Levou dois anos para que a Volkswagen (VW) colocasse no mercado uma picape de causar inveja na concorrência. A "vingança" da Amarok promete ser em grande estilo, porque o câmbio automático tem oito velocidades, enquanto as rivais estão restritas às tradicionais seis marchas.
A quantidade de marchas pode parecer exagerada, mas tem justificativa: economia de combustível. De acordo com a montadora, a oitava marcha atua como "overdrive", fazendo o motor operar em rotação reduzida quando em velocidade de cruzeiro. Há também a opção Sport, para trocas de marcha em rotações elevadas.
Outra modificação ocorreu no motor que passou a render 180 cavalos
A chegada do câmbio automático exigiu uma reconfiguração da linha da picape, que agora é oferecida em nove versões: S cabine simples 4X2; S cabine simples 4X4; S cabine dupla 4X2; S cabine dupla 4X4; SE cabine simples 4X4; SE cabine dupla 4X4; Trendline (sempre com cabine dupla e 4X4); Highline manual; e Highline automática.
Não foi só no câmbio que a Amarok mudou. O motor 2.0 TDI biturbo sofreu modificações e agora passa a render 180 cv - antes eram 163. Segundo a VW, o ganho de potência foi conseguido por causa da atualização do software de controle e de alterações realizadas nos turbo compressores.
Se a versão anterior já havia caído nas graças do consumidor, o modelo automático conquistou uma legião de fãs.
"A procura aumentou tanto que desde que foi lançada no início deste mês, não parou uma sequer na loja", comenta o gerente de vendas, Carlos Alberto Langendyk. Ele revela que 15 unidades da Amarok, versão oito marchas já foram vendidas e as impressões de quem comprou o veículo são as melhores possíveis.
Embora a nova transmissão seja exclusividade da Highline, as outras versões também foram modificadas. A opção de entrada passa a se chamar S, sendo oferecida com cabine simples ou dupla e tração 4X2 e 4X4. A versão SE deixou de ser privilégio dos frotistas, oferecendo tração 4X4 e o novo motor de 180 cv, mas com câmbio manual.
Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais, bloqueio eletrônico do diferencial (ELD) e freios com sistema anti-travamento (ABS). As configurações Highline e Trendline podem contar, opcionalmente, com controle de estabilidade (ESP), controle de velocidade em descidas (HDC) e assistente para partida em subida (HSA). A Amarok Highline automática tem preço sugerido de 135.990 reais.
Todas as Pick-Ups Amarok produzidas a partir de agora deverão ser abastecidas somente com o diesel S-50 - uma versão mais limpa do combustível que passou a ser distribuído em janeiro, e que contem 50 ppm (partes por milhão) de enxofre, um indicador que é 10% do que era observado anteriormente. (Adriana Santos)
Fonte: O Diário