x
Convex Datacenter
  • Citroen revela C4 Aircross

    Engesa turbo-diesel a venda!!!!-c4.jpg

    A Citroen revelou, esta sexta-feira, o C4 Aircross, uma proposta inédita que vem ampliar a gama da marca francesa após o sucesso comercial obtido pelo novo C4, cuja produção já ultrapassou as 100.000 unidades desde o seu lançamento, que aconteceu há pouco mais de um ano.

    Com esta nova proposta, a Citroen não hesitou em transformar os códigos tradicionais inerentes aos SUV compactos. Combinando design e inovação tecnológica, o C4 Aircross pretende adaptar-se ao estilo de vida contemporâneo, onde se inclui a evasão do quotidiano. Esta nova silhueta testemunha o coração de experiência da marca, combinando a motricidade de um veículo de todo-o-terreno com o prazer de condução de uma berlina. Disponível em versões de duas e quatro rodas motrizes, em função da motorização, o C4 Aircross será comercializado a partir do final do primeiro semestre de 2012 e estará entre os líderes do segmento em termos de emissões de dióxido de carbono (CO2).

    O C4 Aircross encarna o seu estilo nos genes da marca e combina a dinâmica dos modelos com as linhas musculadas de um veículo de todo-o-terreno. A frente do veículo, de linhas horizontais, é pontuada por aberturas aerodinâmicas horizontais nas extremidades que acentuam o seu aspecto compacto. A forma do capot, visível a partir do assento do condutor, as cavas das rodas alargadas e as portas de reduzida dimensão reforçam a impressão de robustez que emite dessa silhueta única.

    Cada elemento foi desenvolvido de modo a combinar harmoniosamente estilo e eficiência. Na frente, as luzes de LED integradas verticalmente nas saídas aerodinâmicas compõem a assinatura luminosa do C4 Aircross, visível de dia e de noite. O desenho das grandes jantes de 18 polegadas e as ópticas traseiras com inspiração directa no protótipo Hypnos foram trabalhados para maximizar o fluxo de ar e ajudam a reduzir as emissões de CO2.

    O C4 Aircross integra nos retrovisores os repetidores de mudança de direcção, de guias de luz nas ópticas traseiras e de uma câmara traseira para as manobras de marcha-atrás integrada na faixa cromada da tampa da bagageira. O seu estilo expressivo é herdeiro directo dos códigos de estilo da Citroen: de perfil, a barbatana de tubarão invertido, que também lembra a superfície lateral vidrada do concept Hypnos, é decorado com uma rosa dos ventos cromada que serve de assinatura à sua filiação na família SUV da marca.

    Segundo o construtor francês, graças a um sistema de transmissão integral de última geração, o C4 Aircross oferece uma óptima ligação à estrada sob quaisquer circunstâncias. Esta tecnologia permite a utilização em permanência das quatro rodas motrizes, proporcionando uma melhor repartição de binário entre as rodas dianteiras e traseiras. De acordo com seus desejos e necessidades, o condutor dispõe de um comando único, situado por detrás da alavanca de velocidades, que lhe permite seleccionar manualmente um dos três modos de transmissão: duas rodas motrizes (2WD) para optimizar os consumos de combustível; quatro rodas motrizes (4WD), que distribui automaticamente o binário entre os eixos, dianteiro e traseiro; ou o modo "lock", que aumenta o binário transmitido às rodas traseiras para proporcionar a máxima tracção em condições adversas.

    Em conformidade com os compromissos ambientais da marca, o C4 Aircross coloca-se entre os líderes do seu segmento em termos de emissões de CO2, disponibilizando o motor HDi 110 acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. De modo a que todos possam optar entre a versão que melhor se adapta ao seu estilo de vida, esta variante 110 HDi estará disponível em duas ou quatro rodas motrizes.

    O C4 Aircross beneficia, igualmente desde o seu lançamento, das performances da motorização HDi 150 (também disponível em duas ou quatro rodas motrizes com uma caixa de velocidades mecânica de seis relações) e de um bloco a gasolina 1.6i de 115 cavalos (disponível apenas na versão de duas rodas motrizes e caixa de cinco velocidades).

    As suas dimensões compactas (4,34 metros de comprimento, 1,80 metros de largura e 1,63 metros de altura) e a sua maneabilidade (10,6 metros de diâmetro de viragem) permitem-lhe evoluir sem quaisquer complexos na paisagem urbana. Digna de uma berlina de segmentos superiores, a sua habitabilidade (5 lugares) e o volume da bagageira (442 litros) respondem facilmente às exigências da vida moderna. Síntese ideal entre conforto e utilização, a ligação ao solo tem merecido uma atenção especial de fidelização aos valores da Citroen.

    O C4 Aircross oferece ao seu condutor uma posição de condução sobre-elevada, garantindo-lhe uma perspectiva e um horizonte sem segredos. E para permitir observar o céu, mesmo em cidade, o modelo conta com um grande tecto panorâmico vidrado, que ilumina todo o habitáculo e participa na sensação de bem-estar dos passageiros. À noite, a atmosfera é mais moderada e o tecto panorâmico é animado por guias de luz em LED integradas.

    Funcional, a ergonomia do posto de condução foi simplificada para privilegiar o contacto e a fácil utilização na vida quotidiana. Para tornar mais confortáveis a viagem e a condução, o C4 Aircross oferece aos seus ocupantes um elevado nível de equipamento: acesso ao interior e arranque em modo mãos-livres, sistema de navegação por GPS com ecrã táctil e câmara de segurança para as manobras traseiras, comando de selecção dos modos da transmissão, entrada USB e ligação Bluetooth para leitores de áudio portáteis.

    Fonte: LusoMotores