x
Convex Datacenter
  • Ford e Mitsubishi convocam recall

    Guincho Work 9000-ecosport-1.jpg

    A Ford Motor convocou, no dia 27 de maio, os proprietários dos veículos EcoSport, equipados com transmissão automática, modelo 2011, para a substituição gratuita do coxim de fixação da transmissão automática, a partir de hoje. A MMC Automotores do Brasil, fabricante do Mitsubishi, está convocando donos de automóveis para troca da mangueira do reservatório de combustível do sistema de partida a frio.

    Segundo comunicado do Procon de São Paulo, os veículos Ford EcoSport que fazem parte do recall são aqueles com chassi de B8559570 até B8606238. A empresa informou, segundo o Procon, que constatou a possibilidade de variações no processo de produção da rosca do parafuso prisioneiro do coxim, podendo ter ocorrido a má fixação da transmissão automática no momento de sua montagem. “Com isso, pode ocorrer o deslocamento do conjunto motor e transmissão automática, resultando na perda repentina da tração do conjunto motriz e consequente risco de acidentes e lesões.”

    De acordo com o texto, os proprietários dos veículos envolvidos deverão contatar imediatamente o centro de atendimento Ford (CAF), pelo telefone 0800-703-3673 , ou um distribuidor Ford de sua preferência para agendar a inspeção e a possível substituição do componente envolvido.

    Mitsubishi
    A Mitsubishi, por sua vez, convoca os veículos L200 Triton Flex, fabricados nos anos 2009, 2010 e 2011, com chassi de 14337 a 32396 e os carros Pajero Sport Flex, dos anos 2009, 2010 e 2011, com chassi 15403 e 22561 para a troca da mangueira do reservatório de combustível.
    O Procon informa que a montadora afirma que “há a possibilidade de fissura da borracha da mangueira, ocasionando um possível vazamento de combustível, que em hipótese de eventual contato com faísca espontânea, poderá causar incêndio”.

    Os proprietários desses veículos devem comparecer em uma unidade da rede de concessionárias da Mitsubishi Motors a partir de 27 de maio a fim de agendar o serviço. Para informações adicionais o consumidor poderá entrar em contato com o SAC da montadora no telefone 0800-702-0404 ou pelo site da montadora.

    O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que “o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”. O parágrafo I afirma que o fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

    Fonte: IG