Frente mais moderna, interior levemente renovado, lista de equipamentos incrementada e motorização flex para 2012. Essas foram as novidades apresentadas pela Toyota para a picape Hilux e o SUV SW4, atuais líderes no segmento de motorização diesel.
O preço também sobe. A Hilux SRV automática, que antes custava R$ 132 mil, passa para R$ 134,4 mil. Já o SW4 SRV, com transmissão automática e sete lugares, passa de R$ 167,2 mil para R$ 174,9 mil. Essas são as versões que devem responder pela maioria das vendas, segundo a Toyota.
A justificativa da Toyota para o aumento de preços está na melhoria do nível de equipamentos de ambos os carros. Novo sistema de áudio touchscreen com tela de 6,1 polegadas e câmera de ré, conexão Bluetooth com microfone no console do teto e ajuste elétrico do banco do motorista estão entre as principais inovações. Rádio com USB/iPod e banco do motorista com ajustes elétricos também entram no pacote.
No caso da Hilux, a Toyota acrescentou uma versão acima da SRV, chamada de SRV Top, que ganha rodas de liga leve de 17 polegadas e controle de estabilidade e tração com assistência e distribuição eletrônica de frenagem (BAS e EBD) - presentes também no modelo mais caro do SW4.
Pensando especificamente no mercado brasileiro, a Toyota também desenvolveu uma versão de cinco lugares do SW4, que privilegia o porta-malas em detrimento da terceira fileira de bancos. Além disso, o SUV ganha air bags laterais e de cortina, totalizando oito bolsas.
Enquanto as opções flex não chegam, a Hilux tem duas opções de motores diesel: 3.0 16V turbo intercooler (163 cv de potência e 35 kgfm de torque) da versão SR para cima e 2.5 16V turbo (102 cv de potência e 26,5 kgfm de torque) para os modelos standard. Para o SW4, a Toyota separou o mesmo 3.0 da picape, além de uma opção V6 a gasolina.
O novo motor flex que equipará os modelos a partir do primeiro trimestre de 2012 é um 2.7 16V que gera 163 cv de potência e 25 kgfm de torque. Na Hilux, o bloco será oferecido com opção de tração 4x2, enquanto o SW4 manterá apenas o sistema integral. A expectativa da Toyota é de, no primeiro ano, comercializar 5.000 picapes e 1.300 utilitários esportivos equipados com essa nova motorização.
Fonte: R7