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  • Ford Ranger 2020 XLT ou melhor partir para Limited?

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    Na prévia do lançamento da Ford Ranger 2020, pude rodar vários quilômetros em vias de terra, asfalto, pista on e off road com a versão Limited e pouco contato tive com as outras versões. Agora, recebi o modelo XLT para avaliação e descobrir a diferença entre elas no dia a dia. Em breve receberemos também a versão XLS mecânica.

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    A maior dúvida dos consumidores desta picape provavelmente é saber se vale a pena comprar uma XLT ou ir direto para a Limited, já que a diferença de valores entre elas não é tão pequena, são 12.570 reais e será com base nisso que seguirei esta avaliação.

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    Para a resposta, vamos separar o que esperar de uma e da outra no uso efetivo. Desta forma, saberemos para quem faz ou não diferença alguns equipamentos. Lembrando que as duas possuem o mesmo conjunto mecânico, além da mesma calibração de suspensão – novidade do lançamento.

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    Já que agora a própria Ford separou por segmento as versões da Ranger, vamos entender quais delas melhor se encaixa para cada tipo de uso. Para tornar dinâmico e fácil, vou chamar as versões XL e XLS de ‘Hard’ e as versões XLT e Limited de ‘Soft”.

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    Os modelos da categoria Hard são construídos para o trabalho e também o fora de estrada. Todos equipados com o motor 2.2 Duratorq de quatro cilindros, 160cv e quase 40kgfm de torque. Essa combinação tem agradado a maioria e tem ajudado bastante no resulto de vendas da picape, além de ter colaborado com a extinção da versão 2.5 flex que existia. Outra vantagem da categoria é poder optar por cambio mecânico ou automático, ambos de 6 marchas. A suspensão é mais dura e resistente, para propositalmente, aguentar o tranco. Apenas na XL são 3 air bags: dianteiros e de joelho para o motorista, já para as demais (inclusive categoria Soft) são 7, frontais, laterais, cortina e de joelho para o motorista.

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    A categoria Soft dispõe de mais tecnologia, conforto e mimos, destinada ao publico que usa para o dia a dia da cidade, viagens e família. Ambas 5 cilindros em linha 3.2 litros, 200cv e quase 48kgfm de torque. Disponível apenas com transmissão automática de 6 marchas. Possui suspensão que prioriza o conforto do motorista e de seus passageiros.

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    A XLT não vem com a maior parte das novas tecnologias e parece até a mesma Ranger que era vendida até poucos meses atrás. Visualmente, só um expert em Ranger conhece distinguir uma da outra. Dirigindo é perceptível a melhora. As grandes novidades por enquanto estão apenas na versão Limited, como:

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    Faróis baixos de xênon com luz de rodagem diurna de LED e farol alto automático;

    Chave com sensor de presença, botão de partida Ford Power, acendimento automático dos faróis e ajuste elétrico do banco do motorista em 8 posições;

    Sensor de estacionamento dianteiro, tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento com travamento elétrico e rodas de 18” com acabamento em cinza perolizado e diamantado;

    Sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, frenagem autônoma com detecção de pedestres e alerta de colisão;

    Piloto automático adaptativo e sistema de permanência em faixa;

    Rack de teto, Santo Antônio pintado na cor da carroceria e o indispensável protetor de caçamba para fechar a lista.

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    Depois deste resumo, fica fácil perceber a diferença não só de valores, mas também da vasta lista de equipamentos extras na Limited, valendo muito mais compra-la ao invés da XLT sob minha analise, pois 12.570 já valem só pelo novo sistema eletrônico ligado a segurança.

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    Em meu uso no período de testes, continuo não gostando da posição dos botões dos vidros, ajustes de retrovisores dentre outros. Vale lembrar que apesar de o sistema de freios ser eficiente, falta a adoção de discos traseiros e não mais lonas, o que pode ajudar a balançar menos a dianteira quando frear forte, já que a suspensão menos dura, ficou um tanto mole. Os preços das versões são: XL 132k, XLS 155k, XLT 176k e Limited 189k (valores aproximados) para as versões 4x4.

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    Não esquecendo que a tampa traseira agora é muito leve, sendo possível levantar com apenas um dedo. Outro item que vale super a pena é o conjunto de tapetes de borracha originais, que da parte de trás, cobre numa peça só o túnel central inclusive, ajudando a preservar o carpete da picape contra barro ou outras sujidades.

    Flávio Verna _Insta: 4x4brasil e Flaviostm
    Comentários 1 Comentário
    1. Avatar de Jorge Menezes



      Na pratica a diferença de preço não é de apenas 12.570 e sim muito mais, pois a XLT é vendida atraves de venda direta para CNPJ e produtor rural com grandes descontos, enquanto a Limited não tem descontos.
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