x
Convex Datacenter
  • Conheça o polêmico Jeep Compass Trailhawk mais preparado do mundo, para expedições!

    -compass-overland-abre.jpg

    Já ouvimos muitas histórias sobre pessoas que decidiram mudar de vida e a primeira decisão é sair viajando, em busca da tal liberdade. Isso ocorre principalmente com o tipo de pessoa que passou muito tempo trabalhando em um escritório, comércio ou outros que sugerem ficar no mesmo lugar por muito tempo ou privado da liberdade de ir e vir.

    -compass-overland-148-.jpg

    Com a Katharina Brazil, mais conhecida como @kbrazil_overlander nas redes sociais, aconteceu o mesmo. Engenheira, liderou construções de plataformas de petróleo, passando muito tempo em alto mar ou dentro de um estaleiro. Sempre teve a certeza de que gostava da estrada, muito mais que voar, portanto, a decisão foi comprar um veiculo que pudesse lhe dar segurança, conforto, capacidade e principalmente, liberdade.

    -compass-overland-32-.jpg

    Depois de muitos testes em concessionária Jeep, optou pelo Compass Longitude diesel 4x4, pois já era uma JeepLover. Acontece que para as viagens que ela planeja, como por exemplo ir até o Alaska sozinha, ficaria mais fácil preparar um Trailhawk. Foi então que decidida pelo Jeep Compass, comprou outra unidade Trailhawk para dedicar só às viagens, mantendo seu Longitude.

    -compass-overland-20-.jpg

    A decisão pelo segundo carro acabou melhorando o planejamento do projeto, já que este TH passaria mais tempo nas oficinas sendo preparado, que em sua posse, em busca do maximo em auto suficiência para encarar qualquer ponto do globo terrestre que ela decida ir, e sozinha. Para isso, precisa também de muita coragem, determinação, o que ela tem de sobra, mas falta ainda apoio financeiro para chegar lá e não duvido que terá.

    -compass-overland-86-.jpg

    Instalou muitos acessórios e equipamentos, que somam ao peso do carro um excedente de quase meia tonelada sem sentir a necessidade de aumentar a potencia do motor, deixando a mecânica toda original de fabrica. Sim, tudo original de fabrica! O planejamento teve foco em carro para expedição, "overland" e nada foi colocado sem algum propósito ou função. Como o carro a ser preparado era 0km, instalou película transparente de proteção em toda lataria imediatamente, sabendo que os riscos viriam.

    -whatsapp-image-2021-01-22-14.45.33.jpg

    Uma das primeiras dificuldades foi encontrar pneus apropriados que coubessem sem mudar as rodas originais, que na opinião dela, são lindas. Um representante da marca desejada gentilmente ofereceu fazer a importação especialmente para ela dos EUA, resolvendo a primeira dificuldade. Só que para não raspar em nada, foi preciso instalar calços de 1,5 polegadas na carroceria, o que foi feito com sucesso. Espaçadores de roda de 20mm entraram para melhorar a geometria e estética do carro montado com pneus 225/65 r17 BF Goodrich T/A ko2.

    -whatsapp-image-2021-01-26-12.18.57.jpg

    Com essas mudanças, já obteve ganho significativo em tração e ainda um leve aumento no vão entre o carro e o solo que revelou a capacidade do carro. Foi então que chegou a vez de proteger componentes importantes e caros, instalando proteções de aço em toda parte inferior, cárter, transmissão e também nas coifas das rodas dianteiras. Pelas marcas que podemos notar na imagem, já evitaram prejuízos e estão cumprindo seu papel perfeitamente.

    -whatsapp-image-2021-01-22-15.06.42.jpg

    Sabendo da necessidade de transpor alagados, como rios e outros, a existência de um snorkel era indispensável e como ainda não existia um desenvolvido, o fabricante usou seu carro como molde para o primeiro de muitos. Quase tudo foi construído especificamente para esse carro e com os pára-choques de aço não foi diferente:

    -whatsapp-image-2021-01-21-17.02.23.jpg

    O da dianteira recebeu uma base embutida para acomodar o guincho (12.000lbs) que quase não aparece, não fosse o cabo de kevlar preso ao gancho vermelho. Como o projeto é especial, ela teve a oportunidade de opinar em replicar as colméias da grade no pára-choque, harmonizando esteticamente o conjunto. Reparem que o radar do carro continua lá e bem mais protegido que originalmente.

