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  • Avaliação Ford Ranger 2.2 Auto XLS 4x4 2020

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    Tive a picape mais vendida da Ford para avaliação e vou contar o que achei dela. Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que me surpreendeu positivamente, mas ainda continua com falhas que no meu ponto de vista não deveriam existir.

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    Vamos ao que interessa! A primeira sensação é de potencia, mesmo este motor 2.2 sendo inferior em números se comparado com o 3.2. O 'barulhão' é igual ou parecido e a sensação de força idem.

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    É fato que a Ranger ficou conhecida como 'bruta' no mundo off road e de fato é, e isso faz perguntar a mim mesmo o por que a Ford não consegue corrigir pequenos detalhes que a tornaria ainda mais superior a suas concorrentes.

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    Posicionamento interno de controles e botões. São péssimos, para acionar os botões de subida e descida dos vidros na porta, temos que posicionar o cotovelo no vão entre o encosto do banco e a porta e ainda curvar o pulso para alcançá-los. O ajuste de retrovisores estão escondidos atrás do volante. As entradas usb estão fundas e quando conectadas dificultam o uso do porta objetos, além de outros.

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    Outro quesito que poderia ter ficado melhor é a suspensão. Agora existem dois tipos, uma para aplicação do motor 2.2 e outra para o 3.2, o que faz muito sentido. Acontece que na versão 2.2 ficou muito dura e quase impossível de rodar na cidade de caçamba vazia e pneus calibrados conforme a indicação do fabricante. Para torna-la ligeiramente mais confortável, fui calibrando (esvaziando) os pneus para chegar ao ponto mínimo de conforto nesta situação, a qual ficou da seguinte forma: 25 lbs na traseira e 26 na dianteira. O recomendado pelo fabricante é de 30 a 38 lbs.

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    Mas a Ford acertou também em vários quesitos, um deles foi o alivio de peso da tampa da caçamba. Antes com 12 kg era difícil abrir e principalmente fechar se estivesse com alguma coisa em uma das mãos. Agora, com apenas um dedo é possível executar a ação sem esforço, pois a tampa ficou com apenas 3 kg.

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    Bloqueio de diferencial traseiro e controle de descida são itens indispensáveis para as picapes e a Ford oferece até mesmo nesta versão de entrada o que é muito bom. Inclusive opção de desligar o controle de tração que pode ajudar bastante em algumas situações.

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    O sistema de tração funciona muito bem e a capacidade off road é indiscutivelmente satisfatória para uma picape. Na rodovia em velocidades acima dos 100 km/h o controle é eficiente e a sensação de segurança anda junto.

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    Esse modelo é mais discreto sem tantos apliques cromados, como no caso da Limited e XLT. O motor é mais que suficiente para uma picape. Faltam alguns itens de conforto por não ser a versão de topo, mas para quem procura uma picape pronta para o trabalho e também para o lazer, esta pode ser uma boa opção, considerando que o custo é bem inferior aos modelos superiores.

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    Como fator comparativo, uma Limited hoje não sai por menos de 193k, XLT 179k e esta versão XLS 2.2 AT por 157k. Com 36k de diferença dá para se pensar em abrir mão de algumas tecnologias e conforto, dependendo do caso, mas se você tiver verba, nem pense na XLT e parta direto para a Limited que é a mais tecnológica do mercado.

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    Para quem gosta da versão com cambio mecânico é possível adquirir neste modelo XLS e custa próximo de 150k, um pouquinho mais barato que a AT. As avaliações da Limited e da XLT estão nos reviews e se quiser conferir é só buscar lá.

    Flávio Verna _ Insta: @4x4brasil @Flaviostm
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