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  • Ford Edge 2012 vira brinquedo para gente grande

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    A Ford apresentou a linha 2012 do Edge, que não recebeu modificações visuais (as últimas apresentadas foram no final do ano passado). As principais novidades ficam por conta dos sistemas de entretenimento e de navegação (My Ford Touch e SYNC Microsoft), agora com opção de configuração em português e mapas do Brasil no GPS integrado ao carro. Além de não ter sofrido mudanças estéticas, a motorização também foi mantida: um bloco V6 de 3,5 litros Ti-VCT que desenvolve 289 cv de potência. O câmbio é automático de seis velocidades com opção de trocas manuais por meio de botões na alavanca.

    O modelo continua sendo vendido em duas versões. A SEL, que chega por R$ 119 mil com tração dianteira e topo de linha, Limited, com preço sugerido de R$ 133 mil com tração dianteira (com teto panorâmico, o valor vai para R$ 142 mil) e R$138 mil (R$ 147 mil com teto) com tração integral AWD. A tração dianteira, disponível nas duas versões, foi incorporada ao modelo para aumentar a competitividade do crossover entre os concorrentes.

    A partir da linha 2012, o Edge conta com a nova geração do sistema multimídia SYNC-Microsoft (disponível apenas na versão topo de linha). O componente aceita comando de voz em português do Brasil, o que faz uma diferença grande em sistemas que “leem” a voz dos motoristas. O SYNC permite que os passageiros do carro ou motorista configurem e naveguem pelo sistema de entretenimento, formado por telefone, navegador, ar-condicionado e som.

    Com a tecnologia, o carro se transformou em um “briquedinho” de gente grande. Além destes componentes, que tornam a viagem muito mais agradável e prática, o Edge conta com um sistema de som com CD e MP3, porta USB e para cartão SD de memória, além de entrada de áudio e vídeo que permite ao motorista conectar outros aparelhos ao veículo. Tudo isso é ligado a 12 alto-falantes com potência total de 390 wats.

    Uma das diferenças entre a versão SEL e a Limited é o console central. A mais completa conta com duas telas de LCD de oito polegadas e a versão de entrada com apenas uma. É por meio dessa interface que o motorista controla o sistema de navegação que permite escolher a rota mais rápida, com menos trânsito ou até mesmo a mais ecológica no GPS. O componente também conta com uma memória de identificação de 160 mil pontos de interesse.

    Somado aos “mimos” tecnológicos, o Edge 2012 é equipado, na versão Limited, com rodas de 20 polegadas, porta-malas com abertura e fechamentos elétrico, botão de partida automática, câmera de ré e sistema “My Key” onde o motorista pode configurar os detalhes do carro quando for entregá-lo na mão de um manobrista, para que o mesmo não consiga aumentar o volume do som ou ultrapassar velocidades superiores a 100 km/h, por exemplo.

    Modelo já sofrerá reajuste em alguns dias - a Ford confirmou que a partir do dia 16 de dezembro, os preços sugeridos do Edge 2012 serão elevados em 5%. A data marca o dia em que o novo IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) entra em vigor com um reajuste de 30 pontos percentuais (28 % em números reais) para carros importados ou que não alcancem um índice de nacionalização igual ou maior que 65 %.

    Lançado no Brasil em meados de 2008, o SUV da Ford não garantiu sucesso de vendas para a marca. Quando estreou no mercado interno, o modelo quase alcançou o volume de vendas esperado pela Ford, mas, apesar do poder de competitividade devido ao preço mais baixo com relação a seus concorrentes, atualmente o Edge é dos SUV's um dos que menos agregam volume de vendas. Em novembro deste ano, por exemplo, o carro vendeu apenas 74 unidades contra 1.411 do Mitsubishi Pajeiro Full, 201 do Hyundai Vera Cruz e 86 do Land Rover Freelander 2. No acumulado do ano, foram apenas 1.622 unidades no Brasil. A Ford, no entanto, não divulgou a expectativa de vendas para a linha 2012 do Edge.

    Fonte: iCarros