    -compass-overland-43-.jpg

    O pára-choque traseiro tinha um objetivo bem especial, suportar o estepe que deveria sair de dentro para abrir espaço. Para isso, foi desenvolvido um suporte fixado por parafusos no próprio pára-choque, podendo ser removido sem nenhum problema, além de ser articulável para a direita (lado do passageiro) possibilitando a abertura do porta malas que é elétrico. Tem também engate removível e a adoção de mais um gancho original Mopar que ficou bem melhor acabado esteticamente, ao invés de apenas um na traseira como vem de fabrica.

    -whatsapp-image-2021-01-21-16.55.52.jpg

    Em aço também e com os mesmos detalhes das colméias, o rockslider entrou para proteger as caixas de ar e ficou muito bom no conjunto visual. Ela abriu mão do teto solar panorâmico para ter uma barraca e poder dormir quando for necessário durante as viagens. A base de teto ficou bem reforçada, ajudou a embutir uma barra de led na frente e ainda ganhou uma estilosa escadinha para acessar a parte superior, projetada por ela mesma!

    -whatsapp-image-2021-01-21-16.45.54.jpg

    Dentro do carro alguns equipamentos essenciais como: radio PY Icom IC-2730 que tem a base separada do painel frontal e foi cuidadosamente instalado abaixo do assento do passageiro. Um GPS Garmin Overlander, objeto de desejo para muitos. Spot X comunicador via satélite, essencial para áreas desertas.

    -whatsapp-image-2021-01-21-16.48.40.jpg

    Uma geladeira de 28 litros que pode funcionar como freezer, conserva o alimento. Um compressor de ar portátil à bateria (independente do carro), arrancador auxiliar de emergência e ducha 12v. Galão para combustível extra são três, um de 20 e outros dois de 10 litros, que com os 40 litros total promove uma autonomia extra de mais de 300km nessa configuração. Outro galão de 20 litros é responsável pela água que pode ser tanto para o carro quanto para banho ou beber.

    -whatsapp-image-2021-01-21-16.51.54.jpg

    Caixa com as ferramentas mais importantes e kit de primeiros socorros bem preparado faz parte do conjunto. Patesca, manilhas (4), gancho, cintas (2), pranchas (4) e Hi-Lift tudo revisado e bem acomodado por enquanto dentro do carro. Leva como reserva e emergência mais dois sacos de dormir, sendo um especifico para neve (-15c).

    -whatsapp-image-2021-01-21-16.47.15.jpg

    Para quando precisar dormir dentro do carro ela usou um equipamento muito conhecido em carros de rally, chamado window vents, o qual ela ainda customizou inserindo uma tela mosquiteiro, proporcionando a possibilidade de ter a circulação de ar dentro do carro com conforto, segurança e sem a presença dos pernilongos.

    -whatsapp-image-2021-01-21-16.52.56.jpg


    Acreditando que não poderia deixar de pensar na sua alimentação, construiu uma cozinha do zero, sobe medida, no porta-malas do carro, mas ela diz que ainda está em fase de testes e aperfeiçoamento. Só que já tem dois queimadores, pia, gavetas com mantimentos e tudo que precisa para um café ou refeição completa, além de mimos como: panela de arroz 12v, cafeteira Nespresso e liquidificador. Vale destacar que a construção só foi possível graças a ajuda do seu próprio pai no planejamento e concepção. Tudo feito em família, fica melhor.

    -compass-overland-114-.jpg

    O projeto ainda prevê um sistema de bomba e tanque de água para melhores banhos, sistema de energia auxiliar off-grid (bateria estacionária, tomadas, iluminação auxiliar, painel solar e inversor), alguns suportes para galões, Hi-lift, prancha, pá e GoPro, além de desenvolver inner fenders de chapa para substituir os para-barros que são frágeis para tal.

    -whatsapp-image-2021-01-21-16.57.16.jpg

    Depois de conhecer de perto e entender tudo que foi feito no carro, só me resta dar os parabéns pelo excelente projeto e dizer que não encontrei nada que fosse desnecessário ao propósito. Ela buscou cursos específicos, contatos experientes no meio e profissionais gabaritados para essa preparação. Agora, ficamos na torcida para que algumas marcas tenham a sorte de acompanhá-la nesta aventura única. Boa sorte Ka!

