A O Range Rover Evoque chega premiadíssimo às concessionárias brasileiras. O modelo é um SUV de linhas esportivas com porte de um veículo off-road. Este conceito de design é definido pela identidade visual da fábrica inglesa.
O modelo foi testado na pista e na estrada e é a experiência de dirigir um Evoque que comprova a personalidade do modelo: ousado e esportivo.
O design de linhas arrojadas é a marca forte do veículo que tem versões a partir de R$ 164.900. O Evoque tem tração 4x4 e toda a capacidade de um off road, mas que se adapta tranquilamente às ruas brasileiras. É difícil sair com um Evoque sem chamar a atenção das pessoas.
A versão testada pela equipe de O Diário é a Dynamic que tem alma esportiva. Sob o capô, o Evoque carrega o motor Ford a gasolina Si4 2.0 turbo, com injeção direta de combustível. Os quatro cilindros e 240 cavalos de potência correspondem a um torque para todas as situações que requerem agilidade no trânsito das grandes cidades. Apesar do porte do motor, o veículo é silencioso, com baixo nível de ruído interno, e responde rápido aos comandos e solicitação de velocidade ou torque.
O sistema de som Meridian é o melhor do mercado e o Evoque é dotado com até 825 watts de potência e 17 auto-falantes.
Invocado
O Evoque tira ladeiras de letra e foi projetado para encarar obstáculos fora de estrada por um sistema exclusivo para off road: o Terrain Response. O motorista consegue ajustar as configurações de torque ideal para o tipo de pista que esteja trafegando: areia, terra, lama/neve e pedras. Com isso, cada um dos recursos eletrônicos interferem sobre o funcionamento do motor, da suspensão e da transmissão.
Painel moderno e com os comandos bem acessíveis,
exigindo pouco do motorista para controlá-los
O veículo testado tem um câmbio diferente dos automáticos tradicionais: ao acionar o motor, o câmbio de comando rotativo (sem alavancas) fica saliente no centro do console e é facilmente acionado num simples giro de um botão.
No entanto, para quem quer um pouco mais de diversão, pode aderir ao câmbio manual por meio de borboletas disponíveis no volante.
O volante tem praticamente todo tipo de comando necessário, o que evita que o motorista se distraia olhando para o painel. O controle do som, dos comandos do painel, do câmbio manual e do piloto automático estão todos a um toque de dedos, distribuídos de forma harmoniosa.
Fonte: O Diário