O Touareg V8 é um velho conhecido de Carros e Motos, já que o belo e imponente SUV da Volkswagen foi testado por diversas vezes em cidade, rodovia, pista oficial de off-road em São Paulo e até mesmo num teste de alta velocidade na pista do autódromo de Tarumã, em Viamão (RS). E o Touareg nunca decepcionou. Ao contrário, sua reputação de ser um dos melhores SUVs do mundo foi confirmada pelo Correio do Povo, que já testou mais de 1,5 mil veículos em mais de 20 anos.
O que não é pouca coisa.Sucesso absoluto de vendas em todo o mundo desde seu lançamento em 2008, o Touareg é um misto de força bruta sob domínio da alta tecnologia. Mesmo esta vigorosa versão V8 com motor com 360 HP é manejável por motoristas que não são especialistas na condução de veículos muito potentes. Os 360 HP mais o grande porte e peso da Touareg, que parecem assustadores à primeira vista, se revelam adequados a uma condução tranquila e suave. Há uma ampla faixa de torque que transita com incrível precisão pelo câmbio com oito velocidades, automático e sequencial, que vem da divisão Audi.
É o famoso câmbio DSG de dupla embreagem que equipa os "cavalos de raça" da Audi e que serve como uma fina luva de pelica neste Touareg.O grande SUV na utilização urbana comporta-se como um sedã de porte médio. Por ser ágil e ter respostas rápidas aos apelos do acelerador. Desloca-se facilmente em meio ao trânsito. Mesmo parado, a excelente ergonomia interna dos bancos confortáveis com regulagem elétrica, o ótimo sistema de som Bose e a perfeição do ar-condicionado de dupla zona (dual zone) são um refresco para o cansaço dos infindáveis "anda e para" das grandes metrópoles.
O Touareg possui sofisticação tecnológica expressa, por exemplo, no sistema de varredura do entorno do esportivo que funciona por meio de câmeras colocadas em pontos estratégicos da carroceria. É um sistema à prova de veículos que se escondem nos pontos cegos. As câmeras os detectam e sua presença é visualizada na tela de cristal líquido colocada no centro do painel.As suspensões independentes nas quatro rodas são ativas no modo automático que pode ser acionado por meio de botão colocado no console central. Neste modo, as suspensões serão rebaixadas em alguns milímetros na medida em que ocorre o aumento da velocidade.
O sistema foi testado no autódromo de Tarumã, onde, por diversas vezes, o Touareg contornou a desafiadora curva Um a 200 quilômetros por hora. Poucos SUVs no mundo teriam essa coragem e competência de entrar numa curva aberta que fecha no meio da trajetória e que, por isto mesmo, desestabiliza até mesmo os carros de competição.Grudado ao solo, o Touareg não zombou desta temerária curva Um. Mas também não teve medo: é de enorme eficiência o Programa Eletrônico de Estabilidade que trabalha em conjunto com o sistema de suspensão ativa. No uso normal, sem abusos, o Touareg é um SUV muito seguro, extremamente confiável e totalmente a favor do motorista.
Fonte: Correio do Povo