x
Convex Datacenter
  • Na onda dos novíssimos SUVs

    Barras estabilizadoras-suvs.jpg
    Os utilitários esportivos compactos são sucesso de vendas ao redor do mundo — no Brasil, Ford EcoSport, Renault Duster e Hyundai Tucson são bons exemplos. Não é por acaso que muitas fabricantes trabalham no desenvolvimento de novos SUVs, que chegarão ao mercado nos próximos dois anos.

    É o caso da Chevrolet, que apresentará oficialmente no Salão de Paris, em setembro, o Trax. O SUV será um modelo global da marca americana e chegará ao mercado europeu no último trimestre de 2012 — não foi fornecida qualquer informação sobre o Trax. Com linhas angulosas, é muito provável que o Trax seja uma das estrelas da Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro — as vendas no Brasil deverão começar no início de 2013.

    O Chevrolet Trax já foi chamado de mini Captiva por razões óbvias. Ele será apresentado em Paris | Foto: DivulgaçãoOutro utilitário esportivo compacto que também está a caminho é o Porsche Macan. Originalmente batizado de Cajun, o modelo foi flagrado recentemente rodando na Europa. Montado sobre a mesma plataforma do Audi Q5, o SUV será fabricado em Leipzig, na Alemanha, a partir de 2013, com vendas programadas para 2014. A Porsche ainda não informou as motorizações disponíveis.

    Já a Fiat, especula-se, aumentará a linha do pequeno 500. De acordo com a revista inglesa ‘Auto Express’, a marca italiana lançará, até 2014, o compacto utilitário esportivo 500X. Ainda segundo a revista, o SUV será montado sobre a mesma plataforma da minivan 500L, que também será fabricada pela Fiat, poderá contar com tração dianteira ou integral.

    A Renault, por sua vez, também planeja produzir, a partir de 2013, um utilitário esportivo compacto baseado no Nissan Juke. Este deverá ter motor 1.5 litro movido a diesel e ainda uma unidade a gasolina, a 1.6 l turbo.

    A também francesa Peugeot é outra que deverá produzir um SUV compacto a partir de 2013. Será inspirado no Urban Crossover Concept, conceito apresentado no Salão de Pequim em abril. Baseado no 208, o utilitário esportivo deverá receber os motores 1.4 e-HDi e o 1.6 turbo — este último está presente no 3008 vendido no Brasil.

    Fonte: O Dia