x
Convex Datacenter
  • Avaliação: Picape SsangYong está de volta!

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-6-.jpg

    A marca Coreana SsangYong é bem conhecida, por seus carros com forte apelo visual e design diferenciado dos outros modelos do mercado. Havia deixado o país, mas agora volta para atender quem estava se sentindo órfão e também oferecer seus produtos atualizados.

    Para iniciar as avaliações, escolhi a picape Actyon Sports, que irá completar um trabalho de avaliação de todas as picapes 4x4 disponíveis a venda no Brasil.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-7-.jpg

    Para mais detalhes, abaixo a ficha técnica e um resumo dos principais itens com um breve comentário:

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-7-.jpg

    Motor 2.2 turbo intercooler diesel
    Comentário: Com 178cv de potencia e 41kgfm de torque, este motor está na medida e não falta fôlego para qualquer que seja a situação. Quando em 4x2 , temos que tomar cuidado para não sair cantando pneu, canta fácil. Este motor de tecnologia alemã (Mercedes), mas já produzido pela própria SSY, atende as normas Euro 6 e é conhecido como e-XDi220 que substituiu o antigo 2.0 produzido pela Mercedes, para atender também a onda do down size.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-5-.jpg

    Transmissão automática de 6 velocidades com troca seqüencial
    Comentário: Transmissão da conhecida AISIN, fabricante japonesa da década de 1960 que já fornece para mais de 50 marcas no mundo e sua controladora atual é a Toyota. O funcionamento dele nesta picape é sutil e sem solavancos. Já a troca de posições na alavanca não é tão macio, mas funciona.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-1-.jpg

    Tração 4x4 (part-time)
    Comentário: O conjunto de tração tem ótimo funcionamento, com 4x4 e 4x4 reduzida. Em todos os testes que a submeti, sempre foi positivo, exceto no acionamento do 4x4H em movimento, que mesmo em linha reta e velocidade baixa, faz barulho e engata com tranco, o que não ocorre ao voltar para 4x2. Na terra, quase não é possível andar com o sistema em 4x2. A traseira patina demasiadamente com a junção de muita força, pouco peso (traseira) e pneu para asfalto. Sendo assim, fica condicionado ao uso correto que, em baixa aderência o 4x4H deve estar acionado. Possui também bloqueio de diferencial central.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-2-.jpg

    Junto ao cambio, existe um botão com opção para neve (W = winter inverno) para uso sobre piso de baixa aderência. S = standard, normal. Ou seja, como não temos neve aqui, normalmente, aquela garoa na estrada ou uso em serra, este sistema pode ajudar no controle do carro. Testei e funcionou bem.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-3-.jpg

    A suspensão trabalha confortavelmente, porém, é baixa como o Fiat Toro por exemplo. Vejam nesta foto que mesmo sem carga, mas com a frente mais alta, o pneu já é engolido pelo pára-lama, fazendo o para-barro alcançar o solo. Vi aqui no fórum que um proprietário de Actyon fez body lift de 2" e o aspecto do carro mudou bastante, para melhor. Boa dica para a SSY nas próximas atualizações do modelo.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-5-.jpg

    Apesar de contar com freios a disco nas quatro rodas, senti uma leve trepidação no pedal, característico de sistema com dimensionamento próximo ao limite. Vale mencionar que apesar disso, em momento algum senti insegurança na frenagem.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-8-.jpg

    O visual externo ficou mais harmonioso e atualizado, abandonando a frente de tubarão. Os vincos laterais dão ar de sofisticação. A porta traseira tem um recorte pouco convencional e a caçamba desalinha facilmente da cabine, quando sob torção ou desnível entre as rodas de mesmo eixo.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-4-.jpg

    Internamente a sensação de exclusividade é muito boa, já que o painel e as forrações fogem dos padrões convencionais, onde quase todos acessos e botões estão no formato arredondado, mesmo que seja apenas na moldura.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-3-.jpg

    Item de conforto e quase que obrigatório nos dias de hoje, é a chave presencial, que além da partida por botão, ainda é possível travar e destravar as portas com um simples toque no botão da maçaneta. Vale mencionar que em algumas picapes tops do mercado o item ainda não faz parte nem na versão mais cara. Ajuste elétrico para o banco do motorista. Rebatimento dos espelhos retrovisores elétrico e automático. Ainda esta lá a alavanca do freio de mão para quem gosta. Além do volante multifuncional com cruise control.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-1-.jpg

    Li as 84 paginas de um dos tópicos sobre a Actyon Sports e me surpreendi em descobrir que apesar de todo contratempo que existiu no passado, os proprietários antigos ainda estão felizes com seus carros da marca SSY. Lembrando que vários clientes foram atendidos no passado para troca de peças em garantia. Falando em garantia, a marca continua oferecendo 3 anos ou 100.000 km, o que vier primeiro.

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-4-.jpg

    A picape me surpreendeu bastante e confesso que já estou curioso por conhecer os outros modelos. A Actyon Sports esta a venda em duas versões: STD por 129.990 e DLX por 149.990, ambas disponíveis com ano/modelo 2017/18. Além da picape, estão oferecendo também os modelos: Tivoli (84.990-99.990), XLV (97.990-109.990) e o Korando (129.990-149.990). Agende um test-drive pelo site!

    kit Fes-ssy_actyonsports_4x4brasil-6-.jpg

    Minha próxima avaliação será da Ford Ranger 3.2 Limited, que já esta na garagem me esperando. Será a ultima avaliação para fechar o ciclo de todas as picapes 4x4 do Brasil, acompanhem aqui e no Instagram que logo sairá a matéria completa.

    Flávio Verna
    Insta: Flaviostm