x
Convex Datacenter
  • Como se comporta o novo Audi Q3

    MOLAS ENGESA-q3.jpg

    Pela segunda vez em pouco mais de um ano, a Audi se aventura em território desconhecido. A primeira experiência foi com o A1. Por ser um carro de entrada, havia dúvidas sobre como seria recebido pelo mercado. Até agora, suas vendas mundiais não vão tão bem quanto esperavam os executivos da montadora – e nem tão mal como desejava a concorrência. No Brasil, já é o carro mais vendido da marca (leia mais sobre ele na seção Dirigimos). Agora, é hora de a Audi entrar no segmento de SUVs P compactos premium. O projeto nasceu em 2007, com o conceito Cross Coupé Quattro. De lá para cá, € 250 milhões foram investidos para esse novíssimo Q3, que acaba de ser lançado e foi avaliado por MOTOR SHOW em Zurique, capital da Suíça.

    Usando a mesma plataforma do “primo pobre” Volkswagen Tiguan, o Q3 tem 4,39 m de comprimento e apenas 1,59 m de altura, o que lhe dá um ar esportivo, além de baixar seu coeficiente aerodinâmico para 0,32, o melhor da sua categoria. Na dianteira, os faróis com LEDs e a grade com quatro argolas não deixam dúvidas que se trata de um Audi. Na traseira, destaque para as lanternas grandes, também com LEDs.

    Com 2,60 metros de entre-eixos, o espaço traseiro é apenas razoável, mas está na média do seu segmento
    O porta-malas acomoda bons 460 litros e ainda pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro (à esquerda) para 1.365 litros. Uma bela capacidade, mas o espaço não fica plano

    Se por fora o Q3 não perde o DNA da marca, por dentro ele também honra sua linhagem e exagera nos detalhes. Os bancos dianteiros têm regulagem elétrica e formato anatômico: a impressão é de que o carro “abraça” o motorista. Além disso, os comandos são facilmente visualizados e estão bem à mão. O sistema MMI comanda a central de entretenimento com tela de sete polegadas de alta definição e navegador GPS. O MMI permite ajustar o som (Bose de 465 W com 14 alto-falantes), ver DVD e sintonizar tevê, além de armazenar até 20 GB de música, fotos e vídeos. Muitas dessas funções são acionadas por comando de voz, e os demais ocupantes não ficam apenas olhando o motorista se divertir com o show de tecnologia. Um roteador sem fio permite disponibilizar o sinal da internet, usando um cartão SIM normal de celular, para até oito pessoas. Os passageiros podem se conectar à internet com laptops, smartphones e tablets.

    Inicialmente, a Audi disponibilizou carros com motor a diesel e duas versões a gasolina, de 170 cv e 211 cv. Em um futuro próximo, o Q3 ganhará um novo motor 2.5 a gasolina com 300 cv de potência, o mesmo que equipa hoje o RS3. Mas vamos nos ater aos dois primeiros modelos, que chegarão ao Brasil no primeiro trimestre de 2012. Por incrível que pareça, mesmo pesando 1.445 quilos, a versão de 170 cv se mostrou bem ágil. Já a configuração de 211 cv de potência pode puxar mais duas toneladas no reboque. Tudo isso graças ao motor 2.0 turbo com injeção direta. O motorista escolhe, no chamado Audi Drive Select, entre quatro formas de condução (Comfort, Auto, Dynamic e Efficiency). É impressionante como o comportamento dinâmico muda conforme a escolha.

    Fonte: Motor Show