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  • Pequeno notável agrada cearenses

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    As dunas cearenses estão experimentando um novo off-road. Acaba de chegar ao Ceará, e já fazendo sucesso, o jipe Strike, um 4x4 totalmente nacional fabricado pela montadora catarinense TAC Motors (Tecnologia Automotiva Catarinense).

    Equipado com motor diesel 2.3 de 16 válvulas, fabricado pela Fiat Powertrain Technologies (FPT), o Strike chega ao mercado dominado pela Troller com a ambição de desbancar a montadora cearense na preferência dos trilheiros cearenses.

    O POVO foi conferir de perto a novidade e, de cara, já percebeu que o veículo – compacto por fora sem, no entanto, perder espaço interno - atrai a atenção do público cearense por onde passa. Num test drive realizado nas dunas de Aquiraz, o 4x4 mostrou-se ágil, potente nas inclinações mais íngrimes e, acima de tudo, bastante estável nas curvas acentuadas e na descida das dunas.

    Mais leve que seu principal concorrente, o Strike pesa 1.635 quilos vazio podendo chegar a 2.010 quilos quando carregado, sendo a relação peso/potência de 12,9 kg/força. O pequeno notável consegue superar áreas de alagamento com até 60 centímetros de altura (distância do solo ao assoalho). Os modelos com snorckel (respirador) conseguem ultrapassar com segurança áreas alagadas com até 80 cm de altura (metade da porta). “O Strike possui uma altura total de 1,86 metro, sendo 29 cm do solo ao chassi. É o mais alto da categoria”, assegura Fabrício Lovato, do departamento comercial da TAC Motors, que esteve em Fortaleza divulgando o produto.

    O tanque de combustível do off-road tem capacidade para 70 litros. O consumo na cidade varia de 10 a 11 km/litro, na estrada chega a 13 km/litro e com utilização severa (fora da estrada) fica em torno de 9 km/litro. “Está sendo desenvolvida uma versão elétrica, com pretensão para chegar ao mercado em 2013. Uma outra, automática, com freios ABS e airbag, está prevista para o segundo semestre de 2012”, informa Lovato.

    Características
    O assoalho externo do 4x4 é totalmente liso, similar ao piso de veículos de competição, não oferecendo resistência na transposição de obstáculos. A cabine, com capacidade para transportar quatro passageiros, é uma célula de segurança dentro das normas de um carro de stock car, com barras de ferro de cima a baixo. Nas laterais, os estribos funcionam como barras de segurança devido a altura do veículo.

    O bagageiro tem capacidade para, aproximadamente, 300 litros podendo este volume dobrar com a inclinação do assento traseiro. O pneu usado é Pirelli 225/65 e raio 16, o mesmo utilizado nos modelos SUV produzidos no Brasil. Quanto a peças, Lovato assegura que a maioria dos fornecedores são os mesmos da Fiat, apenas algumas peças têm fornecedores específicos para o jipe Starck, mas todas as peças são nacionais.

    Com amortecedores duplos e suspensão inteligente, o jipe consegue fazer uma curva aberta a 130 km/h com segurança e uma fechada a 90 ou 100 km/h.

    Com relação a cores, a TAC fornece o modelo básico e o completo em nove cores básicas, mas está apta a oferecer ao cliente todas as cores da gama automotiva. A diferença se resume apenas ao prazo de entrega. “Na revenda TAC, em Fortaleza, temos para pronta-entrega o jipe nas cores branca, amarela, laranja, vinho, preta e verde. Cores específicas levam de 30 a 60 dias para a entrega. Se for cor da nossa grade, o veículo está disponível em 20 dias”, afirma Roberto Silveira, da Evolution, revendedora TAC em Fortaleza.

    SAIBA MAIS

    O Jipe Stark começou a ser produzido pela TAC Motors em Joinville (SC) no final de 2009/início de 2010. Até agora 130 unidades foram comercializadas no País. A produção hoje chega a 30 unidades/mês mas existe projeto de expandir a produção até 2012, quando serão fabricados 60 unidades/mês. Em Fortaleza, a venda média chega a 3 unidades/mês, se igualando às vendas de SC e ES.

    Fonte: O Povo