.900 é possível estacionar a versão T5 Dynamic na garagem, igual ao carro que aparece nas fotos. Se optar pela mais em conta Comfort, a conta cai para R$ 134.900, valores já com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

    Além do Audi Q5 (R$ 192.500) há também como rival o Range Rover Evoque Pure (R$ 180 mil). Porém, também cabe na disputa o Ford Edge Limited FWD (R$ 141.050), que também pode ser encontrado como 4x2, mas com um enorme V6 3.5 litros se comparado com o 2.0 turbo, de quatro cilindros, do XC60. Com teto solar (item de série no XC60 avaliado) o modelo importado da marca do oval azul passa a custar algo em torno de R$ 150 mil, mas já com rodas de aro 20 polegadas, câmera que ajuda a estacionar e GPS (os dois últimos itens equipam apenas a versão topo de linha T6 do XC60). E se alguém pensou no pequeno Audi Q3 (a partir de R$ 150 mil) como alterativa precisa considerar que o novato da marca alemã tem porte menor que o Volvo e a versão mais simples (Attraction) vem com motor bem menos potente (170 cavalos ante 240 cv) do XC60).

    Analisando com mais detalhes o pacote de equipamentos do XC60 T5 Dynamic, desvendamos os itens que justificam a diferença de cerca de R$ 20 mil em relação à versão mais simples, a T5 Comfort. São eles: vidros laterais laminados, bancos revestidos de couro, teto solar panorâmico, sensores de chuva e nos para-choques, faróis direcionais com lâmpadas de xenônio e rodas com aro de 18 polegadas de diâmetro. Além disso, essa opção intermediária tem como destaques o sistema de som com oito alto-falantes, entradas para iPod e USB e dispositivo que evita colisões até 30 km/h, acionando o freio automaticamente ao detectar a iminência de um acidente. Com tudo isso, quem vai sentir falta da tração 4x4?

    Quer saber? Numa viagem com o Volvo para o interior de São Paulo, passando por estrada de terra cheia de obstáculos, o XC60 se saiu bem. A boa distância livre do solo (23 centímetros) e os pneus 235/60R 18 ajudaram a passar pela buraqueira e até lombadas de barro seco. É o máximo que boa parte de quem compra um crossover de luxo vai enfrentar, seja no caminho até a entrada do sítio, ou para chegar à porta de algum hotel fazenda. A grande parte do tempo, o carro passará por cima apenas de asfalto (bem ou mal conservado). Em contrapartida, em um carro que custa quase R$ 160 mil, senti falta do GPS que não pode vir nem como opcional nessa versão T5 Dynamic.

    Mas, uma outra boa sacada da fabricante sueca controlada pela chinesa Geely fica por conta do dispositivo de segurança "On Call". Basta apertar um botão no teto para pedir socorro mecânico ou médico. São duas teclas. Acionando a “on call”é possível comunicar um problema mecânico por meio de uma ligação automática para uma central de atendimento. Enquanto cliente descreve a situação, o carro é rasteado por meio do GPS. Toda a conversa é feita pelo sistema viva-voz do veículo. A comunicação entre o motorista e a central da Volvo é via satélite. Fizemos o teste para ver se tudo estava funcionando. Apertamos o tal botão por alguns segundos. Então o sistema entrou em funcionamento e uma pessoa nos atendeu. No caso do outro botão (SOS), a única diferença é que a ligação será para autoridades para providenciar socorro médico e policial.

    Dirigindo o XC60 T5 no dia a dia, fica claro que, pisando de leve no acelerador, o câmbio automático sequencial de seis marchas está programado para ir engatando marchas longas o mais rápido possível, economizando combustível. Assim que o ponteiro do contagiros se aproxima dos 1.500 rpm, lá se vai mais uma troca. De fato, o carro não é sedento por gasolina. Pela marcação do computador de bordo, fez uma média cidade/estrada de 10,2 km/l. Nada mau para um crossover que pesa 1.713 kg, não? Se precisar de mais fôlego, cravando o pé no pedal da direita, o motor 2.0 sobe de giro rapidamente. São 240 cavalos e 32,6 kgfm de torque a partir de 1.800 rpm. E com toda essa força, desde as primeiras marcações do contagiros, as retomadas são feitas sem hesitar e com segurança.

    Porém, como um legítimo Volvo, não espere nada bem temperado, quando o assunto é comportamento dinâmico. Falta um câmbio mais ágil. Há opção de trocas seqüenciais, mas apenas pela alavanca no console central. Além disso, a direção poderia ser um pouco mais comunicativa. Nas curvas, o alto centro de gravidade acaba provocando uma certa inclinação da carroceria, mas o controle eletrônico de estabilidade (DSTC) está sempre pronto para evitar derrapagens indesejáveis. Em descidas, a caixa automática não faz reduções, mantendo o giro do motor bem baixo e aumentando o risco de superaquecer os freios. O jeito é recorrer ao modo sequencial e escolher uma marcha mais adequada. Segundo a fabricante, o XC60 T5 acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e pode atingir 210 km/h, velocidade limitada eletronicamente.

    Nos quesitos espaço e ergonomia o Volvo se sai bem. Cinco adultos viajam sem aperto e com boa dose de conforto, bem como suas respectivas bagagens (o porta-malas leva 490 litros). No sistema de ar-condicionado existem saídas de ar até mesmo nas colunas centrais, voltadas para quem vai sentado no banco traseiro. Assim como no hatch C30, o console central tem acabamento que lembra as guitarras suecas Hägstrom, que ganharam fama nas mãos de Elvis Presley na década de 1950. Se for levar crianças pequenas, bom é que há ancoragem ISOFIX para as cadeirinhas infantis, deixando-as bem fixadas no assento, o que aumenta a segurança. Faltou apenas um comando para rebater os retrovisores automaticamente, o que acontece apenas quando o motor é desligado e as portas são trancadas.

    Veredicto
    Com preço atraente em relação aos principais concorrentes, o Volvo XC60 T5 acaba sendo uma boa opção entre os crossovers de luxo. Seguro e com itens exclusivos (On Call e City Safety), fica devendo apenas um acerto mais esportivo para quem cultiva o prazer de dirigir, embora tenha fôlego suficiente para ultrapassagens seguras e manobras ágeis no trânsito. E entre os equipamentos de série, bem que poderia vir com GPS, equipamento disponível apenas na versão topo de linha T6.

    Fonte: Carsale