    @FlavioVerna4x4


    +
    Comentários 9 Comentários
    1. Avatar de Smarcondes



      Muito bacana a viatura! Aqui no Brasil não é comum, mas fora você vê Jeeps (tanto Compass qto Renegades) preparados assim aos montes.
      Não achei o motivo do "polêmico" do título, mas acho que é só pra chamar atenção, ficou com cara de "clickbait".
      123
    1. Avatar de fverna
      Citação Postado originalmente por Smarcondes Ver Post
      Muito bacana a viatura! Aqui no Brasil não é comum, mas fora você vê Jeeps (tanto Compass qto Renegades) preparados assim aos montes.
      Não achei o motivo do "polêmico" do título, mas acho que é só pra chamar atenção, ficou com cara de "clickbait".

      Tudo bem parceiro? Tudo que é publicado pela dona do carro ou por alguma outra pessoa sobre o carro, geram muitas polêmicas, inclusive, no facebook do 4x4brasil tem um tópico sobre isso cheio de polêmicas. Se quiser, dá uma passadinha por lá para ler. Obrigado pelo comentário!
      123
    1. Avatar de Baratta
      Citação Postado originalmente por Smarcondes Ver Post
      Muito bacana a viatura! Aqui no Brasil não é comum, mas fora você vê Jeeps (tanto Compass qto Renegades) preparados assim aos montes.
      Não achei o motivo do "polêmico" do título, mas acho que é só pra chamar atenção, ficou com cara de "clickbait".
      Aqui no Brasil, tudo que é montado sobre um Compass ou Renegade é (e será) polêmico! Por ser da marca Jeep, muitos donos utilizam eles com o mesmo propósito e entusiasmo que seus "parentes mais velhos" como Wrangler ou Willys. Pelo preço que se paga, teria que ter esse "valor", concordo.
      Sigo ela no Insta, e é uma guerreira! Parabéns!!
      123
    1. Avatar de Smarcondes
      Não tem porque ter polêmica... a menina fez um baita veículo para expedições (ou seja, com finalidade clara de usar em viagens overland), e a galera vem querer falar que não serve pra trilha.

      É a mesma coisa de ir no tópico em que o cara está montando um CJ com SPOA e pneus 35 e começar a cornetar porque não anda a mais de 90km/h, resmungar que não faz mais 5km/l na estrada, que vai levar 4 anos pra chegar com ele em uma viagem até Ushuaia, etc. Isso não é polêmica, é falta de noção mesmo!

      E querer que um compass ou renegade faça a mesma coisa que um willys é algo descabido, são conceitos totalmente diferentes, de épocas distintas e criados com propósitos diferentes.

      Tem gente tão xarope e gosta de criar tanta confusão que até em relação ao nickname dela no instagram criaram "polêmica" (ai, pq usar Brazil com "z"...)... Brazil é o sobrenome dela, cazzo!!!
      123
    1. Avatar de CAPT GOTTLIEB
      @kbrazil_overlander, meus parabéns!
      Qualquer tipo de Jipe bem cuidado e bem preparado merece muito respeito.
      Desejo-lhe ótimos passeios, boas trilhas e agradáveis viagens.
      Abs
      123
    1. Avatar de Mirão
      Excelente o aproveitamento do espaço. Tudo de forma minimalista, porém, completo para esse tipo de vida. Apresenta até um certo luxo e muito conforto para evitar aqueles "perrengues" comuns nesse tipo de proposta de vida. Parabenizo a Senhora pelo conhecimento transmitido de forma perfeita na preparação da viatura e da prática do overlander.
      123
    1. Avatar de pequijeep
      Bah!! MARAVILHOSO!
      Ficou lindo demais!
      Fiquei com dúvida de como funcionam essas window vents, elas são aparafusadas na moldura de lataria das janelas?
      123
    1. Avatar de Kathy Brazil
      Citação Postado originalmente por pequijeep Ver Post
      Bah!! MARAVILHOSO!
      Ficou lindo demais!
      Fiquei com dúvida de como funcionam essas window vents, elas são aparafusadas na moldura de lataria das janelas?
      Os window vents são encaixados onde correm os vidros. Super simples de instalar e desinstalar.
      123
    1. Avatar de Kathy Brazil
      Citação Postado originalmente por CAPT GOTTLIEB Ver Post
      @kbrazil_overlander, meus parabéns!
      Qualquer tipo de Jipe bem cuidado e bem preparado merece muito respeito.
      Desejo-lhe ótimos passeios, boas trilhas e agradáveis viagens.
      Abs
      Muito obrigada ☺️
      123
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada

Change privacy settings