A Audi Brasil aproveitou a segunda edição do Audi São José Polo Awards, para apresentar o Audi Q3, o novo SUV da marca. O evento, que foi realizado na sofisticada Casa Petra, no bairro de Moema em São Paulo, premiou os melhores atletas de polo do país. Além de convidados especiais, a festa contou com a participação do cantor Milton Guedes e o DJ Raul Boesel que trouxe uma seleção de músicas para a noite.
Depois dos Audi Q5 e Q7, o Q3 2.0 TFSI com tração Quattro chega ao Brasil. Produzido na fábrica de Martorell, na Espanha, o mini SUV vem equipado com o motor 2.0 turbo FSI gasolina com duas versões de potência: a de 170 cv, que pela primeira vez está disponível em um veículo da marca no Brasil e a de 211 cv, que já equipa modelos como o A4, A5, Q5 e até os esportivos TT coupé e roadster.
Na opção de entrada de 170 cv, o Audi Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e atinge velocidade máxima de 212 km/h. O torque máximo de 280 Nm está disponível entre 1.700 e 4.200 rpm. Com a versão de maior potência, de 211 cv, o novo modelo passa a ser o mais rápido e veloz entre todos os modelos SUVs compactos oferecidos no mercado, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e atingindo velocidade máxima de 230 km/h. O torque máximo de 300 Nm está disponível em uma faixa de 1.800 a 4.900 rpm.
Os motores, que na pratica são o mesmo motor apenas com ajustes diferentes, combinam tecnologias como: injeção direta de combustível, sobre alimentação por turbo e sistema de recuperação de energia (KERS).
A tração integral permanente Quattro também está disponível nas duas versões de motorização. Seu funcionamento esta baseado numa embreagem multiplatô controlada eletro hidraulicamente, que redistribui a força, a partir do eixo dianteiro para o eixo traseiro, quando necessário. Há ainda a capacidade de acionamento permanente do eixo traseiro.
O novo Q3 vem equipado com o câmbio de dupla embreagem e sete marchas S- tronic. O novo SUV tem a opção de mudança de marchas também por meio de shift paddles no volante.
O Audi Q3 traz um novo chassi que combina segurança e conforto. A suspensão traseira four-link melhora a performance por trabalhar de forma totalmente independente nas rodas traseiras. Somam-se a conveniência a direção assistida e o freio de estacionamento eletromecânico.
O sistema Audi Drive Select (disponível apenas na versão de 211 cv), interage com o acelerador, a direção, o câmbio S-tronic, o controle eletrônico de amortecimento, o ar-condicionado e o sistema de piloto-automático de acordo com a opção escolhida pelo motorista – nos modos “conforto”, “auto”, “dinâmico” ou “eficiência”.
Quando o motorista seleciona o modo “eficiência”, o câmbio S-tronic utiliza mais o ponto morto do câmbio, permitindo ao SUV seguir por inércia em algumas situações, reduzindo o consumo de combustível. Adicionalmente, o ar-condicionado e o controle de cruzeiro também operam com o objetivo específico de economia de combustível. Para esse modo há algumas exigências como: acelerador não pressionado, grau de inclinação da pista menor que 12% e velocidade acima de 20 km/hora.
No modelo, o programa de estabilização eletrônica (ESP) inclui o bloqueio eletrônico do diferencial, que nas curvas mais acentuadas regula a distribuição de torque às rodas com menor tração, com vetorização do torque.
O novo Audi Q3 mantém o estilo da marca com a marca dos quatro anéis na grade dianteira e os faróis xenon plus com LED para luzes diurnas. Na dianteira, os faróis em forma de cunha e a grade single-frame com seus cantos superiores cônicos enfatizam o estilo, com contorno estendido pela curva do capô do motor.
Apesar do estilo semelhante a um coupé, o Audi Q3 é reconhecido como um membro da família Q. A tampa traseira envolvente é similar em design a dos o Q5 e Q7. Em conjunto com os faróis de xenon plus, tiras de LED também equipam as lanternas traseiras.
O novo Audi Q3 tem 4,39 metros de comprimento, 1,83 metros de largura, e 1,60 metros de altura (barras de teto incluídas). O porta-malas varia de 460 a 1365 litros, com bancos rebatidos.
A carroceira do novo SUV compacto é leve – pesa apenas 303 kg. A célula da carroceria possui aproximadamente 4.400 pontos de solda e 74 metros de adesivos especiais. O capô e a tampa traseira são em alumínio e o restante do corpo em aço de ultra-resistência e folhas de carbono. Os componentes, bastante finos, reduzem o peso do veículo para 1510 kg (com motor de 170 cv) e 1565 kg (motor de 211 cv).
Um destaque no interior é o pacote de luzes interiores com LEDs, usados para fornecer iluminação interior e de leitura com baixo consumo de energia. O sistema de som Bose, opcional, oferece 14 alto-falantes de neodímio, e iluminação indireta dos alto-falantes dianteiros.
Em termos de segurança, o modelo vem equipado com air bags frontais, laterais e para cabeça; cintos dianteiros com pré-tensionadores; e trava elétrica para crianças, em conjunto com o banco do passageiro Isofix.
O novo Audi Q3 chega bem equipado. Entre os equipamentos disponíveis estão computador de bordo com programa de eficiência, teto solar panorâmico em vidro, tecla de conveniência para entrar no veículo e ligar o motor com o toque de um botão, e ar-condicionado automático de última geração.
No quesito tecnologia de informação e entretenimento o modelo traz o pacote de conectividade que inclui a interface Audi Music Interface (AMI), que integra tocadores de mídia portáteis e mídias USB ao sistema de entretenimento do veículo (Infotainment ou MMI). Através dos controles do MMI ou no volante multifuncional é possível selecionar artistas, álbuns, músicas ou gêneros. O sistema possibilita a reprodução de uma interface de GPS. O ponto alto da tecnologia de informação é o MMI Plus: sistema de navegação com tela colorida de sete polegadas, que exibe imagens 3D de alta resolução e que pode ser operado através de comando de voz.
O novo Audi Q3 oferece segurança e conforto graças à disponibilidade de sistemas que auxiliam o motorista, como o Audi Side Assist (que utiliza radar para ajudar o motorista a mudar de pista, com velocidade superior a 30 km/hora) e o de assistência ao estacionamento, que esterça a direção quando o veículo está manobrando. Os doze sensores ultra-sônicos detectam obstáculos, tais como pilares de concreto, memorizam e alertam o motorista sobre os riscos de colisão.