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  • Pajero Dakar 2012 mantém padrão superior

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    Agora produzido na fábrica de Catalão (GO), o modelo reforça sua condição de veículo bem equipado, com foco na segurança e no conforto dos ocupantes. Entre as novidades da linha 2012 está o sistema multimídia com GPS (mais de 1.250 cidades mapeadas), CD/DVD/MP3 Player e Bluetooth com viva-voz de fábrica.

    O Pajero Dakar absorve outros itens de série, como rodas de liga-leve com desenho mais moderno e esportivo, além do interior “Premium Black” - bancos revestidos com uma combinação de couro e tecido na cor preta. Para o exterior, há sete cores inéditas: vermelho Bordeaux, verde Pantanal, branco Alpino, cinza Londrino, prata Rodhium, prata Técno e preto Ônix.

    Como recursos de destaque do SUV aparecem ainda o volante com controle de áudio e piloto automático. No interior, a terceira fileira de bancos é embutível no assoalho, deixando mais espaço para o porta-malas. Há ainda saída independente do ar-condicionado para esta fileira. Vale salientar que a cabine acomoda até sete pessoas.

    O motor do Mitsubishi Pajero Dakar HPE é movido a diesel, turbinado e dotado de injeção eletrônica direta Common Rail. De quatro cilindros em linha, com 3.2 litros e 16 válvulas, ele rende 165 cv de potência a 3.800 rpm e torque de 373,4 Nm a 2.000 giros.

    O câmbio também pode ser operado sequencialmente no “Sports Mode”. Nesse caso, o motorista opta pela troca manual de marchas, o que confere uma sensação mais esportiva ao dirigir.
    O Pajero Dakar emprega sistema de Tração Super Select 4WD completo, com quatro modos distintos de operação: 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado com reduzida. Com exceção da reduzida, é possível fazer a seleção da tração com o veículo em movimento, em velocidades de até 100 km/h.

    A suspensão foi especialmente calibrada para ser suave no asfalto e, paralelamente, resistente nos percursos off road. O conjunto dianteiro é formado por braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já o traseiro é do tipo 3-link com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais.

    Em termos de segurança, o SUV confia no air bag duplo frontal e nos freios a disco nas quatro rodas, auxiliados pelos sistemas antitravamento (ABS) e de distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD).

    Fonte: Carro Online