x
Convex Datacenter
  • Volvo apresenta linha 2013 do crossover XC90 nos EUA

    UNIMOG-volvo-xc90-2013-eua-01-20-1-.jpg
    A Volvo apresentou a linha 2013 do XC90 no mercado norte-americano. Já há nove anos em oferta, o crossover passou por retoques leves para se manter atualizado, muito embora praticamente todos os concorrentes estejam bem mais avançados em termos estéticos e de projeto. Ele deve chegar às lojas brasileiras com as mesmas modificações em pouco tempo.

    Como novidades estéticas, o XC90 traz para-choques redesenhados na frente e atrás e caixas de roda com novos contornos. Também há para-choque de impulsão, detalhes cromados externos, como o revestimento das carcaças dos para-brisas, e novas rodas de liga leve de 18 polegadas. A gama de cores recebe ainda duas tonalidades metálicas: vermelho Flaminco e bronze Twilight. Na versão R-Design, há fileiras de LED na frente e atrás, rodas de 19 polegadas revistas e grade exclusiva.

    Por dentro, mais retoques sutis. O quadro de instrumentos ganhou iluminação branca, o painel recebeu detalhes em alumínio e a tampa traseira passou a contar com revestimento em couro. Nas vesões Premier Plus e Platinum, foram aplicados novo revestimento em couro, inserções de madeira vermelha (opcional no volante) e revestimento exclusivo para o assoalho. Na esportiva R-Design, as novidades são o novo volante, a forração em couro repaginada e o novo quadro.

    Lavadores de farois e sensor de chuva passaram a ser itens de série, assim como os assentos extras no porta-malas. A segunda fileira de bancos passa a contar com booster infantil no assento central, que dispensa o uso de cadeirinhas em determinadas idades. O topo-de-linha Platinum tem sistema de som avançado Dolby Pro Logic II, com 12 alto-falantes e 650 watts de potência, além de equipamento de navegação e câmera para manobras em marcha-à-ré. Entre os opcionais, há duas telas para os abancos traseiros, aviso de objetos em pontos cegos, entre outros.

    Na motorização, o 3.2 de seis cilindros segue como única opção. Aspirado, ele tem comando de válvulvas variável (VCT), entregando 240 cv. A transmissão é sempre automática, de seis velocidades. Já a tração 4×4 é opcional, com a dianteira sendo padrão. Mecanicamente, ainda há controles de tração e estabilidade (DSTC), controle de rolagem da carroceria (RSC), sistema de proteção contra impactos laterais (SIPS), entre outros.

    Outra novidade diz respeito às revisões. Antes realizadas a cada 7.500 milhas, equivalente a 12 mil quilômetros, elas passaram para cada 10 mil milhas, ou 16 mil quilômetros.

    Os preços partem de US$ 39.500 (R$ 75 mil) na versão base. A partir dela, há os acabamentos Premier Plus (US$ 42 mil – R$ 80 mil) e Platinum (US$ 44,7 mil – R$ 85 mil). A R-Design custa US$ 42.300 (R$ mil), também tendo variações Premier Plus (US$ 42,7 mil – R$ mil) e Platinum (US$ 45,4 mil – R$ mil). O frete sai por R$ 895 (R$ mil).

    Fonte: Auto Diário
    Texto: Matheus Q. Pera